Suplementação de nutrientes para ciclistas

Suplementos para ciclistas
Suplementação de nutrientes para ciclistas,

Dicas, Saúde

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Suplementação nutricional para ciclistas

Pedalar exige um considerável esforço físico, o que torna às vezes necessária a reposição de nutrientes na forma de suplemento.

Durante os treinamentos e competições intensos que com duração superior a uma hora, o ciclista necessita de mais energia para seguir até o final e perde muito líquido na forma de suor. Consequentemente, necessita de uma alimentação rica em carboidratos e eletrólitos. Os carboidratos podem ser ingeridos em forma de pós diluídos na água ou em gel. Os Sports drinks são uma boa fonte de reposição de eletrólitos, pois contêm sódio, magnésio, potássio, cálcio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Entre eles, o sódio e o potássio são especialmente importantes para a reidratação. Estes produtos podem ainda conter carboidratos.

Suplementação nutricional para ciclistas - Carboidratos

CarbUp da Probiótica – A partir de R$1,35 a unidade (não a caixa) na loja NutraFit do Shopping Interlagos

Suplementação nutricional para ciclistas - Drinks

Drink Isopure – R$19,90 também na NutraFit do Shopping Interlagos

Outro nutriente de grande importância, que pode ser suplementado em uma competição intensa de ciclismo é a proteína. Há algumas opções, como por exemplo a Glutamina, considerada aminoácido fundamental para o crescimento muscular. Um treinamento prolongado e de alta intensidade pode diminuir a concentração de glutamina nas células, o que pode causar uma diminuição do sistema imune, aumentando o risco de infecções. A suplementação com glutamina para atletas visa o bem-estar geral do indivíduo e apresenta um papel relevante sobre a regulação do metabolismo de carboidratos, da síntese proteica, e da funcionalidade do sistema imune.

Suplementação nutricional para ciclistas - Glutamina

Glutamina Glutamax da Vitafor – A partir de R$89,99 na NutraFit (foto ilustrativa)

Outra opção para suplementação de proteína é  consumo de wheyprotein, para o atleta que deseja ganhar ou manter a massa muscular.  Wheyprotein é a proteína de melhor qualidade e valor biológico existente no mercado, é importante para construção dos músculos que são muito exigidos durante a prática do ciclismo. Normalmente consumida após o treino ou competição, o wheyprotein ajuda na recuperação e reparo do tecido muscular, por ser rapidamente absorvido e levado até o músculo. Outro benefício do wheyprotein é a facilidade de digestão, não causando desconforto estomacal. Isso ajuda o ciclista a ingerir as proteínas necessárias sem alterar seu desempenho.

Suplementação nutricional para ciclistas - Whey Protein

Whey Protein da Probiótica – Preços a partir de R$79,99 com a galera da NutraFit (foto ilustrativa)

O consumo excessivo de proteínas pode prejudicar sua função hepática e renal. Procure sempre um profissional para uma melhor adequação conforma suas necessidades.

Uma forma de manter o equilíbrio e bom funcionamento do organismo é a suplementação de vitaminas e minerais, essenciais para as funções básicas do corpo, ou seja, se você sofre de deficiência de vitaminas, sua saúde e seu desempenho atlético ficarão prejudicados e a recuperação mais lenta. O multivitamínico ideal para os ciclistas deve ser rico em agentes antioxidantes como vitamina C e vitamina E, assim como zinco, ferro, cálcio e vitamina A. Essas vitaminas e minerais mantêm o sistema imunológico e tecido muscular fortalecidos, além de ajudar na contração muscular.

Antes de comprar e consumir por conta própria, procure um profissional para saber exatamente a quantidade adequada para atingir seu objetivo sem causar riscos à sua saúde.

NOTA PEDALERIA

Encontramos os produtos dessa matéria na NutraFit que tem mais de 10 lojas na cidade de São Paulo e o atendimento foi nota 10. Os preços variam porque eles fazem promoções especiais na semana e dão descontos progressivos e ainda parcelam as compras no cartão de crédito.

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Sobre o Autor

Ana Clara Marçal é especialista em Nutrição Clínica pelo Ganep e Coordenadora do Atendimento Nutricional In Company na Dietnet.

Comentários (3)

  1. Darlan Souza

    É DE GRANDE VALIA AS ORIENTAÇÕES EXPRESSAS NESTA MATRIA…

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  2. Edival Alves

    Boa noite Ana clara marçal,
    Especialista em nutricão.
    Sou praticante de ciclismo e gosto muito de pedalar todos os dias da semana,
    Vc poderia me dá uma dica, em uma boa e correta alimentação ?
    tambe6 estou pensando em consumir suplementos abase de carboidratos e proteínas.
    Vc poderia me da uma orientação nesses assunto ???
    Ficarei muito grato pela atenção !
    Idade. 39Anos
    Altura. 1.80
    Peso. 95Kg
    Att
    Edival

    Responder
  3. Enilson Roberto Angelo

    ola pratico mtb , de uns anos pra ca venho tendo dores de cabeça apos os treinos .sendo que uso durante os treino carbup blak e seu irmao carbup meu estomago nao aceita nada apos chegar em casa . seguindo orientação de outra nutricionista faço ingestao de glicose com alinetos mas não esta adiantando o que vc me indicaria?
    Enilso 24 anos
    1,68 altura
    71,450 kg

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