Entenda as relações de marchas

BNR-Coroas_e_Cogs
Entenda as relações de marchas,

Compra, Dicas, Novidades

446

Transmissão com uma ou duas coroas dá pedal?

Se você pretende eliminar uma ou duas coroas de sua bike, instalar um Super Cog ou simplesmente fazer novas combinações na relação da sua bike, avalie suas expectativas, os benefícios e perdas, e o impacto dessa mudança na sua performance. Após ler esta matéria, se você decidir fazer a modificação na sua bike, compre os super cogs e coroas narrow wide na Pedaleria com preços promocionais.

img-Orbea_Preta

Relação com apenas uma coroa são mais freqüentes em modelos para XC e All-Mountain aro 27,5 e 29″.

Para atletas profissionais uma necessidade, para aficionados e entusiastas do MTB, pura diversão. Seja qual for o seu caso, as coroas Narrow Wide com sistema alternado de dentes finos e largos combinadas aos Super Cogs, grandes engrenagens no Cassete, são uma realidade tão presente que muitas bikes estão vindo com estes equipamentos de fábrica. Para que fique claro, essa mudança não deixa a bike mais reduzida, apenas adequa as combinações entre engrenagens, possibilitando que ciclistas removam 1 ou 2 coroas e ainda consigam enfrentar subidões sem ter que empurrar a bike. O uso de apenas uma coroa no pedivela alivia cerca de meio quilo entre coroas, parafusos, alavanca de mudanças conduite e cabo e o câmbio dianteiro. Veja como deixamos uma bike 2Kg mais leve neste post. Ao retirar as coroas grande e pequena, você pode optar em manter o mesmo número de dentes da coroa intermediária ou customizar a relação, escolhendo coroas maiores ou menores, de acordo com suas pernas, ou tipo de terreno a enfrentar. Para circuitos curtos ou técnicos em provas ou treinos, você pode optar por relações mais reduzidas, típicas de circuitos travados e cheios de obstáculos, já para enfrentar o estradão, opte por relações mais longas, aumentando o número de dentes na sua coroa única. A instalação do Super Cog 42 dentes supre a falta da coroa pequena no pedivela, mas para quem mantém as coroas intermediária e pequena, o melhor é o Cog 40 dentes, que trabalha bem com as duas.

img-Coroa_Narrow

Anodizadas em diversas cores, as coroas Narrow Wide já são fabricadas no Brasil e estão a venda aqui na Pedaleria.

img-Sran_Orbea

Várias montadoras utilizam relações com apenas uma coroa em suas MTB XC.

As coroas Narrow Wide não são exatamente uma novidade, lançadas em 1978 nos Estados Unidos, caíram em esquecimento por longo período, mas foram revitalizadas recentemente pela marca de componentes Sram como um novo conceito de transmissão para bikes de Cross Contry (XC) e de All Mountain (bikes Full Suspension para exploração e atividades fora-de-estrada). O conceito Narrow Wide é simples, ocupar totalmente os espaços de encaixe dos dentes da coroa na corrente, eliminando folgas, criando um alinhamento mais uniforme e minimizando quedas de corrente sobretudo quando pedalamos em pisos muito irregulares.

img-Close_Dentes

Narrow Wide. Dentes finos e largos ocupam todo o espaço da corrente, e são 25% mais altos.

img-Corrente_Nao_Entra

Os vãos da corrente e os dentes da coroa só encaixam se a posição for a correta, dente grosso e dente fino.

img-Corrente_Entra

Na posição correta, corrente e coroa trabalham em perfeita harmonia.

Olhando as correntes, notamos que a distribuição de espaços entre os elos é diferente, com espaços maiores e menores alternados, que é mais sujeito a folgas quando utilizado em coroas normais. Essa folga é necessária para que as mudanças de marcha entre coroas ocorram com certa facilidade e com ajuda dos rebaixos e pinos que capturam a corrente durante as mudanças. Outra característica das coroas Narrow Wide é a altura dos dentes, que são em média 25% mais altos que nas coroas de mudança de marcha, sendo raros os casos de desengates e quedas de corrente.

img-Coroa_Pendurada

Para evitar queda de corrente em pisos irregulares, as coroas Narrow Wide trabalham com folgas muito pequenas.

O primeiro passo para quem está pensando em apimentar a relação (da bike), é conhecer as limitações dos pedivelas e seu BCD (Bolt Circle Diameter), a distância de centro a centro dos furos de fixação da coroa no pedivela. Estas medidas podem variar muito de pedivela para pedivela, com tantos modelos, marcas e ano de fabricação, alguns modelos podem ficar sem coroa Narrow Wide, sendo possível encontrar apenas as coroas originais para reposição.

img-BCD

Encontre aqui o BCD da sua coroa.

img-Coroa_Normal_e_Narrow

Dentes mais altos e em duas espessuras, garantia de tração contínua em qualquer situação.

Entendendo a relação

As relações de marchas das MTB são as combinações entre coroas e Cogs do Cassete, e elas podem reduzir ou multiplicar a força aplicada no pedivela. Usando como exemplo uma relação 44 dentes na coroa e 11 dentes no cubo, cada volta na coroa dá 4 voltas na roda, ou seja, é multiplicada. Se na MTB você usar a coroa de 20 dentes com o maior Cog original da roda, o de 36 dentes, cada volta na coroa irá girar 0,55 de volta na roda, pouco mais de meia volta na roda, ou seja, essa é uma redução.

IMG-Desenho_Reducao_Multiplicacao

Para descobrir a redução ou multiplicação das relações, divida o número de dentes da coroa pelo número de dentes do Cog.

IMG-Tabela_de_Relacoes Considerando a remoção da coroa pequena, ou a remoção de todo o sistema de câmbio dianteiro, deixando apenas uma coroa, simulamos alguns resultados de redução de marcha, umas mais reduzidas que outras, mas todas passíveis de enfrentar com subidas fortes. Quem usar coroas maiores como as de 36 e 38 dentes, terão mais desempenho em retas e descidas, mas irão perder uma pequena parte de redução de marcha  comparado com as coroas 32 e 34 dentes que são mais reduzidas e enfrentam subidas com menos esforço. Somente no exemplo 4 houve aumento de redução, ou seja, ficou mais leve, e para os outros exemplos houve pequena perda de redução, mas nada preocupante, já que para muitos é impossível andar na primeira marcha (menor coroa e maior Cog), pois é leve demais. img-32x42 img_34x42 img_36x42 img_22x40

Existem vários propósitos para utilização de coroa única no pedivela, redução de peso, menos preocupação com mudanças de marchas dianteiras e traseiras, aumento do vão livre para atacar barrancos e obstáculos como troncos, a rodas grandes permitem relações mais compactas, mas há também o aspecto visual mais limpo e agradável. Veja o post da instalação do Super Cog. Seja qual for o seu tipo de pedalada, faça a conversão e descubra se você vai ou não fazer essa modificação na bike. A Pedaleria possui tanto os super COGs quanto as coroas Narrow Wide da Nottable a venda nos links abaixo:

Bom Pedal!

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (446)

  1. Everton

    Como faço para comprar a coroa e o super cog ? Abraço

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Everton. Tudo bem? Você pode comprar no loja.pedaleria.com. Grande abraço! !!

      Responder
  2. Rodrigo

    tem o com de 42 vermelho para pronta entrega?

    Responder
  3. Sérgio Lima

    não consegui achar o link para compra.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Oi Sergio!!!! Tudo bem? Desculpe a demora na resposta. Acabei respondendo pra você lá no facebook, mas vale fazer aqui também. Agradeço a sua observação e informo que ja alteramos a apresentação dos links para ficarem mais visíveis tanto no início quanto no final da matéria. Muito obrigado. Um abraço!

      Responder
  4. SERGIO

    Olá. Prazer em conhecer o site. Muito bom. Enfim, foi muito oportuno e gostaria que me ajudasse a encontrar a melhor solução técnica, e tbm econômica, para o minha situação. Tenho 65, 1,76, 80 Kg. Comprei uma Caloi Aluminun 21 marchas e fiquei decepcionado. Certo que não estou em forma mas, ser ultrapassado por uma caloi Ceci ou de carga é sacanagem. Ainda não vendi mas, me veio uma esperança ao ler a matéria, na qual sou totalmente analfabeto. Me diga: Valeria a pena, aproveitar o quadro de alumínio e trocar as engrenagens? Se positivo, o que me indica? Se negativo, o que comprar , à nível de iniciante e principalmente, para cruzeirar médias e longas distâncias? Agradeço desde já.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Sergio, tudo certo?
      Que legal que está pedalando, já é um campeão, pois tem muito marmanjo indo de carro até a esquina pra comprar pão!
      Vamos lá, a Caloi Aluminum 21 marchas já ficou defasada, pois os componentes se renovam a cada ano, surgindo novas opções e relações mais adequadas com 24, 27 e 30 marchas. Existem também as de 20 e 11 marchas, pra quem quer competir ou se aventurar mais. Se você usa mais a bike na cidade, tem a opção de rodar com pneus urbanos, lisos ou com poucos cravos, eles são leves e de baixo arrasto, a bike corre mais. Aros maiores como o 27,5 e 29″ também são opções para “render mais” no pedal. Tem gente que coloca aros de Road Bike (Speed) na MTB, pra poder usar pneus extra finos sem o desconforto da posição muito baixa de pilotar.
      Estude qual seria a solução perfeita para você, caso ande muito na terra, me informe ok?
      Abraços;
      Edu capivara

      Responder
      • Anderson

        Parabens pelo seu canal no YT e site Edu. Estou com 39 anos e pedalo desde os meus 4 anos de idade. Estava ha quase 10 anos sem “meter a mão” em uma bike devido a problemas na coluna. Qdo fui liberado pelo médico, voltei a “meter a mão, pé e alma na bike” e seus canais estão reciclando meus conhecimentos e me atualizando.
        E… Adorei o “tem muito marmanjo indo de carro até a esquina pra comprar pão”… kkkk… Sua frase resume 90% do povo de minha cidade (Búzios-RJ). Aqui tem 27 praias e muita trilha para “brincar” a vontade de bike; muitos aqui tem poder aquisitivo altissimo e em vez de investirem em “camelos”, prezando principalmente pela saude propria e meio ambiente, sentam seus rabos e seus carrões e ficam ranzeando pela cidade. Atitude ridícula.

        Mas, deixando cada burro puxando sua carroça (me refiro aos motorizados de minha cidade), mais uma vez parabens pelo site e canal!

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Anderson, que bom que está de volta ao pedal, deu até uma inveja BRANCA da sua situação humilhante, tendo que pedalar em um lugar tão feio sem nada pra fazer, rsrsrsrsrsrs, desejo muita saúde e ótimas trilhas pra você!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
      • Pingo

        Posso utilizar cassete 11×40 em uma relação 2×10?

        Responder
        • Edu Capivara

          Pode sim Pingo, fica muito bom!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  5. Ricardo

    Fiquei com uma dúvida. Tendo apenas uma coroa, não haveria maior tensão na corrente por ela ficar cruzada? Ou isso é lenda?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Ricardo, tudo certo?
      Muito bem observado! Existe realmente maior tensão no deslocamento lateral, mas os modelos que utilizam 1 ou 2 coroas (normalmente com 10 velocidades atrás) já utilizam correntes mais flexíveis, que permitem esse trabalho lateral.
      Correntes com Shimano Deore, XT, XTR, e Sram X9, X10, XX1, KMC X10SL fazem mais “curvas” que outros modelos.
      Obrigado pela contribuição!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Ricardo

        Obrigado Edu. A informação foi muito útil.

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Ricardo, abraços!
          Edu Capivara

          Responder
          • manoel gonçalves cordeiro

            ola edu eu tenho uma bike 29 27 marcha e gostei da opiçaô de uma coroa sò ja ta na hora
            de trocar o cassete è conveniente eu fazer esta troca .

          • Edu Capivara

            Oi Manoel, 99% dos ciclistas que trocam, gostam. Entenda que terá que colocar o Super Cog no cassette, pra ter marcha reduzida caso tenha que enfrentar subidas fortes.
            Para relação 1×9 lista é essa:
            1 Coroa Narrow Wide
            1 Cassette (já que está gasto)
            1 Corrente nova (9V)
            1 Super Cog 42 dentes
            Mesmo escolhendo bem, a bike sempre ficará melhor para subidas ou para descidas, dependendo do tamanho da coroa escolhida, mas dá pra conviver com isso!
            Abraços;
            Edu Capivara

          • Mateus

            Bom dia Edua!.
            Cara eu gostaria muito que vc me ajudasse em uma situação.
            Eu tenho uma frerride Vikingx ano 2014 e o cada é de gancheira. Eu gostaria de tirar o cambio traseiro e catacra k7 8 Laminas e deixar so uma lamina de 16dts.
            Minha pedaleira é uma shimano 34dts, porem quando eu coloco a corrente ela fica solta e acaba pulando, eu não quero usar tensor para deixar a corrente esticada.
            Vi um amigo na mesma situação que eu usando uma corrente Kvc Rabo de Dragão e ficou bem justa a corrente na dele. Sabes me dizer se na minha situação eu comprando uma corrente dessa eu resolveria meu problema sem usar tensor?
            Agradeço des de já pela ajuda.
            Seu canal é massa hehehe

  6. Mateus Gonçalves

    Há anos venho querendo uma coroa única. Há pouco tempo descobri que a Sram tinha tal produto. Porém, era extremamente difícil de comprar no Brasil. Muito obrigado Pedaleria e muito obrigado Nottable.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Que jóia Mateus. A gente fica feliz que a matéria tenha sido útil pra você. Pode ter certeza de que os produtos são de extrema qualidade, senão a gente não mostraria aqui e muito menos venderia em nossa loja. rsrsrrs. Grande abraço

      Responder
  7. Marcus

    Ando em trilhas muito travadas e técnicas, uso 20v, fiz as contas e descobri que se usar apenas uma coroa, minha relação vai ficar mais pesada do que a original, oq vai atrapalhar meu desemprenho para bubidas íngremes como as que possuem aqui na minha região.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marcus, tudo certo?
      É verdade, coroa única sempre pesa mais (bem pouco, mas pesa). O fato é que eu nunca consegui usar minha coroa menor (20 dentes), uso atualmente 30×42 na opção mais leve, mas quase sempre resolvo tudo 30×36 (o maior Cog original do Cassette).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Arthur

    Bom artigo, simples e muito bem explicado.

    Responder
  9. Arthur

    Simples e bem explicado. Parabéns.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Valeu Arthur. Muito obrigado!

      Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Arthur, abraços!
      Edu Capivara

      Responder
  10. BRUNO FRICKS

    BOM DIA, TENHO UMA MTB ARO 26 COM A RELAÇÃO 2X10 SENDO COROA 42×26 E K7 11X36. QUAL SERIA UMA RELAÇÃO IDEAL PARA ESTRADAS DE TERRA E MORROS? SINTO DIFICULDADE NAS SUBIDAS, SERIA LEGAL COLOCAR UM COG DE 40 E MANTER A COROA 26? DIMINUIR TBM A COROA 42 PARA 38 PERDERIA MUITO NAS ESTRADAS DE TERRA? FICO MEIO PERDIDO TENTANDO UM MODO DE MELHORAR ESSA RELAÇÃO.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Bruno, tudo certo?
      Acredito que a instalação do Cog 40 pode melhorar muito sua performance nas subidas, já que sua redução atual é 0,722 e com o Cog 40 será de 0,650 (um pouco mais reduzido). a diminuição da coroa também é uma opção, mas para descidas e estradão haverá pequena perda.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. jose henrique

    pra colocar esse cassete eu tenho que eliminar qual cassete do meu grupo (sram x5 ) o maior ouo o menor?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá José, tudo certo?
      Você deve eliminar o Cog (engrenagem) 17, se não me engano é o 4º do menor para o maior.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Fabiano O. de Azevedo

    Olá! Tenho uma MTB aro 26 com 27 velocidades, com coroas 44, 32, 22 e pinhão 11- 34. Gostaria de instalar um supercog de 40 dentes, sem desfazer das 3 coroas. É possível fazer isso? Um abraço à todos!

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Fabiano, tudo certo?
      Poder pode, mas a redução original 22×34 é 0,64 de volta na roda, com a troca, 22×40 é 0,55 de volta na roda (muito próximas), Se tirar a coroa menor fica a 32×40, que dá 0,8 de volta na roda, portanto mais pesada.
      Talvez o Cog 42 com a intermediária 32 dentes, dando uma redução de 0,761 de volta na roda. Aumenta um pouco o peso na redução máxima, mas a original (22×34) é leve demais, tem que ser uma mega subida e já estar muito cansado pra ter que colocar na primeira marcha.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Paulo Mendonça

        Olá.
        Posso usar um cassete 11/40 com coroas 26/38 ou 28/40??

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Paulo, para subidas fica melhor no 26/38, mas se seus treinos forem estradão ou descidas, a relação mais pesada é melhor.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  13. João Batista

    boa tarde amigos, tenho uma lefty 20 v, estou com 2 coroas oval, menor 27 dentes e maior 40 dentes, cassete é original 11×36, quero mudar para uma coroa, lendo esse artigo, fiquei entusiasmado, seria interessante eu trocar de 11 para 10 e tirar uma intermediária e colocar 42 e uma coroa de 32? Qual intermediária eu devo tirar? At. Batista

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Batista, tudo certo?
      Normalmente é retirado o Cog 17 para abrir espaço. Lá fora é colocado o Cog 16 (feito especialmente para esse fim) no lugar do 15, para compensar o “pulo” da 15 para a 19. A Nottable também está testando esse Cog para fazer parte do kit com o Super Cog.
      O Cog 10 dentes é bem interessante, ajuda na final da bike.
      Se pintar alguma dúvida me pergunte ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • João Batista

        Valeu Edú, e a possibilidade de manter as 2 coroas que tenho é adquirir o cog 40? Ficaria bom? Teria que adquir o cog 16 para colocar no lugar do de 15? Vcs tem ele também? At. Batista

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi João, o Super Cog 40 fica perfeito para seu caso. A Nottable está testando o Cog 16 dentes, quando liberarem colocaremos na nossa loja no Facebook.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  14. ROBERT FONSECA

    Boa tarde Edu, você indicaria esta relação para minha mtb 27.5?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Robert, tudo certo?
      De qual relação está falando? A minha (27,5″) está com 30 x 42. Gosto de circuitos técnicos e travados, como Short Track, Cemucam, Buona Fortuna Bike Park, etc.
      Onde você costuma andar, que tipo de pista e distância?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Cícero Alexandre batista lopes

    Ola meu amigo , ótima matéria , parabéns
    Só tenho uma dúvida .
    Com a coroa única eu terei de escolher entre menos peso para subidas e perder em velocidade . tendo em vista que pedalamos distancias razoalventes grandes ????
    Obg atenção !

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Cícero, tudo certo?
      Seu comentário está correto, esse tipo de relação é para circuitos travados, técnicos e cheios de dificuldades, como as provas do tipo Short Track. Dependendo da escolha, haverá certo equilíbrio, podendo atender bem as duas coisas, mas no estradão ou descidas longas poderá faltar marcha.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. Cícero Alexandre batista lopes

    Desculpe o erros. Quis dizer razoavelmente . kkkkk

    Responder
  17. Marcos

    Faltou mencionar que a relação final de uma bike depende também do diâmetro da roda e do tipo de pneu utilizado.
    Os COGs 40 e 42 são mais necessários nos aros 27,5 e 29 nesta ordem.
    Na minha humilde opinião, para uso geral, não há como o sistema de 1 coroa substituir o sistema de 2, pois já dizia um profissional famoso que ninguém deixa de terminar uma prova ou trilha por ter relação mas o inverso não é verdadeiro. Ademais, voce só usa a marcha reduzida se quiser! Se tem perna é só baixar!!!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marcos, tudo certo?
      Você está correto, os Super Cogs são mesmo para as novas bikes com rodas grandes. A coroa única é uma opção para quem anda em determinado tipo de terreno, prova ou circuito, pode faltar na subida ou na descida, dependendo da inclinação ou preparo do atleta, é preciso saber escolher.
      Obrigado pela colaboração!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Rogéro Rebinski Júnior

    Bom dia Eduardo, tudo bem? com certeza você não lembra de mim, eu moro na cidade de Antonina no litoral do Paraná, eu comprei de você uma bike de trial, aquela que era do Rans Hey, lembra, eu fui ai em sampa pega-la num domingo, 1000 dolares foi a brincadeira, pois é desde aqueles tempos estou no mtb, ja com titulos de campeã brasileiro por 3 vezes, paranaense e catarinense entre outros a bike é um vicio,mas amigo comece a acompanhar suas matérias aqui na net e vi que vc também vende peças é isso mesmo? gostaria de saber com você se tem coroas para pedivela sram 38 e26 dentes ou algo que de certo no pedivela sram xo, desde ja grato pela atenção

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Rogério, tudo certo?
      Faz tempo isso, ainda tem aquela bike? Gostei de saber dos seus títulos e conquistas no MTB, parabéns!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Murilo

    Olá, procuro pela coroa narrow wide de 30 dentes BCD 104, pode me ajudar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Murilo, tudo certo?
      A Nottable pretende fazer essa coroa ainda no primeiro semestre de 2015. Atualmente testo uma Nottable 30 dentes com BCD 96.
      Vale a pena esperar, pois comprar uma gringa com o Dólar nas alturas, sairá bem caro!
      Vou conversar com eles e pegar uma data aproximada para este lançamento.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Afonso Fonteles

        Bom dia, Edu, estou a procuro de uma narrow wide bcd 96 para meu pedivela focus FSA, vi no site e não achei, vocês ainda tem disponível com este BCD?
        Grato pela atenção.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Afonso, a fabricação dessa coroa no Brasil começou mês passado, ainda não entregaram nada. A expectativa é de recebe-las em dezembro.
          Avisaremos com uma publicação no facebook.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  20. Vicente Danúbio de Oliveia

    Olá gente, gostei muito do post, ainda mais se tratando da redução de peso, hahaha, estou fazendo umas adaptações na minha bike, quero tirar a minha suspa que é uma “XC32″ pesada pra caramba, e deixar apenas com uma coroa, meu cassete é Deore de 9v, então vendo o video vi que é possivel fazer a adaptação, penso num COG-42, porém estou com duvida a respeito da coroa, sei que a 32 ficaria muito leve, a 34 já seria melhor, e penso até numa 36, enfim… não sei se vocês vão conseguir me responder prontamente, mas vendo os calculos do post e em algumas de suas respostas vou perguntar…

    Pensando nos cálculos se possivél qual seria uma combinação nas marchas na coroa 40 e com meu cassete 11-36 que seria igual ou o mais próximo do giro de uma coroa 34 e também 36 (no caso 2 calculos) andando no 11 do cassete.

    Obs: este calculo vai me ajudar a decidir, se vocês me responderem, experimentarei na minha bike e saberei se é ou não muito leve… haha vlw gente abrasss

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Vicente, tudo certo?
      Vamos lá, 40×11 dá 3,63 voltas na roda traseira, 36×11 dá 3,27 voltas na roda traseira e 34×11 dá 3,09 voltas na roda traseira. A 40×11 é a que anda mais (final) mas com coroa única pode pesar nas subidas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Vicente Danúbio de Oliveia

    Olá estou querendo saber também se estão tendo as coroas de 5 furos com BCD 94mm, e a de 4 furos BDC 104mm, ambas vermelhas, além disso ainda estou interessado em um jogo de parafusos vermelhos e um super COG-42 vermelho, pro cassete Shimano… abrass

    Responder
    • Fernando Campoi

      Oi Vicente!!!!! Tudo bem? Coroa de 5 ainda não temos, somente as narrow wide de 32 a 38 dentes, todas bcd 104. Nesta sexta receberemos um pedido da Nottable, se você fizer a compra entre hoje e amanhã conseguimos incluir nesse pedido. Senão o prazo de entrega é de 15 dias. Qualquer duvida me avisa. Grande abraço.

      Responder
  22. Vicente Danúbio de Oliveia

    haha, vlw pelas respostas galera, mas tenho mais algumas perguntas, eu comprarei amanhã, mas meu primo que ia comprar a de 5 furos, queria uma 34 e depois ia comprar uma 32, ele quer saber, se vocês tem previsão de quando terão, se terão e tal, pq se não ele terá que gastar uma nota pra comprar um pé de vela X1… além disso queria saber, qual coroa vocês indicariam para mim que sou um atleta de nível intermediário, a 34 ou 36, isso usando o COG-42, vlw

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Vicente, tudo certo?
      É difícil indicar uma ou outra relação, isso é muito pessoal, não só pelo nível de cada atleta, mas também pelos locais que pedala, treina e compete. Dependendo da escolha poderá faltar na descida ou pesar na subida.
      Onde você tem mais dificuldade? Se for nas subidas, coloque coroa com menos dentes, se pega mais estradão e descidas fortes, escolha coroas com mais dentes, assim você não perderá muita a velocidade final.
      Lembre-se de haverá redução de peso e facilidade no uso.
      Abraços;
      Edu capivara

      Responder
  23. Vicente Danúbio de Oliveia

    Ai galera, sem querer abusar, mas já abusando, to comprando uma coroa e um cog, cês podiam deixar o frete gratis, haha, minha 1ª compra e já foi de R$398,00, sou membro do canal de vocês!! haha

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Vicente. Tudo bem? To mandando um email pra você. Abraço

      Responder
  24. mark helison

    gostaria de saber ,contatos para compras de coroas :

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Mark, você pode compra com a gente loja.pedaleria.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. Luiz

    Ola, pessoal!
    Gostaria de uma dica de vocês, fiquei muito interessado pela coroa e o Cogs, porem não sei é possivel instalar na minha bike Specialized HardRock Comp 2002 26″. Quase não utilizo a coroa de 42 dentes, utilizo mais de 22 e 32 dentes. Porem sinto que falta na 32 dentes e penso que uma coroa de 36 ou até 38 ficaria no intermedio da 32 e 42. Com isso iliminaria a coroa de 42 ficando apenas com 22 e 36 ou 38.
    A bike está com cogs de 11/30 8v porem ja com cubos shimano Alivio com suporte para disco. O BCD de 4x furos está com 45.3mm (64mm). Será que consigo essa adaptação mantendo minha coroa orginal?? Obrigado! E parabens pelo site!

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Luiz, tudo certo?
      Infelizmente esse tipo de “customização” é para grupos mais sofisticados, talvez seja difícil encontra coroas com outra numeração de dentes fora as originais. Nosso fornecedor (Nottable) fabrica coroas só com BCD 104.
      Seu Cassette 11 a 30 não é reduzido o suficiente pra andar com apenas uma coroa, te obrigando a manter mesmo a 22. Procure pedivelas com BCD 104, quem sabe você consegue um que já tenha a coroa que precisa.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Marcos

        Ola
        Queria tirar uma dúvida o câmbio traseiro acero serve para k7 de 10v??

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Marcos, provavelmente sim, mas como não tenho um aqui, não posso afirmar com 100% de certeza por conta do ano da peça.
          Na maioria dos casos, os câmbios tem grande abertura, soltando toda a regulagem dos parafusos de ajuste de batente, sendo possível alcançar todas as engrenagens do cassette, faça o teste!
          Quem manda nos câmbios são as alavancas de mudança, elas é que determinam quanto puxar de cabo em cada acionamento, e essa quantidade é cada vez menor quanto mais marchas a bike tenha.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  26. Henrique

    Qual movimento Central eu uso para por esse pe de vela

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Henrique, qual pedivela, o post mostra vários.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Wellington

    Edu, parabéns pelo texto. Um diferencial de suas explicações, tanto nos textos quanto nos vídeo, é a clareza com que você explica tudo. Tenho uma pergunta sobre super cog e coroa única. Quero fazer essa mudança na bike que tem grupo Deore, sendo o passador traseiro de 9V e o cassete Shimano Alivio 11/34 dentes. É possível instalar um super Cog 42 dentes após o último disco de 34 dentes? Sendo isso possível, qual cog tenho que retirar para colocar o 42? Nesse caso, mantenho a corrente de 9V?
    Obrigado pela ajuda.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Wellington, tudo certo?
      Obrigado pelos elogios! Vamos lá, é possível fazer a adaptação mas é um pouco mais complicada.
      Os Super Cogs foram criadas para relações de 10 velocidades, os Cassettes e correntes de 10V são diferentes dos de 9V, correntes mais finas e espaços menores entre os Cogs. Como o seu é de 9V, o espaçamento original no Super Cog será pouco, pois sua corrente é mais grossa (de 2 a 4 décimos). Parece pouco mas já é o suficiente para travar a corrente entre seu Cog 34 e o Super Cog.
      Será preciso colocar um disco espaçador entre eles, acredito que a espessura da folha de uma garrafa Pet por exemplo. No mais, os processos serão iguais, tirar rebites do Cassette, etc.
      Como sua maior original é 34 dentes, sugiro o Super Cog 40 dentes, para o pulo não ser tão grande. Usamos o Cog 42 pra Cassettes 11-36.
      Espero ter ajudado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Werther

    Boa noite. Tenho uma relação sram 2×10 original da minha Sparks 930.
    No meu caso queria colocar o cog 40 para melhorar nas subidas sem mexer no resto.
    Teria que adaptar alguma coisa na corrente ou no câmbio?
    Qual a diferença para os Cogs importados e o vendido por vcs?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Werther, tudo certo?
      O câmbio precisa ser mid ou long cage, talvez tenha que trocar o parafuso do câmbio que tira a folga do corrente, aquele parafuso que apoia na gancheira. Se você vai manter 2 velocidades na frente não precisa aumentar a corrente, mas não poderá usar o Cog 40 coma a coroa maior, a corrente fica curta.
      Não há diferença entre os Super Cogs importados e o Nottable, que vendemos em nossa loja, os dois utilizam o mesmo material e modo de fabricar (usinagem CNC), são anodizados em várias cores e existem modelos diferentes para Shimano e Sram.
      O Super Cog é uma tendência mundial, e já está vindo de fábrica em muitos modelos de bike.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  29. Marcel

    Bom Noite
    Tenho uma Spark 950 com um grupo shimano xt m780 3×10 ( 11-36t e 42.32.24t ) e gostaria de passar para 2×10. Se eu comprar um SUPER COG 42 ou 40 consigo acoplar no meu cassete? Qual seria a melhor relação de coroa da frente. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marcel, tudo certo?
      Para fazer a montagem do Super Cog de forma rápida e fácil, ele deve ser modelo XT ou XTR 10 velocidades. Se o Cassette for de outro modelo, a adaptação é um pouco mais trabalhosa, veja o vídeo:http://pedaleria.com/instalando-super-cog-shimano-deore/
      Se vai manter a coroa pequena pode usar o Super Cog 40 dentes, e como a sua intermediária é 32 dentes, pode ficar leve pra usar de final com 11 atrás. Pode ser a 34 ou até a 36 dentes, aí é contigo, os circuitos e suas pernas é que vão falar se tá legal.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. Werther

    Mais uma pergunta: cabe o cog 42?
    Vc conhece um cassete 10v 11-40 que está sendo lançada pela Praxys?
    Funcionária melhor no meu caso.
    Descobri que apesar do meu sistema de câmbio ser todo sram meu cassete é Deore. Consigo colocar o Cog 40 ou 42 nele sem problemas?

    Responder
  31. Marcus Brito

    Primeiramente parabéns pelo site e vídeos, muito bacana e principalmente útil todas essas informações sobre combinação coroa / cassete etc.. tem uma pequena duvida em relação ao meu cubo / cassete, hoje estou utilizando um cubo Shimano (FHRM65) com cassete de 9V. Dai te pergunto: Eu consigo acrescentar somente um COG 40 ou 42 no final do meu cassete ? Sem desmontar o cassete? E assim fico com 10 velocidades ao em vez de nove, e minha 10 V seria a costumada ? Meu cassete é um shimano com cog’s fixos assim como em seu video! Com esse cubo eu consigo fazer essa jogada? Se essa adaptação for possível irei adquirir um COG 40 ou 42 como o do video!

    Um forte abraço! Sucesso a todos

    Até breve

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marcus, tudo certo?
      Vamos lá, é possível fazer a adaptação mas é um pouco mais complicada.
      Os Super Cogs foram criadas para relações de 10 velocidades, os Cassettes e correntes de 10V são diferentes dos de 9V, correntes mais finas e espaços menores entre os Cogs. Como o seu é de 9V, o espaçamento original no Super Cog será pouco, pois sua corrente é mais grossa (de 2 a 4 décimos). Parece pouco mas já é o suficiente para travar a corrente entre seu último Cog e o Super Cog.
      Será preciso colocar um disco espaçador entre eles, acredito que a espessura da folha de uma garrafa Pet por exemplo. Não é possível acrescentar o Super Cog sem retirar um Cog, o 17 por exemplo, e se você trocar o cubo (e também o Rapidfire) para 10 velocidades, a “puxada” de cabo de um Rapidfire 10 velocidades não equivale aos espaços entre Cogs do seu cassette, e não haverá indexação.
      RESUMINDO, não vale a pena, a menos que tire um Cog do seu conjunto e mantenha 9 velocidades com um Super Cog.
      Espero ter ajudado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Marcus Brito

        Tudo certo sim Edu !!

        Ajudou muito, se fosse possível eu tentaria fazer essa adaptação, tentei usar a lógica em meu raciocínio, mais faltou a técnica! Rs ….tranquilo, em breve troco essa minha relação e já monto uma com as características certas para adaptação! Eu praticava Downhill e já estou acostumado a utilizar coroa única, por isso o meu anseio em adaptar minha XC com esse sistema único!

        Desde já te agradeço pela atenção!

        Abraços,

        Marcus Brito

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Marcus, Downhill é casca grossa, já estou te respeitando mais, sabendo de onde vens! rs rs rs.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Marcus Brito

            RS RS RS essa foi boa!!!

            Valew Edu!

            Aquele abraço!

            Marcus Brito

  32. Carlos

    Du me ajuda, pf!
    Consigo usar sem menor problema de cruzamento de marcha uma coroa única de 32 na frente instalada em um pedivela bcd 104 mm, shimano Deore integrado com um câmbio Shimano m615 Cage longe shadow Plus e um cog de 40?
    O fato de ter que tirar o pinhão de 15 não atrapalha ou danifica o cassete?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Carlos, tudo certo?
      A adaptação para coroa única fica perfeita com coroa Narrow Wide e esse tipo de câmbio, que tem a chave para imobilizar o movimento do braço das roldanas, assim a corrente não cai quando a bike enfrenta piso ruins, com costelas por exemplo.
      A adaptação requer a retirada do pinhão 17 para “caber” o Super Cog, a bike fica um pulo na troca de marcha, devido ao salto do 15 para o 19, mas para minimizar isso a Nottable está fabricando o cog 16 para ser colocado no lugar do 15, ajudando na cadência de trocas de marcha, ficando mais suave o desnível.
      ainda não coloquei na minha, e já acho bom assim, ficará ainda melhor quando colocar esse pinhão 16 dentes.
      Sua bike deve estar equipada com corrente para 10 velocidades, e irá funcionar muito bem mesmo cruzando as marchas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  33. Álvaro Silva

    Gostei muito do exemplo 4: pois já utilizo a seguinte relação Deore = duas coroas 38-22 e com cassete 11-36… cambio traseiro deore longo. Gostaria de saber se roda bem se eu adaptar um COG 40, ficando a relação traseira com 11-40 no caso é só aumentar a corrente e o parafuso que afasta o cambio do cassete?…

    Responder
    • Álvaro Silva

      só mais uma coisa: posso utilizar ou seja pedalar, com a coroa 38 acoplada ao cassete cog 40?…

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Álvaro;
        Na prática pode, pois quando se usa relação 1×10 todas marchas são possíveis. A corrente é mais longa nesse caso, duas engrenagens grandes! O câmbio não pode ficar o transportador da corrente voltado para frente, repare nas fotos deste post: http://pedaleria.com/instalando-super-cog-shimano-deore/
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
    • Edu Capivara

      Olá Alvaro, tudo certo?
      Para quem usa 2 coroas, o Cog certo é mesmo o 40 dentes, gerando ótima redução de marcha para subidas íngrimes e longas.
      Com relação a alongar a corrente, observe se o transportador de corrente fica muito inclinado pra frente (mais do que a foto de abertura deste post), se isso ocorrer, faça o aumento, poupa as molas do câmbio e vida da corrente.
      Quanto ao parafuso que cuida do esticamento da corrente, só troque se a roldana de cima ficar muito próxima do Super Cog, deixe 5 a 8mm entre eles.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  34. Emilson

    ola Edu, tenho uma bike 26, estou com grupo deore de 30 e gostaria de mudar, participo de provas de Marathon, qual seria a relação mais indicada? 2×10 ou 1 x 10??

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Emilson, tudo certo?
      Não é muito comum ver bikes aro 26″ com esse tipo de relação, exceto as de DH. Acho que para Maratona você deveria deixar as duas maiores. Por conta da dimensão das rodas 27,5 e 29″ as relações permitem boa proporção para 1×10 ou 2×10, não sei se dá o mesmo efeito na aro 26″, pois sempre há perda (na subida ou na descida) de acordo com a Coroa e o Super Cog escolhido. O Super Cog é usado quando removemos a coroa pequena, adequando as duas ou a única coroa para enfrentar subidas fortes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  35. Rafael

    Olá Edu! boa matéria, Pedaleria sempre com boas informações p/ nós do MTB! Sempre gostei do visual “clean” da single ring, gosto da bike leve e sem penduricalhos. Atualmente pedalo em uma 26, grupo ALIVIO, porem estou montando uma 29″ com garfo rígido e pretendo usar grupo DEORE, gostaria de saber se NARROWIDE é compatível com este tipo de pedivela? e qual qtde de dentes indicada? visando que será uma bike de uso misto asfalto/terra. A perca nas marchar mais pesadas é o que me preocupa, pois moro em uma região relativamente plana.

    Att.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafa;
      É muito difícil encontrar Coroa Narrow Wide para pedivelas BCD 96 como o Deore, o mais comum é o BCD 104 (maioria dos pedivelas, incluindo FSA, Shimano XT e XTR).
      Para a característica topográfica que citou, a coroa 34 vai bem na bike 29″. A Nottable fabrica coroas 30 a 38 para o BCD 104, tente comprar um com essa furação!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. Kevin Tabuchi

    Olá Edu,
    Eu gostaria que você me responde-se uma dúvida, eu tenho um pedivela alivio 2015 novo e gostaria de saber se ele aceita o coroa narrow?!? Por que vou começar a montar um grupo 1×11. valew

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Kevin, tudo certo?
      No catálogo da Shimano não fala se o BCD é 104, é melhor você medir a peça (veja no Post a forma de medir o BCD).
      Aparentemente serve, mas só pra informar, o Deore e o SLX tem BCD 96.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  37. Walter

    Bom dia tem a coroa 38 dentes para o pedivela XTR 2 coroas M985? E qual o valor do mesmo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Walter, tudo certo?
      A coroa Narrow Wide 38 dentes custa R$ 188,60 em nossa loja online.
      Furação (BCD) 104.
      loja.pedaleria.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  38. Jhoanatas

    Ola, muito boa a materia! Tenho uma bike grupo. Alivio 9v cassete12 /36 ha possibilidade de instalaçao do cog 42?

    Responder
    • Edu Capivara

      olá Jhonatas, tudo certo?
      Os Super Cogs foram criadas para relações de 10 velocidades, os Cassettes e correntes de 10V são diferentes dos de 9V, correntes mais finas e espaços menores entre os Cogs. Como o seu é de 9V, o espaçamento original do Super Cog não será suficiente, pois sua corrente é mais grossa (de 2 a 4 décimos). Parece pouco mas já é o bastante para travar a corrente entre seu Cog 36 e o Super Cog.
      Será preciso colocar um disco espaçador entre eles, acredito que a espessura da folha de uma garrafa Pet por exemplo. No mais, os processos serão iguais, tirar rebites do Cassette, etc.

      Espero ter ajudado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  39. FABIANO COSTA

    olá, pode me ajudar coloquei coroa 32 dentes no meu kit xt e super cog de 42. minha corrente xt de 116 elos. porem fico pegando esticador em algumas catracas pq ? pode me ajudar. pois as marchas não estao trocando legal. coloquei tb catraca 16 dentes. obrigado pela atencao

    Responder
  40. hugo cesar

    bom dia tenho uma 27.5 uso 27v 42x32x24 que ja e par 10v e 12×36 pretendo tirar a coroa maior e ficar com duas mas tem como usar o cog no k7 de 9v ou tenho que passar para 10v vou trocar o cambio agora tenho que colocar um de 10v se tivese como eu so trocaria o cambio e as alavancas para 10v obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Hugo, tudo certo?
      Os Super Cogs foram criadas para relações de 10 velocidades, os Cassettes e correntes de 10V são diferentes dos de 9V, correntes mais finas e espaços menores entre os Cogs. Como o seu é de 9V, o espaçamento original do Super Cog não será suficiente, pois sua corrente é mais grossa (de 2 a 4 décimos). Parece pouco mas já é o bastante para travar a corrente entre seu Cog 36 e o Super Cog.
      Será preciso colocar um disco espaçador entre eles, acredito que a espessura da folha de uma garrafa Pet por exemplo. No mais, os processos serão iguais, tirar rebites do Cassette, etc.
      Eu gostaria de fazer esta adaptação, você é de SP?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  41. Magnus Cascelli

    Olá Edu, gostaria de colocar o super cog mas se for passar todo sistema da minha bike de 9V pra 10V vai encarecer demais. Então gostaria de saber se posso colocar um super cog no k7 de 9V, iria fazer do mesmo jeito que é feito com 10V, iria retirar o cog 17. Eu tenho alguns espaçadores que ficam entre os cogs de 9V guardados de quando eu desmontei um k7 velho, poderia utilizar um desses espaçadores entre o cog 34 e o super cog? O meu cambio é um deore long cage

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Magnus, tudo certo?
      Os Super Cogs foram criadas para relações de 10 velocidades, os Cassettes e correntes de 10V são diferentes dos de 9V, correntes mais finas e espaços menores entre os Cogs. Como o seu é de 9V, o espaçamento original do Super Cog não será suficiente, pois sua corrente é mais grossa (de 2 a 4 décimos). Parece pouco mas já é o bastante para travar a corrente entre seu Cog 34 e o Super Cog.
      Será preciso colocar um disco espaçador entre eles, acredito que a espessura da folha de uma garrafa Pet por exemplo. No mais, os processos serão iguais, tirar rebites do Cassette, etc.
      Outra impossibilidade é o seu Cassette, o maior cog original é 34 dentes, deveria ser o 36 para que a corrente não toque no espaçador original do Super Cog quando estiver engatada no cog 34 dentes. 

      Espero ter ajudado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. Ricardo Brito

    Edu, tenho uma bike aro 29 e atualmente uso XT 38×26 com cassete XT 11×36, uso para competi e treinos, estou querendo usar a coroa 34 com cog 42, será que irei sofrer muito nas provas de XCM com muito plano, tipo faltar marchar? Acredito que coroa de 36T ficara pesado para pegar subidas nivel 3 pra ou mais dura. Se possivel compare minha atual relação mais leve 26×36 com a nova 34×42.
    Grande abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Ricardo, pode acontecer mesmo de ficar leve pra estradão. Esse tipo de relação vai melhor em provas técnicas de XC, com várias voltas em circuitos travados, ou provas tipo Short Track.
      Vamos lá, sua relação (primeira marcha) 26×36 – cada volta na pedivela dá 0,722 volta na roda. Com 34×42 – cada volta na pedivela dá 0,809 volta na roda, já é mais pesada, portanto se aumentar a quantidade de dentes na pedivela, pesará ainda mais.
      Vamos olhar a final: Atual 38×11 – cada volta na pedivela dá 3,454 voltas na roda. Trocando a coroa: 34×11 – cada volta na pedivela dá 3,090 voltas na roda, já perdeu um pouco de final.
      Não se impressiono com diferenças entre 0,100 e 0,300 de voltas, isso é irrisório, e talvéz você não consiga usar sua primeira marcha atual (26×36), é leve demais!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  43. Roberto Mendes

    Olá Edu.
    Eu tenho uma bike aro 26. Gostaria de eliminar a marcha da frente, uso a bike no dia a dia e queria saber qual coroa seria melhor para a bike, uso uma relação, 28x38x48 e 11×34 8v e se teria que usar esticador.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Roberto, tudo certo?
      Costumo recomendar a troca por coroas com no mínimo 4 dentes a mais que a coroa do meio, mas a sua já é de 38 dentes, tamanho máximo das coroas Narrow Wide. Verifique se é possível pegar subidas e descidas usando a coroa do meio e todas as marchas do Cassette, já que sua bike tem 8 velocidades, não vai dar pra colocar o Super Cog.
      Com a coroa Nerow Wide e corrente do tamanho exato, talvez não precise do esticador.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  44. Júnior

    Boa noite Edu,primeiramente parabéns, achei muito bom o post sobre a utilização dos super cogs. Tenho uma caloi elite 30 com pe de vela sram 22-33-44 e cassete 11×36.
    Quais os passos tenho q seguir para alterar para duas coroas com um cog de 40??
    Qual a configuração que vc me indica para as duas coroas? Devo alterar o passador dianteiro?

    Responder
    • Edu Capivara

      Bom dia Júnior, tudo certo?
      Para deixar com 2 coroas mantenha as que estão, colocando o Super Cog pra ficar no lugar da coroinha.
      As coroas Narrow Wide não realizam trocas, então mantenha as suas.
      Se o seu Rapidfire tiver opção 3 ou 2 passagens, altere para 2.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Júnior

        Boa noite Edu,
        Gostaria de mais um orientação. Se for alterar para uma coroa, sendo a minha coroa do meio a
        de 33 dentes, o mais ideal seria uma coroa de 36 ou 38 dentes?? o super cog dever ser de 40 ou 42?
        desde já agradeço

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Júnior, coroa pelo menos 4 dentes maior que a coroa do meio original.
          Super Cog 40 dentes – 2X10
          Super Cog 42 dentes – 1X10
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  45. Luiz Henrique

    Edu
    Material fantástico!
    Me ajudou muito, porém gerou algumas dúvidas, veja se consegue me ajudar.
    Tenho um Trek Superfly 7 (bike muito boa) com a 20V relação (Pedivela 36/22 – Cassete 11/36).
    Meus pedais geralmente são estradões com grandes inclinações, algumas trilhas técnicas e as vezes acompanho alguns amigos de Speed (eu de MTB).
    Minha dúvida é a seguinte: colocando uma super cog de 42 dentes e uma coroa única de 32/34 dentes, a relação ficará mais pesada, mas a redução de peso, por tirar trocador, cambio, coroa no pedivela, eu realmente teria um ganho?

    Abraço e obrigo

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, tudo certo?

      A relação NÃO ficará mais pesada, ficará mais LEVE! Você tem atualmente coroa 36, se colocar a 30 ou 32 a bike irá perder velocidade final, ficando difícil acompanhar as Speed.
      O que você pode fazer para aliviar a bike e manter a condição de pedal é colocar a Coroa Narrow Wide 36 dentes e o Super Cog 42 pra encarar subidas, sua primeira marcha seria 36X42, que dá 0,857 volta na roda por volta na coroa. Como ela está agora a primeira é 22X36, que dá 0,611 volta na roda por volta na coroa.
      O Super Cog deixaria a bike ainda mais reduzida (leve), sem perder a velô final, fica mais fácil de usar e mais leve também fisicamente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Luiz Henrique

        Tudo certo!
        Esclarecendo dúvidas :)
        Para não perder a velocidade final teria que manter a coroa de 36 no pedivela.
        Mas pelo que entendi, usando 36/42 ficará mais ou menos 40% mais pesado que 22/36, certo?
        Para não perder essa relação de 22/36 (1-0,611) teria que ter qual relação? 30/42?
        Muito obrigado pela ajuda
        Abraço

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Luiz;
          A relação 36X42 é cerca de 32% mais leve que a 22X36, fica ainda mais fácil na subida. a sua segunda marcha será 1X1, 1 volta na coro, 1 volta na roda.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Luiz Henrique

            Show!!!
            Tinha entendido errado …
            Valeu, muito obrigado pela ajuda!!
            Abraço

  46. jaison

    uma relação mais leve q 24×36 (para subidas) ,usando coroa unica?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jaison;
      Só com o Super Cog na traseira, pois a 24X36 dá 0,666 volta na roda por volta na coroa, e a 34X42 por exemplo, dá 0,809 volta na roda por volta na coroa, portanto mais leve, roda uma metragem um pouco maior por volta.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  47. Túlio

    Primeiramente, meus parabéns pelo excelente texto/vídeo!
    Minha dúvida é a seguinte: Uso coroa 39 -26 dentes, qual seria a cog ideal, 40 ou 42? Qual o melhor câmbio pra cog, medium ou long cage?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Túlio, tudo certo?
      Para 2X10 o Super Cog 40, pois para reduzidas você já tem a coroa 26. Com o super Cog 40 dentes dá pra enfrentar muitas subidas mantendo a coroa maior engatada.
      Ele aceita Mid Cage ou Long Cage.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Túlio

        Valeu edu. Vou colocar a cog de 40 então! Li em um artigo na net que minha cassete SLX é incompatível com a cog visto que, a cog original de 17 é fixa no modelo SLX…essa informação é verídica? Ou posso fazer a adaptação que você apresenta no vídeo normalmente? Abraços e parabéns pelo trabalho!!!

        Responder
  48. Marcus Rogério

    Olá Edu, antes de tudo estou feliz em lhe ver na vida das bikes, era e sou seu fâ desde a época da equipe scott, bem, hoje estou usando uma 27,5 com relação tripla 30 vel. (40,30,22) x (11,36) gostaria de mudar pra duas ou uma coroa, qual a relação que me indica, levando em conta que uso pra XCO e XCM a mesma bike.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcus, a bike tem cassette de 10 velocidades?
      Para coroa única você deve usar a Narrow Wide, para duas coroas não dá, ela não faz troca de marcha, os dentes são altos demais pra não deixar a corrente cair.
      Para XCM, se tiver estradão ou retas longas, pode faltar velocidade, sugiro sempre que a coroa maior seja (single ou Dupla) tenha menos dentes que a grande (sua 40), e mais dentes que a intermediária (sua 30).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  49. Rogério

    Olá, tenho uma caloi elite 20, de 27 velocidades (kit Sram X5), queria deixá-la com uma coroa de 30 dentes. O pé-de-vela é compatível com essa coroa? Devo fazer alteração em alguma cog?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rogério, tudo certo?
      Primeiro verifique se a furação da coroa é 104 (BCD). Você pode usar a coroa 30 dentes e manter o cassette original, desde que ele tenha o maior Cog com 36 dentes.
      Fica um pouco pesado na subida forte, o correto é colocar o Super Cog.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  50. José joel lins de Albuquerque

    Boa noite edu eu posso retirar o cog de 11dentes e colocar o de 42 dentes

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Joel, pode sim, a bike perde a velocidade máxima que tinha com o pinhão de 11 dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  51. Roberto

    Olá Edu comprei a coroa narrow T38, mas a corrente não encaixa, qual corrente devo usar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Roberto, tudo certo?
      Você reparou que a coroa Narrow Wide tem dentes finos e largos alternadamente? As correntes também, espaço maior, espaço menor, será que não é isso?
      Procure a posição exata de encaixe da corrente na coroa, se não entrar, a corrente está errada!
      Não sei qual é o seu caso, mas coroas Narrow foram projetadas para relações 1X10, e as correntes dos conjuntos de 9 velocidades são pouca coisa mais largas, portanto a chance de agarrar é ainda menor.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  52. c.junior

    Da certo colocar uma coroa de 36 + cog 42 num pedibela alívio integrado com cassete de 12/36 ??

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Junior, da sim, mas verifique primeiro se o BCD da pedivela é 104.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  53. marcos leite alves

    Edu, gostaria de saber qual a relação é mais vantajosa: pedivela triplo rel 42x32x22 com K7 11×36 (30 marchas); ou coroa única 32 dentes com cog 40 dentes. Possuo deficiência nas pernas. No meu caso, para gdes subidas, qual é a melhor?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, tudo certo?
      O Super Cog 40 dentes é para relações 2X10, para 1X10 é o 42 dentes.
      Como o 2X10 mantém a coroinha, o Super Cog 40 resolve qualquer subida! Para usar 1X10 será necessário colocar a Coroa Marrow Wide, que não deixa a corrente cair.
      Sugiro uma coroa que seja intermediária ao seu conjunto, ela deve ficar entre a 42 e a 32, a 36 ou até a 38 dentes ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  54. c.junior

    Edu, vc tem coroa 36d BCD 96mm para pedivela alivio integrado m4050.

    Responder
  55. Vinicius

    É possível manter o cassete 11×36, e trocar o jogo de coroas 24×36, por apenas uma coroa 32, sem sentir tanta a diferença?
    Acha que vou sentir muito nas subidas? Pois hoje tenho a menor redução de 0,666, que passaria para 0,888 com a nova coroa. Fica difícil escalar algumas paredes com essa relação 1×10 (32 – 11×36)?? Contudo mesmo colocando o “panelão” de 42 atrás, eu teria 0,762, pouco a mais do que tenho na relação 2×10, e um pouco menos que teria com a coroa 32 e cassete 11×36. O que aconselha Edu? Uso a bike em todo tipo de percurso.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, você fez lição de casa, parabéns!
      Já se pegou usando a 24X36? Se nunca usa, ou usa muito pouco, pode arriscar com relações mais pesadas. Sua segunda marcha original é 24X32 (0,75), muito próxima da 32X42 do 1X10 turbinado com o Super Cog.
      Se consegue resolver as subidas na segundinha, pode fazer a adaptação (32X42), mas lembre-se, você perde potência no estradão ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  56. Christian

    boa tarde tenho uma Soul Copenhague 700c urbana e ela tem cubos Quando de rosca catraca Shimano mftz21 de 7v 14/28 grupo tourney gostaria de saber se para mudar para cassete com free hub tenho que trocar o cubo? e tbm pretendo trocar as coras de 3v 28/47 em um pedivela Prowheel por uma coroa só e eliminar o cambio dianteiro consigo sem trocar o pedivela? qual o tamanho mais adequado para a coroa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Christian, tudo certo?
      Não dá pra instalar Freehub, terá que trocar o cubo mesmo.
      Relações com 1 coroa necessitam coroas Narrow Wide com dentes mais altos, que impedem a queda acidental da corrente. Verifique primeiro se sua pedivela tem coroas parafusadas e substituíveis e se elas são na medida 104 (BCD).
      A coroa única deve ser menor que a grande original, e maior que a intermediária.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  57. Waldeck Campanha

    Parabéns pelo trabalho de vcs ficou muito bom.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Waldeck!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  58. Edu Capivara

    Oi Júlio, tudo certo?
    A gente não consegue ser feliz por completo não é? Me incluo nessa, pois colocando a coroa 30 você resolve essa questão da subida, mas perde um pouco de final.
    Essa é a minha relação, estou satisfeito com ela na bike 27,5″.
    Abraços;
    Edu Capivara

    Responder
  59. Eduardo

    Boa noite Edu, gosto muito dos seus post e das dicas, parabéns pelo excelente trabalho. Estou pensando em uma relação de 11 velocidades e vi um vídeo onde o autor conseguiu usar cassete Sram XD 10X42 com trocador e câmbio traseiro XTR Di2, isso só é possível com XTR Di2 ou poderia usar um trocador e câmbio XTR M9000 com o cassete Sram XD? Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, a pesar de serem muito parecidos, Shimano e Sram tem detalhes diferentes, angulo de atuação do câmbio, tolerâncias e folgas internas nas alavancas de mudança e puxada de cabo.
      Já ouvi falarem que dá certo, que não dá certo, que fica mais ou menos indexado, sei lá. Como nunca testei, não quero afirmar que dá certo. tem muitos detalhes que podem fazer dar errado, ganheira, chainline, roteamento de cabos, eu realmente gostaria de testar tudo isso.
      Se funcionar no Di2, funcionará também no M9000.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Eduardo

        Muito obrigado pelas várias informações. Grande abraço e parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo de forma muito particular e original.

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Edu, agradeço por acompanhar!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  60. valter

    A combinação de 2 coroas 38 / 22 com cassete 11 / 34D ta correto

    Responder
    • Edu Capivara

      Dá sim Valter, você tem marchas para subidas e descida, tá legal.
      Dia 30/07 teremos o Webinar Pedaleria, uma palestra interativa sobre Super Cog e Coroas Nerrow Wide, mostrando a instalação, etc. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo.
      Fique ligado na Pedaleria para fazer sua inscrição!
      Mais detalher em: pedaleria.com/aovivo
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • valter

        Q tipo de cambio recomenda e um pedivela deore m591 com essa configuração vale 325

        Responder
        • Edu Capivara

          Qualquer câmbio Valter, quem manda na operação é a alavanca de mudança, ela é quem indexa as trocas de marcha.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  61. valter

    Q tipo de cambio recomenda e um pedivela deore m591 com essa configuração vale 325

    Responder
    • Edu Capivara

      Qualquer câmbio Valter, quem manda nesta operação é a alavanca de mudança, ela é que indexa as trocas de marchas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  62. valter

    Corrente alivio e cambio dianteiro e traseiro pode nessa configuracao

    Responder
  63. valter

    Vc recomenda qual passador pode ser alivio

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode ser Valter, desde que tenha o número de marchas que irá usar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  64. claudinei

    Boa tarde Edu , você ja tem coroa para bcd 96 mm pedivela alivio integrado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Claudinei, infelizmente só o BCD 104 por enquanto!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  65. Alessandro

    Boa tarde, tenho uma relação 2×10 Deore, 38/24 e 11/36, gostaria de modificar somente a coroa menor, colocar a relação 22/38, como no exemplo 4, tem algum problema para o passador ficar com uma diferença de 16 dentes? E se eu tbem resolvesse colocar um super Cog, posso colocar 22/38 e 11/40? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alessandro, você pode trocar a coroa menor, não haverá problemas com o câmbio ou com a alavanca de mudanças.
      O Super Cog é uma redução extra, nem precisa trocar a coroinha, a 24 X 40 já é bem leve!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  66. WESLEY

    essa coroa e compativel com pe de vela alivio

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wesley, precisa medir o BCD, se for 104, serve.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  67. OSMANI

    BOA NOITE, gostaria de saber se e possivel colocar esta seper cog de 42 dentes no cassete acera relação de 27v.
    abraço
    Osmani

    Responder
  68. JULIO CESAR SILVA DE OLIVERIA

    Amigo Edu meu mecânico esta com muita dificuldade em configurar meu sistema de uma coroa o que acontece é o seguinte: a corrente esta no cacete xt de 10v quando colocado o cog de 42 com a coroa de 34d a corrente no cog pequeno do cacete fica caindo pra FORA. Ja fizeram varios testes como trocar o cambio que estava sendo usado tudo ok no mesmo sistema em outra bike ai não resolveu. ai eles colocaram a roda completa da bike que esta funcionando o sistema e deu certo não ficou caindo pelo menos no teste. Mais pra mim trocar a roda é fogo pois a roda dele é bem mais franca e deu certo e a minha UMA SHIMANO MT 66 e não deu… o que pode agravar esse problema amigo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Julio, da forma como descreve, parece ser problema de alinhamento. É possível colocar a coroa ou toda a pedivela um pouco mais para fora (calços no eixo central ou entre a coroa e o spyder).
      O ideal é tem o chainline da coroa no centro do cassette, como está o seu?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  69. Rogério V. Costa

    Olá pessoal, tudo bom!?
    Já pedalo a algum tempo, minha relação é 3×9 e estou com planos de montar uma aro 29 com uma pegada mais trail bike, quero aproveitar meu pedivela e central (slx m660) e comprar o restante da transmissão. Estou na dúvida em utilizar 1 ou 2 coroas, caso escolha 2 coras, é possível utilizar 2 coroas norrow wide no pedivela (36/24 por exemplo) com super cog de 40 no cassete?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rogério, tudo certo?
      As coroas Narrow Wide devem ser usadas sozinhas (1×9, 1×10, 1×11), os dentes altos sem rampas ou puxadores não permite trocas de marchas.
      Para usar duas coroas, mantenha o mesmo tipo que você já usa, e fica melhor com o Super Cog 40 dentes, o 42 é para 1×10.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  70. Fabio

    boa tarde Edu vc consegue uma coroa 32 bcd 94 para trocar na de 30 do pedivela alivio m4050 indexada ? qual o valor ? obrigado .

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, esse BCD tem poucas opções, só lá fora. Você tem que achar sites gringos e comprar na Europa ou Estados Unidos, como essa medida é da linha SPORT, pouca gente fabrica.
      Que ano é sua pedivela? Aqui no catálogo Shimano 2014 todas pedivela Alivio são BCD 104.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  71. Junior

    Edu vc nos ajuda muito vc e top d + em fim preciso de sua ajuda ja uso 1×10 na minha bike pe d vela slx coroa de 36 com relacao com cogs de 42 uso coroa oval nao tenho q reclamar tirei o cog 19 catraca parecendo original nunka empurrei em ladeira porem em ladeira com elevacao alta tenho q por mas forca e minha cadencia acaba caindo queria saber d vc a diferenca da coroa de 36 pra 34 e 32 pois meu medo e em retas da bike ficar com giro leve e perde velocidade de mas.
    Tenho um amigo q tem uma focus q usa xx1 com coroa de 32 segundo ele pra bike corta giro a pessoa tem q ta a mas d 45 km poren a bike tem tem o cogs de 10 e minha d 11 qual a sua opiniao edu me ajude ai e lq vc achou da modificacao da catraca tirando o d 19 e colocando o d 42????

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Junior, a recomendação é tirar o cog 17, mas se está funcionando, é o que importa.
      Realmente, o cog 10 do XX1 ajuda muito, mas acho que a bike desenvolve bem com o 11. Estou usando a coroa 34 agora, sempre usei a 30 mas ando sempre em pista técnica e bem travada, ainda não senti falta de relação mais pesada.
      Talvez a 34 seja boa para você, mas isso é sempre muito pessoal.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • tino

        Tenho um bike aro 29 com kit Shimano alivio 27 v, participo de maratonas XCM. e também cicloturismo. Esta ou querendo passar para Deore 30v. Qual melhor relação para esse tipo de prova? ( não sou profissional…)

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Tino, para esse tipo de prova, tanto a de 27v quanto a de 30v são boas. Tente identificar se está faltando marcha pra você, pois as marchas de final, ficarão iguais.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  72. Jean Carlos

    Olá, eu ando com um pedivela 44/32/22 e cassete 12-36 e minha bike é 29. Minha preocupação é com a velocidade pois ando muito em “estradão” e menos morro. Uma combinação que me deixa confortável na hora de pedalar é 44 x 16. Agora estou pensando em comprar uma bike com 20 velocidades com pedivela 38/26 e cassete 11-36. A minha dúvida é: E vou perder muita velocidade ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jean, 44×16 dá 2,75 voltas na roda por volta na pedivela, e 38xx15 (a relação mais próxima que terá) dá 2,53 voltas na roda (um pouco mais leve). A relação 38×13 dá 2,92 (mais pesada que a sua favorita).
      Não se assuste com os números, na real, fica tudo bem parecido, não dá pra assustar não.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  73. Lisandro

    Migrei pra bike 29 agora e comprei uma relação completa xt ped 38×26, gostaria de saber se ficará muito pesada se eu colocar o S cog 42t e tirar a coroa pequena 26? Moro em morretes Pr e aqui tem alguns trechos de subida bem ingreme. O que vc indica ? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lisandro, 38×42 pode ficar pesado, você pode fazer o seguinte:Instala o Super Cog (ou pega uma roda emprestada pra testar), engatado em 38×42 e testa na pior subida que achar. Se ficar pesado, compra a coroa Narrow Wide de 36 dentes.
      Talvez tenha que aumentar a corrente em 4 elos para este teste ok?
      Se precisar, temos oi itens para essa adaptação: http://loja.pedaleria.com/coroas-e-cogs–
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  74. luciano

    Olá Pessoal. Muito bom o canal, tenho acompanhado, vcs apresentam muitas informações importantes. Edu, gostaria de uma informação: tenho uma xcaliber 8 com sram 27v, e gostaria de colocar um supercog 40 ou 42. Vocês tem na loja? qual o mais indicado? obrigado, e mais uma vez, parabéns pelo canal.

    Responder
  75. leonardo

    Boa tarde !

    Caro amigo hoje tenho uma 26 com a relação 22,36,42 com um k7 de 11v to pensando em passar para uma 29, vc acha que é possivel uma relação 28-42 com cog de 42. Acha que vai ficar muito pesado? hoje utilizo quase toda a relação da 26, mas falta macha para estradão e ja nas subidas da quase sempre para utilizar na ante penúltima.

    Obrigado pela antenção

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, as 29″ utilizam outro tipo de relação, pois o tamanho dos aros interfere na proporção entre coroas e voltas na roda. daria pra usar 2×10, pois a coroa 36 dentes é um tamanho familiar as 29″.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  76. Rael Moura

    Edu, boa noite.
    Tenho uma bike onde uso passadores integrados (passadores + manetes de freio) deore lx, câmbio traseiro acera 9v e pedivela deore.
    Queria deixá-lo com 1×9 sem perder rendimento nas descidas e retas, com subidas não tenho problemas. Qual seria a combinação que devo usar?
    Vale a pena mudar p/ 1×10? (nesse caso o custo vai ser maior pq trocaria o cassete por um slx 10v, e compraria passadores pq os deore lx são integrados)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rael, o que está querendo é impossível, as relações 1×9 e 1×10 nunca favorecem retas e descidas, sempre haverá perda, se comparada a relação original. A única forma seria manter como única, a coroa maior da sua bike, mas faltaria redução para subidas fortes, mesmo instalando o Super Cog.
      Para trocar por 1×10, você teria que comprar o cubo, cassette, corrente e passador. Dependendo do ano do seu Deore LX, o Rapidfire pode ser removido, deixando só a manete de freio.
      Desculpe o banho de água fria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  77. Fabio Neves

    Edu, parabéns pela explicação com detalhes em fotos, etc.
    Após ler o texto e todos os comentários eu ainda fiquei com a seguinte dúvida:
    Comparando as reduções de 22×36 com a 24×40, a diferença é pequena sendo 1×0,611 para a 22×36 contra 1×0,60 para a 24×40. Porém, na prática, ao pegar uma subida muito inclinada onde existe a necessidade de usar a primeira marca, em qual das duas será exigido menos esforço das pernas?
    Ou no popular, com qual das duas relações teremos a marcha mais leve e se a diferença é muito significativa na prática?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, a mais LEVE é a 24×40, embora a diferença seja pequena. Quanto mais o resultado se aproximar de 1.00, mais pesado será. Ex. O 24×40 deu 1×0,60, pouco mais que meia volta na roda para cada volta na pedivela. Relações que girem a roda traseira em 0,80 por exemplo, estão quase dando a volta toda na roda, ou seja, rendendo muito, e pesando também. Por isso, quando estamos muito reduzidos, giramos a pedivela muito rápido e pouco giro na roda.
      E para completar o raciocínio, na velocidade máxima da bike, 1 volta na coroa maior, dá pouco mais que 3 voltas na roda, dependendo da combinação usada.
      Espero ter ajudado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  78. Leonardo

    Olá Edu, tenho um cambio XT 20V na Scott 950 pergunto, consigo fazer a conversão para 1×10 colocando uma coroa Narrow e supercog sem mecher em outros componetes como cubo traseiro e pedivela?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, consegue sim, sua bike e componentes são adequados a adaptação, mão a obra meu amigo!
      Se precisar das peças, consulte nossa loja online. loja.pedaleria.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  79. Jeferson

    Boa tarde,
    gostaria de saber se na bike de 27 velocidades eu posso usar uma de 21 velocidades.
    é só olhar o tamanho e a espessura ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jeferson, explica melhor sua idéia, não entendi o que quer fazer. colocar 21 marchas em uma bike de 27 marchas – é isso?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  80. Marcio

    boa noite, Edu
    pode me dizer seu colocar somente uma coroa, vou ter que mudar a medida da linha de correte do pedivela,
    minha bike e 2×10 vel grupo X0, quero que fique 1×10, é claro com cog 42.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcio, acho que não muda, quando está com 3 coroas é que muda bem.
      de qualquer forma, se a bike tiver espaçadores entre a caixa do movimento central e o quadro, você pode fazes experiências para buscar melhor alinhamento.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  81. Jean

    Ola Edu, gostaria que esclarecesse uma dúvida. Comprei uma Bike aro 27.5, que virá com relação 2×10, sendo câmbios x5 SRAM dianteiro e traseiro, e pedivela khs. Gostaria de colocar as peças da minha aro 26, que embora seja 27v, a qualidade acho superiores, sendo câmbio dianteiro XT, traseiro XTR invertido, pedivela Deore M590 e rapidfire XT. O que você acha?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jean, se não houverem incompatibilidades pode colocar. O tamanho do eixo central, o tamanho das coroas (diferentes para os dois tamanho de aro), essas coisas, sem falar que os Cassettes e Freehubs são de tamanhos diferentes, ou vai deixar a 27,5 com 9 marchas atrás?
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  82. junior

    bom dia Edu, seu site ja me ajudou muito, parabens !!!!!! estou com uma duvida enorme comprei um specialized 29, mas queria muito colocar o cassete sram 10/42, mas consigo comprar agora apenas o cassete e um cambio traseiro com passador 11 vel shimano, vai funcionar com o meu pediavela deore xt de 10 vel e o cambio dianteiro de 10 vel?

    Responder
    • Edu Capivara

      Provavelmente sirva Junior, os manuais da Shimano não citam a espessura das coroas para 10 ou 11 velocidades. Mas a corrente é diferente, você terá que comprar isso também.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  83. André

    Eu tenho uma cassete de 11×34 e estou na duvida se colocar uma coroa única iria fazer diferença, se sim qual o numero de dentes indicado.
    Pratico BTT all mountain.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, colocando coroa única você perde a possibilidade de usar marchas reduzidas, por isso é importante ter pelo menos um cassette mais reduzido (11-36), e em muitos casos o Super Cog 40 ou 42 dentes.
      É difícil sugerir a coroa certa para você, pois não conheço a altimetria dos locais de treino e nem o seu preparo, mas ela pode ser menor que sua coroa grande, e maior que a sua coroa média.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  84. Leonardo

    Edu, tu é foda. Valeu demais a explicação. Tava em dúvida se trocava o meu 3×10 por uma 2×10 ou 1×10 e o texto conseguiu me mostrar direitinho o fator de perda e ganho. Parabéns. Seguinte, uma dica, baixei um programa que chama bike gear calculador para o telefone. Botei la as medidas das duas bikes e ele faz uma comparação exatamente do fator que você ensina no texto. Muito útil pra quem tem essa dúvida que nem eu tinha. “Será que vou ter que fazer mais força?” Abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Leonardo!
      Já vi esse programa, é bem legal!
      Você fará mais força se colocar o 1×10 SEM o Super Cog, aí você perde o poder da reduzida, tendo que enfrentar as subidas fortes com seu maior Cog original.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  85. Afonso Fonteles

    Caro Edu,num vi ninguém fazer isto, e tampouco sei da compatibilidade, de um Cassete de 9V se colocado e não substituído um COG, seria então um cassete de 10v? ou não é possivel a colocação do COG?

    Grato pela atenção

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Afonso, não dá pra “fabricar” um cassette de 10 velocidades a partir de um de 9. Para usar 1×9 tira um cog pequeno e coloca o super cog. No 1×10 é a mesma coisa.
      o espaçamento entre cogs no cassette é diferente para modelos de 9, 10 e 11 velocidades, não dá pra misturar, perderia o index (1 click = 1 mudança).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  86. Guilherme

    Ola Edu
    Hoje ando com um pedivela triplo (40x30x22), quero transforma lo em 2 x10 ou 1 x10. Ai começam surgir as duvidas, preciso trocar o pedivela ou posso usar o mesmo (os braços). Moro em uma região plana, perderei velocidade final nas duas configurações, essa perda será muito grande. Para competições de XCM 1×10 (34 x 11 x42) ficaria muito ruim. Parabéns pelo site. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guilherme, você poderá manter sua pedivela e usar coroa única se o BCD dela for 104. Para 2×10 use coroas normais, a Narrow Wide é para 1×10, dentes mais altos, sem troca de marcha na frente.
      A relação 1×10 não recomendada para XCM, sempre faltará velocidade final.
      Ainda no tema 1×10, quando se tem 3 coroas na pedivela, na troca, a coroa única deve ser maior que a do meio e menor que a grande.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Guilherme

        Edu então posso manter a pedivela e ter as coroas separadas dependendo do treino ou prova, posso fazer a troca sem problemas. Sempre com o BCD de 104 mm.

        Responder
        • Edu Capivara

          Pode sim Guilherme, não é um item muito barato para ter várias, mas seria ótimo pode ter opção, de acordo com a prova ou altimetria.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  87. Daniel

    Boa Tarde.
    No grupo SLX 2X10 pode-se cruzar a corrente?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode Daniel, desde que a corrente não esfregue na coroa grande quando engatada na coroa menor e menor pinhão. Outro detalhe que é bom evitar, a posição muito forçada do câmbio traseiro, voltado para frente quando engatado na maior coroa e maior pinhão, as roldanas do câmbio devem ficar na vertical.
      Existem marchas alternativas que não cruzam e dão o mesmo rendimento!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  88. Rodrigo

    Olá boa noite, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho fantástico que vocês desenvolvem no site e no canal do youtube, o material de vocês tem sido extremamente usado para mim, muito obrigado. Eu gostaria de uma orientação por favor, estou voltando a pedalar depois de quase 3 anos parado, tenho uma bike montada, quadro alfameq, grupo deore 27v, susp rock shox dart3, pedalo mais na rua, mas a cada 15 dias pretendo fazer uma trilha, mas na última revisão, o mecânico me disse que tenho que trocar a coroa do meio, pois já está bem desgastada, sendo assim eu queria saber se eu posso trocar apenas a coroa do meio por uma dessas Coroa Narrow Wide (qual seria o modelo indicado) e continuar com as outras duas do grupo deore, tendo em vista que não estão tão desgastadas. Obrigado. Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, que legal que está de volta ao ciclismo, parabéns!
      Essa troca não é possível, a coroa Narrow Wide tem que ser usadas sozinha, ela tem dentes mais altos e de espessura variável para evitar quedas da corrente. Ela não tem nenhum tipo de puxador de corrente, pequenas peças e saliências nas coroas, que ajudam a corrente nas mudanças de engrenagens.
      Se sua coroa estiver muito desgastada, a corrente velha não vai se dar muito bem com a coroa nova, aí trocando também a corrente, o cassette pode estranhar, é uma bola de neve, rsrsrsrs, se prepare, pode acontecer.
      A mistura de peças novas e velhas na transmissão causa estalos, saltos e desengates (corrente pulando de uma marcha para outra ao aplicar força na pedivela).
      Boa sorte na troca, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  89. Jonas Luersen

    Bom dia, tenho um pedivela deore m590 42-32-24D com K7 11-36 10v, trocando a coroa de 24D para uma de 22D mudaria de 0,67 para 0,61, na prática teria um bom ganho em subidas muito ingrimes?

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Jonas, é uma boa redução para quem usa pedivelas com 3 coroas.
      Quando a relação é 2×10 ou 1×10, é necessário usar o Super Cog.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  90. Rogerio

    Uma pergunta talvez um pouco fora do assunto, tenho um deore de 30v 2014 mais andei em um de 20v e gostei, posso tirar a coroa maior para ficar com 20v, ou preciso comprar outro pedevela?
    Se puder me ajudar desde ja agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rogério, tudo certo?
      Você pode fazer isso, mas tem consequências, rsrsrsrs.
      1 – Você fica com uma falha na alavanca de mudança (clica e não acontece nada), a menos que seja o modelo Shimano SL-M610 que pode ser alterado de 3x para 2x;
      2 – Retirando a coroa pequena você fica sem redução de marcha para enfrentar subidas íngremes, as bikes 2×10 e 1×10 já tem relações compatíveis com essa necessidade;
      3 – O que Vc pode fazer é instalar o Super Cog no Cassette e resolver o problema da redução, veja as peças e o vídeo neste link: http://loja.pedaleria.com/super-cog-em-aluminio-40-ou-42-dentes-para-cassetes-shimano-ou-sram
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  91. Daniel Olavo

    Boa tarde Edu,

    Tenho uma bike com kit Deore 30v com relação 24, 32, 42 e cassete 11 x 36, e gostaria de transformar em 10v, já sei como fazer a mudança mais estou em dúvida com o tamanho do Cog maior e o tamanho da coroa, (Cog 40 ou 42, Coroa 34 ou 36) tenho 1,92 de altura não sei se isso pode interferir.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, a sua altura não interfere, rsrsrs, o Super Cog 40 dentes é para 2×10, o 42 dentes é para 1×10.
      Só é possível fazer a adaptação quando o maior cog original do cassette é o 36 dentes, pois no de 34 dentes a corrente pega nas saliências nos braços do Super Cog (apoios que afastam as duas peças).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  92. Marcelo Costa

    Caro Edu, tenho uma Caloi elite 30 com grupo Sram, mas não consigo arrumar o trocador x7 3 speed dela. Tenho visto que os meus colegas estão usando o pe de vela com coroa 32 e piao 44. o que vc me sugere, como posso otimizar a relação da minha bike ? será que eu consigo tirar o passador dianteiro colocar a coroa 32 e aproveitar o movimento central, visto que, não é integrado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, neste post “Entenda as relações de marchas” explico como medir o BCD. Se o seu for 104, dá pra fazer a adaptação (pedivela com 4 parafusos nas coroas).
      Se a pedivela for do tipo GXP, as coroas ou spyder são presos pelo centro, e mesmo assim dá pra encontrar a “coroa única” pra ele.
      Para tirar a alavanca de mudança do câmbio dianteiro, solte a manopla e a alavanca de freio, tirando a seguir a alavanca de marchas dianteiras.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  93. Daferson Bueno

    Olá Edu.Muito legal sua disponibilidade em tirar dúvidas, parabéns. Não manjo muito de relação e também não faço muito esforço para entender hehehe. Mas queria uma dica sua. Tenho uma Trek Xcaliber 8 original com Sram X5 e X7. Ando a maior parte do tempo em serra com subidas e gostaria de aumentar minha velocidade média nos treinos. Com esse SuperCog e redução de coroas eu vou ganhar algum rendimento deste tipo? E o que eu preciso mudar para instalar esse sistema na minha bike original? Obrigado e grande abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daferson, o Super Cog resolve a vida de quem quer eliminar as coroas, e é mais indicado para XC. Asa bikes com apenas uma coroa são menos complicadas pra usar, resolve tudo apenas no câmbio traseiro, rsrsrs.
      Não dá pra usar apenas uma coroa sem colocar o Super Cog, faltaria marcha reduzida para enfrentar subidas fortes. Isso não deixa a bike mais veloz, pelo contrário, possivelmente ela perde um pouco da velocidade final, por isso é mais adequada ao XC, com pistas curtas e técnicas, com muita troca de marcha. Para estradão por exemplo, 2 ou 3 coroas terão velocidade final maior.
      Espero ter ajudado na sua dúvida, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  94. rafael

    Tenho um pedivela deore 10v e gostaria de trocar a coroa maior de 42 por uma de 48 ou 46 . Pode ser feito.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, pode ser feito sim, mas isto fica complicado principalmente nos quadros de carbono, pois a maioria deles tem suporte fixo para o câmbio dianteiro, e será necessário levantar bem o câmbio para instalar uma coroa 48 dentes.
      Identifique qual é o BCD da sua pedivela para correr atrás da nova coroa: http://pedaleria.com/bcd/
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  95. Lucas

    Tenho uma bike aro 26 de carbono pesando 9,6kg, por conta da leveza da bike eu resolvi utilizar a relação de 1×9, atualmente a bike está com um pedivela triplo, porém eu só utilizo a coroa do “meio” 32 dentes, o cassete é de 9v 11×32, ou seja, minha relação mais leve é 32×32, gostaria de tirar as outras duas coroas do meu pedivela e me livrar do câmbio e dos cabos deixando a magrela mais magrela kkk. A coroa narrow wide vai dar conta de manter a minha corrente sempre presa, sem escapar?? Uso a bike para competições de XCO e pedais de final de semana

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Lucas, é pra isso mesmo que ela é feita. Esse tipo de coroa não faz troca de marchas, não tem puxadores de corrente (pinos), e tem os dentes 30% mais altos. Um de seus maiores predicados são os dentes de espessura variável, como as cavidades das correntes.
      Sua bike deve estar bem legal!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  96. Daniel Haas

    Boa Noite Edu,
    Coloquei recentemente um grupo XT 2×10 na minha bike, o cassete é 11-36 porém estou sentindo fala de um cog maior, porém minha dúvida é com relação a colocar um cog 40 e “forçar” a gancheira da bike. Você já ouviu algum relato de problemas na gancheira devido a instalação do Cog? Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, uso faz tempo e nunca tive problemas. Existem os prolongadores de gancheira para afastar ainda mais o câmbio do Cassette, mas ainda não precisei.
      O Super Cog é uma ótima solução para relações 1×10 e 2×10.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  97. Lucas

    boa tarde Edu, vc sabe me dizer qual o BCD do pedivela Deore ?
    e se essas coroas nottable nessecitam de uma guia ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, o BCD você mede seguindo esse Post (fotos, tabela e vídeo), pois existe mais de uma medida para os Deore, de acordo com o ano da peça: http://pedaleria.com/bcd/
      A coroa não necessita de guias, bem instalada e com as regulagens exatas, a corrente não cai. Com os câmbios Sram XX1 e linha Shimano Shadow Plus + (com trava de movimento), fica ainda melhor.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  98. Steven Rodrigues

    Ola, eu não entendo muito de bike, gostaria de saber quantos dentes tem a coroa do meio num bike de marchas.
    Obg

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Steven, existem pelo menos 10 tipos diferentes de combinações, e as bikes com aros 27,5″ e 29″ usam coroas diferentes das aro 26″, então é difícil te responder isso.
      Se a bike é mais profissional, indicada para trilhas e competições (mesmo que iniciante), ela vem com combinações que ajudem nesse sentido, se é para passeio, uso em parques e mobilidade urbana, outro tipo de relação.
      As mais comuns são:
      48-38-28
      48-36-26
      46-36-26
      44-34-24
      44-32-22
      44-32-24
      40-30-20
      40-30-22
      42-34-24

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  99. Max roberto

    Boa tarde,
    Não tem essa coroa para pedivela FSA BCD 86?, bem difícil achar coroa para esse pedivela.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Max, essa medida você só encontra lá fora, tente o e-bay ou alguma loja que entregue aqui.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  100. MARIO TANATIWA

    Gostaria de saber qual é a relação máxima existente no mercado entre a coroa e a roda. Creio que é algo perto de 1:4, isto é, uma volta na coroa para quatro voltas na roda.
    Estou certo?
    Adorei o post, obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mario, existem várias combinações, se usar cubo e cassette Sram, com o menor pinhão de 10 dentes,e colocar uma coroa de Road Bike (Speed), terá uma relação 5.3 X 1 (53X10).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  101. Henrich Moraes

    Muito bom o post! Pena que as imagens do mesmo não estão aparecendo :/

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Henrich, verifiquei aqui e está tudo ok com as imagens, recarregue a página (F5), pra tentar novamente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  102. Bruno Tomé

    Olá Edu, estou acompanhando os vídeos e os artigos do site, estão muito bons parabéns a todos, tenho uma duvida sobre a coroa Narrow Wide..
    No caso pretendo fazer uma adaptação no k7 de 8v deixando ele com 11- 40, sendo que as 4 ultimas catracas (40, 36, 32,28) seriam de um cassete diferente do que ja tenho, sendo a corrente de 8v, ela passaria normalmente na troca de marchas e tbm serviria para coroa narrow wide?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, as coroas Narrow Wide foral lançadas para bikes com 10 velocidades, a gente ensinou adaptar pra 9 velocidades, e já fica no limite.
      Com 8 velocidades existe o risco de não funcionar muito bem, mas vale a pena tentar!
      Cuidado com a mistura de partes diferentes de Cassettes, os espaçadores e até a espessura de cada Cog deve ser mantida, pois suas alavancas de mudança trabalham com “puxadas” exatas de cabo, correspondendo a estes espaços em cada “clik” na alavanca.
      Espaçadores (entre as engrenagens do cassette) para 8, 9 e 10 velocidades, tem espessuras diferentes, assim como a puxada de cabo de cada uma dessas alavancas de mudança, se misturar, não vai indexar.
      A relação fica bacana assim como descreveu, espero que consiga montar e regular!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  103. Thiago Claro

    Boa noite, estou com vontade de experimentar a relação 1×10. Já uso 2×10 com 36 coroa 26/36… Seria possível fazer isso retirando apenas a 26, câmbio e trocadores e mantendo a coroa 36? Corro algum risco de queda? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thiago, para tirar a coroa 26 seria necessário colocar o Super Cog no cassette, pra poder enfrentar subidas fortes usando a primeira marcha (36×42). A perda do “apoio” a corrente que o câmbio dianteiro oferece, deve ser substituída pela instalação da coroa Narrow Wide, que tem dentes mais altos com espessura variável (veja nossos vídeos e posts sobre isso), ela impede a queda da corrente quando enfrentamos pisos irregulares. Esse tipo de coroa trabalha sozinha, não faz troca de marchas!
      As relações 1×10 e 1×11 são muito práticas de usar e abaixam o peso da bicicleta.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  104. Danilo Almeida

    Existe essas coroas para Pedivela Sram XO BB30 com BCD 120?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Danilo, o BCD 120 é mais comum nas Road Bikes. Aqui no Brasil as Narrow Wide são encontradas nas medidas 104, 96 e 92.
      Lá fora você encontra!
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  105. Pedro

    Olá Edu, tenho uma relação de 27 com deore shadow 9v sgs, com um k7 11-34 queia saber se posso usar com as coroas 36-24 e o cog de 40. da pra usar com 9v ou só com 10v? É possivel? posso fazer uma 36/24 com um k7 de 11-36? O que ficaria melhor? faço trilhas e comecei a particpar de competições de xc ano passado. Valeu

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Pedro, dá pra usar sim, e com o cassette 11-36 melhora nas subidas fortes.
      Você perde um pouco de velocidade final passando da coroa 44 pra 36, mais notada no estradão e descidas longas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  106. Pedro

    ps: Minha roda é 26 e meu pedivela atual 44/32/22

    Responder
  107. Aldo

    Boa noite Tenho uma MTB Scott 970 2016 com grupo deore pedevela 40x30x22 com 10v atraz Quero rendimento na estrada.O que devo colocar esse grupo fc-610 que é 42x32x24 ou m590 44x32x24 to em dúvida pedalo em asfalto uma média de rolê 100 a 170km e a coroa grande não é suficiente.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Aldo, se o foco é estrada, dá pra colocar a pedivela de Road Bike, com coroas 39 e 50, mas tem que usar pneus finos, slick, pra conseguir desempenho.
      O problema das pedivelas de MTB é a medida entre os furos das coroas (BCD), são diferentes das de Road Bike, senão seria só colocar uma coroa 46 ou 48 no seu. No exterior talvez ache.
      O BCD do Deore 2016 é 96, procure a maior coroa para esse BCD, e nem precisa trocar a pedivela!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  108. Valdeir

    Parabens pela materia
    Tem um cubo com 9v cassete 11-13-15-17-20-23-26-30-34. É possível eu tirar a 11 por uma 10 e tirar a 15 fora pra sobrar eapaço pra colocar uma de 42. E deixar ela 9v mesmo.
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Valdeir, não dá! Os cog de 10 dentes só funcionam em freehubs XD da Sram ou similar (cluster).
      Por sua vez, o Super Cog 42 exige que o maior cog original do cassette seja 0 36 dentes, pois os espaçadores ficam na altura de um cog 34 dentes, a corrente iria agarrar ali.
      Para fazer essa adaptação em cassettes de 9 velocidades usamos o HG400, que é 12-36, e realmente a bike perde um pouco da velocidade final.
      Tanto as coroas Narrow Wide quanto os Super Cogs, foram criados para bikes de 10 velocidades.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  109. vinicius

    ola!
    eu estou trocando a relação da minha bike ela possui 10 v e coroas 22x 38, porem estou querendo colocar 22x 36 o que você acha , acredita que vou perde muito nas decidas e retas?

    Responder
    • Edu Capivara

      Vai perder um pouco de velocidade final Vinicius, qual o motivo da troca, está pesado em algumas situações e você não quer engatar a 22?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  110. Junior

    Boa noite, Edu,
    Estou pensando em trocar minha relação 2×10 por uma 1×11.

    Atualmente, uso 36×22 (coroas) e 11-36 (cassete).

    Primeiramente, gostaria de saber se é possível trocar por uma 1×11, sendo 28 e 11-42, aproveitando o meu câmbio traseiro, que é um XTR 10v (ou seja, iria trocar apenas o shifter e o cassete).

    Considerando as mudanças das relações, fiz os cálculos considerando uma nova relação com 28 na coroa e cassete de 11-42T, e percebi que teria uma primeira marcha mais pesada (minha atual 22×36 teria relação 0,61, enquanto a nova 28×42 subiria 0,66), enquanto a mais pesada, teria uma perda significante na velocidade final, o que não seria problema pra mim, visto que pouco a uso (minha atual 36×11 teria relação 3,27, enquanto a nova 28×11 cairia para 2,55).

    Vc teria uma sugestão que talvez fosse mais adequada e compatível para a nova relação, comparando a minha atual?

    Obrigado e boas pedaladas!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Junior, a coroa 28T é BCD 64, acha no Brasil ou tem que trazer de fora?
      Os cassettes de 11 velocidades da Shimano utilizam outro Freehub, não dá pra usar o seu de 10 velocidades, assim, teria que trocar também o cubo.
      Seus cálculos estão corretos, já que a perda de velocidade final não te preocupa. A mais reduzida ficaria pouco mais pesada que a original, mas aceitável, se usasse coroa 30T, seria mais pesado ainda, mas ajudaria na velocidade final.
      Fica bem interessante e leve, mas não fica barato não é?
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  111. paulo

    Ola Edu gostaria de saber sua opinião gostaria de colocar uma Narrow Wide na minha bike porem ela é 8 velocidades atras se eu colocasse um pedivela integrado como um alivio m4050 e uma Narrow Wide de 32 daria para usar? Meu Cog maior eh de 34 dentes !!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, tem algumas impossibilidades seu projeto, as coroas Narrow Wide são usadas sozinhas, elas não fazem trocas de marcha dianteira, e sua relação de marcha mais leve com 1 coroa seria a 32×34 – pesada para certas subidas.
      Seria necessário colocar então o Super Cog no cassette, mas não dá porque requer cassettes de 10 velocidades, com o maior cog de 36 dentes.
      Falando da pedivela Alivio, não vale a pena comprar nova para desmontar e colocar uma coroa Narrow, tente comprar um usado, já sem as coroas, bem mais barato.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  112. gabriel

    ola , queria tirar uma duvida , tenho uma MTB , ela tem 27 velocidades , mas quero colocar duas coroas na frente , e deixar atrás com 9 , consigo fazer isso sem ter que modificar mais nada ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, tirar uma coroa sempre impacta no resultado final, se tira aa coroinha, fica sem redução pra subidas fortes, se tira a grande, a bike perde velocidade final. Tudo depende do modo que usa a bike, se é em trilhas fechadas, bem técnicas, dá pra ficar sem a coroa grande, mas pedala no asfalto, estradão aberto, pode tirar a pequena.
      O correto é colocar o Super Cog no cassette, e escolher uma coroa que fique entre sua grande e a do meio.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  113. Rafael

    Edu, boa tarde.

    Parabéns pelo site e canal do youtube.

    Gostaria de uma dica. Troquei minha bike, uma scale 970 por uma scale 950, no entanto, com a relação de 20 marchas perdi a mais leve, antes 30 marchas e agora 20 com a relação 24-38.

    Nesse caso, para recuperar minha marcha lenta, kkkk, melhor um COG de 40 ou trocar a menor do pedevela para uma 22 dentes?

    Abraços

    Rafael

    Responder
    • Rafael

      Olá, ainda se me permite complementar a pergunta, nas duas situações, irei igualar a relação de 30 marchas ou com a instalação do Super Cog de 40 vou deixar a relação mais leve?

      Abraços

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, as bikes com 30 marchas tem mais opções, principalmente para maior velocidade, mas com 2×10 tá ótimo. Se seu forte for estradão, viajar no asfalto, 30 marchas é melhor.
      A coroa pequena é mais reduzida que o Super Cog.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Rafael

        Boa noite, nesse caso pensando em apenas recuperar a mais leve digamos assim, o mais recomendado seria a instalação de um COG de 40 ou a coroa pequena na frente fazendo virar 30 marchas novamente?

        Em relação a velocidade, acho que a 20 tem uma velocidade suficiente.

        Abraços e obrigado pela ajuda.

        Rafael

        Responder
        • Edu Capivara

          É sim Rafael, com 20 marchas dá pra pedalar bem!
          Boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  114. Fábio

    Boa noite Edu, percebi que tirou muitas dúvidas de várias pessoas e gostaria de ver com você também ehehe. Eu tenho um Pedivela Sram XX 42×26 e um cassete X0 11-36. Pensei em colocar um Cog de 42 e uma coroa na frente de 36. Acha que vou ter uma boa relação de marchas? Principalmente para subir? Sei que perco nas mais pesadas, mas a relaçao 36×11 é relativamente boa para partes planas? Muito obrigado desde já!

    Responder
    • Edu Capivara

      É boa opção sim Fábio, antes sua redução era (ainda é) 26 x 36 = 0,722. Com o Super Cog será 36 x 42 = 0,857 um pouco mais pesada que a original.
      Se seu foco é subidas fortes, com a nova relação ela fica mais pesada! Se colocar por exemplo a coroa 34, ficaria assim: 34 x 42 = 0,809, com a coroa 32, assim: 32 x 42 = 0,761. Ainda continua pesada, se comparada a original.
      A coroinha é bem reduzida, não dá pra comparar.
      Pra não ficar dúvida, é só dividir a coroa pelo cog. Quanto mais se aproximar de 1×1, mas pesado está. 0,809 é mais próximo de 1,0 do que a 0,722.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  115. ivan ribeiro

    olá Edu, sou seu fã das antigas e até inspirado em vc tentei o bike trial mas não deu muito certo.
    enfim, tenho uma bike de enduro com o k7 11-36. na sua opinião vale a pena usar só com uma coroa de dessas nottable de 30 dentes,aqui na minha cidade as trilhas geralmente com muita subida.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ivan, que legal que acompanha a tanto tempo!
      A coroa Narrew Wide 30 dentes é ótima pra trilhas e subidas, mas só funciona sozinha (1×10).
      Você terá que colocar também o Super Cog 42 dentes, pra ter redução suficiente e enfrentar subidas fortes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • ivan ribeiro

        obrigado pelo carinho em responder Edu,sucesso…

        Responder
  116. Bruno Caldeira Gomes de Oliveira

    Prezado Edu. Vc tem coroa 20 dentes para pedevela deore? Se tiver, quanto é?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, só temos coroas grande – Narrow Wide.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  117. Elcio

    Tenho uma dobrável que possui uma coroa de 33 dentes com 3 furos em uma distância de 65mm e um pedivela de 152mm.
    Gostaria de aumentar a coroa para 52 dentes sem ter que alterar o tamanho do pedivela.É possível? Vocês têm esta coroa?
    Grato

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Elcio, algumas coroas de 4 e 5 furos já são bem difíceis de achar, essa de 3 e com esta extensão de braço, mais rara ainda, é uma aro 20″?
      As aro 20 da Tern utilizam pedivelas de Road Bike, com coroa de 50 e 53 dentes: http://www.ternbicycles.com/bikes/471/verge-x18
      Não temos essas coroas, mas queria saber mais sobre elas, qual o nome e modelo da bike?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  118. Marcelo

    Boa tarde. Tenho uma dúvida. Já tive xx1 na minha 29. Vendi a bike pois não encaixei nela. Peguei uma 27.5 e estou usando 20v coroa dianteira 38×26 e k7 36/11. Estou colocando um xtr 9000 1×11 com coroa 36 e k7 xt 42/11. Vc acha que vou me apurar muito na estrada? Pelo que vivenciei no xx1 de 29 com coroa 34, acredito que na 36 na 27.5 não será muito diferente nas subidas. Só tenho receio que fique muito leve nas retas. O que vc acha?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, talvez você estranhe um pouco, a 27,5 rende um pouco menos (falando de estradão), e com 2 dentes a menos, aumenta a sensação.
      Um coisa é fato, a 27,5 é insuperável na subida, adoro!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Marcelo

        Show.
        Meus tempos com minha bike atual de 10.5 kg 27.5, é melhor que a 29 de 8kg. Não saio da 27.5 pra 29 nem a pau. A 27.5 é um foguete na subida. Agora irei fazer o up no grupo trocando meu grupo slx/xt no xtr. Estarei trocando as everest nas crossmax sl. Me perguntam pq não coloco sram. Prefiro shimano. Meu gosto. Já tive sram mas o shimano acho mis durável. Espero que a final da minha bike não diminua muito por ter estes 2 dentes a menos no pedivela.
        Parabéns pela matéria. Foi de muita valia…
        abraço.

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Marcelo, sua bike vai ficar maravilhosa com esse Up!
          Obrigado por participar!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  119. Johny Machado

    Bom dia Pessoal,

    Ótima matéria. To com uma dúvida aqui, acho que vai dar certo…mas vocês conhecem mais do que eu né.

    Tenho na minha bike uma relação 3x9v que pretendo adaptar para 1x10v. No caso eu faria a compra do trocador, colocaria o COG 42 respeitando o espaçamento (meu cubo já aceita 10v) e trocaria o cambio. Além de trocar a coroa única.

    Pode funcionar ou seria loucura da minha parte?

    Abração

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Johny, a adaptação é válida, fica legal!
      O seu câmbio pede ser mantido, a menos que seja curto (Short Cage), aí não serve!
      Os câmbios fazem o que as alavancas mandam, é só ajustar os batentes (L e H) para alcançar todas as marchas.
      Fiz isso em uma Scott Genius, ficou show.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  120. Rafael

    Edu, antes de tudo gostaria de dizer que sou seu fã!

    Minha duvida é: minha relação tem duas coroas 24/38, gostaria de saber se posso trocar a 24 por uma 22 e continuar com a 38,ou tenho que trocar a 38 por 36 pra casar ? ? ?
    abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, obrigado por acompanhar meu trabalho!
      Você pode colocar coroas menores, desde que a furação bata (BCD). A diferença de 2 dentes ou até mais, não atrapalha o engate.
      Outra solução seria a instalação do Super Cog no cassette, mas é mais cara e complicada quando o Cassette não é o XT ou XTR, temos vídeos explicando.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  121. Bruno Ocampo

    Edu, Fernando e Cia. Adoro seus vídeos. Parabéns pelas aulas !! Eu tenho uma bike híbrida Sirrus Sport (Pedivela Stout triple chainset 48/36/26; Cambio dianteiro Shimano Altus 9v; Cambio traseiro Acera 9v, corrente KMC X9 9v, Cassete Shimano 9v 11/32) e a utilizo muito pouco para subidas, praticamente só uso a combinação coroa-cassete: 36-16 e 48-16. O que vcs recomendariam para minha realidade sem gastar muito com o que eu já possuo. Eu pensei em substituir meu cassete por um Ultegra Cs 6500 9v 12/27. Essa troca é viável. Haveria muita desarmonia no conjunto. Desde já muito obrigado e um abraço a todos

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, você pode colocar qualquer tipo de cassette, gerando novas combinações. Cassettes de Road Bike são pouco reduzidos, portanto mais pesados nas subidas, mas não é sua realidade, então é viável. É mais leve e utiliza menos corrente.
      Você pode comprar um cassette com o menor cog de 11 velocidades, assim você terá maior velocidade final.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  122. Carlos staachs

    Olá, tenho uma 27.5 Hard tal, minha relação e ali 3×10 e vou passar para X2, tô pensando numa opção de coroas visto que pedalo onde tem muito morro, mas quero manter uma boa velocidade de cruzeiro, pois faço muitas viagens de biKevin, seria 26×40 uma boa opção?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carlos, 40 é mais do que usa hoje nas MTB aro 29, elas ficam entre 36 e 38, mas para a velocidade final parece ótimo. essas combinações são muito pessoais, força do ciclista, altimetria e tipo de piso exigem combinações diferentes de um ciclista para outro.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  123. Luiz Gustavo Grassi Zuini

    Salve, Edu, Fê!
    Por favor, me digam se é compatível um sistema com câmbio traseiro Shimano Alivio 9v (cage longo) + cassete Shimano HG-30 de 9v (11-34) + pedivela Deore M615 + Narrow Wide 38t. Além disso, deve-se fazer alguma alteração na corrente ou parafuso do câmbio?
    Obrigado, abraços!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, só pra lembrar, as coroas Narrow Wide trabalham sozinhas, (coroa única), elas não fazem troca de marcha. Para saber se é possível colocar em sua pedivela, primeiro verifique o BCD (espaço entre os furos de fixação das coroas.
      Existem pedivelas Deore com BCD 96 e 104, cuidado para não comprar coroa errada!
      Aprenda medir o seu neste vídeo:
      Para usar coroa única, é necessário colocar o Super Cog no cassette, para poder enfrentar subidas fortes com marcha reduzida, aí sim o tamanho do braço do câmbio e a colocação do parafuso tensionador de corrente são importantes.
      Seu câmbio serve, poderia ser o médio também.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  124. JOAO EDUARDO CASTRO

    Imagine que o cara tem que pedalar cerca de 10 km por dia entregando pizza numa cidade com terreno misto (asfalto, terra batida, paralelepípedo) com pequenos aclives e declives. Qual seria a relação ideal de marchas a usar considerando 3 coroas e K7 ou caixa de rosca de 7 marchas. Quero gastar o mínimo possível. Aguardo seu breve retorno. Abraço, JE

    Responder
  125. Kaio

    Tenho uma dúvida… minha bike tem relação de marchas 3×7 é tudo da shimano, mas gostaria de aumentar a relação de marchas, sei que tenho que trocar o cassete e os manetes, mas a dúvida é se tenho que trocar o câmbio trazeiro também ?! Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Kaio, o Freehub (cubo livre) é o mesmo, então terá que trocar a alavanca de mudança, e o cassette. Se optar por 24 marchas, a sua corrente pode ser mantida, se for NOVA, pois peças novas e velhas não funcionam nas transmissões.
      Se optar por 27 marchas, terá que trocar também a corrente (9 velocidades).
      O Câmbio pode ser mantido, terá que ajustar os batentes (parafusos “L” e “H”) para alcançar todas as engrenagens.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Kaio

        olá Edu, você acha que compensa ( é vantajoso) fazer essa adaptação de 3×7 para 3×9 ? minha bike eh mountain bike, aro 26, ando mais na cidade e no autódromo aqui de Goiânia, mas as vezes faço umas trilhas, apesar de ter 1,87 de altura me dou muito bem com minha bike ela me atende bem e nunca me deixou na mão…

        Responder
        • Edu Capivara

          Sim Kaio, coloque uma cassette 11/36, te dará mais opções de redução e final.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  126. Daniel

    Edu, boa noite. Ando de Elite Carbon. Grupo X0 20v. Minha coroa maior tem 38d. Uso (apesar de errado) pouco a coroinha. Pensei, já que não quero gastar 3k para trocar cassete e todo o resto, em mudar para 34 ou 36 dentes a coroa maior? O que me indica? Quando estou pedalando forte, mas confortavelmente, uso coroa maior e penúltimo pinhão mais pesado, ou seja, uso a relação mais pesada raramente. O que precisarei trocar para colocar uma cora 36 ou até a 34d? Grato desde já.

    Responder
  127. Roberto

    Bom dia Edu / Fernando,

    Tenho uma bike hibrida da Specialized.
    Tenho uma coroa e no cassete minha maior é de 42. Para subidas não tenho problemas, mas na reta sinto que se tivesse outra coroa um pouco maior conseguiria melhorar de final. Acha que colocando duas coroas a bike melhora? O que sugere considerando uma melhoria na velocidade final sem que a subida vire um sofrimento.
    Abs

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Roberto, dependendo que quanto queira de melhora, talvez tenha que colocar mais uma coroa, câmbio dianteiro e alavanca de mudança. Se quiser uma melhora modesta, considerando ainda ter boa redução para subidas, aumente 2 ou 4 dentes na coroa.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  128. Gean

    Olá! Tenho uma Oggi 27v (Alivio), Teria como dar um upe nela deixando duas coroas? o que preciso fazer?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gean, verifique se seu pedivela tem coroas parafusadas, se forem rebitadas não dá pra tirar uma.
      Fazendo isso sua alavanca de mudança dianteira vai ficar com um “click” morto, mas se quiser trocar, tem algumas opções de alavancas para duas coroas no mercado.
      Se tirar a coroa pequena irá ficar sem opção de marcha leve para subidas fortes, seria legal colocar o Super Cog no cassette, pra fazer essa redução.
      É praticamente isso, se fosse para deixa-la com uma coroa, daria mais trabalho e custo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  129. ADERBAL CYPRIANI SANCHEZ

    EDU BOA TARDE,SEU SITE E “MASSA”… TENHO UMA BIKE ARO 29 COM ,XT 10V E DEORE 38X24 E COLOQUEI PNEUS MAIS FINOS PARA ANDAR + NO ASFALTO FICOU LEVE. TROQUEI COM DEORE 48X36X26. FUNCIONA ? ABRAÇOS…………

    Responder
    • Edu Capivara

      Funciona sim Aderbal, mas terá que colocar uma alavanca de mudança dianteira de 3 velocidades, subir o câmbio e aumentar o tamanho da corrente!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  130. Thiago

    Boa noite,gistaruade tirar uma duvida coloquei kit cog coa 32 com cog 42,preciso adicionar ou retiraralgum elo,pois a mesma corrente tamanho original esta caindo do lado da roldana de baixo o que fazer?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thiago, será necessário adicionar 4 elos na corrente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  131. Alexandre

    Boa noite, pessoal. Tudo bem?
    Sabem dizer se existe coroa narrow wide com mais de 38 dentes?
    Pelos meus cálculos, o ideal pra mim seria uma de 42.
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Nunca vi com essa quantidade de dentes Alexandre, é que elas foram criadas para as bikes 29, que usa coroas menores, até 38 ou 40.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  132. Rogério

    Olá: tenho uma relação xt com coroa 24/38 e cassete 11/36 , estou pretendendo adaptar o cog 42 com coroa unica de 32 dentes, mas como já li vários comentários, perderei um pouco na velocidade final e também nas subidas. Então o que seria melhor como opinião: 1 – manter as coroas 24/38 e adaptar o cog 40 ou 42; 2 – adaptar coroa unica de 32 e cog 42 e treinar pra isso.
    Participo de competições com subidas íngremes, pedaladas longas de até 200km em estradas de terra e asfalto. E acho muito interessante a relação 1 x 10, mas como mencionei tenho resistência quanto a rendimento. E existe um cog de 10 dentes para suprir a velocidade final?
    Grato pela atenção e os videos de manutenção são excelentes.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rogério, toda relação 1×10 tem perda, ou na redução ou no velocidade final, a menos que seja o XX1 da Sram (1×11), ele tem o pinhão de 10 dentes, e já saiu o 1×12!
      Dá pra acostumar com isso, veja o que é mais importante para você, a final ou a subida forte e acerte a relação dessa forma.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  133. Leonardo

    Olá Edu. Sei que este Post é antigo, mas estou com uma dúvida. Minha bike está com pedivela 36/22 e cassete 11-36. Estou pensando em colocar uma relação com pedivela de 30 dentes e cassete 10-42.. Mudará muito nas subidas ? Abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, é essa a relação que uso, ótima para trilhas técnicas travadas, rsrsrsrs, mas falta final no estradão, tem que acostumar com isso!
      Quase toda bike 1×10 tem perda de um lado ou de outro, se coloca coroa maior pra ter final, pesa na subida, se colocar menor pra dar a redução correta, falta na final.
      Tem que conviver com isso, pra mim tá legal, prefiro mais reduzida, para trilhas técnicas, cheia de obstáculos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  134. Raulynski Honorato

    ola boa noite.
    tenho uma bike de alumínio 21v que já me serve a uns 5 anos, já troquei duas vezes o pedivela e o cassete por motivo de desgaste. no momento eu estou frequentando um clube que fica em outra cidade a mais ou menos uns 10 km da minha casa, e queria deixar minha bike mais veloz, sendo que ela tem que servir para perímetro urbano. como eu alcançaria minha expectativa?? eu queria deixa-la mais veloz.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Honorato, tudo certo?
      Normalmente as bikes de 21 marchas utilizam catracas ou cassettes onde o pinhão menor tem 12 ou 14 dentes, e as bikes mais velozes tem esse pinhão com 11 dentes.
      Fora isso, você pode trocar a pedivela ou somente as coroas (caso sejam removíveis), por modelos com mais dentes, 48 por exemplo. Tem ciclista que coloca pedivela de Road Bike (Speed) com duas coroas e de tamanho maior, e aí a bike voa, mas tem que ter perna pra tocar, pois esse tipo de bike usa rodas maiores (700) com pneus finos, que rodam fácil, sem arrasto.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  135. Marcelo

    Bom dia.queria saber se posso usar essa corroa na relação 2×10 ou esse tipo de corroa é só para 1×11?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, as coroas Narrow Wide tem dentes 25% mais altos e com espessura variável. Elas não fazem trocas de marcha, e devem ser usadas sozinhas (1×10 e 1×11).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  136. JEAN CASSIO

    olá tenho uma bike 29 ela esta com o pedivela 44/32/22 e k7 11/34 minha regiao é bem montanhosa estou pensando em colocar o k7 12/36 vou perder muita velocidade o que você acha da configuração, lembrando que sou iniciante

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jean, veja onde a perda é menos importante, pois ela existirá!
      Se a prioridade é subida, a nova relação vai te ajudar muito, mas perde na descida, a gente costuma falar “espanou a pedivela” – gira gira e não consegue retomar o ritmo nas descida forte.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  137. Dangelo

    Olá Edu,
    Fazendo uns cálculos aqui com as dicas da bela postagem de vocês tive umas idéias. Veja se estou certo. Veja meus cálculos, tenho na dianteira coroas 26×38. Portanto meu foco seria redução, segue os calculos:
    Atual= Coroa 26×36 cassete = redução 0,722 volta roda
    Com Cog 42= Coroa 26x 42 cassete= 0,619 volta roda
    Trocar coroa 26 para coroa 22 na frente= Coroa 22×36 cassete= 0,611 volta roda
    Analisando os cálculos vejo que as ultimas 2 opções ficariam praticamente iguais. Esta certo minha analise? Se sim acho que no meu caso talvez seria a melhor opção? Apenas teria que trocar as 2 coroas dianteiras para não ter salto muito alto. Abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Dangelo, os cálculos estão corretos, mas talvez não encontre a coroinha 22 com o BCD da 26! Se encontrar, tá valendo, melhor que fazer adaptações cabeludas!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  138. Jean

    Amigo, bom dia! Tenho uma MTB de 21 Marchas. Eu usando esse megarranger ele pode ficar com 32 marchas? E eu terei que comprar só ele ou outr opeça tb?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jean, as bike podem ter no máximo 30 marchas, 3 coroas e 10 engrenagens no cassette. Os modelos com 11 engrenagens no cassette são utilizados com 2 coroas na pedivela, gerando 22 marchas.
      O Megarange é uma catraca com a primeira marcha maior (mais dentes), assim fica mais fácil encarar subidas fortes. Esse modelo está disponível para catracas com 6 ou 7 engrenagens, ou seja, 18 ou 21 marchas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Sim Junior, mas é preciso saber o BCD da sua pedivela pra ver se serve, pois com 20 dentes o diâmetro de fixação é bem pequeno.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  139. Douglas

    Edu, boa tarde . Estive observando alguns vídeos seus sobre Coras Narrow/ Super COG etc.. e acabei de fazer a mudança na minha 29 er Full Suspension. Optei pena 32 x 42 com o receio se sofrer nas pirambas. A minha dúvida agora é com relação as coroas ovais. Qual o impacto se eu trocar a coroa 32 (normal) pela coroa oval? Ela demanda mais energia nas pedaladas que as coroas normais? Gera mais esforço aplicado no ponto de chute ou é apenas melhor aproveitado a energia que aparentemente é desperdiçada? No caso permaneceria a de 32 dentes? No vídeo sobre essa coroa oval vc menciona sobre as posições da coroas e as várias configurações uma única coroa apresenta – 32/34/36 dentes;
    O que vc indicaria no meu caso? Moro em Londrina / PR o relevo não é extremamente íngreme mas possui muitas subidas e descidas.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Douglas, notei essa característica, o mesmo esforço de antes, porém com 4 dentes a mais (usava 30, troquei para a 34).
      Está relacionado ao aproveitamento, talvez ache leve se trocar por uma com a mesma quantidade de dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  140. ALDO SOARES

    Ola Edu!

    sempre te acompanho nos canais.
    mas teno uma duvida.

    tenho umo grupo Deore caloi vitus 26 acho o final muito lento como poderia aumentar o meu final sem complicar muito as subidas?

    no aguardo obrigado!

    ps parabens pelo trabalho desenvolvido por vc Fernando e companhia abraços!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Aldo, se o cassette tiver o menor pinhão com 12 dentes, dá pra trocar por um que inicie com 11 dentes, já dá diferença!
      Outra solução seria medir o BCD (distância entre os furos da coroa maior), e procurar uma nesta medida, com mais dentes, aumentando assim a velocidade final sem perder o poder de redução nas marchas leves.
      http://www.pedaleria.com.br/bcd/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  141. Marco Rodrigues

    Prezado Edu;
    Acompanho bastante vcs, muito obrigado por por produzir material com essa qualidade e escalrecedor pra nos ciclista.
    Bom, mas agora vamos as duvidas:
    Até semana passada usava um grupo misto Sram 2×10 com coroas 36 26 e k7 11-36. Agora apelei passei pra um kit 1×11, coroa 34 e k7 11-42. Perdi na subida pq ficou mais pesado e perdi em velocidade final.
    Hj no pedal um amigo me falow das coroas ovais. Lembrei do video de vcs e aqui estou.
    Qual seria a vantagem de usar uma oval no meu caso? Seria uma subida mais leve? Na velocidadd fina teria ganho. O meu problema é a subida, se ganhasse na subida seria otimo. Agradeço desde já a ajuda.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marco, houve realmente uma pequena perda na redução, de 0,772 para 0,809 de volta, ou seja tem que pedalar um pouco mais pra completar uma volta inteira na roda traseira.
      Os coroas ovais mantém com mais facilidade a cadência, é é mais fácil sentir em deslocamentos mais longos. Notei melhora no rendimento em trilha fechada com muita troca de marcha, mas pode ser sensação minha, pareceu mais fácil acompanhar o ritmo dos colegas 9comparando o antes e o depois).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  142. Eduardo Nogueira

    Bom dia Edu me socorre chara? Estou dando um UP na bike, Comprei um Centro XTR que ja veio com uma nova coroa única de 32T, Catraca tambem XTR com sistema de 11/36, meu câmbio também é o XTR, em relação ao Super COG é a minha duvida, qual colocar? Opção de 40T ou 42T? Por usar apenas uma coroa de 32T precisaria de uma marcha boa e leve pois na minha região as subidas são bem duras, o que me indicaria? Muito obrigado amigão!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, que legal, tudo XTR, uma super máquina!
      Olha, quando a bike é 1×10 ou 1×11 a recomendação é pelo Super Cog de 42 dentes, o de 40 é para as bike 2×10!
      Coroa 32 com esse Cassette e o Super Cog vai ficar legal, uma relação mas pra trilha mesmo, no estradão seria o caso de usar a 34 ou mais.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  143. Marcos Antonio

    OPA! Eu tenho uma vzan 27,5 27v e queria por o SUPER COG e a COROA NARROW WIDE quais devo por.
    valeu!
    ótimo canal!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, é uma pergunta muito pessoal, ela está ligada ao seu desempenho e experiência (quanto você aguenta pedalar). Outra coisa que pode interferir nessa escolha é a altimetria da região onde irá pedalar, pode ter muita subida ou ser plana.
      Na 27,5 já usei 30, 32 e atualmente 34 dentes com coroa oval, e se a bike for 1×10 ou 1×11, pode usar Super Cog 42 dentes, o de 40 dentes é para 2×10.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  144. Eduardo Nogueira

    Obrigado pelo retorno Edu, o problema que vi e ouvi falarem do xtr é em relação a um acabamento maior que ele tem, para ir as marchas vão numa boa, porém para voltar, com um Cog de 42 ele pagaria no cor segundo também meu mecânico, agora me gerou não duvida… O que fazer? Isso procede? O 40t não ficaria legal nas subidas?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi edu, ajustando bem não dá problema. As vezes é necessário colocar arruelas entre o spyder e a coroa para joga-la mais para dentro do quadro e melhorar o chainline, assim todas as marchas engataram bem.
      Já usei o Super Cog 40 com 1×10, mas foi na 27,5. As 29 precisam de redução maior, o recomendado é o 42 mas a perna é sua, rsrsrsrs, você é que tem que dizer se dá ou não!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  145. Guilherme

    Ola tudo bem a minha bike e 24 marcha 8×3 eu quero colocar 10 e um desse narrow wide na frente me fala uma coisa qual tamanho desse narrow wide eu escolho?, eu faco bastante trilha tem muita descida subia e retas tambem e porque esse narrow wide so funciona com 9 10 e 11 velocidades? e isso vlw em amigo fica com deus

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guilherme, o tamanho deve ser menor que a coroa grande e maior ou igual a coroa do meio, mas as bikes 1×9, 1×10 e 1×11 podem não atender a todas os locais, se colocar uma coroa com mais dentes, por exemplo a 36 ou 38, pode ficar pesado na subida, mesmo com o Super Cog de 42 dentes atrás!
      Por outro lado, se colocar a 30, 32 ou 34 dentes na frente, a bike pode ficar sem velocidade final nas descidas.
      Dá pra acostumar com isso, mas fica ligado nessa informação ok?
      Quanto as incompatibilidades, quanto mais marchas, mais finas as correntes e coroas, por isso as coroas Narrow Wide são especiais para 10 e 11 velocidades, mas dá pra colocar na de 8 velocidades também, mas o Super Cog não, esse é só para 9, 10 e 11 velocidades.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  146. Guilherme

    eu quero comprar um pedivela novo pra colocar com a narrow wide ai mas eu nao sei qual movimento central comprar pra ficar bom pra ser compativel com meu quadro eu perguntei pra um cara q tem o mesmo quadro q o meu ai eu perguntei qual era o padrao do central ne ele respondeu “amigo movimento central comum 122mm” e ai vc pode me ajudar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guilherme, pra poder te ajudar preciso saber tudo a respeito. qual é sua bike, que pedivela quer comprar e quantas marchas terá a bike.
      122m é um eixo bem longo, é ponta quadrada (Square), Octalink, Isis ou Hollowtech?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  147. Eduardo Nogueira

    Kkkkk Beleza Edu, meu mecânico fez confusão, realmente você está certo, ele pensou que seria 2×10, e não 1×10 como te falei! Vou fazer a compra do produto, muito obrigado pelas dicas, show! Valeu…

    Responder
  148. Adailton

    Boa tarde Edu, com seus ensinamentos tenho melhorado muito meu desempenho, principalmente em subidas, mais gostaria de saber se posso usar meu pedivela deore m615 num cassete xt cs m8000? O que preciso fazer para dar certo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Adailton, verifique se a corrente que irá usar encaixa “sem prender” nos dentes das coroas, se funcionar normal, pode usar ele na boa!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  149. Reinaldo

    Bom dia Edu!
    Tenho uma bike 26 com kit Deore 30v com relação 24, 32, 42 e cassete 11 x 36. Estou pensando em comprar a specialized st comp Carbon (1×11) com a relação de 30 por 10×42, se não me engano, não estou certo se a coroa é com 30 ou 32 dentes. Estou com receio com esta mudança devida as subidas, aqui n mha regiao tem mto morro, porém acho q da p controlar. Estou preocupado e com as viagens q fazemos por ano durante uns 4, 5 dias, com média de uns 100km/dia, nos últimos dias pesa bastante. Não preocupo com as retas ou decidas sou amador e andar de bike é um hobby. Qual a sua opinião? Será q essa mudança de 26 p 29 e de 30 p 11v é mta drástica? Vc tem a specialized q citei? Ou outra na msm faixa de preço?
    Valeu obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      OI Reinaldo, só temos na nossa loja online 1 MTB simples!
      Vamos lá, MTB 29 é melhor que a 26 no estradão, na estrada, em trilhas mais abertas, mas na subida é mais pesada! Essa relação com coroa 30 ou 32 é a que eu uso, ótima pra trilhas técnicas, singletracks, e subidas, mas claro, falta final nas descidas e rolês na cidade, pois a coroa é menor que a original (40 dentes).
      Dá acostumar, todo mundo acostuma, a bike fica mais leve e descomplicada.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  150. Ricardo

    Olá Edu como vai tudo bem!!

    Tenho uma bike MTB 29 com o grupo 3×8, 24 velocidades, pedivela 24/34/42 e com sistema 11-32. Em breve, vou fazer um upgrade na minha bike e pretendo comprar o grupo SHIMANO SLX , pedivela com 3 coroas 24//32/42(modelo FC 670), sinceramente estou quebrando a cabeça kk pois tenho várias dúvidas, inclusive agora depois de ler todos os seus comentários do super cog e do Narrow Wide…. Gostaria da sua opinião de como devo montar minha bike!!
    Ando na rua, pego todo tipo de subida e de descida, gosto de velocidade final e depois da atualização pretendo partcipar de alguns eventos.

    o que vc me sugere??

    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, o conjunto Narrow Wide e Super Cog foi projetado para trilha, terra, XC, na cidade você irá notar a perda de velocidade final, principalmente nas descidas, dá pra acostumar com isso, mas se tiver dúvidas, utilize o 2×10 sem coroa Narrow Wide!
      Neste caso, o Super Cog pode ser o de 40 dentes.
      Quanto a relação exata, é uma informação muito pessoal de cada atleta, não conheço a altimetria da região onde irá usar a bike, e nem o poder das suas pernas, fica difícil indicar a coroa boa pra você.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  151. Paulo la macchia

    Bom dia Galera, bom dia Edu,
    tenho uma FIRST 29, comprei umas rodas novas, ( rodas vazan everest disc xc 29 )vou ter que comprar uma cassete, gostaria de saber qual posso comprar, lembrando que ando na cidade, pego algumas subidas, curto da uma esticada pra pega velocidade, gostaria de saber qual pneu compro pra essas rodas, da pra coloca um pneu bem fino pra andar mais ? aqui na ciclovia tem muitos buracos, tenho medo de colocar um pneu fino e acabar com as rodas, são muitas duvidas, estou retomando as pedaladas, hoje completa 1 ano que voltei a pedala, agora quero da um help na magrela.

    obrigado pela ajuda

    um bom dia a todos..

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, os cassettes de 11 a 36 dentes são os melhores, o peso e o preço podem variar muito de acordo com o grupo. Uso pneus 700x32C na 29, é um pneu leve ideal pra rodar no asfalto. Quando vou pedalar na terra eu devolvo os pneus de cravos 29×2.2.
      Legal que voltou ao pedal, boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  152. Paulo la macchia

    obrigado Edu..
    vou providenciar as modificações, mais uma pergunta, compensa trocar o kit de 21v pra 27 v ?? ( custo beneficio )?

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Paulo, compensa, os de 21 marchas são pesados (peso físico) e também peso da relação, ruim nas subidas e descidas, 12/28 contra 11/36 de uma bike 27 marchas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  153. Marcelo

    Boa tarde.gostaria de saber se eu trocar a coroa de 36 dentes por uma de 34 dentes, irá tirar muito meu desempenho nas retas?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, toda vez que a gente reduz o número de dentes na coroa, a bike fica pior na reta e descidas, mas fica melhor nas subidas. O impacto desta mudança será mais sentida na subida (melhora), a perda de velocidade existe, mas é pequena, dá pra acostumar. 36×11 dá 3,27 voltas na roda por volta na pedivela, e 34×11 dá 3,09 (ainda dentro da casa de 3 voltas).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  154. Marcelo

    Obrigado.pensei em fazer esse teste pois meu k7 é 10 -36, e não consigo manter muito tempo o giro com a relação de 36, por isso quero ver se vai ajudar um pouco essa troca pela de 34 dentes.

    Responder
  155. Paulo Martins

    Bom dia!
    Por gentileza, gostaria de tirar uma dúvida…
    Comprei há pouco mais de um mês, uma CALOI 29 2016, o modelo mais em conta da marca, porém ela vem com um kit bem básico de câmbio da linha SHIMANO o Tourney com 21 marchas…
    A galera que eu pedalo junto a maioria tem umas bikes que rodam com 1×11 ou 2×10 e eu tenho visto que tem um desempenho muito melhor, conseguem dar um sprint nas retas e subidas com pouca inclinação…
    Enfim, gostaria de algumas dicas de quais modificações eu poderia fazer na minha bike pra melhorar o desempenho… Se eu modificar de 21 para 27 marchas, ou se eu trocar o pedivela que é de 42x34x24 por outro melhora?
    Desde já agradeço, abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, a pedivela dá até pra manter, o que você precisa é ter mais marchas (longas e reduzidas), verifique se seu cassette ou catraca inicia com pinhão de 12 dentes e finaliza com um de 28 ou até 32 dentes. Os cassettes bons (com mais opções) são 11 a 36, ajudando nas dias pontas.
      Também vai precisar de corrente e alavanca de mudança de 9 velocidades, assim acaba o problema!
      Bikes 1×10 são cerca de meio quilo mais leves.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Paulo Martins

        Bom dia Edu, tudo bem!?
        Ah sim, entendi.. A minha bike está com catraca de 14 28..
        Então vou manter o pedivela e fazer esta alteração do cassete de 11 36 e mudar pra 27 marchas…
        Muito obrigado pela dica, um abraço!

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Paulo, o desempenho será outro!
          Boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  156. Ricardo

    Olá Edu tudo bem!!

    Muitas duvidas kkk!! Parabéns

    Edu tenho uma giant 29 com o cassete 11-32D e pedivela 24/32/42 com 8 velocidades, surgiu uma oportunidade do Kit deore XT com 10 velocidades 11-36D, consigo encaixar perfeitamente!!

    Muito Obrigado pela atenção

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, o Freehub será o mesmo, só colocar o novo cassette! Teste a corrente de 10 velocidades, ela deve encaixar nas coroas sem agarrar.
      Como a corrente de 10 velocidades é mais estreita, teste se ela “prende” nos dentes das coroas.
      Boa sorte!
      Abraços;
      EdU Capivara

      Responder
  157. Ricardo

    Edu,

    boa noite!!

    E só mais 1 pergunta kkk!!!

    Hoje minha relação é 24/32/42 e cassete 8 velocidades ok. Caso eu opte por um grouset com 2 coroas, no caso, 26/38 ou 28/40 com o cassete de 10 velocidades, conseguirei obter a mesma performance, tanto da marcha mais leve como na mais pesada?

    Isto para redução de peso!!

    Valew
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, quanto mais marchas tiver no cassette, mais sequencial ele será, sem aqueles pulos por ter muitos dentes de diferença entre cada cog. Sendo assim, com 2 coroas ficará muito bom!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  158. Dirceu Borba

    Ola Edu blz? olha só, minha bike é coroa 22/30/40 – 11/36 – gostaria de deixar com duas coroas na frente,
    tirar a de 40 dentes e no lugar da coroa com 30 dentes botar uma com 38 dentes ai ficaria 22 x 38 tem problemas? pois vejo que fica bem longe a distância das coroas. Abraço aí

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Dirceu, a modificação pode ser feita, e quando trocar marcha na frente, a redução será de 12 dentes de uma para a outra, antes eram 8 – esse gap pode ser desconfortável, reduz demais repentinamente.
      Seria legal trocar a 22 pela 24 dentes.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Dirceu Borba

        Grande abraço, obrigado pela informação

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Dirceu!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  159. João paulo

    Bom dia Edu..

    Tenho uma mtb 29 e estou no momento com 27 v e axho ela vem ideal pra oq faço no momento (provas copa copa SP, estradões, giro alto e subidas íngremes) tem de tudo haha.

    A minha relação está quase na hora de trocar, vejo nas provas que ninguém está isando 3 coroaa mais (a minha é 22-32-44) acho que pra oq eu faço 1 coroa não seria o ideal, mas aí estou na dúvida entre 2×10 e 2×11 e qual configuração usar. Essa dúvida está m matando haha.

    Desde já agradeço a atenção

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, na 1×10 você tem que colocar o Super Cog 42 dentes, na 1×11 já vem!
      Fica caro converter a bike em 1×11, o Dólar tá caro, as montadoras tem isso subsidiado, fica mais barato comprar a bike com ele.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  160. Leonardo

    Fala Edu tenho uma cannondale aro 26 3×9 você acha que fica bom colocar uma coroa só??

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leo, já fiz isso, fica bom, mas tem que colocar o super cog pra ter marcha leve pra enfrentar subidas fortes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  161. Ivan

    Boa noite Edu..tenho uma bike híbrida uma Kona Dew e gostaria de passar para coroa única mas com 44 ou 46 dentes. Tenho um cj todo Alivio de 9v com pé de vela 28/38/48. É possível eliminar as coroas de fora e a de dentro deixando só a central? Minha ideia era passar tudo para speed com uma coroa de 11/28 haja vista que onde moro é bem plano! Se não, qual a sugestão? Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Fica boa sim Ivan, depois de experimentar bem, avalie se ela pode receber uma coroa um pouco maior, entre 40 e 44 dentes, pra ter mais final.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  162. Paulus Carvalho

    Boa tarde,

    Senhores estou para comprar uma Schwinn Eagle 29, o valor está tentador, o que vcs acham, vou pedalar em asfalto e trilhas…vale a pena? a minha atual é uma aro 26.

    att,

    Paulus Carvalho

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulus, essa bike ora é Caloi, ora é Schuwinn, já que a Dorel é dona destas marcas, e muda apenas os adesivos e cores.
      Nunca testamos, mas é uma bike de entrada, melhor pra asfalto que pra trilha.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  163. Edmar

    Boa tarde Edu,
    Tenho um bike Specialized EPIC com o grupo original que veio nela que é um SRAM PG-1030, 10 velocidades, (11-36d) com Coroa (38 x 24) e gostaria de saber qual a sua opinião referente as questões abaixo:
    1- É possivel fazer um upgrade pra 1×11 velocidades mantendo o atual pedivela e mantendo a marcha mais leve utilizada para subidas fortes? Quais peças eu preciso substituir para que isto ocorra?
    Quais as vantagens e desvantagens desta alteração?
    2- Vale a pena fazer uma alteração para 2×11? Quais peças eu preciso substituir para que isto ocorra?
    Quais as vantagens e desvantagens desta alteração?
    Desculpe abusar, mais você é a unica pessoa que eu acompanho e acredito que tenha competencia para me ajudar nestas duvidas.
    Um forte abraço,
    Edmar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edmar, fica bem cara essa mudança, rsrsrsrs, a vantagem é ter o pinhão 10 dentes como a menor engrenagem, a bike fica mais veloz de final.
      Para usar esse cassete será necessário comprar o XD Driver da Sram, um freehub com rosca para pinhão 10 dentes. https://www.sram.com/sram/mountain/products/sram-xd-driver-body

      Terá que trocar também a corrente, alavanca de mudança traseira (Trigger 11 velocidades), e claro, o cassette 10/42.
      Sua pedivela pode ficar, mas o super cog (engrenagem 42 dentes) substitui a coroa menor, mas 38×42 é pesado para algumas subidas. Seria melhor trocar a coroa para 34 (se a bike ficar 1×11).
      Para usar ela 2×11 fica leve a 24×42, talvez nunca use!
      Obrigado pela confiança!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  164. Marcos

    Edu, boa tarde.
    Tenho uma bike 26 e atualmente estou usando uma relação 2×9, tirei a coroa de 22 dentes ja que eu não usava, fiquei com as coroas 32 e 42, e o k7 11×34… gostaria de saber se posso comprar um coroa narrow wide de 30 dentes e usar com meu grupo 9v, pois nao encontro coroa 30 dentes bcd 104mm original… Grato pela atenção

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, coroas Narrow Wide não fazem troca de marcha, teria que usar sozinha, elas não tem os pescadores de corrente e os dentes são 25% mais altos, se for para usar 1×9, tudo bem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  165. Mike

    Edu, tenho mtb 26 com 27 V alivio 22x32x44 e K7 11×34, e estou montando uma 29 ER. a duvida é: transfiro a atual relaçao 27 V P a 29 er, ou, ja vou P relaçao 20 V ? e mais na 20 V qual relaçao sera que mais vai aumentar a media de verlocidade?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mike, não dá pra rodar com essas relações de 26 na 29, fica pesado pelo tamanho da roda, você iria usar mais a coro do meio mesmo. Geralmente elas vão até 36, 30 mas as bikes de competição XC usam entre 30 e 34 dentes.
      Pra trilhas e passeios pedivelas 36/26, 38/24 e 36/22 são os mais usados, média das linhas Alivio e Deore.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  166. Ricardo

    Fala Edu,
    Estou com uma 29 migrando de 21V para 27v
    Comprei um um kit alivio m4000, mas o vendedor me mandou um cambio dianteiro T4000, compatível com pedivela 44/48T.
    Minha pergunta é, se instalar um pedivela 44/32/22 a bike vai ficar muito pesada? Ou é melhor eu vender esse cambio e comprar o dianteiro alivio m4000 compatível com 40 D?
    Qual relação vc acha melhor pra 29, 42/32/22 ou 40/30/22?
    Meu uso é quase todo urbano, e minha cidade é bem plana (Brasília), mas não descarto a possibilidade de fazer umas trilhas de vez em quando. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, os câmbios podem ser ajustados para uso em qualquer relação, 2 ou 3 coroas. É só abrir ou fechar os parafusos dos batentes (L) e (H) limitando a atuação.
      Na 29 a 40/30/22 é melhor, no XC estão usando coroa única de 30, 32, 34 ou 36 dentes.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Paulo Trajano

        Olá, Edu. Tenho a mesma dúvida do Danilo com respeito a câmbios dianteiros. Mudei meu pedivela para um Deore integrado M590 com coroas 44-32-22 e um cassete HG-61 de 9v com corrente apropriada (H5-53). Sinto que, dependendo da combinação de marchas (não estou cruzando) a corrente raspa no cambio dianteiro (Tourney TX). Então, vale a sua máxima de que “os câmbios podem ser ajustados para uso em qualquer relação” ou preciso comprar outro câmbio dianteiro?

        Em tempo, parabéns e obrigado pelo canal. Aprendi muita coisa aqui.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Paulo, esse Tourney TX é básico, para uma relação de 9V, será necessário um câmbio com abertura um pouco maior na gaiola da corrente, é uma coisa que até dá pra ajustar com alguma ferramenta, mas a pessoa tem que ter habilidade!
          Boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  167. Danilo

    Olá muito bom esse site,eu tenho uma bike 21 V eu queria trocar para 27 V o que eu preciso trocar ??

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Danilo, será preciso trocar a alavanca de mudança traseira, a corrente e o cassette. Dependendo do modelo do seu câmbio traseiro, ele irá funcionar perfeitamente, bastando abrir a regulagem dos batentes (parafusos L e H) para ele alcançar 2 cogs a mais (de 7 pra 9).
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  168. DANILO

    olá edu tudo bem com você ,Eu Tenho uma bike com o cambio traseiro shimano altus 8 v e queria colocar um cassete de 9 v ,eu vou precisar trocar o cambio traseiro ??

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Danilo, você terá que trocar apenas a corrente, o cassette e a alavanca de mudança!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  169. Rafael

    Boa tare Eduardo,
    uma dúvida. Posso utilizar cassete e câmbio Sram XX 11V com rapid fire XTR?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, existe muita incompatibilidade entre Shimano e Sran, mas como as correntes funcionam bem entre eles, “pode ser” que funcione. Consegue pra testar isso sem ter que compras as peças?
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  170. Moassyr

    Boa tarde Edu comprei um pedivela deore com essa coroa so que quando foi instalado não deu certo pois parece que meu quatro não é compativel foi instalado e tudo so que quando coloco no cog de 36 fica muito cruzado e o pedivela se tirar os aneis de espaço a coroa pega no quadro queria saber de voce se tem um modelo especifico de quadro pra pegar como uma so coroa pq a minha esta usando os 3 aneis do lado da coroa e esta proximo do quadro dai não da pra alinhar.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Moassyr, são tantos modelos de pedivela e de quadro, você deu azar, normalmente funciona, mesmo que tenha que fazer ajustes.
      Outro recurso seria colocar arruelas entre o spyder da pedivela e a coro, jogando ela mais para dentro sem avançar com a pedivela. Usa os parafusos grandes de fixar coroas, aqueles para segurar 2 coroas ao mesmo tempo.
      Espero que dê certo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  171. Bruno

    Boa tarde Edu,

    Tenho uma coroa de 32 que tirei do meu pedivela Truvativ Stylo de 22/32/42. Agora estou usando 24/38 Truvativ. Mas gostaria de usar uma coroa só. Poderia usar essa coroa de 32 ou teria que ser a Narrow Wide mesmo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, a coroa nerrow wide tem dentes 25% mais altos e em espessura variável (como os vãos da corrente), com a coroa normal e sem câmbio dianteiro, há muita chance dela cair (desengatar) quando passar por buracos e irregularidades.
      Para combater isso será necessário colocar um guia de corrente e até mesmo câmbio traseiro com trava de movimento ou mola mas dura.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  172. Charles

    Olá. Instalei o câmbio traseiro da minha bike (slx 2×10~ 38/14 e 11/36) seguindo as orientações do manual da shimano. As marchas estão passando suavemente mas, sem querer, enquanto regulava o câmbio, girei a roda para trás na posição em que a corrente estava nas duas relações maiores e ela voltou cerca de dois cogs e travou. Nunca precisei e creio que seja pouco provável eu utilizar a combinação 38×36, mas esse fato me deixou com a pulga atrás da orelha. Pela tensão que a corrente fica é normal isso acontecer? Girando o pedevela no sentido certo não percebi nenhuma anomalia.

    Responder
    • Edu Capivara

      Não tem problema Charles, isso acontece mesmo, com a corrente cruzada, existe uma facilidade dela desengatar rodando para trás, coisa que ninguém faria durante o uso!
      Para combater isso seria preciso trazer a pedivela mais para dentro do quadro, mas nem sempre é possível. Pedivelas com desenho flat (low profile) causam essa característica.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Charles

        Boa, obrigado pelo esclarecimento!

        Responder
  173. Ribamar Sousa

    Olá Edu, pretendo fazer alteração conforme vc explica, mas estou com duvidas:
    Tenho um bike de 7v e quero fazer alteração para 10v! O que eu preciso trocar?
    Qual a melhor coroa (30, 32, 34 ou 36) para essa adaptação.
    ah… uso mais a bike em trilha e principalmente no uso urbano.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ribamar você precisa trocar tudo menos o cubo!
      Câmbio
      Corrente
      Alavanca de mudança
      Cassette
      Quanto a relação, a escolha é muito pessoal, de acordo com a perna, altimetria, tipo de treino etc. A coroa deve ser maior que a sua coroa do meio e menor que a grande.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  174. Denilson Santana

    Boa noite, tenho uma Caloi Vitus er 29, com agrupamento do pé de vela 24-38 e do cassete 11-36, é o kit completo Shimano SLX, queria colocar o Cog 42 o que tem a dizer, já comprei, mas não intalei, queria sua opinião, pois vc é muito bom, treino aqui na Serra da canastra

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Denilson, como vão os treinos aí?
      Olha, o Super Cog 42 dentes é pra quem usa relação 1×10, na 2×10 o pessoal usa o Super Cog de 40 dentes, mas se a Serra da Canastra tiver subidas muito íngrimes, pode funcionar bem o 42 dentes, mesmo mantendo a coroa pequena.
      Boa sorte na montagem, acompanhe nossos tutoriais para a instalação desta peça.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  175. Marcos

    Edu, boa noite, tenho uma bike 27.5, com um kit shimano alivio 8v, ando somente em estrada de terra e algumas trilhas leves, com varias subidas, tem possibilidade de alguma melhoria mantendo esse mesmo kit de transmissão, e utilizando algumas dessas novas coroas?
    abraço.
    Marcos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, as coroas Narrow Wide e relações com coroa única são para bikes de 10 velocidades, o custo é alto para essa modificação na sua, com 8 velocidades.
      Os benefícios são a redução de peso e tranquilidade no uso (menos coisas pra fazer).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  176. Vinicius

    Boa tarde Edu, tudo certo?
    Seguinte me tira uma duvida, hoje pedalo 3×9 (44-32-22 / 11-34)
    Minha marcha mais leve hoje equivale a 0,64 e a marcha mais pesada 4,00

    Porem estou pensando em montar uma bike nova e usar 1×10
    Cassete SunRace 11-42 (11-13-15-18-21-24-28-32-36-42)
    A duvida é a narrow 32 ou 34.
    32-> Mais leve 0,76 / Mais pesada 2,90
    34-> Mais leve 0,80 / Mais pesada 3,09

    Estou quase decidido para a 34, a diferença na leve é quase insignificante, porem ganho bastante final.
    Agora a duvida, li e ouvi relatos que a força da alavanca por girar uma relação maior (42), pode tornar equivalente com a marcha mais leve que tenho hoje, ou ate mais leve. Pode ser verdade isso, tem fundamentos? Porque estou comparando apenas os números. Obrigado, Abraços!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, dependendo da combinação elas ficam equivalentes ou até mais leve, como você disse!
      Em casos como o seu, pedivela de 3 coroas, recomendo que a coroa Narrow seja menor que a sua grande, e pouco maior que a coroa do meio, embora seja muito difícil indicar uma coroa sem conhecer o ciclista, a força das pernas, a altimetria do local de treino, o tipo de piso, o modelo e peso da bike, etc.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  177. Vinicius

    Esqueci de mencionar Edu, é uma MTB aro 29

    Responder
  178. Mateus

    bom dia!!
    tenho uma bike 24v e queria tirar uma duvida, existe a possibilidade de adaptar um cassete de 9v 12-36 nela, eliminando um dos pioes menores?!

    Responder
    • Edu Capivara

      Não dá Mateus, a distância entre cada pinhão é diferente de de 8 pra 9 velocidades, as marchas ficaram embaralhadas, como se estivesse desregulado. para isso funcionar, você teria que trocar corrente e alavanca de mudança para 9V.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  179. Leonardo

    Boa tarde,

    O câmbio Sram X7 longo de 10 V consegue passar para a coroa de 42 dentes?

    Muito obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Consegue sim Leonardo, até mesmo o médio (Midcage).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  180. Cesar

    Olá Edu,
    Eu e alguns amigos estamos entender em números , se vale apena trocar o cassete para de um 11-36 para 11-40 . (não estamos olhando ainda as limitações técnicas)
    A minha duvida é , faz diferença na força exercida no pedivela , quando usado diferente combinações entre coroa e cog , que resultem o mesmo avanço em metros no final de um giro?
    Explicando:
    Hoje , no meu caso, minha coroa menor é 24T, com o cog 36T , tenho um avanço de 1,6mts.
    Avaliando a mudança p/ um cassete de 40T , usando calculadoras na internet vi que :
    * Coroa 24T / cog 40T = 1,4mts
    * Coroa 22T / cog 36T = 1,4mts
    ou seja, seria tecnicamente menos problematico reduzir a coroa de 24T p/ 22T do que trocar o cassete.
    Mas a força exercida na pedalada, nestas duas configurações, seria a mesma?
    Não consigo encontrar nenhum lugar que esclareça isso.

    Abraço
    Cesar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cezar, temos um vídeo de Road Bike que aborda isso, é a alavanca aplicada no braço da pedivela, apesar de resultar no mesmo avanço de outra combinação de marcha, coroas menores exigem menos esforço por parte do ciclista (ex: pedivelas compact).
      https://www.youtube.com/watch?v=3p3YsNgQsTM
      Sua conclusão está correta, mas as vezes é difícil encontrar coroa 22 com furação da de 24 dentes.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  181. Silon

    Boa noite,
    Tenho uma dúvida minha bike tem 27 velocidades, e eu preciso trocar o câmbio traseiro, mas deore só acho pra 10v, se eu colocar em um K7 com 9v vai funcionar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Silon, quem manda na parada são as alavancas de mudança, cassette e corrente, o câmbio só obedece, rsrsrsrsr.
      Pode colocar qualquer câmbio que irá funcionar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  182. Rafael

    ola, tenho uma bicicleta 26 (24 marchas) com um cambio acera m360, mas preciso troca-lo, posso colocar um alivio m4000 por exemplo que o cage e maior ? vou terei que trocar a corrente ? ah, e aproveitando a pergunta, não tem problema nenhum usar cambio traseiro 9v com cassete e passador 8v ne ?
    Obrigado, abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafa, não tem problema usar outro tipo de câmbio, quem manda na coisa é a alavanca de mudança, cassette e corrente, esses itens não podem ser mudados.
      Quanto ao tamanho da corrente, para medir passe ela fora dos câmbios, engatada na maior coroa e maior pinhão do cassette (cog), as pontas da correte devem se sobrepor 2 elos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  183. LEANDRO FERREIRA DA SILVA

    Edu, tenho um grupo XT M8000 com uma coroa de 30d e um cassete de 11-42. Adquiri um cassete da shimano XT 11-46, e quero trocar a coroa para 34d. Vi que junto com o lançamento do cassete 11-46, a Shimano lançou também a coroa XT SM-CRM81. Pergunto, terei que adquirir essa coroa e outra corrente ou o cassete 11-42 é compativel com o 30d que tenho (SM-CRM80)?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, se a bike já tem corrente para 11 velocidades, é só aumentar o tamanho, de acordo com o aumento do número de dentes. Não há necessidade de adquirir outra coroa.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  184. Alain Pozzatti

    Bom dia Edu.
    Tenho uma Trek 29 e a relação e de 24v, sendo 11-34 e 24/34/42. Raramente utilizo a coroa de 42, certamente uma coroa dupla 24/38 atenderá bem minha necessidade e para o tipo de local que frequento.
    É preciso alterar o cassete para realizar essa troca? Ou as 8v aceitam as coroas duplas? Não entendo nada dessa matemática ciclística rsrsrs.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alain, se seu pedivela tiver coroas desmontáveis, você pode até tirar a coroa grande, criando seu 2×8, mas pra comprar, só nos modelos de 10 velocidades aparecem pedivelas duplas.
      O problema é que com 8 velocidades, a corrente é mais larga que as de 10 velocidades, e as coroas (pedivela com 2 coroas) são mais próximas, a corrente de 8v pode agarrar na troca de marchas dianteiras.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  185. Paulo

    Fugindo um pouco do assunto… Posso usar um cambio traseiro Deore 10V M615 SGS em um cassete Alivio de 9v com corrente de 9v?

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode usar qualquer câmbio Paulo, alavancas, cassette e corrente é que tem que ser de 9v.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  186. Diney

    Olá Edu,tenho uma 24 v 36 dentes atrás ,estou sofrendo muito nas subidas ,moro mg e faço pedal na terra batida ,qual combinação seria melhor pra mim .desde ja obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diney, MG é realmente o estado fora de estrada do Brasil, amo muito tudo isso, meus pais são daí!
      Recomendo a instalação do Super Cog 40 dentes (se tiver pedivela com 3 coroas), ou o 42 se forem 2 coroas.
      As novas bikes top de XC estão com cogs de 50 dentes!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  187. Joel

    Olá tenho uma relação com 8v com megarange gostaria de saber qual valeria mais a pena de 10v ou de 11v
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Joel, a de 10 velocidades, as de 11 ainda são muito caras!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  188. Fabricio

    Iae edu, blz…estou com um k7 11×40 e possivel usar com somente uma coroa ? tipo uma 32 ou uma 34

    Responder
    • Edu Capivara

      Fica ótimo Fabricio! Quanto ao tamanho da coroa, você é decide, lembrando que quanto maior, mais velocidade final a bike terá, mas por outro lado, pode ficar pesado nas subidas íngremes mesmo engatado na primeira marcha (super cog 40 dentes).
      Tudo depende de onde irá pedalar. Para XCM é melhor 2 coroas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  189. Gustavo

    Olá Edu, acabei de adquirir uma bike de aro 29. Vi em alguns vídeos seus que a relação de dentes da coroa de uma bike aro 29 deve ser diferente de uma bike de aro 26, mas porque disso ? Eu estava pensando em mudar as relações da marcha da minha bike, mas fico em dúvida quanto à isso, se por ter uma aro maior (29) as marchas devem ser mais reduzidas ou mais pesadas. Devo apostar em marchas mais reduzidas ou mais pesadas ? Ou as marchas de uma aro 29 tem uma mesma relação que uma aro 26 ? E outra dúvida, será que compensa trocar 3×7 por 1×10, mesmo a bike sendo de entrada (R$ 1200,00) ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gustavo, bikes de entrada não são equipadas com pedivelas desmontáveis, onde há possibilidade de tirar/trocar as coroas, então o gasto seria bem maior, trocar toda a pedivela, mas fica bem legal.
      A diferença na relação das 29 e 26 polegadas está na proporção entre o tamanho da roda e o tamanho da coroa, é mais fácil girar a roda 26 com uma coroa 46 dentes do que fazer o mesmo com a roda 29, por isso as coroas grandes das 29 são 40, 42 dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  190. Leonardo

    Olá! tenho uma relação com pedivela 36/22 cambio sram x7 e cassete 11/36 com cambio deore xt (original trel xcaliber 9) porém quero mudar as coroas dianteiras para 40/26, o que voce me recomenda? Penso num cambio barato com coroão do alivio 2015 de 40 dentes…o que acha??? qual cambio usar????

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, provavelmente dê para usar o mesmo câmbio dianteiro, é só posicioná-lo mais para cima, ajustando sua posição para o tamanho da nova coroa.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  191. Rui Silva

    Boas, queria colocar uma relação 34 frente e cassete 11-46, sabe me dizer qual o valor de volta? fica mais leve ou mais pesado do que o 32 com 11-42? obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rui, é só dividir um pelo outro!
      Vou usar (:) como sinal de dividir ok?
      34:11= 3,09 (1 volta na coroa = a 3,09 voltas na roda.
      34:46= 0,739 ( 0,739 de volta na roda a cada volta na coroa) Isso é menos de 1 volta, é volta incompleta!

      32:11= 2,90
      32:42= 0,761 (essa é pouca coisa mais pesada que a 34×46)
      E por aí vai.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  192. Matheus MTB

    Boa tarde Edu Capivara, eu vou montar outra bike aro 26, quadro MOSSO SERPENS 26 com um grupo de 1×11 SLX e DEORE XT. Com coroa 34T e cassete 11-42, aí eu queria saber se esse tipo de relação fica bem nesse quadro 26?
    Porque vejo boatos quando pedalam para tras com a corrente no pião 42 do cassete a corrente pula para a catraca proxima de 11 para 10. Aguardo sua resposta?

    Matheus MTB O Exterminador

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Matheus, essa relação funciona melhor na bike 29, eles é que precisam de tanta redução assim, as bikes aro 26 são mais reduzidas pela proporção de tamanho da roda x coroas, e irá ficar SUPER leve no cog 42, a ponto de não conseguir pedalar (a pedivela gira muito e a bike anda pouco).
      Essa questão da corrente descer uma marcha quando pedalamos para trás, acontece quando o Chain Line (linha de corrente) não é respeitada.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  193. Carlos Henrique

    Boa noite, instalei o cog de 42, com uma coroa de 34 dentes na frente(1×10), gostaria de saber com quantos elos devo deixar minha corrente para não sofrer um desgaste maior, atualmente uso uma kmc de 116 elos,
    Obrigado.

    Responder
  194. sra

    Olá. Boa tarde. Eu tenho uma bicicleta feminina de passeio, acabei de comprar, sem marchas, aro 26. Queria que pudesse me informar com seu vasto conhecimento sobre bicicletas. Eu sou da cidade do Rj, sabe que as ruas são mal asfaltadas, e agora vou morar em uma subida bem ingrime e algumas ruas dessa localidade tem asfalto irregular, só que eu não gostaria de ter que colocar “milhões” de marchas para o que eu não vá precisar, apenas quero atender à minha necessidade, entende? E eu não tenho experiência com isso, também não quero, como li em alguns lugares que a correia fique sempre soltando. Eu gostaria de tornar minha vida pouco mais fácil, esperando pela sua resposta, porque também, não posso fazer muita força nessas pedaladas, pois tenho certas limitações de energia (tieóide) no momento. E a minha resistência obviamente é menor que a masculina. Então, por favor, qual seria a melhor indicação para o meu caso, com a sua experiência profissional? Prefiro buscar exclusivamente, sua opnião primeiro. E obrigada. Agredeço sua compartilha.

    Responder
  195. Andre

    Olá Edu..tudo bem? Parabéns pelo site e pelo canal no Youtube…estou sempre acompanhando….Estou com uma dúvida e gostaria da sua ajuda…Atualmente minha bike está com 27 marchas, mas o k7 e a corrente já apresentam sinais de desgaste, como terei que substituir essas peças estou pensando em passar ela de 27 para 30 marchas. Meu k7 é 11/34 e gostaria de saber se eu colocar um 11/36 vai dar algum tipo de problema ou se é preferível manter o 11/34 só que pra 10v? Obrigado e um forte abraço

    Responder
    • Andre

      Ah Edu…esqueci de mencionar que uso um cambio traseiro XTR e passadores SLX que já suportam 10 velocidades

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, coloca o cassette 11/36 para grupos de 10 velocidades, não tem problema nenhum e o escalonamento é melhor com mais marchas, diminui o gap entre cada mudança.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta