Rodas 700 na MTB 26”

BNR_Rodas_700_na_MTB
Rodas 700 na MTB 26”,

Curiosidades, Dicas, Manutenção, Videos

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Rodas 700 numa MTB aro 26. A adaptação não modifica a geometria da bicicleta!

Para deixar uma MTB 26 mais adequada ao uso urbano a maioria dos ciclistas coloca pneus mais finos, que rodam melhor com menos atrito, e esses pneus podem ser o 26×1.95 que dá até pra pedalar em estradas de terra, ou coloca o 26×1.5 e até mesmo o 26×1.0 que é bem fininho, mas montamos a nossa com aro 700 das Road Bikes, e ficou bem legal!

Quando a bike tem freios a disco é tranquilo, é só raiar novas rodas trocando os aros e os raios e a bike fica pronta, mas se ela tiver freios V-brake é mais complicado, pois a posição dos pinos de freio (Boss), no quadro é bem diferente, para rodas 700 eles ficam mais para cima.

img_Adaptador_de_Freio_na_Bike_01

O suporte para os pinos Boss em nova posição para alcançar o aro 700.

Para sanar esse problema a gente desenhou e construiu um suporte para mudar de lugar os pinos de freio do quadro, tornando possível montar o V-brake em outra posição.
As peças foram feitas pelo nosso ferramenteiro, e foram montadas com parafusos M8 de inox,  já que a rosca original deste pino é M10 com passo de 1.25 não conseguimos encontrar.

img_Desenho_da_Peca

Desenho técnico dos novos suportes para os pinos do V-brake.

É preciso remover a ponta do Boss, deixando apenas a base, pois ela receberá a nova peça, e para que ela fique reta e bem apoiada, será necessário colocar pequenas arruelas na parte superior do suporte original para centra o parafuso, pois a base do suporte é chanfrado e não dá bom apoio ao parafuso. A montagem do V-brake na nova base foi tranquila

img_Adaptador_de_Freio_01

Para a fixação das peças, parafusos Allen M8 x 40mm, porcas Parlock e arruelas – tudo de inox.

img_Base_Do-Boss

Pensando e aliviar o peso, optamos em substituir a suspensão por um garfo rígido, ele é o garfo certo pra isso, altura 700 e com pinos para freio V-brake. Aproveitamos para trocar o avanço, guidão e manoplas, para mudar mesmo a cara dessa MTB, e o resultado é esse!

img_Bike_Modificada

Com garfo rígido e rodas 700, esta MTB virou uma urbana veloz.

img_Bike_Original

Na versão original ela tinha suspensão e rodas 26 já com pneus de uso misto.

Como a gente já falou em outro vídeo, eu não gosto muito da idéia de colocar rodas maiores que as originais nas bike, pois isso afeta a geometria e características originais, mas essa adaptação não alterou as características da bike, pois a roda é grande mas o pneu é muito baixo, e não houve ganho de altura comparando com a rodagem original MTB 26×2.10.

Exceto pelo tipo de freios e guidão, essa MTB pode ter o desempenho próximo de uma Road Bike.

Bom Pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (97)

  1. claudio barbosa

    ola Edu tudo bem. tenho dois pares de rodas carbono speed ,gostaria de montar com freio a disco na 29 com freio da disco. daria. não fica muito fraco

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Claudio, difícil responder isso, pois os aros de carbono foram projetadas para receber esforço de compressão das sapatas de freio, e as forças geradas pela retenção dos discos força os raios, inclinando eles dentro dos furos de cada niple.
      Por outro lado esse é o esforço sofrido nas arrancadas e sprints, forças geradas pela transmissão.
      Procure montar essas rodas cruzando os raios o máximo de vezes possível, e isso é mais fácil quando as flanges dos cubos são pequenas e os raios mais compridos. Essa manobra deixa a roda mais forte. veja esse vídeo: http://www.pedaleria.com.br/reforcando-raiacao-das-rodas/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. claudio barbosa

    ola ola Edu tudo bem. tenho dois pares de rodas carbono speed ,gostaria de montar com freio a disco na 29 com freio da disco. daria. não fica muito fraco

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Claudio, difícil responder isso, pois os aros de carbono foram projetadas para receber esforço de compressão das sapatas de freio, e as forças geradas pela retenção dos discos força os raios, inclinando eles dentro dos furos de cada niple.
      Por outro lado esse é o esforço sofrido nas arrancadas e sprints, forças geradas pela transmissão.
      Procure montar essas rodas cruzando os raios o máximo de vezes possível, e isso é mais fácil quando as flanges dos cubos são pequenas e os raios mais compridos. Essa manobra deixa a roda mais forte. veja esse vídeo: http://www.pedaleria.com.br/reforcando-raiacao-das-rodas/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Robson

    Beleza de dica Edu!
    Seria possível também trocar as coroas da mtb por coroas de road bike?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Robson, a furação das pedivelas (BCD) não bate, nas MTB elas são 104, 96, 94, e nas Road Bikes 110, 120, 130, impossibilitando a simples troca. Teria que trocar a pedivela toda!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. robson pinheiro

    edu eu tenho uma mtb vzan 19 27,5 tenho 1,78 altura inventei de colocar rodas 29 pela geometria do quadro aceitar numa boa mas estou sentindo um desgaste físico notável nos treinos e um peso notório nas trilhas e subida de serra mesmo a bike tendo kit xt 10v rodas everest ainda sinto que ele exige bem mas agora para manter o ritimo do que a 27,5 !

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Robson, isso acontece mesmo, somos praticamente da mesma altura e não troco minha 27,5 por nada!
      As bikes 27,5 são melhores em trilhas técnicas, mais fechadas, com muitas curvas fechadas, e principalmente nas subidas.
      As 29 são melhores para provas longas, mais planas, estradão, etc.
      Já pensou em rodar com 1×10?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Verônica

    Oi, gostaria de saber sobre o tamanho certo para minha bike. Tenho 1,61 e o quadro da bike que olhei é 15,5 sendo ela aro 29. Acha que posso usar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Verônica, a bike certa para você é a 27,5.
      Elas são melhores em trilhas técnicas, trilhas mais fechadas e principalmente nas subidas. As 29 são melhores em percursos longos, estradão aberto, pois rendem um pouco mais pelo tamanho da roda.
      Tenho 1,80 e pedalo a 27,5!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Willian Roberto Dias

    Prezado Edu, gostaria de te parabenizar por sua atitude em responder a todos nós, os amantes dessas magrelas que sem as quais, não saberíamos o que fazer em nossos finais de semanas e no dia-a-dia. Descobri a bike em 2005, e estamos juntos até hoje rss! São pessoas como você que nos impulsionam a seguir cada dia mais na prática do pedal. Prática essa que não só faz bem ao corpo e ao meio ambiente , como nos traz paz. Gosto muito de seus vídeos e das dicas.
    Apesar das 29′ estarem dominando – o que eu chamo de “modinha”, tenho uma aro 26 9v que dá e sobra rss. Minha companheira para ir ao trabalho e nas trilhas nos finais de semana.
    Amigão continue assim, fazendo esse trabalho maravilhoso, para que as pessoas possam cada vez mais se interessarem por essas “magrelas” fantásticas. Deus te abençoe. Grande abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Willian, obrigado por acompanhar a Pedaleria e curtir tanto! Ficamos lisonjeados com seus elogios, isso nos dá forças para seguir adiante!
      Também gosto das MTB aro 26″, mas como pedalo com esse tamanho de aro desde 1990, troquei pela 27,5″ em 2014.
      Tudo de bom pra você e família!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • WILLIAN ROBERTOw

        Olá Edu, obrigado pelo carinho! Ví o vídeo sobre adaptação de rodas 27,5 em bikes 26 – gostei da facas ginzu rsss peguei essa eṕoca rss – então a minha dúvida é a seguinte, mesmo se utilizar um pneu com perfil baixo, não compensa colocar roda 27,5 na minha 26? Minha bike é uma Scott Aspect 2015, uso uma susp Rock shok recom hid- Pedevela DEORE 10v , com Kit sram X7 9v e rodas Xero Disk 24fD e 28fT- Freio Shimano Hid. e peças FSA em carbono.. Tenho que trocar então Quadro, Suspensão e rodas?. Que quadro recomendaria? Valeu

        Responder
        • WILLIAN ROBERTOw

          Edu outra dúvida.. meu cassete é um SLX de 9 v. sendo o ultimo cog de 36 dentes.. meu pédevla deore é para 1OV.. se eu quiser passar a bike para 1 x 10v, tenho que instalar apenas um cog? e mudar o passador? dá certo? ou tenho que trocar o cassete?

          Responder
          • Edu Capivara

            Oi Willian, você terá que trocar o cassette para 10 velocidades, tirar 1 cog e colocar o Super Cog, trocar a corrente e a alavanca de mudança traseira, tudo para 10V.
            Não dá pra fazer um cassette de 10V usando 1 de 9, os espaços entre cada cog é diferente, e as marchas não entram mesmo usando a alavanca de 10V.
            Abraços;
            Edu Capivara

        • Edu Capivara

          Oi Willian, não entendi como irá usar essa bike, me explique por favor! Será uma urbano, como mostramos nesse vídeo?
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  7. Nelson Leandro

    Boa Noite EDU, primeiramente gostaria de Elogiar e agradecer ao seu Trabalho, bem como de toda Equipe do Canal Pedaleria, vocês são dez demais. Zueira os Making Off. Mas então Edu, tenho uma Caloi Elite antiga (2006) aqui em casa e gostaria de fazer essa transformação na minha, mas não tinha essa peça que vocês adptaram para vender na loja, será que poderia disponibilizar? Qual seria a liga metálica para construção? Serve o garfo de uma SPEED para trocar pela suspenção? Tipo, eu pego um garfo da Caloi Strada e jogo na MTB, é isso?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Nelson, as peças tem que ser feitas sob encomenda, em uma tornearia, ferramentaria, não adianta a gente fazer as peças e não servir na sua bike, já que a largura da base dos Boss pode variar, e ainda tem a questão da altura da solda do Boss no seatstay. Tive que cortar os cantos com a serrinha na hora de montar.
      Com o desenho que disponibilizamos no Blog (pedaleria.com), qualquer ferramenteiro/torneiro faz as peças. Um detalhe importante, o pino de aço do Doss, parte removível, pode ter variação no diâmetro da rosca, 8 ou 10mm, por isso cada caso pode ser diferente!
      Ahh, o material é alumínio comum (barra 20x20mm).
      Quanto ao garfo, essa sua idéia me passou pela cabeça, mas sem o Boss, eu teria que colocar freios Side Pull de Road Bike, e atrás é V-brake, eu não quis misturar!
      Não desanime diante das dificuldades, é bem legal olhar para trás e falar “consegui, montei a minha”!
      A gente pode fazer as peças aqui, mas você terá que mandar o quadro pelo correio pra gente tirar as medidas finas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Nelson Leandro

        Valeu Edu! Muito obrigado!

        Responder
  8. Petonio

    Edu, vc usou garfo de 29 num quadro 26? Pode fazer isso? Não fica perigoso? Posso usar garfo de alumínio?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Petronio, sendo garfo de boa qualidade, não existe problema algum em misturar os tamanhos, rsrsrsrs.
      Você observou bem, as bikes 29 e as 700c compartilham o mesmo tamanho de aro (a largura é diferente), então equivale dizer que é um garfo 29 na 26.
      Como era uma bike com suspensão, o garfo rígido 700 deu a mesma altura.
      Você pode usar o garfo de alumínio, da Road, Urbana ou até mesmo MTB, desde que consiga colocar freios!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. jose serafim 46 anos

    Oi Edu,e um prazer conversar com voce , pois sou seu fan, a muito tempo acompanho seus videos, trabalho com bicicletas a anos ,e falta um curso em suspensões , com o conhecimento que voce tem e contatos,sera que pode conseguir uma bolsa para mim cursar, pois a anos quero e tento mas não consigo pagar ,independente de qualquer coisa muitíssimo obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, a única empresa que dá cursos de mecânica de de bike, e com módulos separados (suspensão, freios, rodas) é a Escola Parktool em São Paulo.
      Não temos contatos lá, troque idéia com eles, quem sabe…
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Hallyson

    Boa tarde! Tenho uma caloi t-type e gostaria de fazer essa upgrade. Então lhe pergunto, tem como vc me fornecer as rodas e os 4 adaptadores.? Se sim, quanto ficaria com frete para o CEP 45028-670? Desde já, agradeço pela atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Hallyson, não temos rodas pra vender, elas eram de outra bike.
      Os adaptadores tem que ser feitos sob encomenda, em uma tornearia, ferramentaria, não adianta a gente fazer as peças e não servir na sua bike, já que a largura da base dos Boss pode variar, e ainda tem a questão da altura da solda do Boss no seatstay. Tive que cortar os cantos com a serrinha na hora de montar.
      Com o desenho que disponibilizamos no Blog (pedaleria.com), qualquer ferramenteiro/torneiro faz as peças. Um detalhe importante, o pino de aço do Boss, parte removível, pode ter variação no diâmetro da rosca, 8 ou 10mm, por isso cada caso pode ser diferente!
      Ahh, o material é alumínio comum (barra 20x20mm).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. Fernando

    Boa tarde edu, tenho uma bike 27,5 com suspensão e quero colocar um garfo fixo, posso colocar o garfo da 700 ou tenho que comprar um especifico?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, o da 700 só cabe pneu fino, se for 700 de urbana, no máximo o pneu 700×32, tá muito longe do MTB! Onde vai pedalar, na terra?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Emerson Kenio

    Ola Edu, a minha duvida é a seguinte eu tenho uma bike aro 26 freio a disco e gostaria de por pneus 700 é só substituir o pneu ou tenho que mexer na estrutura da roda?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Emerson, essa é a melhor opção para essa transformação, já que não tem que mexer nos freios. É só trocar os aros e raios e sair pedalando!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Hanniel Facundo

    Edu tenho uma perguntinha …rsss
    pq vc não colocou a cabeça do parafuso para baixo ??
    acho q ficaria melhor a estética da bike nao ??

    ah …sou seu grande fâ !
    sigo seus videos desde o começo do canal ,um abraço!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Bem observado Hanniel! O suporte do boss tem um formato estranho, chanfrado na parte de baixo, tive que desbastar parcialmente a cabeça do parafuso Allen, coisa que não daria pra fazer na porca, caso invertesse ele.
      Obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Fernando Carreiro

    Capivara, eu ganhei uma bike tem vagabunda (rsrrsrs) e quero colocar uma road 700c. Só para ter uma idéia é essa bike (http://mg.olx.com.br/regiao-de-juiz-de-fora/ciclismo/bicicleta-ciclare-vinho-18-marchas-aro-26-216886077) com 19,68″ com rodas aro 26.
    Ela está muito destruída, pois 2 anos sem andar nela e tem muitas peças que terei que substituir (rodas, selim, kit marchas, guidão, corrente, pintura) e como não disponho de muita grana pra comprar uma superbike (projeto futuro e esta que tenho tem um preço especial – minha esposa me deu) optei por uma reforma. O que me diz Capivara?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, pelo que pode custar esse upgrade, não vale a pena! As peças adaptadoras para freio e os demais componentes, é o preço de outra bike.
      Mantenha ela assim, use para pequenos serviços na cidade, onde seria arriscado parar uma bike mais cara.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Bruno carvalho

    Edu, eu tenho uma MTB 26 GT agressor freio disco com pneu 1.5 45psi, meus companheiros de pedal todos tem speed, quero acompanhar eles sem perder muito conforto, já ate coloquei um pedileva de52/44 dentes, gostaria de saber se com um aro 29(700C) com pneu 700×32 85psi melhoraria meu rendimento e se posso manter meu garfo de suspensão mesmo, já que pelo vídeo vc disse que cabe sem problemas aro 700 com pneu perfil baixo no caso iria usar ou 700×28 ou 700×32, obrigado pela atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Funciona bem Bruno, como ela tem freios a disco, é trocar os aros e raios para 29 ou Road Bike (700), e usar pneus finos. Pra acompanhar as Road Bikes eu usaria pneus mais finos, 700×28 ou até mesmo o 700×25.
      Pode manter sua suspensão!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. Fernando Carreiro

    Capivara, eu ganhei uma bike bem vagabunda (rsrrsrs) e quero colocar uma road 700c. Só para ter uma idéia é essa bike (http://mg.olx.com.br/regiao-de-juiz-de-fora/ciclismo/bicicleta-ciclare-vinho-18-marchas-aro-26-216886077) com 19,68″ com rodas aro 26.
    Ela está muito destruída, pois 2 anos sem andar nela e tem muitas peças que terei que substituir (rodas, selim, kit marchas, guidão, corrente, pintura) e como não disponho de muita grana pra comprar uma superbike (projeto futuro e esta que tenho tem um preço especial – minha esposa me deu) optei por uma reforma. O que me diz Capivara?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, tudo certo?
      Cara, acho que não vale a pena fazer nada nela, se for essa da foto, parece que está inteira, o fato de ter ficado parada pode afetar pneus e câmaras por ressecamento. Será necessário trocar a graxa em todos os pontos de lubrificação.
      A questão das rodas 700 fica caro, tem as peças adptadoras pra mandar fazer, e não vai combinar com o quadro, que é muito simples, gancheiras finas, pedivela monobloco, avanço e garfo standard…
      Acho melhor mante-la assim, pra rolê mais curto, ir a padaria, essas coisas, sem ter que ficar trancando a bike, cuidando muito, e o dinheiro você investe em um modelo top, pra pedalar mais.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Fernando Carreiro

        Muito obrigado pela dica Edu, valeu demais. Vou me organizar para comprar uma bike City então..
        O que me sugere?

        Responder
  17. Guilherme Freire

    Fala Edu blz? Eu ja tenho um par de rodas de uma speed e queria montar uma urbana com elas, eu posso colocar um quadro 26 e usar o vbrake?

    Responder
    • Edu Capivara

      Não Guilherme, pra usar V-brake terá que fazer como a gente mostrou, mudando de lugar os pinos dos freios. A altura dos aros não bate!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Adriano de Petrini

    Boa noite Capivara.
    Gostei muito desta ideia, eu estava pensando em instalar rodas aro 27.5″ na minha Caloi aro 26″, mas como meu quadro não possui fixação para freio a disco, agora estou pensando em colocar rodas 700cc.
    Será que eu consigo instalar freio tipo ferradura na traseira da bike, freio a disco na dianteira, guidão e passadores de Road Bike?
    Minha Caloi tem quadro de 21″ e freios V-Brake, e eu gostaria de fazer isso com peças da minha velha Campagnolo 1978.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Adriano, como disse no vídeo, apoiamos a troca das rodas quando não há aumento ou diminuição da altura da rodagem, comparando com a original.
      Com relação ao freio, o side pull das road pode ajuda, desde que o tamanho alcance (do suporte no quadro ao aro). Esse tipo de freio é encontrado nos tamanhos curto e longo, ajudando nesse processo.
      Espero que consiga fazer a adaptação!
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. deryk zacharias

    Boa Tarde Edu, onde você mandou fazer essa peça?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Deryk, meu sogro fez conforme as minhas medições. Ele é ferramenteiro!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. Marcelo

    Olá, Edu. Parabéns por mais um excelente tutorial que resolveu minha vida! E também pelas respostas esclarecedoras. Sei que a orientação é para single speed, mas dá pra virar fixa com esticador de corrente e freio a disco na suspensão dianteira? Desse modo colocaríamos diretamente os dois aros 700, e ainda nos livraríamos do freio traseiro. O que você acha?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, o problema sempre será o esticamento da corrente, para bike fixa o esticador de corrente tem que ser muito forte, o sistema força demais! Nesse caso, gancheiras horizontais seriam melhores, mas quanto ao freio, pode ser o disco mesmo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. DENIS RAPOSO

    Edu blz….seu trabalho e muito bom…sempre acompanho….continue assim nos ajudando brother…. e obrigado…..gostaria de saber se essa peça que vcs fabricaram serve para rodas 29????…. tenho um quadro de 26 e quero fazer essa peça e montar ela com rodas 29…. mais ficou a dúvida se as medidas no desenho seriam as mesmas…..desde já obrigado….

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Denis, cada quadro pode ter alguma diferença no volume da solda e até posição do pino boss, a chance de dar errado é grande, até mesmo para quadros da mesma marca e modelo.
      Os aros 700 e 29 são da mesma altura, apenas a largura é diferente, portanto serve, mas pneus MTB 29 no quadro 26 é demais, fica sem espaço pra lama!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. Leandro Alves

    Olá amigo. Achei muito legal esse post. Gostaria de saber se vocês tem pra vender ou indica onde posso encontrar esse adaptador de freio?
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, meu sogro ferramenteiro faz sob encomenda, mas como cada quadro segue um padrão de solda e posição dos pinos (mesmo sendo 2 bikes idênticas), é necessário enviar pra ele quadro e garfo para fazer as peças nas medidas exatas.
      O custo é de 400 Reais + correio ida e volta.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. Ari Vieira

    Bom dia Edu,

    Primeiramente sou muito fã vocês, acompanho todos os vídeos semanalmente, além de indicar para amigos! tenho uma Caloi Aluminium 2001 e gostaria de fazer essa adaptação. Já uso pneus 1.0 na bike. Minha pergunta é: posso levar a bike aí pra gente fazer as medidas do adaptador do freio? porque aí já levo no ferramenteiro da Pedaleria pra fazer a peça(aproveito e compro uma camiseta e uma caneca Pedaleria).

    Muito obrigado,

    Ari Vieira

    Responder
    • Ari Vieira

      Edu passa o contato do ferramenteiro! vou fazer essa adaptação na minha bike!

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Ari, é meu sogro que fez com meu projeto.
        500 Reais os 4 (2 rodas), mas tem que enviar o quadro e garfo pra tirar medidas, tem sempre diferenças de um quadro par outro.
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
  24. Augusto Vieira

    Já que colocou uma roda 700, como ficaria como bike fixa? Como transformar uma mtb aro 26 em bike fixa? Quais peças trocar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Augusto, com gancheiras verticais (Road e MTB) não dá, como vai esticar a corrente sem a gancheira horizontal (aberta para trás)?
      Você será um gênio sortudo se conseguir uma relação exata, que entre no quadro e a corrente fique corretamente esticada.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. Ari Vieira

    Edu, poderia passar o contato do ferramenteiro?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ari, o ferramenteiro é meu sogro, a gente aceita encomenda mas a bike tem que estar aqui (quadro e garfo), pois sempre tem diferenças de posição, inclinação e solda dos Boss, não adianta fazer exatamente igual ao que usei, é melhor tirar as medidas aqui. O jogo de suportes custa R$500,00
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. Marcelo

    Boa tarde Edu,
    Pretendo montar uma urbana partindo de um quadro MTB 27,5, usando rodas 29″ com pneus 700×38. Na escolha do garfo rígido, Qual a altura do eixo/coroa que você recomendaria para minimizar a alteração da altura do movimento central e ângulo do head e seat tube ? Grato.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, a diferença de altura da 29 pra 27,5 (pneus de MTB) é de 1,9cm, mas cor aros 29 e pneu 700×38 no seu projeto, a altura deve ficar equivalente.
      Os garfos podem variar de altura, 47cm o Niner, 41cm o de uma urbana Cannondale, e 44,5 o nacional FIB. Entre 40 e 42cm seria legal.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Caio

    Edu boa tarde.
    Primeiramente queria parabenizar pelo trabalho muito profissional, já acompanho a algum tempo e estão realmente de parabéns.

    Segundo gostaria de saber o modelo das rodas utilizadas neste exemplo e sobre o garfo, com estas rodas teria que ser um garfo para 29 correto?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Caio, as rodas 700 e 29 são praticamente as mesmas, o que muda é a largura do aro (largura maior para MTB). Dependendo do sistema de freio escolhido, pode ser um garfo ou outro!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Cássio Rodrigues

    Olá Edu!

    Sou seu fã desde a época que você bombava no programa da Eliana. Te agradeço por contribuir com essas dicas preciosas para o bem do nosso esporte/hobbie.

    Já tem um tempo que venho pensando em colocar rodas maiores na minha 26″ e até hoje, 09/01/17, às 16:22h, estava decidido que iria colocar usar rodas 29″ com pneus 700×28 ou 700×32. Mas ao assistir o vídeo das dicas de pedalar na chuva, apareceu o link pra esse vídeo.
    Uso freios a disco com rodas VZan Overhill. Elas já estão no limite do tempo de uso, inclusive com trincados e gostaria de aproveitar os cubos para fazer esse esquema de montar os aros 700. Porém, fico preso no mesmo problema que teria se fosse substituir os aros trincados por aros 26″. Os cubos são de 28 furos.
    Pesquisei bastante e não achei aros 700 com essa furação.
    Tem algum tipo de adaptação que posso utilizar ou vou ter que partir para as rodas 29″ mesmo?
    Desde já, obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cássio, valeu por me acompanhar a tanto tempo!
      Com relação a sua adaptação, também procurei os aros 28 furos e não achei, só 20 ou 24 furos. Bom, não tem problema, as aros 700 e 29 são iguais na altura, o que muda é a largura, para pneus 700×23 ou 700×25 não rola, mas para todos os outros, incluindo os que citou, pode colocar tranquilamente os aros 29 de MTB! Essa diferença de largura é muito pequena pra impedir seu upgrade!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  29. Gabriel

    Olá Edu, pedalo com uma caloi-10 1979 auhsuha, tenho um quadro MTB 26 de alumínio… estou pensando em fazer dele uma speed com rodas 700 e pneu x23. Sera que da certo em transformar ela em uma speed?
    Abraços.
    parabéns pelos videos…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, a geometria é bem diferente, mas ela fica rápida!
      Como vai resolver a quentão do freio? Como fizemos nesse vídeo?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, qual a idade do moleque, ele vai no bagageiro, na cadeirinha, na frente ou atrás?
      Qualquer urbana com rodas 700×32 dão conta do recado!
      O site que enviou abriu sem fotos!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. Leandro

    Olá Edu!
    Queria agradecer vcs por compartilhar tanto conhecimento a respeito das bikes com todos!! Tenho aprendido muito com vcs!!!
    Quanto a esse adaptador para o v-brake, ele pode ser instalado dá mesma forma num garfo com suspensão?
    E tem uma ideia de qual é o custo pra fabrica-lista??
    Abraço muito obrigado!!

    Responder
    • Leandro

      Desculpe o erro, maldito previsor de texto!!!
      Quis dizer qual é o custo para fabricar esses adaptadores.
      Muito obrigado

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, pode ser colocado em qualquer quadro ou garfo/suspensão, mas tem que ser feito individualmente para sua bike, pode dar muita diferença de uma para outra, e acaba não se encaixando.
      O custo é R$400,00
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  31. Marcel Todo

    Edu, boa noite.
    Parabéns pelas dicas e dedicação.
    Voltei a andar de bike e minha Mtb é bem antiga (uma caloir aro 26 sem suspensão – básica). Gostaria de deixá-la mais rápida pra andar na cidade pois não pretendo fazer trilhas. Tô analisando uma híbrida mas mesmo assim quero deixar a minha mais rapida. Seria possível esta alteração nela? Vcs fazem?
    Fico no aguardo

    Obrigado

    Marcel Todo

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcel, colocar aro 700 na sua pode não valer a penas, fica caro fazer os adaptadores e ainda comprar as rodas, pneu e câmaras de ar.
      Para melhorar a performance você pode colocar pneu extra finos como o 26×1.0, isso deixará a bike mais leve e mais rápida.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. Alexandre Henriques

    Olá, Edú ! Gostaria de saber se para se colocar o garfo da speed na mountain devemos levar em consideração a distância entre a coroa e o eixo. Em caso positivo, qual a distância máxima e mínima que deveríamos procurar no garfo da speed ? Valeu ! um abraço, Alexandre H.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alexandre, acho que a questão nem é essa, essa mudança afeta a geometria da MTB, os garfos das Road Bikes são muito baixos, o pneu passa pertinho, e 100% da sMTB foram desenhadas considerando no mínimo uma suspensão de 100mm de curso, que levanta a frente da bike em aproximadamente 150mm considerando o crown.
      Mesmo que você queira aproximar a MTB de uma Road Bike, inclusive usando as rodas e pneus, a frente irá ficar muito baixa, mudando ligeiramente o offset do garfo (ele fica mais para dentro, mais reto), fora sua postura na bike, que também muda.
      Outra coisa a avaliar é o sistema de freios, na MTB V-brake ou disco, na Road Bike Side Pull (ferradura). Existem garfos de Road Bike e Ciclocross para disco, mas eles são menores, 140mm de diâmetro.
      O que quer fazer?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  33. thiago

    fala edu de boa , cara tenho uma caloi aro 26 de 21v queria saber se com os aros 700c xero lite tinha como trocar o cassete dela de 10v pra um de 7v e continuar com o cambio traseiro da bike

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thiago, o câmbio vai funcionar, ele obedece o que a alavanca de mudança mandar, mas essa alteração irá te obrigar a trocar alavanca, cassette e corrente, tudo para 7 velocidades.
      Abraços:
      Edu Capivara

      Responder
  34. Alessandro Magno

    Ótimo Edu era justamente o que eu precisava saber agora posso ter duas bikes em uma kkk gastarei menos e terei duas é só comprar o jogo de rodas e o garfo não é isso??

    Responder
    • Edu Capivara

      Quase isso Alessandro, ainda tem as peças pra adaptar o freio, as rodas são de tamanhos diferentes. Só não tem que fazer isso se for freios a disco.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  35. Fabio

    Boa tarde Edu, você pode me passar o contato do seu ferramenteiro… acho mais fácil fazer com ele, já que fez com você

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, conversei com ele, o preço R$400,00 as 4 peças, mas é melhor mandar quadro e garfo pra ele, pois os pino de freio podem ser diferentes de uma bike para outra.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. Lula2018

    Edu, parabéns pelo seu trabalho! Acompanho TODOS seus vídeos. Uma pergunta: numa adaptação de 26 para 27,5 o ajuste das balacas no v-brake é suficiente ou teria que mandar fazer um adaptador tipo o que tu demonstrou?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carlos, acho que não alcança, mesmo com o grande curso para subir e descer a sapata de freio nos braços do V-brake.
      Quando a bike tem freios a disco, a troca é bem fácil!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  37. Marcelo Barbosa

    Ola Edu, estou montando uma bike de cicloturismo a partir de uma Trek 970 XZ, ela e 26 e gostaria de usar rodas 700cc, não seria possível instalar um freio ferradura (Speed) na traseira sem precisar fazer adaptação?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, na maioria das bikes aro 26, a ponte de ligação dos stays ainda é muito alta para a ferradura alcançar, mesmo sendo a longa (pernas mais compridas, das bikes híbridas).
      Talvez um freio de BMX alcance, mas freia pouco!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  38. kallyton silva

    ola edu, tenho uma bike 26,e quero saber se tem como colocar aro 27.5 nela, colocando o garfo de suspensao de 27.5 ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Kallyton, já fizemos vídeo sobre isso, dependendo do espaço no quadro e na suspensão, dá pra colocar, mas não recomendo – somos contra esse tipo de adaptação, muda a geometria da bike.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  39. vitor zumkeller

    Oi Edu, Vi um outro video seu com uma MTB aro 29 com pneu 700x32c, é possível usar essa configuração numa aro 26?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vitor, existem vários pneus finos, bons para colocar em bike aro 26, dá uma conferida nas lojas virtuais.
      Existem medidas até menores, como os pneus das Road Bikes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  40. Thiago

    Olá Edu! Estou modificando a minha bike igual a que vcs fizeram… porém estou usando freio a disco. Pergunta… Qual o garfo que eu devo usar (quadro mtn 26)? 26, 700 ou 29? To esbarrando nessa dúvida. Desde já afradeço a atenção. Até+!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thiago, tem que ser o 700, de bike urbana ou híbrida, garfos de MTB 29 também servem!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Fabio Ohtsuki

      Ah, esqueci de mencionar… Minha bike é uma Caloi T-Type, e quero colocar pneus 700. Vou também trocar os freios V-Brake para Freio Ferradura pequeno… A T-Type não vem com a furação central… Por isso vou usar esta peça para adaptar…

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, essa peça do link é um Brake Booster, um reforço para não deixar o quadro abrir durante o uso do V-brake. Essa peça não é mais usada, pois mesmo o quadro abrindo alguns milímetros durante a frenagem, os freio ainda é eficiente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  41. Emanoel Jesus

    Bom dia Edu, tenho quadro Caloi Virtus 26 Tamanho 16 e duas rodas TSW 29 que completas com freio a disco (Sobrou do upgrade que fiz na minha MTB 29), será que consigo fazer essa adaptação com esse componentes?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Emanoel, a adaptação é possível sim, desde que use pneus baixos, mas nas rodas 29 não dá pra usar aqueles que usei, 700×23, 700×25, terá que ser um pouco mais largo, limitado ao espaço do quadro/garfo.
      E tem que ser quadro pra freio a disco, pra facilitar.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. christiano

    Boa tarde Edu, venho acompanhando a muito tempo seus vídeos, e por curiosidade ou coincidência achei o vídeo seu fazendo a mudança de aro 26 para aro 700 , aí quero lhe colocar uma situação,comprei uma bike gts m3 , mais pela estética do quadro , e no caso é aro 26, porém ganhei um grupo 105 da shimano completo com pé de vela, freios , trocador, enfim tudo completo, etc , e pretendo instalar nela porém , e também comprei de um amigo o garfo com suspensão única da Caloi city tour para colocar na bike tbm que no caso seria para aro 700, estaria praticamente transformando minha bike em uma quase speed rs , mas gostaria de saber se neste quadro consigo fazer essas adaptações e mudança do aro 26 para o aro 700,se por acaso você é sua equipe me ajudaria na montagem e transformação da mesma , pois achei um aro 700 da compagnholo novinha toda preta e quero saber se posso fazer esse esquema e se o câmbio e o garfo com suspensão da Caloi city tour ficaria boa nela , minha bike e todos os componentes foram pintados de preto fosco , a bike vai ficar estilo batman RSS , depois se quiser , pode fazer um vídeo com ela para mostrar os upgrade’s, enfim Edu, conto contigo nessa , abraço e muito sucesso , ass: Christiano Aquino

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Christiano, essa modificação vai ficar legal, e mais fácil de fazer do que a nossa!
      Tanto o quadro quanto a suspensão, são para freios a disco, então não terá que fazer peças para mudar a altura dos V-brake.
      Freios a disco mecânicos funcionam nas manetes de freio duplo comando Shimano 105.
      Verifique apenas se a braçadeira do câmbio dianteiro serve no quadro, existem 3 medidas!
      Você terá que usar guidão de Road Bike se quiser usar as alavancas de freio/câmbio 105, e isso te obriga a trocar também o avanço, é interessante fazer bike fit pra verificar essas posições com relação ao seu biotipo!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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