Iluminação certa
Parece óbvio ter que usar farol e lanterna na bicicleta a noite, pois é, mas muita gente ainda não usa esse importante equipamento de segurança e prefere se arriscar na escuridão.
Sua bike é um veículo
Pra muita gente bicicleta ainda é coisa de criança, um brinquedo, para muitas outras é sinônimo de esporte, lazer e até profissão, mas uma coisa todos tem em comum. A noite chega pra todos eles.
Quando você usa um carro a noite é obrigatório o uso de faróis e lanternas, certo? Porque com a bicicleta seria diferente? Se você está pedalando, principalmente no escuro, qualquer obstáculo pode se tornar uma armadilha gigantesca e provocar acidentes graves. Hoje existem veículos equipados com os famosos faróis direcionais, dotados de alta tecnologia, sensores, etc. Sabia que você pode ter esse recurso quando for pedalar a noite e sem complicação? Confira no vídeo.
Qualidade em questão
A muito tempo conhecemos os kits de iluminação para bicicletas e a muito tempo também sabemos que existem produtos no mercado que não cumprem o que prometem ou ainda oferecem como único benefício o preço baixo.
É primordial, como tudo na vida, escolher produtos e componentes de qualidade garantida. A Pedaleria está aqui pra mostrar isso para você, pode ter certeza de que nunca mostraremos produtos ruins aqui, alguns podem até não caber no seu bolso, mas você fica sabendo aqui os reais argumentos, sem falsidade, que comprovam e atestam a qualidade por exemplo, dos faróis que usamos nessa matéria.
Do que adianta comprar um farol pesado, com o tão famoso LED CREE muitas vezes falsificado, que utiliza pilhas ou baterias de qualidade duvidosa e componentes de fabricação não tão confiáveis? A probabilidade de ficar na mão e no escuro é grande. Não confie nos 400 trilhões de lumens que muitas vezes são anunciados por aí, uma boa iluminação tem a ver com a construção do produto em si, como lentes, LED, carcaça, baterias e acessórios.
A escolha
A marca que utilizamos neste vídeo é a mesma utilizada pela polícia americana e possui adjetivos pra lá de convincentes para investirmos em excelentes faróis e lanternas para nossas aventuras diurnas e noturnas, seja na cidade ou no meio do mato. Como por exemplo.
Manuais em português
Garantia e assistência técnica no Brasil
Componentes emborrachados, a prova d’agua
Lentes projetadas para ampliar a capacidade de iluminação
Baterias desenvolvidas para essa finalidade, leves, eficientes e seguras
Suportes adequados ao tipo de equipamento, não tem gambiarra
LED CREE original e eficiente

Outro tipo de fixação ajustável e inteligente, não precisa rosquear ou desrosquear até o fim para tirar o suporte.

Kit de faróis, um para a bicicleta e outro (menor) para o capacete. Dupla dinâmica que ilumina tudo a sua frente.

Detalhe do botão emborrachado e iluminado, mesmo dentro da camisa de ciclismo dá pra ver se está ligado ou não.
Os preços sugeridos variam conforme o modelo. Para os que testamos, os valores são os seguintes.
NiteRider Lightning Bug 3.0 – 3 LEDS e 3 funções

NiteRider Stinger Taillight + Lightning Bug 3.0

NiteRider SOLAS Tail Light 2 Watt

NiteRider MAKO 5.0 Combo com Tail Light

NiteRider Lumina Micro 220

NiteRider Minewt Mini 350 USB – Led Lithium ION

Devido a grande procura por esses faróis profissionais, o importador tem um canal de atendimento especial para atender às solicitações dos fãs da Pedaleria, basta entrar em contato com contato@calypsonet.com.br para saber detalhes sobre os preços exatos e onde comprar.
Um abraço
Humberto Guerra
Eu uso há vários anos as lanternas com leds Cree encontradas no eBay a preços muito baixos. Embora eles certamente sejam de qualidade inferior aos mostrados aqui, sobretudo no acabamento, ainda não tive os problemas sugeridos na matéria, e até hoje não tenho do que reclamar – já usei até em competições noturnas, e exatamente como sugerido aqui, um farol no guidom e outro na cabeça. Até dei um de presente pro meu pai, que mora em sítio e pra quem lanterna de cabeça é muito útil. Ele também usa bastante, e nunca relatou problemas.
Sobre as recomendações de pedal na cidade, sobretudo à noite, estou de acordo com tudo, mas acho que faltaram dois acréscimos importantes. Acho recomendável aplicar no quadro da bike urbana esses adesivos refletivos (de boa qualidade, tipo 3M) e, principalmente, usar colete refletivo. Muita gente tem preconceito, acha feio – e é mesmo, mas entre ficar bonito e ficar visível, absolutamente visível, é preferível esse último. Reparei até, depois que comecei a usar colete para treinar à noite ou simplesmente para dar um rolé, que as finas diminuíram muito. Fico até com a suspeita de que o colete confere a quem o usa um ar meio oficial,l sei lá, talvez o motorista o confunda inconscientemente com um agente de trânsito. Enfim, hoje eu já acho colete refletivo indispensável. E tem que ser lavado com cuidado, para não danificar a tinta refletiva.
Abraços e parabéns pela boa matéria!
Fernando Campoi
Olá Humberto. Muito obrigado pelos comentários e observações, sempre muito válidos. Podemos falar sobre o colete algum dia desses e testar uns modelos, o que acha? Grande abraço
Allen
Excelentes dicas!!! Gostei muito desse site!!!
Jomar Sillva
Quero receber E-mails sobre os produtos para Bike
Fernando Campoi
Oi Jomar. Tudo certinho? Obrigado pelo interesse. Esperamos que aproveite bastante o conteúdo da Pedaleria, além de produtos falamos também sobre comportamento, saúde, diversão e tudo relacionado ao mundo biker.
Jomar Sillva
Produtos bike
Fernando Campoi
Você viu o nosso post recente sobre a lanterna traseira com seta, pisca alerta e luz de freio?
Marcos Gregorio
Não são apenas dicas, são orientações que podem salvar a vida do ciclista de cidade. Eu não pedalo na cidade, gosto mais de trilhas.E quanto ao comentario do colega Humberto, foi muito bom. E como sempre a Pedaleria mostra boas opções para pedalar com segurança.
Edu Capivara
Valeu Marcos, obrigado por acompanhar a Pedaleia e nosso Canal.
Abraços;
Edu Capivara