Manutenção no Freehub em casa

Manutenção no Freehub em casa,

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Tirar o Freehub do cubo é uma coisa, desmontar é outra! 

Os Freehubs também conhecidos como “cubo livre” não são muito diferentes das catracas, por dentro eles possuem um cinturão dentado e uma torre com 2 ou mais “macaquinhos”, também conhecidos como martelinhos ou paws, responsáveis por travar e tracionar a roda quando pedalamos para frente.

O Freehub é a peça que recebe o cassette, conjunto de engrenagens onde acontecem as trocas de marchas, e no MTB, existem cassettes de 7 a 11 velocidades.

img_Desmontando_Freehub_Cassette

Cassette: Grupo de engrenagens ocas, responsáveis pelas trocas de marchas na roda traseira da bike.

img_Desmontando_Freehub_Partes-02

Ao retirar o corpo do Freehub é possível visualizar todo o seu mecanismo.

Para retirar o cassetete do cubo é necessário antes retirar o eixo de roda, e na maioria das vezes utilizar uma chave allen 10 ou 12mm, dependendo da marca e modelo do cubo.
Para desmontar o Freehub é melhor não sacar ele do cubo, pois usar a roda como alavanca é mais fácil do que girar a ferramenta, mas para isso você vai precisar de uma morsa de bancada.

Após retirar o eixo, o guarda pó e as esferas, será necessário usar a ferramenta certa (extrator de dois dentes). Dá pra fazer esta manutenção em casa, mas considerando que pouca gente tem esse extrator sugerimos fazer a ferramenta, que é bem simples. Com um pedaço de ferro (barra usada para fazer portões), você consegue criar seu extrator de pista de Freehub, eu peguei o pedaço de ferro em uma serralheria aqui no bairro, veja as medidas de corte abaixo:

img_Desmontando_Freehub_Ferramentas

A esquerda, desenho da ferramenta para soltar a sede de esferas e abrir o Freehub, e a direita, a chave de dois pinos usada para este trabalho.

img_Desmontando_Freehub_Sacando_Guardapo_01

Retirar o guarda-pó do Freehub com chave de fenda sem danificar a peça é possível, principalmente quando a chave não se apoia no gurarda-pó

img_Desmontando_Freehub_Sacando_Guardapo_02

Esta é a ferramenta ideal para retirar o guarda pó do cubo ou do Freehub, ela puxa a tampa por igual.

img_Desmontando_Freehub_Sede

A “sede” das esferas do cubo é a tampa que dá acesso ao interior do Freehub.

Se o seu Freehub está fazendo barulho estranho, travando ou está duro para girar, ele pode estar sem lubrificação ou entrou sujeira após uma trilha enlameada ou lavagem da bike com máquina de alta pressão, e nesse caso, só abrindo mesmo, pois você terá que limpar todas as partes e colocar nova graxa.

A lubrificação dele é feita com graxa branca fina ou graxa verde nas esferas, com quantidade suficiente para elas grudarem durante a montagem. Atrás dos macaquinhos (paws), coloque pouca graxa. Nunca coloque graxa no cinturão dentado no corpo do Freehub, isso pode atrapalhar o funcionamento das travas.

img_Desmontando_Freehub_Graxa_Paws

Nos macaquinhos (paws), pouca graxa, só atrás, entre eles e o corpo do castelo, evitando que o giro do Freehub seja lento.

Concluindo a ferramenta, prenda-a na morsa e encaixe o Freehub nela. A parte central comprida fica dentro do furo da pista que iremos desrosquear, e atenção, essa rosca é esquerda (anti-horária), então para soltar, faremos o movimento de “apertar” um parafuso normal.

Quando retiramos essa pista, temos a visão das esferas e dos macaquinhos ainda encaixados no cinturão dentado, cuidado para não perder nada, incluindo as finas arruelas de assentamento da pista na torre.
Lave todas as peças com desengraxante ou gasolina, observando se tem alguma esfera gasta ou quebrada. Algumas casas que vendem rolamentos também vendem esferas, leve algumas como amostra. Se precisar tirar os macaquinhos da torre, remova o anel de aço que passa por cima deles, usando uma chave de fenda fina.

img_Desmontando_Freehub_Partes-01

A “sede” das esferas do cubo, peça que dá acesso ao interior do Freehub tem rosca anti-horária!

Seque tudo e inicie a montagem passando a graxa nas áreas das esferas inferiores, coloque todas elas e encaixe o corpo do Freehub. Com ele no lugar, distribua as esferas superiores, ajeitando-as com uma chave de fenda ou palito. Coloque as arruelas e a seguir a pista das grandes esferas do eixo, apertando com a chefe que você fez.

Agora é só montar as esferas do cubo, colocar o eixo de volta e fazer o ajuste de aperto sem deixar folga!

Se você não tem as ferramentas básicas como chaves dos cônicos e porcas externas do cubo, extrator de cassette, morsa e habilidade para fazer a ferramenta a partir de um pedaço de ferro, confie sua bike a uma oficina especializada!

Bom pedal!

 

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (52)

  1. Matheus

    Olá, gostaria de saber onde encontro a ferramenta de dois pinos para remover a sede de esferas. Obrigado!

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    • Edu Capivara

      Oi Matheus, no Brasil tá difícil, não encontrei. Estamos estudando fabricar um lote piloto da chave (redonda) da foto.
      Você tem interesse em adquirir uma?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Matheus Ribeiro

        Olá tenho interesse em adquirir a ferramenta sim. Uma outra pergunta, onde encontro essas esferas de freehub e catracas? pois normalmente só encontro para os cubos.
        Tem um video no youtube que mostra como desenvolver a ferramenta para o freehub a partir de um cachimbo 21mm, bom eu estou desenvolvendo minhas habilidades como torneiro mecânico, mas acredito que vocês consigam fazer essa ferramenta.
        https://www.youtube.com/watch?v=1qBk5pePGRg

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Matheus, tudo certo? Já vi esse vídeo, o processo é legal, mas a ferramenta é muito dura (Cromo Vanádio), detona a ferramenta de usinagem da fresa.
          Estamos cotando para produzir a ferramenta, vamos colocar em nossa loja online quando estiver pronta. loja.pedaleria.com
          Boa sorte na bike e no aprimoramento de sua habilidades de torneiro mecânico, admiro muito essa profissão!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
      • Cleiton Cruz

        Tbm quero uma ferramenta desta Edu,que abre a central das esferas do free hub!!!

        Responder
  2. Fernando Gelbcke

    Adoro ver esses tutoriais. além de muito uteis, dou risadas de monte com vcs!! Mas cubos shimano são terríveis para fazer manutenção. Viva os rolamentos selados!

    Responder
    • Edu Capivara

      É verdade Fernando, tem muito ajuste pra fazer, cone aqui, ali, se errar o aperto prende ou fica com folga… Nisso eles estão na era da pedra!
      Obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Marcelo Melo

    Eduardo, quero parabenizá-los pela iniciativa e bom humor com que dissemina informações tão necessárias para quem não vive sem um pedal!
    Quando jovem, (hoje tenho 42), realizava a manutenção completa de minha bike, porém fiquei afastado dos pedais por vinte anos praticando running amador, só retomando agora.
    Quero que saiba que só pude compreender essa nova tecnologia graças aos vídeos produzidos principalmente por você e sua equipe!
    Também tenho interesse em adquirir ferramenta para desmontagem do freehub, pois ó de minha bike já implora por uma limpeza…
    Um grande abraço e que você continue esse trabalho tão sério e necessário, sempre regado de apropriado bom humor!!!

    Responder
  4. evandro

    preciso da ferramenta para desmontar um nucleo shimano que está travado, voces tem essa ferramenta?vlw

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Evandro, temos sim, acabaram de vir da têmpera, só falta aplicar o logo Pedaleria. Quantos dias pode esperar pra comprar?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Maurcio

    Boa Tarde Edu !

    Edu qual graxa você recomenda ?
    Teria como montar um kit com esferas graxa e ferramentas ?
    Adoro suas materias sempre aprendo mais um pouco e faço em casa e na bike dos amigos

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Maurício, uma graxa fina, que não segura demais o movimento. Geralmente é a graxa branca para bicicletas.
      Estamos fabricando a ferramenta (soquete) para abrir o Freehub, aguarde mais uns dias!!!
      em breve estará na loja junto com as outras que vendemos.
      loja.pedaleria.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Maurcio

        Obrigado Edu .
        Aguardo anciosamente

        Responder
  6. vanderson diego

    Primeiramente quero parabenizá-los pelo trabalho sendo realizado por voce e sua equipe, muitos que estã iniciando ou até mesmo aqueles que procuram se aprimorar, carregam seu nome como referência pelo vasto conhecimentono mundo das “BIKES”.
    Tenho um par de rodas vzan desses modelo overhill (coisa de iniciante mesmo), recentemente, o nucleo, começou a fazer um barulho do tipo estalos o que me parece ser nos dentes da catraca. Preciso sacar o nucleo mas nao tenho esta chave de dois pinos. O cubo é com rolamentos mas o sistema e similar, com duas pequenas entradas. O prblema é que o eixo so pode ser retirado se o nucleo sair, mas a chave proposta teria que ser a chave da direita na imagem que mostra o tipo de chave a ser utilizada. Mas nao sei se as medidas seriam as mesma do cubo utilizado neste tutorial. Até mesmo na troca do nucleo necessitaria desta chave. Eu gosto de fazer a manutençao da minha bike. Preciso desta chave e agradeço muito se pudermme ajudar.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vanderson, obrigado por acompanhar nosso trabalho, e curtir!
      Essa matéria rendeu tanto que desenvolvemos a chave, ela estará em nosso loja online em poucos dias, dá pra esperar?
      As peças estão na têmpera, e a embalagem sendo produzida.
      A maioria dos núcleos (Freehub), tem as mesmas dimensões, e utilizam a mesma ferramenta. Infelizmente o seu freehub é bastante problemático, segundo o mercado/oficinas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • vanderson diego

        .Estes modelos de freehub “dão pau” logo após a garantia kkkkkk, são programados. Vou ficar na espera da chave. Os seus videos ja me auxiliaram muito, e ainda auxiliam. Até me arrisco da uma de sabidao com os colegas kkkkk, mas claro que sem deixar de mencionar que aprendi no canal “Pedaleria”. Agradeço pela atençao e desejo (para o bem de todos nos ciclistas), muito sucesso a voces, e que cresçam mais e mais. Vlw. Abraço

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Vanderson, conte com a gente!
          As ferramentas estão no “forno”!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  7. cristiano

    Olá a todos.
    Só passei pra dizer, que gostei muito desse site. O nível das informações contidas são de alto nível. Parabéns!!! Acabei de abrir meu Freehub. Eu já sabia como. E é por isso mesmo que gostei muito deste. Está muito fiel a realidade. Bom, tambem não tinha a chave vampirinho. Estava prestes a esmirilhar um pito 21mm ching-ling, mas tive outra idea. Apenas serrei um pedaço de ferro chato que desse a largura,(como se fosse uma grande chave de fenda), e virei com um alicate de pressão.(Abro muito raramente o freehub, então compensou). Mas pra quem abre direto, o melhor mesmo é a ferramenta específica.

    Responder
  8. Asilar Lorenzon

    Oi Edu, tudo bem mano? meu free hub está com folga, eu conseguiria acabar com esta folga eliminando uma dessas arroelas finas? abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Asilar, as esferas devem estar gastas, tirando 1 arruela pode dar certo, mas vai depender do nível do desgaste, pois pode ficar preso ou com folga sem ela. Tente trocar as esferas, é melhor!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Asilar Lorenzon

        Olá Edu, tudo bem fera? Eu desmontei o freehub e retirei uma das arroelas, ficou um luxo, sem folga nenhuma, maravilha, aconselho fazer quando se está com muita folga, a pedalada ficou mais firme e até o barulho dos macacos ficou bom, abraço.

        Responder
        • Edu Capivara

          Boa solução Asilar, mas se trocar todas as esferas, terá que colocar a arruela de volta!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  9. Gabriel

    Boa tarde, Edu!
    Segui os passos do tutorial que, diga-se de passagem, é ótimo. Porem não tive exito. Não teve cristo de afrouxar a sede das esferas. a chave fabricada entorta e não solta a sede. (Tentei até inverter o lado do giro, no desepero). Já aconteceu com você? Meu freehub também está com folga e queria fazer a troca das esferas para ver se melhora antes de simplesmente trocar o conjunto.

    Responder
  10. Leonardo Neves

    Edu, bom dia.
    Na hora de fazer a manutenção do meu cubo de esferas, acabei entortando o guarda pó do cubi traseiro, do lado oposto do cassete. Agora não consigo encaixar mais ele. Existe isso a venda separado? Meu cubo é da marca Quando.
    Obrigado

    Responder
  11. Leonardo Neves

    Olá Edu.
    Acabei danificando o guarda pó do cubo traseiro, lado oposto do cassete. Como faço agora, pois ele não quer encaixar. Meu cubo é um quando. Muito bom os seus vídeos. Abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, amassou muito, não dá pra recuperar?
      Tente conseguir um parecido, de algum cubo sucateado nas oficinas.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Leonardo Neves

        Edu, consegui recuperar, mais pra frente irei trocar por um cubo de rolimã selado.
        Obrigado!

        Responder
  12. felipe

    fala edu! tem alguma forma de fazer uma mola do freehub (uma com mais pressão) pois a minha na hora da montagem quase que quebra, ai queria saber se em como eu usar ou fabricar outra mola,

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Felipe, as molas são fabricadas em finas chapas de aço ou arame (dependendo do modelo), se conseguir estes materiais dá pra fazer.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. douglas

    Olá, Boa noite. Desmontei meu frehub e estou um pouco perdido nas esferas. Queria saber quantas vão na parte superior e inferior do freehub. O cassete é para 9 V. Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Douglas, os freehub possuem o mesmo número de esferas em cima e em baixo, pois é um sistema paralelo, se fosse cônico poderia ter menos esferas na parte de cima.
      Não sei o número exato de esferas, não tenho nenhum desmontado aqui, mas elas devem ocupar toda a volta da sede de esferas. casas que vendem rolamentos também vendem esferas avulsas, caso precise repor.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Valmir

    Edu estas duas ferramentas p desmontar free hub como eu consigo.

    Responder
  15. Phillip

    Boa tarde,
    Adquiri um cubo deore traseiro novo, com k7 novo também, está tudo bem apertado, não tem nem como apertar mais, mas parece que o k7 tá bambo, pois aparenta ter uma mínima folga. Isso é normal?.
    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Philip, a folga é normal, segurando pelo cassette ela é mais aparente, deve ser a folga de ajuste dentro do freehub, pois ele é com esferas soltas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. Gustavo

    Qual graxa usar na lubrificação?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gustavo, graxa fina para bicicletas, qualquer marca e cor!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Cleiton Cruz

    Edu,tenho um cassete x1 sram,que quebrou as aletas de encaiche da cha ve ora sacar!!! E agora me da uma luz,meu fre hub ja esta precisando de manutenção…è uma evereste mgc!!

    Responder
  18. Daniel gregorio

    Edu, gostaria de saber qual tamanho das esferas de dentro do freehub.
    Voce sabe se sao 3/32 ?
    Ou nao?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, são 9 esferas 1/4 de cada lado.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Ricardo Casé

    Olá, meu k7 tá com folga nos macaquinho, até parece que quebrou algum! Tem solução para isso ou só outro cubo mesmo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, as esferas podem estar gastas, ou até ter mesmo macaquinhos quebrados. As esferas podem ser compradas em casas de rolamentos (esfera 1/4), os macaquinhos são difíceis de encontrar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. Gustav Vieira

    Edu! Só vc pra me salvar. Estou procurando um Freehub Shimano Exage para uma Trek 830 7 marchas, pois está faltando um paw/macaquinho. Já procurei com todos meus contatos e nada (nem freehub nem macaquinho). Achei um cubo na internet, caro, mas não tenho certeza da compatibilidade. Sabe onde encontro aqui em na capital SP? Valeu!

    Responder
  21. José Romildo de Souza

    Bom dia Edu! Sou um jovem ciclista de 70 anos, sou muito teu fã, vejo os teus vídeos todos os dias, e já aprendi muitas dicas com vc. Como sou da área de manutenção eletromecânica gosto muito de fazer os reparos em minha duas bikes. Ao fazer manutenção no freehub observei que a sede das esferas superior estão um pouco gasta, gostaria de saber se ela vende separata ou se vc tem alguma dica, pois não gostaria de perder esse Freehub. Abraço e fica com Deus.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, obrigado por acompanhar a gente!
      Infelizmente, aqui no Brasil, a política dos importadores é, gastou troca tudo!
      Lá fora você encontra peças e componentes isolados, sem a necessidade de trocar o cubo ou freehub todo.
      Dá uma olhada no e-bay, tem vendedor que envia para o Brasil, e esse tipo de peça não terá impostos, vem em um envelope!
      Outra opção é comprar bubo sucateado, com freehub travado, a caixa pode estar boa!
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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