Como regular o freio da bike. Disco mecânico.

Como regular o freio da bike. Disco mecânico.,

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3 dicas para regular o freio a disco mecânico

Os freios a disco mecânicos podem ser tão bons quanto os hidráulicos, mas eles tem que estar bem instalados e as pastilhas bem ajustadas ao disco. As características desse tipo de freio são o acionamento por cabo de aço e o movimento de apenas 1 das pastilhas.
Durante o ajuste, o disco tem que ficar bem próximo a pastilha fixa, já que a pastilha móvel tem um bom curso de avanço, ela leva o disco até a pastilha fixa.

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No freio a disco mecânico, a pastilha móvel leva o disco até a pastilha fixa.

A primeira dica é sobre os parafusos de fixação da pinça no quadro ou suspensão. Na maioria dos casos é um parafuso Allen comum com 1 arruela lisa presa no parafuso, mas quando os freios vem arruelas orbitais no parafuso é muito mais fácil achar a posição da pinça. Essas arruelas são as mesmas utilizadas nas sapatas de freio V-brake, permitindo múltiplas posições, e com elas você pode apertar o parafuso até o fim sem mudar a posição da pinça. O parafuso com arruela lisas acaba modificando a posição que você tinha escolhido, pois no fim do aperto, o parafuso força a pinça a encostar na arruela plana, sem possibilidade de fazer pequenos ajustes de angulo.

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Asa arruelas orbitais permitem que as sapatas de freios V-brake trabalhem em diversos ângulos.

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Com as arruelas orbitais é só instalar a pinça sem apertar tudo, acionar a manete de freio e segurar, e apertar os parafusos. A pinça se ajusta no disco pois as arruelas orbitais permitem, e fica tudo centralizado.

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A segunda dica é sobre ajustes básicos. É possível fazer boa parte da regulagem de freio a disco mecânico mexendo na aproximação das pastilhas no disco. A pastilha móvel (externa), pode ser ajustada pelos esticadores de cabo nas manetes ou no na pinça quando o modelo de freio tem esse recurso. Desta forma você pode deixar o freio mais alto ou mais baixo mudando a sensibilidade nas manetes.

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Os esticadores de cabo das manetes permitem ajustes rápidos, modificando a sensibilidade da manete, deixando o freio mais alto ou mais baixo.

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Quando a pinça de freio tem esticador de cabo, o ajuste de aproximação da pastilha no disco pode ser feita neste local.

O ajuste de recuo ou avanço da pastilha fixa (interna), é feito por trás da pinça utilizando uma chave Allen 5mm. Não é necessário tirar a roda da bicicleta para fazer esse ajuste, basta posicionar a chave através dos raios da roda.
Alguns freios emitem um som (click) ao girar a tampa ou parafuso de ajuste da pastilha interna, mas outros apenas giram para esquerda ou direita, então observe quanto você pode recuar a pastilha, porque se ela ficar muito dentro da pinça, durante a frenagem o disco será prensado contra a pinça, e não contra a pastilha.

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A pastilha fixa pode avançar ou recuar usando chave Allen 5mm, e dá para fazer o ajuste sem tirar a roda da bike.

A terceira dica é para aqueles momentos em que você já fez de tudo e freio fica raspando no disco, ele fica encostado em uma pastilha ou na outra. Isso pode acontecer em qualquer freio, mecânico ou hidráulico, e até mesmo quando está utilizando arruelas orbitais, as vezes dá uma zica e não fica bom.
Nesse caso a gente usa o cartão cartão de visita ou um pedaço de embalagem de papel, com espessura próxima a de uma caixa de remédio!

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Para criar espaço entre as pastilhas e o disco, utilize um cartão de visitas ou outro papel com espessura parecida.

O primeiro passo é recuar toda a pastilha móvel, com uma chave Allen 5mm, em seguida soltamos um pouco os 2 parafusos de fixação da pinça no quadro ou garfo. Agora vamos tirar a roda e colocar metade de um cartão de visita (ou embalagem) dobrado no disco (envolvendo o disco de um lado para outro) e colocar a roda no quadro para ele ficar dentro da pinça. Desta forma a gente cria um pequeno espaço padronizado de cada lado do disco, aí acionamos o freio e apertamos os parafusos.

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Solte um pouco os parafusos de fixação da pinça para iniciar o ajuste.

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Utilize meio cartão de visita para envolver o disco de um lado para outro.

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Recoloque a roda de forma que o cartão fique dentro da pinça para equilibrar sua posição.

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Com o cartão dentro da pinça, acione o freio e segure, aperte os parafusos de fixação da pinça para que ela fique centrada no disco.

Agora é só girar a roda, tirar o cartão e verificar se as pastilhas ainda encostam no disco, e se isso acontecer, aumente a espessura do cartão e recomece.

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Para finalizar, gire a roda para o cartão sair, e reaproxime do disco a pastilha móvel.

Esse procedimento não funciona quando o disco está empenado, então antes de fazer esse ajuste, procure desempenar o disco, esse vídeo mostra como fazer o reparo: https://www.youtube.com/watch?v=h3PmGS62oS8

Bom Pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (6)

  1. marcos aurelio

    Ei capivara, dica ótima!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Marcos!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. El-Caniball

    Ótimo tutorial Edu. Como sempre muito explicativo. Valeu!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu El Caniball, obrigado or acompanhar!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  3. Antonio correa

    Boa a reportagem sobre a regulagem do Freio hidráulico.
    Podereia informar sobre o funcionameto canote hidráulico?
    Funciona como amortecedor ?
    Ou somente nos cursos inferior e superior.
    ? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Antonio, o canote é usado para cima, na altura máxima que o usuário necessita, mas pode ser baixado usando a alavanca e o peso do ciclista. Esse recurso facilita a transposição de trechos técnicos, perigosos, descidas esburacadas, onde devemos usar selim mais baixo para termos mais segurança. Passada a dificuldade, sai do selim e aciona a alavanca, o selim volta a altura de antes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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