Como fazer um guia de corrente caseiro?

BNR-Guia_de_Corrente
Como fazer um guia de corrente caseiro?,

Dicas, Videos

5

Evite a queda da corrente fazendo um guia de corrente caseiro.

Sabe quando a gente está fazendo trilha, pega uma descidona meio esburacada e logo a corrente cai! Quando a bike tem câmbio dianteiro ainda dá pra fazer ela voltar pro lugar com a bike em movimento, já fizemos um vídeo sobre isso, mas que usa apenas 1 coroa como eu e muita gente, tem que parar a bike, sujar a mão, que raiva que dá!

Se você também passa esse aperto, a solução é colocar um guia de corrente, como aqueles da bikes de Downhill, ou aquele simples que vai no meio do chainstay, mas… sabia que dá fabricar o seu próprio guia de corrente, e gastando menos de R$10,00?

img-Guia_de_Corrente_01

As quedas de corrente acontecem quando pegamos descidas com piso muito irregular, e elas são mais comuns quando a bike está equipada com câmbios simples ou coroa única.

img-Guia_de_Corrente_16

O guia de corrente simples fica instalado no chainstay, puxando a corrente para cima.

Eu testei várias soluções de baixíssimo custo, mas achei que algumas são muito barulhentas ou se desgastam muito rápido, a pesar de ficar com um visual bem legal!

img-Guia_de_Corrente_17

A questão do barulho até que dá pra levar, porque esse tipo de componente costuma ser barulhento mesmo, o que não pode aceitar é ele quebrar ou soltar como tem acontecido com alguns importados que vão aqui, porque ele solto, vai para aqui na roldana do câmbio, aí acabou seu treino.

img-Guia_de_Corrente_03

A alça de algumas embalagens pode servir para fazer um guia de corrente, elas tem uma curva na posição ideal!

Depois de fazer alguns desenhos e testes, eu achei o material ideal pra fazer esse guia de corrente, a mangueira Cristal de 1 polegada!
Ela é super resistente, discreta porque é transparente e quando a corrente passa por ela, não faz nenhum barulho!

img-Guia_de_Corrente_04

A mangueira cristal de 1 polegada (25,4mm), é muito resistente e fica bem discreta na bike.

Achei essa mangueira por R$8,50 o metro em um depósito de materiais de construção, e dá pra fazer muitas peças com essa metragem.
O Primeiro Passo é cortar um pedaço de 14, 15cm, e estudar a posição que ele ficará na sua bike. Na MTB 29″ da Vzan eu aproveitei o terminal do conduite do  câmbio traseiro para fixar a peça, evitando que ela escape.

img-Guia_de_Corrente_05

img-Guia_de_Corrente_06

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA FAZER O DOWNLOAD DO GABARITO

Caso seu quadro seja parecido com esse da Vzan, com o cabo passando por baixo, será necessário abrir caminho para ele na mangueira, porque o câmbio tem funcionar sem impedimentos.
Depois a gente faz cortes para criar alças de fixação, que também irão funcionar como mola, permitindo certo movimento da corrente sem que ela balance muito.

img-Guia_de_Corrente_07

Imprima o gabarito, recorte e cole sobre a mangueira, assim fica fácil obter o desenho básico.

Dá para fazer todos os cortes com tesoura e estilete, mas se você usar um vazador para couro de 5mm de diâmetro, o trabalho fica bem fácil, e elimina o risco de rasgar a peça. Utilize o vazador em cima de uma madeira macia para não danificar o corte da ferramenta.

img-Guia_de_Corrente_08

O vazador para couro é uma ferramenta barata que ajuda muito nesse trabalho. Ela os cortes ficam com acabamento redondo, evitando que a mangueira rasgue acidentalmente.

img-Guia_de_Corrente_10

O resultado final da peça cortada e furada é este.

Para instalar o guia de corrente vamos utilizar cintas de nylon, mas antes, abra a corrente e retire o cabo do câmbio ou conduite, se ele estiver no caminho, e quem tem emenda rápida na corrente, o trabalho fica fácil.

img-Guia_de_Corrente_09

A emenda rápida, conhecida também como Missing Link ou Power Link ajuda muito na manutenção da bike e também nesse momento, quando tiramos e recolocamos a corrente algumas vezes!

Agora é só instalar a peça partindo do terminar do conduite, colocando na parte da frente 2 cintas de nylon para reforçar a fixação, e na parte de trás com a mangueira virada para frente, apenas 1 cinta. A diferença de largura entre as duas pontas é para permitir que a peça se movimente durante as trocas de marcha.

img-Guia_de_Corrente_11

Inicie a instalação encaixando o guia no terminal de conduite, próximo a coroa. Se sua bike tiver outra configuração, adapte o projeto a sua necessidade.

img-Guia_de_Corrente_13

Esse guia de corrente é muito flexível, aceita todos os movimentos da corrente durante os engates de marchas, mas diminui o balanço da corrente.

Finalizada a instalação, a gente recoloca a corrente e o cabo do câmbio e testa o funcionamento. Se sua bike for equipada com Super Cog ou se for uma bike de DH, a mangueira deve ser um pouco maior.

img-Guia_de_Corrente_14

Silencioso! O material flexível da mangueira absorve impactos e ruídos.

img-Guia_de_Corrente_15

Se você pretende usar um guia de corrente, este modelo pode ser uma boa opção para você testar o funcionamento, e assim que aparecer um modelo ideal para sua bike, você faz a troca!

Bom pedal!

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (5)

  1. Gilberto Berserker

    Ola Edu.
    Como sempre seus videos estão de parabéns… Minha bike passa os cabos do câmbio por cima. Mesmo assim preciso fazer os furos e cortes???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gilberto, os cortes não, mas os furos para fixação (passagem das cintas de nylon) sim.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. lucas

    do BMX e Trial dos anos 80, ja usou muita camara de ar aro 26″ na BMX né… hahahahaha

    Responder
  3. Victor Araujo

    Ei Edu, parabéns por seus ensinamentos.
    Quero fazer esse guia de corrente, mas minha bike é aro 26, então quais são as medidas para esse tamanho??
    Grande abraço!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Victor, o mesmo tamanho!
      Boa sorte na fabricação da peça!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta