Montando pneus Tubeless em casa

Montando pneus Tubeless em casa,

Dicas

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Conheça o passo a passo da montagem de pneus sem câmara

Para montar pneus Tubeless existem várias técnicas e também várias marcas de produtos entre selantes, fitas e bicos, e para te ajudar a fazer isso em casa sem um compressor, a gente ensinou como fazer um acumulador de ar com garrafa Pet, porque durante a montagem, é necessário expandir rapidamente o pneu para que ele vede qualquer passagem de ar.

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Pedalar com calibragem mais baixa aumenta o conforto e o domínio da bike, principalmente em curvas e pisos irregulares.

As vantagens de rodar com pneus Tubeless são pelo menos 3, dificilmente você terá que remendar um furo, o selante faz isso automaticamente, dá pedalar com calibragem mais baixa sem fazer aqueles furos duplos conhecidos como mordida de cobra – quando o próprio aro faz 2 cortes na câmara depois de uma pancada em algum obstáculo.

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Pneu com o líquido selante.

img-Montando_Tubeless_01_Vantagem

Ao usar pneus Tubeless, a calibragem pode ser mais baixa sem o risco do duplo corte na câmara, conhecido como “mordida de cobra”.

Usar calibragem mais baixa deixa a bike mais confortável e melhora muito a tração e curvas em terrenos difíceis.
A terceira vantagem é a redução de peso, que pode chegar a 150Gr por roda. Parece pouco, mas já explicamos as vantagens de aliviar o peso rotacional, a bike embala mais depressa, dá pra sentir isso nas retomadas de velocidade.

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Para que o serviço fique perfeito e você consiga usar todas as vantagens desse sistema, é importante que o pneu e o aro sejam Tubeless. Sabemos que dá pra fazer isso com aros e pneus normais, usando uma câmara de bike aro 20 cortada, etc, é uma adaptação, mas fazendo isso você perde pelo menos 2 vantagens, não há redução de peso, e não dá para usar uma calibragem tão baixa quanto no verdadeiro Tubeless, pois o pneu pode descolar do aro e esvaziar de uma vez.

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Pneus convencionais ficam soltos nas rodas, eles se apoiam nas laterais do aro com a pressão que a câmara de ar faz.

O pneu convencional não se encaixa no aro, ele se apoia na lateral do aro, quem mantém ele ali na posição de uso é a pressão exercida pela câmara de ar, no Tubelees existe realmente o encaixe do pneu no aro, e é necessário muita pressão para fazer isso, dá até um estalo quando ele encaixa!

img-Desenho_Compara_Tubeless_e_Convencional

Então vamos fazer a instalação! O primeiro passo é lavar tudo para não contaminar o selante e também para retirar qualquer detrito que impeça o perfeito encaixe do pneu no aro.
Vamos usar água e detergente, uma esponja no aro e uma escova mais dura no pneu, lavando inclusive a borda externa do talão, e toda a área interna.

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Novo ou usado, o pneu deve ser bem lavado para não contaminar o selante.

Com tudo bem seco, iniciamos a vedação do aro, as rodas da Vzan vem com os bicos e com as fitas de vedação. Duas voltas são o suficiente. Você pode usar uma fita isolante de boa qualidade para fazer isso, mas tome cuidado ao fazer o furo para passagem do bico, se ele pode ficar rebarbado poderá vazar, use uma ferramenta com a ponta bem arredonda ou cônica para cortar a fita que sobrepõe o furo para passagem do bico no aro.

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Os bicos para Tubeless são desmontáveis, dá para injetar o selante por eles.

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Existem diversos sistemas de vedação para aros furados, fitas adesivas, cintas de borracha e até mesmo fita isolante pode ser usada.

Agora temos que encaixar o pneu, e é bem difícil, ele entra muito justo, então a gente pode encaixar ele usando a câmara de ar da forma convencional, pelo menos 1 lado fica perfeitamente encaixado, já que teremos que abrir para tirar a câmara e colocar o selante.
Com um lado pronto, instalamos o bico, ele tem a base com formato cônico para evitar vazamentos, mas o difícil é encaixar o outro lado do pneu, ficam muitos vãos, e as vezes não dá pra encher nem com compressor.

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Pneu Tubeless encaixado usando uma câmara de ar. Pelo menos 1 lado já fica pronto. Retirando a câmara e colocando o líquido selante, resta apenas 1 lado para encaixar

O macete aqui é afastar as bordas do pneu, e para isso a gente usa uma tira de espuma com a largura desta cavidade do aro. Dá para comprar essa espuma nos depósitos de materiais de construção, elas são para vedar janelas e ar condicionado, e já vem com fita adesiva, mas eu preferi cortar uma espuma que estava por aqui, o efeito é o mesmo, impedir que o pneu feche.

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A fita de vedação auto-adesiva pode ser usada na cavidade interna do aro, ajudando a manter o pneu bem rente ao aro, facilitando a montagem inicial.

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Cortando uma tira estreita em espuma de 5mm de altura – mesmo efeito da fita comprada!

Não tenha receio da espuma absorver o selante e dar algum tipo de problema, com o giro da roda a força centrífuga faz o selante sair da espuma e ficar no pneu!
Cole as pontas da espuma no aro com fita adesiva, faça isso ao lado do bico, ou se preferir, sobreponhas as pontas, agora encaixe o outro lado do pneu, deixando uma pequena abertura para colocar o selante.
A quantidade de selante que devemos usar depende do tamanho do pneu e da marca do selante, as embalagens ou sites trazem estas informação.

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Colando espuma comum na cavidade do aro, o pneu se mantém apoiado na lateral, sem correr para o centro do aro, dificultando sua finalização.

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O selante pode ser colocado pelo bico ou pela abertura lateral do pneu.

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A quantidade de selante varia de acordo com o tamanho do pneu e indicação do fabricante, leia as instruções contidas na embalagem do selante.

Coloque ar no pneu usando um compressor ou acumulador de ar, 20 ou 30 PSI são suficientes nessa fase. Agora temos que fazer o selante percorrer todo o espaço interno do pneu e do aro, então não tenha pressa e respeite o tempo limite de espera durante o processo, alguns movimento devem ser feitos 3 vezes de cada lado, e o descanso de 5 minutos entre estas fases deve ser feito com a roda deitada, veja quais são os movimentos.

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Ao colocar o selante e fechar o pneu, dê um giro simples de 360º.

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Agora gire a roda devagar mantendo ela inclinada. Faça isso nos 2 lados.

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Jogue a roda no chão algumas vezes, o impacto espalha o selante com força!

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Alternando posições, bata a roda no chão sem aplicar muita força, essa manobra movimenta o pneu no aro. Repita esse passo no outro lado da roda.

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Girando a roda para alternar a posição, chacoalhe para cima e para baixo.

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Após o descanso, repita estes 3 últimos passos mais 2 vezes, totalizando 15 minutos de descanso.

Outra informação importante, você não deve sair socando, fazendo trilha pesada com saltos e derrapagens no mesmo dia, dependendo da marca do selante, ele estará 100% pronto pra uso radical em aproximadamente 1 semana, então é muito importante ler as recomendações de cada fabricante sobre o produto.

Os pneus Tubeless são muito usados em todo tipo de competição fora de estrada, e agora também está presente nas Road Bikes.

Bom Pedal!

 

 

 

 

 

 

 

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (16)

  1. Magnaldo Nunes da Silva

    como poderia pesquisar uma camara de ar para minha bike boa, comprei um pneu michellin 1,75, gostaria de saber se tem compatibilidade e se tenho que comprar uma camara de ar específica.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Magnaldo, existem câmaras específicas para cada pneu, digamos que você tem uma MTB com pneus 26×2.1 e irá colocar pneus 26×1.95, a c6amara pode ser mantida, mas se for o pneu 26×1.5 é melhor trocar a câmara por uma mais fina, pois pode ficar difícil colocar a câmara grande pra dentro do pneu na montagem, e ela pode ficar amontoada, com dobras, e acaba furando por desgaste interno.
      Ao contrário também não bom, câmara de menor diâmetro em pneu grande, tem que inflar muito, a parede afina e fura fácil, murcha rápido, e por aí vai!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. rafael

    Boa noite Edu, meio que fugindo do assunto desse post gostaria de saber se é normal a suspensão ficar marcada como se fosse um tipo de óleo ou graxa? Pois estive com um mecânico e ele disse que pode estar estourada.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, primeiro preciso saber se a suspensão é com molas ou hidráulica. Quando isso acontece na hidráulica, há vazamento, o óleo que vaza fica sujo de poeira e detritos jogados pela roda dianteira, fica parecendo uma graxa preta.
      Na suspensões com molas, os vedadores superiores perdem pressão e a graxa da lubrificação das buchas começa a sair, e vai sujando (processo igual da hidráulica), e nesse caso a manutenção é simples, desmontar, lavar tudo e colocar graxa sintética.
      A manutenção da suspensão hidráulica é mais complicada, temos esses vídeos em nosso canal no You Tube, e também aqui no Blog.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Márcio Dias

    Boa noite Edu
    Comprei uma bike usada e que a roda é a ZTR Rapid 25 Notubes, e o antigo dono usava ela com câmara, e também ele abriu o furo para passar o bico mais largo das câmaras.
    Esse bico mostrado no vídeo consegue fechar esse furo mais largo para eu poder usar o sistema Tubeless?
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Márcio, aquele bico só tampa o furo original Presta, agora que seu aro foi “arrombado”, terá que usar outros sistemas, talvez a válvula das rodas dos carros, existem vários modelos, para aros de ferro ou alumínio, mudando a espessura da cintura (parte que fica em contato direto com o furo).
      Outro modelo disponível é o bico rosqueado, esse modelo é usado nas picapes.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. diego

    Tudo bem Edu sempre que posso estou lendo e vendo seu post,uma duvida sobre aros tubeless,Existe alguma medida minima ,da lagura do aro para fazer tube,por exemplo meu aro é 20mm interna e 24mm externa sera que da para fazer

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diego, a largura não importa, mas sim a perfeita vedação. Vai fazer tubeless caseiro, com a câmara de ar de aro 20?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Marino Casagrande junior

    Fala Edu, acompanho sempre seus vídeos! Ótimo trabalho!
    Gostaria de saber se a válvula presta dá pra colocar num aro com furo pra bico grosso?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marino, dá sim, inclusive existem algumas câmaras onde a porca redonda da válvula tem um rebaixo de um lado, ele se encaixa no furo maior do aro, mas dá pra usar sem isso também.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Leandro Vinicius

    Boa tarde Edu, tenho uma dúvida, da para utilizar o aro vzan deeper como tubeless sem precisar de adaptações? Em relação a válvula, sei que a utilizada por esse aro é schrader, mas só encontrei esses kits para conversão, com válvula presta, posso utilizar esta mesmo no furo maior da schrader? Obrigado pela atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, para usar aros convencionais como o Deeper, será necessário selar a passagem de ar pelos niples. Dá pra fazer isso com várias voltas de fita isolante de ótima qualidade ou usando o truque da câmara de ar de aro (Tubeless caseiro), onde essa câmara cortada fica aparecendo entre o aro e o pneu – em ambos os casos, tem que usar selante!
      Com relação ao bico, os modelos presta para Tubeless não podem ser usados, vai vazar ar, tem que ser o Schrader de caminhonete, procure em casas de pneus (bico rosqueavel para rodas de picape.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  7. Leandro Vinicius

    Mas não da para utilizar aquela fita que vem no kit para tubeless, para selar os furos da passagem dos niples? Meu objetivo é utilizar o vzan deeper para downhill leve, conhece algum outro aro (32furos) para downhill que não precise adaptar para utilizar tubeless? Obrigado pela atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, os aros para tubeless são soldados, a emenda não é aparente, mesmo com a fita, o ar escaparia.
      A fita de vedação que acompanha os aros tubeless da Vzan, resolvem bem porque são aros sem emenda, o carbon e o XCLi Tubeless.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Meire

    Oi Edu,
    Como a gente faz pra repor o liquido depois?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Meire, repõe pela válvula Presta, elas desmontam (versão para Tubless), é só posicional o bico da bisnaga de líquido e espremer.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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