Macarrão é bom

Macarrão é bom,

Curiosidades, Saúde

2

Macarrão

Você sabia que um bom prato de macarrão pode ajudar o ciclista a recuperar a energia e a ganhar massa muscular depois da pedalada?

Isso acontece porque temos, nos músculos, uma reserva de energia armazenada em uma estrutura chamada glicogênio. O glicogênio é um estoque de carboidratos, que nosso organismo utiliza logo no início de uma atividade física. Durante uma boa pedalada, esse estoque pode ser esgotado em menos de 1 hora. E a melhor forma de repor essa reserva, logo após o exercício, é a ingestão de algum alimento rico em carboidratos, de fácil digestão, como por exemplo uma massa. Temos que lembrar que, quanto mais rapidamente fornecemos o carboidrato para o nosso corpo, melhor ele vai refazer os estoques de glicogênio muscular.  Isso é muito importante para preparar o organismo para um próximo treino ou etapa de competição.

Um bom prato de macarronada ajuda o ciclista

Para que a reposição seja satisfatória, deve-se consumir, na refeição após o treino, de 1 a 1,5g de carboidratos por kg de peso. Uma pessoa de 70 kg, por exemplo, deve consumir de 70 a 105g de carboidratos, quantidade esta encontrada em 3 xícaras de macarrão cozido.

Você pode adicionar outros ingredientes, para completar o valor nutricional, como por exemplo, proteínas de origem animal (carne, frango, peixe) e proteínas de origem vegetal (ervilha, vagem, soja). As proteínas vão fornecer aminoácidos para a construção e reparo do tecido muscular. Incremente com verduras e legumes, fontes de vitaminas e minerais. Quanto mais completa a sua refeição depois de pedalar, melhor!

Macarrão e ervilhas

Quer uma receita?

ESPAGUETE COM BRÓCOLIS E FRANGO

Ingredientes:

8 sobrecoxas pequenas

10 g de cebola ralada

alho a gosto

1 colher (sopa) de suco de limão

orégano a gosto

1 colher (chá) de molho inglês

200 g de brócolis

50 g de champignon

1 colher (sobremesa) de molho de soja

100 g de espaguete

1 colher (sobremesa) de cheiro verde picado
Preparo:

Tire a pele das sobrecoxas e tempere-as com alho, cebola, limão, orégano e molho inglês. Coloque-as em uma panela antiaderente e frite-as até dourar. Junte um pouco de água e deixe até ficarem bem coradas e cozidas por dentro. Reserve. Na mesma panela, coloque o brócolis, o champignon e refogue por alguns minutos. Junte o molho de soja e reserve. Cozinhe o macarrão em uma panela com 2 litros de água, sal e 1 colher (chá) de óleo de soja. Quando estiver al dente, escorra, coloque em uma travessa e guarneça com os legumes e o frango reservado. Polvilhe com o cheiro-verde

Boas pedaladas e bom apetite

Tags:

Sobre o Autor

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Comentários (2)

  1. fabiano carvalho

    Oi, eu pedalo e emagreço muito, acho que meu metabolismo é rapido. Gostaria de melhorar minga alinentaçao, o qye oreciso fazer?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabiano, tudo certo?
      Eu também sou assim, mas observe se está demorando a voltar pro seu peso de sempre. Qualquer dúvida, consulte um nutricionista ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta