Tá pulando marcha? Regule o câmbio traseiro.

BNR-Regulando-Cambio-Traseiro
Tá pulando marcha? Regule o câmbio traseiro.,

Dicas, Manutenção

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Fim do mistério. Aprenda a regular o câmbio traseiro da bicicleta. 

Pode parecer difícil ou misteriosa a regularem dos câmbios traseiros, mas entendendo como funciona e com um pouco de paciência você mesmo ajusta o da sua bike.

Depois que inventaram os câmbios indexados (um click = uma mudança), fica muito difícil pedalar uma bike com câmbio desregulado, fazendo aquele barulinho chato, dando a impressão de que vai mudar de marcha a qualquer momento.

Câmbio traseiro

Aqueles pequenos parafusos, que geralmente são para chave Philips, com inscrições “H” e “L” comandam a regulagem do limite de avanço e retrocesso máximos do transportador da corrente (peça com duas roldanas por onde a corrente passa). Cada parafuso desses regula um “batente” para impedir que o câmbio entre na raiação da roda ou que a corrente caia entre as engrenagens (catraca) e o quadro.

Câmbio traseiro

O parafuso com a inscrição H (high) – ALTO, representa o batente das marchas pesadas (pinhões pequenos), ou seja, se estiver bem regulado a corrente não cai entre o quadro e a menor engrenagem.

O parafuso com a inscrição L (low) – BAIXO, representa o batente das marchas leves (pinhões grandes), evitando que o câmbio entre nos raios, causando a quebra dos mesmos, ou quebra da gancheira do câmbio.

Regulando o câmbio traseiro - Parafuso High (H)

A dificuldade de entender o processo de regulagem dos parafusos dos batentes deve-se ao fato deles ficarem muito escondidos.

Regulando o câmbio traseiro - Parafuso LOW (L)

É muito importante manter essas regulagens em dia para que as trocas de marchas sejam precisas e confiáveis. Confira no desenho, a função desses parafusos limitadores e também cada peça do câmbio traseiro.

Ilustração do funcionamento do câmbio traseiro

Este ajuste está baseado no perfeito alinhamento das roldanas (polias) do transportador da corrente, com os pinhões (engrenagens da catraca ou cassete). Para facilitar, solte o cabo de câmbio e movimente manualmente a passagem de marcha empurrando o câmbio pela ponte de ligação (peça central do câmbio, onde vai a marca do fabricante). O mais importante é verificar se há alinhamento entre a polia de cima e os pinhões (primeiro e último). Se não houver alinhamento, ajuste os parafusos (H) e (L) mantendo o câmbio nas respectivas posições até concluir as voltas nos parafusos.

Ajustando o câmbio traseiro

Recoloque o cabo do câmbio, ajustando a tensão pelo esticador de cabo. O cabo deve estar na tensão exata, se estiver frouxo, não puxa o cabo na medida certa, não fazendo a troca da marcha, se estiver esticado demais, muda uma marcha e meia. Nos dois casos o barulhinho chato volta a atacar.

Cambio traseiro XT High

Em alguns modelos de câmbio é possível ver claramente os batentes e seu funcionamento, como nesta foto.

Câmbio traseiro XT Low

Se você ajustou corretamente os parafusos dos batentes e seu câmbio ainda está fazendo barulho ou apresentando alguma anomalia, a gancharia de câmbio (peça do quadro na qual é fixado o câmbio) pode estar desalinhada. O próprio câmbio pede estar torto, e nesses casos é sempre melhor recorrer a uma oficina de confiança para fazer todos os ajustes ou substituir alguma peças, e o alinhamento da gancheira requer ferramenta especial.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (112)

  1. VILMAR APDO CAUS -MAZINHO

    Valeu pela dica, mas bacana p quem não tem muto tempo para levar a bike a oficina.
    Abraços.
    Prof. Mazinho – Londrina – Pr.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Valeu professor. Vamos compartilhar. :)

      Responder
  2. Mauro Junior

    Foi super interessante a dica . Vez por outra tinha que mandar a bike para manutenção e agora já da para eu mesmo realizar esses reajustes.
    As catracas ” dianteiras” segue o mesmo procedimento no ajuste das traseiras certo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Mauro, tudo certo?
      Sim, a dianteira segue da mesma maneira, L (Low) é o parafuso que regula o batente limite para a coroa pequena, impedindo que a corrente caia para dentro (no central). O parafuso “H” (High), regula o batente de avanço máximo do transportador da corrente para a coroa grande, evitando que a corrente caia para fora (no pedivela ou até pedal).
      Espero que isso te ajude quando precisar ajustar seus câmbios.
      Abraço!

      Responder
  3. Jhonny

    Pow queria saber como faço fui pedalar do nada meu câmbio traseiro subiu agora N quer voltar pro lugar será que quebrou a molinha me ajudem ??

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Jhonny;

      Essa posição que descreveu está relacionada ao parafuso tensor da câmbio, aquele que fica apoiado na gancheira (no quadro). Verifique se ele ainda está lá. Mola quebrada reage de outra forma.
      Boa sorte, abraços!
      Edu Capivara

      Responder
  4. Douglas Santos

    Olá galera do Pedaleria.
    Volta e meia tenho problemas com regulagem de câmbios, por não saber trocar as marchas da forma correta, acabo desregulado – os muito facilmente. Afinal, como deve ser feita a passagem de uma marcha para a outra?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Douglas, tudo certo?
      As mudanças de marchas nas subidas devem ser feitas sem aplicar muita força no pedal, quando você sentir necessidade da troca, dê uma pedalada mais forte para manter o embalo e faça a troca pedalando mais leve, assim não sobrecarrega o câmbio e não faz aquele barulho de ferro esfregando, parecendo que vai quebrar tudo, rs rs. Dependendo da alavanca de mudança, você pode trocar 2 ou 3 marchas ao mesmo tempo, reduzindo bastante e rápido, caso surja uma subida forte e inesperada. (alavancas tipo Rapidfire Shimano).

      As trocas para ganhar mais velocidade não necessitam deste recurso, mas para ambos os casos, o ciclista deve estar sentado, pois trocar marchas pedalando em pé também força o sistema.
      Para conhecer as regulagens assista este vídeo: http://pedaleria.com/ajuste-dos-cambios/

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Marcos Alexandre

    Boa Noite, como faço para regular o cambio quando as marchas do meio pulam? As marchas superior e inferior encaixam bem mas as marchas do meio não

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marcos, tudo certo?
      Seu caso parece ser de alinhamento de gancheira, ou do transportador da corrente (peça com as roldanas pretas). Procure uma boa oficina para fazer os alinhamentos, será necessário ter a ferramenta “alinhador de gancheira”.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. CARLOS COELHO

    GOSTEI MUITO DAS DICAS PARA REGULAGEM DO CAMBIO TRASEIRO.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Carlos, obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Douglas Cançado

    Bom dia Edu, e quando as trocas de machas estão muito pesadas? pra mim colocar na mais baixo( catraca grande) faço uma força tremenda!

    Responder
    • Edu Capivara

      Para executar a redução de marcha perfeita, sem forçar o sistema e sem barulheira, faça assim:
      Sentiu necessidade de reduzir, aplique mais força no pedal por uma fração de segundo e alivie o pé, neste momento de alívio faça a troca (pedalando leve). A pedalada extra mais forte faz a bike embalar um pouco, sendo menos esforça na hora “H” da troca, que deve ser suave. Isso funciona como a embreagem nos carros, uma forma de achar o momento certo.
      Treine isso e suas voltas serão tranquilas, sem stress para você e para seu equipamento.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Helio Teixeira Vasconcelos

    Quando regulo o cambio traseiro, engrenagem menor, a engrenagem maior desregula e vice-versa.
    O que pode ser?

    Responder
  9. Pablo

    Olá , comprei uma caloi Sport anti-ontem , e a última marcha (mais pesada) q eu chamo de 7 pq é 21 velocidade , não entra , só vai até a anti-pnultima , qual exemplo de regulagem de câmbio mais eficiente vc aconselha ? Obg ✌

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Pablo, você montou a bike em casa? A loja que vendeu tem a obrigação de entregar a bike funcionando.
      Temos vários vídeos e posts ensinando as regulagens, veja este: http://pedaleria.com/ajuste-dos-cambios/
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Paulo CJ

    Boa tarde Edu!

    Só para esclarecer uma dúvida…….no caso a coroa deve estar na menor e o cassete na maior para fazer a regulagem?…..

    Responder
    • Edu Capivara

      Não Paulo, as regulagens devem ser feitas com os câmbio relaxados, sem a força das molas, então na frente na COROA PEQUENA e atrás no MENOR PINHÃO.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. Rafael Laurindo

    Gostaria de saber sem usando um passador de 7v, como o STI Shimano Tourney, com um pinhão indexado de 8, é natural que a corrente pule, imaginando que pode haver uma diferença no casamento passador-pinhão. Sendo o espaçamento entre os pinhões de um cassete de 8 diferentes do de um cassete de 7.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, tudo certo?
      Neste caso não há diferença, os cassettes e alavancas de 7 e 8 velocidades são compatíveis e usam a mesma corrente. Os conjuntos de 9, 10 e 11 velocidades são incompatíveis entre si.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Johny Nunes Ferreira

    Gostaria de saber se é normal o câmbio desregular com o tempo, e se é possível resolver esse problema comprando câmbios de melhor qualidade.
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Johny, com o passar do tempo (muito tempo), pode ser que os cabos percam parte da tensão, sendo necessário dar uma esticadinha através dos esticadores das alavancas de mudança e do câmbio traseiro.
      Corrente suja, seca ou velha nos obriga a aplicarmos mais força para efetuar as trocas de marchas, e isso, aos poucos, vai afrouxando os cabos.
      para completar, câmbios mais simples como o Shimano SIS, Tourney e outros de ferro, são para passeio, se coloca-los nas trilhas, poderão desregular.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Felipe

    Excelente iniciativa!
    Parabéns!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Felipe!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Alex

    Boa tarde. Estou pedalando e está estralando, não sei o q é vcs podem me ajudar.tenho dúvida se é rolamento da catraca

    Responder
    • Edu Capivara

      Os estalos são atrás? É difícil te ajudar sem ver e ouvir, muitas partes de uma bicicleta podem fazer barulho, pode ser o movimento central, os pedais, a catraca ou cassette, a câmbio traseiro…

      Responder
  15. Bernardo Tinti

    Boa dica e muito bem explicado, mas no meu caso eu já consegui regular P/ a corrente N cair P/ nenhum dos lados mas mesmo assim algumas trocas não são muito bem feitas, como por exemplo da 4ª para a 3ª, minha catraca é uma megarange da Shimano, pode me ajudar? Ainda sou um iniciante no esporte

    Responder
  16. Ana Clara

    Olá tudo bem? Meu nome É Ana Clara, bom eu comprei uma bicicleta usada do modelo “Prince Bike Dx 300″ mas quando vamos para trás a corrente dela fica frouxa e a marcha dela quando passo ou fica fazendo barulho ou cai, é bem complicado e minha maior dúvida é q ela não vai para trás… E quando damos aquela pausa (quando estamos em uma velocidade rápida e paramos para diminuir) é como se a corrente não andasse aí quando vou pedalar de novo ela meio q gira e aí anda… Me ajudem por favor, estou com muita dúvida e adoro andar de bicicleta… Grata!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ana, pelo que descreve, pode ser a catraca ou Freehub (um tipo de catraca mais moderna), pode estar suja, sem lubrificação ou com esferas quebradas, e quando você para de pedalar, a corrente quer continuar passando, ou seja a catraca não está liberando o movimento “roda livre”, principal característica delas.
      Leve em uma oficina pra verificar se é isso ok? Talvez tenha que trocar a catraca!
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Wanderson Rodrigo Oliveira

    Olá Edu, tudo bem?
    Cara eu já fiz de tudo para regular meu cambio traseiro, mas parece está empenado. A parte de baixo entre as roldanas está torta, existe uma forma de regular ou desempenar?

    Abraço.

    Wanderson.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wanderson, as roldanas não podem estar desalinhadas, principalmente a mais próxima do cassette, e olhando por trás, elas devem estar perfeitamente retas (vertical), alinhada ao pinhão que está engatado.
      Se não conseguir esse ajuste, não adianta mexer nos parafusos dos batentes. Se estiver na dúvida, leve em uma oficina ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Wanderson Rodrigo Oliveira

        Ok! Muito obrigado!!!
        Abraços,
        Wanderson

        Responder
  18. Pedro Coral

    olá … nao sei se é por aqui q pergunto isto, mas tenho um problema com minha bike na qual quando pedalo o k7 gira sobre o freerub oq seria e se tem conserto… obrigado…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Pedro, me explica de outra forma, pois para o cassete girar “sobre” o freehub é impossível, as ranhuras de encaixe não permite isso.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Maria fernanda

    Para levar a oficima quanto custa mais ou menos

    Responder
  20. BRUNO

    BOM DIA EDU, MEU CAMBIO ESTA COM PROBLEMA NA HORA QUE PASSO A MARCHA PARA BAIXO, PARA DESCER UM PIAO, TENHO QUE DAR 2 COMANDOS PARA DESCER 2 MARCHAS E DEPOIS SUBIR UM PARA COLOCAR ONDE QUERO, CONSIGO REGULAR ISSO POR ESSES 2 PARAFUSOS H E L, VERIFICANDO O ALINHAMENTO?

    Responder
  21. Rafael

    Boa tarde Edu

    Tenho uma bike de 27 marchas (3 x 9)…meu câmbio traseiro (deore) quebrou, achei um câmbio shimano slx por um bom preço, mas ele é de 10v…ele servirá para minha bike independente de ela ser 9v?

    Agradeço a atenção.

    Abs

    Responder
    • Edu Capivara

      Boa tarde Rafael, a maioria dos câmbios serve pra qualquer relação, quem manda em tudo é a alavanca de mudança.
      Pode comprar esse SLX sem medo.
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  22. Davi Karnauchovas

    Alguem pode me dar um help? ja fiz todas as regulagens certinhas, ta nova a bike, comprei nessa segunda embora seja uma viper de 300 reais, nao consigo fazer a marcha subir pra ultima coroa (a mais leve)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Davi, deve ser abertura do parafuso “L”, não está permitindo acesso a essa engrenagem.
      Boa sorte!
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  23. Diego

    Olá!
    Já fiz as regulagens e mesmo assim meu cambio alívio pula a 5 marcha. não parece o cambio ou gancheira estarem tortos. O trocador da frente sempre raspa na corrente, não consigo configuração Na hora de montar o hollowtech II o manual pedia 2 espaçadores do lado da coroa e um do lado do pé de vela. Coloquei apenas 1 espaçador na coroa, o que parecia ter dado alinhamento.
    este problema da marcha pulando e corrente sempre raspando no trocador pode ser a disposição dos espaçadores do hollowtech?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diego, a corrente raspa o tempo todo ou em alguns pontos? O problema pode estar relacionado também a altura em que o câmbio foi instalado.
      Quanto ao câmbio traseiro, se a gancheira não estiver torta (tem que verificar com a ferramenta), pode ser tensão de cabo, conduite que não está bem posicionado, mas não acho que tem a ver com o alinhamento (chainline), que é facilmente percebido nas extremidades do cassette, não na quinta marcha.
      Boa sorte pra resolver isso!
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  24. Hugo Seemann

    tenho o seguinte defeito, a marcha sobe para os pinhoes maiores corretamente, mas quando desce faz um barulho que dói, um tipo de soco como se caisse com tudo…

    att, Hugo Seemann

    Responder
  25. João

    Minha bike está parada a um bom tempo e a marcha de minha bicicleta não troca mais.queria saber o que faço para,conserta-lá por favor me diga. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, você deve trocar todos os cabos de aço, e até mesmo os conduites, tudo bem lubrificado e regulado, irá funcionar. Avalie o estado da corrente, observe se tem elos presos.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. daniel

    Boa tarde.
    Edu, minha bike possui o grupo alívio 2014, acontece que o cambio traseiro não está descendo para as duas ultimas marchas, as mais pesadas, já apertei os parafusos (H, L) já mechi no cabo de aço, mas não resolveu, pode me ajudar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, verifique “usando a mão” se o câmbio vai até o menor pinhão (bike pendurada, puxando o câmbio para fora). Assim você verifica se o parafuso “H” não está retendo o movimento.
      Se estiver indo, o cabo está muito esticado ou preso (lubrificação).
      Gancheira torta também causa esse defeito, assista esse vídeo: http://www.pedaleria.com.br/gancheira-desalinhada/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Robson Hoffmann

    Parabéns! Explicação muito clara, fácil de entender. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Robson, obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Gleidson Santos

    opa! Dica massa. Mas estou com um problema na minha bike que é o seguinte, eu pedalo ela faz o barulho de passar macha, o pedal passa direto mas a macha não troca. Ela esta fazendo isso sem que eu faça troca de marcha no passador e isso esta atrapalhando meu desenvolvimento na bike, principalmente em subidas, porque ela perde tração toda vez que da esse problema. pode me ajudar? Obrigado.

    Responder
  29. Rafael Xavier

    Olá. Tenho uma caloi 10 antiga e estou tendo alguns problemas com os dois câmbios….o trocador de marcha eh daqueles antigos e não pretendo trocar, quero manter ela o mais original possível.
    mais focando nos problemas:
    O cambio o da frente foi trocado recentemente por um paliativo, mas a corrente fica raspando nele, é normal dessas bikes antigas cm trocador antigo? oq posso fazer quanto a esse problema?
    Ja no cambio traseiro, quando pedalo as marchas sobem pras mais pesadas….é soh eu botar um pouco mais de peso na pedalada que começa a subir… é o cabo que esta muito puxado? ou eh este esquema dos parafusos H e L?

    logo quero trocar os câmbios traseiro e dianteiro, porem enquanto o dinheiro nao entra tenho que me virar…
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, você citou que as marchas “sobem”, mas se para ir até as mais pesadas, ele desce! (pinhões menores da catraca). Mas acho que entendi! rsrsrsrsrs
      Quanto ao problema de raspar, verifique se a altura do câmbio está correta (instalação dele no seat tube), e se ele está um pouco rotacionado (fora de posição com relação ao alinhamento da corrente).
      Faça alguns testes, experimente pequenos ajustes, vá com calma!
      Os parafusos “L e H” são para regular os batentes, superior e inferior, não tem a ver com os problemas citados.
      O tipo de alavanca que essa bike usa (não indexado) pode ser ajustada através de parafuso ou borboleta no eixo de fixação da alavanca, basta apertar para sentir que ela está mais dura para mover, impedindo que ocorram trocas de marcha acidentais.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. Alexandre

    Bom dia Edu,

    Acabei de comprar um bike do meu colega e hoje quando andei pela primeira vez, vi que ela esta fazendo barulho quando estou na 2×7 e na 2×8. PArece que a corrente esta pegando no trocador dianteiro. Procurei no seu blog mas não encontrei como fazer a regulagem do cambio dianteiro. Um abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alê, o câmbio dianteiro pode estar com uma regulagem que deixou o transportador da corrente um pouco na direção de alinhamento destas marchas citadas, já que cada coroa pode rodar com várias engrenagens do cassette, essa posição exata deve ser respeitada. Provavelmente quando engatada em posição inversa e estas, esteja sobrando alguns milímetros entre a corrente e o transportador do câmbio.
      É coisa simples, regulagem mesmo, experimente dar 1 ou 2 voltas no esticador de cabo da alavanca de mudança dianteira, pode ser que para de pegar, gire no sentido anti-horário ok?
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  31. Adams

    Boa noite Edu! Em primeiro lugar, muito obrigado pelos excelentes postes e tutoriais, com certeza é de muita ajuda para nós.Por gentileza, o que costuma causar desajustes no câmbio?Muito obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Adams, obrigado por acompanhar!
      Olha, as desregulagens pode ser causadas por sujeira (relação suja), e até mesmo trocas de marchas quando estamos aplicando muita força nos pedais, tem que dar aquela aliviada no pedalar na hora da troca!
      Verifique também se o parafuso que segura o cabo de aço está bem apertado, e se os parafusos que ajustam os batentes (H) e (L) estão frouxos, podendo girar durante o uso.
      Não é comum isto ocorrer, mas se o câmbio estiver velho, com folgas por desgaste, pode ocorrer.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. Vinicius Honorato

    Ótimo tópico e excelentes fotos e ilustrações.

    Estou com um problema quando uso a catraca menor. Apesar de passar todas as marchas de forma precisa para cima e para baixo, quando alcanço a menor engrenagem do pinhão a corrente parece deslizar ocasionalmente. A gancheira é nova, assim como o cambio (Alivio). Pensei ser a corrente muito longa, reduzí-la para o tamanho recomendado e o problema persiste. Alguma outra possibilidade?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, a corrente é velha? Essa deslizada é pedalando em pé, fazendo força?
      A corrente não está escapando do pinhão menor, quase caindo pra gancheira?
      Parece ser mesmo regulagem.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  33. Natan Cervinski

    Ola! eu tenho uma bicicleta nova e ela veio com problemas no cambio, o cambio antigo foi trocado e melhorou um pouco ele, mas não tinha ficado 100% então eu tentei ajeitar sozinho, achei o seu video no youtube e fui tenta regular, o dianteiro até que fico bom, mas o traseiro piorou, não consigo fazer com a correia troque corretamente de marcha, ou só sobe de marcha ou so desce, não sei mais o que fazer, poderia dar alguma dica?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Natan, o cabo do câmbio pode estar muito frouxo (aciona e não acontece nada), mas pode ser também os parafusos limitadores muito fechados, impedindo o avanço do câmbio.
      Com a roda traseira no ar, experimente puxar o cabo com a mão nas áreas que ele está sem o conduite, pra ver se o câmbio se movimenta normalmente.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  34. Jean

    Olá, Edu! Ao pedalar, ouvia uns estalos que pensava que era do câmbio, mas ao fazer uma minuciosa inspeção na corrente shimano ug-51 para 7v, notei que tinha uma placa externa aberta. Posso retirar um ou dois elos defeituosos duma corrente? Vai fazer muita diferença?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jean, pode retirar e diminuir a corrente!
      Cada 1 são 2 né, rsrsrsrs, interno e externo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  35. Fabio

    Olá pedaleria, minha bicicleta é seminova com kit Shimano Altus. To com um problema. O cassete é 8V mas quando coloco a 8° velocidade e vou pedalar fica pulando. O câmbio não escapa a corrente apenas fica pulando fazendo um “clac”. O que pode estar acontecendo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, parece ser regulagem de batente (parafuso “L” do câmbio traseiro). Já tentou regular como demontro no vídeo?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. GABRIEL DOS SANTOS

    Ola Edu, acabei de conheçer seu canal no youtube, pouco dias atras, também acabei de comprar um bike nova, depois de mais de 15 anos sem pedalar, antes tarde do que nunca =D, vamos ao que interessa, hoje 27/07/16 é o segundo dia que estou com a bike, fui dar uma volta de 10k, e percebi que toda vez que mudo de macha, a corrente pula, e normal isso? digo algumas vezes hahaha, tem os casos que a culpa é minha mesmo, porque estou mudando a macha da hora errada, até porque faz muito tempo, estou tendo que reaprender novamente, isso aconteçe geralmente quando logo após alterar a macha ai começo a pedalar novamente, ai fica estralando :( , isso aconteçe porque todo conjunto é novo e vai levar um tempo para se adaptar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, as trocas de marcha e uso da bike tem que ser mesmo silenciosa, pode não estar bem ajustado, se não conseguir arrumar com nosso tutoriais, leve em uma oficina pra zerar tudo ok?
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  37. jhonata Oliveira

    Olá, bom dia!
    Eu queria tirar uma dúvida, eu tenho um Speed BH G6 carbono, quando eu coloco na catraca do meio ela começa a pular, fica passando de uma macha para outra, eu já troquei câmbio, K-7 é corrente mas continua pulando, 2 mecânicos já mexeram e disseram que talvez pode ser a gancheira logo pq ela não é original, fizeram uma adaptação de uma qualquer. Se puder me ajudar serei muito grato, Abraços!

    Responder
  38. joaoaugusto

    comprei um cassete e cambio traseiro novo e o cara troco mais quando troco de marcha a correia fica deslizando em cima do cassete o que pode ser?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, continuou com a mesma quantidade de marchas?
      Peças novas e velhas na transmissão não combinam, troca a corrente!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  39. antonio wille

    ola.sou fa dos seu trabalho, parabéns pelos vídeos. estou com problemas com meu cambio shimano tourney sis. polias,roldanas estão gastas e nao ta pra trocar a polia q fica próxima ao casete ,pois o eixo da polia e o mesmo da mola tencionadora do trasportador da corrente e nele e bem fixado . com tiro a polia velha ? tem jeito de recupera ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Antônio, tenho aqui o Touney TX 2016, dá pra tirar as 2 roldanas com chave Allen. Quando tiver oportunidade vou olhar isso nos outros modelos Tourney.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • antonio wille

        fez um mortificação coloquei um parafuso no lugar do eixo do cambio e uma boxa de roldanas para completar as folga .lembrei de umas coisa do curso de toneiro mecanico ,teu certo .so q vou pede meu antigo professo fazer a peça novamente com roscas . pois a origina teve q serra e colocar o parafuso

        Responder
  40. antonio wille

    e a bike caloi explorer ? boa ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Antonio, ela é bem pra iniciantes (peças que usa), dá pra começar com ela, se colocar na trilha direto vai detonar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  41. Dênis

    boa noite!! minha bike foi feita revisão completa e regulado tudo, faz mais ou menos 2 semanas, ai o pneu furou, fui trocar a camara e após a troca a marcha ficou toda desregulada, isso pode ser por conta da retirada do pneu? grato

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Dênis, verifique se na hora de recolocar a roda na bike o eixo foi até o fundo da gancheira dos dois lados, pode ser isso!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. Rodrigo Queiroz

    Edu meu câmbio traseiro parece não ter força suficiente para mudar das marchas pesadas até as mais leves já estiquei o cabo mais não adiantou o que devo fazer abraços. .

    Responder
    • Rodrigo Queiroz

      Sou um grande fã kk!!

      Responder
      • Edu Capivara

        Valeu Rodrigo!
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, ele está lento para subir? Está falando do câmbio traseiro correto?
      Qual o tipo de alavanca de mudança, e a marca de todos os componentes da transmissão?
      Os cabos estão bem lubrificados?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Rodrigo Queiroz

        E um Revo shift da marca Shimano sis os cabos estão todos certos bem lubrificado mais não sei o que fazer

        Responder
        • Rodrigo Queiroz

          Os componentes são todos shimano

          Responder
        • Edu Capivara

          Oi Rodrigo, pode ser cabo frouxo ou muito esticado, e se a gancheira estiver torta, as marchas vão ficar embaralhando. Leve em uma boa oficina pra vericar o alinhamento de gancheira.
          https://www.youtube.com/watch?v=NYYIPOeyFj8
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  43. Marcos

    Edu, boa noite. Comprei um cambio traseiro alivio m4000 9v e antes de montar percebi que a polia (roldana) de cima, a que fica mais proxima ao cassete, ela tem um pequeno espaçamento (folga), que faz ela andar coisa de 1mm de um lado para outro… é normal esse espaçamento ou as polias (roldanas) tem que ficar presas em um alimento só, sem correr de um lado pro outro? Grato pela atenção

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, a folga é necessária, não se preocupe!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  44. Igor Mattos

    Olá turma da pedaleria! Tenha uma duvida: Estou passando minha bike para 1×10,gostaria de saber se um cambio shimano acera de 9v consegue trabalhar em um cassete de 10v,sendo que o cassete é 11-36,pois na especificação diz que o cambio é para cog até 36 dentes! Aguardo resposta,vlw..

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Igor, acho que não dará problema, já que o alcance de menor ao maior cog é um espaço padrão, todo câmbio alcança, o que muda é o espaço entre cada cog, vai diminuindo quanto mais marchas tem, por isso as correntes são mais estreitas.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  45. Jonathan DIniz

    No meu caso, eu consigo por as marchas deboa, mas elas voltam ao pedalar para trás :c. Meu cambio é bem vagabundo, da YAMADA, e não tem gancheira dessas que vc mostrou aí nas fotos/video (tem que prender junto à porca da roda, no eixo) .

    Responder
  46. Marlon.santos@tecar.com.br

    Obrigado pela dica. Vou tentar fazer a regulagem.

    Responder
  47. Laurindo Souza

    Boa tarde Edu,minha dúvida é o seguinte quando estou trocando dá 4,° para 5 ° marcha o câmbio pula direto para 6° marcha, o que será que está acontecendo? O câmbio é Shimano touney
    Abraços

    Responder
  48. Eduardo Baitello

    Resolveu meu problema! Obrigado!
    Entrei num matagal esses dias, e acabou desregulando o L (apertou sozinho e não entrava o pinhão maior). Na hora de regular achei muito fácil, mínimo esforço já movimentou ele, se duvidar dava pra afrouxar até com a unha.
    Esses parafusos L e H precisam de algum tipo de “trava rosca” para evitar isso?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, esses parafusos passam por uma peça plástica que faz seu travamento, não é para soltar fácil. Agora você terá que usar recursos como o trava rosca, uma tinta, etc. Troque o parafuso, talvez um novo resolva.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  49. Vilma da silva

    Ola boa noite ..me responde porq nao consigo tirar o parafuso .do rolamento da marcha da bicicleta ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vilma, não entendo onde está esse parafuso. Só tem rolamento no movimento central, nos câmbios e passadores não tem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  50. Victor Rovetta Doelinger Santiago

    Olá boa tarde, o que está acontecendo, e que minha marcha não esta passando, e quando passa, passa 2 de vez, como devo proceder? Obrigado, porque do canal, comecei a pedalar.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Victor, isso acontece quando o cabo de aço está muito esticado. Vá soltando aos pouco no esticador de cabo da alavanca ou no próprio câmbio (é parecido com o que fica nas manetes de freio).
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  51. gabriel silva

    ola edu regulei o cambio tudo bem direitinho, mas mesmo assim ele fica trocando de macha sozinho, teria a possibilidade de ser o cambio empenado?
    por que olhei por trás e vi que as roldanas não ficam aliadas, uma com a outra e nem com a catraca

    Responder
  52. Kaua furtado

    Ola edu meu cambio trazeiro esta ruim ele tem 7 marchas atras e eu sempre tenho que colocar no rapid fire no numero 5 para ela dubir para a penultima atras

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Kaua, isso parece esticamento do cabo incorreto, no caso, pode estar muito esticado, experimente soltar um pouco no esticador da alavanca ou mesmo no câmbio traseiro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  53. Maicon Leivas

    Olá Edu. Primeiramente parabéns, em todos critérios tanto nos vídeos quanto no seus posts, vc sempre explica muito bem e de forma objetiva. Porém estou tendo um problema no qual eu não consegui visualizar uma solução no seu post, minha bike é novinha, menos de 20 km rodados porém ela parece estar com um problema na tensão q o câmbio faz na corrente, ela fica muito folgada, quando você para de pedalar ela chega bater nas laterais do câmbio dianteiro, sou novo no mundo das bikes(menos de uma semana), porém tenho uma boa experiência mecânica, sei que meu câmbio é barato (relação Torney) e pretendo trocá-lo no futuro mas acho q mesmo sendo uma linha de entrada estou achando muito fraca essa tensão da mola para um câmbio novo.
    Você poderia me dar alguma ajuda com isso?
    Muito obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Maicon, temos esse câmbio na nossa MTB Vzan, não tivemos problema até agora!
      A corrente pode estar maior que o necessário, mas seria tanto assim, a ponto de ficar arqueada para baixo.
      Siga o que que mostra esse vídeo, na hora de calcular o tamanho da corrente: https://www.youtube.com/watch?v=D6ULLJq9Cu4
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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