Suporte de parede para fixa e road bike.

Suporte de parede para fixa e road bike.,

Dicas

0

Suporte de parede para fixa e road bike.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO COMPLETO DO PROJETO

Desta vez eu vou ensinar como fazer um suporte de parede para sua fixa ou Road Bike, bikes que tenham o top tub reto. Esse suporte terá uma porta em cima, um espaço para guardar objetos, ferramentas, seus equipamentos, e ainda um suporte para capacete em baixo.
Na internet a gente vários suportes desse tipo, com cores, formatos e tamanhos diversos, os mais elaborados são feitos em marcenarias, com mais recursos e maquinário, eles pode tem design moderno, com requintes de móveis de luxo.

img_Projeto_Suporte_de_Parede_06

img_Projeto_Suporte_de_Parede_09

O suporte é também um porta-objetos, assim fica tudo organizado, e você não esquece nada ao sair com a bike!

Vamos usar material fácil de encontrar, o MDF revestido, tem muitos padrões diferentes, muitas cores, revestidos dos 2 lados ou só de um lado, e dá pra compra cortado nas medidas do projeto, fiz isso em uma loja de uma grande rede de Home Centers. Dependendo da cor do revestimento externo, o corte nem aparece, mas se for um padrão mais escuro, o suporte fica com 2 cores, pois por dentro, o MDF é claro, mas existem os rolos de fita de acabamento para proteger o corte no MDF, aí fica tudo igual, por sorte, padrão que escolhi, tem a cor muito parecida com o “recheio”.
No MDF, é bom colocar parafusos que atravessem os revestimentos, pois a parte interna “estufa” se parafusarmos direto nela, então vamos usar uns sarrafos de madeira maciça por dentro, assim a gente coloca parafusos na posição certa, e melhor ainda, todos por dentro, nenhum aparente, pra ficar com um aspecto mais limpo.

img_Projeto_Suporte_de_Parede_12

A distância do tubo superior do quadro até a parede é uma informação importante, como existem vários tamanhos de guidão, você deve tirar essa medida na sua bike, na nossa bike, uma fixa com quadro fino, deu 24cm, coloquei essa medida no desenho, já considerando uma folguinha. Se ficar muito ou pouco espaço entre o quadro e a parede, a bike fica com o guidão virado e a roda apoiada na parede.

img_Projeto_Suporte_de_Parede_13

A primeira medida a saber, é a distância da parede até o centro do tubo superior do quadro (Top Tube), acrescentando a essa medida pelo menos 1cm, assim a bike fica reta no suporte, sem encostar na parede.

Agora é seguir esses passos, colar e parafusar cada parte, e a tampa deve ser montada quando a gente parafusar a última lateral, já que ela tem pinos de articulação, que dispensam a instalação de dobradiças, e para que ela abra, vamos ter que arredondar a quina superior na parte de trás, porque se ela encostar no MDF do fundo, não vai abrir. Para fazer isso use uma lima ou lixa, a grosa pode danificar o revestimento do MDF, que é uma película muito fina.

img_Projeto_Suporte_de_Parede_14

Desbaste a quina superior (traseira) da tampa para permitir a articulação, use uma lima ou lixa, a grosa pode estragar o revestimento da MDF.
O pino da articulação pode ser feito com um parafuso, cortando a cabeça.

Pra fazer a articulação da tampa, podemos usar um parafuso cortado, sem a cabeça, ou um pino qualquer, esse pivô pode ser colado na lateral da tampa, mas tome cuidado para não varar nenhum dos furo durante a montagem, tem que ficar tudo escondido.
Vamos marcar os pontos onde vão os pinos e onde faremos o corte com a serra copo para encaixar o tubo superior do quadro, esse furo deve corresponder ao diâmetro do top tube da sua bike, se for em alumínio ou carbono, o diâmetro é maior. Use as impressões para não ter que desenhar na madeira, veja a lista de materiais no desenho abaixo.

img_Projeto_Suporte_de_Parede_03

img_Projeto_Suporte_de_Parede_01

img_Projeto_Suporte_de_Parede_02

O suporte inferior é um apoio tipo mão francesa, e também um suporte para capacete, eu cortei o MDF com a serra tico-tico, e usei também a serra-copo.  Esse apoio deve ser instalado por dentro da caixa, não precisa colocar parafusos dele na parede, e a instalação do suporte na parede deve ser feita levando em consideração a estrutura da sua parede e o peso da bike, eu usei 2 parafusos M12x70mm, cabeça sestavada, eles são mais fortes e esse tipo de cabeça permite o uso da chave com catraca, que é mais fácil de aplicar força.

img_Projeto_Suporte_de_Parede_04

img_Projeto_Suporte_de_Parede_05

A instalação do apoio (mão francesa), é feita apenas na caixa, não há necessidade de fixa-lo também na parede.

img_Projeto_Suporte_de_Parede_07

A mão francesa é também um suporte para capacete, o furo no centro da peça deve ser suficiente para passar a fivela da cinta do capacete.

O suporte ficou bem legal e aproveitável, você pode colocar na garagem, na sala no seu quarto, onde quiser, transformando sua bike em um item de decoração.

img_Projeto_Suporte_de_Parede_10

img_Projeto_Suporte_de_Parede_11

Bom Pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe uma resposta