Como tirar a folga do canote para o selim não girar?

BNR_Folga_no_Canote
Como tirar a folga do canote para o selim não girar?,

Dicas, Videos

12

A solução para esse problema pode estar na LATA!

Com tantas marcas de quadros e canotes, tem sempre alguém perguntando como acabar com a folga entre o canote e o quadro, porque se a medida estiver errada, mesmo estando bem apertado, ele pode girar durante o uso, e a “constante alavanca para frente e para trás”, pode trincar o quadro!

img-Folga_no_Canote_01

Se a bike tem braçadeira com blocagem, pior ainda, pois mesmo mesmo com a blocagem bem ajustada o problema não desaparece, e se apertar demais, pode ficar difícil de fechar a alavanca para completar o aperto. Nos quadros de carbono, se você apertar demais, a braçadeira ele pode trincar.

img-Folga_no_Canote_02

Quando o canote é mais fino que o indicado, não adianta sobrecarregar o aperto da blocagem, pois fica difícil fechar e o canote ainda gira!

Comparando algumas medidas de canote a diferença entre o certo e o errado é tão próxima, que até um lojista experiente pode errar na hora de indicar o produto, já que encaixando o canote no quadro, parece estar certo.
No caso dos canotes 25,4mm e 26,8mm a diferença é de 1.4mm (menos de 1 milímetro e meio), já a diferença entre de 26,8mm mm e o 27,2mm é de apenas 4 décimos (menos de meio milímetro), mas já o suficiente pra girar enquanto a gente pedala.

img-Folga_no_Canote_05

Algumas medidas são tão próximas que pode ser difícil notar a diferença a olho nu!

img-Folga_no_Canote_04

A diferença no diâmetro entre esses 2 canotes é de apenas 4 décimos de milímetro!

Agora um exemplo: para MTB, existe canote com a medida 30,9mm (a correta), mas dá pra encontrar canotes 30,6mm e até 30,4mm, e o ciclista fica rendido ao tentar comprar pela internet, pois um pode girar, o outro pode não entrar no quadro. Com um canote certo e um quadro de qualidade, a blocagem consegue segurar o conjunto canote/selim, e ao abrir a blocagem, ele desce de uma vez.
Mas se você errou na medida ou está com esse problema de aperto insuficiente e a diferença for pequena, dá pra fazer uma bucha e resolver isso de forma segura e bem econômica usando por exemplo, uma lata.
Como exemplo pegamos um quadro para canote 27,2mm e vamos experimentar nele o canote 26,8mm, que fica com folga, e mesmo apertando bem a braçadeira do canote ele ainda gira, mas vamos dar um jeito nisso!

img-Folga_no_Canote_03

Matéria prima para nossa bucha de canote!

Uma boa bucha de canote deve ser longa, de 8 a 10cm de altura, passando a junção dos tubos superior e seat stay (tubos que saem do canote e vão até a roda traseira), não adiante colocar um calço pequeno na área da braçadeira e ponta do canote ficar batendo mais para baixo toda vez que aplicarmos força no sentido linear da bike, em uma subida por exemplo.

img-Folga_no_Canote_06

A bucha para canote deve ser longa, entre 8 e 10cm de altura, pois se ela for curta, pegando apenas a área da braçadeira não é segura!

O primeiro passo é conseguir uma lata de conserva ou produto de limpeza que seja lisa, sem ondulações na lateral, e usando um pedaço de papel, marque a altura da bucha e copie o perímetro do tubo, enrolando o retângulo de papel no canote. Agora recorte esse formato na lata.
Escolha para esse trabalho uma lata de chapa de aço, a lata de alumínio não aguenta o esforço, acaba cedendo e folga pode voltar depois de um tempo.

img-Folga_no_Canote_07

Marque no papel a altura da bucha no quadro e o perímetro do canote, depois transfira o resultado para a lata já recortada.

img-Folga_no_Canote_08

Escolha lata de aço com chapa lisa, fica mais fácil moldar a bucha.

Modele a chapa de aço em volta do canote ou em um tubo com diâmetro um pouco menor, a chapa é flexível e sempre abre um pouco quando paramos de comprimi-la.
Vá modelando e experimentando no quadro com o canote, se ficar muito justo (difícil de colocar o canote) diminua o perímetro cortando uma tira lateral na lata até o canote entrar bem justo.

img-Folga_no_Canote_09

Modelando a lata em volta do canote para ganhar a forma arredondada.

img-Folga_no_Canote_10

Modele a chapa no canote e experimente no quadro colocando e retirando bucha e canote algumas vezes.

img-Folga_no_Canote_11

Se estiver muito difícil colocar o canote no quadro com a bucha inserida, corte uma tira lateral para aliviar a pressão.

Faça uma borda no alto da bucha para evitar que ela caia dentro do quadro. Vire um pouco a borda da bucha com um alicate de bico, essa borda deve ser pequena, tamanho suficiente para que a braçadeira de canote entre e segure ela no lugar.

img-Folga_no_Canote_12

Para fazer a borda, inicie com alicate de bico e finalize com um martelo tomando muito cuidado. A chapa é mole, as pancadas devem ser delicadas.

Agora retire a braçadeira e instale a bucha no quadro. Com muito cuidado, vá baixando a borda aos poucos usando um martelo, se precisar, termine o serviço fora do quadro. Coloque a ponta do canote na bucha, e com movimentos circulares força toda a curva da bucha para ela ficar bem arredondada, no formato do canote!

Agora recoloque a braçadeira, passe um pouco de graxa no canote e monte tudo.

img-Folga_no_Canote_13

O resultado é muito bom, a bucha fica bem integrada ao quadro.

img-Folga_no_Canote_14

Para finalizar, passe graxa no canote e conclua a instalação. A graxa protege contra a entrada de água e sujeira jogadas pela roda traseira da bike.

Caso dê para ver a borda da bucha, você pode pinta-la da cor do quadro ou da braçadeira para ela “desaparecer”.

Bom Pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (12)

  1. Luis Felipe

    Oi Queria que me responde e uma dúvida
    Meu pneu dianteiro está trocando no pedal na hora de fazer uma curva o que eu faço ?

    Responder
  2. Mauro-terapeuta quântico

    Boa noite ! Gostaria de saber se é fácil acostumar , bicicleta de alta performance com cambio na maçaneta de freio….pois sou fã da caloi 10…..

    Responder
    • Mauro-terapeuta quântico

      Caloi 10 /bike de alta performance.em relação ao cambio…..na hora de mudar as marchas…

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mauro, acostumar com coisa boa é fácil, ao contrário é que seria um problema, rsrsrsrsrsrs.
      É como acostumar com carro automático, em poucos minutos já estamos craques!
      Boa sorte com a nova!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Mauro-terapeuta quântico

    Na hora de mudar as marchas ; se é fácil !

    Responder
  4. douglas

    ola edu tudo bem curti muito o seus videos
    queria q vc fizesse um video ensinando como desempenar aro de bike usando o alinhador com relogio comparador eu tenho esse alinhador mas ñ to conseguindo usar ele porq tem q fazer as duas coisas tirar o pulo e acertar a lateral

    Responder
    • Edu Capivara

      Ok Douglas, pauta anotada, obrigado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. marco Antonio

    oi edu queria saber qual o nome daquele objeto que fica no manete de algumas bmx que da pra girar o guidao todo sem os cabos atrapalharem

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marco, o nome é Rotor, fica montado embaixo da mesa, mas o quadro tem que ser para modalidade Flatland ou Freestyle, com terminais de conduite nas laterais do Headtube (tubo do garfo no quadro).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. eduardo ortiz

    oi edu queria saber q tipo de lata é essa onde conseguiu ? vlw curto muito seus videos

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, lata comum (flanders), encontrada em molhos, compotas, leite em pó, etc.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta