Standard, Oversize, Aheadset, você sabe o que é?

Standard, Oversize, Aheadset, você sabe o que é?,

Curiosidades, Dicas, Videos

58

 Nomes e siglas em inglês podem causar confusão na hora de escolher componentes

Quantas vezes você já deve ter ouvido as palavras “avanço aheadset, garfo oversize, movimento de direção standard”, e tantas outras palavras e siglas esquisitas, e você não consegue identifica-las na bike. Muitos ciclistas compram componentes como garfos e avanços sem saber qual a medida certa, gerando prejuízos e frustrações na instalação.
Pensando nisso, a Pedaleria fez uma série de vídeos para explicar todos estes detalhes em cada setor da bike.

Neste primeiro vídeo, iremos falar sobre os garfos, avanços e caixas de direção, com suas variações.

Garfos

Nas bikes antigas ou de entrada, o modelo Standard é o mais encontrado. Estes garfos rígidos e até suspensões possuem espigas (tubo do garfo) com rosca, e a medida no diâmetro do tubo é 1 polegada (25,4mm). É raro encontrar garfos Standard com espiga lisa (sem rosca), versão para mesas Ahedset.
A grande maioria das bikes (MTB, Road Bikes e Urbanas) utilizam garfos Oversize, esses garfos e suspensões com espigas lisas ou com rosca tem aproximadamente 29 mm no diâmetro externo do tubo.

img-Tipos-de-Grafos_de_Bicicleta

Conheça aqui as medidas mais comuns dos garfos.

img-Garfo_Tapered_Medidas

Os modernos garfos Tapered (espiga cônica) são mais reforçados na parte de baixo, local onde as pancadas na frente da bike transferem mais força.

Os garfos com espigas cônicas (Tapered) surgiram inicialmente nas MTB com quadros de carbono, e hoje é possível encontra-los também nos quadros de alumínio e Cromo-molibdênio. Seja em suspensões ou garfos rígidos, essas espigas lisas (para avanços Aheadset) possuem medidas diferentes, em cima 1-1/8, em baixo 1.5 polegadas. Atualmente é possível encontrar modelos de Road Bikes com garfos de espiga cônica nas medidas 1-1/8 x 1-1/4 de polegada.

Avanços

Os avanços ou “mesas” são encontrados para garfos com rosca ou espiga lisa (Aheadset), nas medidas Standard e Oversize. Os avanços de fixação interna na espiga do garfo ou suspensão nas medidas Standard ou Oversize utilizam uma peça chamada Spander, elas tem um “pescoço” longo com uma ponteira chanfrada a 45º ou uma bucha que se desloca para cima quando apertamos o parafuso no alto do avanço, fazendo-o travar dentro do garfo. Essa antiga solução é bastante segura mas não imobiliza completamente o giro do avanço dentro do garfo, pois com um pouco de força no guidão, é possível desalinhar a frente da bike.

img-Caixa-de-Direcao_Standard_Spander

Avanços com Spander são instalados no interior da espiga do garfo, ao contrário dos modelos Aheadset, que vão no lado externo da espiga.
img-Avancos_BMX_MTB

Avanços Aheadset são são mais seguros e leves que os modelos com Spander (ao fundo).

Avanços Aheadset são a evolução dos avanços com Spander, eles são fixados no lado externo da espiga do garfo, que deve ser mais alta que nos garfos com rosca. Neste sistema os avanços tem maior diâmetro e é possível realizar um aperto bem maior sem sobrecarregar as peças. Fora o sistema de aperto lateral, esses avanços utilizam tampas superiores que a comprimem contra a caixa de direção, tirando a folga com facilidade.

img-Estrelinha_na_Espiga_Aheadset

A tampa dos avanços Aheadset tem a função de tirar a folga da caixa de direção deste modelo, pois ao apertar o parafuso, a caixa é comprimida pelo avanço de forma gradual.

img-Estrelinha_na_Espiga_Aheadset_02

Com desenho apropriado e medidas exatas, as estrelinhas descem pela parede interna da espiga mas não voltam, permitido o aperto da tampa do avanço.

Para apertar esse parafuso superior da tampa, são utilizados sistemas expansivos dentro da espiga ou as “estrelinhas”, finos discos de aço paralelos, que se cravam na parede interna da espiga, permitido o aperto.

Caixas de direção

Caixa ou jogo de direção é o componente responsável pelo giro leve e sem atrito do garfo no quadro, elas podem usar colares de esferas ou rolamentos. As caixas de direção “externas” são encontradas na versão Rosca com medidas Standard e Oversize, ou versão Aheadset, também com medidas Standard e Oversize. A caixa de direção Integrada tem medida Oversize e fica embutida no quadro, o modelo Tapered (cônica), é encontrado nos modelos com caixas internas ou externas.

img-Caixas-de-Direcao_para_Bicicletas

Conheça aqui os principais tipos de caixas de direção.

img-Caixa-de-Direcao_Standard_Rosca

Caixa de direção Standard “rosca”.

img-Caixa_de-Direcao_Standard_Aheadset

Caixa de direção Standard “Aheadset”.

img-Caixa_de-Direcao_Oversize

Caixa de direção Oversize “Aheadset”.

img-Caixa_de_Direcao_Integrada

Caixa de direção Oversize Integrada “Aheadset”.

img-Caixa_de-Direcao_Tapered_Aheadset

Caixa de direção Tapered “Aheadset”.

Incompatibilidades

Na hora de fazer um upgrade na bike, como colocar uma suspensão em uma bike rígida, surge a dúvida. É impossível misturar as peças, não dá pra colocar uma suspensão Oversize em um quadro Standard, pois a espiga da suspensão é larga demais para esse quadro, não caberia as caixas de direção!

Ao contrário também não dá (garfo Standard no quadro Oversize), mas algumas adaptações até são possíveis, mas não recomendamos! É o caso dos adaptadores para garfos com rosca, permitindo o uso de avanços Aheadset.

img-Garfo-e-Quadro_Standard

Garfo e quadro na medida Standard – há espaço para instalar a caixa de direção.

img-Quadro_Standard_Garfo-Oversize

Garfo Oversize no quadro Standard – mesmo que o tubo entre, não sobra espaço para as caixas de direção, impedindo o correto funcionamento.

A peça é parte do sistema antigo (Spander), prolongando o tamanho da espiga, permitindo instalar avanços Aheadset mantendo as caixas de direção com rosca. Esta adaptação para garfos Standard e Oversize tem pelo menos 2 inconvenientes: Não é possível tirar a folga do garfo com facilidade, como acontece no sistema Aheadset, e a fixação dos avanços dentro da espiga é deficiente, conforme descrevemos no item “avanços” acima.

img-Adaptador_rosca_para_Aheadset

Os adaptadores de garfos “rosca” para “aheadset” não fazem um bom trabalho, eles não apertam com firmeza, permitindo que a peça gire dentro do garfo, desalinhando a frente da bike.

Uma boa caixa de direção com rosca pode ser muito eficiente, e existem até modelos em alumínio anodizado e com rolamentos, mas cada componente deve ser usado conforme as especificações dos fabricantes, sem gambiarras e sem surpresas desagradáveis durante o uso.

Bom Pedal!

Agradecimentos a Joytech e Ciclo Vila Isa.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (58)

  1. Leandro Dias

    Olá Edu, descobri o canal no Youtube recentemente e tenho aprendido muito. Tenho uma Scott Aspect 750 (https://www.scott-sports.com/us/en/products/238282005/SCOTT-Aspect-750-Bike/) cuja caixa de direção é integrada (Ritchey Logic OE integ.). Estou pensando em trocar a suspensão e encontrei essa RST First pra comprar (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706668032-suspenso-rst-first-650b-air-preta-120mm-usada-275-promoco-_JM), porém ela é cônica. Tem como adaptar? E caso tenha, é uma adaptação viável ou pode apresentar riscos e defeitos? Grato.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro,a medida da caixa inferior Tapered é 52mm, a integrada 44mm, então na montagem normal não daria, a suspensão com a caixa é mais grossa que que o espaço no seu quadro.
      As adaptações com “redutores” são funcionais e fáceis de achar, o difícil é achar uma que aumente o espaço. Se você tivesse um quadro Tapered e quisesse usar suspensão norma (Oversize), seria bem fácil adaptar.
      Lembro que já vi esse tipo de adaptador, mas não lembro se é esse que Vc precisa. Pode aparecer algum que a caixa integrada seja transformada em caixa externa, mas isso deixa a bike de 10 a 15mm mais alta na frente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Edson

    Edu, tenho uma Caloi 400 a qual quero melhorar aos poucos! (Uma humilde Caloi)
    Que suspensão eu poderia colocar nela para deixá-la Aheadset, sem aquele monte de peso desnecessário!
    Quero manter a bike no estilo comfort.
    A nacional proshock é boa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edson, a tarefa é dura, leveza esbarra no preço, e é alto no caso das suspensões.
      Hoje é possível encontrar suspensões de 250, 300 Reais, tudo de ferro, com molas no estilo toma lá dá cá, rsrsrs, um pula-pula. Suspensões “boas” com molas, devem ter pelo menos ajuste de preload (capacidade de ajustar seu funcionamento ao peso do ciclista), ter retentores e raspadores bons, e leveza, com Crown e canelas de alumínio. Isso eleva o valor para 500, 600 Reais.
      As boas mesmo, são as hidráulicas, são leves, ajustáveis e funcionais, 900 a 1.500 Reais.
      A Proshock é maravilhosa, tem modelos caros e baratos, depende de quanto possa gastar e onde que chegar em termos de conforto e desempenho.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Edson

        Edu, essa minha bike é standard ou oversize?

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Edson, tem foto dela?
          Pode mandar a marca e modelo, tento achar a foto e te falo.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  3. Diogo santos

    Oi edu tenho uma bike simples e queria saber se da para por suspensão pois ela utiliza um garfo em que nas pontas é curvo.
    Ela custou 100 euros e está impecavel.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diogo, a bike é de passeio, não é uma MTB?
      As suspensões para bikes urbanas são um pouco diferentes, finas estreitas e com pequeno curso de amortecimento.
      Se for uma aro 700, a suspensão tem que ter essa altura para a roda.
      Quanto ao avanço curvo do garfo, a suspensão também tem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Ricardo

    Olá, fui montar minha bike com um quadro TSW Ride aro 26 e uma suspensão RST Ômega com trava so que me surgiu uma dúvida, a caixa de direção é ahedset mega over então comprei uma caixa de direção da marca TSW e instalei as bacias no quadro mais quando fui colocar o anel que entra primero no tubo da suspensão o mesmo não desce até a base porque a base do tubo é mais grassa e o anel não chega até o final, esse anel não é cortado como aqueles de pressão ele é inteiro e não entra o que posso fazer para resolver esse problema?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, considerando que sua suspensão é Oversize e não Tapered (Cônica), pela fotos que vi no Google, a “pista” inferior deve entrar bem apertada, para isso existem tubos próprios para apoiar e bater com martelo, evitando machucar a pista ou mesmo racha-la. Consiga um cano cortado certinho, que apoie por inteiro na pista, lubrifique com graxa a sede e bata com cuidado na ponta do cano, a pista deve entrar.
      Se preferir, leve a uma boa oficina, eles devem ter essa ferramenta.
      Esta matéria mostra a ferramenta: http://enduro-mtb.com/en/how-to-mount-a-new-fork-in-your-bike-frame/
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Alexandre

    Boa tarde.

    O parafuso da caixa de direção espanou. Não consigo tirar! E agora?
    Vocês poderiam me ajudar?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alexandre, o parafuso que citou é o da tampa da caixa de direção Aheadset?
      Se ele espanou e não sai, será necessário arrancar sua cabeça usando uma furadeira com broca de 6mm. Quando a cabeça sair, provavelmente a estrelinha (peça que recebe o parafuso) estará estragada, empurre para baixo e coloque outra na mesma posição. Essa estrelinha você compra em bicicletarias e bike shop ok?

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Alexandre

    Boa tarde,

    Já consegui retirar o parafuso. Não havia espanado no interior. Precisava apenas de uma carinho na hora de retirar. Obrigado.

    Responder
  7. Diego Souza

    Olá Edu e equipe pedaleria! Preciso da ajuda de vocês. Tenho um quadro Caloi Aluminum Andes Sport (da década de 90). Não encontro no mercado garfo de suspensão ahead set para meu quadro. O motivo de querer mudar a direção é devido a difuldade de folga e facilidade de manutenção desse tipo de direção. Mas por não achar, decidi mudar de ideia e procurar um garfo standard de rosca que seja de alumínio, com suspensão, que suporte freio a disco e na medida 21.1, que não seja muito caro. Vocês me sugerem algum link ou até mesmo modelo que possa procurar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diego, isso é mosca branca com pintinhas vermelhas, rsrsrsrs, é muito raro!
      A chegada do Oversize praticamente extinguiu as suspensões Standard, talvez ainda tenha alguma Proshock (nacional) por aí, são boas, e tinha standard oversize!
      No exterior até acha, mas se a idéia é gastar pouco, não rola!
      Tenta Suspensão Proshock Standard no Mercado Livre.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. MAURICIO BRAS MOREIRA

    MAURICIO BRÁS (FORTALEZA -CE)

    EDU, BOA TARDE ,
    ADORO O PEDALARIA. TENHO UMA BIKE ANTIGA SUNDONW DIREÇÃO STANDARD COM ROSCA,COMPREI UM GARFO DE SUSPENSÃO COM ROSCA MODE DIANT. INTERNO 21,2mm, SERVE PRA ELA…
    NO AGUARDO,

    Responder
    • Edu Capivara

      Serve sim Mauricio, vai ficar legal!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Anthony

    Oi Edu, como vai ?
    Então, tenho uma bicicleta praiana Caiçara, e não sei qual medida da espiga, se é de 21 mm ou 25mm.
    Eu poderia comprar qualquer uma e trocar a caixa de direção pelo o mesmo tamanho ou tem um exato ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Anthony, as bikes de praia costumam ter espiga 22.2mm (importadas ou peça importada), e 21.1mm quando é tudo nacional.
      Para elas só serve a mesma caixa de direção (a recomendada), a troca da mesa por modelo Aheadset (lisa, sem rosca) é que requer a troca da caixa de direção.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Sergio Chi

    O que é caixas mega over em relação às outras over aheadset.Estou pensando em comprar os acessórios e montar a minha bike e estou muito desatualizado. Desculpe a minha pergunta boba.
    Agradeço pela atenção.
    att
    Sergio Chi

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sergio, os brasileiros falam assim, mas não existe esta medida, existe Standard, Oversize, Integrada ou Semi-integrada (embutidas no quadro), Tapered (a cônica) e a gigante das Cannondales (1.1/5 polegadas).
      Cada quadro tem que usar a sua caixa correspondente, não dá pra mudar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. Fausto Trindade

    Bom dia Edu!

    Estou com um problema sério com a caixa de direção da Caloi Sprint 20. Não consigo localizar a peça em nenhum vendedor físico.
    Poderia me ajudar na identificação da mesmo, pois assim, posso estar adquirindo em lojas virtuais.
    Obrigado pela atenção!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fausto, essa bike usa caixas Integradas (rolamento embutido no quadro), medida 1.1/8.
      A caixa Semi-integrada usa um casquilho de alumínio entre o rolamento e o quadro, lembrando um pouco o desenho das caixas de direção comuns, porém fica embutida, mas não é o seu caso!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Thomaz

    Prezado Eduardo,

    Sempre leio as informações nesse canal e são sempre de grande ajuda principalmente para mim que sou leigo no assunto.

    Recentemente adquiri uma cannondale quick CX 3. É uma excelente bike mas como ando apenas no asfalto gostaria de saber se é possível trocar a suspensão por um garfo rígido. Pergunto pois as medidas da caixa de direção são bem especificas e não sei se seria possível tal troca.

    Desde já agradeço.

    Thomaz.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thomaz, a Quick utiliza caixas de direção Oversize Semi-integrada, bem comum hoje em dia, e deve ser mantida na troca do garfo.
      A maior dificuldade será encontrar um garfo rígido para híbrida, já que o Road Bike comporta apenas pneus bem finos.
      Você pode colocar um garfo rígido de MTB aro 29″, a altura vai ficar bem parecida com a que tem hoje, já que suspensões levantam um pouco a frente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Julio Junior

    Bom dia Edu!
    Comprei uma bike Colli Force One 29 e gostaria de saber se a direçao dela é standard ou over-size. E seria ahead-set ou rosqueado? consigo comprar uma suspensao melhor pra ela? Abraços, sou seu fã.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Julio, essa bike usa caixa de direção, avanço e suspensão Oversize normal (1. 1/8).
      Qualquer suspensão Oversize serve nela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. José

    Bom dia Edu , estou com uma Pro X serie 4 , tive que desmontar ela toda para fazer uma pintura , porém no desmontar do garfo percebi que estava ruim de tirar as peças que fazem o aperto na rosca do garfo , e espanou , minha duvida é , da para eu refazer a rosca ou é aconselhavel que eu procure um garfo de espiga lisa para ter mais opçoes de avanços e mais segurança?
    o Cabeçote dela é standard , consigo usar um garfo com espiga aheadset de 25,4mm ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, isso seria ideal, mas pode ser difícil achar Standard Aheadset, já deu uma busca na net?
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. matheus

    Edu, boa noite e obrigado por ajudar a nos todos!
    Agora me diz porque suspenção standart amolece e quebra tão fácil?
    E tem alguma maneira de a reforçar ?
    Obrigado matheus

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Matheus, no começo do MTB, entre as décadas de 80 e 90 só existia suspensões Standard, e eram ótimas!
      Com a entrada do Oversize (que é mais larga e mais segura), as Standard passaram a ser peças baratas, para bicicletas simples, por isso não há interesse em fazer Standard cara, não tem mercado para isso.
      A solução seria procurar uma Marzzochi, Rock Shox, RST, Suntour ou Showa Standard usada, para ter qualidade.
      Não dá para reforça-las.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. Emanuel Matheus Figueiredo da Cruz

    EDU, eu queria comprar uma alavanca de cambio de ”ficção” e queria colocar em baixo da mesa oversize integrada a minha bike e uma sprint 10 tipo o cambio da caloi 10 so o que muda e a caixa de direção obrigado pela resposta abraços!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Emanuel, será bem difícil fazer essa adaptação, o pescoço da mesa da Caloi 10 tem 22,2mm de diâmetro, e com mesa Oversize Integrada, esse suporte ficaria sobre os calços de mesa Oversize (teria que colocar isso para a mesa não ficar sobre a cx de direção). O diâmetro desses calços é 35mm, então todo o suporte ficará desencostado, sem contornar a peça e sem fixar.
      Será necessário bolar outro suporte, dimensionado a esse novo diâmetro, fora isso, sem problemas! Rsrsrsrsrsrsrs.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. claudio

    Olá Edu, parabéns pelo canal. Ótimas dicas. Sempre vejo seu vídeos no youtube. Meu filho tem uma Caloi Andes. Preciso trocar o avanço. É do tipo spander. Qual o tamanho dessas bikes de supermercado? 25.4 ou 21.1mm? Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cláudio, antigamente existia a medida 21.1 (garfo brasileiro), e atrapalhava por não encaixar o avanço 22.2.
      A medida 25.4 que citou é a abertura para o guidão, que nas bikes de hoje (linha Sport), é 31.8mm (guidão grosso).
      Então as bikes de supermercado e outras populares é mesmo 22.2mm.
      Abraços:
      Edu Capivara

      Responder
  18. Hermann

    Boa Edu, acompanho seu canal no youtube, muito legal e esclarecedor.
    Tenho um drift trike que utiliza caixa over aheadset, mas na montagem apresentou uma folga no encaixa das pistas no quadro, tanto superior quanto inferior, ficam dançando nas bocas do tubo, como poderia resolver tal problema?? um dispositivo tipo “bucha” resolveria? O que vc sugere?
    Valeu Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Hermann, isso não acontece nem em quadro velho, surrado, tem certeza que comprou caixa certa? As de BMX são muito diferentes, será que esse quadro foi projetado para elas? As caixas Integradas e Semi-integradas de MTB por exemplo, tem 40 e 44mm, a de BMX tem 45mm. dá uma olhada nisso antes, qualquer coisa me escreva novamente!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Joel dos reis

    Edu estou repaginado uma bike quadro de aluminio estou com dificuldade de achar algumas peças. Coloquei uma caixa de direção aheatset Standard 25.4mm sem rosca você poderia me indicar uma suspensão estou com dificuldade em achar alguma.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Joel, infelizmente esse item não é mais fabricado! Hoje tudo é Oversize ou maior.
      Você ainda consegue achar suspensões usadas Standard, mas terá que ter sorte de encontrar com a espiga do tamanho que você precisa,geralmente já vem cortada!
      Tente uma Rock Shox, Specialized ou Showa no E-bay, aqui no Brasil é difícil.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. leonardo

    Oi edu eu tenho uma caloi Crossfreestyle aro 20 e queria usar um garfo liso tem como???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, tem sim, ele é mais forte que o modelo com rosca.
      O problema é que é difícil achar garfo Standard Aheadset (o tipo liso, na medida para seu quadro). Hoje, todos os garfos são Oversize, medida um pouco mais grossa.
      Caso consiga, terá que trocar a caixa de direção de rosca para aheadset, e também a mesa.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Gabriel

    Preciso saber qual é o tipo de suspensão do meu quadro Caloi T-Type mas não sou de oficina e quero comprar uma suspensão dupla (Dois andares). Saberia me informar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, as antigas eram Standard, as atuais são Oversize (1.1/8).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. André Caetano

    Fala Edu blz?! Tenho uma Venzo vulcan 29 a direção é mega over, tem como colocar uma suspa cônica?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, não dá, esse quadro é Oversize (1.1/8)Quando o quadro é Tapered e a suspensão não, dá pra adaptar com uma bucha especial, mas não é seu caso.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. Gabriel Avelino

    Fala Edu , estou em dúvida sobre o meu quadro Gios XCPRO eu procurei na geometria e especificações dela mas nao sei “qual o tipo de entrada” para o garfo…será que uma java 29 carbono encaixaria?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, nas fotos, eles pareceu usar caixa Semi-integrada (44mm). alguns garfos de carbono são Oversize, outros são Tapered (cônicos), então cuidado na compra, o Oversize pode ser usado no quadro Tapered com adaptador na caixa de baixo, mas se o garfo for Tapered e o quadro for Oversize, não dá pra instalar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. Ricardo Kague

    Saudações Edu!

    Apesar de ter assistido o vídeo, ler a matéria e os comentários, me resta três dúvidas:

    I) dentro do mundo standard existem as medidas de “espiga do garfo” de 21.1, 22.2 e 25.4?

    II) A Raindrop Sundown mtb da decada de 90, utiliza que tamanho de espiga de garfo 21.1, 22.2 ou 25.4?

    III) No video da mtb single speed invocada, voce comenta que o garfo foi feito por um ”
    Ferramenteiro” (pai do Fê), vc poderia recomendar algum em São Paulo?

    Em suma minha intenção é transfomar minha mtb aro 26 de rosca, para aheadaet, talvez com algum garfo F*b.

    Obrigado!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, respondendo suas dúvidas:
      1) Standard é medida externa da espiga (25,4″), 21,1 e 22.2mm é o furo do tubo, as mesas importadas são 22.2mm
      2) A Sundown Raindrop é Standard 22.2mm
      3) O pai do Fe (ferramenteiro), fez as peças para mudar o pino boss de lugar, pra poder colocar as rodas 700 na MTB 26.
      Esse post: http://www.pedaleria.com.br/rodas-700-na-mtb-26/
      No garfo Cannondale Peperoni Headshock foi tirada a suspensão e colocada uma espiga diferente para Biketrial, com bucha para ficar mais alto.
      O Pai do Fe aceita encomenda das peças de freio, R$400,00 as 4.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. Yuri Santos

    tenho uma caloi 100 e uma caloi terra, quero comprar um amortecedor. compro o over ou o standard ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Yuri, a Cali Terra é Standard, mas é bem difícil achar suspensão nova nessa medida, já faz tempo que é tudo Oversize.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. Wellington Costa dos Santos

    Meu quadro é um gt super upland (não é o Full suspension) não sei o tipo dele e o tamanho da caixa, vi falar que é over 25.4, tanto é que minha suspensão é Over 25.4 50mm da Trust. Quero comprar uma suspensão aheadset de 100mm e tamanho over 28.6mm não sei se vai servir no meu quadro , Será que serve?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wellington, não vai servir, 25,4mm é STANDARD, a OVERSIZE é a 28,6mm, nem entra no tudo do quadro (ou entra muito justo, e sem as caixas de direção.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  27. Juliano de silva

    Quadro medidas 41.8mm (1.1/8), 52mm (1.1/2) problema garfo suspensao como 1.1/2 colocar tapered aheadset ou oversize aheadset me responde por favor…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Juliano, quando o quadro é oversize, só dá pra usar suspensão oversize (1.1/8).
      Quando o quadro é Tapered (cônico, 1.1/8 e 1.1/2), deve usar a suspensão Tapered, mas com uma bucha adaptadora na caixa de baixo, dá pra usar suspensão Oversize (1.1/8 em cima e em baixo.
      Dá pra comprar essa bucha no Mercado Livre.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Catarina

    Olá querido! Sempre vejo seus vídeos no Youtube e adoro. Eu quero me tornar uma mecânica de bicicleta, aqui em Fortaleza, eu não conheço nenhuma mulher mecânica de bike. Preciso aprender tudo, porque só sei o básico mesmo, que é remendar câmara, trocar pneu e ajeitar o freio. Como faço?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Catarina, tudo certo?
      Legal, gostei da sua iniciativa!
      As opções são as seguintes: Aqui no Blog ou no nosso Canal no Youtube, dá pra filtrar as matérias por manutenção por exemplo, tem 69 vídeos.
      Lá no Youtube, (Pedaleia – todos os vídeos – tem uma linha com várias palavras, (início, vídeos, playlist…) e o desenho de uma LUPA, a “busca”. Digite ali MANUTENÇÃO.
      Outra forma seria vir para SP fazer o curso da Escola Parktool, que tem módulos básicos e avançados de mecânica, procure no Google para conhecer.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta