Sem medo das limitações físicas!

Sem medo das limitações físicas!,

Comportamento, Curiosidades, Dicas

0

Esta matéria é para você que tem alguma limitação física e quer pedalar!

Hoje, muita gente fala em inclusão, uma oportunidade a mais para alguém que por algum motivo, precisa de mais atenção, mas quem tem uma deficiência, uma limitação, não pode e não deve se conformar e abandonar as coisas que gosta, esse é caso do Tomaz Bueno, ele é ciclista e motociclista, a pouco mais de 2 anos ele sofreu um acidente de moto e perdeu os movimentos no braço esquerdo, e como ele teve que modificar todo o seu comportamento por conta dessa limitação, ele aproveitou pra ensinar as pessoas como se virar com um braço só!

img-Vida_Adaptada_01

Tarefas simples como colocar uma luva, agora requerem ajuda de outras partes do corpo, que acabam ganhando habilidades refinadas.

img-Vida_Adaptada_05

Motociclista desde os 5 anos de idade, Tomaz comanda também o Canal Personal Offroader, com dicas de fora-de-estrada para motociclistas, e suas habilidades permitem até saltar pequenos obstáculos sem rampa!

O Tomaz criou o canal Vida Adaptada, a vida com uma mão só, onde ele ensina vários truques, como amarrar o tênis, dobrar uma roupa, e adaptar a bike, passando todos os comandos para o mesmo lado do guidão, e eu não sei se tem alguma coisa que ele não consiga fazer, ele é um pai super presente, pedala com o filho todos os dias, leva o moleque na escola pedalando, e muito mais.

img-Vida_Adaptada_02

Tudo de um lado. Freios e câmbios são comandados pela mão direita, e isso não o impede de fazer trilha e participar de competições.

img-Vida_Adaptada_04

Uma adaptação curiosa foi feita na bike de uma amigo com a mesma necessidade, os 2 freios a disco são acionados por apenas uma manete, e continua macio e funcionando bem, para isso, a mangueira de freio traseiro recebeu uma peça para distribuir óleo por 2 linhas, 1 para cada pinça de freio, simples e eficiente.
A peça é um terminal de 4 vias (soluções em Aeroquip), que pode ser usada para máquinas e ferramentas pneumáticas ou hidráulicas, e as lojas que trabalham com esses produtos, costumam ter vários tipos de adaptadores para outras medidas, mas em alguns casos, é necessário fazer um furo e nova rosca em bujão tampado.

img-Vida_Adaptada_06

Adaptação – uma manete controlando os freios nas 2 rodas.

Para o Tomaz, a diversão é passar o dia tentando resolver as dificuldades que aparecem, e ele nunca fala “Isso não dá pra fazer”, e sim “não dá pra fazer por enquanto”, já que o corpo humano é muito capaz, e pode se adaptar a novas realidades, por isso, todo dia é dia de aprender!

img-Vida_Adaptada_07

Amarrar o tênis com uma mão é para os fracos, o que ele gosta mesmo é empinar a bike, manobra que exige muita atenção, força e jogo de corpo, difícil até para quem pode usar as 2 mãos!

img-Vida_Adaptada_03

Então é isso pessoal, não se deixe abater pelos problema ou limitações que aparecerem na sua vida, façam como ele, que leva uma vida saudável, pra cima, sem ficar remoendo esse ou aquele problema, e pra você que tem bike e não usa, olha que exemplo bacana, espero que sirva pra muita que estava esperando esse empurrãozinho, com apenas uma mão!

BOM PEDAL!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe uma resposta