Lubrificação das alavancas Rapidfire

BNR-Lubrificacao_Rapidfire
Lubrificação das alavancas Rapidfire,

Dicas, Manutenção

2

Hoje as alavancas Rapidfire utilizam mecanismos simples, e a manutenção é fácil de fazer.

A alavanca de mudanças Rapidfire surgiu em 1990, substituindo o thumbshifter, uma alavanca que fica em cima do guidão, e obriga o ciclista a soltar a manopla pra fazer as mudanças de marcha.

img-Lubrificacao_Rapidfire_01

O primeiro Rapidfire a chegar no Brasil, no início da década de 90.

img-Lubrificacao_Rapidfire_03

O Thumbshifter, primeira alavanca de mudanças a equipar as MTB, obriga o ciclista a soltar as manoplas para fazer as trocas.

De 1990 pra cá, elas ficaram mais leves e mais simples, antes elas tinham muitas peças, e manutenção desse tipo de alavanca é relativamente fácil, e se você não lava a bike com frequência, não molha muito esses componentes, principalmente com máquinas de alta pressão, fique tranquilo, dá pra rodar alguns anos sem fazer nada.

img-Lubrificacao_Rapidfire_02

O Rapidfire oferece trocas de marchas precisas e rápidas.

Se você acha que as trocas de marcha estão duras comparado com o que já foram um dia, pode estar na hora de fazer a manutenção.
Esse serviço pode ser feito de 2 formas, tirando o cabo de aço e tirando a alavanca do guidão, ou deixando tudo lá, que dá menos trabalho de desmontagem e montagem, mas te obriga a fazer algumas manobras durante o serviço.

O primeiro passo então é tirar a carcaça externa ou pelo menos a tampa redonda anexa a uma das alavancas, são parafusos Phillips bem pequenos, vamos usar chaves finas.
Agora vamos aplicar o M1 pra dissolver graxa velha e sujeira. Espere alguns minutos para o desengraxante agir, seque tudo da melhor forma que puder, o ideal tirar o desengraxante lavando com água e detergente, e bater um ar pra secar bem.

Agora vem a lubrificação, no eixo principal vai óleo, pode usar o óleo de corrente, 1 gota no eixo e outra por cima, nas aberturas.
O Rapidfire utiliza uma catraca simples, quando acionamos a alavanca, uma garra avança e pega 1 dente da pequena engrenagem, então vamos lubrificar a catraca e os dentes com graxa fina para bicicletas,  com um engraxador é mais fácil, mas eu gosto de fazer esse trabalho com um pincel, porque no Rapidfirei não se coloca muita graxa.

Se você não tem experiência, não desmonte mais nada, apenas a carcaça externa e essa tampa, se soltar uma das molas, pode ficar  complicado recoloca-la. Se não quiser se arriscar, leve a bike no seu mecânico de confiança, mas lebre-se, cabos velhos, sem lubrificação e conduites muito longos, também deixam duras as mudanças de marcha!

Bom Pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (2)

  1. Atila

    Capivara boa noite,vc pode me indicar onde vende esta sapatilha click da shimano.Desde de ja agradeço.Atila (ferraz de vasconcelos)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Atila, na Anderson Bicicletas vende, o telefone de lá é (11) 5687-2099
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta