Manutenção no pedivela Monobloco

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Conheça os detalhes e como cuidar do Pedivela Monobloco

Os pedivelas monobloco são antigos, mas ainda são usados por várias montadoras de bicicletas, principalmente para modelos básicos e infantis. Fabricado em ferro maciço, esse pedivela é pesado, mas é barato e muito simples de fazer a manutenção.
Os problemas mais frequentes enfrentados pelos ciclistas que usam esse tipo de pedivela são folgas constantes e vedação precária, pois ele utiliza uma tampa simples, que permite a entrada de terra, areia e poeira e água, por isso a manutenção dele deve ser mais frequente.

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Pedivela monobloco em bike infantil.

A manutenção dessa peça começa com a remoção do pedal esquerdo, já que a pedivela é retirada passando por dentro do central da bike, por esse motivo, os quadros destinados a ele tem centrais grandes de 45 e 50mm de diâmetro.
Para desmonta-lo, é preciso soltar a porca externa que tem 2 rebaixos e rosca esquerda. É possível fazer isso com uma talhadeira ou chave de fenda, mas a ferramenta correta é uma espécie de pinça em “V”.
Tirando essa porca e o anel trava é possível remover a tampa grande, e abaixo dela outro anel trava fica apoiado no primeiro cônico, peça responsável pelo ajuste de folga nessa caixa central.
As outras peça são 2 bacias ou caixas de esferas, 2 colares de esferas e o segundo cônico, que também é responsável por fixar a coroa ou conjunto de coroas.

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O movimento central 45mm para pedivela monobloco é composto por estes itens.

Para retirar completamente a pedivela do quadro, será necessário extrair as caixas das esferas, e isso deve ser feito com cuidado usando uma chave de fenda média. Removida a primeira caixa, a segunda é retirada batendo em seu fundo por dentro do central do quadro, isso libera todo o conjunto.
Na manutenção devem ser avaliados o desgaste das caixas esferas e cônicos, estando tudo em ordem, é só lavar os componentes, lubrificar com graxa e montar tudo novamente.|
Por conta de seu desenho e características, a segunda caixa de esferas, já posicionada sobre o segundo cônico, será puxada e encaixada no quadro durante o aperto final, com tudo montado, e a primeira caixa (lado esquerdo) pode ser colocada no quadro usando um martelo para encaixa-la.
Ao apertar o primeiro cônico, a caixa do lado direito vai entrando no quadro a até alcançar sua posição de funcionamento, e a reinstalação dos anéis trava, tampa e porca finalizam o processo.

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Lado direito do central sem a bacia, colar de esferas e cônico.

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Para remover a segunda bacia, é necessário bater por dentro do quadro. A pedivela sai quando o caminho está livre.

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Durante o aperto do primeiro cônico na montagem final, a bacia direita se encaixa no quadro, desaparecendo a folga apontada na foto.

Importante: Durante a montagem, o aperto final deve ser forte, se o conjunto ficar rodando livre (com as mãos), uma grande folga irá aparecer em pouco tempo, e deixando ele ligeiramente apertado, em poucos minutos de pedal ele se auto ajusta.

Bom pedal!

Agradecimentos a Ciclo Vila Isa.

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (16)

    • Edu Capivara

      Oi João, tudo certo?
      Neste valor, essa Caloi está boa, mas bikes abaixo de 1.500 Reais não são confiáveis, rsrsrs, é pra passear mesmo, coisa leve.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

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      • joao lucas carvalho

        vlw mano curto mt seu trabalho.

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  1. Douglas

    Boa Tarde,
    Edu, tenho uma bicicleta com esse tipo de pedal, porém quando tento usar a menor coroa da frente ao fazer um minimo de força, a mesma começa a estalar, mas as demais duas coroas, a media e a grande, consigo usar fazendo força, pedalando em pé e não acontece estalo nenhum, já mexi no movimento central, limpei e troquei a graxa, mas continua do mesmo jeito, eu acho que o problema possa ser da coroa menor, mas gostaria de saber sua opinião, pois você sabe muito mais do que eu
    abraço!

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    • Edu Capivara

      Oi Douglas, é difícil diagnosticar algo sem ver a bike e testar, mas verifique se a coroa menor apresenta algum movimento. ela é rebitada?
      Obedeça a regra de não cruzar corrente, coroa grande e pinhão grande não pode, coroa pequena e pinhão pequeno também não pode, as vezes a corrente fica raspando no câmbio dianteiro nestas condições.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  2. victor

    Caloi Aspen T18 Aro 26 (terra) ou CALOI MONTANA?

    o lugar onde vou usar a bicicleta tem muitos paralelepípedos e as unicas que cabem no meu orçamento sao essa lembrando que quero uma apena para brincar msm ficar os finais de semana todo brincando com meus maigos aqui tem muitas ladeiras entao estou meio indeciso ja que encontrei ela do msm preço claro juntamente ao frete

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    • Edu Capivara

      Oi Victor, elas são muito parecidas, o quadro muda apenas na junção do tubo superior com o canote do selim, e o grupo é o mesmo, então, a cor que preferir!
      Boa sorte com a bike nova!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  3. Rodrigo Queiroz

    Edu venha para minha cidade qualquer dia para mim te conhecer sou muito fã do seu trabalho abraços..

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Rodrigo, obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Rodrigo Queiroz

    Sou de pilar do sul sp

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  5. Sérgio Viana

    Ola Edu tudo bem,faz uns 2 meses comprei uma bike aro 29, uma mtb com o quadro azonic e um kit shimano tourney de 24v e passadores altus e freio a disco snip mecanico, até ai blz,ai começei a rodar com a bike em um mês rodei 960 km, o freio começou a chiar o cambio desregulou e tal voltei na bicicletaria para os ajustes e conversando com o vendedor começou a perguntar das pedaladas e tal e eu falei o quanto tava rodando por semana, ai ja me veio com uma conversa que teria que trocar o equipamento pois tava rodando muito e vou precisar de um equipamento melhor,me mostrou uma bike que eu gostei muito um sense impact pro 2017, eis o problema e minha duvida paguei 1800 na minha bike e sense custa 3900,ele pega a minha de volta mas sera que compensa eu trocar a bike ou fazer um upgrade na minha mesmo comprando um kit alivio com freio hidraulico.Aguardo sua resposta.

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    • Edu Capivara

      Oi Sérgio, realmente, Tourney é bem cidade, bike pra rodar com menos esforço (não menos kms), rsrsrsrs, o upgrade pode ser feito aos poucos, desde que mantenha as 24 marchas, daria pra misturar um pouco os componentes de grupos diferentes, até estar com tudo em dia. sem falar que grupos de entrada são mais pesados e sem os tratamentos térmicos no metal duro, onde há mais atrito.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  6. Rafael Gallo

    Edu, da para trocar um pedevela z por um mais moderno, tipo integrado? Obrigado, forte abraço.

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    • Edu Capivara

      Oi Rafael, para Integrado não dá, o monobloco utiliza quadros com abertura de 45mm no central, o Integrado e outros tem 34,7mm de abertura.
      O que você pode fazer é colocar a caixa conversora com rolamentos e utilizar pedivelas para eixo Square (ponta quadrada), já é uma melhora, tem pedivelas bem legais da Shimano e outras marcas para esse tipo de eixo.
      Abraços;
      Edu Capivara

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  7. Jackson

    Edu queria trocar monobloco por movimento central, mas qual modelo ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jackson, para central 45mm das pedivelas monobloco, use o eixo transformer, para pedivelas com eixo Square (ponta quadrada).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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