Como tirar a pista do garfo?

Como tirar a pista do garfo?,

Dicas, Manutenção

0

Saiba como tirar a pista ou cônico dos garfos.

A pista inferior da caixa de direção é uma peça que fica bem presa na espiga do garfo, e pode ser bem difícil tirar ela sem as ferramentas adequadas.
Alguns ciclistas querem trocar a suspensão da bike em casa, ou tirar o garfo rígido pra colocar suspensão, mas não conseguem tirar a pista ou cônico pra colocar no outro garfo.
Geralmente esse serviço é feito em oficinas, e eles utilizam ferramentas especiais, os “saca pista”, uma ferramenta que você não vai ter em casa, então tem que improvisar.

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_13

Se você não tomar cuidado pra retirar essa peça, o garfo ou suspensão podem ficar estragados na área em volta da pista, porque geralmente o pessoal usa uma chave de fenda pra bater em baixe dela, nas tentativas de solta-la, quando é um garfo rígido, a aba fica visível, mas as vezes ela fica encoberta, como aqui nessa suspensão, não há espaço pra começar.
Quando ela está muito colada, precisamos criar um espacinho por baixo mesmo quando temos a ferramenta certa, então vamos preparar umas lâminas pra isso.

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_03

Também dá pra usar uma faca de mesa, mas ela pode ficar estragada, aí você terá que largar o trabalho pra fugir da mãe ou da esposa, então vamos usar uma lâmina de serra gasta ou quebrada.
Use pedaços pequenos, de 5 a 10cm, você terá que desbastar essa parte dos dentes, deixando esse pedaço de serra um pouco afiado.

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_05

Tire os dentes da serrinha usando um esmeril, lixa na furadeira ou uma retífica (esmerilhadeira).

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_06

A serra é temperada e bem resistente, mas para ela não perder a têmpera, afie ela aos poucos, não deixe esquentar muito. Pra fazer isso use um esmeril, uma lixa na furadeira ou uma retífica como essa.
Agora vamos experimentar e ver como ela funciona. É só apoiar o fio aqui e bater com amartelo tomando cuidado pra não acertar a suspensão. Criando a primeira abertura, já dá pra colocar mais um pedaço de serra, dá pra sentir nas batidas quando ele encosta lá em baixo na espiga!

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_07

Instale a primeira lâmina em baixo da pista com a parte afiada para baixo, bata até sentir que ela encostou na espiga do garfo.

 

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_08

Com as duas lâminas encaixadas, a gente coloca uma chave de fenda fina entre elas e com algumas pancadas leves a pista vai descendo. Repita esse procedimento alternando as posições, e depois que ela estiver um pouco mais afastada, a gente pode usar uma chave de fenda mais larga ou segue com essa mesmo sem pressa.

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_09

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_10

Para deslocar mais a pista, até que ela esteja totalmente solta, continue usando a serrinha para apoiar a chave de fenda.

Fácil não é, agora é só colocar essa peça no novo garfo, e pra fazer isso a gente usa outra ferramenta, esse tubo socador, mas a gente já mostrou em outro vídeo, que dá pra usar uma porca gigante pra encaixar a pista.
A medida da porca é 1 polegada e meia, a pista encaixa certinho no furo dela, e é só dar umas batidinhas em volta pra ela chegar no lugar.

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_11

Com a ferramenta certa, é fácil instalar a pista no garfo.

img-Sacando_a_Pista_da_Espiga_12

Uma grande porca com 1 polegada e meia, pode ser uma ferramenta alternativa para quem não tem um socador de pista, pois ela se encaixa perfeitamente no furo da porca, que oferece bom apoio para bater com martelo.

Bom Pedal!

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe uma resposta