Quer montar um painel com ferramentas essenciais para sua bike?

Quer montar um painel com ferramentas essenciais para sua bike?,

Dicas

4

Com um painel de ferramentas, o cantinho da bike fica bonito e profissional!

Desde que montamos a Pedaleria, o pessoal elogia nosso painel de ferramentas, mas a quantidade de itens que a gente tem nele é para uma oficina, tem ferramentas muito especificas, mas para fazer a manutenção básica da bike na sua casa, você só precisa de algumas. Nossas ferramentas são para oficinas com grande volume de serviço, elas são mais caras, mas tem garantia vitalícia, mas você pode começar com ferramentas um pouco mais baratas que ajudam muito na manutenção.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_06

Painel profissional Pedro’s – ferramentas com garantia vitalícia.

Para a maioria das peças da bike, chaves Allen, o menor parafuso Allen da bike é o que ajusta a aproximação das manetes, ele pode ter 2 ou 2,5mm, as chaves 2, 4, e 5mm são as que a gente mais usa, a 6mm para alguns canotes e a 8mm nas pedivelas, e a Allen 10mm solta o freehub do cubo. Confira quais ferramentas compra primeiro.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_12

Para fazer limpeza e manutenção na relação, a chave de abrir corrente, e o soquete para soltar o cassette, ele solta também os discos de freio com fixação central. Se sua bike usa V-brake ou é uma bicicleta de estrada, o alicate de cortar cabos, que serve também para os cabos dos câmbios, esse tipo de alicate corta se esgarçar o cabo. Uma chave importante pra colocar nesse painel é o soquete para soltar ou instalar o cartucho central, na maioria das bikes essa peça é blindada, não entra água nem sujeira, mas a água que entra aqui pelo canote quando pedalamos na chuva, vai parar aqui no central, e ele tanto pode ficar fazendo barulho, gemendo, ou mesmo ficar muito difícil de sair do quadro, pode ficar engripado aqui, por isso é importante tirar, limpar e reinstalar com graxa. Outra ferramenta importante é a chave de pedal, porque ele devem estar bem apertados nas pedivelas, isso evita que as roscas espanem. Você pode colocar outras ferramentas no seu painel, chave Phillips para regulagem dos câmbios, espátulas de abrir pneus, alicate bico fino, chaves de boca, enfim, tudo que você achar importante, como uma chave catraca ou barra fixa, pra usar com esses soquetes.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_11

Alguns soquetes tem encaixe para chave de boca ou chave catraca, mas a barra fixa também pode ser usada.

Bom, pra construir o painel de ferramentas sem usar uma tupia ou serra circular para cortar encaixar uma madeira dentro da outra (placa perfurada nas molduras), fui até um home center e comprei ripas já aparelhadas e prontas para uso. Com elas vou fiz a moldura, já com degrau para encaixar a parte central, que é uma placa de Eucatex perfurado. Dá pra comprar essa placa com acabamento branco, mas o marrom (cru) é mais fácil de encontrar, é só pintar com tinta esmalte que fica igual a a outra!

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_13

Ripas de Pinus ou Eucalipto são encontradas em Home Center ou madeireiras.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_03

Esse painel é pequeno mas compras todas essas ferramentas com folga, e dá até pra colocar mais, é só mudar a distribuição trocando os apoios de lugar. Se você quiser colocar mais ferramentas, a dica é colocar tudo no chão, estudar as posições, e
tirar a medida do quadro, e quanto maior ele for, mais larga deve ser a moldura, até o total de 10cm.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_07
Para fazer o encaixe das molduras precisamos cortar os cantos a 45º pelo menos na ripa mais larga, que ficará na frente, essa mais estreita é o reforço por trás e também o encaixe para a chapa perfurada na medida 40x50cm. Vamos precisar de cola branca para madeira, parafusos rosca soberba e parafusos com porcas e arruelas lisas para segurar as ferramentas.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_04

Use o esquadro para marcar os cortes a 45º.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_01 img-Desenho_Quadro_Ferramentas_02

Com tudo colado e pintado podemos instalar a placa perfurada e partir para a instalação das ferramentas. Procure a melhor posição pensando no uso, verifique como a ferramenta sai do suporte, se tiver outra em seu caminho, pode ficar difícil de tirar ela do painel. Trabalhe com o painel apoiado em algumas caixas, fica mais fácil colocar os parafusos de apoio para as ferramentas. Para fixar ou apoiar as ferramentas no painel, utilize parafusos, porcas e arruelas medida 3/16″, nos tamanhos necessários para cada ferramenta. Eu utilizei nesse painel 7 parafusos com 30mm, 5 parafusos com 25mm , 3 parafusos com 20mm de comprimento, utilizei também  de 2 cantoneiras de metal com 25mm. Tenha a mão um pedaço de arame grosso, talvez seja necessário fabricar algum suporte especial.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_05

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_08

Na distribuição das ferramentas, verifique se a saída de cada uma está livre, mantenha espaços entre elas, facilita o uso.

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_09

Para fixar o painel na parede use parafusos com buchas, você pode furar a moldura, ou a chapa perfurada nos cantos, e pode até pintar a cabeça dos parafusos para melhorar o visual!

img-Desenho_Quadro_Ferramentas_14

O resultado é bem legal não é? Com esse painel, seu cantinho da bike fica ainda melhor e manutenção mais fácil. se você ainda não está inscrito em nosso canal, faça isso agora, assim não perde nenhum vídeo!

Bom Pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (4)

  1. Acacio

    Du, tu és uma verdadeira versão ciclista do McGyver! Muito obrigado e parabéns por compartilhar tanto do teu conhecimento conosco, amantes das magrelas!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Acacio, obrigado por acompanhar a gente!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Pingback: Como montar painel de ferramentas!! | Conversas de WC

    • Edu Capivara

      Obrigado AJMD!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta