Click’r, o pedal de encaixe fácil de usar

Click’r, o pedal de encaixe fácil de usar,

Comportamento, Dicas, Videos

2

Shimano Click’r, esse pode ser seu primeiro pedal de encaixe! 

Nós já falamos algumas vezes sobre as vantagens de pedalar com pedais de encaixe, também conhecidos como Pedais Clip. É a única forma de pedalar aplicando força com as duas pernas ao mesmo tempo. Sem esse recurso, a gente pedala aplicando força com uma perna de cada vez, somente quando a pedivela está descendo, mas com os pedais de encaixe, enquanto uma perna está aplicando força para baixo, a outra está puxando o pedal para cima!

img-Shimano_Clickr_01

Os pedais de encaixe permitem pedalar com mais eficiência, aproveitando melhor a força aplicada nos dois pedais ao mesmo tempo.

img_Pedais_de_Encaixe

Estes são alguns dos pedais de encaixe para passeio, MTB e Road Bike.

img-Shimano_Clickr_11

Quando a gente é novato de pedal clip, é normal levar alguns sustos, mesmo sabendo que tem que girar os pés para solta-los dos pedais, na hora H pode dar branco, queremos tirar os pés pra frente, pra trás, pra cima, e pode até rolar uns tombos engraçados com a bike parada, e talvez por isso, muito ciclista ainda não usa esse recurso tão importante, principalmente se você está pensando em desempenho.

img-Shimano_Clickr_02

img-Shimano_Clickr_03

Com pedais de encaixe, enquanto uma perna aplica força para baixo (sobre o pedal), a outra perna puxa o pedal para cima, dobrando a força aplicada.

Nos pedais Clip a conexão sapatilha e pedal é feita através de uma pequena peça presa na sapatilha, o taquinho. Ao pressionar os pés nos pedais, o taquinho se encaixa e só solta quando giramos os pés para fora.

img-Shimano_Clickr_04

As sapatilhas Click’r vem com uma tampa que dá acesso a instalação dos taquinhos.

img-Shimano_Clickr_05

Depois de um pouco de treino, fica fácil conectar a sapatilha aos pedais, 60% mais fácil nos modelos Click’r!

Se você é desses ciclistas que ainda tem receio de usar esses pedais, saiba que a Shimano tem um pedal que vai te fazer mudar de opinião, é Click’r, nesse pedal é muito mais fácil colocar e soltar os pés, fica até 60% mais fácil encaixar, e 62% mais fácil para retirar os pés deles, ou como a gente fala, desclipar!

img-Shimano_Clickr_07

Para desconectar os pés dos pedais, basta gira-los para fora, e nesse caso, o modelo Click’r é 62% mais fácil que os pedais clip convencionais.

As molas dos pedais Click’r são mais leves que nos pedais clip convencionais, a caixa flutuante ajuda na hora do encaixe, e essa área onde o taquinho se encaixa tem mais espaço, assim o ciclista não precisa girar tanto os pés para desconectar dos pedais, mas isso não quer dizer que os pés soltam sozinhos, isso dá mais conforto e segurança ao ciclista, na terra e na cidade.

img-Shimano_Clickr_06

O pedal Click’r PD-T421é de uso misto, um lado é Clip, o utro plataforma.

img-Shimano_Clickr_06.1

Detalhe das molas mais leves no acionamento de encaixe e desencaixe do taquinho.

Para fazer par com esses pedais fáceis de usar, foi criada a linha de sapatilhas Click’r, elas não são como as sapatilhas convencionais, que são mais firmes e desconfortáveis para caminhar, a gente sente o taquinho pegando no chão, essa aqui parece um tênis comum, é macio, confortável, dá para pedalar clipado e também caminhar sem problemas, ideal par quem vai de bike ao trabalho de bike, não tem que trocar o calçado!

img-Pedais_Clickr

Os pedais Click’r PD-T400 e PD-MT50 tem encaixe clip nos dois lados.

img-Shimano_Clickr_08

As sapatilhas tem aparência bem casual, parecem tênis comuns.

São vários modelos entre feminino e masculino, tem uma que é mistura de tênis com sandália, mas todas tem uma aparência bem casual, ideal para o dia dia e sem aquele toc toc dos taquinhos pegando no chão em casa, na rua ou no trabalho.

img-Shimano_Clickr_09

Em piso plano, o taquinho não pega no chão, a sapatilha é flexível e ao caminhar, ela não fica com a ponta virada para cima como acontece na maioria dos modelos para uso exclusivo na bike.

img-Shimano_Clickr_10

Se você ainda tem receio de usar pedais de encaixe, comece com esses, tenho certeza que você vai se sentir mais seguro!

BOM PEDAL!

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (2)

  1. Graciano

    Edu, desculpe-me fugir do assunto. Estou em uma séria dúvida. Tenho 1,73 e estou entre comprar a merida big seven 2014 de 24 marchas tamanho 17 ou comprar a big seven 2014 de 27 marchas tamanho 18. Ambas são de aro 27.5. A diferença é de apenas 100 reais e a primeira tem shimano acera-x no cambio traseiro enquanto a segunda, shimano altus 9. Fico em dúvida quanto ao conforto. Não sou dos ciclistas mais hábeis (aprendi tarde).

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Graciano, a com 27 marchas é mais legal, nas bikes com mais marchas, o escalonamento entre marchas é melhor, mais suave nas trocas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta