Suspensão com molas – manutenção fácil

Suspensão com molas – manutenção fácil,

Manutenção

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Veja o passo a passo da manutenção da suspensão básica

As suspensões básicas equipam a maioria das MTB daqui e do resto do mundo, e existem muitas marcas e modelos, mas o funcionamento e os componentes são praticamente os mesmos pra todas elas.

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A manutenção é necessária para qualquer tipo de suspensão, ela durar mais e funciona melhor.

Elas pode ter as canelas em ferro ou alumínio, ter 1 ou 2 molas, e até a combinação molas e elastômeros, que são aqueles cilindros de poliuretano, e se a manutenção não for feita, elas podem funcionar mal e até travarem encolhidas.

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Componentes internos de suspensões básicas com mola ou elastômero.

Quando a suspensão começa sujar na base da haste, soltando uma graxa preta ou óleo, está na hora de desmontar pra ver como ela está por dentro, o problema é que a maioria delas não tem peças de reposição no Brasil, e muitas vezes eles estão com as buchas e retentores gastos e acabam indo pro lixo, mas dá pra aumentar a vida útil delas se a lubrificação estiver em ordem.

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Pra facilitar o serviço, tire a suspensão do quadro, e para isso você precisa apenas da chave allen 5, tire a roda, e se o freio dianteiro a cabo, ele pode ficar, é só soltar o cabo na manete.

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Conjuntos Aheadset (avanço, garfo e caixa de direção), facilitam a desmontagem, só é necessária uma chave Allen 5mm.

O primeiro passo é soltar as tampas superiores, em alguns modelos elas são de encaixe, é só puxar, mas quando tem ajuste de preload – ajuste de compressão da mola, as tampas são rosqueadas. Vamos solta-las com um soquete para chave catraca, mas pode ser uma chave fixa ou chave inglesa. Alguns modelos tem apenas uma mola.

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Em alguns modelos as tampas são de encaixe, em outros, são rosqueadas.

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A parte mais difícil é sem dúvida soltar as canelas da haste, dependendo do modelo, é só soltar os parafusos allen na parte de baixo das canelas, mas existem modelos com parafusos por dentro, ou ainda mais difícil, são por dentro e por fora,  sendo necessário utilizar 2 chaves allen, e uma delas é bem longa.

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Para alcançar o parafuso interno, a chave Allen deve ter quase 30cm de comprimento.

Com tudo solto, dá pra avaliar o estado das peças, limpar tudo fazer a lubrificação. Se o seu modelo de suspensão tem molas e elastômeros, você só pode usar graxa sintética, a graxa comum deteriora o elastômero, se forem apenas molas, pode usar uma graxa comum para rolamentos, a graxa fina para bicicletas não deve ser usada aqui.

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A graxa 100% sintética (Military Grease), é a indicada quando a suspensão tem elastômeros. Para suspensões que possuem apenas molas, use graxa para rolamentos.

Limpe tudo, lubrifique as molas e as buchas deslizantes, e para não ficas saindo graxa pelos retentores superiores, sujando o curso das hastes, aplique apenas um pouco de micro-óleo, e repita essa aplicação toda vez que você lavar a bike.

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Aplicando graxa em todas as partes, você evita ferrugem, mas a parte principal são as buchas deslizantes no interior das canelas.

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Agora a montagem, primeiro as molas e pinos do batente de retorno, na sequência encaixe as hastes dentro das canelas, colocando os parafusos externos na base das canelas.

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Inicia a montagem pelo Crown, colocando as finas hastes internas com molas de retorno.

Os parafusos da base das canelas são de segurança, pintados com tinta azul, então cole eles com trava rosca, se for usar tinta esmalte ou esmalte de unha, espere secar antes de coloca-los.  Na sequência recoloque a mola, e as tampas.

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Se houver diferença nas peças de um lado e do outro, anote ou fotografe para você não se confundir na montagem!
Agora é só recolocar a suspensão na bike, e curtir seu funcionamento macio e silencioso.

Bom Pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (10)

  1. Vinicius Rodrigues

    Edu , tenho 1,78 e peso 128 quilos , eu sou apaixonado por bikes speed , da minha casa pro trabalho levam 14 km e to querendo comprar uma caloi 10 pra iniciar na road bike. Você acha aconselhável comprar a caloi 10 e iniciar ou vc acha que eu vou quebrar ou partir a bike com meu peso ?

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    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, recomendo uma Road Bike das novas, quadro em alumínio ligas 6061 ou 7005, pode até ser a nova Caloi Strada, os quadros antigos das Caloi 10 são de ferro, não vão aguentar. Gravamos hoje um vídeo sobre rodas de Road Bike, e a Vzan tem todas prontas para ciclistas de até 130Kg, vale a pena conferir.
      Já voi esse vídeo da Pedaleria? https://www.youtube.com/watch?v=JsrSjaZMN8s
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Vinicius Rodrigues

        Vídeo bem massa Edu, eu verifiquei em umas lojas a Caloi 10 tem quadro alumínio 6061 , posso comprar nesse modelo ? Caloi speed 10 2016 quadro alumínio 6061

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        • Edu Capivara

          Pode sim Vinícius, e assiste o vídeo de sábado, sobre as rodas reforçadas para Bicicleta de Estrada.
          Abraços;
          Edu Capivara

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  2. Wesley Leal

    Boa tarde Edu!
    Venho através deste lhe pedir ajuda em relação a troca de suspensão, acompanho a muito tempo o canal e despertei interesse em pedalar graças a vocês do Pedaleria. Minha bike é uma de entrada TSW Ride, a suspensão dela está ruim e estou querendo trocar, qual tipo de suspensão você me indicaria, pois não quero gastar muito pois minha bike é de entrada, mas estou querendo uma suspensão com trava que me atenda melhor a que eu tenho. Ando mais na terra e as vezes no asfalto, desde já agradeço a vocês pelas dicas e também por ter me ajudado a entrar nesse esporte que é muito bom e que eu gostei muito.

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    • Edu Capivara

      Oi Wesley, que legal que ingressou no MTB, eu também gosto muito!
      Esse assunto é complicado, já que suspensão “que funciona mesmo”, só a hidráulica, assista os vídeos!
      Pensando em qualidade e peças de reposição, recomendo a Suntour com molas e trava, mas a recomendada seria a hidráulica, onde você tem vários ajustes, controlando a velocidade do mergulho, do retorno e calibrando de acordo com o peso do ciclista.
      Abraços:
      Edu Capivara

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  3. Vinícius Antunes Botelho

    Excelente trabalho, videos altamente instrutivos, graças a eles consegui montar sozinho praticamente toda minha bicicleta nova, mas estou com um problema que está me perturbando bastante, comprei recentemente as peças de uma bicicleta aro 29, pois antes tinha uma aro 26, ao montar, quase todos os componentes ficaram perfeitos, entretanto o cambio traseiro está me dando muita dor de cabeça, pois por mais que tenha alinhamento da polia superior do cambio com o cassete, na passada das marchas sempre acaba pulando a 5ª marcha na troca das menores para as maiores e a 6ª ou 5ª na troca das maiores para as menores. Gostaria de saber por que isso ocorre, se praticamente todos os itens estão com as especificações corretas?

    Peças do relação da bicicleta:
    Movimento Central Shimano Bb-un26 Selado 122,5
    Pé de vela shimano FC-M431,
    Cassete Shimano 9 Vel. CS-HG200 11-34D
    Corrente shimano hg53 9V
    Rapid-fire Alavanca Shimano Acera Sl-m390 3/9v.
    Cambio Traseiro Shimano Acera Rd M390 9v
    Câmbio Dianteiro Shimano Acera Fd-m390 9 V

    Responder
    • Edu Capivara

      Parabéns pelo trabalho Vinicius!
      Se está tudo certo e a gancheira NÃO está torta, só resta a tensão do cabo, faça ajustes esticando e soltando 2 voltas para ver como funciona.
      A corrente ficou bem emendada, sem link preso?
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Maryellen

    Bom dia Edu.
    A aproximadamente 01 mês eu coloquei uma suspensão nova na minha bike (ela só possui molas) e esse final de semana eu fiz uma trilha com muito barro. Senti que a suspensão está mais dura que antes. Eu devo fazer uma manutenção dessas pra tentar fazer ela voltar? Ou o que eu posso fazer? Obrigada e sucesso.
    Abraços!

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    • Edu Capivara

      Oi Maryellen, sem dúvida entrou água e lama! Agora tem que fazer a manutenção e substituir a graxa, conforme mostro no vídeo.
      Essa rigidez e atrito irão desgastar rapidamente as buchas deslizantes na parte interna da suspensão, resultando em folga entre as canelas e as hastes de curso.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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