Como iniciar no ciclismo de estrada?

Como iniciar no ciclismo de estrada?,

Dicas, Road Bikes

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Dúvidas e erros simples podem causar uma primeira experiência ruim na bicicleta de estrada

Muitos ciclistas querem pedalar uma Road Bike (bicicleta de estrada), mas ainda tem muitas dúvidas, principalmente se já pedalam uma Mountain Bike, porque a diferença entre elas é enorme, e dependendo da bike e das condições, ela pode parecer desconfortável.

Sua primeira experiência nesse tipo de bike é fundamental para se apaixonar ou odiar a modalidade, então se esforce para faze-la corretamente, pois um teste em local errado e com a bicicleta no tamanho errado, pode afetar o resultado e mudar sua opinião.
Hoje o mercado está cheio de opções dentro do que você pode investir, mas antes da compra você pode testar a bike em uma loja ou com um amigo, e deve fazer isso em um trajeto onde o asfalto seja muito bom, o mais liso possível, sem carros, pessoas ou obstáculos para te atrapalhar, assim você poderá sentir o que é a bicicleta de estrada, sem interferências.

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Hoje, o mercado oferece muitas opções de bicicletas de estrada, com componente e preços bem diferentes.

Ao fazer isso, tenha certeza que a bicicleta seja do tamanho certo para você, ou na pior das hipóteses, que ela seja um pouco menor que a ideal, porque pedalar uma bicicleta muito grande pode ser traumático, desconfortável e inseguro. Na maioria das bicicletas você tem apenas 1 forma de segurar no guidão, na Road Bike são 4 “pegadas”, 4 formas de apoiar as mãos, então o ajuste da posição do ciclista na bicicleta é muito mais preciso, pois isso é muito importante fazer Bike Fit para ter esse posicionamento perfeito, isso tem a ver com conforto, e deve ser feito no ato da compra.

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O Bike Fit ajusta a bicicleta ao biotipo do ciclista, tornando o pedalar ainda mais benéfico. Confira algumas das ferramentas usadas no Bike Fit.

Outra diferença entre uma MTB e uma bicicleta de estrada, é que a MTB tem pneus grossos e suspensão dianteira, dependendo do modelo, suspensão nas duas rodas, então a sensação de conforto é maior. Na bicicleta de estrada você tem os 2 pneus finos e muito cheios, então qualquer irregularidade do trajeto é sentida com muito mais intensidade, e essas vibrações passam para o ciclista pelo guidão, pedais e selim, por isso é muito importante que esse trajeto seja muito liso e o selim no formato ideal, podendo até ser até um pouco mais largo que o ideal, para você sentir o que é a bicicleta, como ela anda, pois os selins leves para competição podem parecer duros para quem não está acostumado.

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Bem ajustada ao ciclista, a bicicleta de estrada pode ser muito confortável.

Isso não quer dizer que pedalar uma bicicleta de estrada seja desconfortável, pelo contrário, tem muitos ciclistas que fazem provas como o Audax, pedalando 300km sem parar para descansar, e o que dizer sobre os ciclistas profissionais que fazem corridas por etapas por 20 dias na sequência, e terminam sem dores de desconforto por conta da pedalada, por isso a bike deve estar ajustada ao biotipo do ciclista, e é isso que o Bike Fit faz.

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A bicicleta de estrada utiliza pneus finos com alta calibragem, ao contrário do MTB, onde os pneus são largos e utilizam menor pressão.

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Ao experimentar uma bicicleta de estrada pela primeira vez, o selim pode parecer desconfortável, e esse componente tem muitas medidas e densidades diferentes.

Faz parte também da primeira experiência pedalar com os pneus na pressão certa, nem tão cheios ao ponto de ficar desconfortável, a bicicleta muito dura, e nem tão vazio, ao ponto da bicicleta não render, e até mesmo furar 1 pneu na sua primeira experiência. Então calibre os pneus entre 100 e 110 PSI, que é o ideal na maioria das bicicletas.

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A calibragem ideal de uma Road Bike (bicicleta de estrada), fica entre 100 e 110 PSI.

Para sentir o potencial da bike sem correr risco, o ideal é pedalar com os pés presos aos pedais (pedais de encaixe), e isso irá transmitir mais segurança, principalmente em uma subida, onde se pedala em pé aplicando muita força nos pedais. Com os pés soltos, se você pegar um buraco e o pé escapar do pedal, a consequência é o tombo.
Se você estiver de tênis, e a bike testada estiver com pedais de encaixe, é melhor você instalar pedais convencionais para ter mais segurança, já que os pedais de encaixe são menores que os pedais convencionais.

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O pedal ideal para bicicleta de estrada é o modelo de encaixe, e deve ser usado com a sapatilha correspondente, mas para experimentar a bike, o pedal convencional pode ser usado.

Estas são as dicas do especialista Cleber Anderson para melhorar a sua primeira experiência com a bicicleta de estrada, uma bike rápida, leve e empolgante, vale a pena conferir!

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (2)

  1. Osvaldo Sales

    Faço pedais noturno na cidade e nos finais de semana costumo fazer alguns pedais médios de cerca de 100Km. Hoje tenho uma OGGI Hacker e com ela já fiz percurso Salvador x Aracaju (300Km). Estou querendo trocar de bike e com o que tenho consigo comprar uma ORBEA MX 40 ou uma Sense Impact pro 2017. Qual a melhor? Como moro em Salvador temos muitas ladeiras e algumas ruas de paralelepípedos e terra.

    Grato.

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    • Edu Capivara

      Oi Osvaldo, como está Salvador?
      As 2 bikes que indicou são bem legais, mas a Sense leva vantagem, está equipada com grupo Alivio, superior e 2 acima do Altus da Orbea.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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