Melhorando uma suspensão básica

Melhorando uma suspensão básica,

Curiosidades, Dicas

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A maioria das suspensões básicas é muito macia, será que dá pra resolver isso?

A gente já falou muito sobre a suspensão hidráulica, mostramos como ela é ajustável, leve e eficiente, mas ainda é muito cara para a grande maioria dos ciclistas brasileiros.
Já a suspensão básica, com uma ou duas molas, vem praticamente em todas as mountain bikes de 1000 a 3000 Reais, e mesmo os modelos com ajuste de Preload (ajuste de compressão da mola), são muito moles, afundam muito durante o uso, cortando parte da força aplicada no pedal e também durante as manobras.

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Eu peso 70Kg e acho elas muito moles, imagine então um ciclista de 90, 100Kg, ao montar na bike, ela já encolhe quase todo o curso disponível. Eu fiz alguns testes e descobri que dá pra melhorar isso colocando uma borracha esponjosa em um dos lados (lado vazio), assim a suspensão fica mais firme e o encolhimento é mais suave.

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A suspensão básica é muito macia, não é preciso aplicar muita força para usar todo o curso disponível.

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Borrachas espanjosas.

A borracha esponjosa é vendida em metros nas casas que vendem artigos de borracha, mangueiras e equipamentos de proteção. Testamos borrachas esponjosas de 3 medidas, uma de 15x15mm, um pedaço de meio metro custou R$3,00.
A outra medida testada foi 20x20mm, ela deixa a suspensão bem mais dura, e para finalizar, testamos a retangular, ela mede 25x15mm e é intermediária, com ela, a suspensão fica mais firme do que com essa, e um pouco mais macia que essa aqui.

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Vendidas por metro, as borrachas esponjosas estão disponíveis nestas medidas:

Se a sua suspensão tem tampa rosqueada, o trabalho é muito simples, basta colocar uma arruela grande no fundo da haste para melhorar o apoio, colocar a borracha deixando para fora 4 ou 5cm a mais. Para colocar a tampa der volta, esprema a borracha e recoloque a tampa.
Se você utilizar as borrachas mais largas, pode ficar difícil recolocar a tampa, então a sobra deve ser menor ou corte rente ao crown da suspensão.

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Suspensão com tampa rosqueada – neste lado não há mola!

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Quem tem suspensões como tampas de encaixadas, também podem usar esse recurso, mas antes terá que fazer um tampa expansiva para evitar que a borracha saia quando a suspensão encolher. Durante o encolhimento, os parafusos que prende as canelas nas hastes da suspensão sobem, pressionando a borracha em seu interior.

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Quando a suspensão encolhe, o parafuso fixado na canela sobe e comprime a borracha.

Pra fazer essa tampa expansiva você irá precisar destes materiais:

Tampa de avanço aheadset com parafuso original
Porca M6 para o parafuso
Uma fatia de mangueira de aproximadamente 15mm de largura
Uma bucha espaçadora de eixo de roda traseira
Um pedaço de guidão de aproximadamente 2cm

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Pra começar corte o pedaço de guidão em 2 partes iguais, tire as rebarbas e lime a parte interna em uma das pontas.
Agora prense a porca no tubo espaçador do eixo traseiro. Abra a mangueira fazendo um corte, na sequência faça um furo no centro para passar o parafuso.
Usando uma chave Phillips ou outro parafuso do mesmo diâmetro, amasse as laterais da bucha no lado sem a porca, temos que deixar essa peça cônica.

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Essa tampa tem que ficar bem apertada, na medida do diâmetro interno da haste, que pode variar um pouco de modelo para modelo, portanto, se for preciso, coloque dois pedaços de mangueira par aumentar o diâmetro dessa bucha.

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Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (12)

  1. KITO COSTA

    Acabei de assistir esse vídeo e, como sempre, vocês arrasaram. Parabéns. Troquei a suspensão original que tinha um curso de 80mm pela Spinner 300 que tem 120mm. É possível reduzir o curso substituindo a mola por outra menor?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Kito, tecnicamente dá, mas é bem difícil conseguir. Fale com o Paulo da Fullshock Suspension Tuning, ele pode ter as molas!
      fullshock@outlook.com
      (11) 2791-2637
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • KITO COSTA

        Valeu a dica. Já comprei os tarugos de borracha, depois que colocar eu digo como ficou.
        Abraços. Kito

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Kito, informe a gente por favor!
          Boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  2. ALMEIDA

    ola edu !!!
    antes de mais nada, gostaria de parabeniza-lo por sua iniciativa.
    mesmo sendo um profissional renomado, na área do ciclismo, vejo uma humildade difícil de se encontrar hoje em dia, alem de ser muito gentil, ao responder as duvidas de pessoas, iniciantes, como este que vos escreve, mas que também gosta de um pedal !!!
    pulando a ” pequena” introdução, vamos a duvida : tenho uma bike de entrada, 29”. estou pensando em trocar a suspensão da mesma, confesso que só ando no asfalto, mas não gosto de pneus finos (700) e tem gostaria de colocar um garfo rígido.
    estou em duvida, entre alguns modelos de suspensão, são estes que irei lhe listar. gostaria de saber , em sua opinião, qual deles vc me recomendaria.

    são os seguintes :

    1 – Rock Shox 30 Gold Tk
    2 – Suspensão Manitou Marvel Comp 29e
    3 – Suspensão Manitou 29 M30 Com Trava No Guidão.

    aproveitando o ensejo e sua boa vontade, gostaria de sanar outra duvida contigo: comprei um par de cubo deore centerlook, e estava pra adquirir um par de freios hidráulicos alivio e Rotores Rt68 Ice Tech.
    minha duvida seria a seguinte: posso utilizar estes rotores, neste modelo de freio ( alivio m4050 ) ?

    se tu puderes me auxiliar quanto as duvidas, ficarei muito grato.

    desejo muita saúde pra ti e pra família, e continue com o trabalho, que esta bem bacana !!! não custa nada, dividir o seu grande conhecimento com alguém !!!

    forte abraço !!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Almeida, obrigado pelo elogios e por acompanhar a gente!
      Vamos lá, tanto a Rock Shox quanto a Manitou são excelentes marcas. As Manitou são pouca coisa mais leve quer a Rock Shox, e o modelo Marvel é mais novo e tem desenho mais moderno nas canelas.
      Quanto a garantia e assistência técnica, só conheço da Rock Shox, é a Proparts, eles tem todas as peças e os técnicos bem treinados.

      Antes de comprar, certifique-se quanto a tipo de espiga, tem a normal (1.1/8) e a Tapered (Cônica), como mencionou “bike de entrada”, a frente não deve ser Tapered!
      Outra coisa, as suspensões podem ser para eixos 9 ou 15mm.

      Quanto aos discos, pode usa-los sim, na prática, qualquer disco pode ser usado, o que muda é o sistema de fixação, pode ser Centerlock ou Six Bolts. O modelo Ice Tech refrigera mais depressa, bom para descidas longas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. David Santos

    Edu, parabéns pelo vídeo muito bom e interessante, mas a dúvida que tenho é: posso encontrar esta tampa expansiva pronta em algum lugar pra comprar, pois eu não posso todas as ferramentas necessárias para a fabricacao da mesma?

    Responder
  4. luis henrique

    oi tudo bem??
    primeiramente parabéns pelo seu trabalho e dedicação em ajudar as pessoas…

    Edu eu gostaria de saber se vale a pena arrumar uma suspensão com trava no guidão…..
    se valer a pena essa aqui é uma boa?
    garfo suspensão rst omega 29 sem pino 100mm com trava no guidão

    estou aberto a sugestão ….
    desde já agradeço…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luis, não entendi se “arrumar” é porque está estragada, ou é conseguir uma (comprar uma)?
      É uma boa suspensão, o “sem pinos” deve ser só para freio a disco.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Augusto Afonso

    Edu, primeiramente gostaria de agradecer à Você e ao canal, pois até agora tem sido o meu maior auxilio, guia e incentivo desde que recomecei praticar o esporte. Porém tenho uma duvida, tenho uma suspensão com pre-load e trava manual; Seria possível fazer essa operação em um dos lados?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Augusto, nos modelo que os dois lados são ocupados, não dá pra colocar a borracha, ela vai bem nas suspensões básicas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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