Que tal colocar a MTB na terra?

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Que tal colocar a MTB na terra?,

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Da rua pra terra. Muitas MTB nunca foram pra trilha!

Muita gente tem uma mountain bike em casa mas só pedala na cidade, e isso é prova de que muitos brasileiros escolheram a MTB como sua bike preferida, mas que tal leva-la para a terra?
Pra quem ainda não experimentou, fazer uma trilha, pedalar em estradas de terra é bem diferente do rolê na cidade, a terra segura bem mais a bike, tem mais irregularidades, buracos, costelas raízes, e por aí vai, mas esse é lado mais divertido delas, e não é nada impossível de encarar, mas saiba que o esforço para rodar 10Km na terra equivalem a mais ou menos 30Km no asfalto.

Mas pra fazer isso com segurança e sair satisfeito por ter se divertido, observe as dicas abaixo:

BIKE
Bem revisada, pneus calibrados, freios e câmbios funcionando corretamente. É importante conhecer pelo menos a mecânica básica e manter tudo bem ajustado.
Se a sua suspensão tiver ajustes, deixe ela um pouco mais firme pra não ficar batendo no fundo toda hora, na terra tem mais buracos e ela será mais exigida.

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Se a suspensão for ajustável, deixe ela um pouco mais firme para não ficar batendo no fundo, as trilhas tem muitas irregularidades.

Vai usar o pedal clip na trilha pela primeira vez, ajuste a pressão das molas para ficar mais fácil encaixar e desencaixar os pés dos pedais, e se for firma-pé, mais cuidado ainda, eles são mais perigosos que o pedal clip.
Pedale com a relação limpa e lubrificada, se já chegar na trilha com a relação suja, ela irá ficar ainda pior, e as trocas de marchas serão mais difíceis.

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Na maioria dos pedais de encaixe (pedal clip) é possível ajustar a pressão das molas para ficar mais fácil ou mais difícil tirar os pés dos pedais – se você é iniciante, escolha o ajuste com menos pressão (gire o parafuso no sentido do sinal – ).

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Mantenha a relação limpa e lubrificada, se chegar na trilha com ela suja, em pouco tempo ela estará pior, e você sentirá isso nas trocas de marcha.

EQUIPAMENTOS
Não esqueça os equipamentos de segurança, capacete bem ajustado, luvas, tênis ou sapatilha e óculos, pois muitas coisas pode acertar seus olhos, terra, pedras, galhos e insetos, se você não puder comprar um óculos específico para ciclismo, use o de segurança, tem uns com formato mais fechado, parecidos com os de ciclismo, e são baratos!

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Na falta do óculos de ciclismo, modelos mais fechados de óculos de segurança podem te ajudar a proteger os olhos.

Leve as ferramentas básicas, existem muitiferramentas leves e completas, e quando ela tem a chave de corrente, melhor ainda, pois ficar a pé por causa da corrente quebrada é muito mico! Leve também câmara reserva e bomba, se tiver o kit de remendos, leve também.

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A multiferramenta com opção de fazer reparos nas corrente é a ideal para te acompanhar nas aventuras na terra.


Não descuide da hidratação e alimentação, água suficiente para o trajeto, ou a possibilidade de reabastecer no caminho. Se preferir a mochila de hidratação, ótimo, assim você terá terá espaço para os outros equipamentos, ferramentas, barrinhas energéticas, documentos, celular, e avise os familiares onde está indo, e se possível, saia em turma!

NA TRILHA
Vá com calma no início, vá ganhando confiança, reconhecendo o terrenos e respeitando seus limites.
Na trilha você fará mais trocas de marcha, e quando estamos cansados ou desatentos fazemos trocas ríspidas, na hora errada e pedalando forte durante a troca, e isso pode desregular os câmbios, neste vídeo a gente ensina a fazer a troca de marchas perfeita.
Quando o terrenos tem lama, areia, terra solta, cascalho, a bike pode perder tração e até mesmo escorregar, nesta situação esteja pronto para colocar o pé no chão e evitar o tombo, principalmente com pedal clip ou firma-pé, em locais planos e tranquilos, na terra ou na cidade, treine encaixar e desencaixar os pés nos pedais, para decorar o movimento.

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Alguns terrenos podem ser traiçoeiros, terra solta, areia, cascalho e lama pode te surpreender, fique atento!

Se estiver pedalando em turma, mantenha distância do biker a sua frente, se ele cair, você cai também, mas se isso acontecer, tudo bem, faz parte do esporte e é muito difícil voltar pra casa com o uniforme limpo!

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Nas primeiras aventuras nas trilhas, vá em turma, é mais seguro e divertido.

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Quem já pedalou na terra sabe, é impossível olhar essa trilha sem pensar na bike!

Lembre de parar para se hidratar e comer, aproveite para apreciar a paisagem, isso é Mountain Bike, diversão, saúde e contato com a natureza.
Quem pedala na terra se apaixona e quer voltar toda hora, e com estes cuidados sua aventuras serão muito proveitosas!

Bom Pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (11)

  1. leandro schraiber

    opa Edu admiro seus videos! pode me tirar uma duvida? eu tenho uma specialized demo 8 tenho rodas (cubos e aros) havoc easton DH vc aconselharia substituir por rodas mavix demmax ? se vale a pena se uma é mais top que a outra!
    obrigado!! aguardo resposta!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, gosto muito das rodas originais com Havoc, a Easton é uma ótima marca! Talvez a Mavic seja mais leve, mas não é relevante em DH não é?
      Asa duas são marcas de respeito!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. emilio carlos

    boa tarde Edu estou com uma duvida tenho uma bike 29 gostaria de saber qual a suspensão com trava no guidão..SUNTOUR XCR OU RST OMEGA OU FIRST

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    • Edu Capivara

      Oi Emilio, não entendi a pergunta! Você quer saber se tem a trava ou é outra coisa?
      Hoje a maioria das marcas tem a trava remota como opcional, dá pra colocar se a suspensão tiver trava no alto da haste.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Emerson Kenio

    Boa tarde Edu legal, bem eu tenho uma dúvida eu to comprando um quadro de bike e ele tem gancheira horizontal e a duvida é se terei problemas em usar blocagem pretendo fazer trilhas será que a roda pode se soltar. E isso no mais parabéns pelo seu trabalho to aprendendo muito com suas dicas.

    At,
    Emerson Kenio

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    • Edu Capivara

      Oi Emerson, esse tipo de gancheira requer esticadores de corrente. Alguns quadros tem dispositivos que impedem que o eixo ande, e sem isso, acho perigoso colocar a bike na trilha!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Caio

    Fala Edú! Beleza?
    Primeiramente parabéns o canal é sensacional, um vídeo melhor que o outro!
    Voltei a pedalar a mais ou menos um ano, comprei uma MTB Caloi Supra 26″. Troquei pneu (pneu para asfalto) fiz uma revisão e botei para rodar! Pedalo em média 100km por semana apenas na cidade! Mas estou com pensando em pegar uma bike melhor, uma aro 29″ com um grupo um pouco melhor! Queria gastar até uns R$ 2000, o que você me indica? Que marcas? Onde comprar? Enfim…
    Mais uma vez parabéns, além de vídeos ótimos, vc é muito engraçado! Parabéns!

    Abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Caio, obrigado por acompanhara a Pedaleria!
      Dá pra achar preços bons procurando em Magazines (as vezes eles queimam), na Natshoes tem as Gonew e outras marcas. A Caloi é produzida em Manaus, e costuma ter preço um pouco melhor.
      Com esse valor dá pra comprar até a que vendemos em nossa loja online, dá uma olhada: http://loja.pedaleria.com/aro-29
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  5. mierel

    opa eae blz? entao cara eu tenho uma gt palomar 2015 aro 29 queria colocar ela em uma trilha mas eu queria saber até quanto ela aguenta e tbm queria saber a qualidade dela
    se quiser mais informações me manda um email
    desde ja agradeço flw

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mierel, como toda bike de entrada, ela é um pouco menos precisa nos câmbios, quando usados no limite, com mudanças feitas em momentos de grande esforço, com buracos e vibrações. Também sentimos falta de mais marchas, suspensão mais dura e ajustável, maior leveza e pedivela com eixo mais grosso, pois os de entrada costumam ser o Square (ponta quadrada).
      Para passeios na terra e trilhas de recreacionais, pode usar tranquilo.
      Abraços:
      Edu Capivara

      Responder

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