Usando o Micro-óleo Starrett M1 na bike

Usando o Micro-óleo Starrett M1 na bike,

Curiosidades, Videos

0

Spray multi-tarefa pode ser usado de várias maneiras

O pessoal da Starrett entrou em contato com a Pedaleria porque já viu a gente usando o M1 nos nosso vídeos, e perguntaram onde mais daria pra usar na bike. Dissemos a eles que usamos para manutenção da bike em geral, pois dá pra fazer tanta coisa com ele, que resolvemos fazer esse vídeo pra mostrar pra todas os ciclistas como ele funciona!

Peças e parafusos engripados
O micro-óleo M1 é um anti-corrosivo, e não um óleo pra usar na corrente como muitos ciclistas pensam, e na manutenção e conservação da bike ele ajuda muito, principalmente na hora do aperto, ou melhor, do “desaperto”, já que ele solta com facilidade peças e parafusos engripados.
Ele é um óleo fino e penetrante, mas não é só isso que faz soltar algo engripado, é a ação gelada da aplicação. Dá pra sentir como o spray é gelado, e isso causa a contração da peça ou parafuso em questão, por isso não adianta aplicar o produto e ir assistir a sessão da tarde na TV, tem que aplicar e movimentar a peça ou parafuso na hora, aproveitando enquanto está gelado!

img-Starrett_M1_na_Bike_04

A ação gelada do spray contrai os materiais, facilitando a entrada do micro-óleo desengripando peças e parafusos.

Removendo cola de adesivos
Muitas vezes a remoção de um pequeno adesivo rende horas de trabalho, quase sempre eles deixam cola no quadro, e é um trabalhão pra remove-la, empurra pra lá, empurra pra cá e a cola se amontoa e não sai! Basta jogar um pouco de M1 e passar um pano pra obter o resultado esperado.

img-Starrett_M1_na_Bike_02

Resíduos de cola de adesivos são facilmente removidos com M1.

Na Oficina
Para oficinas que fazem muita manutenção e usam aquelas máquinas elétricas para lavar peças, o ideal é usar o M1 em galões, eles estão disponíveis nos tamanhos 5 e 10 litros. Esse tipo de máquina filtra o produto, que pode ser reutilizados muitas e muitas vezes com ação de desengraxante.

img-Starrett_M1_na_Bike_01

A máquina elétrica de lavar peças pode ser abastecida com M1 na versão em galão, disponíveis em 5 ou 10 litros.

img-Starrett_M1_na_Bike_07

Cabos e conduites
Quando a manutenção é nos cabos e conduites de freio e câmbio, o M1 tem papel muito importante na limpeza interna do conduite e na proteção dos cabos que ficam expostos. Ao colocar um novo cabo em conduite usado, aplique M1 na parte interna utilizando a fina mangueira que acompanha o produto, desta forma toda graxa velha será removida, e um cabo novo e lubrificado com graxa deixa os comandos de freio e câmbio com acionamento bem macio.

img-Starrett_M1_na_Bike_05

A limpeza dos conduites e proteção dos cabos de aço expostos podem ser feitas com M1, utilizando a fina mangueira.

img-Starrett_M1_na_Bike_06

Na limpeza do quadro
Quem pedala na cidade sabe, o tubo inferior do quadro e os stays, podem ficar respingados de pixe, que é bem difícil de tirar na lavagem convencional, mas o M1 derrete rapidamente o pixe, e é só passar um pano. Nas minhas manutenções, após lavar a bike aplico uma mini borrifada de M1 nos parafusos Allen por toda a bike, ele expele a água e cria uma película protetora quer impede que essa água vire ferrugem.

img-Starrett_M1_na_Bike_10

Ao lavar a bike, aplique M1 em todos parafusos Allen para expelia água e criar uma película protetora.

Limpando a relação
A maior dificuldade para quem faz a manutenção em casa é a limpeza da relação da bike, pois a corrente, coroas e catraca ou cassette ficam muito sujos e dão muito trabalho, sem falar na sujeira que fazem no local onde trabalhamos. Como citei anteriormente, o M1 tem ação de um desengraxante, fazendo soltar rapidamente todos os resíduos de óleo misturado com terra e poeira, que ficam mais parecidos com uma graxa velha e grudenta.
Basta aplicar M1 em toda a relação, aguardar alguns minutos e retirar a sujeira com alguns pedaços de pano. Quem utiliza aquela máquina de lavar corrente, pode colocar água quente ou mesmo fria com detergente e fazer o enxágue da corrente, utilizando o pano apenas nas coroas e cassette.
Lembre-se de lubrificar a corrente com óleo para correntes de bicicleta no final!

img-Starrett_M1_na_Bike_03

Para limpar a relação da bike, aplique M1 em todos os componentes, sua ação desengraxante solta toda a sujeira quando passamos um pano.

img-Starrett_M1_na_Bike_08

img-Starrett_M1_na_Bike_09

Máquina de lavara corrente – água com detergente faz o enxágue após aplicação do M1 na corrente.

Furos e cortes
O M1 pode ser usado quando fazemos furos ou cortes em metais, pois além de lubrificar, atuando como um óleo de corte, ele resfria as peças e a lâmina da serrinha e brocas, preservando o fio e obtendo o corte ou furo com muito mais rapidez.

img-Starrett_M1_na_Bike_11

Use o M1 para lubrificar e resfriar furos e cortes, isso impede o travamento da serra ou broca, refrigera o corte e preserva o fio das brocas.

Onde não devemos usar o M1?
Não use o micro-óleo M1 no sistema de freios da bike, seja nas sapatas de freios e aros, seja nos discos de freio, pastilhas e pinças, o óleo contamina esses materiais e a bike fica sem freios, então tenha cuidado ao aplicar o produto na direção destes componentes.
Também não devemos usar o M1 nos quadros e componentes de carbono, pois há risco dele penetrar entre as camadas do carbono causando a delaminação.

Com essa ajuda fica mais fácil fazer a manutenção da sua bike em casa, então mãos a obra, pois uma bike bem cuidada dura mais e funciona melhor.

Bom pedal!

 

 

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe uma resposta