RX Clip, a armação para óculos de grau da Shimano

RX Clip, a armação para óculos de grau da Shimano,

Comportamento, Curiosidades, Dicas

4

Agora é possível usar suas lentes corretivas nos óculos esportivos, sem perder os benefícios das lentes originais deles.

Mais que um item de beleza, o óculos é para o ciclista é um importante equipamento de segurança, e quando esse ciclista precisa usar lentes de correção, ele é fundamental.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_14

Tem gente que acha que o óculos é apenas um acessório estético, faz parte da imagem do ciclista, luvas, capacete e óculos, mas eles são muito mais que isso, imagine a força de impacto no seu olho, quando uma pedrinha, uma pequena lasca de madeira é jogada pela roda dianteira da bike, ou pela bike que vai a sua frente.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_01

A proteção não se restringe apenas as luvas e capacete, os óculos também são muito importantes.

Agora imagine esse mesmos detritos jogados no seu rosto por um carro que passa ao seu lado a 80, 100km/h na estrada! Fora a proteção física, o óculos pode trazer conforto com relação a iluminação, ou falta dela, pois as lentes podem ser foto-cromáticas, polarizadas, fumê, transparentes, ou amarelas, esse tipo de lente clareia o ambiente, ótimo para usar a noite ou trilhas fechadas.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_13

Detritos como areia, lascas de madeira e limalhas de ferro são arremessadas no rosto dos ciclistas quando um veículo passa por ele em alta velocidade.

Essa proteção e todos esses recursos não adiantam muito se você precisa de lentes corretivas no óculos, e essa é uma necessidade antiga dentro das várias modalidades ciclísticas, e até de outros esportes, eu também preciso, e acabo usando o óculos normal, mas ele não atendo a todas necessidades, é muito aberto em volta da lente e já caiu do rosto algumas vezes.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_02

Sabemos que é possível colocar lentes de grau nos óculos esportivos, mas com isso, perde-se as várias opções de lentes desse tipo de óculos. Pensando nisso, a Shimano desenvolveu uma armação que vai dentro de alguns modelos de seus óculos esportivos, assim dá pra manter a ampla proteção e as diversas lentes especiais, cobrindo uma área maior que a de um óculos convencional, e ainda com a opção do seu grau!
Esse é o RX Clip da Shimano, ele permite usar as lentes de grau muito próximas a lente externa, então a visão é perfeita, e suas lentes especiais também ficam protegidas. A armação do RX Clip é flexível, ela fica na mesma curvatura das lentes do óculos esportivo, dá pra usar em vários esporte e no dia a dia, ele se encaixa em 8 modelos de armações da Shimano.
Ele fica bem preso na almofada nasal que também é ajustável, e possui pequenas borrachas de proteção nas laterais, que evitam que o RX Clip risque a lente do óculo durante a instalação e retirada.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_03

Pequeno e leve, o RX Clip se encaixa em 8 modelos de armações da Shimano.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_04

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_06

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_05

Nos modelos com lentes intercambiáveis, a operação de troca das lentes é simples e rápida. A lente foto-cromática é transparente em ambientes escuros, mas em local aberto, com muita luz, elas escurecem, isso acontece pela incidência de raios ultravioleta nas lentes. A coloração máxima das lentes pode variar também em função da temperatura debaixo de sol.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_09

Nos modelos com lentes intercambiáveis, a troca é simples e rápida!

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_07

A lente foto-cromática é transparente em ambientes fechadas, mas ao ser submetida a luz ou calor, elas escurecem rapidamente.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_08

Este é o grau máximo de escurecimento das lentes foto-cromáticas, trazendo proteção, conforto e praticidade ao ciclista.

Existe também o modelo com lentes polarizadas, sabem quando vem um reflexo de frente ou de baixo? Uma peça cromada um vidro, painel do carro no sol, esse tipo de lente impede isso, ala tem uma película química que filtra até 99% da luz e do brilho na posição horizontal, é fácil perceber isso virando o óculos, deixando ele em pé, essa luz muda completamente.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_15

Eles também tem óculos casuais, pra passear e curtir depois de pedalar, e todos eles tem lentes de policarbonato leves e rígidas, com proteção UV400, anti embaçante e anti risco.

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_12

img-Oculos_Esportivo_com_Grau_11

Então agora você já sabe, nada de ficar franzindo a testa, tentando enxergar usando um óculos de sol, sem conseguir ler as informações do ciclocomputador, do relógio, e de tantas coisa importantes que passam por nós quando estamos pedalando.

BOM PEDAL!

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (4)

  1. Marcos Castello

    Bom dia, Edu.
    Sigo e aprendo muito com seu canal. Sou iniciante, tenho 54 anos e gostei muito de saber que poderei usar um óculos específico para ciclismo com correção de grau.
    Mas preciso de sua ajuda. Onde e como posso adquiri-los? Obrigado pela atenção e muito sucesso para você e seu canal que tanta ajuda dá aos que procuram um canal sério de ciclismo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, você encontra esse produto nas lojas que trabalham com componentes Shimano, se não tiver, dá pra encomendar. Procure pelo Google “óculos Shimano”, irão aparecer vários anúncios, veja qual está mais próximo a você.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Rui Souza

    Caro Edu (se me permite) Sou assíduo em seus vídeos de bike.Participo de um grupo ou núcleo de ciclistas que esta implantando uma ciclovia em São João da Boa Vista/SP que ligará até a vizinha cidade Estância de Aguas da Prata. Além disso, estou criando uma Associação de Ciclistas. Seria bastante interessante uma palestra aqui em nossa cidade para falar sobre este assunto. Em verdade não sei se o grupo terá condições de bancar uma palestra mas a estadia e “bóia” certamente terá e das boas…Grande abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rui, tudo certo?
      Gosto muito de São João da Boa Vista, já fui muito aí, todo ano tem o encontro nacional do Biketrial.
      Seria muito legal falar para os ciclista daí, mas a distância e a correria impedem.
      Boa sorte nos projetos!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta