Manutenção no pedal

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Apesar de parecerem robustos, os pedais também merecem manutenção!

A maioria dos pedais tem uma boa vedação para o eixo do lado externo, onde fica a tampa, mas no outro lado muitos deles são abertos, facilitando a entrada de terra e água, e quando aparece uma folga no eixo do pedal é melhor fazer o ajuste rápido, se a folga ficar grande, irá comprometer as esferas e cônico.

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É fácil detectar a folga do pedal, basta segura-lo firme fazendo movimentos no sentido do eixo.

A desmontagem é simples, basta remover a tampa, verificar a medida da porca e soltar tudo. O problema é ter a chave certa, como essa porca fica embutida e alguns pedais ainda tem a carcaça passando pela frente do acesso, talvez nem todos tenham a chave correta para a manutenção. Nesse caso uma chave catraca com cachimbos pequenos funciona melhor.

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Como a porca fica embutida, não dá para usar chave fixa ou de boca comuns.

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O formato de alguns pedais impede o uso de certas ferramentas.

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A chave catraca com cachimbos pequenos é a ferramenta ideal!

Com tudo desmontado devemos lavar e verificar o estado das esferas, cônico simples e o cônico incorporado ao eixo. Estado tudo ok é só montar usando uma boa graxa. Como o esforço no pedal é bem grande e a vedação precária para impedir a entrada de sujeira, use uma graxa mais espessa, a graxa fina branca não é boa para esse componente, mas para um pedal blindado ela pode ser usada.

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Use spray desengripante para limpar as peças e caixas de esfera dos pedais, ele dissolve facilmente a graxa velha.

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Verifique o estado do cônico simples, do cônico integrado ao eixo e as esferas. Se as esferas estiverem foscas ou esburacadas, substitua todas.

 

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Para pedais comuns, utilize graxa mais espessa, ela dificulta a entrada de água e sujeira. Se os pedais forem blindados, utilize graxa fina para bicicletas.

A maior dificuldade dessa montagem é fazer o aperto final sem deixar folga ou aperto excessivo, para fazer o ajuste da folga é preciso considerar que mesmo com a arruela trava (fica entre o cônico e a porca) todas as peças giram um pouco durante o aperto, o que costuma deixar meio travado o giro do pedal. Então a gente improvisa posicionando a porca, arruela e cônico, ajudando com uma chave de fenda, ele irá impedir que cônico rode, É difícil acertar na primeira tentativa, talvez você tenha que soltar novamente e refazer esse aperto, calibrando o giro do cônico.

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A arruela travante impede que o cônico rode com a porca no aperto final, mas mesmo com ele o pedal pode ficar um pouco travado após o aperto.
Se isto acontecer, repita a operação deixando um pequena folga no cônico, ela some no aperto da porca.

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Após fazer um pedal, fica mais fácil ajustar o segundo, então inclua esse componente nas suas manutenções periódicas, assim fica cada vez mais fácil e divertido cuidar da magrela.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (2)

  1. Evandro Del Bianco

    Bom dia !
    E sobre os pedais com rolamento blindado, como é feita a manutenção?
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Evandro, nesse tipo de pedal não é necessário fazer manutenções preventivas, só a troca de rolamentos quando notar que estão prendendo ou quando a sede das esferas está amassadas, dando aquele efeito “solta / trava”.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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