NOVIDADE – Ferramenta para abrir o Freehub

NOVIDADE – Ferramenta para abrir o Freehub,

Novidades, Videos

17

NOVIDADE exclusiva da Pedaleria.

Manutenção periódica pode evitar a troca desnecessária do freehub.

O Freehub, também conhecido como cubo livre ou simplesmente núcleo, é o componente que substituiu a catraca nos anos 90. As catracas sempre foram componentes de difícil acesso para manutenção, e com o uso, elas ficam cada vez mais apertadas na rosca do cubo, dificultando muito sua remoção.
Com a chegada do Freehub, a manutenção ou troca do sistema de engrenagens ficou mais fácil, pois o aperto do Cassette no Freehub é menor, o que facilita sua remoção.

img_Ferramenta_para_abrir_Freehub_01

A peça embaixo da ferramenta é a caixa de esferas do Freehub, é preciso remove-la para ter acesso ao interior do núcleo.

O Freehub ajudou muito na modernização e até mesmo na manutenção das bikes, mas ele não faz milagres, é preciso fazer a manutenção periódica limpando e lubrificando seu mecanismo interno. Lama, poeira e água podem entrar no Freehub danificando seu funcionamento. Comprar Freehubs avulsos pode sair muito caro e as vezes são raros de encontrar, e dependendo do modelo, os ciclistas acabam tendo que comprar um cubo novo, tendo que raiar novamente a roda, gastando ainda mais.

img_Desmontando_Freehub_Partes-01

Dentro do Freehub, peças delicadas trabalham com precisão, mas lama, água ou poeira podem danifica-las.

Pensando nisso e na escassez de ferramentas para esse fim, a Pedaleria desenvolveu a ferramenta para fazer manutenção em Freehubs que usam esferas soltas, com caixa de 2 entalhes, alcançando um grande número de modelos e marcas que utilizam o padrão Shimano, tais como American Classic, Quando, Fórmula, Shimano, Quanta e tantas outras.

img_Ferramenta_para_abrir_Freehub_04

img_Ferramenta_para_abrir_Freehub_02

Com a ferramenta presa na morsa, basta girar a roda no sentido horário para soltar a caixa de esferas, que tem rosca esquerda (anti-horária).

A ferramenta Pedaleria para abrir Freehubs foi projetada com precisão, ela é usinada em CNC, e seu aço é temperado e revenido, ela pode ser utilizada presa a uma morsa de bancada, e o mecânico pode usar a própria roda como alavanca para desrosquear a caixa de esferas. Também é possível utilizar uma chave fixa 32mm ou chave inglesa direto na ferramenta, lembrando que a caixa a ser removida tem rosca esquerda (anti-horária), e para solta-la, gire a ferramenta ou a roda (opção com morsa) no sentido horário.

img_Ferramenta_para_abrir_Freehub_03

A ferramenta Pedaleria vem em uma embalagem multiuso bem bacana.

BT-Compre-aqui

A Pedalaria tem o objetivo de transmitir cultura e incentivar todas as práticas relacionadas a bicicleta, apoiado ciclistas, lojistas e oficinas.

Bom Pedal!

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (17)

  1. Rudson Leal

    Edu, parabéns pela criação da ferramenta. Gostaria de pedir a você que fizesse uma matéria ensinando a trocar o óleo e fazer a limpeza interna de uma supensão ar e óleo. Afinal de contas elas também merecem um cuidado especial.

    Responder
    • Edu Capivara

      Beleza Rudson, anotado na lista de pautas pra filmar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Carlos Onofre

    Parabéns a toda equipe Pedaleria, acompanho os videos sempre, sou praticante do Mountain-Bike e aprendo muito com vcs, continuem fazendo esse trabalho. “Abraço e agente se vê por aí nos próximos vídeos”.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Carlos, obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Norival Corrêa da Silva

    Olá EDU, parabéns aí pelos videos, muito instrutivos, acompanho sempre, e aprendo muito com vocês, gostaria se fosse possível, fazer uma escala em ordem por qualidade e funcionamento dos câmbios e suspensão, tipo Shimano XTR, XT, SLX etc… bem como de suspensão, tipo Rock Shox Sid, Recon etc., aguardo resposta, forte abraço e agente se ve por aí nos próximos videos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Gostaríamos muito de fazer Norival, mas esse pessoal não manda nem catálogos aqui, a gente se aposenta antes receber essas peças pra testar, rsrsrsrsrs.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Victor

        Boa tarde, Grande Edu capivara. Admiro muito seu trabalho cara você é show pedaleria sem duvida é o melhor site pra se aprender a mecher com bikes você é o melhor professor. Aprendi muitas coisas com você, espero que você continue com seu canal levando sua experiência pra pessoas que queiram realmente aprender a mecher com bikes assim como eu você é um cara fantástico moro um pouco longe em Boa Vista RR mas no dia que você vir aqui serei o primeiro a ir te ver. Meu sonho é conhecer você.

        Responder
        • Edu Capivara

          Maravilha Victor, obrigado pelas palavras gentis!
          Pode deixar, se algum dia a Pedaleria for a Boa Vista, vou bater na sua porta pra gente ir nas melhores trilhas daí!
          Um grande abraço a todos Boa Vista RR.
          Edu Capivara

          Responder
  4. RAFAEL VENZON

    Boa Tarde Edu, sou ciclista aqui em Maceió-AL e gostaria muito de sua ajuda. Faço todas as manutenções possíveis eu mesmo. Estou com dificuldades de encontrar o conjunto de guarda-pó para meu cubo traseiro shimano RH-FM35…por aqui . Busquei na internet mas não tive sucesso…poderias me ajudar? Desde já agradeço e parabenizo pelo seu excelente trabalho com os vídeos e as dicas.
    Atenciosamente Rafael

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, nunca vi guarda pó de cubo a venda, mas a Shimano tinha todas as peças miúdas avulsas, entre em contato com o Claudinei no Departamento de Serviços da Shimano.
      claudinei.souza@shimano.com.br
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Eliane

    Olá Edu,gostaria de tirar uma dúvida com vc ,tenho uma bike uma Mongoose sem gancheira aonde enrrosca o câmbio ,rrossado qual solução vc pode estar me passando Obrigada

    Responder
    • Eliane

      Aonde enrrosca o câmbio traseiro está rrossado qual a solução

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Eliane, se a gancheira for removível, é só trocar essa parte por uma nova!
        Esse vídeo é sobre o alinhamento da gancheira, mas dá pra você ver como ela é quando é removível.
        Espero que a sua seja assim!
        http://www.pedaleria.com.br/gancheira-desalinhada/
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
  6. Rafael Venzon

    Boa tarde Edu, adquiri a ferramenta especial para a remoção do freehub e agora vou fazer a manutenção adequada. Mas antes de iniciar a desmontagem gostaria de saber qual o diâmetro das esferas e onde posso encontra-las se necessário. Obrigado mais uma vez.

    Responder
    • Rafael Venzon

      A sim, para informar o meu freehub eh do cubo Shimano RH fm-35 …

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Rafael, dá pra usar nossa ferramenta no seu Freehub!
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, existem diferentes medidas para esferas para Freehubs, tenho aqui modelos com esferas de 3,2 e 4mm. É melhor abrir o seu e tirar a medida com paquímetro.
      As esferas pode ser adquiridas em casas que vendem rolamentos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta