Conheça a pista oficial de BMX

Conheça a pista oficial de BMX,

BMX, Curiosidades

0

Pelo menos 6 Estados do Brasil possuem pistas oficiais da modalidade

Existem várias pistas de BMX espalhadas pelo Brasil, algumas oficias e outras para treinos. As principais ficam nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Com cerca de 350 metros elas possuem vários obstáculos duplos, triplos, mesas, costelas e curvas asfaltadas. A largada é realizada em um platô onde o gate (portão pneumático) libera a saída de 8 pilotos por vez.
O traçado das pistas pode variar, os obstáculos podem ser maiores ou menores, a altura e inclinação do platô de largada também pode ser diferente, mas o que não muda é a garra e determinação dos pilotos.

img-Pista_BMX_Vetor

Conheça aqui cada setor da pista oficial de BMX.

img_Chokito_BMX_Cacapava

O bike reporter Marcos Chokito treinando na pista oficial de Caçapava-SP.

img_Pista_BMX_Cacapava

dá trabalho manter uma pista em boas condições, é necessário cobrir as rampas protegendo-as do sol e da chuva.

O BMX ou Bicicross, é uma prova de velocidade, é preciso estar bem treinado, pois esportes de explosão exigem muito do fôlego além das habilidades necessárias para transpor todas as rampas e curvas que podem exigir técnicas diferenciadas para cada momento, dependendo das condições os pilotos podem saltar ou passar contornando um obstáculo (tocando pelo menos a roda traseira).

São 32 categorias separadas por idade, ranking e sexo, os pilotos devem ser federados em seus estados e cidades, participando do ranking nacional e regional.

img_Chokito_BMX_Cacapava_02

O tipo de terra usada para construir a pista pode deixa-la mais rápida ou mais lenta, pois com o passar do tempo, ela ganha muitas irregularidades.

Bom pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe uma resposta