Já se decidiu, vai comprar bike 29?

Já se decidiu, vai comprar bike 29?,

Dicas, Novidades, Videos

100

Para quem quer bike 29 com 24 marchas, essa é uma boa opção!

Se você está procurando uma bike para usar na cidade, passeios noturnos e iniciar suas aventuras por estradas de terra e até mesmo trilhas leves, apresentamos uma boa opção, com ótimo custo benefício. Testamos!!!

BT-Compre-aqui

Tirando as grande marcas já conhecidas por todos (e caras), a maioria das bikes de entrada utilizam componentes de várias marcas e modelos, pois os fabricantes atendem aos pedidos dos compradores criando seus modelos com base no menor valor possível, tirando delas algumas peças que integram um determinado grupo, e colocando em seu lugar peças similares. Repare bem, suspensões “toda” de ferro, sem nenhum tipo de regulagem, câmbios de uma marca, pedivela de outra , freios de marcas desconhecidas, não que eles não funcionem, mas fogem do padrão quando procuramos um certo grupo de peças da mesma família, e é obvio que isso eleva um pouco o preço final, mas vale a pena!

img_Apex_Vermelha_Lado

O modelo com quadro de 19 polegadas é destinado a ciclistas com altura entre 1,75 e 1,90m.

Como muitos já sabem, a Pedaleria tem loja virtual, e somos muito criteriosos com os produtos que vendemos, testando e ajudando sempre que possível no aperfeiçoamento de acessórios, componentes e até mesmo bicicletas, passando nosso parecer aos fabricantes, relatando determinada característica e comportamento do produto em diversas aplicações.

A gente estava procurando uma boa opção de bike aro 29 de “entrada”, bike para quem quer começar, pra colocar na nossa loja e indicar pra quem está procurando, testamos várias modelos e marcas, e de uma forma geral elas sempre apresentaram um detalhe, uma coisinha que eu mudaria.

img_Apex_Lado_Preta

Escolhemos o modelo MA 760 da Apex por atender a essa busca pelos detalhes e acabamento, uma bike que se saiu muito bem na cidade, na terra e nas trilhas leves que enfrentamos. As bikes de aro 29 são grandes, sua roda com o pneu mede 72cm de altura, e a maioria delas nesse padrão é muito pesada, chegando a 17kg dependendo dos componentes e tamanho do quadro.

Aros e suspensão

Esta Apex pesa cerca de 15kg no modelo com 17 polegadas, e a explicação é simples, a escolha das peças e componentes. As rodas completas e a suspensão podem elevar muito o peso da bike, pneus baratos e com cravos altos são muito pesados e seguram muito, tanto na terra quanto no asfalto, aros para qualquer tipo de freio, V-brake ou disco, outro erro comum, pois se a bike tem freios a disco, os aros podem ser mais leves, já que não há sapatas de freio desgastando a parede lateral do aro durante a frenagem, e eles são pare dupla com 32 raios.

img_Apex_Ajuste_Preload

O ajuste de Preload (pre carga na mola), ajusta a suspensão ao peso do ciclista.

Suspensão toda de ferro, crown e bengalas pesa muito, por isso a Apex vem equipada com uma suspensão de alumínio com 100mm de curso, com ajuste de preload (pre carga da mola), um recurso capaz de ajustar o funcionamento da suspensão ao peso do ciclista.

O quadro

A principal estrutura da bike é o quadro, e este foi criado com o down tube hidro formado, processo que “infla” o tubo dentro de um molde com alta pressão de água, garantindo formas e curvas perfeitas sem “rugas”, diferente dos modelos criadas nos processos tradicionais com máquinas que curvam os tubos.

img_Apex_Lado_Branca

No modelo branco, a suspensão acompanha a cor do quadro, dando um toque mais esportivo a bike.

img_Apex_Frente

A frente do quadro (head tube) com caixa de direção integrada – visual mais limpo!

Head Tube (tubo frontal) com caixa de direção Integrada (embutida no tubo), e com espanadores e “cone” para integrar a caixa de direção ao avanço do guidão.
O alumínio 6061 é tradicional, é a liga mais usada na fabricação de quadros de bicicleta, é leve e possui a flexibilidade necessária para resistir e dar conforto ao ciclista.

A Apex está disponível em dois tamanhos, o 17”, ideal para ciclistas de com altura entre 1,55m e 1,70m, e o 19”, para ciclistas de 1,75m a 1,90m.

Componentes

As bikes tem 24 marchas, ou seja, 3 coroas e 8 engrenagens, e está equipadas com o grupo TX800 da Shimano, sendo ele os câmbios e alavancas de mudança, a pedivela e eixo central tipo cartucho selado, cassette de 8 velocidades e freios a disco mecânico com rotores de 160mm.

img_Apex_Pedivela_Cambio

A bike é equipada com pedivela de 3 coroas (42 – 34 – 24 dentes) e câmbio Shimano Tourney e movimento central tipo “cartucho selado”.

img_Apex_Cambio_Traseiro

Cassette Shimano de 8 velocidades – mais leve que as tradicionais catracas.

img_Apex_Alavancas_EZ_Fire

Alavancas de mudança de marcha Shimano EZ Fire – pode reduzir até 3 marchas na mesma operação.

As alavancas de mudança ST-TX800 “EZ Fire” para uso com os dedos indicador polegar, tem a capacidade de reduzir até 3 marchas em um único golpe, recurso muito útil quando o ciclista se depara com uma subida forte e não tem tempo de reduzir uma marcha de cada vez. Este recurso equipa a muito tempo bicicletas com grupos mais caros e sofisticados.

Freios a disco mecânico (a cabo) com manetes de freio confortável para dois dedos. Pinça de freio com todos os parafusos para chave Allen 5mm, sendo possível instalar/retirar o freio, soltar/fixar o cabo de aço e fazer o ajuste de aproximação da pastilha de freio com a mesma ferramenta.

img_Apex_Freio_a_Disco

Freios a disco mecânico – o ajuste de aproximação da pastilha é feito com facilidade pelo lado interno da pinça.

Canote de selim, avanço e guidão na medida 31,8. Avanço Aheadset oversize, com 70mm de extensão, e cantor de selim com “carrinho” equipado com selim confortável de 15cm de largura.

img_Apex_Avanco

Avanço, guidão e canote de selim na medida 31,8mm – resistente!

img_Apex_Selim

Cores e acabamento

As bikes são pintadas e adesivadas com película conhecida com adesivo a base de água, extremamente finos, eles ficam protegidos por uma camada de verniz transparente. São 3 cores para o modelo 17 polegadas, vermelho, branco e preto, a versão de 19 polegadas está disponível apenas em vermelho.
No modelo de cor branca, a suspensão também é dessa cor, deixando a bike muito bonita e moderna
Por fim, as rodas com adesivos fazendo combinação com o quadro, foram montadas com cubos, aros e raios pretos, dando muita esportividade ao modelo.

img_Apex_Grafismo

Grafismo leve e agradável, no quadro e nos aros.

Fica então essa dica para quem está procurando uma MTB 29” confortável e bem montada para suas primeiras aventuras.

BT-Compre-aqui

Bom pedal!

Tags: , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (100)

  1. Ivo

    Ola Edu,
    sou um fan seu assisto a todos os seus vídeos e post, gostaria de receber uma camisa Pedaleira curto prazo caramba, as dicas e repasso a todos os meus amigos do pedal. Se você sentir no coração em presentear com uma camisa vai ser show.
    Foi maravilhoso este ano com suas dicas e que o ano que vem seja mais ainda melhor para você e novas dicas para nós.
    Abraço a você é sua equipe

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ivo, obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Me mande seu endereço, vou ver o que consigo fazer!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Leandro

        Edu vejo varios anincios de bike aro 29 (a qual pretendo comprar) da caloi

        Caloi Two Niner por exemplo a duvida eh compensa iniciar com uma MTB dessa ou tem opções com melhor custo bemeficio?

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Leandro, depende do que quer fazer, para usar na cidade e trilhas leves de vez em quando, a bike pode ser de entrada (mais barata, com 21 ou 24 marchas), mas se tomar gosto pelo esporte, logo irá querer trocar.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  2. victor

    mano sou muito teu fan!!!!!!!! não perco um post! curti muito esse vt da ar29, abraços .. saúde sucesso…

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Victor, obrigado por acompanhar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Luiz Felipe

    parabéns pelos seus videos , eu gosto bastante , não perco um post , gostei dessa bike aro 29 valeu.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Luiz, obrigado por acompanhar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Vinicius

    Olá Edu
    Como todos os outros comentários também sou muito seu fã e gostaria que você fizesse um vídeo explicando um pouco mais sobre as bikes de downhill,um assunto que gostaria muito de saber eu prático o esporte se fazer o vídeo ficarei grato — Obrigado Edu sou muito seu fã

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Vinicius, obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Assim que conseguirmos as bikes, faremos o vídeo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Edu

    Olá Edu. Primeiramente parabéns pelo site. Sou seu fã e já assisti a todos os seus vídeos. São TOPs.
    Você tb tem alguma recomendação para bikes aro 700, mas com a proposta de andar no asfalto (com subidas e descidas), para deslocamento de casa-trabalho-casa? Abçs!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, tem muitas urbanas com rodas 700, nacionais, importadas, caras e baratas, depende de quanto goste e possa investir.
      Só pra lembrar, dá pra colocar pneus 700 nas MTB 29″, veja o vídeo: http://pedaleria.com/bike-29-pneu-bike-urbana/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Daniel Pessoa

    Olá Edu, tudo bem?
    Fui a uma loja perguntar se colocavam pra mim os componentes que queria comprar, quanto ficaria… Quando falei que era componentes XT me disseram pra não comprar, porque minha bike não era de marca e tal, que não valeria a pena colocar. O vendedor me indicou bikes com essas transmissões e fiquei em dúvida, porque uma das coisas que mais deve ser levado em conta e que diferencia uma bike de entrada para uma de competição ou um pouco inferior a isso é a transmissão que ela possui, achei que colocando XT na minha MTB, mesmo com quadro em alumínio não tão leve, porém nem tão pesado valeria a pena, colocaria além das transmissões, rodas compatíveis para 10 velocidades da Mavik. Com tantos assaltos hoje em dia eu planejava comprar uma bike de entrada, simples, e aos poucos ir melhorando… Já comprei a bike, agora só falta melhorar, porém o vendedor me deu essa travada! O que ele falou realmente é verdade ou era estratégia para vender bikes?! rsrsrs’

    Abraços;
    Daniel Pessoa

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, a mudança vale se a bike tiver bom quadro e suspensão, senão serão muitos itens pra trocar, e acaba ficando mais caro que comprar uma pronta. Se a bike veio com Acera ou Alivio 2015,vale a pena colocar um Deore ou até o XT, mas se é de entrada como disse, e tiver grupo inferior aos citados, provavelmente terá quadro e suspensão básicos.
      Essas bikes ainda são equipadas com cubos pesados, central com eixo de ponta quadrada (square), e quadros sem têmpera.
      Como não vi sua bike, não posso afirmar que não vale a pena, mas existe mesmo o risco de perder muito dinheiro. A coisa muda de figura quando você monta a bike, escolhe um bom quadro e vai comprando os componentes, dá pra ter melhor controle sobre a qualidade.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edson Antonio Quirino

      Bom dia Daniel! Eu fiz algo semelhante ao que você esta pensado em fazer. Comprei uma Caloi elite 20 (intermediária segundo a caloi) e aos poucos troquei quase tudo na bike. Por fim comprei um quadro BMC TE02, uma suspensão SID e instalei as peças que estavam na Caloi, e como eu havia guardado todas as peças, ela foi remontada na configuração original, e revendi quase pelo mesmo preço que comprei.

      Responder
  7. joao guimaraes

    olá Edu , sou seu fã cara. admiro a sua dedicação e conhecimentos. Eu gostaria se possível , que você explicasse como inserir Rotas no GPS Garmim edge 200. e também gostaria de obter uma camisa tamanho da Pedaleira. obrigado um Abraço , Feliz Ano Novo , Saúde e Paz .

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, obrigado por acompanhar nosso trabalho, desejamos a você e família um ótimo 2016!
      Cara, não uso e não tenho em mãos aparelhos Garmim, mas deve ter muitos vídeos e inf. no Google!
      A camisa você compra nesse link: http://loja.pedaleria.com.br/camisas-de-ciclismo-
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Alex

    Fala Edu!! Tudo beleza? Edu, me tira uma dúvida, caso eu compre uma das bikes aro 29 disponível na loja virtual de vocês, valeria a pena eu dar alguns ups nela, com o decorrer do tempo? Como por exemplo ir trocando o kit para um alivo/deore, a suspensão…mas tudo a longo prazo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alex, acho que não vale a pena, geralmente as bikes com os grupos citados (principalmente o Deore), trazem outros benefícios, peças melhores e até mesmo quadros mais elaborados, acho que você perde dinheiro assim!
      Vender a bike (depois de um tempo) também perde muita grana, acho melhor esperar ou investir em uma mais cara. Tente os grandes magazines, até mesmo casas Bahia, eles vende por menos do que pagaram.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Evandro

    Boa noite, qual o peso da bike aro 29 e 19 polegadas no modelo MTB ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Evandro, a Apex da matéria no tamanho 19″ pesa cerca de 15,5Kg.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Evandro, a Apex pesa 15,5Kg neste tamanho.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Domingues

    Oi Edu, muito legal os vídeos. Tenho interesse em comprar uma 29er mas tenho 1,65 cm.Preciso de um quadro 15 ou 16? Minha bicicleta atual tem quadro 18, e aro 26. Comprei uma bem simples da caloi e fui gostando de pedalar daí queria uma melhor …

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Domingues, as 29″ com quadros pequenos são esquisitas, é melhor pegar um 27,5″, são mais leves e melhores nas subidas. O Tamanho “M” (17″) fica legal para você.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  11. Garcez

    Oi Edu.Sei que oque eu estou perguntando não tem nada haver com assunto tratado aqui mas gostaria de sua ajuda mesmo assim.Vou compra uma MTB aro 29 e gostaria de saber se eu colocar nela um guidão de speed,será que fica legal nela?

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode ser usado sim Garcez, mas porque não comprar uma ciclocross?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Rafael Lima

    Fala ai Edu, com seus vídeos tenho aprendido bastante sobre o nosso mundo das bikes, além de intuitivos são bem descontraídos e nos deixam informados sobre tudo o que acontece em eventos e dicas para nosso dia a dia, sou seu fã desde que comecei a ver o 1º vídeo e me apaixonei mais ainda pelo mundo das bikes, to pra pegar uma bike 29 mas no momento estou me contentando com as minhas bikes 26. Gostaria de pedir um vídeo com as marcas de bikes que temos no mercado diferenciando o que cada uma tem de melhor, se possível. Moro aqui no RJ e adoraria andar aqui na cidade com uma camisa do pedaleria, a preta com amarela, será que vc conseguiria presentear o seu fã aqui do RJ? Manda um abraço a toda equipe do Pedaleria e agradeço por um dia ter descoberto vcs, mais sucesso a Pedaleria e um Grande abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, obrigado por acompanhar a Pedaleria, espero que pegue logo sua 29″!
      Cada produto que vendemos em nossa loja ajuda a pagar os custos dos vídeos, já que o mercado não participa como deveria. Eles poderia usar nossa experiência e alcance pra mostrar esses produtos!
      Por isso não podemos atender seu pedido, desculpe!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Rafael Lima

        Oi Edu, obrigado por responder. Entendo a situação que mencionou, quando tiver uma grana sobrando pegarei a camisa e outros itens que me interessaram, as marcas tinham que dar um patrocínio a vocês porque certamente os vídeos do Pedaleria são os mais completos dos quais eu vi até hoje tanto que nem perco meu tempo vendo outros. Sempre fico ligado no lançamento dos seus vídeos, no momento não tenho dúvida mas pintando algo peço um help de vcs. Grande abraço e ainda mais sucesso ai Edu.

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Rafa, obrigado pelo apoio e compreensão!
          Espero que a gente se fale em breve!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  13. Caio Bermudes

    Oi Edu!
    Sou Caio tenho 14 anos e adoro o seu trabalho e zelo com o canal! Curto muito Mountain Bike e a 1 ano atrás arrombaram o portao da gragem e roubaram a minha bike (mas eu também tinha esquecido ela sem cadeado) ela era uma GPS Full Suspension, e agora estou pensando em comprar uma Caloi Explorer 10, ainda sou iniciante no Mountain Bike, treino com a bike do meu pai, descendo um morro daqui da cidade (nada muito avançado) e também numa trilha perto daqui. Gostaria de saber dicas sobre Mountain Bike, o que eu devo fazer de início (o principal a se aprender primeiramente) e se a bike que pretendo comprar é boa.
    Obrigado! Abracos!

    Responder
    • Edu Capivara

      Parabéns Caio, você escreve muito bem, isso é raro para garotos de sua idade!
      Adoraria te-lo na nossa Clínica de MTB, mas eu mesmo estou de molho, me recuperando de uma cirurgia no ombro!
      Tente se enturmar com um grupo que pedala na terra, faz trilhas e passeios, messes encontros rola muita informação e novos passeios, pergunte tudo que não sabe, grude no ciclista mais habilidoso, ele pode ter muito a te ensinar.
      Boa sorte na carreira!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. rossato

    olá edu, comprei uma gts m1, aro 26 esperando um bom rendimento em trilhas, porém ela me deu mais prejuízos que benefícios.
    Atualmente ela se encontra apenas com a suspensão e o quadro ( que esta trincado) originais, de resto eu troquei tudo e agora me encontro num empasse pois queria trocar o quadro apenas para passar para o aro 29, mas n sei se ele seria o melhor para mim pois ainda ando mais na rua que na trilha.
    O que devo fazer? trocar o quadro ou juntar dinheiro para uma 29???

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Rossato, acho melhor comprar uma nova pronta, pois algumas da peças da 29 são diferentes, tamanho do avanço e do guidão, relação da pedivela e a suspensão.
      Boa sorte quando comprar sua 29!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Lucas Porfirio

    Edu, curto muito seu canal e sigo suas dicas sempre.tenho 14 anos e pretendo iniciar no mountain bike e estou a procura de uma MTB que seja de acordo com a minha estatura, tenho 1,81 eu queria saber que dica VC pode me dar para entra com segurança no mundo do MTB ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, você é novo, talvez ainda cresça, mas pela altura atual o quadro é o de 19 polegadas.
      Procure se enturmar em algum grupo de pedal, passeios noturnos, ciclistas que pedalam na terra nos finais de semana, observe, peça ajuda (dicas), gruda no ciclista mais habilidoso, assim você vai aprendendo!
      Obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. JOERCIO MARIANO

    Bom Dia Edu Capivara.
    Você poderia me dizer a origem da marca dessa bicicleta?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Joercio, essa Apex, como todas as outras bikes conhecidas e desconhecidas, é feita na China, onde se encontram 90% das fabricas de bicicleta. Utilizam as mesmas tecnologias e materiais, e são equipadas com componentes Shimano ou Sram, então a compra é definida pelo preço, cor, design, etc.
      Hoje são muito similares!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Ricardo César

    Uma boa tarde Edu Capivara. Gostei muito desta MTB APEX 29, gostaria de saber se vc tem esta mesma bike aro 27.5 /17 com os mesmos componentes que tem na aro 29 aguardo resposta um abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Não Ricardo, elas vieram só no tamanho 29″, em dois tamanhos de quadro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Luis Gustavo Bordin

    Oi Edu! Cara sou seu fã! Eu quero fazer mtb, que bike com preço acessível você me recomenda?

    Responder
  19. Daniela

    Olá Edu, gostaria de saber se vcs montam bike para pessoas de baixa estattura? Pode me mandar no email mais informações a respeito.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniela, a gente não monta, nossa loja é online e a oficina é só para filmar os vídeos, mas podemos orientar e até mesmo indicar algum modelo. Qual a altura do/a ciclista?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. RICARDO CÉSAR

    OI Edu Capivara boa noite, a muito tempo venho namorando esta mountain bike APEX aro 29″, eu pergunto a escolha do ARO seja 27,5 ou 29′ é uma questão de gosto de cada ciclista ou cada medida de ARO depende da estatura de cada ciclista? Outra pergunta os cubos dessa mountain bike é montada com rolamento. um forte abraço ( moro em Recife PE )

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, os cubos não são com rolamentos, são com esferas soltas, iguais os da Shimano.
      Quanto ao tamanho do aro, a 27,5 veio para resolver o problema de quem acha a 29 grande e alta, mas elas pode seu usadas também pelos ciclistas altos. Eu tenho 1,79m e adoro as 27,5!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Ricardo César

    Boa tarde amigo, vou lhe incomodar outra vez: o grupo da CHIMANO alívio, acerca e esse que vc.usa na mtb APEX quem é melhor?

    Responder
    • Edu Capivara

      O Alivio é melhor Ricardo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. Gabriel

    Olá,
    Eu tenho 1,90, e pretendo andar principalmente na cidade, e (bem) pouco em trilhas. Essa é uma bike adequada?

    Responder
  23. Christian

    Olá edu! Sou muito seu fan , ñ perco um vídeo seu e queria lhe perguntar algo. A bicicleta gonew 5.3 de freio a disco; é boa? Por que eu quero compra-la e ñ quero me arrepender ñ. Ela tem um desenvolvimento bom?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Christian, acho um pouco pesada, mas pode ser boa bike para começar. Comparando com outras similares, ela estava um pouco mais barata, não sei hoje!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. gerson rodrigues

    oi Edu peso 130 kls tenho 1.71 mt gostaria de saber se tem alguma bike que não seja tão cara que poça inicar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gerson, as MTB de entrada suportam entre 100 e 120Kg, mas para uso “comportado” não teria problema. Como dica de conservação, não subir guia alta sem puxar a frente, sair do selim para passar lombadas, buracos e irregularidades maiores, pedalar com pneus calibrados ma pressão máxima recomendada pelo fabricante (está escrito no pneu), verificar toda semana os apertos, principalmente blocagens, pedivelas e pedais, quando do possível, substituir a suspensão simples (molas) por uma hidráulica, onde há a possibilidade de calibra-la, ajustando seu funcionamento ao peso do ciclista.
      Veja esse vídeo sobre a bike ideal para ciclistas pesados: https://www.youtube.com/watch?v=JsrSjaZMN8s
      Abraços;
      Edu Capivara

      A Pedaleria é a única mídia brasileira especializada no mundo da bike que faz a cobertura completa da Interbike em Las Vegas desde 2014, uma das maiores feiras do mundo do setor de bicicletas e da qual já fomos até capa da principal revista deles. Como prova da nossa relevância nesse evento internacional, procure por “interbike” no YouTube e notará que dos 20 vídeos apresentados na primeira página do resultado, 14 são da Pedaleria. Neste ano estaremos lá novamente e estamos procurando patrocinadores interessados nesse público ciclista, fiel, engajado e consumidor.

      No ano passado foram mais de 4 milhões de visualizações e neste ano a previsão pessimista é de que tenhamos cerca de 6 milhões de views nos mais de 50 vídeos (com legendas em inglês) que produziremos lá nos EUA. As marcas devem figurar como patrocinadoras oficiais em todos os vídeos, e, dependendo da cota escolhida, podem também participar de TODOS os vídeos da Pedaleria durante 12 meses, em mais de 150 vídeos nesse período e com impacto de 22 milhões de views somente no YouTube.

      Se fizer sentido para o Banco Pine participar como patrocinador oficial da Pedaleria junto aos nossos milhões de espectadores, as cotas custam entre 10 e 140 mil Reais. Vale lembrar que o nosso público é ávido consumidor não somente de produtos e serviços relacionados à bicicleta, mas também de viagens, alimentos, saúde, financeiro, entretenimento, entre outros.

      Em anexo está um PDF com apenas 2 slides que apresentam alguns números e informações do projeto. Ficaria muito feliz se pudessem analisar nossa proposta e nos posicionar a respeito do apoio do banco nesta ação internacional da Pedaleria.

      Um grande abraço

      Responder
  25. Gerson

    Bike testada e aprovada dentre várias outras pelo próprio Edu Capivara, confio totalmente e vou querer uma, nos próximos dias estarei adquirindo.

    Um grande abraço Edu Capivara.

    Responder
    • Edu Capivara

      Maravilha Gerson, bem vindo ao Time!
      Boa sorte com a nova bike!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. Matheus

    Edu existe quadros de MBT de 16 polegadas que comporte rodas de aros 29?
    Abs, vlw

    Responder
    • Edu Capivara

      Ou Matheus, deve ter, principalmente os mais antigo, do início das bikes 29, onde haviam modelos até tamanho 15.
      Proporcionalmente, essas bikes tem a frente muito alta (roda grande + suspensão), por isso os fabricantes tem modelos 29 até 17 polegadas, menor que isso passa a ser 27,5.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Fabio Luis

    Boa noite Edu,

    Ja gostava muito de pedalar, com as dicas que eu vi n

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Fabio!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Johnathan Boaentura

    Bom dia Edu!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho, pelo cana e pelo site! todos muito bons, com informações relevantes para quem entende e explicativo para os iniciantes. Gostaria de agradecer pela paciência e atenção nas respostas postadas aqui, pude perceber um trabalho muito apaixonado e comprometido!
    Pois bem, sempre gostei de ciclismo e fiz o que pude na adolescencia mas parei. Hoje tenho 30 anos e descobri uma artrose no joelho e o médico me indicou o ciclismo, o que foi ótimo já que queria comprar uma bike mas acabava procrastinando. Bem, comecei a procurar uma por volta dos 2 mil e vi 3 marcas que achei interessante relação custo benefício, Gonew, Endorphyne e Apex que vc apresentou. Como sou leigo gostaria de saber qual seu conhecimento comparativo a respeito delas.
    Muito agradecido!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Johnathan, que legal que vai pedalar novamente, seu problema irá desaparecer logo, confie!
      Vamos lá, as duas bikes são ótimas pra começar a tomar gosto pelo MTB, repare apenas se a suspensão tem corpo de ferro ou de alumínio, e se todos os componentes são da mesma marca e modelo, assim a comparação é mais justa.
      Hoje, 99% das bikes do mundo são fabricadas em 2 ou 3 fábricas da China, então a qualidade é a mesma, a diferença passa a ser nas peças, suspensão, desenho do quadro e cor, mas preço também pode variar.
      As vezes os grandes magazines abaixam os preços das bikes, elevando os preços de outros itens, então vale a pena dar uma busca nesses site!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  29. Jardel

    Olá Edu, parabéns pelo ótimo trabalho. Parei de pedalar a muito tempo e agora aos 34 anos estou querendo muito uma bike. Fiquei surpreso ao saber que agora se usa muito o aro 29. Como venho da era dos 26″ fiquei meio receoso em comprar uma bike com aro 29. Porém com os seus videos dei uma atualizada em minha cabeça e agora estou por dentro de tudo. To muito a fim de comprar essa Apex aro 29 com quadro 19 pois tenho 1,83 m de altura. Vi que o vídeo é do ano passado e a 19 só tinha vermelha. Por acaso já lançaram na cor branca? E mais uma coisa, o site tá colocando frete grátis aqui no meu endereço que é no interior do Rio. Isso tá certo? Sou muito exigente com minhas coisas e pelo que vi na ficha dessa bike, ela está exatamente conforme o que gostaria que tivesse. As conconrrentes que andei vendo precisarei mudar uma coisa aqui ou ali. Essa está na medida pros passeios mistos entre cidade e zona rural. Tem bom custo beneficio e sua aprovacao, é claro. Grande abraço e até breve.

    Responder
    • Edu Capivara

      Que legal que está de volta ao ciclismo Jardel, e obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      A Apex 19″ só vermelha mesmo!
      A Claudia te escreve amanhã pra confirmar o negócio do frete e disponibilidade da bike (apesar de estar no site!).
      Você viu nos vídeos com modifiquei a minha, nem parece a mesma! Fiz dela uma urbana Single Speed.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. Vitor

    Edu, beleza. quero uma 29” mas tenho um parente que vende Specialized… nossa ele toda hora quer me empurrar uma… faz desconto e tal… massss ainda acho muito pra uma bike que não irei abusar dela sabe.
    O que indicaria pra uma bike de entrada com bons componentes e bom preço que não seja o preço de uma specialized?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vitor, tem muita bike em oferta hoje em dia. As bikes famosas (importadas), custam pelo menos R$1.000,00 a mais que as outras não tão famosas. É assim com carros, roupas relógios, etc.
      Vai da pessoa querer ostentar essa ou aquela marca, mas são todas muito parecidas se for o mesmo grupo e suspensão.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, para esse quadro pode ser uma Suntour ou Spinner 300. O ideal seria uma suspensão hidráulica, mas o valor é bem mais alto!
      Avanço ahedset de 80 ou 90mm.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  31. Luciano

    Oi Edu assisto tds seus vídeos gostaria de comprar uma baik apex quadro19 aro 29 mas tenho193 já pedalo uma mas é quadro 21 q vc acha mas v compra aí com vc me passa o valor por favor s seu fã cara top seus vídeos aguardo resposta blz valeu abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luciano, acho que a Apex 19 fica pequena para você, é melhor partir pra uma bike 20 ou 21 mesmo.
      Obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. Lucas

    Bom, 2.200 reais esta um pouco acima do meu orçamento, até mesmo porquê so tenho 14 anos, mas queria começar no MTB com uma 24 marchas, creio que o preço maximo seria em torno de 1.600 reais, me indicam alguma configuração interessante?

    Responder
    • Lucas

      Um detalhe! Como vi em comentarios acima, eu precisaria de um quadro 16, ou seja talvez uma bike 27,5…

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, as bikes de hoje, 29 ou 27,5 estão disponíveis nos tamanhos 15, 17, 19 e 21 polegadas.
      Procure bikes importadas nos grandes Magazines na internet, as vezes eles queimam e dá pra achar coisa boa.
      Talvez até uma Oggi da Isapa.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  33. Luiz Carlos porcel

    Olá Edu vou comprar a primeira bicicleta de aro 29 . O que vc acha da marca totem

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, tudo depende do grupo que venha e também como quer usar a bike.
      Os quadros com suspensão traseira são bem urbanos “passeio”, e parecem pesados.
      Escolha com cuidado.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  34. Levy

    Olá. Edu estou querendo comprar esta bicicleta mas tenho algumas dúvidas e queria que vc responda minhas perguntas. Quando eu compra essa bike aro 29 ela vai vim desmontada para montar mas na ora que eu for montar eu preciso botar gracha nos lugares que precisa e óleo na corrente? E Edu são tantas perguntas que eu queria fala pra vc pois quando eu comprar ela quero saber tudo dela para não dar prejuízo tem algum contato número de telefone etc pra eu falar com vc?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Levy, as bikes nacionais vem com pouca graxa na caixa de direção, cabos e central, ja a corrente vem protegida por uma substância grudenta, é necessário lavar e colocar óleo de corrente.
      Nossa comunicação deve ser por aqui ou como comentário em um de nossos vídeos semanais, no Youtube e no facebook.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  35. Davi

    Edu, assisto sempre os seus vídeos e vi em um deles que a trava da suspensão é um item importante. Uma subida em que, na volta, a bike desce a 60/h sem pedalar, é possível mensurar a falta que essa trava iria fazer? É possível adaptar? Abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Davi, as travas são usadas apenas na subida, para que o “encolher e esticar” da suspensão não atrapalhe o sprint, na descida, suspensão livre, sem trava.
      Em algumas suspensões dá instalar o sistema de trava, mas não é uma adaptação, o projeto dela deve prever isso, e dá pra encontrar esses modelos com e sem trava no mercado.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. Humberto lima

    Boa noite.gostaria de saber o valor dessa bike.fico no aguardo obg

    Responder
  37. Fabio

    Boa noite Edu. Tenho uma Caloi 29 2016 21v, fiz várias modificações nela, troquei a pedivela de aço por uma Shimano 42-24-34, troquei o câmbio traseiro que era um tz por um tx, coloquei catraca megarange, central rolamentada selada e freio a disco shimano, ou seja, fiz bazicamente tudo que podia fazer sem mexer na estrutura. Tô querendo uma 27 velocidades já a algum tempo, e gostaria da sua opinião se compensa transformar a minha em 27 mexendo em cubos, k7, trocadores, cambio traseiro e corrente, ou se compensa vender e comprar uma pronta já?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, geralmente não vale a pena fazer isso, as montadoras de bicicletas compram lotes grandes de peças, por isso conseguem preço melhor. Se procurar o preço de todas as peças de uma bike, irá verificar que sai mais caro que comprar uma pronta, mas esse método é válido para montar uma personalizada, com peças que você prefere.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  38. Fabio

    Bom dia Edu. Optei por mexer nos cubos, trocadores, etc, é transformar minha 21 em 29. Pesquisei as peças e comprei com um preço legal, aí montei tudo e testei, gostei do resultado. No fim saiu meio que elas por elas em relação a uma pronta, pois seria difícil pegar um bom preço na minha pra venda, visto que a coisa tá difícil pra todo mundo.

    Responder
  39. Fabio

    Edu meu filho João Roberto me pediu uma camisa da Pedaleria, ele é um adorador dos seus vídeos no YouTube e gosta das manobras do Trial e dos erros de gravação. Como faço para comprar aí contigo uma camiseta tamanho 12? Ele me pergunta todo dia: Pai já falou com o Edu, minha camiseta pai…. Vocês têm tamanho 12?

    Responder
  40. Joelton Márcio de lima

    Ola Bom dia Edu Capivara curto muito seus vídeos no (YOUTUB),
    eu queria que, se for possível se você pode me tira uma duvida?
    eu estou querendo compra uma (MTB) para eu ir todos os dias para o trabalho e nos finais de semana eu fazer trilhas, mas eu estou em duvida se eu compro (ARO 26 OU 29) ?
    COM ( FREIO A DISCO OU V-BRACK) ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Joelton, você precisa definir qual será o maior uso, pois a urbana pode ser barata e simples (26 freios V-brake), já no fora de estrada é outra coisa, é necessário uma bike mais preparada, aro 29 com mais marchas e freios a disco.
      A urbana nem precisa ter suspensão, é peso morto, já falamos disso em alguns vídeos.
      A diferença do disco para o V-brake é a velocidade de recuperação após molhar, o disco se recupera mais rápido.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  41. Vander

    Olá! Tenho 1,84mt e 132kg, estou querendo sair do sedentarismo e praticar esporte, logo chegando no meu peso ideal de 85kg, gostaria de saber quantos kilos essa bike aguenta, ou qual quadro vc recomendaria para meu peso? quero durante a semana ir para o serviço, cerca de 8km e finais de semana fazer trilhas leves!!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vander, a maioria dos fabricantes diz que elas aguentam 100Kg, mas a margem é maior, sendo do tamanho certo (pra não ter que colocar o selim muito alto), elas aguentam bem, mas para ciclistas acima de 90Kg, acho as suspensões básicas muito moles, e eu peso 70Kg.
      Se você compra uma bike básica, ela virá com suspensão e molas, e mesmo que tenha ajuste de Preload, será muito mole para seu peso, vai encolher tudo assim que você suba na bike.
      Se possível, compre uma bike com suspensão hidráulica, assim você poderá calibrar a suspensão de acordo com seu peso. Para entender os benefícios, assista esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=P3BQwBPGzcw
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. Luciano

    Boa tarde Edu!!! O quadro MDI é bom???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luciano, parece tão bom quanto os concorrentes da mesma faixa de preço!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  43. FRANCISCO MEUDO BEZERRA

    Olá Edu, admiro muito seu trabalho. Parabéns. Seus vídeos são instrutivos e divertidos. Por favor me tire uma dúvida. Eu tenho 1,89m, tenho 49 anos; se adquirisse essa Apex, quadro 19, eu não ficaria muito imprensado nela (não ficaria desproporcional ao meu tamanho?). Vejo nos sites que o tamanho ideal para a minha altura é 21. Por isso estou na dúvida quanto ao tamanho da bike. Preciso de uma bike para ir ao trabalho todos os dias (20 km de ida e 20 km de volta) e no final de semana andar por estradas de terra. E com o tempo fazer algumas viagens de no máximo 300 km. Essa Bike me atenderia? Eu, com o tempo poderia melhorá-la?
    Obrigado, Edu.
    Francisco

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Francisco, realmente, o quadro tamanho 19″ fica pequeno para você, seria desconfortável e cansativo, tente encontrar uma bike com quadro 21″, a Apex não tem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  44. João Antonio de Oliveira

    Bom dia Edu, estou com uma pequena dúvida, sou novo no ramo de ciclismo, ah um ano comprei minha bike , desde então vou e volto do serviço todos os dias que da em torno de uns 35 km , enfim tenho uma bike kapa delta 18 aro 26, e gostaria de saber se consigo colocar aro 29 neste quadro, seria possível ?
    Obrigado, abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, já fizemos um vídeo sobre isso, somos contra esse tipo de modificação, ela altera muito a geometria original da bike, e na maioria delas, as rodas nem servem, o pneu pega ou fica perto demais do quadro e do arco da suspensão.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, essa marca não é grandes coisas, e esse novo desenho de quadro é muito alto, para algumas pessoas é difícil subir e descer sem acertar o tubo superior do quadro, em uma situação de perigo, pior ainda.
      Mas com relação ao preço, é possível achar bikes de 24 marchas por este valor.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta