Pneus saindo do aro

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O que fazer quando o pneu fica torto ou sai do aro enquanto você está enchendo?

Pode parecer estranho, mas isso acontece mesmo, infelizmente não é um fato tão raro assim, e esse problema está na maioria das vezes relacionado aos pneus com talão de arame, os modelos em kevlar parecem folgados, são fáceis de montar e desmontar mas se comportam bem nos aros em quanto enchemos!

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Pneus com arame no talão são mais duros, e em alguns casos tem mais dificuldade em se ajustar a borda do aro, já o talão em Kevlar é muito flexível, fácil de ajustar com as mãos se necessário.

Sua bike está parada a algum tempo, você resolve dar uma volta, começa encher os pneus e de repente a câmara de ar sai, ou mesmo explode. Quando a gente vê a tempo, ainda dá pra salvar, esvazia ela rapidinho, ajeita tudo de novo e recomeça, mas para muita gente, o que seria um ótimo passeio acaba ali mesmo!

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Em alguns casos, o pneu é bem folgado no aro, quando ele esvazia, descola das laterais do aro e o vão aparece, se você não observar isso, a câmara pode sair aos poucos por esse vão e explodir, isso já me aconteceu mais de 1 vez.
Neste caso, é preciso deitar a bike e colocar um pouco de ar na c6amara para o pneu dar uma centralizada antes de encher completamente, e as vezes é muito difícil saber onde está o defeito, no pneu ou no aro!

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Quando o pneu esvazia, os talões de um lado e do outro se aproximam e ficam no centro da cavidade do aro, aumentando a folga entre pneu e aro na parte de cima da roda.

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Para evitar que o pneu saia do aro, coloque um pouco de ar na câmara com a roda ou bike deitada, assim o pneu não fica fora do lugar. Após rápida inspeção, completa a calibragem.

Esse tipo de pneu também pode ficar fora de centro enquanto estamos enchendo, e ele fica pulando ao rodar, se você pegar uma rua com asfalto bom dá pra sentir. Se você já sabe que o seu está assim, a dica é colocar um pouco de ar e tentar melhora o encaixe dele no aro, e a primeira coisa a fazer é empurra o bico para dentro, porque muitas vezes é ele que impede que o pneu vá pro lugar certo!
Dá pra acompanhar a posição certa observando essa linha fina, que é o limite do encaixe, ela deve ficar aparente e bem paralela a borda do aro, se ela desaparecer em algum ponto coberta pelo aro, o pneu vai ficar torto e pulando!

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A linha que fica próxima a borda do aro é boa referência para saber se o pneu irá ficar torto, ela deve se manter bem paralela ao aro.

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Um dos motivos do pneu ficar torto no aro é bico da câmara de ar, quando está muito para fora, a câmara segura o pneu naquela região, impedindo que ele se expanda por igual na roda.

Quando ele estiver na posição, você pode completar o serviço enchendo o resto, e se você estiver usando um compressor e o ar entrar de uma vez e em grande volume, fica difícil fazer esse ajuste, coloque ar aos poucos ou use algum lubrificante para ele não prender em nenhuma parte do aro e conseguir se expandir corretamente, o sabonete é um bom lubrificante para isso!

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Para o pneu se encaixar melhor no aro durante a calibragem, passe sabonete molhado na borda do pneu (talão), assim ele desliza para o local certo.

Se você tem um pneu que fica saindo facilmente do aro, tem um truque que pode resolver! Se a folga é moderada, entorte um pouco o arame do talão, faça isso a cada 10cm. Se a folga for muito grande, cada 5 ou 6cm, e não precisa entortar muito o arame em cada dobra, o resultado é um zig-zag no talão. Essa é uma forma de diminuir o diâmetro do pneu para ele fique preso no aro.

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Quando o pneu tem talão com arame, dá para diminuir seu diâmetro fazendo um “zig-zag” com um alicate, assim ele não escapará do aro com facilidade.

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Esse zig-zag não estraga o arame do pneu, e com o tempo e pressão constante ele pode desaparecer, aí você terá que fazer isso novamente.

Depois de um tempo e com a pressão constante do ar, cada dobra dessa diminui, e se você abrir muito esse pneu, as dobras vão sumindo, e você terá que fazer isso outra vez!

NÃO ENTRA NEM SAI
E quando o pneu não quer entrar no aro, e quando entra, ninguém consegue tirar? Em alguns casos tem até que cortar o pneu e o arame para ele sair, e nesse caso, é melhor usa-lo até ficar careca!
No BMX, Biketrial e Downhill já tive muitas dificuldades desse tipo ao longo da minha carreira, era tão difícil colocar o pneu no aro que agente rezava todo dia pedindo para ele não furar, porque já sabia da canseira que iria tomar para abrir e remendar a câmara, algumas vezes chegava a quebrar as espátulas de tanto tentar retira-lo.

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Pneu muito justo no aro dá ainda mais trabalho, é bem difícil para montar e impossível de abrir, quem tem sabe o trabalho que dá para remendar uma câmara furada.

Infelizmente para isso não tem truque, o importante é usar algum lubrificante como o sabonete, espátulas resistentes, fazer muita força e torcer para não furar a câmara durante essa operação.

Bom Pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (4)

  1. rogerio venturella

    Tenho uma Trek 820 93….. quero colocar suspensão dianteira, porém a caixa de ‘direção’ é estreita de uma milimetragem ‘fina’ demais… onde posso fazer um bom trabalho?

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    • Edu Capivara

      Oi Rogério, a sua deve ter caixa de direção Standard, e hoje é muito difícil encontrar suspensão com espiga nessa medida. Hoje só encontramos a medida Oversize, com maior diâmetro, e não dá pra fazer adaptações!
      Talvez encontre no e-bay.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Lucas Brito

    Olá, tenho uma dúvida de principiante… Pretendo colocar pneus 2.40 na minha bike aro 29, preciso de aros específicos para isso (feitos para pneus grandes como o que eu quero na minha bike) ou qualquer um que seja tamanho 29 aceita esse tipo de pneu? Se a resposta for “precisa de aros específicos”, poderia recomendar alguns modelos e/ou marcas?
    Desde já, grato!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, até essa medida não precisa trocar os aros, mas pode ser que o quadro não comporte pneu desse tamanho!
      Outra coisa, a bike ficará muito pesada para pedalar, muito arrasto, pois aumenta a área de contato.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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