Freio a disco mecânico travado?

Freio a disco mecânico travado?,

Curiosidades, Dicas

14

O freio a disco mecânico travado? Confira o motivo e a solução.

Tem muito ciclista utilizando freio a disco mecânico, e eles funcionam bem, passando aquela fase inicial do ajuste, eles são bem confiáveis, mas como qualquer componente, tem marcas boas e ruins, e na maioria das vezes, quando eles apresentam defeito é por falta de lubrificação, o braço de acionamento não retorna após ser acionado.

Esse é um problema de desgaste (projeto muito simples) ou lubrificação, pois internamente ele tem muitas peças que podem emperrar por estarem muito secas, impedindo que o braço retorno naturalmente com o auxílio da mola.
A pesar das pinças do freio hidráulico não terem praticamente nada dentro, só o óleo e os êmbolos, eles também podem travar para fora (com as pastilhas pressionando o disco) pelo desgaste dos veladores e por riscos e sujeira na área onde o êmbolo se desloca.

img-Manutencao_Freio_a_Disco_Mecnico_06

Muito popular nas bikes de entrada, os freios a disco mecânicos são encontrados em várias marcas e modelos, com preços diferenciados.

Quando submetidos a lama, poeira e constantes jatos d’água, a lubrificação desaparece, e para manter seu freio a disco mecânico funcionando será preciso desmontá-lo para fazer a manutenção. Para iniciar tire ele da bike, remova essa tampa que ajusta a aproximação da pastilha fixa, removas as duas pastilhas para ter acesso ao êmbolo mecânico, remova também o braço externo de acionamento, ele pode ser apenas uma peça encaixada em um sextavado ou ter uma mola embutida.

img-Manutencao_Freio_a_Disco_Mecnico_05

Componentes de um bom freio a disco mecânico.

Agora com um alicate de bico fino solte a tampa interna que tem 2 furinhos ou cavidades, é rosca normal (rosca direita), liberando acesso ao interior da pinça. O mecanismo tem 3 esferas soltas posicionadas em cavidades côncavas em ângulo, peça que avança a pastilha quando acionada a manetes de freio. É um sistema bem simples e eficiente, mas aqui tudo tem que estar lubrificado na medida, só não exagere pra não contaminar as pastilhas, nesses pontos e no colar de micro esferas se usa graxa, óleo seria muito perigoso, ele pode escorrer e atingir as pastilhas.

img-Manutencao_Freio_a_Disco_Mecnico_01

Torre de avanço da pastilha – ao girar a peça há o deslocamento.

img-Manutencao_Freio_a_Disco_Mecnico_02

Cavidades côncavas em ângulo e esferas soltas – mecânica simples e eficiente.

img-Manutencao_Freio_a_Disco_Mecnico_03

Micro-colar de esferas – torna macio o acionamento do freio.

Os freios mais sofisticados possuem o colar de esferas na base das de acionamento (peça ligada ao braço externo), e isso torna leve o acionamento do freio e o retorno é mais livre. Basicamente os freios tem o mesmo mecanismo interno, mas com acabamentos e pesos diferentes, existe muita diferença de qualidade entre eles, e isso vale para outros componentes da bike, avalie isso antes da próxima compra, peças muito baratas podem dar manutenção cedo e até quebrarem.

img-Manutencao_Freio_a_Disco_Mecnico_04

Complexo e pesado. Com muitas partes, este freio mistura componentes de acionamento em ferro e alumínio, ocorrendo o desgaste da estrutura antes das pastilhas.

Bom pedal!

Agradecimentos a Biketoor e Ciclo Vila Isa.

#pedaleria #vzan

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (14)

  1. Geraldo

    Edu mais um assunto e vídeo bom seu q acompanho e aprendo mais, muito bom mesmo. Tenho uma pergunta, os freios da minha bike são a disco mecânico da shimano, não tenho certeza do modelo acho q é o m375, ainda não troquei as pastilhas nenhuma vez, só faço ajustes, e gostaria de saber quando devo trocar as pastilhas, qual tipo devo usar, a marca imagino q deve ser shimano ou não? Muito obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Geraldo, obrigado por acompanhar!
      Existem outras marcas de pastilhas para reposição, uma delas é da marca Bengal.
      Se Vc vai fazer o serviço, retire uma e leve nas lojas para comprar do mesmo formato, ou compre Shimano.
      Substitua quando tiver cerca de 1mm de massa ou pouco menos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Reginaldo Ramos Ribeiro

    Edu, mano seus videos são muito da Hora! alem de aprender me divirto muito com os erros. vamos lá, o disco de freio de vários tamanho serve para qualquer bike? a minha bike tem os disco pequeno e comprei o disco maior, sera q serve ?

    Responder
  3. Reginaldo Ramos Ribeiro

    Edu, mano seus videos são muito da Hora! alem de aprender me divirto muito com os erros. vamos lá, o disco de freio de vários tamanho serve para qualquer bike? a minha bike tem os disco pequeno e comprei o disco maior, sera q serve ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Reginaldo, você pode colocar discos de qualquer tamanho, basta usar os adaptadores que afastam a pinça do quadro ou suspensão.
      Discos maiores freiam mais mas são mais pesados, usados geralmente em bikes aro (disco 180mm) e nas de Downhill (discos de 203mm).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Geraldo

    Bom dia Edu, quero tirar outra dúvida c vc, como já te falei o freio da minha bike é a disco mecânico, e eu tirei as pastilhas p ver o desgaste e notei q a pastilha fixa gastou mais q a móvel isso é normal? ( eu regulo a pastilha bem próxima do disco, mas sem prender o disco) obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Estranho né Gerando, deveria ser ao contrário!
      Inverte elas, pra gastar a outra agora!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Aurino Jr (Natal/RN)

    Caro Edu, Show o vídeo! Sempre aprendo mto c vc! E sempre compartilho tudo q vejo aqui, c meus amigos ciclistas e grupos de whats de ciclistas aqui de Natal! O final dos vídeos é mto engraçado…seus erros d gravação. Parabéns e fique c Deus.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Aurino, obrigado por acompanhar! qualquer hora a gente aparece em Natal!
      Fiquem com Deus!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Reginaldo Ramos Ribeiro

    boa tarde Edu! tenho uma bike 29 modelo gts m5 e fui dar um passeio de 60km e cheguei em casa com dores nas costas só do lado direito obs: vou trabalhar todos os dias com ela, mais é só 8 km para ir e 8 km para voltar e não sinto nada. por favor me de ajuda, eu gosto muito dessa bike e não gostaria de me desfazer dela! já estava esquecendo tenho 1,86 de altura.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Reginaldo, você pode ter dado um mal jeito nas costas, é comum, não se preocupe! Talvez a quilometragem tenha sido muito, tente aumenta-la gradativamente, você passou de 16 pra 60km.
      O mais importante é a bike ter o tamanho certo para sua altura, tem que se 19 se for aro 29 e tamanho 20 se for aro 26, além disso, é MUITO importante fazer o Bike Fit para adequar a bike ao seu biotipo, assim ela trará benefícios para seu físico.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Reginaldo Ramos Ribeiro

        Obrigado meu querido! parabéns pelo seu site ( ótimo )

        Responder
  7. Vitor

    Meu freio é mecânico a disco eu aperto ele é tipo da um Barulho e não freia aperta o disco e dps q faz o barulho n freia mais , oq pode ser ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vitor, quando faz barulho de carro de boi (boizina), as pastilhas estão deslizando. Nesse caso pode ser ajuste delas no disco, um leve desgaste necessário para elas ficarem bem paralelas ao disco.
      Dá pra fazer isso aos poucos, brecando suavemente em descidas longas, pra ela gastar um pouco e se ajustar, ou usar a LAMA, como mostro nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Isz4WVAzQ7A
      Os freios também fazem esse barulho quando as pastilhas estão contaminadas com óleo, graxa e derivados de petróleo, e nesse caso, tem fazer a substituição.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta