Suporte de parede para bike

Suporte de parede para bike,

Dicas, Videos

28

Vamos montar um suporte de parede para sua bike gastando pouco?

Existem vários tipos de suporte de parede para bike, aqueles de ferro que a bike fica pendurada pela roda, ou pelo tubo superior do quadro e até aquele apoio para as roda e um suporte para a pedivela. Para as Road Bikes e bikes fixas, tem aqueles de madeira com diversos formatos, eles são praticamente um móvel, e tem gente que põe a bike na sala da casa, mas que tal fazer um suporte bem diferente, com um tubo de PVC?
Eu fiz e testei! Acompanhe o passo a passo da construção e os materiais usados para você fazer o seu!

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Capacidade

O suporte é bem firme, se a parede for boa, com tijolos maciços ou blocos de concreto, sua capacidade é de 20Kg.

Existem tubos de PVC de várias medidas, escolhemos o de 200mm de diâmetro, 20cm, ideal para o nosso projeto, a parede desse tubo tem 4mm, é bem forte. Não vamos cortar o tubo em cima e simplesmente pendurar a bike, eu quero que o top tube da bike fique dentro do tubo, e o resto do espaço também será aproveitado!
Mesmo com parede de 4mm, o PVC é fácil de cortar, existem vários tipos de serras manuais, e com a serra tico-tico e serras-copo, mais fácil ainda!

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Portatrecos

Porta-objetos. Dá pra guardar de tudo aqui, sapatilhas, caramanholas, ferramentas, kit de iluminação e ainda pendurar pneus no tubo!

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Serras

Como o tubo é de grande diâmetro, serras longas para PVC funcionam melhor.

Antes de cortar o tubo verifique o tamanho do guidão da bike medindo do centro do avanço até a ponta, porque quando ela estiver pendurada no suporte, o guidão fica encostado na parede, se o tubo ficar curto e o guidão tocar na parede antes da bike estar encaixada, a bike fica com o guidão virado.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Medidas

O suporte vai ficar na frente do quadro, e o tubo superior, o TOP TUBE é que vai ficar preso nele, então o peso da traseira da bike é o que interessa! O tubo será cortado de forma que o quadro se apoie em cima e em baixo, então os furos de encaixe do quadro devem ter aproximadamente  50mm (5cm), que é mis que suficiente para receber quadros com tubos de diversos diâmetros.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Encaixe_do_Quadro

Como o suporte fica bem para frente do quadro, o peso da traseira da bike faz com que ela se encaixe perfeitamente no suporte.

O primeiro passo é marcar o tubo para fazer os cortes. Usando uma folha, risque em volta do tubo, agora a gente encontra o cento e faz uma linha passando um pouco do circulo e transfere a marcação para o tubo.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Riscando_Folha

É mais fácil achar o centro do tubo colocando ele sobre uma folha de papel e riscando em volta. Depois, achamos o centro e fazemos um risco cortando o circulo.

img-Desenho_Molde_01

Gabarito de corte para encaixar o quadro no tubo.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA FAZER O DOWNLOAD DO GABARITO

Agora com todas essas informações, vamos desenhar o corte na peça, é só baixar o desenho acima, e transferir o formato para o tubo. Faça isso 2 vezes, é deslizar o desenho até até os riscos que fizemos no tubo, quando dividimos o círculo ao meio.  O centro da marcação “Serra-Copo” (acima), fica sobreposto as linhas marcadas na lateral do tubo.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Gabarito

A parte reta do desenho fica na borda do tubo.

Agora a gente já pode cortar. Inicie com a serra copo de 51mm, depois termine o corte com a serra tico-tico. Capriche nos alinhamentos dos cortes para não ter degraus no resultado final.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Serras_02

Para instalar essa peça na parede nós vamos usar 1 mão francesa e uma cantoneira de 12cm, e elas vão ser instaladas na parede juntas. O primeiro passo é cortar as pontas, adequando seu tamanho ao comprimento e altura do tubo, e por conta disso, a gente tem que refazer alguns furos, e aponta que sobrou a gente usa pra nivelar as peças na instalação na parede.

img_Desenho_02

 

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Ferragens

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Ferragens_02

Sobrepondo a mão francesa e a cantoneira, a medida máxima deve ser 19,5cm, o suficiente para o tubo entrar bem justo.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Corte_Ferragens

Se precisar, corte a mão francesa em cima e em baixo, mara que fique encoberta pelo tubo.

Agora é só escolher a parede e a posição, e instalar o conjunto de mãos francesas. O melhor tipo de parede para um suporte de bike é a parede de tijolos maciços, ou uma coluna de concreto, e nesse caso a gente usa pelo menos 2 buchas S12 com parafusos assim com cabeça sestavada, mas se a parede for de blocos ou tijolo baiano, é melhor usar esse aqui, o Chumbador CBN 10mm.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Parafusos

Para instalar o suporte na parede, utilize buchas convencionais ou modelos próprios para paredes ocas (blocos de concreto e tijolo Baiano).

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Marcando_Furos_Parede

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Furando_Parede

Para a bike ficar retinha, a gente tem que pedir ajuda, não dá pra fazer sozinho. Um segura a bike e acerta o ângulo, o outro marca os furos.  Agora temos que fazer 4 furos, da mão francesa e cantoneira no PVC.
O mais complicado é transferir as marcações para o lado externo. O ideal é usar uma ferramenta curte e bem afiada, ou se arriscar com a furadeira, iniciando esse furo com uma broca bem fina, porque ele fica inclinado.
Agora é só instalar os 4 parafusos allen, os M5 em cima e os M4 em baixo, e se você quiser colocar aqui uma bike com outro desenho, com esse tubo reto, é só soltar os 4 parafusos, girar e o tubo e marcar novos furos.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Instalando_01

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Posicao_da_Bike

Trabalho para duas pessoas. Para acertar o ângulo da bike e marcar os furos da ferragem no tubo, um cuida da bike, o outro faz as marcações!

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Parafusos_Allen

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Furos_Internos

Para marcar do lado de fora os furos internos, utilize um prego ou parafuso de aço. Bata até ficar visível pelo lado de fora.

Para finalizar o acabamento. O suporte pode ser pintado ou adesivado, e para proteger o quadro da bike vamos colar uma borracha canaleta com vão de 4mm contornando toda a parte dianteira do suporte.
Com tudo pronto, objetos guardados no interior do suporte, podemos até fazer uma manutenção leve na bike, já que é possível pedalar e utilizar os freios.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Acabamento

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Acabamento_03

Acabamento personalizado: Pintado ou adesivado, o último trabalho é colar uma borracha de acabamento com canal de 4mm para proteger o quadro da bike.

 

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_com_Bike_02

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_com_Bike_01

O prazer de fazer você mesmo uma peça, suporte, cavalete ou ferramenta, não tem preço, e apenas para informar, gastamos R$70,00 para fazer esse suporte.
Valor referente ao tubo, ferragens e acabamento – dez/2016 – São Paulo – SP.

Bom Pedal!

 

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (28)

  1. Carlos Henrique vaz de carvalho

    Legal gostei vou tantar fazer um

    Responder
  2. João Luís Teles Palma

    Boa noite Edu,tudo bem? Gostei da idéia do suporte de parede com cano pvc,gostaria de saber se dá pra colocar bike full? Tenho uma merida ninety six carbono e fiquei imaginando por todo ângulo pra ver se ela daria certo no suporte,será que dá certo? Desde já agradeço pela atenção!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, alguns modelos (desenho) não permitem a utilização do meu suporte de parede, no caso da sua bike, o amortecedor traseiro impede.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Leandro Schaan Profes

    Oi Edu. Gostei do vídeo! Mas ele me bateu algumas curiosidades em relação aos suportes comerciais….. sendo assim gostaria de sugerir um vídeo de análise deles é dos prós e contras, pois me parece que hoje existem suportes que podem forçar determinadas partes da bike e até estragar a longo prazo. Por exemplo o suporte advance da 3v suportes… ele me parece forçar o movimento central de uma maneira que ele não foi projetado para ser forçado. .. tu poderia fazer um vídeo explicativo?

    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Ok Leandro, pauta anotada, obrigado!
      Só pra tranquilizar, as bikes não tem peso suficiente pra estragar algo, mesmo que ficasse pendurada apenas pela pedivela!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • 3V Suportes

        Olá Edu!
        Quando for fazer esta pauta conte conosco.
        Abraços
        João Veloso
        3V Suportes

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu João, obrigado!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
    • 3V Suportes

      Olá Leandro!
      Mesmo o Edu tendo explicado que não há problema em apoiar a bike pelo pedivela, basta imaginar um ciclista de 75 kg (5x mais que o peso normal de uma MTB) fazendo força numa subida e com aquele movimento de pêndulo lateral típico. As forças laterais no pedivela são muito superiores e pior: são dinâmicas e repetitivas. Ou seja, pode ficar tranquilo que não vai danificar sua bike!
      Abraços
      3V Suportes

      Responder
  4. Laurinei Flores

    Onde encontra-se essa borracha canaleta 4mm ????

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Laurinei, compre em casas que vendam artigos de borracha, mangueiras e EPIs.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Radson Matos

    Bom dia Edu,
    Antes de tudo quero te agradecer pelas dicas, anotações e ideias bacanas, simples e de grande eficiência com baixo custo que são postada nesse singular sítio.
    Essa opção de suporte de parede com tubo de PVC é fantástico. Ajuda a não empenar a roda naqueles ganchos; pode ser um suporte para manutenção da bike, como limpeza da corrente, ajuste dos passadores/cambio e para pequenos reparos; além de sem um local bom para acomodar pequenos itens, nomeadamente ferramentas, suprimento e acessórios.
    Parabéns pelo trabalho, pelo empenho e dedicação na transmissão do conhecimento e experiência.
    Muito obrigado e continue abusando da sua criatividade.
    Valeu, Radson.

    Responder
    • Edu Capivara

      Obrigado por acompanhar a Pedaleria Radson!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Robert

    Gostei da ideia ficou muito lega vlw edu

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Robert!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. marco

    Olá pessoal da pedalaria muito bom o vosso canal com grandes ideias
    forte abraço de Portugal

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marco, é um grande prazer ter você com a gente, um grande abraço aos ciclistas de Portugal!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Paulo Ricardo

    Muito massa Edu, já fiz o meu e ficou muito show de bola, obrigado pelas dicas!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Paulo, manda foto pra gente ver como ficou!
      Manda no Face da Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. MarcilioDj

    muito criativo, valeu!! vou fazer logo 2!, Deus te abençoe

    Responder
    • Edu Capivara

      Show Marcilio, mão a obra!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Rafael A Rabitz

    Edu, antes de tudo agradecer pelas matérias e por tudo que tens feito por este esporte/hobby.
    moro em um apartamento pequeno, apesar de ter bikes “baratas”, não me sinto seguro em manter elas no bicicletário do condomínio, desta forma, elas ficam dentro do apartamento, que como já disse, é pequeno.
    As bikes são: Oggi Big Wheel 29er, tamanho 19″ (minha), e Canondale Trail 6 29er, tamanho S – 15″ (da minha esposa)…
    a ideia é muito bacana, principalmente em me permitir pequenas manutenções nas bicicletas… o problema que eu vejo, é que o quadro da Trail6 possui um triângulo muito pequeno, e não sei se o ângulo de uma bike, iria segurar a outra.
    Desta forma, você tem alguma sugestão para fazer o tubo girar, de forma rápida, para que eu possa usar o mesmo suporte para as duas?
    —ah sim, caso tenha ficado confuso… a ideia seria manter 1 no chão, e outra no suporte… porém, compartilhar o suporte para as pequenas manutenções.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, não tenho nada para sugerir a seco, teria que desenhar e testar algumas vezes. Existe muita diferença de ângulo no top tube das 2 bikes?
      O mais prático seria instalar o suporte em uma posição intermediária entre as 2 bikes, mesmo que nenhuma delas fique completamente na horizontal, pelo menos não ficaria muito fora para a outra.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. idenilson

    eu minha bike tem o quadro com um modelo diferente 1 tubo do quadro e levemente em forma de (s)
    esse suporte da com esse tipo de quadro?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Idenilson, é difícil responder sem ver como é a bike, mas ele deve ter pelo menos a metade do top tube livre.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Alexandre

    Muito Legal Edu, ja estou produzindo uma para mim valeu!!!!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Parabéns Alexandre, manda vê!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Jose Eduardo

    Edu onde acho essa borracha ai pra colocar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, em casas que vendem todo tipo de borracha por metro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta