2º Encontro Nacional do Biketrial

2º Encontro Nacional do Biketrial,

Eventos, Novidades, Videos

2

Veja como foi montada a pista e acompanhe como foi o treino dos pilotos.

Nos dias 06 e 07 de dezembro aconteceu o 2º Encontro Nacional do Biketrial em Bela Vista de Goiás, a 40 minutos de Goiânia. O ponto alto do evento foi a pista de Dual Lane com cerca de 80 metros de extensão e formato de duplo “U”, que os atletas percorreram em várias baterias, até definir os campeões.

Atleta alinhado na Raia 1 para “despencar” rampa abaixo.

Atleta alinhado na Raia 1 para “despencar” rampa abaixo.

O Dual Lane é um formato alternativo para o Biketrial onde os atletas superam em duplas obstáculos artificiais com muita técnica, equilíbrio e pegas emocionantes. No formato tradicional com obstáculos naturais ou artificiais, os atletas superam de 08 a 10 grupos de obstáculos (seções), de forma individual.

Dual Lane, “pista dupla” com técnicas do Biketrial, velocidade e saltos do BMX.

Dual Lane, “pista dupla” com técnicas do Biketrial, velocidade e saltos do BMX.

O atleta da categoria Elite, Diego Magno, no Biketrial Natural em Poços de Caldas - MG

O atleta da categoria Elite, Diego Magno, no Biketrial Natural em Poços de Caldas – MG

Velocidade é fundamental no Dual Lane, mas cada pé no chão acresce 3 segundos no tempo do atleta.

Velocidade é fundamental no Dual Lane, mas cada pé no chão acresce 3 segundos no tempo do atleta.

Esta é segunda vez que a cidade de Bela vista de Goiás recebe o evento, que por conta da época chuvosa, foi montado em espaço coberto, um grande galpão com teto arredondado, local que recebe feiras e eventos. A organização fez e escolha certa, pois durante os dias de montagem e também durante o evento, choveu torrencialmente, atrasando e até inibindo a chegada do público. A organização Ciclo Mania e Pedaleria, com aval da B.I.U. – Biketrial International Union, do qual sou delegado internacional, decidiram iniciar a prova ainda sem público, em respeito aos atletas, que fazem preparação e alimentação balanceada por se tratar de um esporte de explosão, onde cada um dá o seu máximo, levando os batimentos cardíacos às alturas durante as manobras.

Categorias e colocados

img-Colocacao_Elite

img-Colocacao_Pro

img-Colocacao_Iniciante

A prova principal rolou sábado a noite, e como sugestão dos próprios pilotos, as categorias Pró e Elite fizeram as qualificatórias juntas, sendo que os quatro melhores tempos integraram a categoria Elite, e os outros seis a Pró.

Para delírio dos presentes, Diego Magno, atleta de Poços de Caldas – MG, atual campeão Sul-americano fez manobras incríveis e “zerou” a pista em apenas 24 segundos, ficando com o primeiro lugar no pódio seguido de perto pelo atleta de São João da Boa Vista – SP, Rodrigo Moraes que corre na Pró e alcançou tempo para andar na Elite. Em terceiro o multi-campeão Cris Santos, que é o maior incentivador do esporte atualmente, fabricando e distribuindo bicicletas aro 20” e 26” com sua assinatura. Outra figura carimbada “Robson Lima” de Goiânia, ficou com a quarta colocação, apesar dos bons tempos conseguidos nos treinos.

Na categoria Pró, a vitória ficou com Marcio Rodrigues, atleta de São Roque – SP, que disputa na categoria Elite mas não ficou entre os quatro classificados na qualificatória. Em segundo lugar o atleta revelação Guilherme Magno, que segue os passos do irmão, Diego Magno, e em terceiro Rafael Moraes. O atleta e organizador do evento Juarez Júnior ficou com a quarta colocação.

Cris Santos cumprimentando Diego Magno pela vitória na ELITE, e a direita o atleta Rafael Moraes, 3º colocado na PRÓ.

Cris Santos cumprimentando Diego Magno pela vitória na ELITE, e a direita o atleta Rodrigo Moraes, 3º colocado.

O organizador do evento Juarez Júnior de Bela Vista de Goiás, comenta sobre seu desempenho na Pró.

O organizador do evento Juarez Júnior de Bela Vista de Goiás, comenta sobre seu desempenho na Pró.

No domingo, com a pista modificada correram os atletas da categoria Iniciante, com destaque para os feras locais do MTB, Márcio dos Santos (Pixaín) e Lucas Diego, que levaram a melhor sobre atletas como Éderson “Doido” de MG e Mizael Bragatti de SP.

Na finalização da decoração da pista, Edu Capivara conversa com o atleta da cidade Márcio dos Santos “Pixaín”, vencedor da categoria Iniciante.

Na finalização da decoração da pista, Edu Capivara conversa com o atleta da cidade Márcio dos Santos “Pixaín”, vencedor da categoria Iniciante.

A esquerda, Juarez Júnior (Ciclo Mania) entregando os prêmios da categoria Iniciante.

A esquerda, Juarez Júnior (Ciclo Mania) entregando os prêmios da categoria Iniciante.

O clima de amizade e confraternização entre os atletas, organizadores e envolvidos na montagem do evento mostrou que o Dual Lane veio para ficar, e já estamos pensando em obstáculos ainda mais desafiadores para 2015.

img-Pilotos_Elite

A prova teve prêmios em dinheiro, peças de Biketrial Drop Bike e pneus de kevlar da Levorin, além de seguro de vida e hospedagem grátis para os atletas dos estados SP, MG, GO e SC que compareceram ao encontro. Fique ligado, no próximo vídeo você vai acompanhar a prova na íntegra!!!

Fica aqui registrado nosso agradecimento especial aos patrocinadores do evento, como você confere nos vídeos. Levorin, Yeah, Dropbike e Biketrial Mania.

QUALIFICATÓRIA

PROVA FINAL

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (2)

  1. luciano klin trentin

    Parabéns,SHOW!!!

    Responder
    • Fernando Campoi

      Valeu Luciano!!!! Só vamos alterar a colocação porque invertemos as fotos do Rafa com o Rodrigo. rsrsrsr. Ops. Falha nossa. rsrsrsrs Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta