A Pedaleria

A Pedaleria

O que é a Pedaleria?

Somos uma empresa de conteúdo específico para o mundo biker, com vídeos e matérias exclusivas, de nossa autoria, com qualidade de produção e veracidade nas informações. Produzimos todo o nosso conteúdo baseado no que o ciclista quer ver e no que ele precisa ver, informações de extrema importância para o seu aperfeiçoamento, esteja ele usando a bicicleta como meio de transporte ou simplesmente no lazer ou esporte. Tudo isso com uma linguagem moderna, de fácil interpretação, dinâmica, objetiva e sempre bem humorada. Todo conhecimento que vamos compartilhar vem dos quase 30 anos de experiência do Edu Capivara no mundo da bicicleta.

Edu Capivara

O conhecimento necessário para tocarmos nosso negócio parte da vivência do Eduardo Tadeu da Fonseca, mais conhecido como Edu Capivara. Introdutor do Biketrial no Brasil na década de 80 e Delegado Internacional da BIU (Biketrial International Union) desde os anos 90. O Edu Capivara é uma figura muito conhecida para os ciclistas, e até para quem não é, pois sempre foi uma pessoa midiática, presente em todos os canais de TV, programas de esportes, revistas especializadas, além de criar, coordenar e executar projetos importantíssimos como os campeonatos brasileiro e paulista de Biketrial, shows e bike gincanas por todo o Brasil e pelo mundo também. Como atleta representante oficial do esporte por aqui, já participou de inúmeros campeonatos mundiais, inclusive do primeiro, em 1986 a convite do inventor do esporte, o espanhol Pedro Pi. Os dois são amigos até hoje. Conheça mais sobre o Edu Capivara.

Instruir, divulgar, gerar movimento social

Imagine uma turma com 90 milhões de pessoas. Pois é, essa é a frota estimada de bicicletas no Brasil. Tudo bem que existem casos de ciclistas que possuem mais de uma bike, mas se cada um desses caras for corretamente instruído, ele se torna não apenas um consumidor consciente mas também uma pessoa com hábitos corretos quando pedala por aí, respeitando tudo e todos. A Pedaleria surgiu para instruir as pessoas, divulgar as boas práticas do mundo da bicicleta e consequentemente gerar um movimento social expontâneo e que pode finalmente transformar a maneira como as pessoas, empresas e governantes interagem com o tema bicicleta.

Entenda a Pedaleria em 1 minuto! Assista.

QUEM É O EDU CAPIVARA?

Edu Capivara

Alto e magro, não lembrando em nada uma Capivara – mamífero que é o maior roedor do mundo, o Edu ganhou esse apelido na década de 80 quando praticava o bicicross ou BMX. como é mais conhecido. Em 1984 conheceu o Trialsin – da expressão espanhola “Trial sin motor”, esporte que passou a se chamar Biketrial em 1990.

O Edu começou a trabalhar cedo, com 14 anos, cursava o ensino fundamental e a escola de desenho, e o tempo que sobrava (a noite) e nos finais de semana, dedicava-se integralmente às magrelas. Começou frequentar as provas de Trial para motocicletas e impressionava a todos superando de bicicleta os obstáculos e pistas criadas para as motos.
Em 1986 participou do primeiro campeonato mundial de Trialsin a convite do inventor do esporte, o espanhol Pedro Pi. Pedro e Edu são amigos até hoje.

Em 1987 implantou definitivamente a modalidade no Brasil, organizando a primeira copa de Trialsin do país, a Copa Levorin de Trialsin com três etapas.

Esteve presente na chegada do bicicross (BMX) e do mountain bike (MTB) no Brasil, participou de dezenas de programas nas TVs aberta e a cabo, além de marcar presença em vários comerciais publicitários. Durante sua carreira de piloto profissional de Biketrial, o Edu reverteu milhões de Reais em mídia expontânea para seus patrocinadores.

Saiba mais sobre o Biketrial neste vídeo exclusivo da Pedaleria.

Confira abaixo algumas fotos do Edu Capivara, nos mundiais que participou, nos eventos, shows e apresentações na TV.
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CURRICULUM ESPORTIVO

1980 - Iniciou suas atividades ciclísticas no Bicicross (BMX)
1985 - Participou como juiz em prova internacional de Moto Trial
Iniciou no esporte Trialsin
1986 - Participou do primeiro campeonato mundial de Trialsin
1987 -  Organizou e competiu na primeira prova de Biketrial no Brasil – Copa Levorin de Biketrial
Inicia participação no Trial com Motocicletas na categoria JUNIOR
1988 - Grava comercial para Coca-Cola
1989 - Inicia participação no Trial com Motocicletas na categoria     MASTER
1990 - Criação do B.I.U. – Biketrial International Union, órgão máximo do
esporte com sede no Japão - Nomeação de Edu Capivara delegado internacional do B.I.U.
Inicia atividades no Mountain Bike – início deste esporte no Brasil
1992 - Abre loja de Mountain Bike, a “Capi Bike”
1993 - Grava comercial para Pneus Levorin
1994 - Fotografa para anúncio Bicicletas Caloi
Grava comercial para Guaraná Antarctica
Fecha patrocínio com JKS  e Zummi, monta aparato para shows
pelo Brasil  (carro e obstáculos)
1995 - Grava comercial para Houston Bikes
Lança bicicleta “Supera” parceria Zummi/JKS , para popularizar o esporte
1996 - Fecha patrocínio com a marca belga Scott Bicycles e isotônicos Energil C
1997 - Convidado pela Rede Globo para gravar reportagem aventura da
série Brasil Sem Limites na Chapada dos Guimarães, apresentada
no Fantástico
Participou dos Jogos Mundiais da Natureza em Belém,
onde conquistou recorde latino-americano de Drop com 5m de altura
1998 - convidado pela SPORTV para gravar reportagem aventura da série
Brasil Radical na Chapada Diamantina (programa mais reprisado da
série, ganhador de prêmios internacionais)
1999 - Lança seu site e se apresenta no programa do Ratinho no mesmo
dia, obtendo 22 mil acessos em dois dias
É convidado a participar da final do mundial de Biketrial no Japão
com tudo pago pelo B.I.U.
Inicia parceria com o programa Eliana & Alegria para gravação de
quadro semanal fazendo shows, turismo de aventura e aulas de
Biketrial (até 2002)
2000 - Grava comercial para Universidade Federal da Bahia
Inicia curso de Biketrial em escola de ensino fundamental
2001 - Grava comercial para BMW da Alemanha
Nova ida ao mundial do Japão com tudo pago
2000 à 2003 obtém marca histórica de retorno em midia publicitária, nas
TVs e Revistas, com programas de entretenimento, aulas e matérias  jornalísticas
2003 - Realiza o Biketrial Dual Lane nos Jogos Mundiais de Verão para a Rede Globo, exibido no Esporte Espetacular e Globo Esporte
Encerra suas atividade como piloto de Biketrial, dedicando-se ao Mountain Bike

Comentários (210)

  1. cassios Leite

    Tenho uma bike 29, gostaria de fazer minha própria revisão e manutenção, muitas vezes não dá para levar na cidade. Vcs tem algum curso, vídeo ou algo que me ensina a aprender e mexer e regular na minha bike? Agradeço, Abraços

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Cassios. Estamos publicando dicas diariamente sobre manutenção e até sobre nutrição, fique sempre ligado em nossos posts no Facebook e aqui no site, tem sempre uma coisa nova que ajuda todo mundo. ;) Abraço!

      Responder
  2. Wagner Roque

    Conheci a Pedaleria por acaso, e adorei a coleção de videos que existe no site e you tube. Vocês estão de parabéns!, Continuem firmes!! Abraços!

    Responder
    • Fernando Campoi

      Valeu Wagner. Fico feliz sabendo que você curte nosso conteúdo. Pode deixar que a gente vai continuar eternamente. ;) Abraço

      Responder
  3. José Carlos

    Bom dia, gostaria de saber onde encontro pra comprar cubo pra bike fixa, aqui em Brasília está em falta. Vocês me recomendam algum site ?? Obrigado d parabéns pelo trabalho !!!

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Zé Carlo! Tudo tranquilo? Nem tudo né? A falta de peças e componentes está afetando drasticamente o mercado de bikes aqui no Brasil. Por causa da série de certificações exigidas pelo INMETRO, muitos importadores não estão conseguindo trazer produtos, que inclusive são certificados internacionalmente, pois esse processo gera uma série de procedimentos muitas vezes onerosos e ninguém quer pagar a conta, nem a empresa gringa nem o importador. Há uma briga política no mercado e infelizmente quem paga o pato somos nós, consumidores ciclistas. Bom, isso foi só pra explicar um dos motivos pelo qual estamos desabastecidos (acho que até alonguei demais o assunto.rsrsrsrs). Por outro lado, aqui em São Paulo você ainda encontra lojas como a Las Magrelas (lasmagrelas.com.br) e pelo país afora, outras lojas online tem componentes para bikes fixa. http://www.pedalebikeshop.com.br, http://www.tre3e.com.br e http://www.ciclourbano.com.br são alguns exemplos. :) Grande abraço

      Responder
  4. Sérgio

    Boa noite Edu,

    Estou interessado em uma speedbee com as rodas de carbono. Qual o preço? Pode ser escolhido componentes?

    Abraço,

    Sérgio Freire

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Sergio. Tudo bem? Cada projeto é uma novidade. A Speedbee é única, e assim será a sua também. ;) No projeto de uma bike customizada da Pedaleria a gente leva em consideração o seu perfil e gostos pessoais. O resultado tem que te emocionar, te encantar. Ela terá um novo nome, um quadro específico pra você, as cores e escolhas dos componentes, tudo trabalhado em conjunto com você. O que acha de levantarmos um briefing, pode ser por e-mail mesmo, e assim definirmos suas expectativas e verba para o projeto. Tudo bem assim? Grande abraço!!!

      Responder
  5. André Lucas

    Fui procurar sobre suspensões e parei aqui. Tô voltando a vida de biker e tô gostando muito da página. Parabéns!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu André, que bom que acompanha a Pedaleria.
      Conte conosco!

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • victor viterbo

        edu pq vc n posta videos especificos de downhill no canal pedaleria eu sou piloto e gostaria de saber mais e ver videos sobre

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Victor, desculpe essa nossa falha, a gente pretende cobrir essa modalidade, mas as pistas são longe daqui e as vezes não bate nossa disponibilidade com os eventos e calendário do DH.
          Queremos colocar também Enduro, Road Bike e BMX. A gente chega lá, aguenta mais um pouquinho ok?
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  6. Rafael Siqueira

    Boa tarde, adquiri recentemente o kit de lanterna com vocês. Gostaria de parabenizar a empresa pela agilidade e pela qualidade do produto. ficou top na bike.
    Gostaria de tirar uma dúvida também. Adquiri uma Caloi Elite 30 e fiquei interessado no COG que vcs postaram, pois sou bem pesado e tem horas que a subida me afeta muito e me causa muito desgaste. Gostaria de saber qual COG vcs me indicam a elite 30 vem com a configuração 3×10.
    Muito obrigado e até mais.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Rafael. Poxa, que legal que curtiu o kit e mais ainda o nosso atendimento. Muito bacana esse produto. :) Quanto ao COG, o correto é utilizar com no máximo duas coroas, nesse caso você usaria o COG de 40 dentes. Caso opte por usar apenas uma coroa, como o Edu mostra no vídeo, você pode instalar o COG de 42. Se usar o de 42 com duas coroas você terá uma velocidade extremamente reduzida e desconfortável, por isso o fabricante não aconselha essa configuração. Em nossa loja temos a coroa narrow wide também da Nottable com preço especial de lançamento, específica para usar com esses super cogs. A entrega é para dentro de 15 dias porque eles estão fabricando um lote especial para a Pedaleria, de coroas e COGs, mas como você já tem a experiência de compra conosco pode ficar tranquilo. rsrsrsrs.

      Responder
  7. Luiz Carlos Andrade

    Olá, em primeiro lugar parabenizar pelo site e dicas, estou muito tempo sem pedalar mais ou menos 16 anos, neste tempo tudo mudou eu conhecia muito pouco hoje acho que mais nada rs. No final de 2013 adquiri uma KHS WINSLOW (http://loja.fepase.com.br/bicicleta-khs-winslow-2013.html) e na loja de bike me indicaram o quadro ”S” que seria o nº15, pois tenho 1,68 de altura gostaria de saber se isto está correto? e também o que posso modificar nela para ficar mais esperta em subidas e se o conjunto que vem com ela é de boa qualidade a nivel de principiante. desde já agradeço e parabéns pelo site.

    Responder
  8. Edu Capivara

    Olá Luiz, tudo certo?
    Este post fala sobre isso, dê uma olhada http://pedaleria.com/qual-o-tamanho-meu-quadro/
    Com sua altura, poderia ser o tamanho M (1.60m a 1.70m), mas vai depender do tamanho de suas pernas. Você já fez o Bike Fit? É o estudo ergonômico capaz de adequar a bicicleta ao usuário, vale a pena para você retornar ao ciclismo com tudo certo e ajustado.
    Sua KHS parece boa para o nível principiante que citou, rs rs, e como ela tem 24 marchas, teste algumas mudanças de marchas e descubra a melhor relação para superar essas subidas.
    Abraços;
    Edu Capivara

    Responder
    • Fernando Campoi

      :) . Valeu Denes!!!! Brigadão cara. Legal saber que está curtindo a Pedaleria. Abraço

      Responder
  9. Beto Araujoi

    Bom dia Edu, gostaria que você fizesse uma reportagem sobre tipos de pneus para MTB, e qual você recomendaria para xc. Abs.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Beto, tudo certo?
      Boa dica, vamos levantar os modelos com os importadores.
      Obrigado, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Pingback: Clube Azimute de Orientação e Aventura

  11. Renato Fuhrmann

    como fazemos para entrar em contato com vocês (fale conosco) – (e-mail) – (sugestões de matérias e vídeos) etc

    Responder
  12. Washington

    Gostaria de saber se existe seguro para bike e alguma seguradora a recomendar valeu..

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Washington, tudo certo?
      Existe seguro sim, para bikes novas (nota fiscal) acima de R$ 5.000. Consulte a “Estar Seguro” e a “Kalassa Brasil Insurance”.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Júnior

    Boa noite Edu, tenho uma bike aro 29, relação Deore, cassete 11/36 e coroa dupla 38/24, pela sua experiência vale a pena mudar para relação de um disco 36 e a instalação do COG 42? Essa relação não pesa muito nas subidas mais íngremes? E por ser a catraca menor de 11 dentes será que não perde muito o giro nos estradões, pois o X1 a menor catraca são 10 dentes, lembrando sou amador no esporte. Qual a sua opinião a respeito, desde já agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Júnior, tudo certo?
      Já respondi muitas perguntas como a sua, e a decisão é sempre muito pessoal, vai depender do local onde treina ou compete, seu nível e gosto. O sistema 1×10 pode ser traiçoeiro em determinadas situações, pois pode faltar velocidade final ou pesar na subida forte, obrigando o ciclista a “apostar” certo na escolha. Na sua relação atual a mais leve é 24×36 (0,666 de volta na roda a cada giro do pedivela), e na máxima 38×11 (3,454 voltas).
      Na troca a mais leve seria 36×42 (0,857 de volta na roda), e a mais pesada 36×11 (3,272 voltas). Há perda nos dois casos, é pouco mas existe. Você deve considerar também o alívio de peso e praticidade no uso, mas é sempre muito pessoal.
      Avalie se usa mais a bike nas subidas ou descidas e também onde tem mais dificuldade, manter a cadência no estradão ou vencer rapidamente uma subida forte.
      Boa sorte na escolha!
      Abraços;
      Edu capivara

      Responder
  14. Fabio Augusto Capato

    Bom dia galera, e antes de tudo, meus parabens pelo canal, que de longe é o mais informativo que tenho acesso. Estou com um problema, quero ver se podem me ajudar. Pedalo a pouco tempo, questao de uns 3-4 meses, procuro pedalar por volta de 10km diariamente em perimetro urbano, aos finais de semana, procuramos eu e uma galera, partir para as estradas de chao, so que tenho muito pouco resistencia a subidas, na maioria das vezes tenho que descer e empurrar. Quando fico alguns dias da semana sem pedalar e vamos para a trilha, quase morro.Estou um pouco fora do peso, e minha bike é aro 26. Existe algum tipo de preparo para adquirir maior resistencia a subidas e força nas pernas para suportar distancias maiores? Percebo que quando saio em minha cidade preferencialmente em marchar mais pesadas e forço um pouco mais sem aliviar a carga, no final de semana está um pouco mais facil , mas mesmo assim ainda pesa, Meus companheros falam de usar presilhas para os pedais (não sapatilhas) para ajudar no movimento natural do pedal, porem outros dizem que piora muito o desempenho. tenho 35 anos, 102kg, 1,8m. Valeu e toda a dica é bem vinda.

    Responder
  15. Macson Bergamim

    Estou precisando de um Sti Dura Ace 10 vel esquerdo(novo)…é possivel …tbem pode ser usado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Macson, tudo certo?
      É bem difícil conseguir alavancas de mudança individuais, elas são vendidas aos pares e as vezes temos gastar mais por isso.
      Boa sorte na sua busca!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. nataniel

    Ola boa tarde acabei de comprar um jogo de fita anti furo,optei comprar por boleto.,mas não ta gerando o boleto nem por e-mail,agora como faço pra pagar>>????

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Nataniel. Acabei de enviar um email pra você com algumas instruções. Obrigado pelo contato. Abraço.

      Responder
  17. Marcus Antonio

    Edu, por favor, tenho uma speed que furou o pneu traseiro já duas vezes seguidas e próximas. Uso fita protetora mas gostaria de saber uma boa marca. O aro da bike é 700×23. Obrigado.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Oi Marcus. Desculpe a demora para responder. A MrTuffy laranja resolve o seu problema, pois serve de 700×20 até 25. :) Qualquer dúvida chama a gente aqui. Abraço!!!

      Responder
  18. Fabio Augusto Capato

    Bom dia Edu, seguinte meu parceiro, estou com uma duvida sobre o transporte da bike no carro. Tenho um palio weekend e uso o suporte de reboque para 3 bikes. obviamente o suporte com a bike esconde a placa e a sinalização, Confeccionei um suporte para acondicionar uma nova placa e os repetidores de sinais, porem esses dias passou uma reportagem em um canal local aqui de minha cidade que diz que essa segunda placa deve estar lacrada no veiculo, não no suporte. Isso é verídico e se sim como que eu vou lacrar a segunda placa no carro, já eu o reboque não fica toda hora no carro. Outro dia, conversei com o sargento da PM aqui de minha cidade e ele me disse que não existe necessidade de segunda placa real, pode ser só uma placa contendo os dados da placa original (fiz uma em acrílico e adesivo imitando a placa original do carro) e depois dessa fiquei com medo de usar e levar uma multa.

    Responder
    • Fabio Augusto Capato

      Esse Lacrado no veiculo quer dizer que ela tem que estar presa pelo lacre no veiculo e não no suporte

      Responder
    • Edu Capivara

      Olá Fabio, tudo certo?
      Essa questão é polêmica e muito pessoal. Cada guarda interpreta de uma forma, já ouvi que não pode e também outros dizendo que pode, como este de sua cidade. Acredito que duplicar a placa e as luzes já basta para mostrar boa vontade de fazer a coisa certa. O importante é não deixar as bikes ultrapassarem a largura do veículo, de espelho a espelho, mesmo que para isso você tenha que tirar todas as rodas dianteiras pra deixar tudo mais estreito.
      Só para constar, levei minha MOTO de Trial na traseira do veículo (como uma bike), e viajei o Brasil todo sem problema nenhum, com outro pará-choque com placa e lanternas, claro.
      Quando um guarda quer azucrinar ele acha pelo em ovo, mesmo que esteja tudo em ordem, e isso como loteria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Renato Pescara

    Olá !

    Quero fazer um ação social e doarei 10 monociclos para uma escola. Por favor, poderiam me indicar onde adquirir monociclos com as seguintes especificações:
    • Aro 20
    • Assento ajustável na altura com proteções de plástico
    • Altura entre 56 e 85cm
    • Peso 4,2Kg
    • Pedais deslizantes 2K
    • Pneumáticos

    DEsde já agradeço

    Renato Pescara
    11.983813714

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Renato, tudo certo?
      Entre em contato com a Importadora Intac (http://www.intac.com.br/), até pouco tempo eles tinham dois modelos de monociclos.
      Boa sorte!
      Abraços:
      Edu Capivara

      Responder
  20. Ismael Xavier

    Cara, moro a 16km do meu serviço e gostaria de fazer esse percurso de bicicleta, mas nao sei como começar. Visto que são 16km na ida e mais 16km na volta. Qual bicicleta é o ideal e como eu consigo um condicionamento físico para encarar isso?

    Grato pela atenção e fico no aguardo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Ismael, tudo certo?
      Que legal sua idéia, manda vê! Como é o percurso, tem muitas subidas, avenidas de alta velocidade, dá pra andar por ruas mais tranquilas até lá? No trabalho tem lugar pra guardar a bike de forma segura? Você vai tomar banho lá antes do trampo, tem chuveiro?
      Essas são algumas das perguntas mais básicas sobre o caminho e as condições lá. Agora, falando da bike, seu rolê vai ser só esse ou vai andar também nos finais de semana? Será na terra (fazer trilha)? Caso seja SIM, compre uma MTB aro 27,5 ou 29 polegadas, assim você aproveita bem a bike. Se não fizer trilhas escolha uma urbana com pneus 700x32C, uma roda grande com pneus que andam bem na cidade. A bike pode ter bagageiro e para-lamas, ideal para chegar limpo e até carregar alguma coisa.
      A primeira ida e volta deve ser nos final de semana, pra medir o tempo e escolher o melhor caminho.Será um excelente exercício, melhor que ficar na academia.
      Parabéns pela iniciativa!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Devanildo dos Santos

    Boa tarde!!!…
    Edu, moro no Espírito Santo sou apaixonado por bike e vejo seus videos no YouTube diariamente e aprendi muito, já tenho uma speed e quero montar uma MTB…
    Tem como vc me mandar o site de vcs para e pode adquirir as peças para montar um bike…
    Pois, nunca comprei por site, e gostaria que vc enviasse o site da loja ou de sua confiança.
    Desde já agradeço.
    Ass: Devanildo

    Responder
  22. Guto

    Edu, tudo bem? Não precisa publicar este comment, apenas foi a forma mais fácil que encontrei de chegar até você. Antes de mais nada, o trabalho que você está fazendo é ESPETACULAR! Me chamo Guto e estou desenvolvendo uma nova marca de bicicletas urbanas, focada em estilo/design e qualidade a um preço razoável (todas as bikes são feitas a mão aqui no Brasil). Minha idéia é 1) não acredito que MTBs sejam a melhor bike para uso urbano em 95% dos casos. 2) para as pessoas usarem as bikes todos os dias, elas têm que se apaixonar por ela; e acho difícil isso acontecer com um caminhão. O estilo de comunicação que quero montar para a marca é MUITO parecido com o trabalho que você está fazendo. Gostaria de marcar um bate-papo com você para falarmos desta idéia e pensarmos em formas que podemos trabalhar juntos. Que acha? Por favor entre em contato quando puder. Grande abraço, Guto.

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Guto, bela iniciativa e argumentos, vamos agendar sim, estou te escrevendo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • joao pedro

        ola, eu tenho uma mtb caloi elite 30, aro 29, gostaria de saber se da para rampar e dar pulos altos com ela, e se possivel, instalar uma suspensao traseira nela

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi João, dá pra fazer alguns saltos com as bikes aro 29, mas as rodas são mais frágeis que o quadro, pois o diâmetro é grande!
          Não dá pra colocar suspensão traseira nela.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  23. Carlinho Silva

    Fala Edu e Fernando! Caras, peguei altas dicas com vocês no canal do youtube. Fiquei uns sete anos sem pedalar por um problema grave na coluna. Depois do aval medico, resolvi ir atras e o “Pedaleria” me ajudou muito. Além do sedentarismo, quilos a mais e gasolina caríssima me fizeram investir novamente na bike. Meu intuito aqui é de simplesmente agradecer o grande serviço que vocês tem prestado. Uma última pergunta: como consigo adesivos do Pedaleria pra colocar na minha bike!? Abração, Carlinho Silva – @gargounspell

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carlinho, tudo certo?
      Poxa, ficamos lisonjeados com seus elogios, e felizes em saber que você está bem, e pedalando!
      Obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Ainda não temos o adesivo, mas em breve teremos camisa de ciclismo Pedaleria e camisetas casuais com temas relacionados a bicicletas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. Eduardo

    Oi Edu, tudo bem?
    Cara, conheci seu site ontem, muito legal, pois to indo pra Vegas e vi a reportagem que vc fez da Las Vegas Cyclery. Então, to andando de bike direto aqui em MG, mas tenho uma 29 da Caloi bem simples, sem freio a disco, câmbio Shimano bem simples. Queria saber sua opinião se vale a pena trazer uma bike dos EUA, queria uma 29 com freios a disco. Agora entre o Shimano e o SRAM, vc acha q tem muita diferença? Tava olhando essas novas Caloi Elite 30, você acha que deixa a desejar pras marcas importadas? São muitas opções, fico confuso na hora de escolher.
    Forte abraço
    Eduardo

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, que legal que está indo pra Vegas!
      Tenho ouvido muitas histórias de biker’s pagando multa e impostos bem altos por trazer bike. Se for de carbono então, a Alfândega cai matando. Dentro da cota autorizado (US$ 500) dá pra achar ótimas bikes, mas se você exceder o valor comprando outros itens, eles acabam cobrando o imposto/multas sobre a bike.
      A Caloi Elite 30 é e suas irmãs de carbono são bem legais, acho que dá pra usar numa boa, os grupos são bons.
      Os grupos Shimano ou Sram são bem compatíveis quando comparamos, mas nos modelos TOP, XX1 é mais legal que o XTR, na minha opinião
      Outro detalhe, aqui, a pesar do preço alto, dá para parcelar. Tem loja vendendo em 10X, lá fora é a vista + impostos no da alfândega pegar!
      Pense com carinho na questão de trazer a bike de fora, consulte alguém que trouxe recentemente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. Fabio Augusto Capato

    Fala Edu, eu novamente aqui. To com um problema. Adquiri recentemente minha primeira 29, uma elite 20, resolvi passar pro pedal clipado e comprei uma sapatilha mais em conta (marca damatta) e o pedal shimano. chegou hoje a sapatilha e fui prender o taquinho, porem acho que coloquei muita força no parafuso e quando fui treinar colocar e tirar o pedal, uma das sapatilhas partiu a rosca do taquinho e o mesmo ficou no pedal. Depois de muito trabalho consegui tirar o taquinho e prendi no parafuso debaixo na sapatilha. Minha pergunta é. Tem como trocar essa rosca de dentro da sapatilha ou só comprando outra sapatilha nova? Percebi que com a sapatilha, o taquinho ficou meio solto no pedal (o taquinho tem uma gingada), isso mesmo colocando mais carga na pressão do pedal, isso é normal?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, tudo bem (fora isso)?
      Cara, o solado da sapatilha deve ser muito resistente, os dois rasgos no solado devem suportar a força de aperto, inclusive a peça metálica interna. Foi ela que estragou?
      Se foi essa peça (fica em baixo da palmilha), dá pra trocar, a furação é padrão, procure em algumas lojas, fale com mecânicos, até eu tenho algumas na lata de peças usadas.
      Não pode haver folga exagerada entre pedal e taquinho, essa gingada que comentos é uma folga de tolerância para não desclipar com mínimos movimentos dos pés, mas não pode ser entre taquinho e sapatilha, observe na sua!
      Abraços;
      Edu capivara

      Responder
      • Fábio Augusto Capato

        Valeu Edu. Então o que quebrou foi aquela rosca que fica dentro da sapatilha onde se fixam os taquinhos pelos parafusos,então da pra trocar? Quem sabe um vídeo sobre o assunto pro canal. Sobre a gingada, ela acontece lateralmente e não verticalmente. Pra cima o pé está bem preso, porém para os lados, quando levanto pra pedalar em pé da impressão que vai soltar, mesmo aplicando mais carga. To usando os taquinhos que vieram com o pedal mesmo.

        Responder
        • Edu Capivara

          Entendi Fábio, parece mesmo ser a folga necessária do sistema, dá pra diminuir um pouco dando mais carga nas molas do pedal, dificultando a retirada dos pés dos pedais, ficando mais sujeito a tombos em situações perigosas.
          Se não achar a peça, eu tenho aqui em SP!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  26. Arthur Chaves

    Olá pessoal do Pedaleria,
    caras, estou com uma grande dúvida, tenho uma MTB de entrada, nada de profissional, só pra pedalar até o trabalho e faculdade mesmo.
    Moro em Salvador na Bahia e aqui temos muitas ladeiras. Estava pesquisando Bar ends para comprar quando no meio da minha pesquisa encontrei os guidões Bullhorn e o Borboleta, a minha vista de leigo pareceram tão eficientes quanto os Bar ends.
    Queria saber se estou correto e se vale a pena comprar um desses guidões pra enfrentar as subidas daqui.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Arthur, tudo certo?
      Também é possível alternar posições de segurar nos gudiões citados, mas se coloca-los na posição que fica um bar end, ficará estranho. Para as bikes Fixas, eles ficariam perfeitos, mas na MTB não. Os bar ends são para encarar subidas com uma postura mais radical, dá pra colocar mais força no sprint, e também variar a posição segurar, descansando as mãos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Eugênio

    Boa tarde a todos,gostaria de saber, una una suspensão a mola,tem a possibilidade de melhora-la,com algum recurso ,ou com una mola menor e completando com elastômeros ,grande abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Eugênio, tudo certo?
      É bem difícil fazer esse trabalho para melhorar a suspensão, você está achando a sua muito dura? Alguns modelos possuem regulagem de “pré-carga” das molas, sendo possível fazer certa regulagem de acordo com o peso do ciclista.
      Fique ligado na Pedaleria, vamos soltar um vídeo explicando as suspensões por dentro, mostrando alguns recursos importantes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Paulo Fernandes

    Boa noite

    Queria solucionar uma dúvida a diferença na distância entre as coroas dos pedivelas triplos para 09 e 10 velocidades. Sei que tem correntes HG e HG-X. Pois tenho pedivela LX M580 integrado e gostaria de saber se seria possivel colocar coroas do Dinasys nele ???

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Paulo, tudo certo?
      No catálogo da Shimano a tecnologia Dyna-Sys menciona apenas o Cassette de 10 velocidades. A largura das correntes e espaçamento entre cogs dos Cassettes de 7, 8, 9 e 10 velocidades são diferentes, de 9 para 10V as correntes são cerca de 2 décimos mais estreitas.
      A espessura das coroas continua a mesma, cerca de 2mm, mas nos conjuntos de de 10V elas estão cerca de 0,5mm (meio milímetro) mais próximas. Seu conjunto é de 9V? Se for, não terá problemas em usar coroas mais novas, usar coroas e outras partes dos conjuntos de 9V no de 10 é que dá pau!
      Consulte apenas se o BCD é o mesmo da sua pedivela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  29. Nicolas Costa

    Boa tarde pessoal do Pedaleria.
    Sigo vocês no youtube e vejo todos os vídeos.
    Estou com um grande problema. Tenho uma MTB Cannondale Trail 4 29er. E minha roda traseira já empenou uma vez e mandei desempenar. Agora empenou de novo e não sei o que fazer.
    Gostaria de tira essa dúvida com vocês. Se troco o aro? Se troco os raios? Se desempena de novo?
    Como escolher a melhor opção?
    OBS: Peso 100kg.
    ME AJUDEM!!!

    Grato,

    Nicolas Costa

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Nicolas, tudo certo?
      Posso listar vários aros com fama de durões, tais como os franceses Mavic e Rigida, o Alex de Taiwan e tantos outros. O desenho do perfil, altura total entre paredes e liga de construção interferem com certeza no resultado final.
      As rodas aro 29″ utilizam os mais extensos raios do mercado, e usando uma tática do ciclismo (também do Biketrial) é possível imobilizar melhor a raiação. O macete é “amarrar” cada dupla de raios onde se cruzam, assim você constrói uma nova roda com raios menores, pois essa fixação geral equivale a ter um cubo com flanges de quase 15cm de diâmetro, os raios ficam bem menores medindo da amarração até o níple, veja as fotos: https://galluscycles.files.wordpress.com/2012/03/img_1623.jpg
      http://brimages.bikeboardmedia.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2015/05/XC_mountain-bike_World-Cup_Nove-Mesto_Jolanda-Neff_Stoeckli_tied-and-carbon-wrappedsoldered-spokes_unfinished-wrap.jpg

      Essa amarração deve ser feita com fios finos, 1 unidade da trama de fios elétricos ou de som automotivo, e finalizados com um pouco de solda de estanho. Desta forma, os raios da roda 29″, que medem cerca de 29cm de comprimento, passam a medir 20cm.
      Outra forma de fortalecer as rodas é trocar os raios originais por raios mais longos e mudar o cruzamento. Na maioria das rodas os raios se cruzam 2 vezes, uma perto do cubo e outra mais pra cima. com raios maiores e mais deitados, eles podem se cruzar 3 ou 4 vezes, dando um efeito parecido com a amarração. Usar raios de diâmetro mais grosso sem amarrar ou cruzar mais vezes não ajuda!
      Espero que resolva seu problema, qual a marca e modelo dos aros?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Nicolas Costa

        Edu,
        Obrigado pelas dicas. Vou realizar.
        Aro é original da Cannondale.
        O que eu fiquei de boca aberta é os preços dos aros. IMPRESSIONANTE!
        hahahaha…

        Grato,

        Nicolas Costa

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Nicolas, fizemos o vídeo, já viu?
          Boa sorte;
          Edu Capivara

          Responder
  30. Ricardo Carneiro

    Olá Edu Capivara, sempre acompanho seus videos/dicas e seu blog parabéns mesmo. Vamos lá, estou acima do peso e resolvi comprar uma bike aro 29 para tentar eliminar e ter uma vida mais ativa, mas infelizmente não consigo acompanhar ainda os grupos de bikers da minha cidade. Faz uns dois meses que estou andando com dias alternados e as vezes nem consigo devido ao trabalho. Minha média está sempre em 14/15 km. Hoje devido ao feriado resolvi andar sozinho e andei 22km . Gostaria de saber se tem algo que eu posso fazer para gradativamente aumentar os kms? Mais uma pergunta, você poderia indicar algum site para compra de roupas de ciclismo?

    Grande abraço e parabéns pelo site e pelos videos postados!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, em primeiro lugar, parabéns pelo esforço de lutar por uma vida mais saudável, sei como é difícil esse início!
      O que você fez foi correto, tente aumentar a quilometragem entre 3 e 6Kms por treino, e se possível, aumente também a frequência, pedalando pelo menos 3 vezes por semana (incluindo o sábado ou domingo), até você ganhar mais fôlego e e pernas pra sair com essa turma que mencionou. Fale com um nutricionista, ele pode te ajudar nas duas coisas, no regime e na alimentação coerente com a nova carga de exercícios.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Edu Capivara

        Quanto aos uniformes, na nossa loja temos apenas a camisa oficial Pedaleria e camisetas de algodão ( loja.pedaleria.com ), mas Anderson Bicicletas tem vários modelos: ( andersonbicicletas.com.br ).
        Se quiser uniformes da Merida, consigo com ótimos preços!
        Abraços!

        Responder
  31. Erbson Gomes

    Bom dia Edu,vejo sempre os seus vídeos gosto muito de suas dicas e macetes, pedalo a quase 20 anos sempre usei bike de estrada, hoje com 40 anos de idade
    consigo montar ate minha própria magrela, fiz varia pesquisas sobre peças e a resistência delas para ter um bom custo beneficio, principalmente as rodas que modesta parte monto muito bem, mas vejo que a galera presa muito o peso dela mas eu olho também sua resistência, eu pego asfalto com muita imperfeição e muitas ladeiras então eu uso aro com 32 furos, queria saber se e irrelevante a quantidade de raios, e também sobre os cubos, vejo que tem muitas marcar usando rolamento mas eu prefiro esferas, será que vc poderia nos presentear com um vídeo tirando essa duvida minha e de muitos ciclistas, sobre a quantidade de raios o peso que cada roda comporta e a diferença entre cubos de esfera e rolamentos

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Erbson, tudo certo?
      São boas suas sugestões e perguntas, da boas pautas.
      Com a melhora do alumínio dos aros e desenho dos perfis, a quantidade de raios foi caindo e já tem rodas muito fortes com 20 raios. O quanto cada uma aguenta é muito variável. Existem ótimos cubos de esferas soltas e também com rolamentos, também encontramos os dois tipos muito pesados e de péssima qualidade. A Shimano é detentora da tecnologia das esferas soltas, seus novos cubos utilizam o que eles chamam de “copo e cone” sistema que desloca mais eficazmente cargas laterais e verticais com rotação mais suave e facilidade na manutenção, eles não usam rolamentos selados em nenhuma linha de cubos.
      Em breve faremos esse vídeo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Erbson Gomes

        Valeu Edu, obrigado por esclarecer algumas duvidas e fico no aguardo do vídeo sei que não e fácil mas vou esperar esse trabalho que vc esta fazendo
        e muito legal ate mais

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Erbson, até qualquer hora então!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  32. Fabio Augusto Capaton

    Boa noite Edu. eu denovo. comprei uma Caloi elite 20, e no final de semana passado, fomos fazer um passeio de 35km, porem o terreno era muito acidentado e choveu muito no dia anterior. Muito barro e cascalho, em uma subida, estava clipado e levantei de pé pra forcar um pouco a pedalada e a corrente arrebentou. Um outro participante retirou um elo da corrente e fez a união com 2 elos a menos. terminei a subida, porem me senti mal e parei o passeio (duas costelas trincadas) Minha duvida é a seguinte. A corrente rompida com os elos a menos, percebi que na coroa do meio e na catraca maior a marcha entra com muita dificuldade, Preciso trocar a corrente, ou somente um powerlink já resolveria o problema? caso coloque o powerlink a probabilidade de um rompimento novo seria maior ou menor?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, lamentamos seu acidente com a corrente, foi assim que trincou as costelas?
      Se der pra localizar o ponto da emenda, substitua pelo Power Link, é mais seguro.
      Verifique também se a corrente está curta, engatando as marchas corretamente sem cruzamentos proibidos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Fabio Augusto Capato

        Foi sim Edu, Por conta do valor, preferi comprar outra corrente já com power link e deixar esta minha que arrebentou de estepe. Acho mais seguro.

        Responder
  33. Fabio Augusto Capato

    Boa noite Edu. Minha Bike (Caloi elite 20) possui kit Sram x5 (27 marchas) mas percebi que a relação de marchas se repete muito e acaba tendo na realidade umas 10 marchas diferentes nas relações. Tenho vontade de passar para 20 marchas, porem o preço é muito proibitivo de um grupamento novo com essas características. Existe alguma maneira de converter o grupo que eu já tenho para uma 20 marchas ou 18 no caso? se sim o que seria necessário e como proceder para tal. Seria bacana as vezes um video tutorial para a modificação; Grande Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, tudo certo?
      Se você pretende usar 2 coroas, não dá pra instalar a coroa Narrow Wide, ela trabalha sozinha por conta dos dentes mais altos, que não fazem trocas de marchas. Tirando a coroa pequena pode ficar pesado em alguma subida, seria bom ter o Super Cog no Cassette.
      O único furo no projeto seria a alavanca de mudança dianteira, teria um acionamento morto (coroa menor).
      Fica legal, já dá uma atualizada na bike.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  34. Alvaro Mendes de Oliveira

    Que tal uma reportagem sobre usar ou não pedal clips no dia a dia. Eu particularmente comecei a usar, talvez por modismo, e até achei que me adaptei muito bem, nos passeios em grupos e não tive nenhum problema. Depois de 30 dias usando em um passeio mais tranquilo com minha filha, levei um tombo que me deixou 60 dias longe da bike e perto dos fisioterapeutas. Agora já estou perto de voltar a pedalar, mas estou com medo de voltar a usar o pedal clip, e acho que vou voltar a usar pedal comum. Além de achar que vou pedalar com uma proteção no joelho.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Alvaro, lamentamos o ocorrido!
      A matéria já foi feita http://pedaleria.com/pedal-de-encaixe/
      Tem um pedal mais interessante para você, o Click’r da Shimano, ele facilita em até 60% o encaixe dos pés e até 62% a retirada deles.
      Qual você usava?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  35. Paulo Aguiar

    São muitos detalhes que você informa no site extremamente valiosas e queria manter-me sempre informado.Pedalo quase todos os dias nas ruas e avenidas de Fortaleza é uma febre como vem aumentando consideravelmente os passeios noturnos de bikes aqui muitas vezes nos encontramos com outros ciclistas de grupos diferentes.Geralmente em torno de 100 pessoas por conta da expansão das ciclofaixas e ciclovias.Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Paulo, obrigado por acompanhar nosso trabalho.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. Vanderlei Werneck

    Olá , Pessoal, gostaria que est galera que curti a pagina da ” pedaleira ” tbm tivesse a oportunidade de conhecer minha pagina no facebook.com/newcoisas, lá tem dezenas de bikes diferenciadas e inéditas no Brasil , valeu, Obrigado !!

    Responder
  37. marcos leite alves

    Edu, tenho uma mtb aro 26, estou passando para 10 v, rel 11×36, deore, porém, posso colocar o pedivela alívio m4050 ou devo usar o deore m612?
    Aguardo seu retorno.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, tudo certo?
      Os dois servem e são legais, fora a cor, a diferença é que o Deore tem a coroa maior em alumínio.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  38. Cleber

    Edu, estou com um problemão para resolver sobre o selim de minha bike, assisti seu vídeo e sou de Cascavel no Paraná, tem o bike fit, porém não possui essa régua com espuma memória, e estou com muitas dúvidas para trocar meu selim. Assim conversei com o Dr. Fernando do bike fit ( unifisiocascavel.com.br ) sobre essa sua régua e o mesmo me relatou que utilizam medidas dinâmicas no programa deles que então não é necessário medidor de isquios. Gostaria de sua ajuda.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cleber, não gosto de comparar métodos e profissionais, mas comente com outros ciclistas que fizeram o Fit (de preferência com outro profissional) e compare a solução criada para resolver a falta desta ferramenta.
      Cadeiras de escritório (assento plano) revestidas de curvin costumam marcar os ísquios quando ficamos sentados uns 10 minutos pelo menos. Coloque as mãos nos joelhos os pés apoiados por completo (canelas retas 90º).
      Meça a distância entre os “amassados” no assento, centro a centro e some de 2 a 3Cm ao resultado. Esta seria a largura do selim.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  39. Daniel Pessoa

    Olá, tudo bem?
    Meu nome é Daniel e pretendo logo comprar minha bicicleta!
    Só que não sei ao certo se as duas opções que escolhi, com base no meu orçamento e com base no tipo de utilidade que elas teriam, se realmente essas duas opções são boas.
    No caso iria para o trabalho com ela, finais de semana com os amigos na praia ou em estradas, trilhas… Essas coisas!
    Com essas finalidades eu escolhi o modelo MTB e queria muito que vocês dessem o “veredito” pra minha tão desejada aquisição!
    Os links abaixo são das bicicletas em questão:
    http://www.paquetaesportes.com.br/bicicleta-burnett-ride-1-5-vermelho-2000972021/p
    http://www.centauro.com.br/bicicleta-oxer-xr210-2013.html?cor=29&p=80171429
    Queria saber qual das duas vocês comprariam e se elas são de fato uma boa escolha nos quesitos de desempenho, se os câmbios são bons ou se preciso depois colocar outros e quais seriam eles? Queria saber também se aro 29 é melhor que 27,5 com relação a velocidade, desempenho em subidas e as críticas se houverem?
    Muito obrigado pela atenção, aguardando ansiosamente pelo retorno!
    Atenciosamente: Daniel Pessoa

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, tudo certo?
      As duas são bem similares nos câmbios e alavancas de mudança (Básicas, de entrada de qualquer linha).
      A Burnett tem suspensão melhor, pedivela e canote de selim piores.
      A Oxer tem pedivela Shimano, canote de selim com mesinha, que são peças de melhor qualidade, mas a suspensão é desconhecida!
      Sou meio desconfiado quando as bikes custam menos de 1.500 ou 1.700 Reais.
      Quanto a comparação das rodas, as 29″ rendem mais em estradas de asfalto ou terra, em trilhas estreitas, técnicas e subidas, as 27,5″ são melhores.
      Espero ter ajudado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  40. Daniel Pessoa

    Valeu Edu, muito obrigado, ajudou sim! Agora vou mais tranquilo pra minha escolha!
    OBS: Sou fã do trabalho de vocês, assisto muito os vídeos e gosto bastante de como vocês apresentam o conteúdo! Parabéns!
    Deus abençoe e até mais!
    Att.: Daniel Pessoa

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Daniel!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  41. Leonardo Oliveira

    Caríssimos Amigos do Site Pedaleira.

    Em primeiro lugar quero parabenizar canal, as matérias são excelentes!
    Mas deixo aqui um pedido especial, gostaria de ver uma matéria explicando todos os detalhes sobre os quadros de carbono, depois de 14 anos sem pedalar decidi voltar a pedalar e aproveitar o grande potencial que Angola tem para a prática do MTB, acabei por comprar uma Scott Scale 930 (carbono) 29″ e gostaria de saber mais detalhes sobre o cuidado que devemos ter com os quadros de carbono e quais as principais vantagens e desvantagens deste material na prática do Mountain Bike.

    Um grande abraço para todos os contribuintes do canal.
    Leonardo Oliveira.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, pauta anotada!
      Bom rolê aí em Angola, manda umas fotos das trilhas que fizer pelo inbox do Facebook.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. marcos leite alves

    Edu, boa noite, estou pretendendo colocar um cog de 40 em meu cassete de 10v, porém, não quero usar coroa única, e sim, um duplo deore m615. Posso fazer a alteração? Um abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, sua escolha é correta!
      Se tiver mais dúvidas a respeito desta adaptação, faremos o Webinar Pedaleria no dia 30 as 20h00. É uma palestra interativa sobre Super Cog e Coroas Nerrow Wide, mostrando a instalação, etc. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo.
      Fique ligado na Pedaleria para fazer sua inscrição!
      Veja os detalhes em: pedaleria.com/aovivo
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  43. Douglas

    Olá edu quero ser ciclista não sei como comeca você pode me indicar alguma escola de ciclismos quero ser de mtb me expiro em você abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Douglas, não conheço escolas de ciclismo para te indicar, mas encontre um grupo de ciclistas para treinar e vá pedindo dicas, observando o que fazem. assim que possível, participe de competições, são experiências muito válidas.
      Obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Douglas

        Olá edu você conhece algum grupo de mtb é difícil de acha algum grupo de ciclista de mtb ? Edu quando estará funcionando a clínica ? Na clínica precisa de leva minha bike ou você empresta alguma ? Para ser ciclista tem alguma idade certa ou poder começar do 14 anos de idade

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Douglas, não precisa muita coisa pra participar de um grupo de pedal passeios noturnos ou grupo de ciclistas, basta saber onde se encontram e marcar com eles. Pedir dicas e perguntar bastante também é importante, já que você está em formação.
          Nossa Clínica em são Pulo aceita alunos a partir de 14 anos, com autorização e acompanhamento dos pais.
          As datas mensais aparecem no canto superior direito do site http://www.clinicademtb.com.br
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Douglas

            Eu tenho que leva minha bike e equipamentos?

          • Edu Capivara

            Sim Douglas, leva tudo, capacete, luvas, câmara de ar reserva, barrinhas, isotônico.
            Abraços;
            Edu Capivara

  44. Fabio Augusto Capato

    Boa tarde Edu. Tenho uma Caloi Elite 20 com kit SRAM X5 (cassete 9v e pedivela 3 coroas), quero modificar o grupo gastando o minimo possível para 10v. Seria possível acrescentar um SUPER COG ao cassete 9V e retirar 2 coroas do pedivela, tendo necessidade somente de substituir o trocador do cambio traseiro? Caso não seja possível oque devo trocar para alcançar essa configuração que estou querendo? Entre a configuração com 10V e com 20V quais as indicações para cada tipo de pessoa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, muita gente teve essa idéia, mas não é possível, as alavancas e cassettes 9 e 10 velocidades trabalham com espaçamentos diferentes entre mudanças (puxada de cabo e espaço entre cogs), portanto não é possível misturar os grupos, mão iria indexar as marchas.
      A escolha 10 ou 20 marchas é muito pessoal de cada ciclista, com uma coroa é mais difícil acertar a bike para todo tipo de pista, treino ou passeio, pois dependendo da combinação que fizer, pode faltar na subida ou no plano/descida.
      Com 20 marchas você pode tem mais opções nos dois casos, mas os tletas estão preferindo 1×10 ou 1×11 para aliviar peso e descomplicar na Single Track técnica.
      Eu me acostumei bem com a 27,5″ 1×10, se espanar na descida, paro de pedalar, rsrsrsr.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Fabio Augusto Capato

        Entendi Edu, porem minha ideia, era de comprar o COG 42, aplainar o espassador que vem no COG, e mandar confeccionar numa tornearia os espassadores referentes ao cassete de 10 vel (trocaria todos os espassadores do cassete). Assim meu custo seria 1 COG, 1 cambio 10v, um trocador 10v, 1 narrow Wide e o serviço de confecção dos espassadores. assim será que seria possivel? Imagino que a troca do cassete original para o COG seria meio barulhenta e não seria muito natural, mas ja usei aquelas catracas com MEGARANGE e imagino que seria mais ou menos a mesma coisa.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Fabio, se houver muito critério e respeito as medidas correta, pode funcionar, mas é mais fácil pegar um cassette 10v velho e tirar os espaçadores.
          Será necessário trocar o cubo, para um de 10v.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  45. diogo

    OI EDU, QUERO COMPRAR UMA MTB PRA MIM, MAIS ESTOU NA DUVIDA ENTRE A, CALOI ELITE 30 E A SCOTT SCALE 970, MIM DER UMA OPNIAO SENDO ARO 29″

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diogo, a Caloi é mais barata, mas vem mal montada e mal lubrificada. A Scott mantém o padrão de qualidade, e é tão boa quanto Orbe, Merida e Specialized, todas mais caras pela forma que são importadas, na Caloi, as peças entram por Manaus.
      Boa compra, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  46. Elisa

    Olá sou iniciante no MTB e faço umas duas trilhas por mês na região de Juquitiba onde pego muita, muita subida. Tenho uma Caloi Elite 20 sram x5 9v. Voltando da última trlha observei que os passadores estão rachados. Por que isso aconteceu? Estes passadores não são bons? Parece que estas bikse MTB precisam de uma manutenção constante e isso é bem caro. Obrigada.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Elisa, se você anda muito em trilhas enlameadas, a bike dará mesmo muita manutenção, por isso a gente ensina a fazer de tudo nelas em nossos tutoriais. mesmo pagando pelo serviço, é bom entender pra não ser enganada, não é?
      Ainda não ví as alavancas de mudança rachadas, seus câmbios estão duros no funcionamento, está aplicando muita força para fazer as trocas?
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  47. Diego Duarte

    Boa Tarde Edu Capivara, Minha Bike ou pedalar forte a correia falha e quanto mais pedalo mais ela falha, o que pode ser?

    Responder
  48. Fabio Augusto Capato

    Boa tarde Edu. Venho fazendo algumas perguntas sobre o COG 42 em 9v, porem resolvi mudar tudo e adquiri cassete 10V, trocador e passador (tudo SLX), Agora pretendo migrar para 1 coroa, qual seria a mais indicada pra mim, estou um pouco acima do peso e sofro com subidas (subidas essas que tem de monte aqui na minha cidade). Outra coisa, qual seria a corrente ideal para colocar na minha relação , contando com o COG 42, sem que precise fazer o aumento da corrente?

    Responder
    • Fabio Augusto Capato

      Esqueci de mencionar que A coroa seria OVAL e a corrente uma KMC x10 seria suficiente?

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, não dá pra evitar o aumento da corrente quando coloca o super Cog. Quanto ao tamanho da coroa, é muito pessoal, cada ciclista tem um ritmo, cada região uma altimetria, mas costumo indicar para “única” uma coroa maior que a do meio, e menor que a grande (para quem usa pedivela de 3 coroas).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  49. Fábio Augusto capato

    Boa Noite Edu. To com um problema. Comprei tudo novo pra fazer a instalação do COG 42. Câmbio SLX shadow+ longo, k7 deore 11-36. COG 42 e COG 16 nottable. Coroa 30d Nottable e mandei faZer a instalação. Tirei os COG 15 e 17 e coloquei o 16. Rebitou certinho. Quando sai pedalar fica uma demora pra entrar no COG 16. E quando troco pro 42 fica pulando dente. O Mecanico falou que não casou. Será só regulagem? A corrente também é nova. Outra coisa. Pra que serve a alavanca de trava no câmbio traseiro? Quando passo ela pra on a troca fica muito pesada em qualquer marcha. Então to usando ela off.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, seu problema deve se alinhamento (chain line) e posição exata do cog 16 dentes. Ouvi falar qua alguns cogs 16 saíram com defeito, mas a maioria dos problemas está relacionado a posição dele no cassette, já que ele atende Sram e Shimano, cada um em sua posição de index.
      Por conta do desenhos dos quadros e das pedivelas, algumas montagens dessas dão um pouco mais de trabalho no início. As vezes é necessário colocar 1 ou 2 calços no central para jogar o eixo mais para fora no lado das coroas, e ainda colocar arroelas entre o spyder e a coroa na pedivela, tudo depende do quadro e da pedivela em questão. Dê uma olhada na foto deste produto em nossa loja (manual). http://loja.pedaleria.com/cog-16d-nottable-para-cassetes-shimano-ou-sram

      Quanto ao on/off do câmbio Shadow Plus+, não é para sentir dureza quando está no ON, o sistema impede o movimento chicote da corrente quando pegamos muita trepidação ou buracos, deixando o carrinho das roldanas fixo. É um ótimo recurso anti queda de corrente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  50. Daniel Pessoa

    Olá Edu, tudo bem?
    Estou em uma dificuldade enorme para conseguir o seguro das minhas duas bikes…
    Você pode me indicar algumas empresas seguradoras de bike?

    Abraços;
    Daniel Pessoa

    Responder
  51. Daniel Pessoa

    Obrigado Edu!
    Um forte abraço;
    Daniel Pessoa

    Responder
  52. Edson

    Edu, quero trocar a catraca da minha Caloi 400 por cassete.
    Você me indica algum que não precise mexer no câmbio?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edson, com cassettes de até 8 velocidades, provavelmente você não tenha que trocar o câmbio, é possível ajustar o alcance nos parafusos dos batentes inferior e superior.
      Boa sorte, abraços;
      Edu capivara

      Responder
  53. Gezuel

    Olá Edu, como vai?
    Sou iniciante em pedalar comprei uma bike aro 26 sem pesquisar muito no assunto, comprei uma quadro MOSSO freio a disco mecânico e não prestei atenção nem no tamanho que é 19″ e também na suspensão que é de elastrômetro e toda vez que vou subir algum obstáculo e preciso empinar por pouco que seja ela bate seco na hora que eu puxo será que se eu trocar a suspensão por uma que seja ar e óleo esse problema acaba?
    Ou tem algo que eu possa fazer com essa suspensão mesmo sem troca la?
    Acho que comprei uma muito grande pro meu tamanho 1,67m.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gezuel, você tem 2 problemas, o tamanho do quadro e o tipo de suspensão. Consegue passar vender essa bike? Pedalar com quadro fora do tamanho ideal traz dores nas articulações e a bike não rende como deveria.
      A suspensão você pode trocar a qualquer hora.
      veja esse post: http://pedaleria.com/qual-o-tamanho-meu-quadro/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  54. bruno calixto de oliveira

    ola bom dia a todos
    gostaria de tirarumaduvida de qualtipo de relação deve monta em um quadro GIANT TRANCE X 2010 ARO 26 TAM M para minha esposa,andamos media de30km a 60km de estradoes de terra esigle tracks variando entre morros e descidas,afinal estamos em BH/MG a duvida é a seguinte; qual devo montar nesse quadro que ficaria melhor para essetipo de percurso,lembrando que minha esposa temum pouco dedificuldade em cambiar as coroas,ela tem uma rabo duro de 27V e fica meio perdida empassar as marchas da coroa.Então seria melhor usar qual 10V, 11V, 20V, ou 30V, lembrando que pretendo usar um kit SHIMANO DEORE, ou um SLX ou fazer um mesclado,e qual suspa usar 100mm ou 120mm

    No mais meu muito obrigado, e fico no aguardo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, a relação 1×10 é a melhor pra ela, e isso obriga a instalação do Super Cog pra suprir a falta de redução tirando 2 das 3 coroas.
      Observe a medida da furação (coroas e pedivela), conhecidas com BCD, deve ser o 104, veja esta matéria:
      Vendemos as coroas e Cogs em nossa loja online: http://loja.pedaleria.com/coroas-e-cogs–
      Quanto a suspensão, depende do piso que vocês pegam, se estiver batendo forte (muito buraco e irregularidades), a suspensão com 120mm amortece mais.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  55. LUIZ

    Ola EDU
    Gostaria de saber se o K7 SRAM XG-1150 11sp 10/42 serve no Cubo Shimano Xtr Hb-m9010
    desde ja agradeço LUIZ

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, Shimano e Sram são incompatíveis, não dá pra misturar, isso inclui alavancas de câmbio!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  56. wellington

    Cara Parabéns pelo canal, descobri recentemente ele é já vi quase todos seus vídeos, mas o mais imprecionante é que só agora vi esta página e quando vi as fotos dos programas que você já foi aí que eu me lembrei de você.
    Através destes programas que eu comecei a fazer algumas graças com minhas bike.
    Hoje tô meio enferrujado em tudo mas aos poucos tô retornando a ativa.

    Responder
    • Edu Capivara

      Boa Wellington, que legal que já assistiu vários vídeos e já acompanhava minha trajetória, agradeço!
      É isso aí, retoma o pedal, faz muito bem e é muito divertido!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  57. Caio Batista

    Ola. Eu queria fazer uma conversão barata para transformar o grupo em um XX1.
    Eu queria dicas sobre o que é preciso trocar, vi que vocês vendem as coroas avulsas, queria informações para fazer corretamente. Com quem eu poderia conversar?

    Responder
  58. solano

    ola edu eu gostaria de saber o que vc acha da bicicleta bicicleta mountain bike ozark trail aro 26 freio 21 marchas xtreme trail 26.eu já perguntei sobre a BICICLETA GONEW ENDORPHINE 5.1 – ARO 26 – 21 MARCHAS.Qual vc recomenda

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Solano, essa Ozark é bem ruim, muito básica, suspensão que dá muto problema. Nesse caso, a Gonew é melhor.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  59. Jose Adolfo de Gobbi da Silva

    Edu, bom dia tenho uma bike caloi elite carbon, mas não é original, só comprei o quadro, e coloquei todas peças que eu tinha da minha elite 30 exceto o pedal que mudei pois, o meu original quebrou e coloquei um deore, gostaria de saber o que faria para minha bike ficar um pouco mais leve pois só faço ciclo turismo, gostaria de saber o que mudar e que marcas colocar, muito obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, geralmente peças de carbono deixam a bike mais leve, mas só coloque originais, as piratas (OMG) são perigosas, quebram fácil.
      As rodas e a suspensão podem deixar a bike muito pesada. A suspensão mais leve é a Rock Shox de carbono, mas é bem cara!
      Tente baixar o peso das rodas aos poucos, se puder, coloque um par de Mavic Crossmax SLR, 20 raios com pneus de Kevlar, fica muito leve!
      Trocar os niples de aço por alumínio, colocar pneus de Kevlar já ajuda. Os cubos devem ser bem aliviados, com furos e alívio na flange que suporta o disco.
      Relação 1×10 deixa a bike mais fácil de pilotar e alivia meio quilo.
      Espero ter ajudado!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  60. Leandro

    Ola Edu, favor de sua orientação estou com duvidas se mudo de bike para 20V ou 30V qual e melhor? Atualmente possuo uma 27V e pratico diariamente MTB. Grato pela orientação…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, as bikes grandes (27,5 e 29) podem rodar com 2 coroas numa boa, devido ao escalonamento rodas x relação. Eu prefiro a 1×10, com coroa narrow wide e super cog, a bike fica mais leve e descomplicada pra usar.
      A relação 2×10 é melhor que 3×10, principalmente se você alterna muito entre trilhas e estradões.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  61. Luis Nichele

    Olá Edu. primeiramente, obrigado pelo trabalho que a PEDALERIA desenvolve, pois foi através de vocês que aprendi e aprimorei o que sei e sabia sobre o a bike..mas gostaria que, quando for possível desenvolver um vídeo sobre os tipos de cubos e rolamentos, visto que quando incrementei minha magrela, coloquei aros AERO, raiação grossa e o dono da loja me pediu, cubo reforçado com “rolamento industrial”. Até então não sei muito bem a diferença dele para os demais, se possível uma matéria sobre ele, fico grato por tudo que aprendi com vocês já…

    Abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Luis, obrigado por acompanhar a gente!
      Obrigado pela sugestão de pauta, mas aproveito para responder!
      Rolamento é rolamento, não tem um tipo pra indústria e outro pra bike, eles podem ser blindados (capas de borracha), a prova d’água, ou selados (capa de metal), a prova de detritos e poeira.
      Recentemente lançaram rolamentos de alto desempenho, que as grandes equipes de ciclismo usam lá fora, mas nem tem no Brasil, e são caríssimos.
      Os cubos com esferas soltas são mais baratos (fora os da Shimano), que são de esferas soltas e são caros! rsrsrsrsrsr
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  62. Douglas Coccia

    Boa tarde!!

    Edu Tenho uma Suspensão RST Suntour 29 a 9 meses sem manutenção e apresentou ferrugem e vazamento, e estava na garantia, mas apos a analise da loja disseram que não entra na garantia justamente por eu não ter feito a manutenção semestral isso procede, tenho algum jeito de recuperar as hastes oxidadas, já ouvi boatos de recuperação jateamento de areia, banho de teflon pintura a base de esmalte e banho de cromo sabe de algo ou não tem jeito mesmo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Douglas, como enferrujou, as hastes devem ser de aço, e aí é melhor fazer nova cromeação. Será necessário tirar o cromo velho com jato de areia.
      Quando as hastes são de alumínio, com anodização dura, a suspensão é mais leve e durável.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Douglas Coccia

        Edu muito obrigado pela ajuda, e parabéns ao videos muitos aprendizados e também muito divertido os erros de gravação kkkkkk melhoras ai com o ombro valeu cara abraços.

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Douglas, obrigado por acompanhar!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
    • Edu Capivara

      Oi Giovana, pode sim, mas esse “maior” é a largura ou a altura?
      A bike está desconfortável para você? Qual o tamanho do quadro e sua altura?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Giovani Souza

        seria a largura o meu atual tem 60cm(guidão); sim é confortável; meu quadro tem 59cm e eu tenho 1,77m de altura; queria saber se poderia ou não tipo estabilidade ou algo do tipo! desculpa mas é Giovani kkkkk

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Giovani, foi mal errar seu nome, estou digitando só a com mão esquerda, estou com tipóia!
          O guidão de 60cm é padrão, mas você pode trocar par um maior se quiser, quanto maior a alavanca, menor o esforço!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Giovani Souza

            Beleza, obrigado pela atenção, acompanho direto os videos seus e sua equipe meus parabéns e boa recuperação. Abraços

          • Edu Capivara

            Obrigado Giovani!
            Abraços;
            Edu Capivara

  63. Ayrlan Sousa

    Olá edu boa tarde! Bom eu tenho uma manton bike Raly USA e queria saber se existe ou tem como eu colocar uma coroa só? das que vc mostrou os vários tipos no vídeo sobre coroas.
    E uns detalhes é que pedalo mais na estrada asfalto e pouco em trilhas, então queria mais ganho de velocidade…

    Desde já agradeço a ajuda e aos excelentes vídeos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ayrlan, que legal, essa quantidade de Kms é ótima pra quem começou a pouco tempo, parabéns!
      Olha, pra aumentar a velocidade no asfalto você pode colocar pneus bem finos, que diminuem o atrito!
      A coroa pode ser de Road Bike (Speed), mas você precisa ter pedivela desmontável, esses que dá pra tirar as coroas, pois alguns modelos tem coroas rebitadas, obrigando trocar a peça inteira.
      Verifique também se seu menor pinhão na roda é o de 11 dentes, pois muitas bikes vem com catracas ou cassettes com o menor de 12 dentes, que anda menos!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  64. Ayrlan Sousa

    Só mais uma coisa, eu comecei a pedala sério tem 2 meses. Pedalo 60 KMs 3 vezes na semana. Mais uma vez obrigado e parabéns pelos vídeos tops!

    Responder
  65. andre godoi godoi

    OLA EDU BOA NOITE EU QUERIA SABER POIS EU TENHO 1.65 DE ALTURA E QUERIA SABER QUAL O QUADRO SERIA MELHOR PARA MIM UM ARO 29 POIS ESTOU ANDANDO UMA ARQUE EU NÃO ANDAVA O 26 EU QUERIA MELHORAR POIS TENHO MUITO TEMPO QUE PAREI E AGORA EU ESTOU VOLTANDO MAS SIM AOS POUCOS E AGORA ESTOU QUERENDO UMA DE ARO 29.OBRIGADO

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, para sua altura a bike 27,5 é melhor, e rende mais que a 29 nas subidas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  66. Thyago

    Ola, acabei de conhecer o site e estou adorando ótimos videos.
    Gostaria de aproveitar e perguntar qual a opinião de você sobre esse bike, a GoNew Endorphine 6.1
    http://www.netshoes.com.br/produto/bicicleta-gonew-endorphine-61–aro-26–21-marchas-C62-0513-987?&lkey=a12
    Vou iniciar no ciclismo, para passeios leves com grupos de pedal pela cidade, queria saber se é boa adquirir ela, ou vocês recomentariam alguma outra nesta faixa de preço ? Tenho 1,65 de altura o quadro 17 daria certo para meu tamanho? Fico no aguardo obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thyago, é uma ótima bike de entrada, correta para o que pretende fazer.
      O tamanho é esse mesmo.
      Boa sorte com o novo brinquedo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  67. João Vinicius

    Olá, tenho uma bicicleta aro 29 com 24 velocidades que comprei a um mes mas so q ela passa em falso direto no último pinhão mas so q a relação dela é nova o que sera que deve ser isto.

    Responder
  68. RICARDO CÉSAR

    Caro Edu Capivara boa tarde, amigo estou querendo comprar uma mountain bike aro 29″ quero saber se tal escolha é pela a ESTATURA de cada ciclista ou é uma questão de gosto, estou falando só sobre o ARO e não o tamanho do QUADRO.Um forte abraço a todos

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, ciclistas com menos de 1.60m devem usar a 27,5. As 29 podem ficar grandes e altas para certas pessoas, então a 27,5 resolve e é ótima nas subidas, superando as 29.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  69. Airton

    Olá Edu, estou planejando comprar uma bicicleta dobrável. Recentemente vi uma bicicleta que nunca tinha visto e fiquei curioso. É uma da marca chamada “A-bike”. Ela é boa para fazer distâncias de 5Km pra metrô, etc? Nunca vi uma bicicleta com aro tão pequeno e fiquei com dúvida se era boa, resistente, se a velocidade dela era comprometida ou não por ser menor.. Pelo preço, está bom. É o que eu poderia gastar no máximo este momento, porém fico em dúvida se vale mais a pena comprar uma dessa nova ou uma usada de marca melhor, por exemplo, Durban.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Airton, ela é bem interessante, mas não sei nada a respeito! Ela deve ser mais lenta que as aro 16 e aro 20.
      A distância que pretende pedalar é pouca, mas com esse tipo de roda, tem que ser piso perfeito e liso. As dobráveis tradicionais você pode usar nos finais de semana, dá pra ir mais longe se precisar, e é um ótimo exercício.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  70. Reginaldodo Lopes

    Olá! Edu Capivara
    Uso câmbios Tourney 7v e fiz pedido de um cassete Shimano CS HG20-7 megarange 12-32 e desejo trocar p/ pedivela reduzido 24/34/42. Esse cassete é compatível com o câmbio e pedivela citado? Qual seria o ideal? E qual a corrente ideal para esse conjunto?

    Grato.
    Reginaldo Lopes.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Reginaldo, tenho dúvidas quanto a pedivela, ela terá que ser modelo para conjuntos de 7 velocidades (21 marchas), pois se ele for de 9 ou 10 velocidades a corrente poderá prender. Funciona assim: quanto mais marchas tem, mais próximo estão as engrenagens (na frente ou atrás), e as correntes ficam cada vez mais estreitas. Sua bike usa a corrente mais grossa para marchas (7 velocidades), pode não casar com o espaçamento entre as coroas da pedivela.
      Verifique (na mão mesmo) o encaixe da corrente de 7 velocidades nessa pedivela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  71. Enaldo dos Santos

    Edu, quero tirar uma dúvida sobre o Sensor de velocidade Echowell Bluetooth, minha dúvida é: Para ter acesso aos dados gravados por ele é somente conectado com o GPS?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Enaldo, existem vários aplicativo pra usar com esses sensores, precisa verificar se o que você quer usar disponibiliza dados recebidos quando está offline. A versão gratuita do Strava por exemplo, só mostra RPM durante o uso, depois você não acessa esta informação, mas na versão para sim.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  72. Isaac

    Bom dia Edu, estou em dúvida se compro uma Scott aspect 50 , tam m , aro 26 , 24 v, conjunto shimano altus, passadores alívio, freio a disco por 1500 usada ou uma caloi explorer 10 nova por 2100. Pode me tirar essa dúvida? Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Isaac, as duas são aro 26 ou só a Scott?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Isaac

        Somente a Scott é 26, a explorer 10 é aro 29 com grupo tourney ty 21 v com disco mecanico. A scott tem disco hidraulico.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Isaac, é uma pergunta difícil, a Scott é mais marca, os componentes são melhores e tem mais marchas, mas ninguém quer mais as bikes aro 26! Se você não vai competir, participar de passeios onde só tenha bikes 29, pode ser bom negócio!
          Boa sorte, abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Isaac

            Ok, vou pensar direitinho pois minha grana ta curta no momento. Muito obrigado pelo esclarecimento. Abraço.

  73. Guto

    Olá equipe da Pedaleria,
    A tempos acompanho vocês e seus vídeos, e gostaria que um dia desses vocês postassem algo sobre a catraca no pedivela, os pós e contras da mesma, etc.

    Agradeço desde já e um forte abraço.

    Responder
    • Guto

      Vi um vídeo na MTB Brasil página no Facebook

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guto, esse componente erá exclusivo do Biketrial, para deixar o peso da bike mais equilibrado, pois a catraca é um componente pesado, mas o mesmo tipo de pedivela (com outra relação) está sendo usados nos triciclos trike, aqueles que o pessoal usa dando slides e descendo ladeiras asfaltadas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  74. Fernando

    Boa noire Edu, tenho uma bicicleta quadro de Caloi 10 e cambio nexus 3 velocidades que em retas e subidas vai bem mas nas decidas falta Marcha fica muito leve.
    Tem alguma coisa que eu possa fazer para melhorar essa relacao? Parabens pelos videos sao 10

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, o Nexus tem uma série de pinhões para montar relações mais pesadas ou mais leves, procure lojas que trabalham com produtos Shimano, é possível encomendar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  75. Edinho

    Boa noite Edu td blz? Qual sua altura e tam de quadro mtb que usa?
    Cara to enfrentando problemas qto ajuste da minha bike, tenho 1,87 e comprei uma bike tam. 19. Tenho 96cm cavalo. E o pior, minha cidade não tem profissional Bikefit, esses online são confusos, o resultados são contraditórios. Abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edinho, uso bike “M” (equivalente ao 17″) por causa das manobras e mania de praticar Biketrial com qualquer bike, rsrsrsrs, mas a bike é ligeiramente pequena, tenho 1,80m.
      Você é alto e tem pernas longas, seria bike 20″, mas se seu tronco for curto, deve escolher o avanço com cuidado. O Bike Fit virtual não é confiável!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  76. Rogério

    Edu, boa tarde,
    Você é aquele que as vezes comenta provas de x games e também copa do mundo de mtb na espn? Inclusive participou da transmissão do mundial esse ano em Nove Mesto? Valeu

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rogério, este que citou é o Celso Anderson – bicicletas Orbea – nosso apoiador!
      Eu participava do programa da Eliana na Record, com apresentações e aulas de Biketrial.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  77. Marcelino Lins

    Ola Pedaleria, boa noite! Muito show a proposta de vcs no canal donyoutube. Vocês tem interesse em fazer vídeos que oriente os ciclistas em minimizar os riscos de eventuais furtos e roubos das nossas bikes? Visto aue atualmente tem aumentado as ocorrências e que as bikes de hoje possuem um alto valor agregado. Abraços e parabéns pelos vídeos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcellino, estamos verificando isso, pois existe uma linha muito tênue entre conscientização do perigo e desincentivo ao uso da bike.
      Obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  78. Fernando Rodrigues

    Fala Edu! Curto muito os vídeos. Só queria mandar um abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Fernando, obrigado por acompanhar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  79. Luciano

    Edu boa noite! Tenho 1,64 e tinha uma bike 29 quadro M. Me sentia muito cansado em subidas e não me adequava direito no tamanho do quadro. Li seu fórum e vi as vantagens da bike 27,5 e tamanho correto de quadro. Comprei uma Scott scale 29 quadro 15 e troquei as rodas por 27,5. Minha pergunta é da muita diferença dessa configuração para uma 27,5 tamanho p ou 15,5? O quadro P da 29 é muito diferente do P da 27,5 ? Para um menor desgaste meu em pedaladas?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luciano, os dois quadros (sem as rodas) são muito parecidos, mudanças as vezes imperceptíveis, a altura do central é uma delas!
      Acho que vai ficar legal para você! essa adaptação abaixou o central (pedivela) em 1,9cm – nada grave demais!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  80. Luciano

    Edu obrigado pelas dicas!! Seu fórum é muito importante para esclarecer nossas dúvidas. Grande abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Luciano, obrigado por acompanhar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  81. Ederson

    Edu, tudo na paz?
    Estou iniciando no ciclismo e com pouca verba rsrsrs estou pesquisando algumas bikes de entrada, so para pequenos passeios….tem uma caloi 10, uma houston str 500 e uma Endorphine Gonew Fast 10 Shimano….destas 3 qual vc recomenda?

    Obrigado e abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ederson, eu iria de Endorphine, compramos uma para testar e a experiência de compra foi boa.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  82. Washington Moura

    Olá, inicialmente parabéns pelo trabalho que a equipe da Padaleria tem realizado.
    Três meses atrás fiz uma compra de uma Caloi Explorer 30 e percebi que comprei a bike errada em relação às minhas expectativas, pois já investi o dobro do valor da bike em upgrade.
    No mês passado, após assistir vários vídeos da Pedaleria, resolvi fazer o investimento correto é comprei um Specialized Diverge exatamente como eu sempre quis.
    Mais uma vez, obrigado por me ajudarem indiretamente na escolha da nova bike.
    Vamos a minha dúvida!!!
    Tenho um Garmin Fênix 3 Safira, investimento pesado!!!
    Agora estou na dúvida se compro um Edge 1000, pois não encontrei em lugar algum um comparativo das funcionalidades entre o Fênix 3 e o Edge1000.
    Sou cliente da Pedal Power, Pedal Urbano e etc…
    O problema é que eu quero fazer uma compra técnica e os vendedores das lojas não conseguem fazer o que o time da Pedaleria faz…
    Vocês são isentos nas avaliações e é isso que estou procurando.
    Quero saber se realmente haverá ganho nesse investimento?
    Por favor, vocês podem me ajudar?
    Muito obrigado
    Um abraço e sucesso sempre para o Edu e todos da equipe.

    Tom

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Washington, obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Bom, com relação aos 2 modelos de Gramin, cada um tem seu apelo e foco, para meu uso, ficaria com o Fenix 3, ele é multisports, robusto (eu bato muito o relógio), a plataforma IQ connect permite personalizações nas telas e altímetro e barômetro
      sempre ajudam.
      já o Edge 1000 é totalmente voltado para ciclismo mas acho grande e pode estragar se tomar um rola. Concordo que para quem pedala Road Bike, as informações que ele gera e manipula são bem úteis.
      Ainda não vi comparações detalhadas entre eles, mas são belos aparelhos tecnológicos.
      Ahh, parabéns Diverge!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  83. José júnior

    Boa noite a todos
    Vocês conhecem a marca Burnett? Gostaria de saber se é boa? É vendida pela paqueta esportes,tenho 1.69 de altura, qual a bike com o quadro ideal, 15,16 ou 17?
    Meu uso é simples, ir a farmácia, padaria, igreja, nada de pedal, trilhas ou coisa parecida, me indica algo até Uns RS 700 a 800?
    Desde já agradeço, obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, desculpe, não conheço essa marca! Verifique no site ou pessoalmente nos grandes magazines, sempre tem ofertas no setor das bikes.
      Para verificar o tamanho do quadro, veja a tabela correspondente neste post:
      http://www.pedaleria.com.br/qual-o-tamanho-meu-quadro/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  84. Mariana Dias

    Olá Edu… Boa tarde gostaria de parabenizar pelo site, o conteúdo é excelente!
    Me ajude com uma dúvida… O que seria melhor a Caloi elite 2017 ou a Scott Scale 970 2017??

    Desde já agradeço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mariana, a Caloi tem melhor preço pois é montada na Zona Franca de Manaus, mas a Scott é mais bike!
      Boa sorte com sua nova bike!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  85. Glauber Brito

    oi Edu, gostaria de deixar minha bike mais rápida, tenho uma Mtb Venzo talor com grupo Alivio 27v, tem alguma dica??

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Glauber, você pode colocar pneus slick, que são mais rápidos e leves pra rodar na cidade, ou trocar a coroa por outra com 2 ou 4 dentes a mais, aumentando a velocidade final da bike.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  86. Mauricio Silva

    Bom dia Edu, tudo blz?
    Estou assistindo seus vídeos e aprendendo muita coisa que antes não sabia.
    Estou pensando em comprar uma gonew endorphine 6.1 para ir a faculdade diariamente em um percurso de 15 km ida e volta sendo 6 km estrada de terra e o restante asfalto, será que ela suporta numa boa?
    Obrigado!! Valeu!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Maurício, é uma opção com bom custo benefício!
      Troque os pneus por modelo mais leve, fino ou mesmo de cravos para terra, os que vem nela são muito pesados.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  87. Whitney Debert

    Boa Tarde Edu…

    Estou iniciando nas disputas de MTB do meu estado, minha bike não me ajuda ( kkk), estou estudando todas as marcas, modelos, estéticas que seja boa como uma bike de entrada, entretanto me perco na hora das velocidades, se o modelo do quadro interfere, não sei se uma 21v, 24 v ou 27 v, qual o custo beneficio, e, se seria realmente uma necessidade uma 30v ou 27v logo de cara, ou dependeria dos percursos dos circuitos ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Whitney, quanto mais marchas mais opções de trocas bem sequenciais, assim na redução de uma marcha por exemplo, a bike fica um pouco mais leve, e não muito mais leve como acontece nos conjuntos com poucas marchas (21 e 24).
      Com o passar do tempo, verificou-se a necessidade de adicionar mais marchas e tipos de relações, com as 1×10, 2×10, 1×11, 2×11 e agora 1×12. Antes, todas as MTB tinham 3 coroas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  88. Gleibson
    • Edu Capivara

      Oi Gleibson, a bike do primeiro link parece melhor, tem pedivela com coroas desmontáveis, as outras são peças rebitadas.
      De qualquer forma, bikes abaixo de 1.500 reais costumam dar muita manutenção. Não existe milagre, se é mais barata, as peças custam menos para o montador.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  89. josivaldo

    olá pedaleira conhece os seus vídeos através de um amigo .assisto todos os dias aprendemos muito com vc

    Responder
    • Fernando Campoi

      Opa. Muito legal Josvaldo!!! Continue acompanhando e compartilhando com os amigos. Grande abraço

      Responder
  90. Fernando Tavares

    Bom dia Edu.
    Queria tirar uma dúvida com vc bike com quadro hupi aro 29 são bons, pra uso urbano? Da pra confirmar?
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Parece que sim Fernando, nunca testamos, mas todos eles são muito parecidos, fabricados em alumínio 6061 com solda MIG.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder

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