Bike aro 27,5″ ou 29″?

Aro 27,5 ou aro 29? Eis a questão.
Bike aro 27,5″ ou 29″?,

Curiosidades, Dicas

330

Ciclistas acostumados a pedalar bicicletas aro 26 finalmente se renderam as gigantes aro 29, mas mal se acostumaram a elas e surgem as 27,5 para gerar ainda mais dúvidas. Como saber, nesse caso, qual é a melhor MTB pra você?

Aros 27,5 e 29 lado a lado

Já foram muito divulgadas as vantagens das aro 29 frente as 26, rodas grandes atropelam buracos e obstáculos, maior diâmetro e massa das rodas faz a bike “rolar” mais facilmente mantendo altas velocidades com mais facilidade, maior área de contato com o solo traz mais estabilidade e tração, acumula energia cinética, etc.

A aposta dos fabricantes nas aro 27,5 seria então uma forma de compensar certa perda de agilidade em trechos técnicos bem travados e a própria questão do peso, já que uma 29 pesa em média 12% mais que uma 26, já a 27,5 pesa apenas 5% a mais que a 26, embora a relação peso X potência esteja dentro da média.

Uma 29 top de linha pode ser bastante ágil em trilhas técnicas, defendem os mais apaixonados pelas rodonas, e assim sendo as 27,5 seriam ainda mais ágeis? Se comparamos a altura das rodas (pneus), a 29 é apenas 3 centímetros maior que a 27,5 e no quesito “engolir obstáculos” a 27,5 perde para a 29 por apenas 2% em seu angulo de ataque.

Comparando aro 27,5 com 29

Quem saiu da 26 para a 29 certamente constatou todas essas propriedades e faz propaganda disso (nunca ouvi nenhum deles se queixando), mas e quem sai da 26 para 27,5? A surpresa será quase a mesma? Ciclistas muito técnicos e experientes, como os atletas profissionais do MTB conseguem descrever melhor as reações de cada uma delas, já que o seu feeling é maior.

Comparando o tamanho das suspensões

Uma questão que ainda chama atenção nas bikes 29 de uma forma geral e em especial para ciclistas de baixa estatura, é justamente a altura da frente da bike, uma vez que a roda de maior diâmetro levanta todo o conjunto da frente do quadro, mesa e gudião, obrigando o uso me mesas negativas, mas nos casos de ciclistas abaixo de 1,60m existem reclamações referentes a postura ideal de pilotagem.

A diferença não é imensa

Não só por esse motivo, mas também pelo fato das 29 encararem bem os buracos e obstáculos sem transmitir muitos reflexos ao ciclista, já vemos a algum tempo no Cross Country atletas competindo com garfos rígidos, baixando peso e altura da frente das 29, e olha que tem bikes abaixo dos 8,5 kg!

Se você tiver oportunidade de fazer um test drive nos dois tamanhos de aro, não perca a chance, investigue, teste as bikes de seus amigos, avalie e depois conte pra nós o que achou de cada uma, assim, com muitos ciclistas informados e conscientes teremos mais força junto ao mercado e fabricantes.

Tags:

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (330)

  1. Marcelo Itapema

    Tive uma bike aro 29 de uma marca muito conhecida…era um modelo de entrada mas o antigo dono me vendeu com um KIT SRAM que incluia peças X7 e X9….sinceramente não gostei da bike e em menos de 3 meses eu a repassei.Comprei uma aro 26 de carbono,com peças superiores e 30v e estou muito feliz com ela,apesar de ir em competições e os outros competidores torcerem o nariz para ela….Comecei no MTB em 1988 e já que não tinha grana para comprar uma bike legal,adaptei uma CRUISER com 2 volantes e catraca, adaptei pneus e tudo o mais, e acredite, eram aquelas Cruisers que tinham aros de ferro e pneus 26 X 1 ¹/² e fazia verdadeiras proezas com ela…por isto, quero e vou montar uma 650b…só para relembrar aqueles tempos felizes que tive com a minha bikezinha toda de ferro!!!

    Responder
    • Fernando Campoi

      Ohhhh Marcelao. Bons tempos hein! Isso me lembra da boa e velha Nishiki de cromo que eu tinha. :) :):):)

      Responder
  2. Amauri

    Já pedalei com aro 26, 27.5 e 29 gostei das 3 já que pedalo tranquilo e só “cicloturismo” média de 60 km por semana, mas se tivesse que optar por uma delas certamente escolheria a aro 29 full é ótima e bastante confortável.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Ohhh Amauri. Bacana hein?! A gente até brinca aqui que as 29 full parecem um Landau, atropelam qualquer coisa sem o ciclista sentir. rsrsrsrs. Um abraço!

      Responder
  3. André Lucas

    Eu tenho 1,87m de altura e sempre tive costume de andar em bikes de aro 26. Recentemente adquiri uma de aro 27,5, quadro 19, e a mudança foi gigante. Consigo me adequar melhor ao tamanho, postura e pegada da bicicleta que, consequentemente, aumentou meu desempenho. Recomendo uma bike aro 27,5 e recomendo ainda o teste drive mencionado na matéria.

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal André, que bom que agora está tudo certo e sua nova bike na medida exata. Já fez o Bike Fit?
      Desejamos boas pedaladas neste ano!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Luis

        Ola amigo, tudo bem? Tenho 1,60 de altura, pedalo em uma mosso 26, 16 polegadas mas, na verdade essa bike fica com o selim todo recuado para traz. Isso quer dizer que o quadro é pequeno? A formula cavalo x 0,65 para achar o tamanho que quadro esta certo?

        Responder
  4. Eduardo

    Minha duvida e a seguinte: Uma bike 27;5 com 24v ou uma bike 29 com 21v? O que vcs sugerem?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Edu, tudo certo?
      Na minha opinião a bike 27,5 é melhor, independente de quantas marchas tenha. Essa que citou tem 3 coroas, então é 3×8 velocidades. A maioria das marcas não usam mais 21 velocidades (3×7), essa 29 é montada por alguma loja?
      Atualmente as marcas usam 2×10, 1×10, 1×11 ou 3×10, ainda encontramos algumas 3×9, que é bem melhor que a 21 velocidades citada.
      Qualquer relação “original de fábrica” é boa, e provavelmente adequada ao modelo e a aplicação daquele tipo de bike, algumas lojas e oficinas é que se confundem na hora de montar bikes, e usam pedivelas das bikes 26 nas 29, que trabalham com outra proporção roda x coroas.
      Espero ter ajudado!

      Abraços; Edu Capivara

      Responder
      • Newton

        Caro Edu, estou pesquisando para comprar a minha primeira bike, que será utilizada mais para cicloturismo, sem aventuras mais radicais em trilhas (eu acho …rsrsrs). Também estava mais intencionado em adquirir a 27,5 mas o mercado está quase todo voltado para 29. Tenho receio de escolher a 27,5 e no futuro ter dificuldades até de revendê-la, caso eu resolva migrar para uma bike melhor. É possível vir a ter dificuldades com peças de reposição já que as 29 estão tomando conta ou, fora o quadro, pneu e câmara, não tem diferenças de peças entre 27,5 e 29? Obrigado pelo espaço, abraços!

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Newton, por enquanto só boatos, mas as 27,5 não pegaram no Brasil! Eu uso, sou muito fã!
          Os quadros são ligeiramente diferentes, quase não dá pra notar. Rodas (pneus, aros e câmaras) são os únicos ítens diferentes, o resto é da 29.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Bruno

            Opa! Edu!

            Comprei uma bike mongoose 29, quadro 17, 24x e suspensão 100mm.

            Tenho 1,73 de altura e tô achando a frente da bike muito alta! E tô tendo umas dores na mão, pulso não sei se é por causa da geometria da bike ou se estou com uma pegada errada!

            Como disse que o quadro é ligeiramente diferente das 27,5 para as 29, será que rola converter a minha 29 em 27,5 sem mudar muito a geometria da bike? E será que vou ter um ganho significativo na altura da frente da bike?

          • Edu Capivara

            Antes de qualquer coisa procure fazer o Bike Fit Bruno, tudo isso pode ser modificado e a bike ajustada para seu biotipo.
            Se trocar as rodas pra 27,5 e bike abaixa quase 2cm, nada grave, mas isso não “acerta” ela pra você!
            Boa sorte!
            Abraços;
            Edu Capivara

  5. Deyvid Parafita

    Olá amigo!
    Tenho duvidas sobre pneus aro 27,5 x 2,1 e 27,5 x 1,5. Qual as vantagens vc citaria se caso eu troque a primeira(27,5 x 2,1 é a que tenho na minha bike) pela segunda(27,5 x 1,5). Essa segunda ficaria como reserva se caso fosse pegar estrada. Acredito que possa deixar a bike mais veloz. Aguardo!
    Abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Deyvid, tudo certo?
      Funciona como descreveu, na terra você precisa de pneus mais largos e cravos para fazer curvas, e no asfalto pneus mais estreitos e quase sem ranhuras, diminuindo muito o atrito e fazendo a bike correr mais.
      Os pneus para terra sofrem muito desgaste no asfalto, e usados apenas nas trilhas duram um tempão!
      Abraços:
      Edu Capivara

      Responder
  6. Mar Aurélio

    Oi pra vocês! O assunto é meio fora mas como o Fernando Campoi da Nishiki…Tenho uma speed de aço aro 650 com shimano 600! Era jovem e corri com ela muito bem! Não sabia de bike fit e ficava com altas dores na lombar! Já tive uma 29 quando ela apareceu no Brasil! Todos torciam o nariz para ela coco se fosso um monstro rsrs. Troquei por um Garmin, mas gostava sim. Acho que todas tem suas vantagens, vai depender do terreno! Por achar assim tô cheio de bikes! A última é uma Fat Bike, essa é que eu namoro todos os dias, não canço de olhar. Me dá uma dica: Sou Bicicólatra assumido e conhecido, tem tratamento? Gasto tudo com elas! Já estava pensando em estilizar a tal Nishiki……

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Aurélio, tudo certo?
      Sua coleção de bikes deve ser fantástica, também sou fã das Fat Bikes!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Mar Aurélio

    Ei! Sairam umas palavras erradas não me levem a mal. Aproveito pra falar que aqui no Rio de Janeiro a coisa tá muito feia em relação a violência. Estão distribuindo facadas a toda hora! Principalmente em ciclistas. Não é exagero. Muito menores atacando a todo o tempo em todos os lugares!

    Responder
  8. Magnus Cascelli

    Olá Edu, gostaria de uma opinião meio que pessoal de vocês sobre os tamanhos de rodas. Ainda estou na 26 mas pretendo mudar em breve e estou dividido entre 27.5 e 29. Já tive uma 29 barata e apesar dela rolar melhor sobre terreno acidentado eu a odiei porque era pesada demais, quase 15kg, mas sei que dá pra obter uma 29 bem mais leve hoje em dia. Nunca pedalei de 27.5. Tenho muita desconfiança quanto os benefícios de uma ou outra divulgados pelo marketing das fabricantes e por sites tendenciosos. Vejo que você usa uma Orbea 27.5, Moro no interior, longe dos grandes centros, por isso não posso ter como referência o que vejo por aqui porque geralmente aqui seguem tendências ou modinhas, nesse caso a 29. Então gostaria de saber a opinião de vocês ai quanto a preferência sobre tamanho de rodas, se fosse possível também de saber o que vocês tem visto sobre a preferência da galera ai de cidade grande onde vocês estão.
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Magnus, tudo certo?
      Resisti bastante até trocar a 26″ pela 27,5″ e estou adorando. Houve certo arrependimento da indústria de bicicletas pelas críticas iniciais sobre as 29″, e elas eram bem ruins mesmo!
      A 27,5″ veio pra limpar a barra e andar um pouco mais que a 29″ em pistas técnicas e travadas. Na verdade o desempenho da 27,5″ surpreende em todo lugar, nas subidas (devora), no single travado, nos obstáculos, na leveza.
      As 29″ melhoram muito, está ótimas, e andam super bem quando são TOP, por volta de 10Kg ou pouco mais. Estamos com Merida agora, e tenho as duas. Outro detalhe que descobrimos comparando, os quadros da 27,5″ e da 29″ são exatamente iguais, comprimento, geometria, peso, só o vão de roda está um pouco mais fundo na 29″.
      Para meu uso, MTB/Biketrial, rsrsrs, escolho a 27,5″.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Samuel Farias

        valeu Edu. Mais uma vez tirando minhas dúvidas sobre este dilema, tenho uma gt agressor 26 tam17, com suspa 120mm, gosto muito dela eu sei agredir bem na disputa com uma 29, mais sempre quiz buscar atingir os pontos fortes wue a 29 dá em relação a 26, agora ja sei qual vai ser, 27.5…pegar pesado e levantar poeira.

        Responder
        • Edu Capivara

          Show Samuel, bom pedal!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  9. Matheus

    Boa Noite amigo, Minha duvida é a seguinte. Tenho uma Orbea Alma 29. Ja ando a 3 meses mas ainda nao me adaptei. Quadro S tenho 1,70. Antes de trocar de bike, queria realizar uma ultima tentativa, sim, trocar as rodas 29 e colocar umas 27.5 Me falaram que o pedivela vai ficar baixo. É muito? É aconselhavel? Abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Matheus, tudo certo?
      O quadro para sua altura seria o “M”, trocar as rodas não adianta, não muda a geometria. Ajustar perlo Bike Fit (avanço, guidão e canote) seria um remendo, o melhor é trocar apenas o quadro, ou vender a bike e pegar outra.
      Só pra completar, a troca das rodas abaixaria a bike em apenas 1,9Cm, permitindo o uso, mas não resolve seu problema!
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Ana

    Olá gostaria de uma opinião, tenho uma bike 27,5 e estou querendo trocar por uma carbono 29, minha dúvida é porque sou baixa 1,55 será que devo continuar com o tamanho de 27,5?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ana, tudo certo?
      Na minha opinião, você deveria ficar na 27,5″, que é uma bike ótima nas subidas e trilhas técnicas, as 29″ são melhores em provas longas e estradas planas.
      Talvez a 29″ fique muito grande pra você, eu chamo de efeito caminhão, curvas de alta mais abertas e reações mais lentas. Consegue experimentar algumas antes de decidir?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Ana

        Já experimentei a 29″ e obrigada pela opinião vou trocar minha Scott Aspect 730 por uma Oggi Agile carbono 27,5″;
        Abraço

        Responder
        • Edu Capivara

          Ok Ana, boa sorte e bons treinos!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Ana

            Muito obrigada

  11. Cassiano

    Uma bicicleta originalmente aro 29 poderia ser trocada por 27,5 sem problemas? Seria necessário inclusive trocar a suspensão? Quais problemas podem surgir? Acompanho vc no youtube parabéns pelos vídeos e pelo trabalho desenvolvido.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cassiano, tudo certo?
      Você pode usar as rodas 27,5″ na 29″ sem problemas, tem muita gente usando!
      A bike fica 1,9Cm mais baixa, e é difícil sentir isso, mas pode pegas a pedivela no chão em determinadas situações.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. José Valmir

    Olá, tenho uma bike aro 26 e quero investir na compra de outra mais top para trilhas leves/moderadas. Como sou de baixa estatura (1,64mt), bikes de aro 29 não são aconselháveis e sim aro 27,5 ou 650b ?
    Muito Grato

    Responder
  13. Edvan

    Ola, tenho uma bike 26 ficaria ruim colocar rodas 27.5?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edvan, tudo certo?
      Isso não é recomendável, já vi algumas, mas as vezes é necessário usar pneus 27,5″ mais finos para passam pelo quadro e garfo da 26″.
      Se o quadro tem boa abertura perto do central e o câmbio dianteiro não pega no pneu traseiro quando engatado na coroa menor, ainda vai, mas a suspensão fica sem curso de encolhimento, será necessário instalar uma 27,5″.
      Se está pedindo um conselho, digo “não use”.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Carlos

    Olá migrei pata 29 em maio deste ano. Gostei muito pois estou subindo melhor. Mais já cai vários tombos o que na 26 não acontecia. Um coisa que notei foi que fazendo o acerto do selim com nas 26 não consigo apoiar o pé no chão. Nas curvas não consigo agilidade como nas 26. Tenho 1.7 de altura e uma specialized M. Será que deveria usar bike P?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carlos, o tamanho da bike para você está mesmo entre o M e o P, mas isso não é tudo. Já fez bike Fit?
      As bikes 29 mais antigas eram pouco ágeis, mas hoje em dia isso mudou bastante. Quanto as curvas, as reações são realmente diferentes, é preciso acostumar.
      Entre as 29 P ou M, escolhi a 27,5 M, rsrsrsrs, é ótima!
      Para pegar mais agilidade e se divertir mais, participe da minha Clínica, o foco é equilíbrio e superação de trechos técnicos e difíceis. http://www.clinicademtb.com.br
      Abraços;
      Edu capivara

      Responder
      • Carlos

        Edu. Obrigado pela resposta e explicações. Desculpe os erros mais é culpa do corretor que muda as palavras, rsrs. Minha bike é 2015, uma Crave. Pena que as 27.5 ainda são minoria. Quanto ao Bike Fit vou procurar fazer, mas acho que isto não mudaria muito em relação a altura para apoiar os pés no chão. Quem sabe mesmo uma 27.5 resolveria. Um abraço e obrigado.

        Responder
        • Edu Capivara

          É Carlos, considerando que tanto na 29 quanto na 27,5 você pedale com banco alto (na medida certa), o que muda é a altura do central até o chão, que tem uma diferença de 1,9Cm entre elas, muito pouco, mas conta!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Carlos

            Obrigado mais uma vez. Abraço.

  15. LUIZ

    Ola comprei uma merida big seven 20 MD ,quero trocar a relação qual a mais indicada para essa bike

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, a escolha da relação é muito pessoal, de acordo com a topografia das provas ou treinos, o clima local e as pernas do ciclista (resistência). Se você não souber, escolha uma relação padrão, similar aos modelos encontrados em bikes de linha, com 1, 2 ou 3 coroas.
      Abraços;
      Edu capivara

      Responder
  16. Vinicius

    Bom dia!!!!! Estou na dúvida da compra entre uma 27.5 ou 29 … Minha estatura é 1,67 . Qual seria ideal para mim . Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, a sua altura permite usar os dois tamanhos, a 29 é melhor na cidade e estradas mais abertas, a 27,5 é mais ágil nas trilhas e manobras, além de subir melhor que a 29.
      Para ajudar na sua decisão, avalie o preço, grupo, suspensão e grafismo, comparando os dois tamanhos de roda.
      Se precisar dos preços das MTB Merida, fale com a gente!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Carlos Felipe Mendes Alves

    Boa noite amigo! Tenho 1,87 m e comprei uma bicicleta, pela internet, quadro 19 aro 29, mas chegou uma bicicleta quadro 19 aro 27,5. A única diferença é o tamanho do quadro! Solicitei a troca, mas andei na bicicleta e gostei! O que acha que devo fazer, pois gostei da 27,5, porém, nunca andei em uma 29?

    Abraços
    Carlos Felipe

    Responder
    • Carlos Felipe Mendes Alves

      A única diferença é o tamanho do “ARO”! (Corrigindo)

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carlos, que bom que não foi ao contrário, pois a 27,5 na minha opinião, é a melhor bicicleta da atualidade. Elas foram lançadas para ajudar as pessoas de baixa estatura, que não se adaptavam as bikes 29, mas acabaram surpreendendo até os ciclistas altos, principalmente nas subidas e single track, onde são imbatíveis.
      Sim, a diferença é o tamanho do aro, a 27,5″ fica 1,9Cm mais baixa, se comparada a 29″, valor insignificante.
      A 27,5 pegou o que tinha de melhor na 26″ e na 29″ e só perde (por muito pouco) em velocidade final no estradão/asfalto.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Carlos Felipe Mendes Alves

        Obrigado Edu! Não vou mais solicitar a troca, estou resolvendo apenas a parte financeira, já que paguei por um produto mais caro!!!
        Obrigado pelas dicas!!!!
        Forte abraço!
        Carlos Felipe

        Responder
        • Edu Capivara

          Ok Carlos, boa sorte na negociação e no uso!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
    • Roosevelt

      Comprou na Centauro? Aconteceu o mesmo comigo!

      Responder
  18. Henrique Zielke

    Olá edu
    Eu tenho 1.92m
    Sempre andei nos aros 26
    Achas q não vou me adaptar nos aros 29?
    Recoemnda oque?
    To afim de comprar uma groove ska 30
    Sim pra fazer trilha pesada no mato que eu tenho em cada hehe

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Henrique, pelo seu tamanho a 29″ fica mais estética, mas a 27,5 é uma excelente bike, um pouco mais ágil nas trilhas técnicas e estreitas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Carlos Milan

    Olá Edu.
    Estou montando uma bike, tenho 1,77. Qual conjunto quadro e rodas você indicaria? A fibra de carbono tem a mesma durabilidade que o alumínio?
    Muito obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carlos, os quadros de boa procedência são tão bons quanto os de alumínio, mas fuja de preços baixos, aqueles anúncios da China ou Mercado Livre com preços imbatíveis, carbono é caro, tem que custar bem mais que alumínio, e tem muito componente pirata no mercado!
      Compre em loja física se possível, com nota fiscal e garantia!
      Quanto aos aros, tem muitos modelos excelentes em alumínio, não precisa ser de carbono!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. Edson B.

    Bom eu tenho uma duvida, nunca andei de bicicleta na vida (é serio), então pretendo comprar a primeira bicicleta, com o objetivo de aprender e perder peso, então fui a uma pesquisa, nas lojas me diziam que por eu ser alto (entre 1.80 e 1.85) e pesado (120kg) tinha que ser uma bike com aro 29 ou uma 700, a pergunta é: por eu ter essas características eu não poderia usar uma com o aro 27,5; se não, você poderia sugerir alguma bike que seria ideal (se possível a baixo dos 2Mil).

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edson, tudo certo?
      A questão da sua altura e peso não atrapalha, você pode usar bikes aro 700, 26, 27,5 e 29 sem problemas, desde que sejam para seu tamanho. Bikes grandes, entre 20 e 21 polegadas.
      Só não é recomendada as dobráveis aro 20 para mobilidade urbana, essas são para até 100Kg.
      Sou muito fan da 27,5 (tenho 1,80m).
      A 27,5 mais em conta que tenho acesso hoje para seu tamanho é a Merida Big Seven 40MD http://www.merida-bikes.com/en_int/bikes/hardtails/27-5-hardtails/2016/big-seven-40-md-4358.html
      por R$ 3.400,00
      É possível achar outras marcas e modelos por menos, bikes mais simples, talvez montada em loja ou bicicletaria, precisa procurar na sua região.
      É muito bom saber que você quer pedalar, parabéns pela iniciativa!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Edson B.

        Muito obrigado pela resposta Edu Capivara; É bom saber que eu não sou obrigado (por ser alto) a utilizar aros gigantes, sempre achei mais legal os aros menores. Agora tenho em mente pegar uma de 27,5. Só pra ter certeza posso utilizar mountain bike?

        Responder
        • Edu Capivara

          Sim Edson, MTB 27,5″ tá legal pra você.
          Lembre de escolher um modelo que a suspensão tenha ajuste manual de preload (compressão das molas).
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Edson B.

            Obrigado mais uma vez, você foi de grande ajuda.vi alguns modelos, to pensando em pegar uma com aqueles freios a disco; agora vou pesquisar uma com preço mais em conta. att!

          • Edu Capivara

            Legal Edson!
            Abraços;
            Edu Capivara

  21. Gabriel

    ola, eu tenho 1,87 de altura, costaria de saber qual bike comprar a de aro 29 ou 27,5 para usar pelas ruas e de vez em quando fazer algumas trilhas minha cidade tem o terreno bem irregular

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, com sua altura, a melhor é a 29″, ainda mais que o uso na cidade será o principal.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. filipe

    Boa noite tenho uma bike aro 26
    E estou afim de comprar uma aro 700,qual a diferença do aro 700 para o aro 29?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Filipe, aro 700 pode ser Road Bike (Speed) ou urbanas com pneus mistos. A medida das rodas das MTB 29″ são equivalentes a das bikes 700, só que mais largas, por isso dá pra colocar pneu 700C nas MTB 29″, fizemos esse vídeo esses dias, dá uma olhada: http://pedaleria.com/bike-29-pneu-bike-urbana/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. George Rubim

    Olá Edu, tudo beleza? O seguinte comprei um bike aro 26, 21 marchas SHIMANO, freio a disco SHIMANO, ela é básica. Fiz alguns passeios ciclísticos com trilhas, subidas, descidas e pista rápida. Percebi muitas bikes aro 29. Adquiri a minha para ver se iria gostar de pedalar. Verdadeiramente, como se diz aqui no sul, pedalar é uma cachaça, adorei. Tenho 1,77cm, e gostaria de comprar algo melhor em termos de bike. Li bastante sobre aro 29 e aro 27,5, até me sugeriram a bike com aro 29. Qual é a melhor bike afinal? Não quero para competição e sim para pedalar como lazer. Abraço!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi George, temos praticamente a mesma altura, e pedalo a 27,5″ tamanho M (17″), bike devoradora de subidas! As 29″ também são uma opção, principalmente para asfalto e estradão, já que nas trilhas estreitas (Single Track), a 27,5″ anda muito bem. Bom, sou muito favorável a bike 27,5″, e esta é a minha opinião, siga com sua pesquisa para fazer boa compra!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. George Rubim

    Olá Edu, tudo beleza? O seguinte comprei um bike aro 26, 21 marchas SHIMANO, freio a disco SHIMANO, ela é básica. Fiz alguns passeios ciclísticos com trilhas, subidas, descidas e pista rápida. Tenho 1,77cm, e gostaria de comprar outra bike. Li bastante sobre aro 29 e aro 27,5, até me sugeriram a 29. Qual é a melhor bike afinal? Abraço!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi George, tenho 1,80m e ando de 27,5″, sou muito fan deste tamanho de aro, a bike é superior a 29″ na subida.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. Sandro

    Ola… gostaria de saber qual o quadro ideal p minha altura tenho 1.70, então saindo adquirindo uma de aro 29. Então gostaria de saber o tamanho do quadro 17 ou 19?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sandro, é a 17″, pois tenho 1,80m e uso essa mesma.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. Neto

    Ola, tenho uma duvida que muito me incomoda, tenho 1,81 e cerca de 95kg, possuo uma 26 e gostaria de comprar (não migrar, pois a tempos não pratico) uma 29 ou 27,5.
    Para um misto entre asfalto e trilhas e pela minha estatura, qual dessas duas seria a mais recomendada? E qual o tamanho do quadro ?
    Moro em uma cidade no interior, otima para trilhas, mais horrivel para achar um profissional que faça o bikefit.
    Grato

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Neto, tenho 1,79m e uso a 27,5″ tamanho M. fiquei bem encaixado nessa bike, já troquei de marca mas mantive o tamanho.
      Nesse caso, o tamanho não tem nada a ver com o peso do ciclista, e testando outras bike aqui, acredito que também usaria a M no modelo 29″.
      Para você, uma bike G, principalmente se for a 29″, pode ficar grande. Consegue andar em algumas para avaliar o tamanho?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Bruno Costa

    Boa tarde Edu, tenho um 1.85 cm de altura e possuo uma bicicleta 27.5 com quadro 19.
    Estou querendo trocar a suspensão dela por uma suspensão de bike 29 para deixar a frente um pouco mais alta.
    Gostaria de saber se na sua opinião a estética da bike fica muito estranha, se tenho risco de quebrar alguma peça da bike por consequência da diferença e se perco alguma coisa em termos de segurança e estabilidade.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, você é muito pesado, esta achando que a suspensão está com curso muito pequeno ou a bike muito baixa?
      Existem suspensões para bikes 27,5 como curso maior, geralmente as XC tem 100mm de curso, mas existem outras com 120, 140 e 160mm. Não precisa ser das 29″.
      As bikes são projetadas para rodar com determinada suspensão (curso), esse aumento modifica ligeiramente os ângulos do canote de selim e o caster do garfo, que será mais notado se o aumento for grande (de 100mm para 160mm por exemplo).
      Esteticamente não tem problema, as bikes de Dirt Jump são incrivelmente altas na frente.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Aderlan Angelo Camargo

    Olá Edu. Gostaria de uma opinião. Eu tenho 1 m e 61 cm. Um roda 29 seria muito grande para minha altura? Estou pesquisando bicicleta para comprar. Estou entre uma Treck Marlin 6 e Scott 950. Qual a sua sugestão?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Aderlan, a bike pra você é a 650B (27,5″), eu sou mais alto e uso essa, a devoradora de subidas, é surpreendente o desempenho!
      Consegue experimentar uma com essas rodas?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Aderlan Angelo Camargo

        Obrigado Edu. Vou experimentar. Grande abraço

        Responder
  29. Filipe Fraga

    Eai Edu blz?
    Gostaria de saber se tem algum problema de colocar um garfo rígido da Niner numa MTB aro 29, um quadro da Caloi Elite 30. Esse garfo é normal não é tapered, visto isso fiquei interessado em reduzir pesos. Um abraço e pra deixar registrado sou inscrito em seu canal, assisto todos os vídeos semanalmente.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Filipe, pode colocar sim, aliás, esse garfo é bem raro, a Niner tem tradição nos quadros e garfos Tapered.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. Arley

    FALA EDU, primeirante sou muito fã dos seus videos,,,me ajudam muito, seguinte tenho uma bike basica aro 26, quadro cannon tamanho 21, eu conseguiria adaptar um aro 27,5 nessa bike, não tenho orçamento pra pegar uma bike 27,5 ou 29 top…mais gosto da minha cannon…até pq sou ciclista por prazer..!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Arley, sou contra essa adaptação, fica tudo muito limitado, os pneus ficam muito próximos do quadro e do arco da suspensão dianteira. Dá pra trocar a suspensão por uma para bikes 27,5″ mas a roda maior no quadro terá o efeito de uma traseira curta, onde a roda é mais próxima do central, isso muda a dirigibilidade da bike, uma das características é a facilidade em empinar em subidas ao usar marchas leves.
      Pense bem antes de começar ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  31. Gusttavo Gomes

    Olá Edu!
    Estou Analisando a Possibilidade de Aquirir Uma Bike de Aro 27,5 , Mas a Que Eu Pretendo Comprar Está Disponível Apenas No Tamanho De Quadro Com 21 Polegadas e a Minha Estatura é de 1,85. Acredito Que o Tamanho 19 Seria o Mais Adequado Pra Mim, Mas Eu Poderia Utilizar o De 21 Polegadas Com o Aro 27,5 Com Essa Estatura Que Eu Tenho?
    Desde Já Agradeço, Abraços!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gusttavo, até poderia usar o 21″, mas a regra mudou um pouco das 26″ pra 27.5 e 29″.
      Tenho 1,78m e sempre usei MTB aro 26″ grande, quadros 19 ou 20″. Quando migrei pra aro 27,5″ escolhi tamanho M, que é o 17″. Testei as 29″ do mesmo tamanho (M), e também ficou ótima.
      Tenta pedalar uma 19″ pra tirar a dúvida, mas ache que é ela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. CRISTINA COTRIM

    Oi estou querendo comprar uma 27,5 mas tem muita gente me criticando por isso diz que é temporário logo deixarão de ser fabricadas para ir de 29 que é o que mais pega. Bem tenho 160 de altura meu quadro é 15 acho eu que não tenho tamanho para andar em uma 29 e principalmente sobre outras matérias que li sobre tamanho de quadro em relação as 29, estou realmente na dúvida qual pegar, atualmente tenho uma que adquiri a uns 7 ou 8 anos que é uma Garyfisher que eu amo de paixão e dela não me desfaço mas quero comprar uma nova, para minha altura o que é mais aconselhável?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cristina, sou MUITO fan das aro 27,5″, tenho 1,80m e pedalo uma tamanho M. As aro 27,5″ vieram para apagar a má impressão que as primeiras aro 29″ causaram. Os projetos eram baseados em quadros de aro 26″ alongados, e muita gente se deu mau ao comprar as primeiras, aí a indústria se arrependeu do grande passo e voltou atrás.
      Atualmente as 29″ utilizam geometria própria, muito estudada e resolvida, mas as bikes 27,5″ são maravilhosas para ciclistas de baixa e média estatura, sendo incomparáveis nas subidas (rendem muito).
      Para sua altura, a 27,5″ P.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  33. Nane Barros

    Olá Edu. Gostei de seu site e estou pesquisando bastante acerca da melhor bike pra o meu tamanho. Estou (finalmente, rsrs) entrando em um grupo de ciclismo na minha cidade Recife, e tenho uma aro 26, pretendo, preciso e estou pesquisando muuuuuito pra comprar uma bike melhor. O líder do grupo me recomendou uma aro 29 com quadro 15, mas meu tamanho é 1,60 e nas lojas da cidade aqui são muito difíceis de encontrar, estou pesquisando em sites como centauro e netshoes, mas não encontro quadro 15. Por gentileza, me ajuda numa dúvida, a melhor pra meu tamanho e pra o objetivo no momento (pedaladas de longa distancia à noite) seria a aro 27,5?
    Agradeço muito por sua resposta, respeitando sua baita experiência…Valeu!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mane, sou muito fan das 27,5″, e acho elas imbatíveis nas subidas, mas concordo com aquilo que todos sabem, a 29″ é melhor no estradão e trajetos longos!
      Senso assim, continue sua busca por uma 29″de quadro pequeno.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  34. Weber Carvalho

    Edu Capivara, eu estou muito feliz em encontrar seu canal no youtube e seu site, vc me inspirou a praticar o Bmx freestyle, através do bike trial q vc apresentava no programa da Eliana, eu gostaria q vc apresenta se um matéria sobre as bike 26 para dirt jump, na internet falta conteúdo em portuques sobre as marcas tamanhos e etc…um forte abraço Edu.
    Ah faz um vídeo de bike trial com alguém deitado no chão pra lembrar os velhos tempos…
    Desculpa o texto longo, mas foi como se eu encontre se um amigo de infância…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Weber, tudo certo?
      Obrigado por acompanhar minha trajetória, e por acompanhar a Pedaleria!
      Vamos fazer os vídeos sobre Dirt Jump, admiro muito essa modalidade, é muito intensa, e também insana!
      Obrigado pela dica!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  35. douglas

    boa tarde, tenho uma santa cruz tallboy 29 carbon, tenho 168cm meu quadro é Small. gostei da bike , mas gosto mais de trilhas , me falaram pra trocar as rodas 29 pra 27,5 sera que vira? vai ter alguma diferença?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Douglas, trocando as rodas a bike abaixa 1,9cm, é muito pouco! quando a trilha for pesada ou perigosa, abaixe um pouco o selim pra ter mais confiança e “abusar mais”.
      Outro recurso é usar um pedal misto, clip de um lado e plataforma do outro, nos trechos técnico e perigosos você pisa na plataforma!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. Marcelo

    Edu bom dia!
    acompanho seus videos no YOU TUBE. Aprendi muito com seus videos.
    so q eu estou com uma duvida:
    Tenho 1,70 – 85 kg
    e não sei se eu pego uma bike aro 27,5 ou 29 e não sei qual tamanho do quadro para o meu tamanho?
    tenho algumas marcar e modelos em mente!
    oque você me indica!
    Abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, para sua altura pode ser a 29″, quadro tamanho 17″.
      Vamos trabalhar com a marca Apex, MTB de entrada, com qualidade. Sábado sai o primeiro vídeo, as bikes são muito legais.

      Até sexta estarão na nossa loja online: loja.pedaleria.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  37. Ronaldo

    Fala galera beleza!
    Tenho 1,85 e uma bike Aro 29 com Quadro 19, gostaria de saber se eu colocar uma Aro 27,5 com pneu 2.3 teria um desempenho em agilidade melhor e ainda manter a ciclística da bike.
    Bike Caloi Elite 30

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ronaldo, tudo certo?
      Se o seu desejo é melhorar o desempenho, não coloque pneus 2.3. Essa largura é pra Downhill, pra fazer curva e amortecer em altas velocidades, e pesa muito, além de segurar a bike em qualquer tipo de terreno, tornando a pedalada mais difícil. Use pneus até 2.0 ou no máximo 2.1 e com desenho baixo (cravos). Se o centro do pneu tiver cravos próximos e contínuos, a bike roda livre no asfalto.
      Quanto aso aros, acho que não vale a pena, a bike vais abaixar 1,9cm e a melhora será sentida apenas nas subidas fortes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  38. Fabiana

    Oi Edu!! Tenho 1,54 de altura tenho uma bike 26 e estou querendo trocar… vou nas lojas e todos querem me vender 29…eu olho e acho grande demais…o que me aconselha?!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabiana, a bike para você é a 27,5″ tamanho “S”, equivalente ao 15 polegadas.
      Para sua estatura as 29″ são realmente grandes.
      A 27,5″ vai ficar perfeita, e é ótima bike nas subidas, rende muito!
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  39. Emanuel

    Olá! Tenho 1,91 metros de altura e peso 88kg, portanto, gostaria de saber qual o tamanho do quadro e dos aros que eu deveria comprar p/ mim? Outra pergunta é? Essas bikes da Oxer prestam para quem só quer andar à vezes? obrigado e seu site está de parabéns pelo conteúdo postado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Emanuel, tudo certo?
      Se for aro 26″, o quadro deve ser o 20 polegadas.
      Se for 29″, o quadro 19 polegadas tá legal.
      A Oxer tem modelos com peças simples e outros com peças melhores, como qualquer marca de bike. O problema é comprar uma simples e se apaixonar pelo pedal, terá que vender e comprar outra melhor, pois a simples deixa a desejar quando a gente pedala bastante.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  40. Kleiton Camilo da Paz Sales

    Olá Edu!!! tenho uma Merida BigSeven 100 27,5 e estou pensando em adquiri uma Merida de carbono qual modelo você recomendaria?

    Responder
  41. Denis Cantuaria

    Edu estou pensando em comprar uma cannondale Flash carbono left aro 26 e o vendedor diz,que cabe aro 27,5 perfeitamente,vc sabe me dizer se isso é verdade,se cabe mesmo aro 27,5 nessa cannondale?
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Caber cabe, mas não foi projetada para isso. Em qualquer outra bike os pneus ficam muito próximos do quadro e da suspensão, sem espaço para lama. No caso da Cannondale com Left, pode ficar justo apenas no quadro, próximo do central.
      Essa alteração modifica a geometria das bicicletas, diminuindo a distância entre eixos e levantando a bike. Nas subidas fortes com marcha reduzida, a bike pode empinar ao aplicar força nas pedaladas.
      A palavra final é sua Denis!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. Fausto

    Tenho 1,68 e estou pensando em comprar uma bike Schwinn Chicago Aro 700 (quadro 18). Será que ficará alta demais para minha estatura? Pelo vídeo da empresa no Youtube, a bike é adequada a qq um maior de 1,60m de altura…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fausto, parece ser esse tamanho mesmo, se o quadro tiver o tubo superior inclinado, melhor ainda!
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  43. Antonio Carlos Junior

    Edu, show de bola seus comentários, me ajudaram muito. Nos anos 80 andei de bicicross com uma bike da Caloi chamada Extra-Light. Depois de 2007 a 2010 andei de motocross. Hoje estou com 48 e estou querendo voltar a andar de bike, mas não estou afim de ficar andando no asfalto. Então já li um bocado sobre o assunto e depois de conversar com algumas pessoas cheguei a conclusão que a bike ideal para eu voltar a dar uns saltos, manobras e de vez em quando uma pedalada no asfalto seria uma 27,5, pela sua agilidade para realizar manobras. Porém não sei se quadro 17 ou 19. Tenho 1,78m e acredito que a 17 seria melhor para meu principal desejo. Que acha e qual o tamanho do quadro da sua?

    Obrigado e fico no aguardo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Antonio, a minha é “M”, equivalente a 17″.
      Adoro essas 27,5″, não troco!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  44. Rubens

    Edu, bom dia! tenho 1.77m e estou a procura de uma bike para apenas fazer exercícios, nada de trilhas. Moro na praia e tenho uma avenida muito boa, reta e plana para tal. No passado já pedalei muito numa aro 26 tamanho 19, mas sentia muitas dores nas costas pela curvatura que ficava. Qual bike comprar e qual o tamanho? Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rubens, na aro 26″ o tamanho 18 polegadas, na 27,5″ e 29″ a “M” (equivale a 17 polegadas).
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  45. Nicholas Melo

    Oi Edu, tenho 1,83 de altura e tô naquele dilema 26″ 27,5″ 29″, que tamanho de quadro e aro você recomendaria para um cara com minha estatura? Fico no aguardo, Valeu!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Nicholas, tenho 1,80m e uso a 27,5″- sou muito fã desse tamanho de aro. A bike devora subidas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  46. Mateus

    Boa noite, comprei uma 27.5 e a suspensão dianteira é por mola, e aqui onde moro é muito difícil peça para 27.5 e gostaria de trocar a suspensão dianteira pra uma a ar, no caso só encontrei rock shok 29, o que cê acha ? Serve ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mateus, serve, mas fica mais alta que o recomendado. Que tal comprar a suspensão em lojas online (confiável é claro).
      A bike fica na altura certa e mais leve também!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  47. franciane

    bom dia, sera que tem como adaptar uma roda 29 no lugar 27,5?

    Responder
    • Edu Capivara

      Acho que não Francine, o contrário já vi vários!
      Pode ser que o pneu fique muito perto do quadro, próximo ao central, raspando se juntar lama, e na suspensão dianteira, o pneu passa colado na ponte que une as bengalas.
      Vale a pena experimentar, quando achar um “voluntário” com rodas 29″ na mesmas configurações da sua 27,5″.

      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  48. Jose mesquita

    Ola Edu , Tenho 1.60 alt. , estou com planos de comprar uma Oggi 27.5 Tam. 17 pode mim ajudar com sua com opinião ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, pra mim tá perfeito esse plano, sou SUPER fã das 27,5″, e pela sua estatura, é essa mesma!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  49. henrique

    ola edu , tenho relaçao de 9 velocidades quero participar de algumas provas locais e estou em duvida entre tamanho de rodas tenho uma 26 e ando bem nela ja tive uma 29 dei de graça e olha que nao era um bike ruim era uma specialized com proshock ulta 32 mais sentia que nao tinha perna pra ela por mais que treinasse nao saia da msm estou em duvida em montar outra 26 ou uma 27,5 mais na minha cidades nao tem muitas peças de 27,5 vc acha que vale a pena no investimento da 27,5?
    e outra pergunta qual a relaçao de dentes boa pra coroa de 2×9?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Henrique, as primeiras 29″ que experimentei deixaram uma sensação ruim, parecia um caminhão. Atualmente são tão boas e rápidas quando qualquer bike top 26″ ou 27,5″, (considerando o mesmo grupo e equipamentos).
      Sou muito fã das 27,5″, indico esse tamanho por ser mais ágil em trilhas técnicas e fechadas, e ser superior a 29″ em subidas, perdendo apenas no estradão aberto.
      É difícil indicar uma relação sem conhecer a altimetria da sua região de treino, e sem conhecer sua capacidade muscular e fôlego, mas as combinações originais de duas coroas são adequadas para as bikes 27,5″ e 29″.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  50. Bruno Costa

    Olá viva.
    Tenho uma Scott Scale 735 Carbon 27,5″ modelo de 2014. É possível eu colocar um rodado 29″? Que adaptações teria de fazer?

    Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, ao contrário já vi várias, mas da menor pra maior não. Se as rodas couberem no quadro/suspensão, sem raspar e com espaço pra lama, dá pra fazer, mas não é recomendável. Isso altera a geometria original da bicicleta, levanta 2cm e encurta a distância entre eixos, mudando a reação da bike, principalmente nas subidas fortes e marcha leve.
      Obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Bruno Costa

        Obrigado Edu. Continuação de bom trabalho. Abraço!

        Responder
      • Bruno Costa

        Boa noite Edu.

        Acabei por comprar a Scott Scale 935 Carbon 29″ modelo de 2014. Eu sei que já é uma bike antiga, mas o que vc acha dela? Tem algum review sobre a mesma?

        Obrigado.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Bruno, não temos esse vídeo ou post, a Scott não empresta bikes para a Pedaleria para esse fim, desculpe!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Bruno Costa

            Ok Edu.

            Obrigado na mesma.
            Continuação do ótimo trabalho.

          • Edu Capivara

            Valeu Bruno, obrigado!
            Abraços;
            Edu Capivara

  51. Elizeu Cabral

    Olá, gostaria de saber se as 27,5 tem o mesmo desempenho que as 29 nas sobidas mais ímgrimes.

    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Elizeu, se não for um subidão interminável (estrada asfaltada), as 27,5 são mais rápidas.
      Em trilha técnica elas são ainda melhores, eu não troco!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  52. Mike

    Parabens Edu nos esclarecimentos gerais.
    Eu tenho uma mtb 26 Diamond Back, suspençao fox 32 27 velocidades, nunca experimentei uma 29, poren o pessoal daqui vive dizendo para eu trocar de bike e arrumar uma 29, porem para, min, a 26 esta boa, cabe inteira sem desmontar dentro do carro Astra, uso somente para estradao,cascalho terra,po, e fico pensando, as 29 é mais pesada que as 26, penso se com minha 26 as vezes ja é dificil subir algumas estradas, imagino com uma 29 mais pesada?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mike, concordo com você, mas tem bike 29 super leve, entre 8 a 9kg, claro, a preço de carros populares 0km!
      O importante é pedalar e se divertir com o que a gente tem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  53. Junior

    Boa noite Edu! Tudo bom?
    Vi que tem muita gente falando bem do aro 27,5!
    Estou comprando uma bike Groove SkA 70 aro 27,50 e quadro 19, porém vi nas respostas anteriores e pelo que entendi temos a mesma altura, 1,80m.
    Percebi que a sua é quadro 17 correto?
    Você acha melhor eu comprar quadro 17 ou 19?
    Muito obrigado e um grande abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Junior, escolhi a 17 pois faço muitas manobras e não queria uma bike muito grande, pois seria lenta. Acabei descobrindo que a ideal era mesmo a M (17), que caiu como uma luva.
      Outros ciclistas maiores que eu experimentaram a bike e gostaram, acho que é isso mesmo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  54. Vanessa

    Olá Edu, Bom dia,
    To pensando em comprar uma Specialized Pitch Comp Aro 27,5 e quadro 17,5. Tenho 1:62 de altura, fiz o teste na bike e não senti incomodo, o que você acha do quadro? Indicaria um tamanho 15?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vanessa, olhando minhas tabelas aqui, o tamanho seria 15″, mas se você experimentou e gostou…
      O Top Tube dela não reto, tem aquela pequena elevação, não é problema para você na hora de pular da bike em alguma dificuldade do fora-de-estrada?
      Bike menor é mais ágil na trilha técnica, mas não sei como será sua rotina.
      http://pedaleria.com/wp-content/uploads/2014/07/img-Tabela_de_Medidas_Mulheres.jpg
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  55. João paulo

    Bom dia!

    Hoje temho uma bike 26 mais visada pró down Hil, inicialmente comprei sonora utilizar na cidade (ida e volta do trabalho) mas aí comecei a pedalar mais, em estradas de terra e as vezes rodovia e toda vez que pedala mais de 20/30 km senti incômodo no pescoço e lombar. Quero comprar uma bike um pouco melhor, temho 172 cm de altura, queria saber se é melhor a 27,5 ou a 29.

    E queria saber se é mais vantajoso montar, comprar usada ou comprar pronta?

    Queria gastar em torno de 2 mil reais, tem alguma marca para indicar?

    Desde já agradeço! Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, sua altura permite o uso de uma 29″, mas a 27,5″ é ótima, é a que uso, e tenho 1,80m.
      Acho difícil montar uma tão boa como as prontas, gastando menos,, as fábricas compram volumes grandes de componentes, o preço pode ser melhor, a menos que compre tudo sem nota!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  56. SOUZA

    BOA TARDE EDU EDU EU ESTOU COM UMA DÚVIDA TENHO UMA BIKE ARO 26 QUADRO 19 TENHO 1.60CM DE ALTURA PRA MIM O QUADRO NÃO FEZ NEM UMA DIFERÊNSA MAIS TÔ PENSANDO EM MONTAR UMA ARO 27.5 QUADRO VENZO VERO TAMANHO 17 VC ACHA QUE FICARIA BOM PARA MEU TAMANHO ESSE QUADRO, OU VC SUJERE EU MONTAR UMA ARO 26. QUAL A SUA OPNIÃO EM RELAÇÃO HÁ ISSO, SERIA MAIS VANTAJOSO EU MONTAR UMA ARO 27.5 DO QUE UMA ARO 26

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Souza, a 27,5 é melhor que a 26, rende mais!
      Sua 26 está grande para você, o tamanho correto pode estar entre 15 e 17 polegadas.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  57. Kaio Varnier

    Olá, boa tarde eu tenho uma bike de aro 27,5, eu posso colocar uma suspensão de bike de aro 29 ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Kaio, poder pode, mas a frente ficará alta!
      Você terá que abaixar o avanço ao máximo, tirar espaçadores (caso tenha), e virar o avanço se ele estiver no lado da angulação positiva.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  58. Wesley Rocha

    Bom dia Edu!
    Estou começando a pedalar agora. Tenho 1,68 de altura e estou comprando um Bike Oggi Hacker 29″ – Quadro 19 …Será que está compatível com minha altura?

    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wesley, parece grande, a 17″ seria mais ágil pra você.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  59. Marisa

    Olá Edu, pretendo começar a pedalar, não entendo nada de bike ( só a vontade de pedalar). Gostaria de dicas de qual bike comprar para começar. Não posso gastar muito , sei que vocês investem bastante nas bikes, mas no momento não posso. Estou pesquisando ,mas cada um fala uma coisa. O que posso conseguir por no máximo 2.000,00. Tenho 1,56 de altura. Obrigada

    Responder
  60. George Cruz

    Olá Edu!!!
    Me tire uma duvida por gentileza, eu tenho 1,60 de altura. Eu posso usar uma bike aro 27,5 com quadro no tamanho 15.

    Att,

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode sim George, fica perfeito!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Wesley

        Edu!
        Estou pesquisando para comprar minha primeira bike, tenho 1,66 m, pretendo andar mais em asfalto e estradão, e estou na dúvida entre aro 29 e 27,5 qual das duas seria ideal para mim? E qual o tamanho do quadro ?

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Wesley, acho a 27,5 melhor, tamanhos entre 15 e 17 polegadas, dependendo do tamanho dos membros. O ideal é comprar a bike e fazer o Bike Fit na hora!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  61. bruno ribeiro

    ola edu tudo bem…
    tenho uma caloi speed com aros 27,5 sera possivel adaptar aros 700 nela?

    Responder
    • Edu Capivara

      É possível sim Bruno, desde que seja com freios a disco, se for V-brake por exemplo, a posição dos freios no aro pode não bater.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  62. odir

    olá!, perguntinha básica de fit. existe bike aro 27,5 com tubo superior efetivo em torno de 53 ou no máximo 55 cm? pois as aro 29 todas, mesmo as dos chamados tamanhos menores, são muito compridas para mim. todas com pelo menos 69 cm de comprimento de tubo superior efetivo, aquele calculado em linha paralela ao solo da caixa de direção à intersecção do canote. quadros aro 26 eu consigo com o comprimento adequado para mim, mas 29, nenhum quadro me serve.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Odir, é difícil mesmo, o tamanho 15 já ultrapassa a medida que sugeriu. Já verificou as medidas das Orbea?
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  63. souza

    obrigado amigo queria que você me ajudasse nessa questão to querendo pegar uma suspensão mais estou em dúvida entre a proshock ultra xc 32air e a RST FIRST SRL 100MM QUAL AMBOS OS PREÇOS SÃO DIFERENTE QUAL VOCÊ ME INDICARIA.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Souza, sou mais a Proshock Ultra.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • souza

        OBRIGADO EDU SÓ MAIS UMA QUESTÃO TERIA COMO EU COLOCAR UM COG DE 42 NUM CASSETE DE 9V

        Responder
          • souza

            OBRIGADO EDU EDU MEU CASSETE DE 9V É O HG-300 DE 12/36 ESSE MODELO DÁ PRA FAZER ESSA ADAPTAÇÃO O CÂMBIO TRASEIRO TAMBÉM É O RD-M300 NÃO PRECISA TROCAR O CÂMBIO.

          • Edu Capivara

            Oi Souza, seu comentário está no post das bikes aro 27,5 e aro 29, o que quer saber?
            São muitas perguntas por dia, as vezes embanana!
            Abraços;
            Edu Capivara

  64. Kalu

    Ola Edu, preciso de sua opinião tenho 1.59 mts de altura tenho uma schwinn mesa 26 penso em uma bike 27,5 ou 29 o que me sugere inclusive tamanho ideal do quadro, grato

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Kalu, sem dúvida a 27,5! Para sua altura, bikes entre 15 e 17 polegadas, dependendo do tamanho dos seus membros e desenho do quadro. Seria muito importante fazer o Bike Fit para deixar tudo redondo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  65. Rodrigo de Oliveira

    Oi Edu, estou montando uma bike para, “preferencialmente”, rodar na terra, já tenho uma aro 26 com perfil bem urbano; pretendo ir de aro 27.5, a única coisa que já comprei foi o kit completo shimano SLX (2×10 já com freio hidráulico) . Tenho 1,82 qual tamanho de quadro, mesa e guidão você recomenda? alguma outra dica quanto a tamanho ou pontos pra ter atenção (mais uma coisa, esse cambio atende bem este perfil de bike?)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, esse grupo é legal!
      Quanto a bike, se gosta de trilhas rápidas e técnicas, a 17″, se for para passear a 19″.
      Mesa guidão e ajustes de selim, tem que fazer Bike Fit pra ficar legal, as pessoas são muito diferentes!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu capivara

      Responder
      • Rodrigo de Oliveira

        Vlw Edu!!! Obrigado pelas dicas!!!!

        Responder
  66. SOUZA

    BOA TARDE EDU EDU TÔ COM UMA DUVIDA TO COM UM PEDEVELA ACERA MODELO M391 DE 3 COROA QUERIA TIRAR A MAIOR DE 40D E DEIXAR A DE 32/22 QUERIA DEIXA 2X9 TEM COMO EU FAZER ISSO FICARIA BOM 2X9 COM UM CASSETE DE 12/36 QUERIA TIRAR A COROA MAIOR E DEIXAR AS 2 MENORES. POSSO FAZER ISSO

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode fazer sim Souza, fica ótima pra fazer trilhas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  67. Marcos

    Olá Edu tudo bem estou querendo comprar uma baik tenho 1,77 de altura 100 kg queria saber o tamanho do quadro e tamanho das rodas vc min ajuda?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, para bikes 27,5 e 29, o tamanho é “M”, equivalente a 17″.
      As rodas aro 26 podem ser proporcionalmente mais fortes, por serem menores, mas agora todo mundo só quer as 29″.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  68. Marcos

    Estou olhando um quadro 19 com todas 27.5 pra minha altura e peso acho que fica legal na?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, sou muuuuito fã das 27,5, acho que o tamanho e desempenho são ideais!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  69. SOUZA

    BOA TARDE EDU É ESSES CUBOS SÃO BONS CUBOS NOVATEC D041/042

    Responder
    • Edu Capivara

      São bons Souza, a Novatec está fazendo um bom trabalho!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  70. breno carvalho

    ola Edu estou com uma duvida sobre o a bike 29 para uma pessoa de baixa estatura ,minha esposa tem 1 53 de altura e me falaram que nao e uma boa ela trocar a dela aro 26 por uma 29 queria sua ajuda valeu abraço !

    Responder
    • Edu Capivara

      É verdade Breno, as 29 com quadros pequenos não são legais, a frente é sempre muito alta, pois uma roda 29 é grande, levantando a frente da bike, que com quadro pequeno (14 a 16 polegadas), fica esquisito.
      O correto para ela é a bike 27,5 com quadro 15 polegadas, fica perfeito, e a bike rende muito na subida, é show!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  71. SOUZA

    BOA NOITE EDU OBRIGADO PELA RESPOSTA . EDU MAIS UMA PERGUNTA EU TENHO FERIO HIDRAÚLICO DA SHIMANO É NECESSARIO EU USAR ROTORES DA MESMA MARCA PARA DAR UMA FRENAGEM MELHOR OU EU POSSO USAR QUALQUER ROTOR DE OUTRAS MARCA EXEMPLO DA SRAM ETC

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Souza, os discos podem ser de outras marcas, mas respeite o tamanho, recomendado. Existem vários adaptadores para diferentes tamanhos de disco, para usar discos maiores, procure o adaptador (suporte de pinça) correto.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  72. SOUZA

    BOA TARDE EDU OBRIGADO POR TER TIRADO ESSA DÚVIDA MINHA EM RELAÇÃO AOS DISCOS. FICA NA PAZ QUE DEUS TE ABENÇÕE VC E TODA SUA FAMÍLIA JESUS TE AMA.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Souza, fique com Deus!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  73. lucas

    qual é o tamanho do disco para o aro 26 160 na frente e 140 atras

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, a maioria das bikes (26, 27,5 e 29) usam o de 160mm.
      Algumas bikes 27,5 e 29 usam 160mm atrás e 180mm na frente.
      Os discos de 140mm são para as Road Bikes (speed).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  74. SOUZA

    BOA TARDE EDU MAIS UMA VEZ QUERIA QUE VC TIRASSE ESSA DÚVIDA MINHA ENTRA ESSAS 3 SUSPENSÕES TÔ INDECISO ENTRE AS SUSPENSÕES SE VC PODER ME AJUDAR EM RELAÇÃO E AS DIFERENÇAS ENTRE ELAS EU AGRADEÇO TÔ ENTRE A PROSHOCK ULTRA TR 32 100MM E A PROSHOCK ULTRA XC AS 2 SÃO AR E ÓLEO E TEM ESSA AQUI A RST FIRST SRL 100MM QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESSAS 3 SUSPENSÕES EDU QUAL DESSAS 3 VC ME INDICARIA PARA UM PASSEIO E PRA UMA TRILHA LEVE.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Souza, prefiro as Proshock!
      A XC tem muito mais ajustes, trava no guidão, regulagem de retorno e compressão, a a TR não tem. A garantia, no caso de precisar, é mais rápida por ser nacional, e também as peças de reposição.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  75. SOUZA

    BOA TARDE EDU OLHA EU AQUI DE NOVO EDU ESSA AQUI É A MAIS RECENTE DA PROSHOCK ESSA TRABALHA BEM Suspensão Dianteira Proshock Onix TSI 32

    Responder
  76. SOUZA

    BOA TARDE EDU. EDU VC ACHA QUE COMPENSA OU VALE APENA COMPRAR ESSA SUSPENSÃO PROSHOCK ONIX EU PARTICULAMENTE SÓ VOU ANDAR EM ASFALTO E AS VEZES PEGAR UMA TRILHA SUPER LEVE E A MANUTENÇÃO DEVE SER CARA CASO DEPOIS DA GARANTIA ACABAR EU FAZER UMA MANUTENÇÃO. QUE VC ME DIZ A RESPEITO SOBRE ISSO.

    Responder
    • Edu Capivara

      Souza, toda suspensão sofisticada dá manutenção, e se não fizer, ela estraga, saindo mais caro pra conserrtar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  77. fábio

    qual é o tamanho ideal do aro para minha altura, 1.70cm ?

    Responder
    • fábio

      qual é o tamanho ideal do guidão para aro 26”, 27.5” ou 29” ?

      Responder
      • Edu Capivara

        Essa medida também pode ser alterada, de acordo com a altura do ciclista e modelo da bicicleta. As aro 26 podem usar de 60 a 64cm, as 27,5 e 29 até 74cm.

        Responder
    • Edu Capivara

      Na MTB, quadro de 17 polegadas.

      Responder
  78. fábio

    qual é o tamanho ideal coroa para aro 26”, 27.5” ou 29” ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Isso depende do uso que ira fazer, do local onde se anda (altimetria) e claro, da força do atleta (poder das pernas).
      São dezenas de combinações diferentes.

      Responder
  79. fábio

    qual é o número de marchas mínimo para mtb ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Atualmente 10 ou 11 velocidades.

      Responder
  80. fábio

    tamanho ideal do aro para minha altura, 1.70cm

    Responder
    • Edu Capivara

      “M”, equivalente a 17 polegadas.

      Responder
    • Edu Capivara

      2 coroas, e até mesmo 1.

      Responder
  81. SOUZA

    BOA TARDE EDU EDU QUANDO VÃO CHEGAR ESSES FARÓIS Farol Spike 1207 (Duplo com 2200 lumens) Farol GEINEA II (Triplo com 2500 lumens): Farol Spike 1210 (4 leds com 1600 lumens)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Souza, estamos aguardando a chegada no importador, talvez venha com melhorias!!!
      Anotei seus dados, quando chegar te aviso ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  82. GB

    Boa Tarde Edu! quero comprar uma bike, mas nao sei qual a ideal, pois tenho 1,92 de altura e nao sei qual tipo e melhor para mim. VALEU ABRAÇO

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi GB, você precisa definir a modalidade, Urbana, MTB ou Road Bike.
      Sabendo isso, encontrar o modelo certo para sua altura.
      URBANA – tamanho 56 a 58cm
      MTB – tamanho 21 a 23 polegadas
      ROAD BIKE – tamanho 58 a 63cm

      Essa margem entre as medidas é para compensar eventuais diferenças entre as pessoas, por isso é importante fazer o Bike Fit, para ajustar os componentes da bike ao seu biotipo. isso envolve posição do selim no carrinho, posição do guidão, tamanho do avanço do guidão, essas coisas.
      Cada ciclista tem braços e pernas de tamanhos diferentes, mesmo sendo duas pessoas da mesma altura.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  83. fábio

    pedivela para mtb com 2 0u 3 coroas ?

    Responder
  84. SOUZA

    TRANQUILO GAROTO FICO NO AGUARDO

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Souza, estive hoje no importador, ainda sem previsão.
      As importações estão mais espaçadas nesta crise!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  85. fábio

    pedivela para mtb com 2 0u 3 coroas para subidas com + de 20% de inclinação ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Qualquer pedivela original com 2 ou 3 coroas está apto a enfrentar esse tipo de inclinação, o que pode ser substituído é o cassette, que em bikes mais baratas não é tão reduzido, onde o maior cog é 28 ou 32 (MTB e urbanas).

      Responder
  86. fábio

    qual é a relação de marchas de uma mtb ideal para subidas com mais de 20% de inclinação ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, não dá pra generalizar, cada caso é um caso, vai depender da perna do ciclista!
      Por isso inventaram o Super Cog, que vem atualmente nos cassettes da Shimano, Sram e outros.
      até mesmo o tamanho do aro pode interferir no resultado, as 27,5 por exemplo, rendem mais que as 29 nas subidas fortes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  87. Roosevelt

    Edu, comprei um KHS SAGUARO 29 numa loja online mas recebi uma KHS SIXFEETH 800 27.5. To na dúvida se devolvo ou fico com ela. Será q vou ter q pedalar mais p acompanhar o pessoal no asfalto? Pq depois q já está em movimento parece q a 29″ vai mais facil ne? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Nossa Roosevelt, que pilantragem!
      Sou muito fã das 27,5 mas meu caso não é de estradão ou asfalto, só trilhas técnicas, cheias de obstáculos.
      As 27,5 dominam nas subidas, mas no retão as 29 andam um pouco mais.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  88. Edu Mendel

    Oi Edu, boa noite,tenho uma Grove zouk aro 27,5 quadro 19. Tenho 1,82 de altura gosto muito da minha bike, e estou na vibe do mtb. Mas tenho sentido dores no pescoço,será que pode ser o tamanho da bike? Pois já estou fazendo longos pedais,pode me dar uma luz por favor,pois estou gostando muito do esporte pra abandona-lo por isso. Grande abraço e boa noite.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, neste caso, Bike Fit é tudo, pois somos todos muito diferentes. A bike parece certa para você, mas os ajustes finos do Fit podem requerer outro tipo de canote, avanço mais curto ou mais longo, mais alto ou mais baixo, etc.
      Como exemplo, um japonês e um dinamarquês podem ter a mesma altura, mas com tronco, braços e pernas em tamanhos diferentes, precisando diferentes ajustes para adequar a bike ao biotipo de cada um.
      Procure fazer logo seu Bike Fit, é muito importante para seu desempenho e saúde.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  89. Neto

    Oi Edu,tenho pensado em compra uma bike para viajar e vi as 29 será que ela fica legal para mim que tenho 1,65 de altura?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Neto, as 29 não ficam muito boas para certas estaturas, pois a frente é muito alta, mas pra você ainda dá. As 27,5 são melhores nesse aspecto, e são devoradoras de subidas, eu tenho 1.80m e uso a 27,5.
      Boa escolha e viagem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  90. Neto

    Ola Edu.. Tenho uma 27.5 uma oxer xr210.. Comprei na centauro, porem estou pensando em trocar por uma 29.. Mas tenho duvidas.. Se e melhor que a 27.5.. Tenho 1.78 de altura.. E pq gostaria de ter freio hidraulico e suspensao hidraulica.. Qual sua opniao.. Poderia me ajudar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Neto, sou suspeito pra falar das 27,5, adoro esse tamanho de aro. Temos a mesma altura, e nos 2 últimos anos uso a 27,5 e acho maravilhosa.
      Para sua altura tanto faz, as 2 servem bem, a 29 tem ligeira vantagem em passeio longos, trilhas mais abertas e estradão. A 27,5 é excelente em trilhas mais fechadas, técnicas e principalmente em subidas.
      Quanto a suspensão e freio hidráulicos, se tiver grana para investir, são melhores que os outros sistemas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  91. Neto

    Edu.. Mas gostaria de uma bike pra tudo.. Tanto trilha como asfalto.. E sua opniao e recomendado fereio a disco hidraulico e suspensao

    Responder
  92. flavio

    Bom dia! Edu tenho uma venzo reptor 29 quadro 17.5 relação 2×9 estou pensando em trocar minha suspensão pra uma de ar barata e boa você me indicaria alguma marca

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Flávio, as hidráulicas de entrada da Proshock e da Suntour são as mais indicadas.
      As boas mesmo, tem juste de preload, trava e ajuste de retorno.
      Modelos com eixo de 15mm são mais resistentes e estáveis.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  93. Lucas

    Parabéns pelo canal, pessoal!!
    Estou adaptando minha mtb para estrada. Garfo fixo, pedivela maior e agora pneus finos. O que vcs acham da idéia de colocar roda 29 atrás e roda 27,5 na frente, com pneu fino!? Eu vi que alguns competidores utilizam roda 32 atrás e 29 na frente, daí que me surgiu essa ideia.. abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, ainda não analisei esse fato, mas da forma que pretende fazer, a bike teria o giro (uma curva fechada) pouco menor que com a roda 29, e postura mais baixa na frente, lembrando até aquelas bikes de velódromo.
      Não sei se vale a pena, mas você seria pioneiro na coisa!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  94. SOUZA

    BOM DIA EDU. EDU ESSE ACESSÓRIO ELE É A PROVA D´AGUA OU RESISTENTE A ÁGUA. Q-LITE QL273 – Bolsa de selim com lanterna sinalizadora integrada e comandos sem fio no guidão

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Souza, resistente a chuva fraca. Os que tem maior proteção são as lanternas Xecon, com proteção IP 65 – resistentes a jatos d’água.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  95. Joao

    Bom dia,

    Tenho a estatura de 1,67m estou com medo de comprar uma bike quadro 17 e ficar desconfortavel. O que voce acha? Obg!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, para sua altura são quadros entre 15 e 17 polegadas, dependendo do tamanho de pernas e braços. O tamanho mais fácil de encontrar é o 17.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  96. Nilson Silveira

    Ola Edu, achei bem interessante o POST, eu estava na duvida em trocar a minha 26, por uma 27.5 ou uma 29, mas vendo a sua resposta em alguns cometários aqui não tenho duvida vou ficar com a 27.5. A duvida agora seria sobre o tamanho ideal do quadro, na minha 26 uso um quadro tamanho 18 e me sinto confortável nele, mas fiz um bike fit virtual pelo site NOGRAU e lá deu que o quadro ideal para mim seria um 17.3, então minha duvida seria, por ter se aproximado do quadro 17, fico com ele ou opto 19 já que o fabricante do quadro da bicicleta que pretendo adquirir não possui quadros tamanho 18, minha altura é 1,72m.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Nilson, as bikes grandes (27,5 e 29) devem ser usados em tamanho menor que as 26, eu por exemplo, sempre pedalei uma 19 ou 20 polegadas na aro 26, e uso as 29 e 27,5 tamanho M, equivalente ao 17, e tenho 1,79m.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  97. eduardo

    Olá Edu, tenho 1,76 e peso 82 KG, sempre andei de aro 26, agora estou na dúvida das 29 devido as pesquisas que faço dela, nunca experimentei pedalar uma 29, mais me adapto rápido, então estou em dúvida em relação ao adquirir uma 26 ou uma 29.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, na dúvida, escolha a 27,5. A 27,5 é para quem quer uma bike tão ágil na trilha quanto a 26, mas com as características das 29, que são ótimas no estradão e na cidade, e atropelam os obstáculos.
      Eu tenho 1,80m e uso a 27,5 – não troco por nada!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  98. Rodrigo Cabrera

    Olá Edú. Tenho uma trek 4500, aro 26, quadro 19,5, desde 2008 e venho trocando peças de lá pra cá. Hj ela tem suspensão proshok ultra xc com trava, freio a disco hidráulico, etc, etc.me dou muito bem com essa bike. Ando junto com o pessoal de 29. Fiz muito bicicross quando mais novo e hj sempre que o percurso permite faço minhas manobras. Estou planejando de comprar outra bike. Tenho 1,80m e peso 79 kg. Na minha região(Paranaiba/MS) tem mais estradas abertas e estou na duvida entre 27,5 e 29 e o tamanho do quadro. Aqui fazemos percursos de terra de 40,70,80,100,120km. O que vc me recomendaria?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, seu caso é muito parecido com o meu, e há prós e contras nos dois lados, rsrsrsrs.
      Sempre andei de bike 26 tamanhos 19 e 20. Agora nas aro 27,5 e 29 pedalo modelos “M”, equivalentes ao 17. Não consigo pedalar comportadamente, sempre procurando obstáculos de Biketrial mesmo com bike de XC, então a bike “mais na mão” é a “M”.
      No seu caso, tem os estradões, território das 29, mas acho que o tamanho pode ser o “M”, pra ter um pouco mais de agilidade nas trilhas técnicas, a 29 “L”(equivalente ao tamanho 19) pode ser meio “caminhão” pra quem sai da 26.
      Seria interessante conseguir pedalar essas bikes antes de comprar, consegue?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  99. Thiago

    Boa tarde Edu,

    tenho 1,93 , ando em uma merida matt´s 6.0 tam.22, gostaria saber se migrar para uma 29, vai valer mais em relação a ergonomia, ou a 27 me atenderia bem? Outra duvida que tenho é, meu grupo SLX da 26, serviria na 29?

    abraços e no aguardo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thiago, você é bem alto, é mesmo caso de pedalar uma 29. A 27,5 é mais para quem gostaria de usar a 29 mas é baixo, e ela supera a 26 em tudo! Existe 27,5 tamanho grande, mas esteticamente, a 29 fica melhor no seu caso.
      Com relação ao grupo SLX, as 27,5 e 29 utilizam pedivelas com 2 ou 3 coros, mas com tamanhos reduzidos, se comparados as da 26. A proporção do tamanho da roda e da coroa é diferente nestes 2 tamanhos de aro. Uma relação de bike 26 pode ficar pesada na 29, pois o perímetro de giro das rodas é bem maior.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  100. Talles

    Noa tarde Edu, tudo tranquilo? Estou querendo entrar para o mundo das bikes, com pequenas trilhas em trechos misto e usar mais em trecho pavimentado, experimentando ainda o cicloturismo para pequenos trechos. Tenho 1,81 e minha maior dúvida é quanto ao ao, se adquiro uma 27,5 ou 29. Qual você me recomendaria? Desde já agradeço; Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Talles, as aro 27,5 proporcionam agilidade similar as da aro 26 em trilhas técnicas e fechadas, e nas subidas elas são melhores que as aro 29, mas para estradão e uso urbano as 29 são show.
      Outra característica forte das aro 29 é a possibilidade de superar obstáculos (buracos, raízes etc) com maior facilidade, e a roda grande permite superar obstáculos até sem a suspensão dianteira, por isso tem muito atleta do MTB usando elas com garfos rígido.
      Minha escolha pessoal foi pela 27,5 por causa do meu jeito de pilotar, sempre procurando obstáculos e lugares difíceis pra passar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  101. Fábio

    Bom dia
    Tenho estatura de 1,64 e estou afim de comprar uma bike tamanho 17 aro 29 atende ou tem que ser uma 15 aro 27,5.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, tudo depende de quanto sloping é o quadro (quando o tubo superior é bem inclinado para trás). Um quadro com desenho mais antigo (tubo mais plano) pode ser mais alto e ficar mais no limite para você.
      Uma escolha com Bike Fit é mais correta para entender essas medidas. Uma checagem simples pode te ajudar, com a bike no meio das pernas mas os pés no chão, o espaço entre seu cavalo e o quadro, deve ser de pelo menos 7cm (4 dedos da mão).
      Por sua altura, uma 29 pequena pode dar certo, mas eu prefiro as 27,5!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  102. Fredson

    Oi Edu boa tarde, estou para fechar negócio com uma oggi big wheel 27.5 quadro 19 sendo q o tubo superior tem uma inclinação bem elevada pra trás.
    Tenho 1,67 de altura, será que ficaria muito desproporcional pra mim, mesmo sendo aro 27.5?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fredson, para sua altura acho que a “M”, 17 polegadas é melhor!
      Se o Top Tube fosse caído para trás (Sloping), te ajudaria, mas se é ao contrário, vai ficar muito alta a 19″.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  103. Smithf64

    I really like your blog.. very nice colors &amp theme. Did you make this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz respond as I’m looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. thank you kecccceeedbdbfff

    Responder
    • Edu Capivara

      Thanks :) We made the layout ourselves. Good luck with your blog.

      Responder
  104. souza

    BOM DIA EDU EDU ESTOU COM UMA GRANDE DÚVIDA SOBRE SUSPENSÃO EU PRATICAMENTE Ñ VOI FAZER COMPETIÇÃO VOU ANDAR MAIS EM ASFALTO E AS VEZES PEGAR UMA TRILHA LEVE SÓ QUE EU ESTOU COM UMA GRANDE DÚVIDA ENTRE ESSA SUSPENSÃO DA PROSHOCK ULTRA TR E ULTRA XC A TRAVA Ñ VAI FAZER MUITA DIFERENÇA QUAL SUSPENSÃO VC ME INDICARIA PELO MEU USO COMO EU FALEI Q VOU USAR MAIS EM ASFALTO E POUCO EM TERRA PELO CUSTO BENEFICIO.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Souza, a diferença entre a Ultra TR e Xc não é somente a trava, a XC tem ajuste de velocidade de retorno e é calibrável, ou seja, dá pra colocar ar de acordo com o peso do ciclista.
      Para o uso que fará, a TR é boa!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  105. Flavia

    Olá, Edú …
    Tenho uma bike 29 p, quando comecei tinha uma 26 e pedalava bem, fazia as subidas super bem. Assim que mudei para 29 senti que trajetos longos e contínuos a 29 vai bem, mas qd pego subidas em estrada de chão meu rendimento caiu muito, realmente sofro pra terminar as subidas. Pretendo trocar ela por uma 27,5 suspensão a ar, grupo deore. A dúvida é: ela vai ter velocidade como a 29 nos trajetos longos? Obrigada.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Flavia, isso acontece mesmo, a 26 está mais próxima da 27,5 – bike que fica “mais na mão”, fácil de dominar em trilhas e excepcional nas subidas.
      No fim das contas, a 29 é boa mesmo em estradão aberto!
      Tenho 1,82m e não troca a 27,5 por nada!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  106. Wilson Junior

    Eu tenho 1,81 e ainda não tenho uma bike porem pedalo com a do meu cunhado emprestado que é uma canadian aro 26, estou muito na duvida em que bike comprar pois não tenho condições no momento de comprar uma bike cara e as que conheço que é a first, scott são caras.
    Vocês podem me ajudar o que comprar as configurações certas e marca?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wilson, primeiro preciso saber que tipo de uso faz da MTB, cidade e trilha, usar como transporte e trilhas no final de semana, competição e treinos, etc.
      Outra coisa importante, quanto pretende gastar?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  107. souza

    BOM DIA EDU EDU ESTOU COM UMA GRANDE DÚVIDA SOBRE SUSPENSÃO EU PRATICAMENTE Ñ VOI FAZER COMPETIÇÃO VOU ANDAR MAIS EM ASFALTO E AS VEZES PEGAR UMA TRILHA LEVE SÓ QUE EU ESTOU COM UMA GRANDE DÚVIDA ENTRE ESSA SUSPENSÃO DA PROSHOCK ULTRA TR E ULTRA XC A TRAVA Ñ VAI FAZER MUITA DIFERENÇA QUAL SUSPENSÃO VC ME INDICARIA PELO MEU USO COMO EU FALEI Q VOU USAR MAIS EM ASFALTO E POUCO EM TERRA PELO CUSTO BENEFICIO.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi souza, se é para pedalar na terra de vez em quando, a Ultra TR resolve, mas diferença entre elas não é só a trava remota, mas sim os ajustes de carga e velocidade de retorno,
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  108. Bruna

    Olá Edu!! Vou comprar minha primeira bike, apenas para passeios curtos, no asfalto, estou em dúvida entre uma Caloi Explorer 20, aro 29, e Specialized Jynx aro 27,5. Tenho 1,64 de altura. Você poderia me ajudar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruna, as MTB da Caloi estão muito bonitas, compare os componentes das duas, pois hoje em dia estão pau a pau, a diferença fica pela “grife”, cor, e preço, e nesse caso, a Caloi leva vantagem, é produzida na Zona Franca de Manaus.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  109. Thiago Henrique

    Estou apaixonado por tudo que já li e vi sobre o mundo das bike’s e quero muito começa o mais rápido possível a pedalar. A minha questão é o meu tamanho, eu tenho 1,62 de altura e 73kg, e queria muito uma aro 29, porém já vi vários post que recomendado seria uma 27,5 ou 26. Em questão de quadro acredito que seria bom de 17 polegadas pra menos. Mas me responde ai a 29 vai ser bom pra min? Ou melhor ficar com uma menor mesmo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thiago, para o uso que quer fazer a bike ideal é a 27,5 mesmo, ela é mais ágil e melhor que a 29 nas subidas.
      A 29 é ótima no estradão ou trilhas mais abertas, mas é meio “caminhão” para alguns ciclistas.
      Obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  110. Thiago Henrique

    A pra ajudar na resposta, o meu uso é urbano, ir ao trabalho, faculdade, e as vezes final de semana pegar trechos de terra e algumas trilhas.

    Responder
  111. Virginia

    Oi Edu, tudo joia? Estou numa baita dúvida. Sempre quis ter uma bike 29. Andei duas vezes, na calçada das lojas fazendo um “test drive”. Gostei muito. Porém, me indicaram as 27,5, como sendo uma ótima opção por ser “baixinha”. Tenho 1,62. Mas sabe aquele sonho de uma bike 29? É o meu…
    Eu quero uma specialized e as tops estão muito caras!! Aí entrei em outra dúvida: uma bike com quadro feminino ou masculino? Uma JETT, uma Rockhopper ou uma CRAVE? Olho quadro ou dou prioridade às peças?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Virginia, suas dúvidas são compreensíveis, muitos ciclistas passam por isso!
      Os modelos 27,5 são melhores, não só pelo tamanho, mas pela agilidade e ser uma bike superior nas subidas. As 29 são ótimas em trilhas longas. mais abertas e principalmente no estradão.
      Quanto ao formato do quadro, é muito pessoal, as MTB com quadro tradicional são usadas por homens e mulheres, quase sempre com foco em performance, e os quadros baixos (femininos), que também são ótimos, ficam mais na faixa do lazer, mobilidade.
      Eles são um pouco discriminados, mas são mais confortáveis em situações difíceis, tipo quando estamos tentando pular da bike antes do tombo, rsrsrsrs.
      Comprando uma Specialized, Scott, Trek, etc, marcas consagradas, e com os mesmos componentes, estará pagando 20 ou 30% a mais pela griffe. Todas elas são produzidas em 1 ou 2 fábricas da China, com os mesmos materiais e tecnologia.
      Então a escolha será por gosto, cor, marca da suspensão ou pelo prazer de pedalar a marca “X”.
      Sabendo escolher, dá pra fazer as mesmas coisas, com a mesma qualidade e peso, gastando menos – não quero de maneira nenhuma te influenciar, só explicar como funciona ok?
      Qualquer coisa estamos aqui!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  112. Luziana

    Boa noite!
    Tenho 1,75 qual você indicaria pra andar melhor 27,5 ou 29?
    Gostaria de saber a diferença entre as duas ? Por que gosto de pedalar tanto em asfalto quanto em trilha fechada. Obrigado

    Responder
    • Luziana

      Ahhh e outra coisa , a 27,5 tem um bom desenvolvimento em asfalto ?

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luziana, a 27,5 é melhor na minha opinião.
      Elas são melhores em trilhas técnicas, trilhas mais fechadas e principalmente nas subidas. As 29 são melhores em percursos longos, estradão aberto, pois rendem um pouco mais pelo tamanho da roda.
      Tenho 1,80 e pedalo a 27,5!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  113. Cleber

    Olá Edu Blz?
    Eu tenho uma29 tsw jump tamanho 17 e tenho 180 altura participo de competiçãona regiao de minha cidade altimetria sempre 800 a baixo quero pegar uma bike 27,5 é melhor para competir e melhor desempenho .agradeço absss

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cleber, as 27,5 são imbatíveis nas subidas e trilhas mais fechadas e técnicas, e as 29 nas provas longas, planas, estradão.
      Veja o que é melhor para você, com essa altimetria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  114. Roberto

    Olá Edu,
    estava na dúvida na minha primeira bike de adulto, entre 26 e 27,5, Li suas explicações e as respostas anteriores e me decidi pela 27,5. Quero só agradecer e dar os parabéns pelo site.
    Grande abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Bela escolha Roberto, é minha favorita!
      Sorte com ela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  115. Evandro

    Bom dia.
    Tenho altura de 1,79. Poderia por favor me indicar qual o melhor aro. Hoje tenho uma aro 26, mais estou pesquisando a compra de uma nova bilke. Aro 27,5 ou 29…ei a questão…. Minhas pedaladas são do tipo ciclo turismo, horas no asfalto e outras em estradas de chão batido. As vezes até arrisco uma trilha, mais de leve. Constumo em média fazer uns 50km por final de semana. Abraços…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Evandro, sou muito fã das 27,5 mas acho que seu caso é de uma 29 mesmo. Elas são ótimas no estradão, trilhas abertas, e cidade. Você pode colocar vários pneus finos, urbanos aro 700.
      As 27,5 são melhores nas trilhas mais fechadas, técnicas, e principalmente na subida!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  116. Willian Klippel Huber

    Edu, diz aí…
    Tenho uma aro 26 24v, bike de entrada da GT…
    Estou negociando uma bike nova, estou em duvida entre dois modelos da marca SOUL Cycles…
    Ambas com peças Deore/SLX, unica diferença entre elas é o tamanho do aro, sendo uma 29 e outra 27,5.
    Qual você me sugere adquirir?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Willian, não empurra pra mim esse compromisso, rsrsrsrsrs, brincadeira!
      Todo mundo sabe que sou MUITO fã das 27,5 pois sempre estou fazendo manobras e trial com ela, mas as 27,5 são mesmo superiores em trilhas técnicas, mais fechadas e principalmente nas subidas. As 29 são ótimas para trilhas mais abertas, estradões e longos trajetos.
      Verifique onde irá usar a bike para definir essa escolha!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Willian Klippel Huber

        Obrigado pela dica Edu…
        Moro na região de montanhas do ES e aqui tem muitas subidas longas e técnicas, por esse motivo acho que vou de 27,5…
        Obrigado mesmo…
        Sorte para a Pedaleria…

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Willian, você vai gostar!
          Sorte com ela!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  117. Christian

    Olá pessoal, estou planejando uma bike de bambu, mas ainda não sei que rodas irei usar. Penso bastante em rodas maiores, no caso eu tenho uma Monark Crescent 10 aro 27. Vou andar principalmente no asfalto e pegar algumas ruas mais acidentadas, mas principalmente andar muitos km… Mas olhando especificações vi que o aro 29 é o mesmo tamanho da 700, no caso 622mm e o antigo aro 27 como o da minha crescent é 630mm.

    Responder
  118. Bruno

    Show de bola esse Forum! Tenho atualmente uma 26″ e adoro single track e descidas rápidas.Atualmente estou subindo bem. Até melhor que alguns de 29″. Todos estão me sugerindo pegar a 29″ pela minha altura, pelo conforto e segurança nas descidas, além de subir melhor, mas vem cá, uma 27,5″ com uma suspensão de 130m a 140mm não traria mais segurança nas descidas que uma 29″ com 110mm a 120mm? E aí, o que fazer? 27,5 ou 29″ com pesos médios de 13,5kg?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, para XC e XCM não é necessário curso maior na suspensão, só nas bikes de DH e Freeride.
      Eu prefiro a 27,5 pra tudo, principalmente manobras e subidas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  119. Rosi

    Estou prestes a fechar uma Merida aro 27,5, quadro 17, porém tenho 1,61, tenho dúvidas no tamanho do quadro, mas a 15 olhando acho muito pequena. Oque vc me diz?!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rosi, monte na bike e faça o teste, com os pés no chão deve haver pelo menos 2 dedos de espaço entre o tubo superior do quadro e seu cavalo. o correto são 4 dedos! rsrsrsr
      Quadro muito alto pode ser complicado em situações de perigo, fica difícil sair rápido da bike.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  120. Guilherme

    Caro Edu,
    Tenho uma KHS alite 500 quadro 19 aro 26 estou com intensão de transforma-la para 27,5, mas me falaram que o quadro pode não suportar.
    O que vc acha?

    Responder
  121. willian Roberto

    Olá Edu, boa tarde. Estou migrando da minha ótima 26 para uma 27,5. Vou manter o setup e trocar “apenas” rss Quadro, Suspensão e Rodas. Saio de uma SCOTT ASPECT 650 TAM 18(M), com suspensão Rock Shox Recon Hidráulica e Rodas XERO ELEMENT DISC, para encarar um quadro ASTRO COMET 17,5, SUSPENSÃO SUNTOUR XCR HIDRÁULICA e Rodas Vzan EXTREME com cubos OGGI Rolamentados… Minha relação é de 9v, com pedevela deore 44-32 e cassete 11-34. Edu, minha dúvida é: Essas coroas ficarão pesadas na 27.5? Qual seria a coroa ideal? O que me diz do quadro ASTRO EM QUALIDADE? Em relação ao peso, o site informa 1,5kg.. mais leve que o SCOTT. Tenho 1.70 de altura.
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Willian, o pedivela da 26 fica realmente pesado nas 27,5 e 29.
      O correto é o modelo com 2 coroas (36×22), que trabalha bem escalonado nas rodas grandes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  122. Alexandro

    Oi Edu,tenho uma bike 26 de entrada,deve pesar uns 13kg ,tenho 1,68 de altura,gosto muito estradões de terra, e muita subida,estou querendo investir numa bike mais top e aro maior para render mais ,principalmente nas retas e decidas,apesar de verem muitos ciclistas escalarem muito bem nas 29,enfim ainda tenho duvida 27,5 0u 29.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alexandro, as 27,5 superam as 29 nas subidas e trilhas mais fechadas e técnicas. As 29 são imbatíveis no estradão aberto e provas/treinos de longa distância.
      Para sua altura, eu indico a 27,5.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  123. Renato

    Olá Edu,

    Uma dúvida, estou montando uma bike, já tenho praticamente todas as peças exceto aros e suspensão, a princípio tinha em mente montar uma 29, mas gostaria de saber se as rodas 27,5 se encaixariam legal no quadro 29. Tenho um 1,80 e objetivo é trilhas com pouquíssimo asfalto.

    Obrigado,
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Renato, pode colocar rodas 27,5 na 29, mas a bike irá ficar 19mm mais baixa, nada preocupante!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  124. Leandro

    estou querendo comprar uma caloi 29 2016, tenho 1,86 de altura, sera que o quadro 17 ira ficar muito ruim pra mim, usarei ela para distancias pequenas, em torno de 20 30 min por dia, abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, 17 é pequena para você, tem que ser a 19 mesmo!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Leandro

        me indicaria alguma ? pois a caloi 29 so tem quadro 17 e eu não queria gastar muito mais que isso, obrigado

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Leandro, os preços da Caloi são bons porque ela está em Manaus (Zona franca), comparando, sai mais caro para os outros importadores!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  125. Fabio Canals

    Bom dia! Tenho uma MTB quadro 21 e na hora acabei escolhendo com aros 26 , gostaria de saber se posso colocar um aro 29 nela, lembrando que ela tem freios a disco. Muito obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, somos contra esse tipo de modificação, além do que não caberiam as rodas. Em alguns casos a 27,5 pode entrar, mas o desempenho da bike não melhora, pois a transmissão necessária para rodas maiores é outra!
      veja essa matéria: https://www.youtube.com/watch?v=f6CRP_AL8Ug
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  126. everton braga

    Opa, conheci seu site através de alguns videos no youtube, vi que vc Edu Capivara tem muita habilidade, minha duvida é que eu tenho o costume de viver saltando, aproveitando alguns obstáculos usando como uma rampa para poder saltar o mais alto possível porem estou na duvidada entre 27.5 ou 29, com qual seria mais facil de continuar andando desse meu jeito, tenho medo de mudar para 29 e nao conseguir mais saltar como antes, até hj só andei de aro 26. Agradeço pela atençao.

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Everton, essas habilidades devem ser mantidas e melhoradas!
      Aquele velho conceito que as 29 são como caminhões mudou muito, rsrsrsrs, claro que as boas e leves são caras, mas reagem bem, como as 26 ou 27,5.
      Se for comprar uma bike intermediária, escolha a 27,5 – mas para ter a mesma reação, o peso e a postura tem que ser parecidos coma sua 26. Reserve uma grana pra fazer o Bike Fit, é muito importante para adequar a bike ao seu biotipo.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • everton braga

        graças a Deus estou em condiçoes de investir em uma scale 970 (29er) ou 770 (650b) as duas custam a mesma coisa , acredito que sao bikes boas com foco no quadro, para nao quebrar em um salto, por isso a duvida. como eu disse tenho medo de subir em uma 29 e ficar muito preso no chao. depois de ver um video seu fazendo trial com sua 29, ai meu cerebro bugo inteiro =/

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Everton, as bikes (TOP) de hoje são muito ágeis, você vai gostar, andam bem!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • everton braga

            vi o videos das suas bikes, notei que vc usa uma aro 27.5 quando a coisa é seria. vou fazer mesmo. vlw !

          • Edu Capivara

            Sim Everton, além de ser mais leve por ser menor, é ótima para manobras, é mais ágil e tem menos fragilidade nas rodas (diâmetro menor).
            Abraços;
            Edu Capivara

  127. marcos vinicius

    Aki eu tem uma bike KHs 27.5 tem como eu passar para aro 29 e vai ficar bom

    Responder
  128. Vanessa

    Oi Edu, tenho 1,55 de altura e sei que a bike mais indicada é uma 27,5 com quadro 15.
    Pretendo montar uma bike com essas especificações, porém estou com muita dificuldade de encontrar um quadro no tamanho 15 para 27,5.
    Teria algum para indicar?

    Desde já agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vanessa, é mais fácil encontrar quadros maiores, bike pronta a gente acha, mas quadro é difícil, a maioria dos importadores traz 17 e 19 atualmente. tente revendas Trek, eles tem 27,5 peque
      nas na linha, quem sabe tem quadros também!
      Você pode perguntar no Facebook das maiores marcas (Scott, Specialized, Trek, Soul, Groove, Sense, Cannondale, GT, Oggi, Orbea, etc), quem sabe alguém tenha!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  129. Luis Miguel

    Olá Edu, eu tenho 1,73 de altura, tenho 15 anos e já fiz o bike fit. Quero comprar minha primeira bike de MTB e estou em duvida entre a 27,5 e 29. Pode me dar algumas dicas ou ajuda. PS: já andei em uma 27,5 e foi razoavelmente bom, mas nunca andei em uma 29. Meu tipo de trilha é leve, aberta e alguns morros fortes.
    Agradeço pela atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luis, as 27,5 são para ciclistas baixos que não se dão bem com as 29, que são mais altas mesmo em quadros 17 polegadas. A 27,5 é ótima em trilhas técnicas e fechadas, com muitas curvas e retomadas de velocidade, e é melhor que as 29 nas subidas.
      Já as 29 são ótimas em trilhas mais abertas, asfalto, provas ou passeios longos, estradão e claro, para atletas bem treinados com boas pernas e muito fôlego!
      Você é novo, talvez fique ainda mais alto, acho que seu caso é de 29 mesmo.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  130. Elaine

    Olá Edu, eu tenho uma bike aro 26 tam 15,5, quero trocar por uma aro 27,5, gostei de uma tam 13,5. Tenho 1,57. Pelas tabelas seria 15,5 mesmo mas também tenho lido muito e vejo recomendações da 13,5. O que eu acho que os vendedores ainda não estão por dentro do real propósito do conforto pra nós baixinhas. Considerando que moro numa região de muitas subidas e trilhas acidentadas. O que você acha? Desde já agradeço! Abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Elaine, sua conta está correta, aumentando o tamanho da roda é bom ter quadro mais baixo, dá mais segurança principalmente nos momentos de perigo, quando a gente quer pular da bike pra não cair. rsrsrsrs
      A 27,5 é uma bike incrível, devoradora de subidas, você vai gostar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Elaine

        Obrigada pela atenção Edu.
        Abraços

        Responder
  131. Gilbert

    Olá Edu… estou impressionado com a sua postura em responder a todas as perguntas de uma forma tão esclarecedora e atenciosa.. parabéns pelo trabalho.. parabéns mesmo.. rsrs
    Aproveitando gostaria de fazer um pergunta também:
    Tenho 1,68 e tenho um sonho de comprar / montar uma bike 29.. rsrs.. porém ao conversar com um amigo que é atleta e um dos grandes nomes da região serrana/RJ, ele me indicou as bikes de 27.5, por serem mais ágeis, manobráveis.. e tudo mais o que vc mesmo já vem falando aqui.. rsrs..
    A minha pergunta: Estou vendo uma Oggi 7.3 29 tamanho 19 (usada e muito nova) e acho q vou conseguir comprá-la por 3 mil reais, vale a pena comprar e trocar o quadro por um 27,5 tamanho 17? Além do quadro e rodas, o que vou precisar trocar também? E vale a pena tudo isso, por mais que o preço esteja bom?

    Abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gilbert, obrigado pelos elogios e por acompanhar a gente!
      O preço está bom, mas é muito trabalho, rsrsrsrs, terá que trocar também a suspensão, pra frente não ficar muito alta. Não sei se vale a pena, já que suspensão boa e rodas/pneus podem sair caro.
      Dê uma busca nos grandes magazines (vá até as lojas) e também no site deles, pois o estoque é diferente, eles revendem produtos de montadoras e lojas sem fazer estoque (Marketplace), e pode aparecer a bike certa pelo mesmo preço.
      Olhe na Ricardo Eletro, Casa Centro, Ponto Frio, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Casa Bahia, etc.
      Muitas vezes eles mantém um pequeno estoque pra queimar e chamar público, que acaba comprando outros itens.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  132. João Paulo Pires Pereira

    Prezado Edu,
    Estive acompanhando alguns fóruns no brasil e fora, com relação a Up-Grade nas bikes aro 26″, estou querendo migrar para uma 27,5″ (tenho 1,75m e 85kg), porém possuo duas suspensões aro 26″ (uma ProShock Ultra TR de 100mm e uma Manitou match de 100mm), e tjá tenho um quadro Astro de 27,5″. Nestes fóruns obtive a informação que as dimensões (hastes, canelas, crow e etc), são identicas tanto para a suspensão aro 26″ como 27,5″, e tive a oportunidade de constatar fisicamente (no caso das duas marcas (ProShock e Manitou). Também pré-montei a suspensão e o quadro e o angulo de inclinação da suspensão (frente da bike) ficou em torno de 70,5 graus o que estaria dentro do padrão recomendado para a geometria da bike 27,5″. Entendo que existe a questão comercial por parte dos fabricantes/ distribuidores e não acho errado, porém com a sua experiencia e conhecimento técnico, qual a sua opinião sobre esta adaptação/ mudança? Além disso com relação as suspenções qual das duas voçê acha melhor de ser utilizada a Manitou Match (somente com mola e óleo, e regulagem de preload), ou a ProShock Ultra TR ( ar e óleo, sem trava)?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, não creio que os fabricantes coloquem rodas maiores em uma suspensão para roda menor, medindo aqui as suspensões que temos, a diferença de altura da 26″ para a 27,5″ é de 2cm, e da 27,5″ para a 29″ apenas 1cm.
      Pode até parecer correto mas com certeza há diminuição do espaço livre, alterando ligeiramente a geometria da bike. Teste isso e conte pra gente o que achou!

      Das opções que deu, prefiro a Proshock Ultra TR.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  133. Maicon Naik

    Tenho uma 27,5 tudo deore, se eu quiser mudar para 29, o que eu aproveitaria da minha 27,5 para montar a 29 ? obg

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Maicon, aproveita quase tudo, se a caixa de direção e canote forem da mesma medida!
      Raios, aros, pneus, câmaras e suspensão, você terá que trocar, mas o resto você usa.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Maicon Naik

        Vejo algumas reportagem os cara falando muito mal da 27,5, eu comprei e gostei muito dela. Dizem que vai ser dificil encontrar pneus pra ela, raio,etc,,, e até que não vão fabricar mais pneuse e nada para 27,5, desculpe a minha ignorancia ! seria isso verdade ? obrigado, gosto muito do seu canal abraços

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Maicon, não existe esse perigo, talvez daqui uns 10 anos, as fábricas fazem lotes muito grandes de peças, e fora aro e pneu, todo o restante pode ser das 29, e é muito fácil encurtar raios, rsrsrsrsrs.
          Estamos juntos, amo minha 27,5″.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  134. Sandro

    Boa tarde!!!
    Estou comecando no mundo do ciclismo gostaria de uma opiniao sobre qual seria a melhor opcao entre uma scott aspect 70 27.5 ou specialized rokchoper sport 29?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sandro, depende da sua altura e o que quer fazer com a bike, a 27,5 é mais ágil, sobe melhor e é um pouco mais baixa.
      A 29 supera buracos e obstáculos com mais facilidade, é ótima principalmente em provas e pedais mais longos, e é menos ágil em trilhas travadas e técnicas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  135. Pedro Henrique

    Tenho uma bike Caloi supra 30 26 estou querendo trocá-la mas existe várias dúvidas tipo: marca da bike, tamanho de aro, alumínio ou carbono, e relação de marcha 3×10; 2×10, meu uso será para cicloturismo 60 km. Vlw abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Pedro, quadros de carbono são mais leves, mas não pode ser sobrecarregados de peso, geralmente são para atletas de até 90kg, e no cicloturismo, a soma de todo material e ciclista, pode facilmente ultrapassar isso.
      A relação deve ser de 3 coroas, pois a de 2 coroas pode precisar de Super Cog, mais um gasto!
      Falando em longas distâncias, as 29 rendem mais, mas dependendo do lugar, país ou interior, peças e pneus de bike 26 são mais fáceis de achar. Tem cicloturista tão encanado com isso, que usa quadro com tubos em cromo molibdênio, que pode ser soldado até com solda elétrica.
      Fora as preocupações, acho as 29 ideais para isso, andam bem e não sentem tanto os obstáculos.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara!

      Responder
  136. Fábio

    Olá Edu, achei excelente seu site e sua atitude nos fóruns, está de parabéns.
    Amigo, pedalo em Salvador, principalmente pela noite, na rua, em grupos, tenho 1,89 de altura e 85kg. Estava muito tendente a comprar uma bike Merida big nine 300, porém, me deparei com uma Scott Scale 760, ambas no mesmo valor. Em sua opinião, qual você levaria para casa?

    Att.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, a Scott é melhor!
      Sucesso com a bike nova!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  137. Tiago ampese

    Olá, tudo certo? Primeiro parabéns pela página!! Gostaria que me tirasse uma dúvida, estou montando uma bike para lazer, pedalar na estrada e trilhas leves, tenho em vista um quadro venzo raptor tamanho 17 e aro 29 (com preço muito bom), porém tenho 1,65 e estava pensando em montá-lo com rodas 27.5 para não ficar muito grande, o que você recomenda? Fica ruim colocar 27.5 no quadro 29 ou não teria problemas?
    Muito obrigado. Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Tiago, o modelo tamanho 15″ seria mais adequado, se tratando de 29″.
      Colocar rodas 27,5″ abaixa a bike apenas 1,9cm (menos de 2cm), então não seria uma super solução. O importante é você pedalar uma bike deste tamanho para tirar a dúvida, é possível conseguir isso?
      Reserve uma grana para fazer o Bike Fit, ainda mais se a bike ficar grande. Um fitter pode ajusta-la um pouco melhor, trocar o avanço e posicionar melhor o selim no carrinho do canote.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  138. Fagner

    Blz, Capivara?
    Tenho uma Astro 27,5 com suspensão Manitou 27.5 Marvel Pro. Ou seja, tuda 27,5.
    Costaria de saber se, posso transformar a minha bike 27,5 em uma 29er. Na verdade, eu queria trocar somente as rodas, pois, acho que ambos (quadro e suspensão) aceitam o aro 29er.
    Posso fazer isso???
    Vou modificar muito a bike???
    Eu já fiz várias modificações anterior (29 em 27.5 e 26 em 27.5), mas, nunca fiz essa acima.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fagner, se houver espaço entre a ponte da suspensão e o pneu 29, tudo bem. Verifique também quanto espaço sobra entre o pneu e o Crown quando ela está totalmente encolhida, já que a ponte avança por cima do Crown nesta situação.
      Quanto a geometria da bike, deve mudar um pouco, ela ficará 19mm mais alta (quase 2cm).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  139. James

    Boa tarde!
    Uma pergunta boba. O pedivela é o mesmo ou tem medicas diferentes pra quadros 26, 27,5 e 29?

    Responder
    • Edu Capivara

      Boa pergunta James, são diferentes pela proporção roda, volta na coroa X volta na roda, ajustados ao tamanho do aro.
      As 26 rodam com coroas maiores, uma pedivela dessas, com coroas de 46 ou 48 dentes ficaria extremamente pesada nas bikes de rodas grandes, 27,5 e 29, mas elas pode rodar com as mesmas pedivelas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  140. Érika Dias

    Boa tarde,
    Acabei de adquirir uma Shimano quadro 17 e aro 29 sem fazer o bike fit. Sou completamente iniciante e comprei por puro impulso (o preço baixo também ajudou). Você acha que é uma boa escolha pra alguém que tem 1,63m?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Érika, sua altura está no limite entre a bike tamanho 15 e a 17 polegadas.
      Alguns fabricantes recomendam uma bike com rodas 27,5 tamanho 15, que tem altura e geometria mais adequadas a ciclistas da sua altura.
      Se algo estiver te incomodando, o Bike Fit poderá resolver.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta