Manutenção no pedal

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Apesar de parecerem robustos, os pedais também merecem manutenção!

A maioria dos pedais tem uma boa vedação para o eixo do lado externo, onde fica a tampa, mas no outro lado muitos deles são abertos, facilitando a entrada de terra e água, e quando aparece uma folga no eixo do pedal é melhor fazer o ajuste rápido, se a folga ficar grande, irá comprometer as esferas e cônico.

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É fácil detectar a folga do pedal, basta segura-lo firme fazendo movimentos no sentido do eixo.

A desmontagem é simples, basta remover a tampa, verificar a medida da porca e soltar tudo. O problema é ter a chave certa, como essa porca fica embutida e alguns pedais ainda tem a carcaça passando pela frente do acesso, talvez nem todos tenham a chave correta para a manutenção. Nesse caso uma chave catraca com cachimbos pequenos funciona melhor.

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Como a porca fica embutida, não dá para usar chave fixa ou de boca comuns.

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O formato de alguns pedais impede o uso de certas ferramentas.

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A chave catraca com cachimbos pequenos é a ferramenta ideal!

Com tudo desmontado devemos lavar e verificar o estado das esferas, cônico simples e o cônico incorporado ao eixo. Estado tudo ok é só montar usando uma boa graxa. Como o esforço no pedal é bem grande e a vedação precária para impedir a entrada de sujeira, use uma graxa mais espessa, a graxa fina branca não é boa para esse componente, mas para um pedal blindado ela pode ser usada.

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Use spray desengripante para limpar as peças e caixas de esfera dos pedais, ele dissolve facilmente a graxa velha.

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Verifique o estado do cônico simples, do cônico integrado ao eixo e as esferas. Se as esferas estiverem foscas ou esburacadas, substitua todas.

 

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Para pedais comuns, utilize graxa mais espessa, ela dificulta a entrada de água e sujeira. Se os pedais forem blindados, utilize graxa fina para bicicletas.

A maior dificuldade dessa montagem é fazer o aperto final sem deixar folga ou aperto excessivo, para fazer o ajuste da folga é preciso considerar que mesmo com a arruela trava (fica entre o cônico e a porca) todas as peças giram um pouco durante o aperto, o que costuma deixar meio travado o giro do pedal. Então a gente improvisa posicionando a porca, arruela e cônico, ajudando com uma chave de fenda, ele irá impedir que cônico rode, É difícil acertar na primeira tentativa, talvez você tenha que soltar novamente e refazer esse aperto, calibrando o giro do cônico.

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A arruela travante impede que o cônico rode com a porca no aperto final, mas mesmo com ele o pedal pode ficar um pouco travado após o aperto.
Se isto acontecer, repita a operação deixando um pequena folga no cônico, ela some no aperto da porca.

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Após fazer um pedal, fica mais fácil ajustar o segundo, então inclua esse componente nas suas manutenções periódicas, assim fica cada vez mais fácil e divertido cuidar da magrela.

Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

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