Instalando um SUPER COG

Instalando um SUPER COG,

Manutenção, Novidades, Videos

254

Aprenda a instalar um super cog em um cassete Shimano Deore

Para adaptar a transmissão da sua MTB utilizando o sistema de coroa única no pedivela, você precisará também de um Super Cog, uma mega engrenagem traseira com 40 ou 42 dentes, tornando possível enfrentar qualquer subida. A Pedaleria te ensina a instalar e de quebra você pode comprar um em nossa loja virtual com um preço exclusivo.

Esse componente foi criado para bikes 27,5 e 29”, que possuam cassete XT ou XTR ou Sram 10 velocidades, mas vamos te ensinar como instalar o Cog em cassetes mais baratos, como o SLX e Deore, assim você economiza uma boa grana caso seu Cassete não esteja desgastado.

img-Cassete_XT

Para Cassetes Shimano XT, XTR e Sram X0, a montagem do Super Cog é muito simples.

A adaptação é fácil e pode ser feita em poucos minutos, bastando remover o Cog 17 com espaçador do seu Cassete e instalar o Cog 40 ou 42 no freehub antes de recolocar os outros Cogs. Com esta mudança você supera subidas íngremes utilizando apenas uma coroa no pedivela, seja ela 30, 32, 34, 36 ou 38 dentes, pois estará sem a coroa menor no pedivela.

img-Pronta_pra_Subidas

Bike “tunada” com o Cog 42 dentes. Perfeito para quem usa coroa única no pedivela.

Quem utiliza coroa única na frente reduz peso removendo as coroas grande e pequena no pedivela com 3 coroas, ou removedo a coroa pequena no pedivela com 2 coroas. Desta forma você elimina também o câmbio dianteiro, alavanca de mudança dianteira, cabo e conduítes, e dependendo do tamanho de sua coroa, haverá aumento do vão livre central (distância da coroa até o chão), facilitando a transposição de obstáculos que normalmente atingiriam pedivela/coroa, veja neste post como fizemos essa mudança.

img-Regime_Orbea_Tunada

Para aliviar peso nesta bike, foram retiradas as coroas grande e pequena, câmbio e alavanca de mudanças dianteira.

E a Coroa?

Este sistema funciona melhor com coroas Narrow Wide, que também temos em nossa loja virtual, aquelas com sequências alternadas de dentes finos e largos, que também são mais altos que os originais pelo fato de não haverem mudanças de marchas dianteiras, evitando a queda de corrente quando pedalamos em piso irregular.

img-Comparacao_Coroas

Repare a diferença de altura dos dentes da coroa original à esquerda (pedivela com 3 coroas) e a coroa única Narrow Wide (à direita), que evita queda da corrente.

Cassetes SLX ou Deore

Para adaptar o Super Cog em Cassetes SLX ou Deore de 10 velocidades será necessário desmontar o Cassete removendo os 3 rebites que imobilizam 8 dos 10 Cogs, fato que não acontece nos Cassetes XT e XTR, que utilizam fixações independentes com 2 e 3 Cogs, ou a maioria dos Cogs soltos no caso da Sram. Veja os detalhes no vídeo.

img-Cogs_Rebitados

Cassetes Deore e SLX apresentam blocos de Cogs com rebites, que para esta adaptação devem ser removidos para liberar o Cog 17 dentes.

A instalação do Cog é muito simples, mas em alguns casos, haverá necessidade de trocar o parafuso que estica a corrente do no câmbio traseiro. Os Super Cogs são engrenagens de grande diâmetro, e irá utilizar todo o curso do parafuso original, sendo necessária a substituição, pois a roldana superior do transportador do câmbio deve ficar entre 5 e 8mm afastada do Super Cog, por isso substituímos o parafuso de ajuste por um M4 x 25mm.

img-Parafuso_Ajuste_Tensao

O parafuso original que tensiona a corrente pode ficar curto para alcançar a nova posição do câmbio, se isso ocorrer, substitua por um 5mm maior.

Corrente

Utilizando coroa única e engatado na primeira marcha (Super Cog), avalie se o transportador de corrente do câmbio traseiro (peça com as roldanas) está voltada para frente, em direção ao pedivela, e se isso ocorrer, aumente sua corrente em 4 links.

img-Posicao_Errada

Quando o câmbio fica nesta posição (voltado para frente) com a corrente engatada no Super Cog, aumente a corrente em 4 elos

img-Posicao_Correta

Esta é a posição adequada do transportador da corrente (peça com as roldanas) quando engatado no Super Cog, voltada para baixo.

img-4_Elos_de_Corrente

Se a corrente ficar curta, inclua 4 elos para aliviar a tensão no câmbio, evitando desgaste antecipado das molas, roldanas e corrente.

Escalonamento de marchas

Para manter o escalonamento perfeito de mudanças de marchas, seria necessário substituir o pinhão 15 dentes original pelo 16 dentes fabricado para estas adaptações, minimizando o salto da troca de marcha do Cog 19 para o 15, já que o 17 foi retirado para abrir espaço para o Super Cog. Com esta substituição, as mudanças ficam mais suaves e progressivas. A Nottable, fabricante do Super Cog brasileiro e parceira da Pedaleria informou que já está em testes o Cog de 16 dentes, tornando a adaptação ainda mais perfeita.

img-Cassete_e_Supercog

O Super Cog é utilizado em bicicletas aros 27,5 e 29” nas modalidades XC (Cross Country), All Mountain e Enduro, facilitando a vida dos bikers que utilizam relações 1×10 e 2×10 e enfrentam subidas fortes sem se cansar ou descer da bike.

Espero que tenha gostado da matéria e não se esqueça de visitar nossa loja virtual para encomendar o seu super cog na cor que melhor combina com a sua bike. Veja também o vídeo que mostra a fábrica da Nottable, de onde saem os cogs e coroas vendidas pela Pedaleria.

Bom Pedal!

 

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (254)

  1. Sebastiao Filho

    Onde comprar o super cog?

    Responder
  2. Gabriel

    Amigo no caso que uso o grupo xt 36/22 na frente , p que me sugere pra transformar numa coroa ?????

    Responder
  3. Giovanni

    Gostaria de saber como a corrente fica se eu utilizar um pedivela duplo e usar uma relação 11×34

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Giovani, tudo certo?
      Se o seu conjunto for de 10 velocidades, provavelmente tenha uma corrente adequada, que faz um pouco mais de curva compara com as outras, e nestas condições os cruzamentos de marchas são mais aceitáveis. O melhor cenário seria utilizar as coroas Narrow Wide, que alinham melhor a corrente ( http://pedaleria.com/relacoes-de-marchas/ ) tornando os cruzamentos mais possíveis.
      Se o seu grupo for de 8 ou 9 velocidades, irá trabalhar muito forçado, acelerando o desgaste e fazendo barulho.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Joao Luia

    Ola amigao, boa noite! É possivel instalar o cog em k7 de 9 velocidades?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá João, tudo certo?
      Possível é, mas eles foram projetados para Cassettes de 10 velocidades, que utilizam espaçamento menor entre Cogs, se você compensar a diferença entre o Super Cog e a última engrenagem, aumentando a distância para que a corrente não trave entre eles, pode ser. As correntes de 9v são poucos décimos mais largas que as de 10v.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Uesley

    Qdo será vendido o cog 16? Tenho um sistema desses com o super cog de 42t, a a falta do de 17 incomoda pra caramba, de 15 para 19 há uma diferença grande na cadência, estou querendo por o de 16t pra ver como fica.

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá Uesley. Tudo beleza? O cog 16 está em desenvolvimento lá com o pessoal da Nottable, assim que o Edu Capivara testar e estiver tudo redondinho, a gente lança aqui pra você. :) :) Grande abraço.

      Responder
  6. André Funari

    Olá Edu, tudo ok?
    Muito bom os posts sobre os supercogs! Como todo o conteúdo do site, muito esclarecedor e bem escrito! Parabéns pela iniciativa deste canal de informação para nós ciclistas.
    Abraços, André Funari

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá André. O Edu tá viajando mas posso falar por ele e principalmente agradecer o seu carinho e respeito pelo trabalho da Pedaleria. :) Grande abraço.

      Responder
  7. Nelson Nogueira Filho

    Olá Edu.
    Eu utilizo 02 coras 24T/38T e o cassete 11-36 XT. Quero manter as 02 coroas na configuração. Qual dos dois devo adquirir o 40T ou 42T? O 42T com coroa 24 vai atinfir velocidade o suficiente para manter o equilíbrio ? E outra dúvida é, pode usar o super cog com a coroa maior (cruzado) na configuração acima?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Nelson, tudo certo?
      Mantendo a coroa menor use o Super Cog 40 dentes, assim você terá 24×40 = 0,6 volta na roda para cada volta no pedivela. Antes era 24×36 = 0,666 (pouco mais reduzida), na verdade uma marcha difícil de usar, muito leve.
      Na prática, quem usa coroa única faz esse cruzamento (30×42) no meu caso, sem problemas. Ao contrário pode não dar e também não seria necessário, rs rs, 24×11 a corrente poderia encostar na coroa maior durante as pedaladas.
      O Super Cog 42 dentes é para usar com coroa única e ter “quase” a mesma redução de antes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. lucas

    oi edu a minha bike e a caloi supra 30 tem como colocar o cog 42 sem nenhum problema na relaçao 27 velosidade.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, tudo certo?
      O Super Cog foi criado para bikes com 10 velocidades na roda traseira, a adaptação é possível mas muito complicada. O maior pinhão (Cog) no seu Cassette deve ser o 36 dentes, mas geralmente é menor, 32 ou 34, e por ter menor diâmetro, a corrente pega no apoio que o Super Cog tem para afastá-lo deste pinhão.
      Verifique qual é sua relação original e voltamos a nos falar ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. claudinei

    Edu como compenso o espaço no cog para usar com 9 velocidade, eu ja uso uma coroa de 32 race face e um cassete 11/36 queria colocar cog sem gastar muito tem como.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Claudinei, tudo certo?
      Que bom que usa o 11/36, é o único que provavelmente dê montagem. O espaçamento entre Cogs é menor nos Cassette de 10 velocidades, então você usar o Super Cog no de 9 velocidades deve colocar um calço de aproximadamente 2 décimos para afastar o Super Cog do seu Cog 36 dentes, acredito que uma folha de garrafa pet (cortar das garrafas planas) um disco com furo pro freehub, altura igual a dos apoios (saliências) que o Super Cog tem, e ficam encostadas no Cog 36.
      Aperta tudo e checa a indexação na troca de marcha para ele. Você é de SP?
      Abraços:
      Edu Capivara

      Responder
      • claudinei

        obrigado Edu pela dica ,sou do interior de SAO PAULO .

        Responder
        • Edu Capivara

          Ok Claudinei, se fosse perto, faríamos juntos, estou em SP Capital!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  10. Héricles

    Olá ! Posso fazer isso também com um k7 11-34 e cambio xtr m970 ( ambos 9velocidades)?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Héricles, tudo certo?
      Não, não dá! Só funciona quando o maior Cog original é o de 36 dentes.
      Outra coisa que você precisa saber ao adaptar sua relação:
      Os Super Cogs foram criadas para relações de 10 velocidades, os Cassettes e correntes de 10V são diferentes dos de 9V, correntes mais finas e espaços menores entre os Cogs. Como o seu é de 9V, o espaçamento original no Super Cog será pouco, pois sua corrente é mais grossa (de 2 a 4 décimos). Parece pouco mas já é o suficiente para travar a corrente entre seu maior Cog e o Super Cog.
      Será preciso colocar um disco espaçador entre eles, acredito que a espessura da folha de uma garrafa Pet por exemplo. No mais, os processos serão iguais.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. marcio

    Bom dia !
    Vocês tem a venda cog de 10 dentes?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcio, não temos, essa peça só é encontrada no Cassette completo da Sram.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Rafael

    Olá ótimas dicas, estou buscando melhorar as relações e me ajudar em subidas mais pesadas(íngrime). Tenho uma TREK X-caliber 6 com um grupo SRAM 4, pergunto, consigo instalar um cog de 42 dentes nos eu cassete, ele é compatível ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Rafael, tudo certo?
      O Super Cog foi desenhado para cassettes de 10 velocidades, e quanto mais velocidades, mais fina é a corrente. A sua é mais grossa, iria travar entre seu último cog original e o Super Cog.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Renato de Santis

    Edu, poderia me ajudar: estou comprando o kit sram x7 2×10 para depois remover a coroa de 24T ficando apenas com a de 38T no pedivela e instalar o supercog 42T na catraca.
    Pergunta: qual o modelo do câmbio traseiro sram x7 devo utilizar? (type 2, cage curto, médio ou longo)
    Muito obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Renato, tudo bem?
      Talvez o Mid Cage sirva, mas o ideal é o Long Cage, considerando que o Super Cog 42 é uma engrenagem bem grande.
      Quem instala esses cogs e usa 1×10 nunca mais troca!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. aubert

    Boa tarde
    Tenho uma bike grupo altus 24narcha
    Tem um conjunto pronto tipo mega ranger de 40 dentes q posso adaptar ou um cog

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Aubert, tudo certo?
      Esse tipo de Cassette com cogs grandes, 40 dentes ou mais, são para cubos de 10 velocidades, não dá pra colocar no seu grupo Altus.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Marcelo

    Bom dia Edu , tem uma relação 3×10 queria usar 1×10, estava pensando em um com de 40t por n quero uma relação que pula muito, mas é a coroa tem que ser menor também? Estou em duvida entre a 32 e 34 e o cog não sei se fico com o 40 ou 42, quanto os cog de 16t valem a pena também?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marcelo, tudo certo?
      As relações 1×10 são uma realidade, que usa não tira mais. Claro que a escolha deve ser criteriosa, pois pode dificultar na reduzida ou na velocidade final de acordo com a escolha e também a característica da pista.
      Retirando a coroa menor será necessário incluir o Super Cog. Para 1×10 a recomendação é o de 42 dentes, se for 2×10 o de 40 dentes.
      Escolha coroa com pelo menos 2 dentes a mais que a original da bike (coroa do meio), assim você preserva uma certa velocidade final, e essa coroa combinada com o Super Cog 42 te possibilita enfrentar subidas fortes.
      A Nottable (marca que vendemos) está no processo final de fabricação do Cog 16 dentes, tirando o degrau (pulo) das trocas de marcha pela falta do Cog 17 dentes. Logo logo estaremos vendendo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. Eliezer PS

    Fala ai Edu; tudo bem?
    Estou acompanhando sempre os seus vídeos e só tenho elogios. Tem ajudado mt, pq fiquei fora desse mundo das duas por mt tempo. Gostaria de sua opinião sobre essa configuração q estou montando: Coroa blackspire 30 dentes, cassete xt 11/36 com cog 42, cambio X0 type 2 longo, correte KMC Gold 10v, pedivela 2×10 xt.
    Fica mt leve ou seria melhor uma coroa de 32 dentes? Tem algum guia q possa usar tipo X0? Bike é uma GT SENSOR ELITE FULL 2015.
    Obs: aqui na região n tem montanha, mas em setembro estarei em Diamantina e Chapada Diamantina onde sei q é bem ingrime, p uma semana de pedal.
    Desde já agradeço e novamente PARABÉNS pelos vídeos.
    Grande abraço…

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Eliezer, tudo certo?
      Show esse passeio, já fui 2 vezes, é demais!!!
      A configuração tá ótima pra usar lá e em outros locais, como pistas curtas e bem técnicas, a minha é essa! Só um detalhe, quando é 2×10 usamos o Super Cog 40, não o 42, já que a coroa pequena é mantida no pedivela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Gilson

    Boa tarde Edu, gostaria de uma informação, uso pedivela duplo xt 38/26 e gastou a coroa de 38, a narrow wide fica bacana pra substituir a xt e ficar usando 2 coroas? E outra coisa se for pra utilizar 1 coroa só com o cog42 qual seria o mais adequado? Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Gilson, tudo certo?
      As coroas Narrow Wide não possuem dispositivos para iniciar a puxada da corrente, aqueles rebaixos, saliências e pinos que ajudam na troca das marchas, levará mais tempo para sair da coroa pequena e subir pra grande e vice-versa, isso irá sobrecarregar o câmbio e alavanca de mudança.

      Super Cog: Relação 1×10, use cog 42, relação 2×10, use cog 40, pois a coroa menor é mantida, não precisa de tanta redução, no seu caso 42×26 da 1,6 voltas na roda para cada volta na pedivela, e com a 40×26 da 1,5 voltas.

      Quanto a escolha da coroa, é muito pessoal, local de treino, altimetria, e força do atleta são informações importantes, nas bikes 29″ as coroas 32 e 34 dentes são mais procuradas. Para provas longas (estradão), 36 e até 38 dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Glaucio

    Olá Edú tenho uma elite 30 30v.sram presta pra deixar só com uma coroa

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Glaucio, tudo certo?
      Sim, pode colocar coroa única, fica perfeito! Verifique primeiro se a pedivela é do tipo convencional, com 4 parafusos nas coroas, pois existem modelos que as coros são fixas por uma porca central ou entalhe, conhecido como Direct Mount, geralmente da Sram.
      Abraços e boa sorte!
      Edu Capivara

      Responder
  19. claudio andrade marcelino

    usando cog de 42t,e corroa de 34t posso usar meu cambio xt shadon plus cage medio?
    ou terei que subistituir por um cage long?
    obrigado a informação.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Claudio, tudo certo?
      Pode usar o seu Mid cage, o curto é que não pode (short cage).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • claudio marcelino

        Obrigado, essa duvida estava me tirando o sono .

        Responder
      • claudio andrade marcelino

        mais qual fica melhor o mid cage ou o long cage ?
        pq so vejo o pessoal usar long cage. valeo

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Claudio, o longo e o médio funcionam igual, poucas gramas de diferença entre eles.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  20. Lelton

    Bom Dia! Edu, resido no interior do estado de São Paulo, numa região de poucas subidas, ou quase nada. Vou realizar um cicloturismo numa região bem montanhosa, minha bike possuí relação Shimano Deore, sendo cora tripla (42-32-24) e cassete CS-HG50-10 (36-32-28-24-21-19-17-15-13-11), estou pensando em instalar um super cog de 42, somente para esta atividade e depois retornar ao original. É possível instalar nesta configuração, e irá proporcionar benefícios? Obrigado desde já!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leiton, tudo certo?
      O Super Cog só se justifica para relações 1X10 ou 2X10, ele já é muito reduzido, feito para substituir pelo menos a coroinha. Se você mantiver as 3 coroas, não há necessidade da troca.
      Como benefícios, o 1X10 é mais leve (baixa o peso em pelo menos meio quilo), mais prático de usar (apenas alavanca do câmbio traseiro), e pequeno aumento do vão livre centra e ataque em obstáculos, como subir/descer degraus, superar um tronco caído, etc, alem do visual mais moderno.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Lelton

        Tudo Certo Edu!!! Muito obrigado pela resposta e atenção.

        Responder
  21. jose joel

    boa noite edu meu pe de vela deore e o m516 ele pega essa coroa

    Responder
  22. jose joel

    e se eu istalar so a coroa nao fuciona

    Responder
  23. José joel lins de Albuquerque

    Boa tarde edu Capivara se eu estalar só a coroa será que funciona legal

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim, funciona, talvez no seu caminho não tenha subidão para usar o Super Cog.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. Edu

    Tenho um sistema XTR 40/28 x XTR 11/36 cambio XTR 10v, venho a algum tempo analisando a possibilidade de usar um Cog maior, pois tenho sofrido um pouco nas subidas mais ingrimes e longas. Tenho duas perguntas: 1º vc aconselha um cog 40 ou 42? 2º posso retirar o cog 11?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, tudo certo?
      O Super Cog correto para 2X10 é o 40 dentes.
      Pode retirar o pinhão 11 dentes se quiser, mas ele é responsável pela velocidade final da bike, passará a ser o 13 dentes, (final 40×13) tudo bem?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. renato

    boa tarde tenho uma relação na minha 29er de coroa m590 44x32x22 e k7 11×36 mega ranger estou querendo tirar a coroa 44 e 32 subisrituir por 30×22 e colocar um cog sera que eu consigo fazer essa modificação

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Renato, tudo certo?
      Qualquer um pode fazer, desde que tenha um pouco de habilidade e principalmente as ferramentas certas.
      Fique de olho nas dicas do vídeo e qualquer coisa escreva pra gente ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. jose joel

    boa noite edu vou colocar so a coroa norrow wide nottable e retirar a coroinha de 24 dentes e o cambio dianteiro nao vou meixer no cassete eu farço mais estradao as ladeira que eu enfrento da para subi com o meu cog 36 na coroa 38 dentes eu vi que quando uso 38×36 o cambio fica muinto esticado para frente mim diga o que faço para ele nao ficar esticado ou e normal

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Joel;
      Aumente a corrente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Leonardo

    Edu, no meu caso tenho uma caloi elite 30 sram x7 3×10! Essas alterações funcionam perfeitamente pelo grupo sram tb? nesse caso vc recomendaria uma coroa de 38D e esses dois supercgos de 40D e de 16D no cassete? Com essas alterações perderia muita velocidade final comparando com o grupo original já q as coroas sãos as de 44-33–22D. Valeu pela atenção!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, tudo certo?
      Os Super Cogs e Cog 16 dentes são fabricados para Shimano e Sram, temos os dois.
      A perda de velocidade acontece mas é apenas em determinadas situações, ninguém usa a coroa maior pra tudo, só em alguns trechos.
      Recomendo uma coroa Narrow Wide intermediária, maior que a coroa do meio, próxima da coroa grande, o Super Cog compensa a retirada de 2 coroas.
      Pensei na 36 ou até na 38 que citou, e fazendo as contas fica assim: Sua primeira marcha (atual – 22X36) da 0,611 de volta na roda por volta na pedivela, pouco mais de meia volta na roda. A coroa única 38 e o Super Cog 42 da 0,904 de volta na roda, quase 1 volta completa na roda, ou seja, é menos reduzida (mais pesado).
      Estude o caso verificando o que é mais importante na sua performance, subida ou descida.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Abreu

    ola Edú seria possível instalar cog em uma bike 26 relação shimano 14×28 7 velocidades usando somente uma coroa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Não dá Abreu, só nas bikes com relação de 9 e 10 velocidades.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  29. Fabio

    E o Lance do Cambio Cage Longo, e Cage Médio/Curto, influencia na instalação do COG 42D?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, tudo certo?
      Long Cage e Midi Cage funcionam bem!
      Hoje vamos anunciar na Pedaleria uma palestra interativa sobre Super Cog e Coroas Nerrow Wide, mostrando a instalação, etc. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo.
      Fique ligado na Pedaleria para fazer sua inscrição!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. Jose

    Boa noite Edu.. Fiz a adaptação em um quadro first willix.. A gancheira tem o tamanho pequeno e comprei um cá. Biografia traseiro XT RD-M786 10v tamanho small e na hora da troca está ralando.. O tamanho correto para esta adaptação seria o longo? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, tudo certo?
      Os câmbios Midi Cage e Long Cage servem, o Short Cage não!
      Se tiver que comprar um, escolha modelos com trava de movimento, fica melhor ainda!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Miguel

        Boa tarde, eu tenho XT shadow sem trava de movimento, quer dizer que tenho que comprar um com isso, ou vai funcionar bem na mesma? 11-36 Cog de 42 + pedivela com prato de 34.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Miguel, o seu funciona, sem problema! O modelo Shadow Plus + tem a trava de movimento, impedindo o balanço da corrente, permitindo uma pilotagem mais agressiva, em terreno muito acidentado.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  31. André

    Edu! É possível retirar o cog de 13 dentes em vez do 17? Queria testar o 1×10 sem fazer alteração no Deore mas estou na dúvida se a transmissão funcionará adequadamente.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, tudo certo?
      para testar o Super Cog você pode instalar tirando qualquer pinhão, desde que fique tudo bem fixo, apertado. A diferença de escalonamento (pulo) entre os primeiros pinhões é a única coisa que pode incomodar, mas como é um teste, tudo bem.
      Hoje faremos o Webinar Pedaleria, uma palestra interativa sobre Super Cog e Coroas Nerrow Wide normais e ovais, mostrando a instalação, etc. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo.
      Fique ligado na Pedaleria para fazer sua inscrição!
      Veja os detalhes em: pedaleria.com/aovivo
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. Arnon

    Boa noite, Edu! Prazer! Podes me tirar uma dúvida? Nesse caso (1×10) a linha de corrente deve ser alinhada com o quinto pinhão do cassete? Pergunto isso devido ao cruzamento da corrente.

    Agradeço desde já pela sua atenção.
    Forte abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Arnon, tudo certo?
      Gosto de fazer o alinhamento pelo centro do cassette, assim cruza um pouco para cada extremo, melhor que cruzar tudo para um lado.
      Hoje faremos o Webinar Pedaleria, uma palestra interativa sobre Super Cog e Coroas Nerrow Wide normais e ovais, mostrando a instalação, etc. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo.
      Fique ligado na Pedaleria para fazer sua inscrição!
      Veja os detalhes em: pedaleria.com/aovivo
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Arnon

        Olá Edu! Que pena, acabei perdendo pois não recebi a notificação da resposta. Tem esse webinair a venda Edu?

        Agradeço pela resposta tbm. Abraço

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Arnon, tudo certo?
          Ainda dá pra comprar, mas não consegue fazer perguntas!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  33. RENATO

    Boa tarde! Tenho um cassete hg 50, como faço para instalar o cog 16, já que ele veio sem os furos para passagem dos rebites?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Renato, deixa o 16 fora dos rebites, prende só os que estão abaixo!
      O cog é temperado, deve ser duro de furar, mas dá pra fazer em ferramentaria.
      Abraços;

      Responder
      • RENATO

        Oi Edú, valeu a dica! O funcionamento do cog 40 ficou perfeito, passagem de marcha bem suave. Quanto só 16: a marcha não entrava de primeira, a corrente ficava pulando e fazendo barulho, às vezes do 13 para o 19. Depois de alguns testes o voltei o 15, acredite se quiser ficou muito melhor.

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Renato, mas não é pra ficar dando trabalho, fazendo barulho! Fiquei curioso agora, o que será?
          Boa sorte com seu novo sistema!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Rafael

            Bom dia, Edu. De fato, eu e várias pessoas que instalaram o cog 16 tiveram problemas. A corrente não encaixa quando vem do pinhão menor. Acontece com os Cogs 16 da One Up e Shimano também. Na verdade, a melhor explicação que escutei sobre o assunto foi a de que o desenho do Cog 16 não é compatível com trocas de marcha entre cogs com mais de 2 dentes de diferença. Abraço.

          • Edu Capivara

            Legal Rafael, vou considerar isso nas minhas pesquisas, mas fiz um teste legal, peguei um cog 16 de um cassette HG 400, e ficou maravilhoso, o que me faz achar que possa ser mesmo defeito de fabricação (usinagem).
            Abraços,
            Edu Capivara

  34. Leandro - Giant

    Amigo, parabéns pelo vídeo.
    Gostaria de transformar a minha relação 2×10 Sram (38×24) em 1×10 com cog42 e minha duvida é se funciona bem com coroa 38T….onde treino com frequência faço o percurso todo na coroa 38T. Vejo meus amigos usarem 36T perdendo final nos retões/descidas e gastando mais os pinhãozinhos do cassete enquanto que eu gasto o meu cassete 11×36 de maneira uniforme, por este motivo eu trocaria a coroa 38T para 32T ou 34T somente quando for andar em circuitos mais travados…..outro detalhe seria o tamanho da corrente, se eu usar a 38T e depois mudar para 34 ou 32 teria que encurtar-la e vice-versa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Leandro, tudo certo?
      As relações 1X10 são muito legais, você vai curtir!
      Se você consegue fazer quase tudo na coroa 38, pode manter essa quantidade de dentes no seu 1X10, mas tem que ser coroa Narrow Wide.
      Quanto a troca por coroas menores, dependendo da necessidade, você terá mesmo que encurtar a corrente, e para isso, sugiro utilizar 2 emendas tipo Power Link/Missing Link, facilitando muito o trabalho, assim você tira e devolve aquele segmento de corrente extra de forma rápida e prática. Existe um alicate próprio para isso, se você precisar, dá um toque.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Leandro - Giant

        blz….valeu pelo retorno

        Responder
  35. Guilherme Cardoso

    Bom dia ! Eu uso um cassete 11-34 xt, pedivela duplo 40-28.
    Estou querendo usar somente uma coroa 32D e adicionar um cog 40 ou 42D. Daria certo ?
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guilherme, o Super Cog só funciona com cassettes 11 a 36 ou 12 a 36. Quando a maior engrenagem original é 32 ou 34, não dá!
      A Coroa Narrow Wide você pode usar numa boa.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. Arnon

    Edu, instalei o sistema 1×10 (cog 42, 34 e 16) da Nottable e estou gostando muito! Porém, tenho um problema com a coroa de 16D, pois ela não entra tão facilmente quanto as demais. Meu mecânico comentou que é porque o cog de 16D não tem a tal da rampa, conforme os demais cogs do Cassete XT. É verdade? Não tem como resolver esse abacaxi? Forte abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Arnon, será que ele está na posição correta? Ele serve para Shimano e Sram (existe marcação na peça), repare se não está invertido, pois uso um igual e não tive problemas.
      Repare, ele tem as “rampas”, rebaixos em alguns dentes para facilitar o engate, como os da Shimano e Sram.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Arnon

        Obrigado pelo retorno, Edu! Vou tentar resolver esse problema hehe. Abraço

        Responder
  37. Vito Galantini

    Parabéns Edu, vídeo muito explicativo.

    Comprei uma caloi elite carbon com grupo shimano Deore XT (pedivela 38 – 24 e cassete 11 – 36). Gostaria de substituir essas duas coroas do pedivela por uma única e inserir o super cog, mas como não tenho muita experiência em mecânica de mtb, estou com algumas dúvidas. Pode indicar qual coroa e qual super cog comprar ai com vcs?

    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vito, eu sempre recomendo (quando é pedivela de 3 coroas) o uso de coroa Narrow Wide menor que a grande e maior que a do meio, mas no seu caso (pedivela dupla), 43 ou 36 dentes, sempre com o Super Cog 42, pois o 40 é pra quem mantém a bike 2×10.
      Você vai curtir, fica bem legal.
      Qualquer dúvida, é só escrever ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Hugo

        Edu e equipe, inicialmente parabéns pelo trabalho, os vídeos são muito bem preparados e didáticos. Recentemente comprei uma Scale 910 (2015), com as configurações similares (2 x 10 / 38-24 / 11-36 (Shimano CS-HG81)) e quero melhorar as relações, isso para enfrentar as longas subidas.
        Assim, tenho duas opções:
        1º – Converter a relação para 1 x 10 e instalar o Super Cog 42 e eliminar a coroa menor (24), mas apesar de ter lido sua explicação, fiquei com uma dúvida em relação ao tamanho da coroa do pedivela e a corrente que devo colocar.
        Abraços e bom pedal a todos.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Hugo, vamos lá, o tamanho da coroa é muito pessoal, é preciso avaliar onde você pedala, sua força e experiência, altimetria, etc. A recomendação básica é vaga, quando a alteração é em uma bike 3×10 – “maior que a do meio e menor que a grande”.
          O pessoal tem colocado todo tipo de coroa, da 30 a 38, mas as que saem mais em nossa loja são a 34 e a 36 dentes.
          Se sua realidade é mais velocidade, trilhas abertas, estradões, coroas maiores, (36 e 38), se for pra subidas longas e fortes (seu caso), 30 a 34 dentes. A minha é uma 27,5″ com coroa 30 dentes, pois pedalo muito em trilhas técnicas, travadas, cheias de obstáculos.
          A solução perfeita é mesmo o 2×10, pois com 1×10, algum dia irá faltar algo, mas dá pra conviver com isso!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  38. Daniel Pessoa

    Olá Edu, tudo bem?!
    O cassete Deore XT – 10V (11-36), pedivela FSA SL-K light megaexo (duas coroas – 34 e 50), CORRENTE KMC X-10SL PRATA 10V. VAZADO [1/2x11/128] 116L, mais câmbios e Rapid Fire Deore XT são boas combinações? Além disso, com essa suposta combinação, um COG 42 seria ruim ou 40 seria ideal? Se o 42 for ruim, gostaria de saber o motivo!
    Abraços;
    Daniel Pessoa

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, isso é para uma MTB?
      Estranhei a coroa 50 dentes!
      Quanto ao Super Cog, o 40 dentes é para 2×10, o 42 dentes para o 1×10.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  39. Daniel Pessoa

    Olá Edu, tudo bem?!
    Sim, é para uma MTB!
    É verdade! Estava pensando em colocar 50 dentes para pedalar mais rápido na bike… O senhor acha uma boa ideia?
    Deixa eu ver se entendi direito! No caso desse meu suposto esquema de duas coroas eu devo usar então o COG 40?!
    Abraços;
    Daniel Pessoa

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, os formatos 1×10 e 2×10 são para combinações em pedivelas de MTB, na Road Bike, com coroas 39 e 50, é melhor colocar o Super Cog 42, e ainda poderá ficar pesado em algumas subidas (39X42).
      Se for para pedalar no asfalto, tudo bem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  40. Daniel Pessoa

    Valeu Edu, obrigado!
    Abraços;
    Daniel Pessoa

    Responder
  41. Alexandre

    Boa Tarde. Fiz esta conversão para 1×10, e instalei o cog 16T, porém as trocas de marcha do 13 para o 16 são muito ruins, já fiz de tudo para ajustar, mais não tem jeito. Estava a procura de um cog 20T e 24T, acho que ficaria bem mais ajustado. A relação ficaria assim: 11-13-15-17-20-24-28-32-36

    Responder
    • Edu Capivara

      Essa combinação parece boa Alexandre, se encontra os pinhões, vale a pena! Cassettes que começam com pinhões 11 ou 12, tem combinações numéricas diferentes, dá pra misturar e fazer essa montagem.
      A minha está adaptada com o 16 dentes, não tive problemas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. Fabio Gouvea

    boa tarde Edu. blz?
    tenho um grupo deore 2×10, com cambio dianteiro XT.
    Meu pedivela é um 24/38 e cassete 11/36. Pesquisei muito sobre os COGs principalmente pq sou pesado (105Kg) e em algumas subidas a perna chora….
    Queria deixar meu pedivela duplo e utilizar um COG de 40 mas nessas pesquisas vi que muita gente utilizar uma coroa de 22, ao invés do COG de 40. 22/36 dá praticamente a mesma coisa que o 24/40, certo?
    Difícil está sendo encontra uma coroa shimano 22 pois as que existem são para 9v, apesar do pessoal dizer que servem na 10v. o que me diz?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabio, tudo certo?
      A relação 22×36 é pouca coisa mais reduzida que a 24×40, você está certo no raciocínio, você gasta menos $ e economiza trabalho.
      Com relação a coroas de para 10 velocidades, pode usar tranquilo, ao contrário é que pode dar problema, pois os espaçamentos do sistema de 10 velocidades é menor, ou seja, o seu de 9 usa corrente pouco mais grossa, que funciona bem com essa coroa “pouco mais fina”!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  43. Leandro

    Meu sistema é 3×10 dá pra colocar o cog sem tirar uma coroa minha?

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode sim Leandro, embora não seja necessário.
      O Super Cog é para quem elimina a coroa menor (coroinha) e precisa de recursos de redução de marcha para enfrentar subidas fortes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  44. João Godoy

    Olá Edu. Tenho uma specialized Epic Comp, dianteiro Sram X-7 2×10 (26 – 38) e trazeiro X-9 10 velocidades (11 – 36). Estou pensando em adaptar um Cog de 40, substituindo as coroas para 33 e 44. O que acha? Tem fundamento?
    No aguardo – João Godoy

    Responder
    • João Godoy

      quero dizer coroas 28 – 42

      Responder
    • Edu Capivara

      Sim João, pode ser feito, a bike ganha mais velocidade final e tem marcha bem reduzida para as subidas. Esta substituição obriga você a levantar o câmbio dianteiro para alcançar a nova coroa maior, que é bem fácil quando é com sistema de abraçadeira, quando é um terminal quadrado fixo no seat tube, as adaptações ficam mais limitadas, pois existe um curso bem reduzido de movimentação do câmbio (para cima/para baixo) nesta fixação, que é geralmente encontrado nos quadros de carbono.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  45. João Godoy

    Obrigado pela rápida resposta Edu.
    Teria como me passar orçamento das peças. Cog 40, coroas, acho que precisará da aranha e catraca de 16.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, nós só temos o Super Cog e o Cog 16 dentes, dá R$ 330,00
      loja.pedaleria.com
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  46. Caio

    Boa tarde Edu, fiz a adaptação com cog 42 e 16 em um cassete xt e não consigo ajustar a passagem do 16, fica raspando e demora para entrar, já desmontei e conferi a montagem, tudo certo, coloquei na marcação certa da shimano mas continua raspando. Outros colegas tbm reclamaram e resolveram tirar o 16, acho q o problema ocorre para a maioria. Nas outras marchas é perfeito, problema só com o cog de 16 mesmo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Caio, algumas pessoas tiveram dificuldades pra montar o cog 16 dentes, então a Nottable elaborou um documento (PDF), solicite o seu pelo e-mail bike@nottable.com.br
      Ou relate a eles sua dificuldade. Eu só montei esse cog uma vez, e está na minha bike até hoje – normal.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  47. Leonardo

    Olá, blz?
    Estou com uma duvida sobre o cambio, vou compra o cambio xt 786 ou slx 675 qualquer um dois dois eu posso usar o super cog? e também gostaria de saber se tem que ser o SGS (longo) ou pode ser o GS (médio) a cage do cambio?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, pode ser médio ou longo, e para te informar, a diferença de peso entre os dois câmbios citados é insignificante para tamanha diferença de peso.
      Se puder escolher câmbio com o sistema de trava de movimento (Shadow Plus +), fica perfeito para 1×10.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  48. Anderson Aguiar

    Boa tarde, possuo uma transmissão SRAM 2×10, e minha catraca é uma sunrace, quero colocar a cog de 40, segundo o que pesquisei, minha catraca traseira é padrão shimano, sabe me dizer com a cog certa para ela? Obrigado.

    Responder
  49. Roberto Holanda

    Oi Edu,
    A configuração atual de minha bike é a seguinte:
    - Câmbio SRAM X9 Type 2 com tensor médio;
    - PEDIVELA: SRAM S-1250 customizado, 2 coroas para XC para 10 velocidades, eixo PF30, 36/22.

    Estou pensando em usar um 1x10v e queria que fizesse o favor de mim ajudar comentando se é compatível fazer as seguintes substituições:
    - Coroa Narrow Wide Nottable 36t;
    - SUPER COG Nottable 40 ou 42(Ficaria pegando/batendo no cambio por o tensor não ser longo)?

    Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Roberto, a mudança é possível, respeitando o BCD. Câmbios médios e longos podem ser usados, o Super Cog 42 é para relação 1×10, o 40 dentes é para 2×10.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  50. Getulio Paulino

    Serve no shimano alivio?

    Responder
  51. Danilo

    Olá Edu,

    Tenho uma mtb single speed com um cog de 15 dentes e coroa sram xo.
    Precisei trocar a corrente e a mesma não esta casando com o cog. Provavelmente o cog também esta gasto.
    Procurei em alguns sites e não encontrei um cog de 15 dentes.
    No site de vcs tem um cog de 16 dentes, qual a implicacão que teria se eu trocar um cog de 15 por um de 16 dentes?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Danilo, você usa um Cog mesmo? Poderia usar uma catraca de BMX, é mais durável. Seu cubo é de Road Bike com Freehub?
      Ao colocar um Cog de 16 dentes você irá reduzir a relação (pouco), perderá um pouco de final, e enfrentará subidas com mais facilidade.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  52. Alex

    Boa noite edu.tenho uma MTB 29 com 3 coroa original e cassete 14 x34 e peneu 700 x 28 eu estou sofrendo muito com dores em fim gostaria de saber o que eu devo fazer para melhorar o desempenho da bike .troço o peneu, cassete, coroa,guidão, à ele tem 21 marchas me ajude

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alex, as dores devem ser provenientes da sua postura na bike, o tamanho do quadro e componentes (Selim, canote, avanço e guidão), a transmissão e pneus não tem esse poder.
      Será preciso fazer o Bike Fit para detectar onde está o problema, e isso é muito sério. Se a bike não for adequada ao seu biotipo, causa mais malefício que benefício, criando uma má experiência e te desanimando de pedalar.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  53. Júnior

    Boa tarde, eu estava usando coroas 24/36d com cog 40 + 16 e não estava quase usando esse cog porque não estava sendo necessário, sendo assim retirei o cog 40 pois a 24d com a 36t eu subo bem em todas as trilhas que eu ando porém estou sentindo falta de uma coroa intermediária para girar em 70% das trilhas sem muito esforço tipo uma coroa 30 ou 32 mas não quero perder final. Qual a combinação melhor nesse caso e gostaria de saber qual a coroa que eu uso mais parecida utilizando o cog 42 para se equiparar a mesma força feita usando a 24d com 36t, no caso substituindo a 24d. Minha ideia seria deixar coroa dupla 30/38 ou 30/40 com cog 42t + 16t ou 30/38; 30/40 com cog 40t + 16 será que vale a pena? Muito obrigado…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Júnior, a reduzida 30×42 é boa, utilizo ela no meu 1×10. Passar de 36 para 40, tecnicamente é um aumento pequeno, fácil de fazer, e pode trazer melhor performance para você. Tive uma bike com pedivela 40/30/20.
      Quem sabe você estará criando um novo conceito em relações!
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  54. Ariel Baptista

    Boa noite Edu! Beleza? Por favor, se eu utilizar o cassete de 9v da shimano hg-400, não é necessário o disco de garrafa pet pra distância, conforme no video correto? E outra coisa, no momento que vc usa a furadeira, a profundidade do furo é quanto? Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ariel. correto, atrás do Cassette (Cog 36), as cabeças dos rebites servem como espaçadores.
      A broca apenas arranca a parte rebitada, não aprofunda nada. Use broca de 4 a 6mm.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  55. MURILO ALVES

    EDU , NA MONTAGEM DO COG 42 , NO CASSETE 10V 11/36
    PODE ELIMINAR O MENOR PINHÃO 11 E DEIXAR O DE 17 DENTES ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Murilo, não pode, o primeiro pinhão, seja o de 11 ou 12 dentes, possuem as ranhuras para travar a tampa do cassette, sem isso, ele soltará rapidamente durante o uso.
      Quanto a coroa XTR, procure nas lojas ou no Mercado Livre.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  56. Junior Menini

    Edu. Acabei de comprar uma 29er. A relação dela é 24/38 e K7 11×36. Acho que nas pirambas vou sofrer um pouco. Ela vem com câmbio SRAM medium cage X9. Estou pensando em usar coroa 22D. Se eu usar esta coroa vou precisar trocar o câmbio traseiro e aumentar a corrente? E se eu colocar um COG 40D sem mudar a coroa, precisaria trocar o câmbio? ABraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Junior, se você colocar a coroa 22 (menor que a original), não terá que mexer na corrente ou no câmbio. No caso do Super Cog sim, a corrente deve ser aumentada.
      Você pode usar o Super Cog 40 dentes com 2 coroas sem problema, o câmbio mid cage é compatível.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  57. Rodrigo

    Olá, você tem o cog de 17 dentes? pode ser usado, ou onde posso encontrar!!! Porque coloquei o super cog em um cassete de 9 velocidade de 12/36 mais tirei o cog de 16 ai ficou um buraco 14/18, se colocar o de 17 no lugar da 18 vai ficar melhor. Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, não é um item que se acha avulso como o 16T, que foi fabricado para esse fim (relação 1×10 cassette 11-36), talvez procurando nas oficinas você encontre um cassette usado “descartado”, que ainda ofereça condições de uso.
      Outra opção é falar com seus amigos e pegar com um deles, caso ele tenha feito a conversão no cassette 11-36, e o cog retirado é sempre o 17T.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  58. Fernando

    No filme feito em como colocar um supercor 42 em um cassete de 9v, vc usou o HG400, pois, a última é de 36d. Agora, seria possível apenas comprar esse HG400 12x36d e colocar no final apenas o supercog42, tornando o cassete em 10v e instalando um uma roda livre para 10v? Eu acredito que sim, mas é isso mesmo? Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Não é assim Fernando, não dá pra transformar um cassette de 9 em um conjunto de 10 velocidades. Cada grupo (9, 10 e 11 velocidades) tem medidas próprias, as correntes tem espessuras diferentes, as alavancas de mudança puxam quantidades diferentes de cabo, os espaços entre os cogs são diferentes, se fizer isso, nenhuma marcha irá engatar com precisão, terá o mesmo efeito do câmbio desregulado – sem index.
      Dá pra fazer como a gente mostra, adaptar para 9 ou para 10 velocidades com os componentes corretos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Fernando

        Opa Edu!!!..
        Na verdade, eu tenho o Freehub para 10V, Trocador XT 10V, Cambio Traseiro XTR 10V e Corrente XT 10V também e tudo zero….falta apenas o Cassete, então pensei em comprar um cassete XT 8000 de 11v e tirar um cog, mas, acho que seria mais barato e mais legal comprar um Cassete HG400 de 9V com o ultimo cog de 36 e então colocar o supercog de 42…essa é minha ideia. Sem nexo ainda minha lógica? …..

        Responder
        • Edu Capivara

          Entendi Fernando, mas não rola, as marchas não indexam, fica como se o câmbio estivesse desregulado, tentando trocar de marcha o tempo todo.
          Outro detalhe, o HG400 é básico, o desgaste é mais rápido que o XT/XTR.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  59. Fernando

    Edu!….dei uma réplica no seu comenário, pois, acho que nao fui claro na minha ideia..ou é apens idiota mesmo rsrs..

    Mas, curiosidade: Era vc que estava no filme de lançamento da Caloi Freestyle em 1983..4..não lembro? Kakaka

    Responder
    • Edu Capivara

      Ok Fernando.
      Quanto ao filme, pode ser, fiz vários comerciais durante minha carreira.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  60. José joel lins de Albuquerque

    Boa noite edu eu tô usando uma coroa de 38 dentes sem o cog de 42 mais tem subida que estou sofrendo se eu tirar a de 38 e colocar uma de 36 melhora para fazê subida fica 36 x36 não vou perder velocidade no plano

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim José, irá perder final, e sem resolver a subida, o correto é colocar o Super Cog.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  61. José joel lins de Albuquerque

    OU UMA DE 34

    Responder
  62. Vinicius Batista

    Boa tarde Edu.
    Dá pra usar um cassete de 9v 12-36 dentes e adicionar um cog 40 usando um cubo para 10v?
    Acredito que desta forma as marchas ficariam mais bem escalonadas.

    Responder
    • Edu Capivara

      Não dá Vinicuis, respondo muito essa pergunta!
      O espaçamento entre cada engrenagem do cassette é diferente nos 9 e 10 velocidades, inclusive corrente e alavanca de mudança, tudo diferente, não pode misturar, as marchas não indexam.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  63. Marcos Lima

    Bom dia Pedalaria!
    Gostaria de saber se o Cog 42 é compatível com a K7 Shimano SLX (11-36).
    Abraços
    Marcos

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, o Super Cog é compatível APENAS com cassettes 11/36, de 9 ou 10 velocidades.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  64. Alexssandro Costa

    Edu, por favor, veja se você poder me ajudar. Hoje eu possuo um cassete de 10V mas o meu freehub tem suporte para um cassete de 11v, estou pensando em transformar a minha relação em 1 pra 11, neste caso seria possível eu adicionar um cog de 42 no cassete transformando ele em 11V e instalar uma coroa unica Narrow Wide 34d ou isto não seria possível? O meu Cambio traseiro e cassete é Shimano XT e o meu pedivela é um FSA Gamma Drive. Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alessandro, o Cassette de 11V da Shimano requer outro Freehub, mas tem marcas que aceitam o de 10 e de 11.
      Você terá que trocar a alavanca de mudança e a corrente, e como as engrenagens do Cassette de 11 são mais próximas, pode acontecer da corrente travar na Coroa Narrow, já que ela é para 10 velocidades.
      Boa sorte abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  65. Silvio

    Tenho uma relação de 30 velocidade, posso simplesmente trocar o cog 17 pela 42? ou tenho que reduzir para 20 ou 10 velocidade?
    Onde posso comprar o cog 42.
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Silvio, o Super Cog existe para possibilitar que o ciclista enfrente subidas fortes sem ter a coroinha na pedivela, ou seja 1×10 ou 2×10. Com pedivela tripla não faz sentido instalar o Super Cog, ficaria extremamente reduzida a relação coroinha x Super Cog, ou estaria carregando peso morto por não valer a pena engatar várias marchas.
      As relações 1×10 e 2×10 são muito interessantes, vieram para ficar!
      Neste link você acessa o que temos na nossa loja online: http://loja.pedaleria.com.br/coroas-e-cogs–
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  66. Eduardo

    Edu, bom dia!

    Tenho um cassete Deore 9v HG53 11-34, gostaria de saber, se posso colocar um cog 42d direto e funcionar como se fosse um cassete de 10v.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Chará, não pode não! Os espaços entre Cogs nos cassettes de 8, 9, 10 e 11 velocidades são diferentes, e cada alavanca de mudança “puxa” uma certa quantidade de cabo a cada troca, todas diferentes.
      Se você troca a alavanca de 9 para 10 velocidades mantendo o cassette de 9v, perde o index (1 Click = a 1 mudança).
      Outro detalhe, o Super Cog só aceita cassettes 11-36 ou 12-36, com o seu 34 não rola!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  67. Alexandre

    Edu, boa noite
    Hoje fui colocar um cog de 42 na minha bike spec. crave e a corrente ficou caindo no cog de 42 quando girava para trás, a corrente ficou muito desalinhada, ou seja, para frente ia tranquilo, mas para traz ela caia. O que seria isso? caixa central, alguma regulagem mal feita.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alexandre, resolvi esse tipo de problema colocando 1 ou 2 calços (arruelas) entre a coroa e os braços da pedivela. Será preciso jogar a coroa mais para dentro, para forçar um melhor alinhamento entre ela o Super Cog, pois nas marchas leves, voltamos mais a pedivela.
      Essa dica das arruelas vale se seu central estiver sem calço, encostado no quadro, o mais pra dentro possível no lado da coroa.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  68. Marcelo

    Edu, fiz a adaptação, maso cassete ficou com a certa folga em alguns cogs. Isso é normal? O que fazer para reparar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, folga aonde no rebite? Se for isso é só rebitar novamente, pode substituir por um prego nas mesmas medicas, incluindo a cabeça.
      Folga depois de instalado e bem apertada a tampa, não é para ter!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  69. Flavio Junior Alves da Silva

    Edu boa tarde, tudo bom? gostaria de deixa minha bicicleta com apenas uma transmissão, a traseira, e é difícil eu estar mudando para as outras corroas,como eu não sou de andar em morro, optei por uma corroa single, mas também não quero perder uma marcha leve, tenho em minha bike componente SRAM X3 8v, e gostaria de adiciona um supercog. com esse componente é possível equipa-la?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Flávio, com 8 velocidades não dá, o super cor e coroa narrow wide são pra 10 velocidades, e eu já ensinei a instalar no de 9 velocidades, mas com 8 não rola.
      Mais uma coisa, o maior cog original do cassette tem que ser o 36, o 34 não dá.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  70. Anderson

    Tentei usar a Cog 16 mas fica pulando a corrente e fazendo barulho.
    Minha configuração é:
    Cassete XT M771-10
    Cambio XT
    Corrente Sram 1031
    Trocador XT

    É só fazer força na cog 16 que a corrente pula.
    E também quanto vou trocar de marcha e chega na 16 tambem da uma enroscada tanto para subir quanto para descer.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Anderson, já ouvi falar desse problema. O cog 16 da marca Nottable tem posição de uso (Shimano e Sram), se não instalação errada, pode ser defeito de fabricação.
      Qual a marca dos componentes e onde comprou?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  71. Eliseu Lucas

    Boa Tarde.
    gostaria de Adaptar um super cog de 40 dentes e 2 coroas narrow.
    Gostaria de Saber se as coroas narrow sao as mesmas dimensões da alivio 2015?
    ou elas me proporcionariam mais giros na leve e mais velocidade nas pesadas?
    e se essa adapatação para o shimano alivio 2015 é possivel
    Obrigado, fico no aguardo

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Eliseu, a coroa Narrow Wide só pode ser usada sozinha, ela não faz troca de marcha, os dentes são mais altos e não tem puxadores e rebaixos para corrente.
      Quanto a pedivela, sem problemas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  72. David

    Olá amigo!

    Estou montando uma relação 1×9.
    Comprei um K7 12-36t, super cog Nottable 42t e a coroa chinesa de 34t (1×9).
    Já vi os seus vídeos ensinando as adaptações e talz, porém a minha dúvida é se fica legal com o meu cambio alivio 2015.
    Será que vai funcionar legal qdo engatar o super cog?

    Parabéns pelos vídeos!

    Responder
    • Edu Capivara

      Funciona sim David, é só fazer o ajuste (troca) do parafuso do câmbio que estica a corrente.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Pelegrini

        é fácil de conseguir este parafuso de tamanho maior ?

        Responder
        • Edu Capivara

          Sim Pelegrini, qualquer casa que vende parafusos tem ele em várias medidas e pelo menos dois materiais (aço e inox).
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  73. Renan Maia

    Olá Edu, fiz esse upgrade na minha bike, porem a corrente cai quando reduzo as marchas, ela faz o efeito chicote e cai pro lado de fora do pedivela, nunca caiu em descidas rápidas e turbulentas, somente quando desço as marchas. Meu cambio é Sram X7 (Não type 2), sera que terei que colocar um guia de corrente? Sera que essas tecnologias Shadow ou Type 2 resolvem meu problema?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Renan, se trocou a corrente e não trocou cassette e coroas, pode acontecer isso. Componentes novos e velhos não se acertam (na relação de marchas).
      Caindo pra fora na pedivela dá pra ajustar no câmbio dianteiro, limitando o avanço do transportador da corrente.
      Pulando atrás pode ser corrente nova e cassete velho – você trocou a corrente?
      Se usar coroa única Narrow Wide, a corrente não cai, os dentes são 25% mais altos e com espessura variável, como os vãos da corrente.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Renan Maia

        Exato, troquei corrente e coroa (narow) e a cassete permaneceu a mesma. Mesmo que eu faça a redução de marcha pedalando de leve (no asfalto) as vezes ela chicota e cai pro lado de fora. Pensei que se substituísse o cambio por um Shadow PLus ou por um Sram Type 2 resolveria. Mas vou testar uma nova cassete.
        Valeu Edu, abraços.

        Responder
        • Renan Maia

          Da a impressão que a corrente esta folgada, mesmo a corrente estando no tamanho ideal.

          Responder
        • Edu Capivara

          Oi Renan, está parecendo problema de alinhamento (chain line), a coroa deve ficar alinhada com o centro do cassette (se possível), minimizando quedas para os dois lados da coroa.
          As vezes temos que colocar/tirar calços que ficam entre o quadro e o movimento central, para facilitar o alinhamento. Já tive que usar pequenas arruelas, entre a coroa e o spyder da pedivela, fazendo o ajuste fino do alinhamento.
          Boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  74. Willian César

    Bom dia, posso comprar um k7 de 8 velocidades e colocar o cog ? (Cabe ate 10v no cubo).

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Willian, caber cabe, mas cada transmissão (8, 9 e 10 velocidades) usa espaçadores de engrenagens, alavancas de mudança e correntes diferentes.
      A quantidade de cabo que a alavanca puxa nas trocas de marchas tem que bater com os espaços entre cada engrenagem do cassette, pra indexar.
      Não sei se entendi o que quer fazer, mas não dá pra unir um cassette de 8 velocidades e um Super Cog, para criar um cassette de 9 velocidades.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  75. Danilo

    olá Edu, tudo bem? gosto muito dos seus vídeos, já tirei muitas dúvidas e aprendi muito…
    Preciso de uma ajuda sua, tenho uma venzo raptor 29 com 24v, 11/32 e 24/32/42, como a região que eu ando tem muitas subidas, gostaria de saber se dá para transformar um cassete 10v ou 9v de 11/36 em 8v, para que eu não precise trocar cambio e trocadores. UM ABRAÇO.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Danilo, o Freehub é medida única, pode colocar qualquer cassette, o problema é o espaçamento entre as engrenagens, que deve bater com a quantidade de cabo puxado em cada troca de marcha, ou seja, o cassette de 8V só funciona com a alavanca de 8V, e assim por diante, para 9 e 10V.
      O câmbio obedece a alavanca, pode ser qualquer um, funciona, mas a corrente, cassette e alavanca, só funcionam com seu grupo.
      Não dá pra colocar cassette de 10V e manter sua alavanca e corrente de 8V, não vai “casar”.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  76. weslley tomaz

    boa noite , poderia me dizer se com um Câmbio Shimano Deore 10v é possível concluir com êxito essa modificação ? agradeceria muito (:

    Responder
    • Edu Capivara

      Serve sim Weslley, na prática todo câmbio médio ou longo pode ser usado, basta regular os batentes (L e H) para alcançar todas as marchas.
      Os câmbios fazem o que as alavancas de marcha mandam, elas é que puxam quantidades exatas de cabo em cada troca, diferentes par 8, 9 10 e 11 velocidades, assim como as correntes e cassettes.
      Boa sorte na modificação!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  77. Igor

    Ola. Boa noite. Tenho um pedivela xt duplo 28/40… Ja veio na bike. Porem moro na serra… Falta um cog mais leve.. Na verdade faltam uns 3. Kkk. Posso usar cog 42 com duas coroas? Sei que o indicado é o cog 40. Mas como minha coroa pequena nao é das menores e eu nao gostaria de troca-la, por ser nova e tb pra manter a grande de 40 que me da boa velocidade nas descidas…..pergunto porque creio que um cog de 40 ainda será pouco. 28/40 ficaria. Minha antiga bike era 22/36 e as vezes era sofrido…. Ah, a relação toda é xt com câmbio traseiro long cage. O que me diz? Abraço! E obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Igor, tudo certo?
      Seu cálculo está certo, tem muitos ciclistas fazendo isso, o Super Cog 42 pode ser usado no 2×10 e 2×11.
      Vai resolver sua dificuldade, e seus componentes são compatíveis.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Igor

        Obrigado Edu! Será essa a configuração então! Logo te mando o resultado! No meu ver creio que será uma das melhores combinações possiveis pra 2×10. Nao perderei em nenhuma das pontas se comparado a uma relação 3×10. Logo saberei o resultado! Abraço!

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Igor!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  78. ivanir

    Olá Edu, tenho uma MTB e pedalo somente em asfalto, gostaria de saber qual coroa ou jogo de catraca melhora o desempenho da bike na subida sem prejudicar na descida, grata.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ivanir, para esse fim, o conjunto original com 3 ou mesmo 2 coroas é melhor. As relações com Super Cog sempre apresentam deficiências, na final ou na reduzida, dependendo de quantos dentes tenha no Super Cog.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  79. Mateus Julião

    Tem como instalar o super cog no kit alívio 2014 27v ?

    Responder
  80. ADEMIR TEIXEIRA JUNIOR

    Olá Edu, tenho o grupo sram XO 2×10 na minha bike, tentei colocar o COG 40t só que segundo o mecânico não dá certo porque o cage do cambio traseiro é muito curto e não consigo utilizar o volante maior de 38 com o cog traseiro de 42. a marcha entra só que depois não consigo voltar para o de 36, isso pode ocorrer ???.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ademir, se seu câmbio é o curto (Short Cage) não serve, ele não alcança. os modelos Mid Cage e Long Cage (médios e longos) são os corretos.
      Quanto a coroa 38 com o cog 42, a corrente pode ser curta, pois os dois são grandes, e o alinhamento não é dos melhores. Quando é 1×10, dá fazer o “chainline” melhor, centrando a coroa no cassette, facilitando usar todas as marchas.
      boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  81. Jean Claude

    Boa noite Edú/equipe Pedaleria. Tenho uma Caloi Vitus 29 e tenho pensado em retirar uma coroa, câmbio e passador dianteiro. Minha pergunta é: a relação 30×42 é mais leve para subidas íngremes,
    considerando a relação atual 26×36? E tendo q aumentar em quatro elos a corrente, se quando estiver na relação única 30×11, se a corrente não ficará muito folgada? Abraço e obrigado pelos vídeos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jean, 30×42 dá 0,714 e a original mais leve 26×36 dá 0,722, que é pouca coisa mais leve!
      Com coroa única de 30 dentes, fica um pouco mais leve com o Super Cog 42.
      A folga da corrente é controlável, usando o parafuso de tensão no câmbio, a corrente pode ser mais curta, respeitando a linha vertical das roldanas do câmbio.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  82. Fabricio

    Olá,
    Tenho uma tsw 29″ com grupo alívio 27 com o cassetete traseiro tem a seguinte configuração 11/32, tenho dificuldade em subidas mais íngremes, o que me recomenda fazer para instalar alguma desses cogs maiores?
    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Recomendo Fabrício, mas tem que trocar o cassette para 11 a 36.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  83. Alexandre

    Atualmente tenho 38/24 na frente e 11/36 na traseira.
    Comparando com esta configuração atual, se eu trocar por exemplo por 34 na frente e adicionar o Cog 42 atrás, basicamente terei melhor relação para subidas mas perderei velocidade final nas retas , estou certo ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Correto Alexandre, com a 36 a perda é um pouco menor. Verifique onde tem mais dificuldade ou deficiência, por conta da característica da prova ou local de treino. O problema é maior quando a relação é de apenas uma coroa, no seu caso, tem a 24 pra subidas, você até poderia manter as coroas assim e colocar o super cog de 40, melhorando muito na subida, sem perder sua velocidade final.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  84. Joao Maroc

    Ola Edu. Primeiramente parabéns pela matéria. muito esclarecedora, no entanto um duvida. tenho um cassete traseiro deore igual ao da foto, só sai os dois primeiros pinhaos.
    Minha duvida é como tirar o rebite pra desmontar o cassete tirar o 15 e o 17 e colocar o 16 e depois de montado preciso colocar um novo rebite ou posso instalar o pinhao 16 solto mesmo.

    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, pode instalar com tudo solto, ou parte solta, considerando deixar os pinos prendendo as maiores, até chegar na 16. Quando estão todos presos ou grupos presos, como acontece no XT e XTR, o esforço individual do pinhão no Freehub é menor.
      É bastante comum ver os freehubs de alumínio com marcas horríveis dos pinhões soltos, eles cravam nas ranhuras do Freehub, (giram entrando na parede de alumínio), e fica muito difícil de retirar o cassette. Isso também acontece nos Freehubs de ferro, mas em uma escala menor de estrago, por isso a opção “com rebites” é a melhor.
      Digite “freehub damage” em imagens no Google, tem muitas fotos mostrando o resultado disso.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  85. Vinicius Rodrigues

    Ola Edu, você teria uns 4 Links usados ou novos de uma corrente kmc de 10v para me vender. Estou realizando o upgrade da minha relação para 1×10.

    Responder
    • Edu Capivara

      Desculpe a demora na resposta Vinicius, conforme te falei por telefone, não tenho. Desculpe!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  86. Robson Pedroza

    Boa noite Edu!

    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, os videos nos ajuda muito.

    Tenho uma Merida onine aro 26 com relação 3×10.
    Nesta bike ficaria legal se eu colocar um super cog?
    O que vc me aconselharia.

    Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Robson, obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Já fiz essa adaptação em uma bike aro 26, ficou legal, mas é bom saber que as relações 1×10 tem sempre uma perda, na reduzida ou na velocidade final, de acordo com sua escolha (Coroa e Super Cog).
      Dá pra acostumar, e até acertar a bike pra uma determinada situação, pista ou altimetria.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  87. Anderson

    Eu, minha relação atual é 11 x 34 e coroa tripla 24/32/42 quero usar 1 x 10 coroa 36 e um cog de 42 dentes. Meu cassete é xt meu câmbio deore. Te pergunto o q vc acha dessa adaptação ?? Vou sentir muito na subida ? O câmbio deore vai trabalhar legal ? Espero sua opinião.. Obrigado !!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Anderson, o super cog deve ser colocado em cassettes 11-36, no 34 a corrente pode agarrar no espaçador que tem no meio do cog, mas fora isso, é uma ótima opção, eu gosto muito!
      O câmbio irá funcionar sem problemas.
      Quase toda bike 1×10 tem perda de um lado ou de outro, se coloca coroa maior pra ter final, pesa na subida, se colocar menor pra dar a redução correta, falta na final.
      Tem que conviver com isso, pra mim tá legal, prefiro mais reduzida, para trilhas técnicas, cheia de obstáculos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  88. Felipe Abrão

    Olá Edu, acampanho seu trabalho a algum tempo, e aprendo muito com seus vídeos, eu possuía uma relação de 27 marchas e resolvi trocar.. Colocar 1 pra 9 com supercog e coroa única narow wide, possuo kit alívio m4000 2015,.. E estou com problema que não tenho um mecânico de competência em minha cidade e não consigo acertar as marchas agora, depois que eu mudei a relação elas não entram corretamente.. Sabe me dizer se o câmbio m4000 não dá conta com supercog? Desde já obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Felipe, seu câmbio é adequado, o problema deve ser outro.
      Pequenos desalinhamentos pode impedir o correto funcionamento. Cheque primeiro o alinhamento da gancheira de câmbio: http://www.pedaleria.com.br/gancheira-desalinhada/
      Outra questão que pode atrapalhar é o Chainline (linha da corrente),esse alinhamento deve ser da coroa até o centro do cassette permitindo usar todas as marchas com o mesmo esforço, tanto para cima, quanto para baixo.
      Para conseguir isso lance mão de recursos como afastar a coroa do spyder usando arruelas, e mover o central mais para dentro ou mais para fora tirando ou incluindo arruelas espaçadoras que acompanha o central Hollowtech, Truvativ, FSA e outros.
      Depois de fazer isso, você vira expert no assunto, rsrsrsrs.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Felipe Abrão

        Ok vou verificar isso, Edu, agradeço sua ajuda muito obrigado!

        Responder
  89. girlei moreira

    boa tarde , minha bike ta montada com um grupo deore 2×10 , cambio dianteiro traseiro ,deore corrente deore tambem, e cassete deore , comprei um kit novo , coroa de 32 dentes notable, corrente nova kmc gold, super cog 42 notable , e o pinhão de 16 dentes ,cassete 10v novo , ai quando fui instalar , meu mecanico fez todos os passos , ficou pelando a corrente ,nos ultimos tres pinhão, 11,13,16 , olhando parece que ele não preenche os tres ultimos pinhão ,e quando troco a pra os demais pinhão ate o de 42 funciona normal , esta bem regulado no de 42 justtinho ,para não ficar pegando a corrente no cog, seria o meu cambio deore shadon , que não suporta o cog de 42 , e dixa um espaço maior que teria que ter nos ultimos tres pinhão , obrigado aguardo sua resposta

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Girlei, tudo certo?
      Já montei vários sistemas 1×10 aqui, e poucos ficaram bons de cara, tive que fazer ajustes diversos pra ficar legal mesmo!
      99% dos problemas são ligados ao chainline (alinhamento coroa/cog), então é bom ter em mãos arruelas espaçadoras para central (acompanham o Hollowtech, FSA, ect), as vezes tem que tirar, outras vezes tem que colocar, e também arruelas para colocar entre o Spyder e a coroa, jogando ela mais pra dentro do quadro.
      O alinhamento da coroa deve ser com o centro do cassette, para que funcione bem nas duas pontas, e com tantas geometrias e desenhos dos quadros e pedivelas, as vezes demora pra chegar no ajuste fino.
      Seu câmbio é perfeito para essa adaptação, verifique também se a gancheira está alinhada (tem ferramenta pra isso).
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  90. Roge Silva

    Ola Edu. O conjunto da minha bike é XT 3X10. Estou pensando em colocar um super cog de 40 dentes. Minha duvida é: 1. Se posso manter a relação de 3 coroas. 2. Se vou ter melhor desempenho nas subidas. Abraço Roge Silva

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Roge, o Super Cog é para as bikes que utilizam relação 1×10, se mantiver a coroinha a bike ficará tão reduzida, praticamente impossível de usar essa marcha, teria que dar muitas voltas na pedivela pra dar uma volta na roda!
      O Super Cog 40 dentes é pra quem utiliza relação 2×10, e já fica muito reduzido.
      O Super Cog 42 é para bikes 1×10.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  91. André

    fala edu blz? então…na minha “leiguice”tenho uma duvida ja entendi q não da pra usar no casset de 9v de 34…mas se por um acaso eu limar os calcinhos do cog q fica pegando na corrente quando esta no cassete de 34 e colocar um outro calcinho mais pra baixo.. sera q não rola????e um cog menos sendo de 40…ai clocaria uma coroa de 30…deu pra entender minha gambiarra???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, parece muito trampo essa ideia, procure Super Cogs de outras marcas, pode ter modelos sem os calços. O modelo da Nottable não serve para cassettes 11/34./
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  92. Rogerio Takeo Hashimoto

    Boa tarde Edu. Gostaria de saber se o pedivela acera de 3 coroas, dá para colocar coroa única e se fica bom? Já foi falado que cassete de 11×34 não aceita supercog, isso é para todos cassetes? Não teria como fazer uma adaptação? qual seria o problema já que o 36 dá de boa? e se eu colocar coroa única 34t e manter o cassete 11×36, ficaria ruim demais?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rogerio, a pedivela é desmontável, então serve! Será preciso medir o BCD para comprar coroa com a mesma furação.
      Os cassettes com a maior engrenagem de 34 dentes não servem pois a maioria dos Super Cog tem apoios para encostar na engrenagem maior (36 dentes), e estes apoios ficam na linha de corrente se o cassette for de 34 dentes.
      O problema é a posição destes apoios, não a espessura da corrente.
      Quanto ao 1×10 com coroa de 34 dentes, você não terá redução suficiente para enfrentar subidas. Então você tem o cassette certo, 11/36?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  93. Edmilson

    Prezado excelente video acompanho a muito…bom meu pedivela é SRAM S-1250(X7) 24/38 com k7 11/36 é possível instalar esse cog de 40 mantendo as duas coroas 24/38 ou seja 2x10v?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edmilson, quando a bike é 2×10 o usual é o Super Cog de 40 dentes, para não ficar redundante, pois ele é pra ter marcha reduzida, e a coroa 24 já faz isso!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  94. marcelo

    Meu k7 está rangendo muito depois q coloquei um cog 42, o barulho aumenta nas marchas mais pesadas, na verdade aumenta quando forço p subir morros sem usar o cog. Parece q o pino do k7 q segura a de 36 é q força o super cog

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, verifique se a altura dos rebites está atrapalhando o encaixe perfeito da peça. Se o Super Cog estiver marcado nesta posição (apoio dos rebites), você pode iniciar um furo, só pra cabeça dos rebites embutir na peça.
      Verifique também o aperto do Lockring (tampa que segura tudo).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  95. Eduardo Nogueira

    Boa tarde, achei fera! Tenho um sistema XTR de 10v e tenho guardado uma coroa de 32 dentes, o que me recomendaria para casar legal? Um Super Cog 40 Dentes ou de 42? Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, 42 dentes pra 1×10, 40 dentes pra 2×10.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  96. Renato

    Olá, Edu…
    Tenho um grupo Sran XO (2 x 10). Até então a informação q obtive é que para adicionar a Cog no cambio XO só suporta a Cog40, haja vista o tamanho do cambio (medio). Isso seria somente no caso de duas coroas, e no caso de deixar somente uma suportaria a cog42??? Qual a sua opiniao quanto aos beneficios??? Melhor deixar so uma coroa??? 32 ou 34???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Renato, segundo a Nottable – fabricante dos cogs e coroas Narrow Wide, câmbios médios servem para cogs de 40 e 42 dentes.
      Eu uso 1×10 e estou satisfeito, já acostumei!
      O Super Cog de 40 dentes é para 2×10, o de 42 dentes é para 1×10.
      Não posso opinar com relação ao tamanho da coroa para você, isso é muito pessoal, força física, fôlego, altimetria, tipo de pista ou treino que faz…
      Uso atualmente a oval 34 dentes na bike 27,5 – SHOW!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  97. THIAGO GARBELINI CUZZATTI

    Olá Edu, tudo bem contigo.
    Acompanho de perto seus videos, e me divirto muito com os making offs, muito dez os erros e as caras que vc faz. Mas vamos ao que interessa. Acompanhei o video da transformação pro COG de 40t e tenho exatamente a mesma relação que vc tinha no vídeo, ou seja um cassete XT e o modelo da minha corrente e a shimano HG54 compondo a minha bike groove riff 90. O cog adquirido também foi na notabble e tb adquiri junto a coroa de 16t substituindo pelas de 15 e 17t. Na reinstalação o cog ficou dez porém nas mudanças para baixo tanto do cog quanto da coroa de 16t ficam a desejar, ou seja ora não mudam, ora ficam arranhando, por isso tenho que passar duas marchas pra conseguir acertar. Nas marchas menores o piao de 11 e 13 ficam arranhando. Nào sei se na hora da pinagem o k7 pode ter ficado empenado ou algo do tipo. Eu havia pensado numa solução, mas não sei se vai piorar o meu problema, que é soltar todos os cogs e instalar eles como se fossem soltos assim como os ultimos que ja são assim.
    Bem essa é minha dúvida e desde ja agradeço pela ajuda.

    Grande abraço
    Thiago G Cuzzatti

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thiago, já tive bons e maus momentos nessas adaptações, alguma dão canseira mesmo, e os motivos podem variar:
      1º – Alinhamento. As vezes é preciso colocar ou tirar calços no mov. central para jogar a pedivela mais pra dentro ou mais pra fora, além disso uso pequenas arruelas entre a coroa e o spyder da pedivela pra jogar a coroa mais para dentro.
      A coroa deve ficar centrada no cassette (chainline).
      2º – Alguns cogs 16 dentes Nottable podem ter defeito ou estão em posição errada (Sram/Shimano), os rebaixos do index tem que estar na mesma posição e angulo que os demais cogs, senão fica embaralhando mesmo.
      3º – Vale a pena conferir o alinhamento da gancheira.

      Se nada der certo, acostumar fazer as mudanças mantendo o botão pressionado por mais 1 segundo, rsrsrs, 1 mudança e um pouquinho, não chega a ser 2 mudanças, mas só funciona nas reduções!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  98. Welson

    Boa tarde Edu,
    Tenho um K7 deore de 9v de 11×36, comprei um cog de 40 e pretendo tirar o cog de 11,
    Mas percebi que o cog de 11 tem umas estrias onde faz o aperto.
    Posso fazer esta alteração sem problemas?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Welson, esse você não pode tirar, o cassette vai soltar muitas vezes e te deixar na mão!
      Tire o de costume, o 17 dentes. Pra ficar perfeito, compre também o 16 dentes pra colocar no lugar do de 15 dentes, assim diminui o gap (o pulo da 15 pra 19 quando tiramos a 17).
      Tirando o 11 como disse, a bike fica se velocidade final, fica lerda no plano e nas descidas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  99. Kabello

    Edu;
    Boa tarde de domingo!
    tentei ler todas perguntas, para não repetir mais do mesmo, mas como são muitas duvidas de colegas de pedal.(e muitas repetidas). Parei de ler e resolvi tirar minha própria duvidada. Qual a durabilidade desta coroas Narrow Wide, quanto ao seu desgaste natural(em quilometragem e ou em quantidades de trocas de correntes). outra duvidada, é onde comprar, o link de compre aqui, da em pagina não encontrada.
    Abraço e parabéns pelas reportagens.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Kabello, paramos de vender esse produto pela concorrência desleal no Mercado Livre (tudo sem nota).
      Comparando uma coroa com outra, o desgaste é igual, mas se for 1×10 por exemplo, o desgaste é maior por ser única (não divide a carga com outras coroas).
      O fato de engatar em 10 cogs (trabalha cruzado), também gera desgaste.
      Quanto a quilometragem, é muito relativa, força nas pernas, altimetria, condições das pistas e condições climáticas interferem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  100. edgard cesar

    Ola Edu, comprei uma bike Caloi Elite 30 Deore, gostaria de saber se é possível colocar um super cog de 42 t, aguardo respostas ok , Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edgard, dá pra colocar sim, mas é redundante para 30 velocidades. Ele vai bem com 1×10 ou 2×10 – ele faz o papel da coroa pequena!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  101. Leonardo Seibt

    Fala Edu… Tudo certo?
    Comprei o kit da Nottable com o super cog 42, cog 16 (para substituir o 15) e o parafuso para regular o fim de curso. Instalei no grupo Deore de 20V que tinha na bike. Na verdade comprei o cambio novo e já fiz a adaptação. Nem testei ele sem a adaptação. Não estão precisos os encaixes de algumas marchas. Ficam teimando um pouco para entrar, tanto subindo marcha quanto descendo. Seria talvez por conta do cambio traseiro não ter o comprimento ideal para funcionar com este super cog 42? Ou seria somente ajuste mesmo? O cambio traseiro modelo XT de 11V já tem um comprimento para trabalhar com os cassetes que incluem os cog 42. Será que este funcionaria melhor no meu caso?
    Grande abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, já montei com tudo que é tipo de câmbio (antigos e novos), e não deu problema por isso, mas alguns casos são mais chatinhos pra zerar, quase sempre dificuldades relacionadas o Chailine (perfeito alinhamento entre coroa e cogs).
      Teste outras posições para a coroa se o central for tipo Hollowtech ou FSA, com arruelas espaçadoras, isso joga a pedivela mais pra dentre ou mais pra fora, de acordo com o desenho do quadro e curvatura da pedivela.
      Alguns cog 16 dentes da Nottable tiveram problemas, verifique com eles se o problema for o engate no cog 16 dentes.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  102. Allan

    Olá amigo,

    Me interessei nesse cog 40.
    Quero utilizar no sistema 2×10, minha cassete e cambio traseiros são Sram XX 11-36 e long cage respectivamente. O detalhe está nas coroas da pedivela, que são 42-28 e tenho a opção de reduzir para 39-26, corro o risco de não funcionar coroa maior com maior? obs. não uso menor com menor.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Allan, sua conta está certa, o Super Cog 40 dentes é pra usar com 2×10. Com suas 2 opções de coroas, a primeira marcha fica assim: 28×40 = 0,7 volta na roda por volta na coroa, com a 26×40 = 0,65 volta na roda por volta na coroa (mais reduzida ainda).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  103. Alexandre

    Ola Edu, acompanho seus videos e acho muito legal o trabalho de divulgação e esclarecimentos. Estou interessado em adquirir um super cog e uma coroa narrow, mas estou com a seguinte dúvida de compatibilidade:
    Possuo cassete deore hg400 12/36 9v e pedivela deore m590 44/32/22. O freehub e cubo XT pra 11v.
    pretendo adquirir cambio traseiro Xt + corrente + trocador 11v. Minha ideia era acrescentar 2 supercog 40 e 42 no cassete de 9v sem tirar o cog de 17 ja que o freehub tem espaco, e substituir as 3 coroas do pedivela por uma so narrow wide de 34 dentes instalada no lugar da de 32. Isso vai dar certo ou devo comprar logo o cassete de 11v e pedivela novo com1 so coroa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alexandre, isso não dá certo, os cassettes de 8, 9, 10 e 11 velocidades são todos diferentes, o espaço entre cada cog não bate com os outros, acompanham a mesma proporção das alavancas (o quanto puxam de cabo a cada acionamento).
      Não é necessário usar 2 Super Cogs, a corrente sobe bem da 36 para o 40 ou para o 42.
      Se puder comprar tudo da relação 11 velocidades é melhor, tudo mais moderno e leve, sem ter que fazer adaptações. 11/40 da Shimano ou 11/42 da Sram, ótimas relações.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  104. Patrick

    Boa noite Edú, então a minha dúvida é a seguinte, eu uso uma relação de 3 coroas (eu preferi de três pra ter mais velocidade final) 22,32,42 xt e cassete 11-36 de 10 velocidades, estava pensando em colocar uma supercog, pois aqui na minha região, sobradinho em brasilia-df, é montanhosa e estou acima do peso, então pensei que eu pudesse te um bom desempenho colocando uma supercog. Sei que baixar meu peso iria melhorar bastante rsrs, mas isso já estou fazendo aos poucos com meus treinos diários. O que você me aconselharia? Muito obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Patrick, tudo certo?
      O Super Cog é mesmo para relações 1×10 ou 2×10, pra substituir a coroa pequena, mas no seu caso se justifica!
      Talvez não dê pra usar com a coroa menor (fica leve demais), mas alguma combinação com sua coroa do meio, pode ajudar!
      Muitos ciclista já perguntaram isso, então não é nada estranho, e o recomendado é o Cog 40 dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  105. Jhonata

    Ola Edu, eu consigo colocar um cassete de 11v em um cubo Deore teria que trocar o freehub ou coisa do tipo?
    Obrigado e parabens pelas dicas ;)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jhonata, na Shimano, apenas o cassette de 11 velocidades é exclusivo, não serve em outros freehubs, portanto não dá pra fazer essa adaptação.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  106. roberto rodrigues

    Brothers…eu estou montando uma caloi elite 30 e tenho um cassete hg-50 de 9v com o maior corg de 34dentes, nesse caso seria possível adaptar um super corg no cubo shimano FH-M4050(ALÍVIO) juntamente com esse cassete hg-50? uma vez que o câmbio traseiro é um deore rd-m781 sgs de 10 velocidades….

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Roberto, se a sua intenção é montar um conjunto de 10 velocides somando o cassette com o cog, NÃO dá! Cassettes, correntes e alavancas de 8, 9, 10 e 11 são todos diferentes, cada alavanca de mudança trabalha com medidas exatas que correspondem aos espaços entre casa cog (engrenagem).
      Se quiser manter a bike com 9 velocidades, sendo uma delas o Super Cog, o cassette deve terminar com cog 36 dentes, não o 34 como citou, o Super Cog tem saliências que se apoiam no último cog do cassette, e ficam na linha de engate da engrenagem 34 dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • robertovc

        edu, muito obrigado pelas informações precisas. desisti desse k7 de 9, vou montar ela com o de 10 normalmente e depois substituirei 1 corg pelo supercorg como vc explicou no video….abraço…valeu…ah, seu apelido é capivara pq vc roia muito as bikes no trial? kkkkk

        Responder
        • Edu Capivara

          Ok Roberto, entendi!
          O “Capivara” foi coisa de um professor de matemática, ele escreveu K (o pi – 3.1416…) e desenhou uma vara, pois sempre fui magrão!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  107. wesley

    boa tarde
    eu gostaria de saber se tem como simplesmente acrescentar um cog de 40 ou 42 no cassete 12-36(9v) e transforma -lo em 10 v.E atualmente eu uso 3 coroas pretendo mudar depois…

    Responder
    • Edu Capivara

      Não dá Wesley, cada conjunto tem suas medidas, não funcionam se misturar, as correntes tem largura diferente, os cassettes e alavancas de mudança tembé, todos diferentes.
      Cada alavanca de mudança puxa segmentos exatos de cabo, se você montar um cassette assim (de 9 velocidades + o super cog) e usar a alavanca de 10 velocidades nada vai bater, cada acionamento será pouco, já que o cassette é mais espaçado entre cogs.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  108. Philipe

    Olá, posso usar um cambio com cage médio para uma relação 1×10?

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode sim Philipe, só o curto (short cage) não dá!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  109. Andre

    bikes de 1 coroa são bonitas, versáteis e de boa performance, mas eu ainda curto as boas e 3 coroas! não sou muito hábil em circuitos tecnicos mas sou adepto do crosscountry e curto bastante a tocada de relação 3 coroas, sem contar que acho mais divertido e trabalha bastante a estratégia.

    Responder
  110. Rafael Castro

    Como faço o correto alinhamento (chain line)???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, a coroa tem que estar alinhada com o centro do cassette (se for coroa única).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  111. Luvas

    Ola Edu acompanho seus videos e sua atenção com a galera espetacular, ja uso 1×10 32d coroa e 11x36k7 queria colocar o cog 42d e retirar 19d e 21d e por um 20d ficaria melhor na minha opinião, o problema é o pinhão de 20d vcs tem?.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, esse não tem avulso, mas dá pra conseguir (com sorte), nos cassettes de bikes de entrada, tenta nos que começam com pinhão 12 ou 13, provavelmente tem outra escalonagem, não vai ser o 19 dentes.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  112. Guilherme Silva

    Olá Edu, gostaria de saber os super cog’s podem ser usados com câmbios dá Shimano do tipo GS(que como você sabe são um pouco mais curtos)?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guiulherme, o super cog trabalha com câmbios longos e médios, preferencialmente “GS”, por conta da articulação extra da fixação na gancheira.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  113. Flavio Longo

    E ai pessoal? Tudo bem???
    Recentemente fiz a instalação de um COG42 na minha bike que é 27,5, e sou fã desse aro, com 1 coroa oval na frente, corrente Corrente Kmc X10 Sl Gold e cassete XT 771, porém estou com um problemão, no primeiro rolê, a gancheira quebrou, troquei ela mas agora não consigo regulagem, to achando a torção da corrente muito grande, os dois cogs menores não estão entrando na sequencia de trocas, a corrente não desce até eles, nem com o ajuste H/L, Ah o cambio é o DEORE 10V.
    Me ajudem ai por favor!!!
    Abração a todos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Flavio, verifique o Chainline da sua bike, no máximo 50mm do centro do seat tube até a coroa, e a corrente deve estar engatada no cog central do cassette (ou próximo do centro, já que é par). Nesta posição, a corrente não pode fazer muita curva, ela deve ter a mesma facilidade de subi e descer cogs.
      Para ajustar o alinhamento na coroa, coloque ou retire anéis espaçadores do central (tipo Hollowtech, Isis, FSA), isso faz com que a pedivela se mova para dentro/para fora. Outro truque é colocar arruelas espaçadoras entre o spyder e a coroa na pedivela, jogando a coroa mais para dentro – caso precise!

      Também é possível instalar um prolongador de gancheira, dando mais capacidade de manobra ao câmbio:
      http://www.gantechgancheiras.com.br/a002—prolongador-compativel-shimano-novos-p–uso-de-cogs-11-40t-e-11-42t-(preto)~8~4~7~componentes~gantech—nacional
      Espero que resolva, boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta