Espanou o central da bike? Coloca um salva quadro!

Espanou o central da bike? Coloca um salva quadro!,

Manutenção

10

Vida nova para um quadro com central estragado!

Devemos tomar cuidado com todas as roscas nos quadros em alumínio, principalmente ao instalar peças ou parafusos em aço, pois qualquer bobeada ela espana, e no central as roscas são nos dois sentidos, horária e anti horária, confundindo ainda mais quem não tem experiência, e como o material é macio, parece que está rosqueando, mas adivinha, está espanando!

img-Salva_Quadro_02

Quando as roscas são em alumínio, muito cuidado ao instalar peças ou parafusos, certifique-se do sentido da rosca (esquerda ou direita), e também a inclinação da peça. Use graxa sempre, isso facilita uma eventual remoção.

Pedalar com o movimento central solto (com folga), também pode causar estrago remontando os fios de rosca, mas se o ciclista descobre rápido, ainda dá pra recuperar passando um limpa rosca, montando novamente o central, de preferência usando um trava rosca leve, pra soltar quando precisar.

img-Salva_Quadro_03

Ferramentas como o limpa rosca pode “acertar” os fios de rosca remontados, mas funciona apenas para estragos moderados!

Mas quando o caso é grave, muita gente joga fora o quadro, achando que ele não tem mais jeito, mas ele ainda pode ser aproveitado usando o salva quadro.
O salva quadro é um movimento central tipo cartucho parecido com um central normal, mas ele não tem rosca externas, só internas, e suas ponteiras se conectam ao tubo central da peça, permitindo que se ajuste a centrais de 34,7mm. Existem modelos onde as roscas seguem o padrão do central normal – roscas sentido horário e anti-horário, e modelos com as 2 roscas sentido horário, e como ele tem bastante rosca, atende a quadros com central 68 e 72mm.

img-Salva_Quadro_01

img-Salva_Quadro_05

img-Salva_Quadro_06

Essa solução só atende a quem usa pedivelas para eixo Square (ponta quadrada), os centrais com eixo de maior diâmetro como o Hollowtech, Octalink e Megaexo e Isis ainda não possuem uma solução como essa, obrigando o ciclista a trocar também a pedivela se quiser salvar o quadro danificado.

img-Salva_Quadro_08

O Salva Quadro permite apenas instalação de pedivelas para eixo Square (ponta quadrada).

Quanto ao tamanho do eixo, o salva quadro está disponível mais para as MTB, que utilizam eixos mais longos, nas medidas 118, 122,5 e 127,5mm, atendendo boa parte das pedivelas para eixo ponta quadrada

INSTALAÇÃO
Primeiro verifique se as ponteiras entram no quadro, se houver alguma rebarba impedindo, passe uma lima redonda ou lixa para abrir caminho, e como o Salva Quadro não fica rosqueado no quadro, é necessário utilizar 2 chaves estriadas para fazer a instalação.

img-Salva_Quadro_07

Como o Salva Quadro não fica rosqueado no quadro, é necessário utilizar 2 chaves estriadas para fazer a instalação.

img-Salva_Quadro_09

Salva Quadro instalado, pronto para receber a pedivela.

Tranquilo não é? Então se você não jogou fora aquele quadro com central espanado, ele ainda pode ser usado com esse componente!

Bom Pedal!

Agradecimentos a Ciclo Vila Isa.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (10)

  1. HUGO CORDEIRO

    Boa noite! Como encontro o nome técnico para comprar o “limpa rosca” e o “salva quadro”?
    Recomendam alguma loja virtual?

    Responder
  2. Ítalo Morelli

    Em comentários anteriores vc ja fala que o movimento central é selado. Sem manutenção. Nessa caso não ha necessidades de retirar o mesmo na revisão comoleta da bike? Somento uma limpeza esterna evitando munta água?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ítalo, você está certo, mas existe o selado e o semi selado. O selado tem vedadores de borracha nos rolamentos, no outro os rolamentos são blindados, resistentes apenas a poeira e detritos grandes, água não.
      Em caso de pedalar na chuva ou lavar a bike com frequência, acaba entrando água por cima, no aperto do canote de selim, e essa água vai direto no central da bike.
      Nas manutenções preventivas, que desmontam a bike toda, é comum retirar o central para verificar isso e substituir a graxa na instalação do central, que fica deteriorada com esse fato, fazendo barulho ao pedalar (rangido), e dificultando sua remoção depois de um tempo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. carlos alberto da conceicao

    ola tudo de bom , tenho um quadro campagnolo antigo, caixaria central espanou med.36x24f,onde posso encontrar salva quadro , gostaria muito de recuperar …agradeco muito de coracao … beto bike

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carlos, o Salva Quadro é encontrado em oficinas menores (bicicletarias), mas no Mercado Livre tem centenas!
      Boa sorte na recuperação do seu quadro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Jessé Paiva

    Olá Edu, a minha pergunta foge um pouco desse tópico, mas tenho um quadro da pro x que pega o eixo do cubo comum. Gostaria de saber se tem como abrir um pouco o buraco para pegar um cubo com eixo 14mm. Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jessé, pode se a gancheira for grande o suficiente para ainda ficar forte. Se possível, abra sempre para baixo, a parte de cima deve ser maior para aguentar os saltos!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta