Ajuste a suspensão com o SAG

Ajuste a suspensão com o SAG,

Dicas, Manutenção, Videos

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Nem maria mole, nem pedra. O SAG te ajuda nessa.

Não adianta você andar com uma suspensão de qualidade se ela não estiver regulada para seu peso ou para seu estilo de pilotagem, para isso será necessário fazer o SAG (Suspension Adjustments Gap), uma espécie de medição de encolhimento da suspensão.

O SAG pode ser feito em qualquer suspensão dianteira ou traseira, mas não adianta fazer essa leitura se a sua suspensão não tiver dispositivos de ajuste como válvula para calibragem ou botões giratórios para comprimir as molas, sistema conhecido como preload.

img_Checando_o_SAG_na_Suspensao_da_MTB

A suspensão encolheu aproximadamente 3cm quando montei na bike, mostrando que está com pouco ar, o normal é encolher cerca de 5mm.

A suspensão mal calibrada trabalha encolhida, perdendo parte do curso de amortecimento, chegando facilmente ao “fim de curso” quando exigida, danificando partes internas e ajudando pouco o ciclista, que recebe grande parte do impacto vindo das rodas.

img_SAG_em_Suspensoes_com_molas_pre-load_04

As suspensões com molas helicoidais que possuem regulagem de preload (ajuste de compressão das molas), permitem a verificação do SAG.

Muitas suspensões vem com um anel na haste ou curso, ele serve de referência visual para verificar quanto a suspensão está sendo exigida. Se a sua suspensão não tiver esse anel, coloque uma cinta de nylon (zip-tie) na haste da suspensão, ela fará o mesmo trabalho do anel de borracha.

img_Medindo_SAG_com_Cinta_de_Nylon_02

A cinta de nylon, também conhecida como Zip-Tie ou enforca gato serve de referência na hora de medir o SAG, e pode ficar pra sempre na suspensão facilitando o acompanhamento.

Para fazer a leitura com o SAG, abaixe totalmente a cinta ou o anel, até que ele encoste no retentor da suspensão, monte na bike e verifique quanto a suspensão encolheu.

img_Fazendo_o_SAG_Na_MTB

Para medir o SAG, faça movimentos suaves, monte na bike, fique sentado e também em pé, para que a suspensão se acomode ao seu peso.

Ela não deve encolher mais que 5mm, pois estará comprometendo a totalidade do curso disponível. Se a sua medição verificar que ela está abaixando muito, coloque mais ar utilizando uma bomba especial para suspensões. Se a suspensão for com molas e tiver o sistema preload, gire os botões que comprime as molas aos poucos, verificando se ela está encolhendo menos a cada 3 ou 4 voltas nos botões, no sentido horário.

img_Verificando_o_SAG_atraves_do_Anel_no_Curso

Aqui o anel indicou que a suspensão encolheu apenas 5mm quando montei na bike, deixando livre 95mm de curso neste modelo de 100mm, ideal para absorver as irregularidades e buracos do caminho.

A calibragem deve ser feita considerando seu peso mais os equipamentos, caramanhola cheia, capacete, luvas, sapatilhas, enfim, tudo que você leva na bike. para cada quilo coloque 1 PSI de ar. Exemplo: Seu peso completo é 70Kg, calibre a suspensão com 70 PSI como valor mínimo. Para quem gosta de saltar com a bike, pilotos de All Mountain, Freeride, Enduro, Dirt Jump, Downhill, e até um MTB mais radical, devem usar calibragens maiores, considerando o peso da bike e a inércia da manobra.

Tomando esse cuidado e fazendo a manutenção preventiva das suspensões a cada 6 meses na assistência técnica ou oficina credenciada, ela irá durar muitos anos cumprindo o seu papel, filtrar as irregularidades do solo, te dando mais conforto e controle.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (57)

  1. Andre

    Fala Edu tudo tranquilo cara… Como sempre vocês surpreendendo…
    No caso da suspensão que tenha dois lados para calibrar o positivo e o negativo, divido o meu peso e coloco metade dos psi( / por k) em cada lado?

    Valeu

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, tudo certo?
      As suspensões com duas câmaras utilizam regras próprias devido ao diâmetro interno de cada uma delas. É o modelo Equalizer da DT Swiss?
      Se for este o seu, consulte o manual ou a tabela que geralmente está colada no amortecedor.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Caio Doofy

    Edu, até mesmo pra bikes de all montai essa calibragem tem que ser assim??
    Mesmo com tanta pressão a suspa e o shock fazem uma boa leitura??
    Tenho uma stump jumper fsr 650b

    valeu brother!

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Caio, tudo certo?
      As bikes full suspension como a sua utilizam menos ar por ter amortecimento nas duas rodas, e nesse caso não precisa fazer a correção, coloque só 1PSI por Kg do atleta.
      A suspensão da All Mountain com menos ar trabalha mais durante as pedaladas, mas vamos considerar também o gosto pessoal de cada um e o tipo de pilotagem, mais ou menos agressivo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. lucas

    oi edu a suspensao que vem na caloi sport tem como consertar

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Lucas, tudo certo?
      A suspensão deste modelo é básica, não possui nenhum tipo de ajuste.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Marco Borges

    Olá Edú, tudo blz?
    o deslocamento de 0,5cm é o mesmo pra suspenção traseira?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marco, tudo certo?
      Fui criticado por indicar apenas 5mm de encolhimento – “o ideal é encolher entre 10 a 15% quando montamos, pra não dar batente por esticamento”. Isso vale para as duas suspensões, montado elas devem abaixar pelo menos 10%.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Alessandro

        Eu havia seguido suas dicas de encolher 5 mm … na minha suspensão de 80 mm ficou dura como pedra , mas seguindo a regra de encolhimento de 10 a 15% do curso ficou muito boa

        Responder
        • Edu Capivara

          Tá certo Alessandro, acabei passando as características que uso, e em determinada marca de suspensão, desculpe!
          De 10 a 20 de encolhimento fica bom. As Rock Shox de hoje já trazem essas medidas na haste de curso (anodizado).
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  5. Jone Carlos

    Olá Edú,essa regra de calibragem pode de psi por kg pode ser usada na rock show Sid rlt,comprei uma recentemente e ela vem com uma tabela de ar bem maior que a indicada no vídeo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Jone, tudo certo?
      A regra 1 PSI por Kg é um valor básico (mínimo), para que não tem informações específicas descritas nos manuais, mas o correto é seguir o que indica cada fabricante.
      É uma ótima pergunta, obrigado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Ricardo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. bruno santos

    Edu, vc sabe se esse ajuste pode/deve ser feito em uma Caloi HTX Sport? E no caso, eu deveria me preocupar com algum limite de pressão que posso calibrar na suspensão? Eu já peso 98kg e com o equipamento acaba passando de 100kg, seria pressão demais pro sistema?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, tudo certo?
      Acho que o modelo de suspensão das sua Caloi não possui nenhum tipo de ajuste, já veficou as tampas sobre o crown?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Rullian

    Posso trocar um cassete shimano 9v 11-34 por um sram 11-36? Sao compativeis?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rullian, tudo certo?
      O encaixe do Cassette no cubo (freehub) é diferente, tornando eles incompatíveis.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Reinaldo, sua dúvida é bastante coerente, os próprios fabricantes indicam padrões diferentes de marca para marca. Eu ERREI ao indicar “geral” a calibragem que eu uso, mas vi recentemente um vídeo na Velo News que passa exatamente o mesmo tutorial que passei, o que me deixou mais aliviado.
      Enfim, vale a regra dos 10 a 20% do curso no SAG, para o “efeito queda de roda”, o batente de esticamento da suspensão.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Manoel Clemente

    Oi Edu, primeiramente parabéns pela matéria sem orientando nos pobres mortais!!, Estou com uma duvida, inicia agora neste mundo de duas rodas, acabei comprando um bike de entrada uma trek marlin 5 29, de inicio andava apenas asfalto e acabei conhecendo uma galera de adora uma terra, pronto lavou eu pro mundo ” off-road”, nada exagerado, trilhas tranquilas alguma pirambeiras no caminho, minha bike abriu o bico com menos de 250km de uso, o suspensão dianteira vem um Suntour M3030, começou a trepidar em frenagem leve dianteira e não esta funcionando como deveria, sei que existe muitos tipos e marca no mercado, mola+elastômero, ar, óleo, com trava, sem trava. Pretendo fazer um “UP” na suspensão peço ajuda em escolher uma nova com Custo x beneficio por ser iniciante procurei com custo em torno de R$500,00 Muito obrigado, parabéns pelo Canal no Youtube!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Manoel, parabéns pelo ingresso no MTB, você vai se divertir mesmo!
      Quanto a suspensão, não recomendo nenhuma abaixo de R$ 1.000,00
      Menos que isso, vai acontecer o que já vivencia hoje. Não há milagre, as suspensões baratas não são leves, não são fortes, há desgaste acentuado dos cartuchos e buchas, etc.
      As melhores são a Rock Shox e a Fox, mas os modelos mais sofisticados da Suntour e RST são melhores que as que vem nas bikes de entrada.
      A nacional Proshock é fabricada no polo industrial de São José dos Campos – SP, berço da industria aeroespacial brasileira, e é muito boa e sofisticada.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Manoel Clemente

        Muito obrigado pelas dicas grande EDU, abraços!!!

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Manoel, obrigado por acompanhar!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  9. DARIO REIS

    FALA EDU, COMECEI A POUCO TEMPO NO MTB, E POR ACASO VI UM VIDEO SEU SOBRE O IMPROVISO DE COMO REMENDAR UM PNEU USANDO TRECOS COMO UMA MEIA E UM CADARCO DE TENIS, ACHEI CRIATIVO E EFICIENTE NUMA EMERGENCIA, GOSTEI TANTO DO CANAL Q VIREI FÃ .PARABENS , OTIMAS DICAS PRA QUEM GOSTA DE UMA MAGRELA. TOP DEMAIS. ABRC , DARIO

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Dario, obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Se tiver alguma crítica, ou sugestão de pauta, pode falar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Eric

    Mestre Edu, bom dia. Primeiramente queria jogar um confetinho, pois seus vídeos são ótimos e muito informativos, além de engraçados. Parabéns pelo trabalho.

    Agora minha dúvida: como ajusto a suspensão de uma bike monoshock, tipo a Bad Boy ou a Caloi City Tour? Algum truque específico?

    Muito obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Eric, quando a suspensão não tem recursos como o Pre Load (ajuste de pressão das molas), dá pra fazer pouca coisa. A troca das molas é possível para alguns modelos de suspensão, como as Rock Shox.
      As suspensões que vão embaixo da caixa de direção inferior, como a Caloi City Tour, possuem 30mm de curso, para “aliviar” um pouco as irregularidades em uso urbano, e não possuem ajustes.
      É uma suspensão leve e bonita, admiro esse projeto, mas é limitado considerando que pode haver grande diferença de peso de um ciclista para outro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. BRUNO HENRIQUE

    Fala Edu…!!! Primeiramente, parabéns pelo canal e loja que são top demais…!!! Achei o canal sem querer no you tube e já sou fã…!!! Fiquei vendo um vídeo atraz do outro e cada hora aprendia uma coisa nova…!!! Mas estou em dúvida sobre uma suspensão pra mim… Estou querendo montar uma MTB pra mim agora e queria saber qual das duas é melhor para um iniciante, se a spinner 300 ou a sr sontour xct ou xcm, ambas com trava para encarar uma subida…!!!? Se eu pudesse comprava uma fox feliz da vida mesmo sendo iniciante, mas como as coisas estão meio complicadas financeiramente, procuro uma até uns R$500 + ou – …!!! A bike da minha esposa está com uma spinner 300 sem trava, mas ela é mais leve e praticamente ta aprendendo a “pedalar” agora…!!! Ela não sabia nem passar marcha…!!! Kkkkkkkk como eu já andei durante muito tempo, e sou maior e mais pesado “85kg”, não sei qual é a mais indicada ou melhor…!!! Agradeço desde já…!!! Parabéns novamente…!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, para mim, a suspensão é o componente mais importante da bike, o mais caro, o mais pesado, com maior número de ajustes, então, no meu ver, ele pode ser o mais caro. Uma ótima suspensão tem que se hidráulica, para ser progressiva e com regulagens (calibragem a ar, ajustes de velocidade de retorno e Preload, trava remota ou na cabeça da haste. Se não for possível gastar muito com isso, e se ela for apenas com molas, deve ter ajuste de Preload (pre carga das molas), e a trava, para enfrentar subidas pedalando em pé, bloqueando os mergulhos, que matam a força aplicada nos pedais.
      Marcas como Fox, Rock Shox e Suntour, fabricam kits de molas para ciclistas de diversos pesos, esses kits são separados por cores, sendo possível modificar a suspensão, caso esteja dura ou mole demais. Até um certo limite, dá pra fazer isso nos ajuste de Preload, rosqueando os manípulos no sentido horário para endurecer as molas.
      Pra finalizar Bruno, 500 Reais não compra uma suspensão muito leve ou sofisticada, e é mais fácil entender a grande diferença entre elas, depois de usar uma boa por um tempo.
      A nacional Proshock é fabricada no Polo Industrial de São José dos Campos, berço da indústria aeronáutica nacional, região de alta tecnologia em usinagem e mecânica, e comparando com as importadas do mesmo nível, a deles é mais barata.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Alexandre Araújo

    Olá Edu,
    Mais uma vez agradeço pelos seus videos e deixo uma dúvida.
    eu e minha esposa acabamos de comprar duas Caloi Elite 20 Shimano 2015. Quando ando na minha com a suspensão destravada sinto uma vibração esquisita no garfo da bike. O que não ocorre quando esta está travada.
    A bike da minha esposa não apresenta essa vibração… O que pode ser? Tem ideia?
    Muito obrigado desde já!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alexndre, já verificou o ajuste de retorno? Se tiver, fica na parte de baixo da suspensão (canela direita), pode estar diferente do ajuste encontrado na da sua esposa.
      A calibragem (no caso das suspensões a ar) pode estar em desacordo com seu peso. essa vibração é conhecida como Shimmy, e pode afetar o controle da bike em altas velocidades, fique de olho!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Gustavo Martins

    Edu, show de pedal o canal pedaleria! Peso 100kg e tenho usado uma suspensão de 80mm, mesmo com o ajuste preload sinto que ela fica muito “mole”. Estou preparando um upgrade, mas estou na dúvida entre uma suspensão de 100 ou 120mm. Qual seria a diferença prática sobre elas? Valeu!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gustavo, pelo seu peso é melhor a de 120mm, para ainda ter bom curso de amortecimento.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Felipe

    Boa tarde, Edu. Fiz o ajuste do sag para a suspensão dianteira e ficou 100%. Estou com dificuldade no shock traseiro devido ao fato de o amortecedor ficar “escondido” dentro do quadro, a bike é uma gt helion carbon team, o que me impossibilita de fazer a medição com a régua l. O manual da foX pouco ajudou pois também sugere que se meça afundamento do curso da suspensão. É a minha primeira full e não tenho referência sobre calibragem de amortecedor traseiro. Sendo o shock um foX kashima cot e eu pesando em torno de 75 kg, tens uma indicação aproximada de pressão que eu possa usar como ponto de partida? Desde já obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Felipe, parabéns, bela bike!
      Olha, a recomendação da Fox é no mínimo 1 PSI por quilo do ciclista (completo, uniforme, capacete, sapatilha, caramanhola, etc), que deve dar mais 5Kg no máximo. É necessário observar se o SAG está muito grande e contabilizar o sobrepeso nos saltos.
      Coloca 90 PSI e sai pra dar uma volta de reconhecimento, sente se tem curso e se amortece também na “queda de roda” – expansão total de curso.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Rafael Nogueira

    Bom dia , tenho uma suspa Fox flot 32 ar 29er , peso 116 kg , mas com com 120 psi nao fica bom , qual o maximo que pode colocar em um suspa desta ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, cada marca e modelo de suspensão tem seus ajustes e necessidades, olhe o que recomenda o manual dela. A Rock Shox por exemplo, recomenda não ultrapassar 200 PSI como ajuste máximo de pressão.
      Abraços;
      EdU Capivara

      Responder
  16. rafael

    Boa tarde Edu, possuo uma bike com a suspensão Fox Float 32 Kashima, peso 74 kilos, to usando cerca de 80 psi nela, sinto que quando ponho mais que isso ela fica dura demais e quando fico em o anel de sag dela depois da trilha ta la em cima, faltando cerca de 25mm para o final do curso total. Isso é normal? ela deve descer tanto assim mesmo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, já notei isso também, e uso um pouco mais dura!
      Olha, se não estiver batendo no fundo, não tem problema descer tanto, fique ligado pra sentir isso!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. André

    Olá Edu,

    Tenho uma GT Avalanche 3, suspensão Suntour XCM MLO, com mola, trava na direita e preload na esquerda. Porém, quando giro o preload, sentido horário, não sinto que endureça a mola e o mesmo vice versa. Sinto que tem um limitador no giro, um batente, tanto girando sentido horário como antihorário, mas se forço o giro acabo passando do limitador. Isso é normal? Será que tem algo que soltou internamente?
    E a trava, tem 3 posições, sendo que a do meio é a que trava e as 2 extremas são as livres. É assim mesmo? ou cada uma das 3 tem um uso diferenciado.

    abraço,

    André

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, tá esquisito isso, o preload deve endurecer a mola (pre carga) quando apertamos no sentido horário. Quanto a trava, estando ABERTA e empurrando sentido contrário, deve reduzir a ação do amortecimento (fica mais duro) na metade, e no final deve travar totalmente.
      É melhor levar para fazer uma revisão, se precisar de uma indicação, o Paulo (nosso convidado para assuntos de suspensão) é o proprietário da Fullshock Suspension Tuning (especializado em susp. de bike), e trabalha com envios pelo correio, caso você não seja de SP.
      fullshock@outlook.com
      (11) 99328-7275
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Nene

    Bom dia !! Qual o limite de ar nessa bengala dianteira da fox 32 ! Ums dizem 140 psi é isso mesmo

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Nene, no máximo 130 psi.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Ícaro Ribeiro Pinto

    E aí Edu, tudo beleza? Tô com uma dúvida com relação ao ajuste da minha suspensão, a que tenho é um modelo da RST, Omega 29 100mm com trava no guidão e ajuste de preload, ela é somente hidráulica, meu SAG então seria só através do ajuste do preload? Abração, muito obrigado desde já.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ícaro, as suspensões hidráulicas não tem ajuste de preload, elas são calibráveis e possuem ajustes de compressão e rebound (velocidade de retorno).
      Nas hidráulicas, uma cabeça da bengala tem o ponto para calibrar com a bomba, o outro tem o ajuste de compressão e trava.

      As suspensões a mola tem 1 ou 2 cabeças com ajuste de preload, e nesse caso, o SAG é feito colocando ou tirando carga nas molas.
      quando o ciclista pesa acima de 70kg, quase sempre esse ajuste não resolve satisfatoriamente, ela ainda bate seco.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. David

    Olá amigo , tenho uma scott 27.5 peso 80 kls , pra deixar com 0.5 mm o SAG tenho que por 110 psi em uma suntour EPICON XC , fica um porrete a suspensão , que fazer ? Grato

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi David, desculpe cara, essa receita deixa a bike muito boa para meu estilo, sempre encaixando manobras de Biketrial com a MTB. Para o desempenho normal no MTB, deixe o SAG com 20% do curso afundado, assim você tem amortecimento para queda de roda e para mergulho da suspensão, assim ela não fica um pau! rsrsrsrsrsrs
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Emily

    Olá Edu, de quanto em quanto tempo é necessário fazer a calibragem da suspensão a ar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Emily, não é comum perder pressão como acontece com os pneus, e se você não notar nenhuma diferença, dê uma verificada cada 2 meses.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. José Nunes

    Olá Edu a minha suspensão é a Manitou M30, depois que girei o rebound (regulagem de retorno) a trava não está mais funcionando. Saberia me falar qual o problema???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, verifique o esticamento do cabo da trava, estas partes não estão relacionadas, pode ser coincidência!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. Diego

    Edu estou com uma dúvida andei procurando mas não achei,para serve aqueles espassadores que vão rosqueados na tampa da válvula de ar da rock Shox
    Abs

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diego, ainda não vi isso, sabe qual modelo de Rock Shox usa?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. José Mario Gobbi

    Boa tarde Edu, muito bom as informações que vocês passam pra galera da bike. Tenho uma bike 26 full suspension com rock shoks no amortecedor central, ele tem trava e regulagem de retorno, minha duvida é que tenho 64 kilos e tive que colocar 120 libras para a suspensao ficar com 15 a 20% de sag, ja viu isso? É algum problema ou é tipico

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, peso 69Kg e coloco 120 PSI, mas essas calibragens são muito pessoais, tem que experimentar com mais e com menos pressão, e sentir qual funciona melhor.
      Eu costumo usar um pouco mais dura, talvez porque sempre acabo colocando a bike em algum obstáculo do Biketrial que dê pra enfrentar com a MTB, acostumei com ela assim!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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