Isotônico não é suquinho

BNR_Isotonicos
Isotônico não é suquinho,

Dicas, Saúde

9

As bebidas isotônicas são compostas por água, sais minerais e carboidratos, nutrientes importantes para a manutenção da atividade física de quem pedala, pois a perda deles através do suor afeta negativamente a resistência de força.

A hidratação, nos diversos momentos do treinamento ou da competição, é dependente das necessidades individuais de nutrientes, da duração do exercício, do clima, e do desgaste orgânico causado por cada modalidade específica, e influencia diretamente na performance, no equilíbrio hidroeletrolítico e na manutenção da temperatura corporal.

Isotônicos para ciclistas

O principal papel do isotônico não está somente no processo de reidratação, mas sim na reposição de eletrólitos e carboidratos perdidos na transpiração durante a atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção.  Sua composição pode apresentar concentrações variadas de carboidratos (com no máximo 8% de açúcar), sódio (entre 46 e 115mg/100ml), cloro, potássio, vitaminas e minerais.
Em atividades leves, a hidratação pode ser realizada apenas por água. A recomendação é ingerir 500ml de água 1 a 2 horas antes do exercício físico, e de 100 a 350 ml a cada 20 minutos. Porém, em atividades de longa duração e, principalmente quando mais de 2% do peso corporal é perdido pela transpiração, isotônico pode ser bem-vindo.

Leve o isotônico nas pedaladas curtas e longas.

A água de coco é considerada um isotônico natural por ser rica em eletrólitos, tais como sódio e potássio. Ela tem bem mais potássio do que os isotônicos industrializados, o que ajuda, juntamente com outros nutrientes e o alongamento, a prevenir cãibras. O teor de sódio, por outro lado, é inferior e pode não repor as perdas de um exercício mais prolongado e exaustivo.

Isotônicos para ciclistas

Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas. E para garantir um bom desempenho ao ciclista, essa escolha deve ser feita e orientada por um nutricionista que acompanhe o atleta.

Isotônicos para ciclistas

Isotônicos para ciclistas

Tags:

Sobre o Autor

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Comentários (9)

  1. Marcílio Damatta

    Gosto de pedalar muito 2a3 horas vc recomenda ok isotonico e qual suplemento vc pode mi ajudar

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Marcílio. O melhor a fazer é consultar um nutricionista, que vai avaliar o seu corpo antes de passar qualquer instrução referente a suplementação e hidratação diferenciados. ;)

      Responder
  2. Leonardo

    Qual o isotônico recomendado para diabéticos? Meu preferido é a aguá de coco, mas tenho percebido câimbras com frequência…

    Responder
    • Fernando Campoi

      Opa Leo. Beleza? Vamos postar ainda nesta semana uma matéria só falando sobre cãimbra. :) :)

      Responder
  3. frede galdino de souza

    eu so hipertenso ando de bike e esto sentido cansaso nas perma

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Frede. O melhor a fazer é procurar o seu médico e comentar isso com ele. Abraço

      Responder
  4. Edson santos oliveira

    Qual isotonico mais indicado nos pedais de longa duracao e intensidade alta?

    Responder
    • Ola Edson, tudo bem? O isotônico só é indicado quando perdemos mais de 2% do nosso peso durante a atvidade física. De qualquer forma, converse com seu médico ou nutricionistas antes de usar. Eles vão poder indicar o melhor, após uma avaliação individualizada. Um abraço

      Responder

Deixe uma resposta