Por dentro das Catracas

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Internamente, catracas e freehubs são iguais!

A chegada do cubo com freehub e cassette facilitou muito a vida dos mecânicos e ciclistas que fazem manutenção em suas bicicletas, pois torna mais fácil a desmontagem e montagem do sistema traseiro de transmissão, já que a catraca rosqueada nos cubo é muito difícil de soltar, pois ela aperta no sentido da pedalada.

A manutenção do mecanismo do freehub já foi mostrada nos vídeos da Pedaleria, e até mesmo a ferramenta certa para isso, mas e as catracas? Ainda existe muitas bicicletas (novas e usadas) utilizando catracas, modelos com poucas ou apenas 1 marcha ainda utiliza esse antigo componente, mas você não precisa jogar fora sua catraca ao primeiro sinal de problema!
É verdade, as catracas são componentes baratos, de bikes sem marcha ou bikes de entrada, por isso muitos ciclistas e oficinas opção por troca-las quando começas a falhar.

img_Por_Dentro_das_Catracas_Freehub

Os macaquinhos são são as peças responsáveis pela “pega” das catracas e freehubs, eles é que emitem aquele som característico (tic, tic, tic, tic).

Por dentro, catracas e freehubs (cubo livre) são muito parecidos, uma torre com 2 ou mais macaquinhos ou martelinhos (os nomes podem variar de acordo com a região do país), com a finalidade de engatar na coroa de dentes internos do mecanismo, permitindo transferir a força da corrente para a roda.

Na maioria da vezes o dano interno nas catracas ocorre por desgaste e amassamento das pontas dos macaquinhos, fazendo com que a catraca trave, gire livre para os dois lados ou mantenha todo o sistema de transmissão girando quando empurramos coma a bicicletas, como ocorre nas bikes fixas, outro dano comum é a ferrugem.

img_Por_Dentro_das_Catracas_01

Água em excesso! Ao lavar a bicicleta, deixe-a secar ao sol, depois lubrifique a catraca com óleo para corrente de bicicletas.

Abrindo a catraca
Para abrir uma catraca é necessário girar no sentido horário a tampa que tem 2 furinhos, pois ela possui rosca esquerda (invertida). É mais fácil soltá-la batendo nesses furinhos com um prego de aço, ou punção (pino de aço).
Seu interior revela as mesmas peças dos freehubs, esferas soltas, finas arruelas de ajuste de folga, coroa dentada e torre com macaquinhos.

Manutenção da catraca
Geralmente as catracas são negligenciadas, molhadas durante as lavagens, elas perdem a lubrificação e enferrujam, e esse pó de ferrugem detonas as esferas e pista de esferas, criando folgas, barulho e por fim o travamento. Se tiver que lavar a bicicleta, deixe-a secar no sol por longos períodos, depois pingue 2 ou 3 gotas de óleo de corrente de bicicletas nos dois lados da catraca (no vão entre as partes fixa e móvel). Evite jogar spray desengripante, anti-ferrugem, esses produtos contém desengraxantes e removem totalmente a lubrificação.

img_Por_Dentro_das_Catracas_02

Componentes internos da catraca atacados pela ferrugem.

Para fazer a manutenção na catraca, desmonte-a totalmente, lave com desengraxante ou solvente todas as partes, seque tudo e aplique pouca graxa nas pistas das esferas, apenas o suficiente para que as esferas grudem e você possa finalizar a montagem. Para encaixar novamente a torre dos macaquinhos, feche-os e coloque cuidadosamente no lugar, ajudando com uma chave de fenda fina.
Recoloque todas as finas arruelas e por fim a tampa, girando agora no sentido anti-horário.

O serviço pode ser feito com a catraca instalada no cubo (roda completa), mas para manter tudo na posição será necessário prender a roda pelo eixo em uma morsa ou local com bom apoio e estabilidade.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (11)

  1. Wanderson

    Fala ae galera estou iniciando a minha pedalada,tenho uma bike da sundown full suspension com suspensão de 2 andares na frente e catraca megarange 7v 14-34T.Qual coroa eu devo colocar? Não encontro uma ideal pois eu gostaria de trocar.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wandserson, qual o problema com as coroas originais da bike, porque quer trocar?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Gabriel

    Isso é meio fora do assunto rs
    mas vocês podem me dizer onde acham as músicas de fundo de seus vídeos?
    eu queria muito saber a do vídeo “Se preparando para a primeira competição”.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, a gente compra todas as músicas, mas é o Fernando que mexe com isso, não sei muito a respeito!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. João Alexandre Mora

    Olá, a catraca da minha bike tem uma especie de folga, não no sentido da pedalada ou na horizontal mas na vertical para cima e para baixo, é algum desgaste ou é possível arrumar com algum aperto ? obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, essa folga pode ser o desgaste das esferas, elas diminuem de diâmetro e aparece a folga. Você pode abrir e trocas todas as esferas, mas a pista das esferas também pode ter desgastado, dificultando corrigir o problema.
      É importante manter a catraca lubrificada e não jogar água durante a lavagem da bike, pois a ferrugem acelera o desgaste superficial das esferas e pistas.
      Abraços;
      Edu Capivara

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  4. Fabiano

    Olá, conheci à pouco tempo o site de vocês, gostei e achei bastante didático. Parabéns.
    Com relação a manutenção das catracas, fiquei com dúvida para fechá-la, para abrir precisei dar boas pancadas com o punção, agora para fechar também preciso bater bem, ou apenas uma boa encostada já está de bom tamanho?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabiano, foi mal, eu deveria ter falado, rsrsrsrs, você deve bater da mesma forma, se ficar só encostada ela abre e as esferas caem!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  5. Rafael

    Ola edu o meu problema é com os martelinhos como eu faço a manutençao deles?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafa, quando os martelinhos estão com as pontas meio achatadas, dá pra corrigir passando eles em um disco (pedra fina) de esmeril, sem deixar avermelhar para não acabar com a têmpera, mas isso é um paliativo, ela vai durar mais um tempinho, aí você troca a catraca.
      Abraços;
      Edu Capivara

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