Pedale e queime gordura com segurança

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Os alimentos termogênicos são aqueles que dão mais trabalho ao organismo ao serem digeridos, causando um maior gasto de energia.

Todos os alimentos gastam energia no processo digestivo, mas alguns aceleram um pouco mais o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e a queima de gordura. Bons exemplos são: café, chá verde, guaraná, gengibre e pimenta vermelha.

Dentre esses alimentos, um dos mais estudados é o café, pelo alto teor que apresenta de cafeína.

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Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento do nutricionista, que determinará, segundo as características de cada indivíduo, a real necessidade de consumo e a quantidade necessária.

Mas se você quer queimar bastante gordura, tome cuidado com o exagero! O consumo excessivo pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. E é importante saber que o consumo desses alimentos, ou pelo menos o início do uso,  não deve ser feito no período noturno, para não prejudicar o sono. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter atenção e acompanhamento redobrados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. E pela influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas de tireóide.

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Guaraná em pó.

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva mostrou que a cafeína melhora a performance esportiva em atletas treinados, quando consumida em porções pequenas e moderadas 3 a 6 mg/ Kg de peso (Ex. Homem 80 kg – 240 mg).

Veja abaixo o conteúdo médio de cafeína em alguns tipos de café:

Café fervido: 60 ml = 40 mg cafeína
Café instantâneo: 60ml = 44 mg cafeína
Café expresso: 60 ml = 40 a 79 mg cafeína 

Mas também já foi observado que a cafeína exerce maior efeito para retardar a fadiga quando consumida em tablete/cápsula do que na forma de café.

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Chá verde

A resposta do organismo ao consumo da substância é dose-dependente, e muito individual. Ou seja, um indivíduo pode se  “acostumar” com a quantidade de cafeína ingerida e não responder mais da mesma forma; e a dose adequada para um pode ser insuficiente ou excessiva para outro. Por outro lado, devemos salientar que superdosagens podem causar palpitações, insônia, ansiedade, náusea e irritabilidade. Não é recomendada para quem tem problemas gástricos, cardiopatias e hipertensão, gestantes e crianças.

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Pimenta vermelha

Não existe milagre para perda ou manutenção de peso e melhora da performance. É fundamental um plano alimentar planejado de acordo com necessidades e preferências individuais e a prática regular da atividade física. Aí sim os alimentos termogênicos poderão exercer um efeito benéfico na melhora da performance, retardo da fadiga e queima de gordura, sem causar danos à saúde.

Café. A quantidade de cafeína depende do modo de preparo.

Café. A quantidade de cafeína depende do modo de preparo.

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Sobre o Autor

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Comentários (6)

  1. Cristiano Vieira

    Quando como doce (principalmente o doce de leite da mamãe, hum…) sinto que demoro mais cansar e fadigar. Isso é impressão minha ou realmente o açúcar ajuda nessa hora?

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    • Olá Cristiano. Desculpe a demora. O açúcar dá energia sim, e o fato de estar junto com gordura torna a absorção mais lenta. Não tem problema consumir, se a quantidade for pequena. Mas é bom complementar com uma fruta, se possível! E manter uma boa hidratação!

      Responder
  2. Adriano Carneiro

    Olá Lara. Costumo fazer um preparado para pedalar, onde coloco 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e espremo meio limão em um copo d’água. Gostaria de saber se está correto e se eu posso acrescentar ou substituir por gengibre?

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    • Oi Adriano, tudo bem? Você pode adicionar o gengibre, sim. Ele tem efeito termogênico e estimulante. O açúcar mascavo vai te dar energia, mas essa energia não vai durar muito tempo. Por isso, se você for pedalar por mais de 40 minutos, coma alguma coisa. Fruta com cereal pode ser uma opção.

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  3. Lucas

    Oi Lara, meu caso é o contrário, pois sou mais magro, gostaria de saber quais alimentos seriam mais ideais para serem ingeridos antes de pedalar, e que não gastassem muita energia ao serem ingeridos. Agradecido!

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    • Ola Lucas, tudo bem? Evite os termogênicos antes de pedalar, e também ao longo do dia. O melhor é que você tenha refeições balanceadas a cada 3 horas, com alimentos fontes de carboidratos, proteínas, frutas e verduras. Antes de pedalar, opte por uma boa porção de carboidratos ricos em fibras. pode ser uma vitamina de frutas com cereal integral, frutas amassadas com aveia, pão integral com geléia. Um abraço!

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