Roupa de ciclismo. Uso ou não?

Camisa e bermuda - Roupa de ciclismo
Roupa de ciclismo. Uso ou não?,

Dicas

37

Ainda existe muita discriminação por aí em torno dos trajes de quem usa bicicleta. Piadinhas no trabalho, na rua, e por aí vai; sempre tem um “sem noção” fazendo uma piada com o ciclista que está corretamente vestido pra sua pedalada. Neste post vamos mostrar o quanto é importante você usar a roupa de ciclismo, independente do que os outros comentam por aí.

Atualmente existe muita tecnologia aplicada numa roupa de ciclismo, aliás, sempre houve, porém o desenvolvimento de novos produtos para atletas cada vez mais exigentes e voltados para a performance fez com que esses produtos chegassem também às prateleiras das lojas de bike para consumidores de todos os tipos. Então você tem a sua disposição, claro que dependendo da verba de cada um, uma gama muito grande de bons produtos.

Vou usar, e agora?

Assim como qualquer esporte, judô, natação, futebol, etc, ciclistas também usam uniformes. Mesmo que você não seja uma pessoa que participa de provas ou treinos pesados, é importante se vestir adequadamente com os itens básicos de uma roupa de ciclismo, a camisa, a bermuda e as luvas (vamos falar sobre elas e capacetes em outro post). Se o seu caso é apenas ir e voltar do trabalho, mesmo assim, invista em dois ou três conjuntos de camisa, bermuda e luvas para usar durante a semana. No trajeto de ida e volta do trabalho você usa a roupa certa, e chegando lá você terá a roupa normal na mochila sem suor, sem fedor.

Roupa de ciclismo. Detalhe do forro da bermuda.

Detalhe de um forro simples de bermuda.

Como escolher

Não leve em consideração apenas as cores das peças, que de preferência devem chamar a atenção mesmo, pois os motoristas e pedestres devem te enxergar com clareza mesmo durante o dia. Mais importante que isso é o tamanho da roupa de ciclismo, escolhendo o certo você não fica com as coxas e braços apertados e incomodando enquanto pedala.

Camisas e bermudas com faixas refletivas são uma boa pedida, bolsos atrás da camisa (com ziper é legal) é imprescindível, elásticos nas pernas das bermudas e na cintura da camisa ajudam a manter as peças no lugar, sem bermuda ou camisa subindo durante a pedalada. Existem opções como as bermudas de free ride, que possuem toda a parte acolchoada por dentro, e por fora parecem bermudas convencionais, de passeio.

Fique atento, ou atenta; os modelos de bermudas masculinos e femininos possuem diferenças na parte acolchoada, por motivos óbvios é claro. Essa parte acolchoada é muito importante para evitar desconforto e como homens e mulheres possuem anatomias diferentes, lembre-se desse detalhe na hora de comprar a sua roupa de ciclismo.

Aerodinâmica

Além de ajudar no visual e outros tantos aspectos, a roupa de ciclismo ajuda você a pedalar melhor por causa da melhora na aerodinânica. Isso mesmo, por incrível que pareça a roupa de ciclismo é assim colada no corpo para ajudar o vento a cortar o seu corpo (no bom sentido é claro) quando está em velocidade, ou seja, você terá menos resistência do ar sobre o seu corpo e portanto desenvolverá maiores velocidades. Aquela bermurda cargo, pesadona e folgada, funciona como um paraquedas pra você enquanto pedala, como é muito larga, o vento bate no tecido e te segura, ainda mais se estiver com carteira, celular, chave de casa, o isotônico, etc, tudo enfiado nos 250  bolsos que esse tipo de bermuda tem.

Roupa de ciclismo - Detalhe da barra da camisa

Detalhe do elástico emborrachado na barra da camisa. Não deixa a camisa levantar durante a pedalada.

Roupa de ciclismo - Detalhe da axila

Ventilação nas axilas

Aspectos térmicos

A roupa de ciclismo te ajuda também a trocar menos calor com o exterior nos dias frios, te mantendo mais aquecido, e controla a temperatura do corpo e o suor nos dias quentes, ela refrigera o seu corpo porque foi projetada com entradas de ar em pontos específicos, não só nas axilas mas também na região das costas, lateral do corpo, gola entre outros. Por isso quando você pedala com uma camiseta de algodão por exemplo, fica completamente encharcado, grudento e nojento; isso porque esse tipo de roupa não serve para esse tipo de atividade, deixe a camiseta pra quando chegar no escritório.

Conforto

Se um selim inadequado já incomoda, imagine então se você não usa uma bermuda de ciclismo? Fica aquela coisa de joga a bunda para um lado do banco, para o outro, fica em pé um pouco, coça, e vai que vai. Esse tipo de coisa incomoda e te faz muitas vezes pensar em desistir de pedalar. São pequenos desconfortos que acabam enchendo o saco, literalmente, mas que tem solução. A roupa de ciclismo, apesar do que muitas pessoas pensam, são apertadas mas muito confortáveis, vestem bem o corpo e são preparadas com os cortes corretos para as áreas do corpo que serão trabalhadas durante o pedalar. A bermuda, item mais crítico para o conforto, ameniza muito a falta de conforto enquanto está pedalando sentado.

Tecnologia

Hoje em dia existem tecidos especiais e materiais como zipper e elásticos especificamente desenvolvidos para a roupa de ciclismo. São materiais que respiram melhor, aguentam sol e chuva, te protegem não apenas do frio ou do calor, mas também de assaduras. Permitem também que você tenha os mesmos cuidados que tem com suas roupas normais, lavando e secando do mesmo jeito e ganhando muito em conforto e versatilidade.

Roupa de ciclismo - Bolsos traseiros

Bolsos nas costas da camisa. Aí vão seus documentos, a chave de casa e a barrinha de cereal.

Então pessoal, confiem na roupa de ciclismo, ela é a opção certa pra você que anda de bike; e dê graças a Deus que você não vai para o trabalho com um Fórmula 1, garanto que aquele macacão é muito mais pesado, quente e desconfortável que a camisa e bermuda de Lycra do ciclista. rsrsrs.

Não esqueça de compartilhar nossos posts. :) :):)

Um abraço

Tags:

Sobre o Autor

Fernando Campoi, introdutor do Monotrial no Brasil na década de 90. Para os desavisados, o Monotrial é como o Biketrial só que usando um monociclo e não uma bike. Participou de shows, provas, eventos e programas de televisão com o Edu Capivara. É formado em Administração e tem MBA pela FGV. Louco de pedra? Nem tanto.

Comentários (37)

  1. Mateus Karvat

    Excelente artigo!
    Comprei uma bicicleta há uns meses, e até então só a estava utilizando para locomoção urbana. Agora pretendo começar a utilizá-la como prática esportiva, pedalando grandes distâncias (no começo não tão grandes assim haha).
    Portanto, veio a necessidade de equipamento, visto que até então eu só tinha a bicicleta. E justo na parte de vestuário me vieram diversas dúvidas. Pesquisei um pouco na internet, mas os artigos que encontro a respeito do assunto são sempre muito generalistas, ou pressupõe conhecimento no assunto, coisa que um iniciante como eu não tem.
    Esse foi o único que conseguiu tirar satisfatoriamente minhas dúvidas. E por isso, muito obrigado!

    Responder
    • Fernando Campoi

      Ahhhhh Mateus. Que enorme satisfação saber que nossa matéria foi útil pra você. Fico feliz mesmo. :) :). Se tiver dúvidas sobre o mundo da bike, pode entrar em contato com a gente no Facebook ou aqui no site mesmo. Grande abraço e feliz 2015!!!

      Responder
    • Edu Capivara

      Olá Rafael, tudo certo?
      As bermudas para ciclismo funcionam bem, a torração é a parte principal, não pode ser apenas um peça de espuma costurada na bermuda, tem que ter o design correto, geralmente estampadas com desenhos altos e baixos para circulação de ar.
      O modelo que enviou no link é similar a que uso, também conhecida como bermuda Freeride, possui diferentes espessuras no nylon externo e torração interna, atendendo usuários amadores e profissionais como os do Enduro, Freeride e Downhill.
      A bermuda forrada não te livra do desconforto de usar um selim inadequado ao seu biotipo, assiste esse vídeo: http://pedaleria.com/selim-medida-conforto/
      Uma boa opção para aumentar o conforto é o creme Zero Atrito, que impede assaduras e sensibilidade nas áreas de atrito com o selim, axilas, virilha, pés, favorecendo as pedaladas mais longas. Este produto será vendido em noas loja http://www.loja.pedaleria.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. marco

    e ai pessoal….além das roupas especificas gostaria de saber se existe selim especifico para biotipo.Estou acima do peso e gostaria de iniciar pedaladas para perda e peso.Se puderem indicar bermuda e selim adequado agradeço de coração!!! abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marco, ótima escolha, o ciclismo movimenta todo o copo, não apenas as pernas, pequenas perdas de equilíbrio nos fazem movimentar praticamente todos os membros e músculos.
      Já assistiu e leu nosso vídeo e post sobre os selins? Pode te ajudas nas dúvidas. http://pedaleria.com/selim-medida-conforto/
      Quanto as bermudas, eu uso as de Freeride, parecem um bermudão de surf/futebol, mas dentro tem o forro com espuma. É importante ser bem folgada para não impedir os movimentos, ou de lycra como as de Speed, que são super flexíveis.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Diego ferreira

    Olá. Voçes trabalhar com as camisa de maga liga?e como faz para adiquiri.

    Responder
  4. Adjair

    Bom dia.
    Sou iniciante no ciclismo.
    Queria saber se existe algum tipo de calça para ciclismo ao invés de bermudas.
    Se tiver onde encontro?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Adjair, existe sim!
      A calça de lycra é como a bermuda, só que longa. Fica bem colada, tem o forro espumado e zíper no final das pernas, para os pés passarem mais facilmente.
      O Bretelle é um tipo de calça ou bermuda com suspensório integrado, pra não ser tão apertada na cintura, as alças não deixam a calça cair, rsrsrsrs.
      Você encontra esses uniformes em boas Bike Shop, lojas com mais recursos em acessórios e vestimentas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Jaide

    Pode usar um short mais folgado, tipo de jogar futebol, por cima da bermuda de cilista?

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode Jaide, mas isso existe, é a bermuda Freeride, uma bermuda mais larga, com a mesma forração das bermudas de lycra, que são mais coladas. elas tem o “Pad” de espuma para melhorar o conforto.
      Eu uso esse tipo de bermuda, veja neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=R9sTmSeEiGM
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Mad

    Olá, tenho uma dúvida. Tem diferença entre as camisetas de MTB e Speed? Ou qualquer uma é qualquer uma? O que interfere se tiver diferença? E como identifico!?
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Juliano, a diferença é muito sutil, a camisa de ciclismo é usada em número um pouco menor, fica mais colada no corpo, por motivos estéticos e aerodinâmicos.
      No MTB elas podem ser mais folgadas, devido a uma maior amplitude de movimentos do ciclista em cima da bike, tornando-a mais confortável.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Gusttavo

    Boa tarde! Gostaria de saber se existe alguma diferença funcional entre a segunda pele e camisa de ciclismo além de zíper, bolsos, elástico e refletores.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gusttavo, boa pergunta!
      A camisa de ciclismo é fabricada em materiais que permitem a mesma aparência seca ou molhada, pois fica mais colada ao corpo e deve estar sempre bonita. Seu material possibilita estampar em sublimação (transfer), permitindo inúmeras combinações, imagens e logos de patrocinadores.
      A segunda pele é produzida em materiais que respiram, retiram a umidade mantendo ela na camada externa, não em contato com a pele, e guardam calor corpóreo. Ideais para usar durante o inverno, na pratica esportiva.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. ELTON

    Calça vs Bermuda, em que momento devo usar uma ou outra?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Elton, calça quando está frio, trilha com espinhos e plantas que arranham, para proteger mais nas manobras, e bermuda para uso geral.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Marcos

    Pessoal tô com uma dúvida, uso calça g gostaria de comprar para andar de bike, qual número seria o ideal para mim, tenho 1.76 de altura e 80 kls

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, tenho 1,79m e peso 79Kg, rsrsrs, somos quase iguais, uso calça P ou M, de acordo com a marca muda um pouco, tem que experimentar (compra presencial), pelo menos a primeira vez!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. José Carlos Sales

    Quero saber se procede usar as bermudas para ciclismo sem cuecas?????
    Desde já agradecer por toda esta matéria, muito útil para mim que estou chegando, rsrs, forte abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, bem vido ao mundo das pedaladas, você vai gostar cada vez mais!
      O correto é usar a roupa de ciclismo (bermudas, calças ou Bretteles) direto no corpo, sem nada embaixo ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. valdir vieira Novais

    Olá, primeiro quero te parabenizar pelo post, segundo queria saber como eu faço, para tirar as medidas do meu corpo? Abs…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Valdir, as roupas de ciclismo funcionam como as roupas comuns nesse aspecto, P, M, G, GG etc.
      Os ciclistas de estrada (Road Bike) usam roupas mais coladas, no MTB elas são mais folgadas, experimente algumas nas lojas de bike, tem muita gente vendendo.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Ricardo Rossi

    É errado usar calça de BMX no Mountain Bike? Devido ao fato de eu não me acostumar com a calça ” apertadinha”…rs.

    Responder
    • Edu Capivara

      Dá pra usar Ricardo mas não é confortável.
      A calça se justifica no BMX pois a pista é curta e o risco de quedas é grande. elas são de nylon para deslizar em caso de tombo.
      No MTB ficamos pedalando mais tempo, é necessário usar uma roupa mais flexível e confortável. Use bermudas tipo freeride, elas tem o mesmo forro espumado que as bermudas coladas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Maryana

    Olá!!
    Adorei a matéria.
    Estou iniciando no “mundo” dos pedais.
    Gostaria de saber se devemos usar o a bermuda sem calcinha?
    tenho dúvidas com relação ao atrito da região genital com a bermuda.
    Desde já agradeço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Maryana, é uma dúvida bem comum! Devemos (todos) usar as bermudas, calças e bretteles de ciclismo SEM roupas íntimas por baixo.
      Isso ajuda na ventilação e atrito.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. wagner

    boa tarde, meu nome wagner estou começando a pedala, vc tem alguma diga boa

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wagner, acompanhe nosso vídeos. eles estão cheios de dicas para quem está começando.
      Tanto no Canal no Youtube, quanto aqui no Blog, você pode procurar por temas específicos, digitando direto na busca.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Rafael

    Bom dia. Gostei muito da matéria e gostaria de mais dicas de speed.

    Responder
  16. Rafael

    Bom dia Edu. Voltei a andar de bike após quase 2 anos parado.
    Gostaria de dicas para pedaladas longas de calou 10. Valeu

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, acompanhe nossos vídeos e posts, tanto no Canal no Youtube como no Blog, as matérias são separadas por assuntos, use o campo de busca par encontrar o que precisa.
      legal que está de volta!
      pedaleria.com
      youtube.com/pedaleria
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Arthur Pavani

    Olá Edu!
    Gostaria de saber se possível que me indicasse alguma marca ou modelos de jaquetas com proteção contra chuva pesada, é que seja projetada para a troca de calor com mais facilidade, como a sua capa de chuva, mostrada no vídeo em que mostra técnicas e cuidados para andar em um dia de chuva?
    Um grande abraço!
    Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Arthur, tem muitas marcas e modelos, você encontra nas Bike Shops e casas de artigos esportivos, como a Centauro. A minha é da Rede Decathlon.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta