Quando fazer a manutenção na bike

quando fazer a manutenção na bicicleta, pedaleria, quando fazer a manutenção na bike, manutencao na bike, manutencao na bicicleta, calendario de manutencoes na bike, quando trocas as pastilhas de freio da bike, quando fazer a sangria dos freios, quando trocar os pneus da bicicleta, quando lavar a bicicleta, quando levar a bike ao mecanico, quando levar a bicicleta no mecanico, quando levar a bike na oficina, levando a bike na oficina, como fazer a manutencao na bike, mecanica de bike, mecanica de bicicleta,
Quando fazer a manutenção na bike,

Dicas, Manutenção, Videos

10

Quando devo fazer a manutenção na bike?

Tem muito ciclista que não se importa com isso, não coloca nem óleo na corrente de vez em quando, mas tem outros que levam a séria a manutenção da bike, que a principio pode parecer cara, mas como as bikes e componentes estão muito sofisticados, esse gasto vale a pena!

As manutenções periódicas evitam o desgaste prematuro dos componentes, e até detectam possíveis quebras de cabos de aço, raios, o desgaste das pastilhas de freio, e por aí vai, mas como agendar essas manutenções de forma coerente pra não gastar muito, será que dá?
Na oficina, o trabalho pode ser simples ou sofisticado, dependendo do que você faz com a bike e também qual o período entre as manutenções. Quem pedala mais na cidade como lazer ou mobilidade a manutenção é simples, quem faz trilha todos os finais de semana a manutenção é pesada, tem que desmontar tudo mesmo!

Pra tirar isso a limpo e criar um calendário de manutenções a gente foi conversar com o pessoal do Centro Técnico da Biketoor, na Zona Sul de São Paulo, pois eles tem muitos clientes com esse perfil, ciclistas que não descuidam da manutenção das magrelas.
Segundo o especialista Alex Sandro, quem pedala uma MTB na cidade, pega poeira, alguma chuva, a manutenção deve ser feira 2 vezes por mês, verificando a lubrificação da corrente, pressão dos pneus e a centralização das rodas, principalmente se a bike rodar com pneus mais finos, que sentem mais as irregularidades e buracos.

img_manutencao_MTB_Bomba

Principalmente na cidade, pneus bem calibrados durão mais e a bike roda mais rápido!

img_manutencao_MTB_Centralizacao_Rodas

Rodas bem centralizadas mantém a bike estável, sem puxar ou vibrar, e se os freios atuam nos aros, esse cuidado é fundamental.

img_manutencao_MTB_Pano_Umido

Evite lavar a bike com mangueira ou máquinas de alta pressão, muitas vezes o pano úmido resolve, mas se não tiver jeito, esteja disposto a desmontar tudo para repor a lubrificação.

No caso do ciclista que faz trilhas todos os finais de semana, enfrentado poeira, água lama e terreno bem acidentado, é aconselhável desmontar toda a bike para fazer uma manutenção mais detalhada, se estendendo aos cubos, pedais, caixa de direção e de centro, retirando a corrente, desmontando a pedivela e até a suspensão, trocando o óleo alguns veladores, outro componente que normalmente se troca são os cabos dos câmbios.
Essa manutenção deve se repetir toda semana ou após o uso da bike em trilhas pesadas.
Segundo Alex, os componentes estão muito mais sofisticados que os modelos de alguns anos atrás, e eles requerem manutenção especializada, não apenas as ferramentas, mas também conhecimento, produtos que não ataquem o carbono, a anodização e que tenham um cheiro agradável, pois muitas destas bicicletas são transportadas no interior dos veículos.

img_manutencao_MTB_Limpeza_Corrente

Fique de olho na limpeza da corrente, coroas e cassette, pois esses componentes sofrem desgaste acentuado em condições extremas de uso.

img_manutencao_MTB_Pastilhas

Chuva e lama podem acelerar o desgaste das pastilhas de freio, e este item também deve ser observado nas manutenções periódicas.

img_manutencao_MTB_Corrente

No uso urbano, lubrifique a corrente 1 vez por semana, no fora de estrada, sempre que for fazer trilha, lembrando que existem os óleos para ambientes úmidos e o teflonados para ambientes secos e com poeira.

Com poucos recursos e sem o ferramental adequado, a gente pode ir até certo ponto, quem tem a possibilidade de dar um trato na bike em casa, pode manter limpa e lubrificada a transmissão, utilizando lavadores de corrente, um desengraxante e algumas escovas, pois esses componentes são os que sofrem maior desgaste em  condições severas, e para fazer mais do isso, você precisa ter várias ferramentas, cavalete de manutenção, produtos de limpeza especiais, etc, ou considerar a possibilidade de largar as trilhas, mas isso não dá pra fazer não é?

Bom pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (10)

  1. Leandro Gonçalves Nunes

    Cara, quando descobri esse site, achei sensacioanal! As dicas são providenciais para mim, que estou inciando na bike. Edu, tu é muito engraçado nos teus vídeos e fala muito bem explicado. EU fico concentrado vendo. Impressionante. Além do bom humor que você imprime no diálogo, é simples e objetivo. Parabéns à você e toda sua equipe !

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Leandro, agradeço por acompanhar e curtir nossas publicações!
      que bike/modalidade você pedala?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Leandro Gonçalves Nunes

        Oi Edu, tenho uma caloi Explorer 30, MTB. No momento, estou fazendo passeios noturno aqui em Fortaleza. To gostando muito. Mas já fiz uma trilha e recomendo. Foi muito massa!
        Abraços!

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Leandro, tanto os passeios quanto as trilhas são muito bons, dá pra fazer exercício, amizades e se divertir!
          Desejamos um ótimo pedal para todos os ciclistas de Fortaleza!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  2. Torres

    Boa noite gostaria de ver a mensagem de um freehub.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Torres, não entendi o que quer saber!
      Que mensagem?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Itamilson Silva

    Olá, Edu
    Sou iniciante estou a dois meses pedalando é muito bom estou adorando ! Minha dúvida e sobre a manutenção conjunto de tração, como fazer , quais produtos posso utilizar para limpar corrente e etc.
    Obrigado, forte abraço ! gosto muito dos seus vídeos.

    Responder
  4. Aluizio Ferreira Junior

    Oi Edu, se puder faz um vídeo reunindo todas essas e outras informações sobre manutenção da bike, minha nova está chegando e gostaria de saber como manter ela em dia com um vídeo bem detalhado sobre isso. Ah… E gostaria de dizer que nunca fui muito fã de bikes mas desde que conheci seu canal comecei a me “apoixonar” por isso! Vlw

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Aluizio, é bem difícil determinar quando fazer a manutenção, já que cada um usa a bike de uma forma, em certo tipo de terreno, com sol ou com chuva, rsrsrsrsr, mas vou pensar em algo, obrigado!
      Temos vários vídeos de lubrificação, lavagem, trato na relação e componentes específicos. Tem um vídeo com título “Vai graxa ou vai óleo”.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta