Experiência de outro mundo – Specialized

Experiência de outro mundo – Specialized,

Eventos, Novidades, Videos

13

Os Estados Unidos nunca estiveram tão perto do Brasil, a 200Km de São Paulo.

Experimentar, aprender, sentir, matar a curiosidade, sentimentos que andam de mãos dadas com a expectativa, a adrenalina e o prazer em fazer aquilo que a gente mais gosta, pedalar!

Estas sensações foram vividas por lojistas e jornalistas (imprensa em geral) no Specialized Retailer Event 2016, realizado em um hotel fazenda na cidade de Taubaté – SP,  onde diversão e informação ultrapassaram os limites impostos pela política ou pela situação econômica enfrentada pelos brasileiros.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Pavilhao1

Para todos os gostos. Cada salão do centro de convenções abordava 2 ou 3 temas, este era com Urbanas e Road Bikes.

img-Evento_SPZ_Linha_Juvenil

As linhas infantil e juvenil estavam presentes, bem coloridas e modernas, certamente irão dar muito trabalho ao Papai Noel.

img-Evento_SPZ_Balance_Walk

A americana Specialized foi fundada em 1974 e chegou no oficialmente no Brasil em 2010, mas já participava do nosso mercado desde 1994, e eu mesmo cheguei a vender acessórios e componentes desta marca em minha loja em 1992 trazidos do Paraguai, ano que considero o início do MTB no Brasil.

O Evento

Como ocorre nos eventos de experimentação Test The Best que é voltado ao consumidor final, este para os lojistas e imprensa foi praticamente uma feira internacional, completa linha de bikes expostas, vídeos, palestras e test drive dos principais modelos de performance da marca.

A linha 2016 com bikes, acessórios, equipamentos de segurança e conforto fez jus ao cuidado que a empresa tem pela marca, das Balance Walk (bicicleta infantil sem pedais) até as Fat Bikes, famílias completas oferecendo soluções diferenciadas para lazer e competição.

img-Pedaleria_Evento_Specialized_S_Works_Road

A nova Specialized Venge é a bike de estrada mais aerodinâmica da atualidade, desenvolvida no túnel de vento, é 2 minutos mais rápida quando comparada a Tarmac a cada 40Km percorridos.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Sapatilhas

Sapatilhas e luvas com novas tecnologias, desenvolvidas para aumentar o conforto e a proteção para pedaladas cada vez mais longas.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Luvas

A cereja do bolo foi a presença do Dr. Andy Pruitt, o “Papa” do Bike Fit mundial. Seu método Body Geometry Fit, é capaz de detectar diferenças mínimas na anatomia dos atletas através de um completo processo de entrevistas e testes, e a utilização das ferramentas Retul reforçam a medição e tornam o resultado final mais claro aos olhos dos ciclistas. Pruitt fundou o Centro de Medicina Esportiva em Boulder, sua carreira de mais de 30 anos como ciclista de estrada e mountain biker de cross country lhe rendeu inúmeros títulos e realizações, foi o médico chefe de ciclismo dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, seus cursos ajudam médicos, fisioterapeutas e profissionais ligados a preparação, a previnir e tratar lesões dos ciclistas, pois o ajuste é uma questão fundamental para a prevenção de lesões. Sua metodologia está disponível hoje nas revendas Specialized no exterior e também no Brasil.

img-Andy_Pruitt

O Papa do Bike Fit, dr. Andy Pruitt e sua bicicleta estacionária ajustável (esq.). Sua metodologia de bike fit “Body Geometry Fit” está disponível nas lojas da marca no Brasil.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Bike_Estacionaria

No asfalto

No primeiro dia as Road Bikes, modelos com câmbios convencionais e eletrônicos, onde a sensação foi a Diverge, uma Road Endurance feita para asfalto ou terra, bike para se pedalar o dia inteiro. Para levar o teste ao limite, foram delimitados percurso em estrada para as puro sangue, e mistos para quem experimentava as Diverge.

A interação dos participantes com toda a equipe de trabalho da Specialized foi ótima, dos envolvidos no ajuste das bikes aos profissionais de marketing, houve uma troca de informações muito saudável, nota-se a paixão e envolvimento pessoal de cada funcionário com a marca, que culminou em um divertido pedal de fim de dia com João Firmo, diretor da marca na América Latina.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Fe_Road

O lado Road da Pedaleria, Fernando experimentando a Roubaix (a pronúncia é Robé), com sistema anti-vibração Zertz e câmbio eletrônico.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Equipe_SPZ_Edu

Ficou clara a paixão e envolvimento pessoal de cada funcionário com as atividades apresentadas, todos respiram bicicleta!

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Edu_Road.jpg

Na terra

As pistas de Mountain Bike foram montadas a 10Km do hotel fazenda onde estávamos hospedados em uma área de floresta de pinheiros e eucaliptos muito convidativa, com opções para todos os gostos e pernas. Elas tinham curvas fechadas, valas, subidas e descidas fortes, e o melhor do single-track.

As Fat Bikes as novas All Mountain e modelos Trail 27,5 Plus foram as mais cotadas e disputadas, pois se destacam facilmente pela grande dimensões de seus pneus e pela praticidade de movimentar seus canotes de selim pelo controle situado no guidão (comando post), encorajando até os mais despreparados atletas de fim de semana a se atreverem um pouco mais.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Galera_MTB

A imprensa especializada se divertiu nas pistas de MTB, as Fat Boy e as novas All Mountain e Trail 27,5 Plus (6Fattie) inspiraram a galera, e deixaram uma sensação de quero mais!

Os modelos 6Fattie, equipados com rodas 650B (27,5”) e pneus de 3 polegadas agradaram a todos, e apesar de sua grande dimensão andam muito bem. Comparando esse pneu com o da bike 29”, eles ficaram da mesma altura, proporcionando conforto, tração e maior aderência nas curvas, pois utilizam menor pressão, oferecem maior contato e flutuação.

As bikes com uma ou duas suspensões equipadas com esses pneus, utilizam aros mais largos com cerca de 38mm e seus quadros sofreram ligeira modificação para abrigar a nova rodagem, que está no meio do caminho entre os pneus de XC e das Fat Bikes, e como os demais modelos, com opções para público masculino e feminino.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Diverge_na_Terra

Para colocar a prova a tecnologia Zertz (coxins anti-vibração) no garfo, quadro e canote de selin, experimentei a Diverge na pista de MTB, levando essa Road Bike mista ao extermo.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Edu_Trial

O italiano Abbonbazza Brumotti que me perdoe, também gostei de fazer Trial com Road Bike!

A família Fat Bike tem modelos aro 20”, 24” e 26” com e sem suspensão dianteira, onde o destaque foi o modelo S-Works Fat Boy, inteira em carbono, incluindo os conceituados aros Hed, e equipada com grupo Sram XX1.

As Fat Bike tem uma aplicação muito específica, foram projetadas para andar na neve e na areia mas conquistam novos adeptos em todo o mundo pelo seu aspecto agressivo, e por ignorar facilmente qualquer tipo de obstáculo, facilitando a vida de ciclistas inexperientes nas atividades fora-de-estrada.

img-Pedaleria_Evento_SPZ_Joao_Firmo

O Diretor da Specialized para América Latina João Firmo com a família Fat Boy ao fundo.

Ao invés de fazermos uma descrição fiel de cada bike que experimentamos, preferimos fazer a apresentação individual ou teste de alguns dos modelos da linha 2016, de acordo com o perfil dos fans da Pedaleria e disponibilidade destes modelos. O mais importante de tudo foi a experiência, e melhor ainda, poder compartilhar com você um pouquinho do que encontramos nesse evento tão especial.

Cada fabricante ou importador de bicicletas tem sua forma de divulgar, oferecer e informar seu público, e ações como estas mostram como pode ser rápida a evolução do ciclismo e do ciclista em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

Bom pedal!

Tags: , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (13)

  1. Mauricio

    Boa noite Edu. Esse evento tem data para ser aberto ao público? Seria muito interessante pra mim pois curto muito MTB e moro numa cidade vizinha a Taubaté.
    Parabéns pela matéria, ficou muito boa. Abraços!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mauricio, o evento foi para lojistas, na sequência foi para imprensa. O Evento para o público pode ser montado em qualquer cidade, através do relacionamento entre a loja (revenda) e a Specialized, e se chama Test the Best.
      Fique ligado nesse nome!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. DADO SIMOES

    Edu,
    Fiquei muito impressionado com seu desempenho no comando das Bikes e tambem com a performance das Bikes Specialized. Tenho um sonho de um dia poder ter uma, do tipo Full Suspension . Sou Biker e possuo uma GTS Full, mas que ja esta muito pesada para meus roles..
    Grande Abraco,

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Dado, tudo é treino, depois que acostuma, fica fácil replicar em bikes de outras modalidades. Obrigado por comentar!
      Quanto a sua bike, as GTS são realmente bem pesadas, o que é bom, pois quando pegar uma mais leve, você vai voar (já fez academia na sua) rsrsrs.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Rafael. Faé

    Oi Edu vc poderia fazer um video de downhill enfim mostrando um pouco das bike
    seu canal é muito legal e ja me salvou muitas vezes

    Responder
    • Edu Capivara

      Vamos fazer Rafael, inclusive em setembro, quando estaremos na Interbike mostrando as novas DH.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. Edi santos

    Vcs poderiam trazer mais matérias sobre o downhill pq e um esporte pouco conhecido ainda

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edi, vamos fazer mais, Road Bike também, estamos nos preparando e fazendo parcerias.
      Acompanha aí!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Marco Antonio Chaves

    Boa noite Edu , curto muito seu canal e queria saber o nome dessa bicicleta que você utilizou no vídeo a 27.5+ de 3.0 polegadas gostaria muito de saber e se poder o preço , obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marco, é uma Specialized 6Fattie com rodagem 650B Plus (27,5).
      Consulte o preço nas revendas deles ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Anderson

    Edu, estou bastante interessado em uma Fatbike, porém o valor dela se torna inacessível para mim. E tenho visto uma Roll da Specialized. Queria saber se vale a pena encarar esta ou tentar obter uma outra bike??

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Anderson, sou muito fã das Fat Bike, e também estou na fila – é caro mesmo!
      A Roll é uma bike urbana confortável, ruim nas subidas longas pela altura do guidão e inclinação do canote de selim. Você vai pedalar na cidade?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta