Entenda as medidas dos pneus

Entenda as medidas dos pneus
Entenda as medidas dos pneus,

Curiosidades, Dicas

402

Até pouco tempo atrás as medidas grafadas nas laterais dos pneu de bicicleta não era coisa fácil de entender, medidas decimais ou fracionadas deixavam e ainda deixam muita dúvida, a menos que você seja um engenheiro ou profissional que trabalhe com esse tipo de informação numérica.

Medidas em polegadas como 28 ¼ x 1 e 28 x 1 ⅜, ou  28 x 1 ½ foram modificadas e escritas de forma mais simples pelos franceses, mas ainda deixavam dúvidas, pois os números não fazem referência a polegadas ou milímetros (700, 700A, 700B, 700 x 23, 700 x 25).

Entendendo as medidas dos pneus da bike

As antigas medidas estão sendo substituídas por valores em milímetros (norma ISO), muito mais fáceis de entender, sem cálculos ou rodeios, você pode pegar uma trena e conferir. Usamos como exemplo um pneu 26 x 1 3/4 – 650 x 42C, que agora é conhecido por 44-571, onde 44 é o diâmetro tubular do pneu e 571 é a medida interna em milímetros (diâmetro do aro).

Entenda as medidas dos pneus

Muitas rodas e pneus são tratados por nomes (medidas) errados, e estão assim a muitos anos, o que levou alguns fabricantes a manterem o errado para não gerar ainda mais confusões. Um bom exemplo disso são as bicicletas aro 20” (BMX, Flatland, Biketrial e infantil), que na verdade usam aros de 16 polegadas. Nesse caso, 20 polegadas faz referência a medida externa de um determinado modelo de pneu para o aro 16” e não o vão interno do pneu.

Entendendo as medidas dos pneus da bike

Com as medidas ISO para pneus, o número maior representa o diâmetro interno do pneu (onde vai o aro), a medida menor, a largura do pneu, mas é comum ainda encontrarmos três medidas escritas de formas diferentes, falando sobre o mesmo produto, veja a tabela abaixo:

Tabela de medidas

Fonte: European Tyre and Rim Technical Organisation

A pesar da norma ISO estar em vigor, ainda veremos por muito tempo medidas estranhas e pouco compreensíveis para a maioria de nós, mas o que importa mesmo é o pneu ser seguro e desempenhar corretamente o seu papel, pois se servir no nosso aro, a gente põe pra rodar.

Entendendo as medidas dos pneus da bike

Tags:

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (402)

  1. Cristiano Vieira

    Confesso que realmente não é fácil. Uma dúvida é quanto ao aro 20 (eu acho que é aro mesmo), o que significa o er ao final? 29er

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Cristiano, qual é sua dúvida?

      Abraços!

      Edu Capivara

      Responder
      • lenno j. oliveira

        Edu, a medida total de uma roda aro 26 com pneu 2,5 é o mesmo que uma roda 27,5 com pneu 1,95, nesse caso a opção pela troca da roda de 26 para 27,5 fica boa? ou a altura do pneu compensa?Pergunto isso porque tenho um quadro para roda 26 e queria colocar um aro 27,5 nela, ai pesquisei e cheguei a essa duvida.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Lenno, a troca pode ser feita (se for freios a disco) mas não é recomendável. Os pneus ficam muito próximos do arco da suspensão e do central do quadro, sem espaço para lama.
          A troca mudaria a geometria da bicicleta, ganhando efeito de “traseira curta”, com tendências a empinar mais fácil em subidas nas marchas mais leves.
          Muita gente já fez essa adaptação, mas não é produtiva.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • DOUGLAS GONÇALVES

            Edu. Fiz uma adaptação numa montain bike aro 26… Transformei ela em uma bike urbana com aro 27 tipo C-10 pneu com medidas (32-630)… Com uma relação marchas da linha 2303 com passador de 8 velocidades básico estilo borboleta guidão reto… Foram feitas adaptações de solda para adequação á medidas do aro 27 para os freios em v-brake.. Garfo caiçara com adaptação com adição dos v-brakes e uma solda para dar mais resistência na junção da solda do garfo por ser fixo( o ponto fraco da invenção)… Mas foi uma saquada legal ficou bem rapida e resístente…

          • Edu Capivara

            Beleza Douglas, parabéns, magrela exclusiva!
            Abraços;
            Edu Capivara

          • Marcio Neves

            Edu,
            Fiquei confuso. Por favor, defina o que quis dizer “com não é produtiva”. Eu entendi que se o quadro suporta essa medida seja no 26X2.5 ou 27.5X1.95, mesmo que isso signifique uma leve alteração nas respostas devido ao angulo de ataque e centro de gravidade, não seria significativo para a dirigibilidade ser colocada em risco. No caso de uma bike full que já possui a traseira ligeiramente mais alongada, no entre eixos e na altura maior, esse comportamento poderia ser aceitável, talvez benéfico para algumas situações. Como tem sido a percepção de quem já fez essa mudança, e como você consideraria produtivo. Digo no sentido de que se um investimento na troca de uma full com componentes de boa qualidade no aro 26 para uma full 27.5 ou 29 em componentes de qualidade equivalente tem uma diferença de custo muito alto, e o investimento em aumentar o tamanho do pneu ou trocar por um aro pouco maior o investimento seria mais brando. O que você acha?

          • Edu Capivara

            Oi Marcio, tudo certo?
            Entendo seu ponto de vista, e analisando o que é realmente “ganho”, como melhora no ataque e rendimento por ser roda maior, o resto é incerto. Acho que não é produtivo pois teria que trocar muitos componentes para adequar totalmente o projeto, não apenas rodas e pneus, mas também coroas e guidão. Somando tudo dá muita grana, e ainda assim seria uma adaptação.
            Dá pra colocar pneu de avião en carro, rodas aro 20″ em um carro que veio com aro 16″, mas não quer dizer que fica bom, pode ficar bonito!
            Os pontos de vista de cada um devem ser respeitados, se pra muita gente fica legal, ótimo, o que importa é pedalar e ser feliz.
            Abraços;
            Edu Capivara

      • celia

        a bicicleta aro 16 ela é menor que o aro 20 ou é so o pneu?

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Celia, as aro 16″ são menores, a aro 20″ um pouco maior. Aquelas bikes pequenas da Caloi, com rodas de nylon e temas infantis como Batman, Hot Wheels e Barbie, são bikes aro 16″.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
      • Caio Marclezo

        Edu boa noite! a mesma fita anti furo aro 26 é compatível com aro 29?

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Caio, são modelos diferentes (o tamanho). A fita Marrom é a certa para MTB com pneu 2.10 a 2.50, a Prata, para 1.95 ou mais fino.
          No momento só temos a Prata na nossa loja!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
      • Renzo

        Minha bicicleta tem um pneu (26×2.125) (57-559) posso usar um pneu menor?

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Renzo, pode compara vários menores, o 26×1.5, 26×1.95 e 26×2.10.
          eles podem ter cravos ou serem urbanos (semi-slick), para rodar na cidade – a bike fica mais rápida!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
    • Francisco miranda

      Olá Edu, tenho uma speed venzo, aro 700/23, mas gostaria de ter opção de fazer umas trilhas básicas, pensei em transformar ela em uma ciclocross, mas o quadro suporta no máximo 700/28. Teria possibilidade de trocar para um aro menor tipo 27.5 só tenho dúvida se o aro 27.5 é menor q o 700

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Francisco, a 27,5″ é menor que o 700 da Road Bike, você perderia a posição do freio com relação ao aro.
        Ainda não vi pneus finos para as 27,5″.
        As opções de Road para rodas nas estradas de terra irão aumentar, quem sabe em breve você troque a sua!
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
    • Paulo Furtado

      Boa tarde gostave de fazer uma pergunta tenho uma bicicleta de estrada roda 28 1 5/8 igualmente os pneus mas queria trocar ja estao gastos queria meter uns mais largos e possivel? que medida possso por ? obrigado

      Responder
      • Edu Capivara

        Oi Paulo, tudo certo?
        Você pode colocar pneus 700x32C. Tem várias marcas e preços, procure no site das lojas ou no Mercado Livre, alguns tem desenhos bem atuais.
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
    • Mario

      29er é como os americanos costumam chamar os nomes/números terminados em 9 – no caso twenty NINER (de nine 9, pronuncia-se NÁINER). Como no caso do time de futebol americano SF 49ers. San Francisco Fourty Niners. http://www.49ers.com/

      Responder
  2. clayton

    voceis fazem pneu de bicicleta sob medida desenvolvi um novo estilo de aro que servira como estep mas preciso de pneus sob medida esse aro inovador depende dos pneus .pode ser bom para a pedaleria porque cada aro vai 3 pneus .funciona assim sao 3 pneus finos em 1 aro o pneu que ficar no meio do aro ele é mais alto e os pneus dos lados sao mais baixos e tem o mesmo tamanho. quando estiver pedalando a bicicleta e o pneu mais alto que é oque estara no solo furar ou rasgar os outros 2 pneus vao encostar no solo sem precisar descer da bicicleta nao precisa fazer nada simplesmente continua a pedalar

    Responder
    • Fernando Campoi

      Oi Clayton. Tudo bem? Idéia bacana, mas não fazemos. :(

      Responder
  3. Iran

    Oi Edu, estou montando uma hibrida para o meu caçula e estou tendo grande dificuldade de achar pneus para aro 24, aqueles de cadeira de rodas (medida 24 x 1.3/8) serviriam sem problema? Cada pessoa que pergunto me diz uma coisa sobre essas medidas. Obrigado

    Responder
  4. Allan Velcic

    Fala Edu!!!
    Cara to com uma duvida!!! Compreio o Pneu Pirelli Scorpion MTBI.
    Media 26 x 2.00…visualmente ele ´bem mais fino que os demais que usava na mesma medida…Rocket Ron…X-king da Continental…Maxxis. Pq isso?? Ele ta fora das medidas??? Sera que esta erra do ou a Pirelli esta enganando!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Allan, tudo certo?

      Ainda não tive oportunidade de ver de perto esse pneu, mas olhando as fotos, parece um pouco fino sim. Vamos investigar o que rolou.

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. luciane

    Acho que encontrei a pessoa certa pra me ajudar… Tenho um filho de 4 anos cadeirante e o pneu da cadeira tem a medida de 20X1 da marca CST, que estão na lona. Não consigo encontrar aqui no brasil e nem nos EUA. Ë uma cadeira de competicao, os pneus sao bem finos, tornando a cadeira leve e mais agil. Já perdi as esperanças de encontrar esta medida, então, meu irmão que mora em Boston encontrou um site que tem muitos pneus desta marca. Minha dúvida é: as medidas que tem no site esta em polega e não sei qual é a que corresponde a esse aro que é 20. Se puder dar uma olhada pra mim, o site é: http://www.mobilitydirect.com/Pneumatic-Tires se vc acessae o site vai ver que existem varios tamanhos desta marca, se nao tiver o mesmo tamanho me ajude a encontrar o mais proximo para que a cadeira continue leve e agil.
    POR FAVOR ME AJUDE!!

    Responder
  6. luciane

    EDU CAPIVARA
    outra pergunta é: as medida de pneu (aro) é universal????
    que medida corresponde ao aro 20, fora do brasil?? como por ex nos estados unidos???
    aqui no brasil temos a medidade de aro 20 e nesta mesma medida qual é igual a essa fora do brasil???
    SERÁ QUE VC ENTENDEU MINHAS PERGUNTAS???

    Responder
  7. luciane

    EDU BOM DIA!!!
    Finalmente consegui alguem que entenda da coisa.kkk. Uma outra duvida é comprar o PNEU com camara ou sem? da diferança quando colocar no aro RODA que tenho aqui?? Mas ainda to insegura quanto as medidas. Entao na hora da compra na loja dos USA eu compro qual? de 16 polegadas ou 20 polegas
    ME RESPONDA SENDO BEM OBJETIVO.

    ARO 20 NO BRASIL, É QUAL MEDIDA NOS USA?
    desculpe, mas a meses to correndo atras desse pneu, agora que consegui encontrar alguem que entenda, QUERO FINALIZAR O PEDIDO ATÉ TERÇA (13.01) NO MAXIMO. ESPERO QUE VENHA A TEMPO DO INICIO DAS AULAS.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Luciene;
      Compre pelo descritivo pneu 20″. A informação que passei é para que entenda a diferença quando se fala do aro ou do pneu, mas não há uma regra mundial, pode falar de uma forma ou de outra, cada país tem um costume.

      O caso da câmara de ar – se os pneus antigos são aqueles bem fininhos (cerca de 2cm), seria correto comprar também as câmaras de ar para os novos, que devem ter cerca de 3 cm de largura. Ao inflar mais uma câmara usada suas paredes ficarão mais finas, sujeitas a furos ou vazamentos de ar (alguma câmaras perdem ar nesta situação).

      Conte com a gente para outras dúvidas!

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. luciane

    PELO QUE ENTENDI DEVO COMPRAR O PNEU DE 20 POLEGADAS nos USA QUE É O MESMO ARO 20 NO BRASIL . É ISSO???? NAO ESQUECA DE ESCLARECER SOBRE A CAMARA!!!! POR FAVOR…

    Responder
  9. luciane

    ok!! Tá correto entao eu comprar o de aro 20 que é o mesmo 20 polega e SEM camara de ar, e pelo que entendi é melhor sem camara.??
    Os que vc me indicou lá em cima eles sao sem camara e os mesmos nao precisam de camara?
    É isso?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luciane;
      Te indiquei comprar também as câmaras, pois as suas podem ser de menor diâmetro e bastante usadas. Mesmo que o pneu seja do tipo SEM CÂMARA, é preciso que o aro também seja, do contrário não será possível encher o pneu. Aros para pneus sem câmara tem o bico de calibragem fixo na peça (no aro), e as câmaras de ar também tem bicos, veja qual é o seu caso.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Mateus

        Eu queria tira uma dúvida minha bike e high one aro 29 o pneu da frente e mais largo do que o de trás

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Mateus, pneus mais largos na frente permitem fazer curvas mas velozes, tem muito atleta que usa esse recurso!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  10. Adriano

    Olá. Quero colocar pneus slick 26×1.25 na minha bicicleta, que tem pneus 26×2.10, mas tenho dúvida quanto às medidas em cm desses pneus. Além disso, tem a câmara de ar, que também não sei a medida para pneus 26×1.25. Nas lojas, os vendedores tentam “empurrar” qualquer medida.
    Agradeço se puder me auxiliar.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Adriano, tudo certo?
      A largura dos pneus 26 x 1.25 é de aproximadamente 1 polegada (25,4mm), e a do pneu 26 x 1.50 um pouco mais. As câmaras de ar são a 26 x 1.0 ou 26 x 1,5. Vazias podem ter de 18 e 23mm de largura.
      Se você quiser rodagem mais leve e também mais fina é possível colocar aros de Road Bike 27 polegadas (Speed) na sua MTB, assim você irá rodar com pneus de 18mm de largura e 100 libras de pressão.
      A bike fica tão rápida que talvez tenha que colocar coroa maior no pedivela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. Adriano

    Completando a pergunta acima, quando me referi à medida 26×1.25, quis dizer a LARGURA do pneu e da câmara de ar em cm. Obrigado.

    Responder
  12. Marcelo Félix

    comprei um par de pneus 26 1.3/8 mas a câmara de ar é para pneus 26 1/5 tem algum problema já que a câmara é maior que o pneu?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marcelo, tudo certo?
      Fora o pequeno peso extra, não tem problema, inclusive é mais resistente, pois não está totalmente inflada afinando as paredes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. lenise luedy

    bom dia edu
    uma aluna me pediu pra comprar a roda da sua cadeira de rodas só que mandou aro 35 e não estou achando onde posso encontrar. desde ja agradeço a colaboração

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi De Lenise, tudo bem?
      Nossa, nunca nem ouvi falar nesse tamanho de aro pra cadeiras de roda. No Mountain Bike existem alguns pneus aro 36, mas são imensos e grossos. Deve ser engano, um aro 35 teria 89cm de diâmetro, seria isso mesmo?
      Procurei no Google e achei apenas aros 18, 20, 24 e 27 polegadas.
      Será que esse 35 é um código pra certo tipo de cadeira?
      Desculpe não poder ajudar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Jaqueline

    Olá … gostaria de saber se existe e aonde compro uma roda de bike de aro 14 ou 16 …..

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Jaqueline, tudo certo?
      A 14″ é difícil de encontrar, mas a 16″ você encomenda e bicicletrias de bairro, lojas que montam bicicletas. Aqui na Zona Sul de SP tem várias.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Hercilio

    A minha enteada tem uma bicicleta Novello, que tem aro 26 x 1.3/8, de pneu creme, não se acha em lugar nenhum estes pneus, apenas o da bike ceci, aquela muito antiga. Quero saber se posso adaptar rodas de outra bike. Ex. as rodas 26×1.95 K-90?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Hercillo, tudo certo?
      A adaptação é possível, mas antes verifique se os freios da bike comportam aros mais largos. Escolhendo um aro da mesma altura (não um aero), você pode manter os raios.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. Cristiano

    Soube que pneus da monark barra forte (26×1.1/2, 26×1.3/8) podem substituir os do aro 27,5 (mais caros). Ambos são 650b, não é? Quero trocar os da minha MTb por urbanos ou slicks. Essa substituição funcionaria? Qual seriam os benefícios e os malefícios?

    Responder
  17. Guilherme

    Boa noite Edu! Comprei uma magrela usada agora no final de fevereiro e estou ajeitando ela aos poucos. É quadro monark com suspensão dianteira de mola e todo o resto, bem comum, coisa de magazine. Estou com uma duvida sobre pneus e aros que não esclareci neste texto: quando coloco um pneu mais largo, preciso trocar o aro? na bici que comprei vieram pneus levorin praieiro 26×1.95 e quero colocar praieiro 26×2.125. Nesse processo, pretendo pegar um par de aros vzan strike e não sei se rola, se são compativeis. Sobre o diamentro, é possivel colocar raio maior na minha magra, tipo 29? ou o quadro não aguenta?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guilherme, tudo certo?
      Pode trocar os pneus sim, maioria dos aros de MTB tem a largura mínima recomendada, aceitando pneus de várias larguras, sem necessidade de trocar o aro. Os aros Vzan são provavelmente mais fortes que os originais, e as rodas não desalinham com facilidade.
      Quanto a trocar o ARO da bike por outro maior não é recomendado, para “caber” no quadro e na suspensão você teria que usar pneus menores, finos para rodarem livres, sem tocar no quadro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. paulo

    oi Edu,tenho uma caloi aro 26×1,75 com pneus 26×1 1|2X2 e comprei um pneu 53-559(26×1.95).Mas os pneus não estão dando certo no aro,parece menores.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, tudo certo?
      Isso pode acontecer, já tive muita dificuldade para colocar e tirar certos pneus do aro, e ainda não sei se o problema está no aro ou no pneu. Um dos dois pode estar um pouco fora do padrão, o aro pode estar poucos milímetros maior, tornando o trabalho da troca praticante impossível, já quebrei espátulas de montar pneus nestas tentativas.
      Prepare uma mistura grossa (quase um gel) com sabão e água, passe no pneu e até no aro, utilize uma espátula de plástico (como a da foto), seu pneu irá encaixar, mas a dificuldade será sempre a mesma, para colocar e tirar.
      Boa sorte, torce pra não furar a c6amara de ar, rs rs rs.
      http://loja.pedaleria.com/espatula-pedros-para-remover-pneus-varias-cores
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Guilherme Barros

    Amigo as medidas do meu pneu são essas 26×2.10/55-559 a medida de uma volta completa do pneu foi 2,09 metros , quando tenho que por no meu ciclo computador ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Guilherme, ótima pergunta!
      A medição marca 2 metros e 9 centímetros, convertidos para milímetros dá 2090, é esse o valor na aferição do ciclocomputador.
      Não esqueça de deixar em Km/h ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. Vitorgledes

    ola amigo gostaria de saber quantos milimetros tem uma roda 700 de speed? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vitor, a roda tem 63,5Cm.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Thony

    Bom dia amigo, as informações foram muito úteis, obrigado! Porém estou um pouco confuso, comprei 2 pneus Schwalbe Durano 20 x 1-1/8″ pela internet de um vendedor particular no mercado livre, porém, não encontro aros 20 para estes pneus no mercado local e nem na internet (lojas no brasil), o mais próximo que cheguei foi o o aro Mônaco 20×1-3/8″ Extreme, onde o vendedor garante que serve também para pneus 20 x 1-1/8″, o que você me diz sobre isso, é possível?
    Abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thony, tudo certo?
      A diferença de um para o outro é de pouco mais de 6mm, acho que dá pra usar o 20×1-3/8. Se preferir consultar um especialista em BMX, indico o Paulo da Doctor Bike doctorbike@doctorbike.com.br
      Ele é importador de peças, quem sabe tem os aros que você precisa.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. verton cunha

    Olá, gostaria de entender o que significa os numeros na lateral do pneu tipo 29×2.2 (60-622)
    o 29 eu sei que é o tamanho do aro que serve este pneu o 2.2 é a largura do pneu e o (60-622)? que é o que eu comprei…. se eu estiver errado me corrija. obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Verton, tudo certo?
      No pneu que você indicou (60-622) 0 60 é a medida tubolar do pneu (área circular, fatia), e o 622 é a medida em milímetros interna do aro, onde o pneu se encaixa, o diâmetro interno do pneu.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. Leonardo

    Boa noite Edu! Tenho uma caloi supra 20, pneus Kylin, aro 26. Sabe se posso colocar Pneus Maxxis Pace 26×1.95, nela?

    Responder
  24. Leonardo

    Na Verdade! Boa noite Edu! Tenho uma caloi supra 20, pneus Kylin, aro 26. Sabe se posso colocar Pneus Maxxis Aspen 2.1, da supra 30?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, tudo certo?
      Respeitando o tamanho e largura do aro, você pode colocar qualquer pneu fino ou largo. Esse Maxxis é de Kevlar, a bike fica mais leve e invocada.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. Bruno Padilha

    Boa Noite.
    estou reformando uma ceci antiga no estilo retro. Queria colocar um pneu claro. O padrao da ceci é 26 1.3/8, porem nao acho o pneu claro com essas medidas. estou achando 26 1.9 . Tem diferenca? posso usa-lo mesmo assim ?
    Obrigado

    Bruno

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, o pneu citado serve, mas como é mais largo, não irá combinar com o estilo da bike. A opção seria colocar pneu pretos mesmo.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. Luciane

    Olá Edu Capivara!? No inicio do ano pedi algumas informações sobre pneu para a cadeira de roda para meu filho João Miguel (5 anos), deu certo comprei e já ta dando cavalinho de pau… Hoje preciso da sua orientação novamente. Agora estamos fazendo uma bike pra ele, estamos na etapa final, estamos pensando em colocar uma catraca freio contra pedal (pedalar na mão), não estamos encontrando essa catraca com 24 dentes ou mais. Pode me ajudar e me orientar. Talvez vc tenha uma outra ideia. O freio com cabo vai ser difícil pra ele.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luciane, tudo certo?
      Manda umas fotos ou desenhos do projeto pra gente dar uma olhada. Use o inbox do Facebook para enviar o material ok?
      Deixa um abraço pro João!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Milton

    Olá Edu, estou com uma grande dúvida, vi uma bicicleta elétrica aqui na Espanha por um preço convidativo mas eles me apresentam como sendo de 16 pugladas, serviria para um adulto de 1.85 mt.? Muito obrigado pela atenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Milton, até hoje existe muita confusão nestes termos, você viu a bicicleta de perto?
      o ARO das bikes 20″ tem exatas 16 polegadas. A medida 20×1.125 e outras tantas, referem-se a medida externa dos pneus (tamanho máximo externo).
      Se a bicicleta citada for para mobilidade urbano, deve servir para sua altura, deve permitir regulagens.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Luciane

    Tudo certo!! mas vc nao me respondeu!!!!kkkk
    O que estou precisando agora é do freio.
    Um cubo contra pedal com 24 dentes e com 36 furos daria certo em aro 16 (pneu da bike)?
    A pessoa da bicicletaria disse que iria pular furo do cubo e não ia ter problema nenhum.
    Existe aro com 36 furo??
    Quero sua opnião.
    O que faço?
    Tem outra ideia?

    Responder
    • Edu Capivara

      Dá pra montar com 16 raios (original da roda aro 16), também dá pra fazer novos furos e colocar mais raios.
      O cubo Shimano Nexus Inter 3 tem freio contra pedal e engrenagem de 24 dentes. Existe o modelo sem o contra pedal, cuidado ao comprar.
      Esse modelo tem 3 marchas internas no cubo, tornando mais versátil a bike que estão fazendo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Luciane

        Vc diz cuidado com o que?
        percebi que o cubo é bem pesado. Isso torna a bike mais pesada??
        O que vc acha da versao de freio com cabo (NAO SEI SE É ESSE O TERMO USADO). No caso do joao?? ele irá “maodalar”kkk ouseja ira pedalar com a mao.
        Gostaria da sua sujestao.

        Responder
        • Edu Capivara

          Freio a cabo pode ser usado, mas é uma coisa a mais, o freio contra pedal é mais fácil, volta um pouco a Pedivela, e vá breca.
          O peso do cubo é insignificante dentro do projeto.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  29. Djenal Santos

    Bom dia Edu. Comprei uma schwinn chicago, pneu 700x42c. Achei fino, para andar no asfalto é muito bom. É possível trocar por um pneu para andar em trilha?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Djenal, tudo certo?
      Esse é o maior pneu das urbanas com aro 700, maior que isso, só trocando as rodas (ou aros).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Luis Carlos

        Edu, poderia por favor me ajudar, informando qual a câmara de ar indicada, para o pneu 700X42C de minha bike, não consigo achar nenhuma nestas especificações, outra dúvida posso utilizar bico presta, onde originalmente é válvula americana. Muito obrigado.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Luis, já te respondi no FB, mas vamos lá, nesta medida de pneu, dá pra usar a mesma câmara de ar da bike, montando com cuidado para não haver dobras, é tranquilo.
          Bico fino no furo para bico grosso é normal, uso assim a vários anos. Houve uma época que estava difícil achar o Presta, aí abri os furos dos aros para o Schrader.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  30. Samuel Guimarães

    Olá Edu, Obrigado por nos ajudar com informações tão úteis. Comprei de um amigo aros usados Mavic 317, com largura externa de 22mm. Como gosto de pneus largos, quero colocar Maxxis Crossmark 26×2,10. Será que pode servir? Não prestei atenção neste detalhe quando comprei os aros… Agradeço muito se puder me ajudar a resolver esta dúvida.
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Samuel, tudo certo?
      Você pode usar esses aros para pneus largos, mas mantenha a calibragem alta (indicada no pneu como pressão Máxima, ou use quase o máximo permitido para este modelo), para evitar aquelas dobradas que os pneus fazem quando sofrem força lateral.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  31. Ademilson

    Bom dia!
    Comprei uma bike da marca Eleven , aro 27/5 e depois de alguns meses quando começou afuroar de mais o pneu ,fui colocar uma câmera nova 27/5 e vi que era maior só olhar os pneus vi que são 26/5 .
    Consigo usar câmera e pneu 26×1.95/2.125 no aro 27/5, ou será que fui enganado ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ademilson, tudo certo?
      Nunca fiz esse teste, mas acho que dá pra usar sim. O correto é usar a 27,5
      Se te venderam como 27,5, te enganaram!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. Gustavo

    Parabéns pelo artigo e pelas respostas das dúvidas!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Gustavo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  33. André Ricardo Quadros

    Boa noite Edu estou montando uma bike aro 29 mas pretendo usar mais para passeios longos gostaria que me indicasse pneus mistos para terra e asfalto desde já obrigado e parabéns pelo projeto pedaleria sou seu fã.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, tudo certo?
      Pneu mistos para as 29″ devem ter a carreira central de cravos bem próximos e compactos, pra bike rodar livre no estradão e no asfalto, e cravos nas laterais para as curvas. Nestas condições tem vários modelos, com preços e pesos diferentes, escolha os de Kevlar se possível.
      O Kenda Kosmik Lite 2 tem essa configuração, mas é 2.0, poderia ser mais fino.
      O Maxxis Worm Drive é 29×1.5.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  34. André Ricardo Quadros

    Boa noite Edu gostaria de acrescentar que gostaria de pneus 29 misto leve e confortável não gosto de pneus finos

    Responder
  35. Augusto

    Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida, gostaria de saber se essas medidas são as mesmas: 26×1.90 e 26×2.125. é pq a medida dos pneus são 26×2.125 e comprei um aro 26 cuja medida está 26×1.90. Desde já brigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Augusto, as medidas são diferentes.
      O 26×1.9 é o pneu mais fino com cravos, para um MTB leve ou urbano.
      O pneu 26×2.125 é mais largo que o 26×2.0 e o 26×2.1, é uma medida boa para usar na terra. Essa forma de descrever a medida do pneu é mais comum no BMX, no MTB não se usa mais esse final 2.125, seria (2.1).
      Existem pneus urbanos mais finos para as bikes aro 26, como o 26×1.25 (slick).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. marcio

    Edu boa madrugada
    Meu aro é um alexrins 29 com a medida de 622×19 , posso colocar um pneu 700×23 para andar no asfalto ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcio, a largura desse aro exige pneus a partir do 700×32, pra colocar o 700×23 o aro tem que ser mais estrito.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  37. marcio

    Coloquei num aro alex Rins e encaixou certo, mas tem algum risco ? Qual ?

    Responder
    • Edu Capivara

      O pneu fica um pouco aberto, prejudicando o assentamento interno no aro, não é recomendado, mas se funciona…
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  38. marcio

    Obrigado Abraços gosto gosto dos vídeos
    Parabéns

    Responder
  39. karina

    Oi Edu tudo bem! Eu ainda estou em duvida! Estou reformando uma bicicleta antiga da minha mãe, uma caloi Ceci, a numeração do pneu é 26 1.3/8! Eu posso substituir por outro pneu aro 26 de largura diferente? Qual seria?
    Obrigada.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Karina, já conversei com ciclistas que comentaram que esse pneu 26×1.3/8 é bem difícil de encontrar, não sei se esse é o seu problema.
      Sendo o aro 26 polegadas, na prática, caberiam vários pneus urbanos e de MTB (finos), 26×1.5, por 1.8, 1.9 e 1.95, mas a questão é: Cabe no quadro e no garfo?
      Teria que experimentar, peça ajuda em alguma oficina, tira suas rodas e coloca outras, de bikes que estão por lá, assim você testa sem ter comprar.
      Desculpe não poder ajudar mais, sem vera a bike e tirar medidas é difícil!
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  40. Robson Ramos

    Prezado Edu, boa noite!
    Tudo bem?
    Tenho uma bicicleta Mountain Bike, da Caloi, com 18 marchas, aro 26 e quadro de ferro. Não quero me desfazer dela, mesmo sabendo que a mesma é pesada em comparação com as bicicletas atuais. Além disso, ela está muito bem conservada.
    A orientação que peço é a seguinte: como conseguir extrair o máximo dela, no que diz respeito ao desempenho, numa pedalada de longa distância, a ponto de eu não fazer feio perto de meus amigos que têm bicicletas mais leves que a minha e levam vantagens nesse tipo de pedalada?

    Certo de vossa atenção, aguardo resposta.

    Um abraço!
    Robson Ramos

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Robson, tudo certo?
      O que está pedindo é muito difícil, ou se gasta muito dinheiro ou você se transforma em um super atleta, a ponto de ignorar o peso, rsrsrsrs!
      Não dá pra tirar peso de uma bike em um ou dois lugares apenas, tem que ser nela toda, pois é de pouquinho em cada setor que se atinge o objetivo. Esse tipo de bike não tem vocação para competição ou desempenho, apenas para passear, curtir…
      Se seus amigos estão com bikes mais modernas, mais marchas, aros maiores, quadros de alumínio e carbono, não dá pra acompanhar mesmo. Se isso estiver te incomodando, sugiro manter essa bike original, “coleção”, e comprar uma mais moderna, leve, aposto que você iria pedalar mais do que pedala hoje, todos nós precisamos de incentivo e novidade, uma injeção de ânimo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  41. Fernando Assis de Abreu

    Fala Edu, sou novo no ramo das MTB e acabei de adquirir uma 27.5 e não gostei dos pneu que vieram, muito finos. Estou querendo trocar os pneu e colocar uns mais grossos e gostaria de dicas de tamanhos para não ficar encostando no quadro.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, se ela é uma MTB normal, os pneus para XC não vão raspar.
      Eu uso na minha o Schwalbe Racing Ralph e Maxxis, modelos Icon ou Crossmark, todos nas medidas 27,5 x 2.10.
      Existem outras marcas e modelos com as mesmas medidas, mas estes são os mais leves e com os melhores desenhos (são de Kevlar).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. Roberto Lopes

    Edu, bom dia!!!
    Por gentilezas, sou Gerente do Setor de Produção de cadeiras de Roas da OVG, digo, Organização das Voluntárias de Goiás, Entidade que realiza trabalhos sociais para o Governo do Estado de Goiás. Usamos os pneus para cadeiras de roas nas medidas, 20 x 1,75, inflável e 24 x 1.3/8, gostaria de saber quais as especificações técnicas, características digo, dimensão, diâmetro interno e externo, espessura e órgão regulamentador. Se for possível, aguardo retorno. Desde já agradeço!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Roberto, essas características técnicas você deve solicitar aos fabricantes de pneus. Solicite esses dados na Pneus Levorin, a responsável pelo MKT (Margarete) pode encaminhar seu e-mail para o setor adequado.
      Margareth Donato – margareth@levorin.com.br
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  43. Vinicius

    Olá Edu! Comprei hoje uma bike antigona toda reformada. Só que ela veio com pneus pretos e bem grossos… queria trocar por um creme (ou faixa branca) de perfil mais baixo, slick e mais finos. Isso é possível? Quero deixa-la mais vintage.
    A especificação do que está nela é pirelli 26 x 1.1/2×2 – acho que é o mesmo da barra forte.
    O que vc recomenda? Onde acho em Sampa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinícius, pneus cinza ou bege são mais fáceis de encontrar na medida 700, os coloridos finos (urbanos) costumam ser encontrados na medida 26×1.5. para as MTB renderem mais no asfalto.
      Com a certificação obrigatória, muitos tipos de pneus deixaram de sem importados. Já tentou o Mercado Livre?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  44. Rodrigo

    Edu, boa tarde. Estou querendo montar uma speed fixa porém com pneus largos slik, estava vendo pneus 26×1.95, mas minha duvida é quanto a medida desse pneu equivale em cm? Preciso medir um quadro para saber se cabe…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, os quadro de speed são bem limitados quanto a isso, só os novos como a Specialized Diverge (speed que anda na terra) e modelos para Ciclocross tem abertura maior.
      O pneu 26×1.95 tem diâmetro de 45mm.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  45. Alcides

    Quero colocar na minha elite 20 pneu 700/32 mas não estou encontrando esse pneu aqui em Brasília, você tem ai na sua loja? Só estou encontrando aqui 700/23/35/38.
    O que você me aconselha?
    Abraço
    Alcides

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alcides, expanda a busca para outros estados, já procurou no Mercado Livre?
      Não vendemos pneu na nossa loja, desculpe!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  46. Eduardo

    Boa noite, Edu!

    O que devo levar em conta para trocar a medida de aro da bike: 29 original por 26? Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edu, porque quer trocar? Acha grande para seu uso?
      A troca é possível para o modelo 27,5″. Se colocar rodas 26″ na bike 29″, a pedivela ficará muito baixa, pegando no chão fazendo curvas pedalando. A troca da 29″ por 27,5″ abaixa a bike quase 2cm, uma medica “aceitável”.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  47. Rodrigo

    Boa tarde Edu tudo tranquilo? Tenho uma bike 27.5 e faço trilhas e uso urbano. Estava vendo uma matéria sobre as bike aros 29 em que você diz que dá para usar os pneus do aro 700 nesses aros. Gostaria de saber se é possivel fazer o mesmo processo nas bikes aro 27.5, se sim me dê algumas dicas de pneus e tamanhos. Valeu

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, no momento não há essa possibilidade, no caso das 29″ foi fácil, já existiam as urbanas com pneus 700, mas no caso das 27,5″, não há rodagem similar em modelos urbanos, teria que ser mesmo a fabricação intencional de modelo slick para equipar essas bikes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  48. Antônio

    Pneu 29 x 2,20. Qual fita anti-furo devo comprar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Antônio, a Mr. Tuffy Roxa (29×2.0 a 29×2.5).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  49. Jefferson Souza

    Boa tarde, Edu quero trocar meus pneus que são 2.125 e gostaria de saber se posso colocar pneus 2.50, O aro da minha bike é um Aero 26 escape Vzam, eu acho ele estreito, dai queria saber se qualquer pneu serve pra qualquer aro se for do mesmo tamanho do aro, lógico! hehehe

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jefferson, aros mais estreitos “para MTB” podem receber pneus largos, mas essa medida que citou é mais larga que alguns pneus de Downhill, é isso mesmo? Verifique se o quadro tem abertura suficiente (próximo do central) para receber esse pneu.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  50. Josias Alves da Silva

    Edu Capivara, boa madrugada,
    Tenho uma MTB aro 29 câmera de ar americana “bico grosso”, preciso de algum acessório para usar bico presta “bico fino” sabendo que o orifício no aro é em torno de 8 mm sendo que ficaria com folga no seu encaixa, isso não causa nenhum comprometimento a câmera se usar dessa forma.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Josias, tudo certo?
      Você pode usar a câmara bico fino no seu aro com furo de 8mm sem problema! Já abri o furo de vários aros aqui, pra poder usar qualquer tipo de câmara. A recomendação de cuidado é só na montagem inicial, pois o bico fino pode ficar torto por conta do espaço maior, é preciso centrar bem a câmara entes de encher. Existem 2 tipos de porca que acompanham as câmaras bico fino, uma é simples, a outra é mais grossa e tem um pequeno rebaixo que encaixa no furo do aro e dá um acabamento melhor. Procure nas oficinas, deve ter várias nas latas de parafusos, rsrsrs.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  51. bruno natucci cruz

    estou a reformar a bicicleta do meu avo e a medida do pneu é 28 1/5 e gostaria de saber se tem algum pneu compatível com essas medidas o aro é da bike kroon

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Bruno, essa medida de pneu é bem rara em lojas, procure no Mercado Livre, tem várias opções lá.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  52. Tomás Moreno

    Boa noite,
    Tenho uma roda (jante) de bicicleta tipo BMX k mede um raio cerca de 20cm, qual a medida do pneu que devo comprar para esta roda?
    Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Tomás, você tem só uma roda, e sem pneu? E a outra roda, não tem pneu pra verificar a medida?
      Os pneu aro 20″ tem 40,5cm de abertura, compare essa medida com seu aro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  53. Wing

    Olá, mestre Edu. Por favor esclareça-me. O pneu original da bike tem a medida 22 x 1. 1/4. muito difícil de encontrar. Contudo encontrei com as medidas 22 x 1 3/8 x 1.14 NL e outro com 22 x 1. 3/8. qual dos dois posso usar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wing, você pode colocar qualquer um deles, mas o original (22×1 1/4) é o mais fino. Estes outros são largos.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  54. ricardo

    Boa noite! Estou pretendendo comprar uma bike speed e por não entender muito do ciclismo, tenho dúvidas quanto aos pneus… bike speed se comporta bem em ruas pavimentadas com paralelepípedos? existe algum pneu para ela que seja um pouco maior do que os normais? Pretendo usá-la às vezes na semana para ir à faculdade e para pegar a estrada nos finais de semana, mas nada com exagero.
    Grato desde já!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, as Road Bike são ruins mesmo em paralelepípedo e pavimentos esburacados. O grande lance delas é mesmo a velocidade, os pneus finos aliados ao pouco peso delas faz render as pedaladas.
      Foram lançadas este ano modelos de Road Bike que podem rodar em estradas de terra, elas usam pneus mais largos (quase o triplo da largura), ideais para essa situação. Veja neste vídeo o modelo Diverge da Specialized:
      https://www.youtube.com/watch?v=j4066_dXB2g
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  55. ricardo

    Existe algum pneu maior para bike speed? Como ela se comporta em pavimentos de paralelepípedos? Grato desde já!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, recentemente saíram as Speed (Road Bike) para rodar no asfalto e na terra, elas usam pneus 700×32, cerca de 3,5cm de largura. Elas amortecem bem mais, veja a Specialized Diverge com esse pneu neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=j4066_dXB2g
      Infelizmente não dá pra colocar esse pneu em qualquer quadro/garfo, falta espaço.
      A variação de largura dos pneus Road é pequena, 700×23 e 700×25.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  56. morais

    vejo que tem pneus 2.00/ 2,10/2,20 ..esses numeros são medidas de que no pneu???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Morais, essas medidas são a largura dos pneus, tem os novos 650B+ (aro 27,5 Plus) que chegam a 3.0 de largura. Tem Fat Bike com a medida 26X4.7 – largura de pneu de carro!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  57. MISAEL DE OLIVEIRA

    Edu,
    estou querendo colocar um pneu hibrido na bike 29, a principio rodo apenas em asfalto.
    O que acha do Kenda 700×38 ? ou me sugere outro?

    Grato,

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Misael, esse é muito bom, mas se quiser pneus ainda mais finos o kenda Kwest é 700x28C.
      Os modelos 700×32 são difíceis de achar, mais são muito bons. O Modelo Ultra Gator da Continental é leve e tem desenho semi slick e pesa 325Gr, voa baixo calibrado com 100 Psi.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  58. Felipe

    Fala edu!! Tenho uma MTB híbrida que uso pra pegar a estrada, gosto de fazer altas quilometragens , uso pneus Pirelli 1,5, queria saber se posso usar um pneu de speed aro 700 na minha mtb, eu já sei q cabe no quadro mas sera q mudar a geometria da roda pode comprometer alguma coisa? No quadro?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Felipe, a troca dos aros para 700 não atrapalham e nem prejudicam, porém só será possível se a sua bike tiver freios a disco, pois no caso do V-brake, as sapatas de freio não alcançarão os aros.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  59. christine

    Ola EDU , adorei o texto, mas nao sou fera no assunto e queria tirar uma duvida. Minha bicicleta é modelo antigo e a roda esta escrito
    28 x 1 1/2 40-635 pela tabela que vc colocou eu poderia comprar um pneu 700C é isso? outra coisa é quando eu vou encher ele no posto eu colocava 35PSI , um dia um senhor viu e falou , vc tem que colocar 60 PSI eu achei estranho, vc poderia me ajudar , pois como pneu 28 é complicado de achar , penso que se puder comprar esse 700 C talvez seja mais facil de achar . obrigada pela atençao

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Christine, tudo certo?
      Com relação a calibragem, coloque o que pede o fabricante – geralmente está grafado na lateral do pneu.
      Acredito que 35PSI é pouco, mas se o pneu estiver velho, rachado, seria prudente calibrar um pouco menos.
      A medida similar para esta aro 28 é mesmo o 700 x 35B.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  60. Horácio

    Edu, muito boa sua matéria, gostaria de saber a qual medida de pneu corresponde o 26 X 1.3/8 e o 26 X 1.1/4 e se existe uma tabela de equivalência para essas medidas por exemplo o pneu 26 X 1.65 em polegadas equivaleria a qual medida?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Horácio, vamos lá:
      26×1.3/8 (1.3/8 = 34,98mm de largura)
      26×1.1/4 (1.1/4 = 34,92mm de largura)
      Achei um site com algumas tabelas ISO e ERTO com as designações, dá uma olhada: http://ctborracha.com/?page_id=9213
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  61. LUIS QUINTAS

    Fala Edu! Parabéns pelo site! sempre consigo ótima informações aqui,
    estou reformando uma Ceci Aro 26 x 1.3/8, gostaria de saber se consigo trocar essa roda por alguma mais comum no mercado, quanto a perder o freio por conta de não alcançar, vou colocar o kit nexus com freio contra pedal, então posso perdê-lo.
    Pode me ajudar nessa?

    Responder
  62. Morfeu Gilson

    olá Edu, eu gosto muito dos seus conteúdos estão mesmo de parabéns pelo trabalho que fazem eu sempre aprendo coisas novas com vocês.
    a minha duvida é a seguinte, eu tenho uma MTB que eu sempre usei pneu pra rodar em trilhas mas acabei ficando com ela só pela cidade mesmo, então resolvi mudar para pneus de asfalto, e percebi que existe uma diferença das câmaras de ar para pneus de moutain bike e pneus de asfalto, será que se eu continuar usando a câmara de ar do pneu trilha com o pneu de asfalto eu terei problema? agradeço a ajuda.

    Responder
    • Edu Capivara

      Ou Morfeu, tudo certo?
      Não tem problema usar câmara grande em pneu menor, desde que a câmara com pouco ar (na operação de montagem) preencha o espaço vazio do pneu sem sobrar muito, dificultando a montagem.
      É necessário encher e perfazer o espaço sem ficar embolada e com rugas, isso aceleraria o desgaste, pois teria muito atrito.
      A vantagem é que ela dilata menos do que uma câmara para o tamanho exato do pneu fino, e você roda com uma câmara mais protegida, com a parede mais grossa.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  63. Alex

    Boa tarde. Tenho uma bike 29 com 21 marcha com os peneus 700×26 só que com 21 marcha marcha vence não tenho mais pedalada .eu acho q é o Cassete q é 12×34 será q é isso

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alex, fiquei com uma dúvida, 700 e 26 são medidas diferentes, dois tamanhos diferentes de aros.
      Se a bike está sem final, troque o cassette por um com o pinhão menor de 11 dentes, ou aumente o tamanho da coroa maior.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  64. Lucas

    Olá pessoal. Tenho uma BMX, aro 20, uso pneus 20×1,75….posso por pneus 20×1,95 sem problemas?
    Abraços e obrigado des de já!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, desde que caiba no quadro sem raspar, pode colocar até maiores.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  65. Clayton

    Edu, bom dia.
    Estou tentando descobrir qual medida de pneu mais fino consigo colocar num aro 27.5 com essa descrição: Concept SL, 584-21. Alguma dica? Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Clayton, ainda não achei pneus finos pra 27,5″.
      Já lançaram o 3.0 (27,5 +) ou Plus, mas os finos pra bike voar no asfalto ainda não.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  66. Rodrigo Alcantara

    Boa noite. Estou tentando regular o meu cateye strada CC-RD100 com os pneus que estou utilizando. Mas nesse caso o cateye não tem o código do pneu. Eu posso colocar a medida em mm do penu. É um maxxis 29 2.2. Você saberia qual o valor que eu deveria colocar no cateye?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, a medida que tem que inserir é um número de 4 dígitos. Ex: 2250.
      Para conseguir ele, abra uma trena de 3 metros no chão, alinhe perfeitamente a bike do lado da trena (bem perto), e posicione o bico de encher o pneu da frente no início da trena.
      Empurre a bike ao longo da trena, até o bico parar para baixo (bem retinho). Verifique a medida que está alinhada ao bico, Será 2 metros e tanto, contando os milímetros.
      Usando o exemplo que dei lá em cima, 2250 seria 2 metros e 25 centímetros.
      Se você errar na hora de identificar os mm, a informação do ciclocomputador estará errada.
      Veja essa imagem: http://pedaleria.com/wp-content/uploads/2014/06/img-ciclocomputador-trena.jpg
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  67. benedito lima

    Ola edu ,boa noite,ou melhor bom dia rss…adquiri recentemente um par de pneus na medida de 28×1.1/2 x 1.5/8 para colocar em uma bike humber [inglesa] dos anos 50 ,certamente ,futuramente sera nescessario troca-los ,e me disseram que são mosca branca de olhos azuis kkk… que medida atual sera compativel com as referidas acima ???

    Responder
  68. Tamiris

    Olá, parabéns pelo fórum! Tenho uma caloi ceci antiga e gostaria de deixar os paralamas mais perto da roda, para dar um estilo mais retrô. Sabendo que não é possível rebaixar o paralama, dá para aumentar a medida interna da roda sem ter problemas? Eu gostaria de manter o mesmo diâmetro tubular talvez substituindo por rodas de ceci mais antigas. Oque VC acha?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Tamiris, dá pra deixar os para-lamas bem perto do pneu, é só alongar a chapa de fixação deles no garfo e quadro.
      É meio difícil achar pneus pra Ceci com aro antigo, acho que era 26×1 1/2, sei lá!
      Boa sorte no projeto!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  69. rafaael

    ola edu
    tenho uma spped aro 700, e tenho duas cameras de ar 26×1.5
    Posso utilizar estas cameras em caso de emergencia (reserva).

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, vai sobrar muito, será difícil ela se acomodar em um pneu de road Bike, e as câmaras originais são tão compactas, dá pra levar amarrada em baixo do selim ou até no bolso.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  70. Ana Carolina

    Boa noite, Edu! Espero que você consiga nos ajudar, já que não entendemos nada de bikes! Compramos uma bicicleta sem pedal para nossos sobrinhos há 5 anos na Alemanha. Hoje, ela está com nosso filho, mas o pneu estragou e não conseguimos comprar um similar no Brasil. O pneu é aro 12, 50-203 (12X2.00), marca Impac. Achamos aqui um pneu Runna 62-203 (12 1/2 x 2 1/4). Será que podemos efetuar a troca ? Abraços e obrigada!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ana, esses pneu são difíceis de achar no Brasil, mas como são pequenos, vale a pena pedir pra alguém trazer de fora. Sendo aro 12, você pode colocar qualquer tipo. Os mais finos pode até ficar meio estranhos em um aro largo, mas funcionam!
      Preserve as câmaras de ar, pois as “gringas” também são raras.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  71. Gabriel Gianvecchio

    Ola Edu, tudo bom? Eu adorei seu blog e achei muito interessante, porem estou com uma duvida cruel em um projeto pessoal. Tenho uma bicicleta de dois lugares que estou restaurando e veio toda detonada e estou trocando muitas pecas. O pneu que estava nela eh da medida 26 x 1.1/2 x 2 (54 – 584) e o aro parece muito de barra forte (deve ser inclusive). Quero comprar uma folha de aro aero pra poder usar sistema de freio V-Break. Voce me recomenda um modelo em especial que eu possa usar na minha bike ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, existem muitos modelos e marcas, se você vai comprar pela internet, a busca pode ser específica, mas se for presencia, nas lojas da sua região, terá que pegar o que parecer melhor. As Tandem precisam de aros resistentes, 36 furos de preferência, os cubos também que ter 36 furos. Os melhores aros são Mavic, Rigida, Araya e Alex, será que consegue achar?
      Um dos aros mais duros e resistentes que já usei foi o Mavic 319, mas é 32 furos: http://www.dhgate.com/product/france-mavic-xm319-rims-26-quot-disc-lightweight/165760622.html
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  72. Norbert Waage Jr

    Olá Edu, parabéns pelos vídeos e pelo site!
    Qual a fita antifuro que serviria no pneu 700x42C ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Norbert, obrigado!
      A fita que mais se aproxima desta medida é a dourada (700×32 a 700×41), tem 31mm de largura.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  73. Marcos Rocha

    Olá Edu, mto show seu canal no youtube, estou com uma dúvida, comprei uma MTB Schwinn Colorado ela ta com penu 26×2.10 como eu só uso pra asfalto e ciclovia queria colocar um pneu slick mas estou na dúvida entre 1.5 ou 1.95 o que vc recomendaria?

    Abs
    Marcos

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, o 1.5, sem dúvida!
      Existem modelos pretos e coloridos, eles deixam a bike mais leve e veloz.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  74. Pedro monteiro

    Oi Edu, tudo bem?
    tenho uma dúvida, olhando na internet vi alguns pneus 700×23 que são totalmente ou parcialmente preenchidos, gostaria de saber se são bons e se posso usar na minha bike, uma aro 26.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Pedro, são pneus de EVA da Tanus, mas indisponíveis no Brasil – por enquanto!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  75. Alessandra Monteiro

    Olá Edu, a minha roda é WHEEL MACH1 NEODISC 29″ com pneu MICHELIN COUNTRY RACE’R 29X2.1.
    Qual a medida de pneu mais fino e slick que eu devo comprar para usar no mesmo aro (sem ter que comprar nova roda)??
    Penso em reduzir o peso da bike e melhorar as pedaladas no asfalto.
    Obrigada.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alessandra, para esse aro o melhor é o 700×32. Existem várias marcas, e se for de kevlar, você pode comprar pela internet, ele vem dobrado e o volume é pequeno.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  76. João Emilio

    Olá equipe Pedaleria, vou montar uma bike fixa aro 26 e gostaria de saber qual é o menor tamanho de pneu possível para o mesmo tamanho de aro.
    Desde já grato, Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, o menor que já vi e vende em qualquer lugar é o 26×1.5, equivale mais ou menos a largura dos pneus de Caloi 10 antiga, e tem opções de cores.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  77. Jorge

    Bom dia Edu! Camarada é o seguinte: Estou muito interessado em adquirir uma singlespeed. Vi o vídeo que vcs fizeram e fiquei empolgado. Daí, pesquisa aqui e ali, as dúvidas começaram a aparecer:
    - Montar uma single a partir de um quadro de Caloi 10 antiga. Sempre achei que a Caloi 10 antiga utilizava aros 700. Pelo que vi, nao é isso. Usam 27. Da pra substituir numa boa? Sem adaptações? A duvida surgiu pois, em um anuncio no ML, de um garfo para Caloi 10 antiga, é dito que não.
    - Montar uma single a partir de um quadro de uma 26. Lendo sobre quadros vi que muitos falam bem dos quadros de cromoly. Apareceu uma oportunidade de comprar um so que a bike é aro 26 ( giant yukon antiga ). Tenho quase certeza que não, mas é possível colocar rodas 700 em um quadro para 26? Vi que vc falou acima sobre traseira curta, mas acho que pra uma single urbana isso nao seria problema. Ou seria?
    Já agradeço pela ajuda e informações prestadas através dos videos e do site.
    Valeu!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jorge, obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Vamos lá, a diferença da 27 para 700 será detectada na hora de montar um freio, pode acontecer de da 700 ficar mais pra baixo e o freio da 27 não alcançar, mas existem modelos de freio curtos e longos (parte onde fixamos as sapatas).
      Pode colocar as rodas 700 na Caloi 10.
      Pra montar uma Single em um quadro de MTB (gancheiras verticais), você tem que ser um gênio pra achar uma relação EXATA, que a corrente fique perfeita, pois não dá pra esticar a corrente como nas gancheiras horizontais, como a Caloi 10 e bikes de pista. Dá pra colocar um esticador de corrente de Biketrial, mas é quase um câmbio traseiro, só que sem movimento.
      Traseira curta é boa pra mobilidade, mas são raras de achar. Se quiser, consigo um quadro da Lilt pra você.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Jorge

        Obrigado Edu pelas informações. Quanto ao quadro, agradeço, mas tentarei me virar com uma caloi 10 “véinha” mesmo.
        Valeu man!

        Responder
  78. Ariel

    Estou procurando câmara de ar 20×1.5, porém não achei em nenhum site. Onde posso encontrar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Arier, quando não encontrar algum componente em loja, apele para o Mercado Livre, lá tem de tudo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  79. Guilherme

    Olá Edú, tudo bem? Queria tirar uma dúvida. Tenho uma bike Vicini RTC1, rodas 700/23. Saberias me informar alguma outra medida de pneu que fosse mais largos? Caberia um 700/28? Tenho MT problema com furos no pneu 23. Valeu!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guilherme, o 700×25
      é um pouco mais largo, mas a largura do pneu não ajuda nesse caso, e sim a quantidade de borracha que ele possui na banda de rodagem. Principalmente na Road Bike, leveza é tudo, então é tudo fino e aliviado (pra Europa e Estados Unidos), te aconselho colocar a fita anti furo Mr. Tuffy: http://loja.pedaleria.com/fita-anti-furo-mr-tuffy-o-par
      Quanto a pneus maiores, coloque o que o quadro e garfo permitam.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  80. Marcos

    Boa tarde Edu, eu tenho uma Scott Scale 970 – 2016. Estava pensando em colocar pneus lisos para rodar no asfalto. Qual modelo seria mais apropriado para essa bike. Desde já Agradeço. Valeu.

    Responder
  81. Ricardo

    Edu eu tenho uma bike MTB aro 27.5, e preciso de mais agilidade no trânsito o pneu 700×32 é uma boa escolha?
    Faço um vídeo falando também sobre adaptar um guidão road em MTB. Pfv

    Responder
  82. Tania

    Ola! tenho uma duvida. minha bike é uma caloi 10 e tenho um pneu 700×28. gostaria de saber se da para por nela um pneu um pouco maior, tipo 700×32. uso ela como transporte e nas ruas de terra o pneu fino nao e muito bom. muito obrigada
    Tania

    Responder
  83. Ailton Guimarães da Silva Junior

    Boa tarde amigo, tenho uma GTS com pneus na medida de 54-622 – 29×2.00. Gostaria de saber se posso colocar pneus 700×35 e utilizar a mesma câmara e aros.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ailton, pode colocar o 700×35. As câmaras vão ficar um pouco grandes, mas dá pra montar sim.
      Futuramente troque por modelos compatíveis.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  84. Andre Figueiredo

    Boa noite Edu.
    Estou pensando em comparar a Caloi Easy Rider 2015 pra minha esposa. Ela vem com o pneu 700×42. Sera que existe algum pneu misto ou de cravo que caiba nessa bike, já que existe mais 1 centímetro no máximo de espaço do pneu com o quadro. Uma vez ou outra minha esposa faz trilha. Obrigado desde já.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, existem vários pneus para essa medida, slick e com cravos. Modelos mais lisos no centro e com cravos laterais são bons para estradas de terra e cidade (misto), permitindo fazer curvas na terra.
      Para achar os anúncios mais facilmente, digite esta medida no Google ou Mercado Livre.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  85. Elvis Andrade

    Olá Edu, primeiramente parabéns pelo site e Canal do YouTube.
    Tenho uma duvida que é bem besta mas tenho medo de fazer compra errada. Por favor me ajude. Estou em dúvida sobre qual câmera de pneu comprar para minha bicicleta. Eu tenho um pneu com as seguintes medidas: 26 X 2.10. Qual a medida de câmera eu tenho que comprar para este pneu? Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Elvis, para esta medida de aro, as câmaras 26 X 1.5 em diante, até 26 X 2.125.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  86. Vilson Cruz FIlho

    Eu sofri um pequeno incidente no transito e estragou meus aros 26×1.3/8, e já sabendo da dificuldade de conseguir as rodas na minha cidade eu estou pensando em colocar um aro 700, acho que me ajudaria nas pedaladas dos finais de semanas, agora só resolver a questão dos freios.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vilson, o tamanho das rodas X freios é mesmo um problema, a menos que sejam freios a disco!
      Você encontra esse aro no Mercado Livre.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  87. jessica

    oi, gostaria de saber se em uma roda de aro 20 qual é a medida dos raios para essa roda?
    poderia me ajudar ou foge dos seus conhecimentos?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jessica, a medida dos raios depende de outras informações (e são muitas), altura do perfil do aro, ele pode ser baixo ou Aero, tamanho das Flanges do cubo (aqueles discos de onde saem os raios), e por fim, a inclinação dos raios na roda (cruzamento dos raios). Quanto mais os raios se cruzam (possam uns por cima dos outros), mais longos eles devem ser, e a roda fica muito forte assim!
      geralmente eles se cruzam apenas 2 vezes, mas pode ser 4. Desta forma, o tamanho dos raios pode variar muito.
      Este vídeo aborda os cruzamentos de raios: http://www.pedaleria.com.br/reforcando-raiacao-das-rodas/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  88. Evaldo Santos

    OláEdu, boa tarde. Tenho uma bike caloi aluminum, aro 26 comum e uso pneu 26×1.50 slick. Minha dúvida é a seguinte: Gostaria de trocar os pneus 1.50 por 1.25 ou 1.0, também slick, para mais velocidade, nesse caso eu precisaria substituir o aro também ou essas medidas que falei (1.50 e 1.25) servem no mesmo aro???
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Evaldo, essas medidas finas exigem aros mais estreitos, como os de Road Bike, sendo aro 26 ou 700.
      Cem esse tipo de pneu vale a pena colocar pedivela com coroas maiores, como as das Road Bikes.
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  89. Marcio

    Olá, parabéns pelo trabalho e empenho em ajudar as pessoas!! Tenho uma dúvida tenho cubos normais em minha bike mtb e gostaria de saber tem com colocar rolamento nelas ou o melhor é trocar os cubos. O aro é 26×2.35 obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcio, somente um torneiro mecânico seria capaz de fazer essa adaptação, é melhor comprar cubos prontos!
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  90. Marcio

    Olá me tire uma dúvida uma câmera de pneu 26×2,10 pode ou não ser usado em um pneu 26×2.35 obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode sim Marcio, a diferença é pequena. Geralmente as câmaras pra aro 26 atendem de 26×1.95 a 26×2.5
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  91. Ronaldo

    Olá Edu, comprei uma bike usada gts m3, e ela veio com pneus finos e lisos, 26×1,25, eu queria saber se daria pra colocar pneus largos de MTB usando os mesmo aros,
    Obrigdo

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Ronaldo, não sei qual o aro que veio na sua bike, mas provavelmente sim pode, se ele tiver mais de dois centímetros de largura, já dá para usar pneus mais largos.
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  92. Paulo Guterres

    Boa tarde Edu. Posso colocar um pneu de 3,8″ num aro 26 de qualquer bicicleta? Onde posso encontrar este tipo de pneu? Sabes o valor médio?
    Obrigado
    Paulo Guterres

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, pneus desse tamanho necessitam aros largos (8 a 10cm), e quadros especiais, mais largos. onde o eixo central e os cubos são mais largos (Fat Bike).
      Outro dia vi um pneu 26×4.0 por 800 Reais!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  93. Wendel

    Fala Edu blz? cara o assunto é o seguinte: tenho uma Caloi croma super, neste modelo (http://img.olx.com.br/images/05/054605003201743.jpg) e esta com rodas 26×1.9, achei que estas rodagens são muito pequenas e como estou querendo transforma-la em bike fixa e também quero trocar as rodas por umas maiores, com pneu mais fino, você tem uma sugestão para me ajudar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wendel, como você não vai usar freios, tanto pode ser uma roda de Road Bike antigo, aro 27″, quanto as novas, aro 700, o espaço é suficiente para pneu finos.
      O central da bike é 45mm (pedivela monobloco), você deve comprar um eixo adaptador 45mm com rolamentos, transformando para eixo Square (quadrado), colocando uma pedivela mais bonita, típica da Fixas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Wendel

        Obrigado Edu! muito massa você ter respondido! já tenho quase todas as peças só estava faltando as rodas vou colocar o freio da frente apenas e vou utilizar freio a disco, não sei se vai ficar legal…se não der certo eu tiro! hehehe… depois eu mando as fotos!
        Parabéns pelo site! mais uma vez obrigado!

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Wendel, quero ver como vai ficar, envia as fotos!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  94. José Carlos

    Boa tarde Edu, uso um pneu 29×2.10 e quero usar um pneu 700×38, e gostaria de saber se tenho q trocar a câmara de ar também ou posso usar a 29 mesmo? Abç

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, no 700×32 não dá, mas no 38 deve dar sim! Coloque ela um pouco inflada, pra não haver dobras.
      A vantagem é que a câmara fica mais grossa, mais resistente a furos, por não estar super inflada.
      Abraços:
      Edu Capivara.

      Responder
  95. Fagner Batista Meireles

    Olá, Boa noite, Sei que o assunto é sobre medidas de pneus, é possível responder sobre medidas de aro? Quero comprar um aro de carbono para minha speed, mas me deparei com 3 medidas de jante (Rim width) Queria saber, qual a diferença entre estes tamanhos 20.5mm width, 23mm width, 25mm width ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fagner, tranquilo!
      Os aros mais finos (20,5mm) são para as Road Bikes que rodam com pneus bem finos, 700×23. Os aros de 23mm atendem a pneus mais largos, 700×25 a 700×28, e o aro mais largão (25mm), pneus 700×20 a 700×43, geralmente urbanas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Fagner B M

        Estou cogitando de usar pneus 700×23 e 25, vou comprar o 23mm, Thank’s!

        Responder
        • Edu Capivara

          Boa Fagner!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  96. Adalberto S. Araujo

    Bom dia a todos. Lendo essa reportagem bacana, fiquei interessado em saber quais marcas/modelos disponíveis no mercado, para a medida 26×1.125 e 26×1.135, que acredito ser o adequado para um par de aros antigos, que comprei acreditando ser 700, mas ao medir com uma trena, o diâmetro do aro ficou aproximadamente em 600mm. Para mim, uma medida muito estranha, mas foi o que mais se aproximou da tabela publicada na reportagem. Ficha técnica: Aro Tecnall Cycle Parts (aro duplo não aero), para pneu clincher, medida interna aproximada da largura 17mm, medida externa aproximada 22mm, diâmetro aproximado externo 600mm. Estou curioso quanto a que tipo de bike foi projetado esse aro e se algum dia, foi uma medida comum usada em competições. Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Adalberto, digita esse nome e modelo no Mercado Livre ou e-bay, deve aparecer algo, quando não tem as medidas a gente fica em dúvida mesmo.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  97. Josué Filho

    Boa noite Edu. Parabéns pelo site, vejo que tem ajudado muita gente. Tenho uma caloi ceci, não saco muito sobre as medidas dos aros, mas o aro orginal dela tem a medida 26×1 3/8. Queria colocar aros aero nela(escape 260) e pneus um pouco mais largos, mas não sei se vai caber no sistema de freio original. Vou ter que manter os aros finos ou colocar um freio contrapedal com outro tipo de aro. Se existir alguma outra solução também que possa me indicar. Valeu, um abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Josué, seu projeto aceita novas partes soldadas, pois existem outros freios, V-brake, Center Pull, Pit Bull, disco, etc, já que vai alterar as características da bike. Talvez encontre no Mercado Livre aqueles Center Pull antigos da Tourney, que são um pouco maiores, veja alguns deles nessa matéria: http://www.pedaleria.com.br/conheca-componente-freios/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  98. Andre Nunes

    ola, eu gostaria de saber qual é a medida em cm de um pneu 2.10

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, qual medida você quer saber?
      Perímetro, largura ou altura da banda?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  99. Romulo Barreto

    OI, gostaria de uma ajuda, hoje eu comprei um quadro de bicicleta antiga. Não seu dizer se é da caloi 10 – 1986 ou da caloi sprint 1979. queria saber qual o aro de roda, que devo comprar para começar a montar esta bicicleta ?
    o pedivela é chavetado!

    Responder
  100. Paulo

    Eu gostaria de saber se pneu tubular e compativo com friso vmaxx ou tem que ser friso próprio para esse tipo de pneu?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, os aros para pneus tubolares são especiais, existe um encaixe interno para a fita de borracha que veda os furos dos niples dos raios. Existem também modelos de aro com uma barbatana central de onde saem os raios, e neste caso o aro não tem furos conectando a parte externa com a interna.
      Os selantes podem vedar tudo isso, eles vem com a fita de borracha e bico parafusado para encher o pneu.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Will, parece que dá, ficará uma folga de pouco mais de 1cm.
      Boa sorte na montagem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  101. Jean carlos almeida

    Ola Edu boa noite sou um admirador do seu trabalho e assisti a todos os seu vídeos no you tube . eu estou montando uma bike mais estou com uma duvida! Um par de cubos qualquer caberia em um aro 29 ? Ou ah um tipo especifico de cubo pra cada tipo de aro ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jean, os cubos para MTB tem 135mm de extensão (medida interna da gancheira dos quadros), com eixos de 9mm, então qualquer cubo serve. Existem também os modelos com eixos mas grossos, 12 e 15mm, com rosca no garfo e no quadro, mas é mais comum em bikes caras!
      Ao comprar um par de cubos sem prestar atenção a medida do eixo traseiro 135mm, poderá comprar acidentalmente cubos para Road Bike (Speed), que são na medida 130mm, e esses não podem ser usados nas MTB.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  102. Thiago souza

    Olá Edu.

    Tenho um aro 700 com 13mm de largura, atualmente utilizo um pneu 700x28c.

    Sabe se posso utilizar nesse aro um pneu 700x38c? Existe alguma tabela que relaciona a largura do aro com a largura do pneu?

    Pergunto isso pois já vi alguns aros 700 com 15mm de largura.

    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Nossa Thiago, 13mm é bem estreito!
      Como vai tirar a roda da bike? Acho que o quick release não abrirá o suficiente!
      Bom, não custa tentar, mas acho esse aro muito estreito para esse pneu.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  103. Rogério Maciel

    Estou lendo muitos assuntos aqui. Tenho uma Calói Elite 2.4 2012 que pesa quase 15 kg, com lanterna, pisca e trava. Recentemente comprei uma Caloi Aspen Sport 1994 para reformá-la, como o Antigão mostrou em seu blog pneunaestrada. Ele colocou aro 700 com pneu Kenda K180 700×38. Bueno, ele trocou o garfo e refez as soldas para os freios V brake. Minha idéia é colocar apenas rodas 27,5 e freios v-brake importados para BMX, os quais tem ampla regulagem de altura da sapata. Este quadro da Aspen suporta, mas ainda não comprei as peças, mas tenho esperanças que tudo encaixe com os pneus.

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Rogério, a maior dúvida é mesmo o alcance do freio, será que alinha?
      Nesses casos, quando a bike tem freios a disco, não importa o tamanho do aro, sempre terá freios, rsrsrsrsrsr.
      Mande fotos quando estiver pronta!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  104. wilson

    ola Edu vejo os seus video e shou de bola queria tirar uma duvida: tenho uma MTB aro 29″ o pneu em uso e 2.10 e no aro indica pneu de 1″ a 2.2″ polegada estou andando mais em asfalto o pneu esta desgastando rapido queria trocar para um pneu mais fino nao so pelo desgaste. poderia estar trocando este pneu para um 700*28 daria certo teria que estar trocando a camara tambem. ou que pneu voce indicaria melhor para rodar no asfalto que nao causaria problema .para colocar o 700*28 tenho que trocar o aro qual seria o aro correto. grato

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wilson, no seu aro dá pra colocar pneus a partir do 700X28, mas os 700X32 ficam mais elegantes. Tem que trocar as câmaras de ar!
      Se puder escolha pneus de Kevlar, a bike fica bem mais leve, a bike embala mas depressa e mantém bom giro.
      Veja o que encontra no mercado nessa medida!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  105. Sueli Rodrigues

    Bom dia Edu
    Edu gostaria de saber como descobrir o aro de uma bicicleta… Tem uma amiga minha querendo me vender a bicicletinha do filho dela porém nem eu e nem ela sabemos o aro… Estamos negociando pela net e pelas fotos me parece ser aro 14… Qual seria o diâmetro do aro 14 e 16?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sueli, desculpe a demora!
      Neste tamanho de bike, a medida é a altura do pneu, então a 14 ou a 16 polegadas devem ser medidas do chão até o alto do pneu. As trenas tem medidas em Cm e polegadas.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  106. Amom

    Opa, Edu!! Tudo bem? Então, não sei se tens algum outro post tratando a minha dúvida… Se sim me manda o link!! Mas lá vai: Em que consiste a diferença dos pneus 700? 700A, 700B, 700C, 700×23, 700×25, 700×28, 700×32… Não entendo nada… Todos pegam no mesmo aro 700? Te agradeço desde já… Abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Amon, medidas com letras (Ex. 700C) indicam o tamanho do aro, a medida grafada com o “X”, indica o aro e a altura da banda do pneu (Ex. 700×23).
      A medida 650B é o aro 27,5. 700B é equivalente ao antigo aro 28.
      700C é aro 29. Existe aros mais profundos, eles pode receber mais de um tipo de pneu, 700A e B por exemplo, mas é mais difícil ajustar a posição do pneu, que pode ficar pulando por estar fora de centro. De certa forma, toda a família 700 é uma derivação dos aros de 28 polegadas, com ligeiras mudanças, dependendo da aplicação da bicicleta.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  107. Andrea Acunha Martin

    Edu, por favor me tire uma dúvida existe pneu menor que o tamanho 1.0 para aro 26? Ou 1.0 é o menor tamanho de pneu que existe. A diferença do 1.0 para o 1.15 é muito grandee?
    Obrigada

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Andrea, nunca vi menor que 1.0.
      Se modificar o sistema de freio ou se ele for freio a disco, dá pra montar rodas 700 na bike 26, e usar pneus de road bike 700×23 que são super finos e estreitos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  108. rafael

    eu to com uma bike 29 x2.1 quero trocar somente o pneu por uma liza para rodar na cidade mas so encontro 29×1.5 a roda vai funcionar ou vai dar merda? preciso de uma nova camará também?

    Responder
  109. jairo francisco menezes

    ola edu , tyenho uma bik aro 22 ipaneminha a medida do pneu é , 22x 1.3/8-37 490 [550 A confort ] cara eu não consigo encontrar esta meida tem outro pneu que serve na bik. agradeço desde de já.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jairo, listo abaixo todos que servem nesse aro, com larguras e alturas diferentes:
      (44-484) 22 x 1.5/8 x 1.1/2
      (25-489) 22 x 1.0
      (37-489) 22 x 1.3/8 NL
      (40-489) 22 x 1.3/8 x 1.1/2
      (50-489) 22 x 2.0
      (28-490) 550x28A – 550A – 550A Standard
      (32-490) 22 x 1.1.3/8 x 1.1/4 (55-x32A – 550A)
      (37-490) 22 x 1.3/8 (550x35A – 550A Confort – 550 A Ballon – 550A 1/2 Ballon)
      (37-498) 22 x 1.1.3/8 x 1.1/4
      (32-501) 22 x 1.1/4
      (37-501) 22 x 1.3/8

      Joga essas informações no Mercado Livre, sempre aparece alguma coisa.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  110. Marlon Santos

    olá tenho uma bike o pneu dela é 1,95 posso colocar um Par Pneu 26 X 2.20 Pirelli Scorpion Pro Kevlar? a bike é uma Bicicleta Gonew ENDORPHINE 6.1

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode colocar Marlon, vai ficar legal!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  111. Ygor Jozimar

    Edu, estou começando agora com a bike e estou querendo mudar algumas coisas, porém a maior dúvida ainda é sobre as medidas de pneus.
    O pneu 26×1.0 na medida convencional tem outras nomenclaturas ou é conhecido apenas por essa. Esses 700A, B, C me confundiram muito.
    Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ygor, existem outra nomenclaturas, por exemplo 650 x 22C e muitas outras medidas de 20 a 50 com as letras, neste caso 26×7/8 é o 650x22C. Todos com medidas em fração, e não sei qual seria equivalente ao 26×1.0.
      São 24 medidas descritas desta forma, começando com 650…
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  112. Welton de Souza

    Fala Edu blz?
    Entendi um pouco mais sobre as medidas, mas ainda estou com duvida qual pneu usar, tenho uma MTB aro 26 e meu uso é mais urbano (asfalto), estava pensando em colocar pneus slick, já ouvi falar em 26×1.25, 26×1.5, 26×1.75, 26×1.98, isso me trás uma divida enorme em qual medida usar, minha necessidade é mais dia a dia e fazer longas pedaladas, sei que saindo dos pneus com cravos para o slick vai me dar mais rendimento, então queria um pneu com bom rendimento, seguro em curvas e pisos úmidos(chuva talvez), você poderia me indicar algum pneu?
    Valeu Edu, abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Welton, gosto dos modelos coloridos da Kenda (Kwest 26×1.5), e o Maxxis Maxlite 310, 26×1.95 que é super leve e tem pequenos cravos nas laterais, roda livre e faz curvas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  113. Rangel

    Opa Edu, blz? Tenho uma dúvida, tenho uma MTB aro 27,5 e ando mais em asfalto do que estrada de chão ou trilha, queria saber se vale apena trocar os pneus que eu tenho pelo pneus de asfalto? Dá muita diferença na pedalada ou não? E se vale apena fazer isso que pneus tu me indica para ficar boa. Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rangel, vale a pena sim, a bike roda mais livre.
      A Maxxis e a Continental tem pneus urbanos pra aro 27,5.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  114. Vinicius

    Olá, gostaria de saber se um pneu Scorpions 26×2.20 serve em um aro aero escape?

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Vinicius, desde que seja o Escape aro 26, pois existe também o 29.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  115. FLAVIO

    OLA EDU,MINHA BIKE TA COM ARO 29 E PNEU 700X38 (FINO)TO QUERENDO UM PNEU LISO E LARGO,SABE SE TEM? TIPO AQUELE BALAO. E QUAL A MEDIDA QUE PROCURO?

    Responder
  116. Luiz

    Edu, tendo que optar por pneus de larguras diferentes 2.1 e 2.2 o mais largo fica melhor na dianteira ou trazeira? Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, desde que seja um pneu para rodar na dianteira, ela fica com o mais largo! Se não houver especificação no pneu indicando que ele é dianteiro ou traseiro (direcional ou tracionador), tanto faz, vale a sua escolha!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  117. Jucélio

    Edu, você pode mim ajudar… Tenho uma bike que tem aros Vmaxx 26” com pneus 26×2,35 para trilhas e gostaria de colocar uns pneus para longão, estou em duvida se dá e fica melhor colocar pneus 700 ou colocar pneus 26×1,0 slick… Agradeço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jucélio, na bike aro 26 com freios a disco dá pra trocar os aros e usar o 700 das road bikes, mas se for V-brake, o freio não alcançará os aros.
      Existem pneus bem finos pra aro 26, esse 26×1.0 é bem legal, a bike roda livre.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  118. gely gomes de almeida

    ola Edu boa noite comprei uma bicicleta eletrica usada , porem a camara de ar está furada estou rodando todos os saits mercado livre querendo comprar essa camara de ar aro 22 com numeraçao 22.2 125.54 457 nao consigo achar o que eu faço.obrigado e boa noite

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gely, procure no Ebay, compre lá fora e em alguns dias ela chega.
      Enquanto isso, você pode colocar câmara de BMX (aro 20″), enche ela um pouco pra ficar mais fácil, e vai colocando para dentro do pneu com cuidado.
      Outra solução é cortar uma câmara de aro 26″, mandar vulcanizar no borracheiro as 2 pontas (ela fica aberta, como uma cobra), e a sobreposição das pontas deve ter pelo menos 5cm. Esse recurso é usado para trocar câmaras sem tirar a roda do quadro, funciona!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  119. Leandro silva leite

    Edu capivara um grande salve para galera do pedaleria e todos ciclista de todo brasil e da minha querida cidade ilhéuss (BA) gostaria de tirar uma duvida relacionado ao Pneu Down Hill Aro 26 X 2.35 Hawk se ficaria bem Marca Vzan Modelo: Escape Aero Freio: V-brake Tipo: Parede dupla Tamanho: 26″ – 559x19mm ERD: 520mm Peso: 500gr cada aro espero a resposta desde já agradesso ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, tudo certo? Obrigado a você e ciclistas de Ilhéus, ligados na Pedaleria!
      Olha, se vai colocar um pneu grande assim, ficaria mais legal no aro Vmaxx, que tem 36mm de largura (aumenta o tamanho do pneu), o inconveniente é o peso (780Gr). O Escape é legal e pesa menos, acaba valendo mais a pena, principalmente se você não pratica Downhill e Freeride, pratica?
      26×2.35 é uma rodagem muito pesada, segura muito a bike, só vale a pena pra Dawnhill mesmo.
      Um grande abraço a todos!
      Edu Capivara

      Responder
  120. Leandro silva leite

    Edu capivara obrigado por responder,minhas duvidas foi esclarecidas vocês fazem uma excelente trabalho continuem a sim um grande abraço a todos muito grato .

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Leandro, precisando, estamos aqui!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  121. Fabiano

    Boas Edu! tudo bem? como esta a recuperação?
    Amigo me tira uma duvida, para o mtb com percursos em asfalto, trilhas, cascalhos, morros… poderia utilizar um pneu 2.2 na dianteira para dar mais estabilidade e um pneu 2.0 na traseira? Sera que iria ganhar ou perder em desempenho? Voce lembra qu3 as calois cross em 80 vinham com pneus mais grandes e grossos na dianteira?

    Abraços

    Fabiano Pardalzinho – ITAJAI-SC

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabiano, essa tática ainda é usada, a Specialized tem conjuntos de pneus assim. O pneu maior na frente ajuda apenas na hora de fazer curvas em alta velocidade e dá mais flutuação no areião, para o restante pode realmente segurar um pouco a velocidade!
      Eu tive uma Caloi Cross dessas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  122. Pedro

    ola gostaria d saber se um pneu 700×23 cabe numa aro 29 com o pneu 29×2.0 | 50-622 ???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Pedro, todos os pneus 700C cabem no aro 29, mas o aro de MTB é muito largo, dá pra usar o 700×28 em diante, para usar o 700×23 ou 700×25 tem que trocar o aro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  123. Anselmo

    Boa Tarde EDU, tenho uma Giant modelo cicloturismo que possui os pneus com a seguinte marca e descrição – SCHWALCE SILENTO 28×15/8 / 13/8 – 700 x 35c. a minha duvida é procuro um pneu 28 ou 700? Qual o pneus nacional que posso usar nestes moldes… Desde já agradeço Atenciosamente.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Anselmo, procura por 700 mesmo! Verifique se a Pirelli ou Levorin tem essa medida, não lembro de cabeça!
      Desculpe a demora na resposta!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  124. JORGE LUIS SODRE BARBOZA

    Edu,
    tenho um bike antiga pneu 28 1 1/2. Qual o modelo atual que o substitua, pois quero um vermelho ou bege e o aro 28 é super caro?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jorge, dá uma busca no Mercado Livre, tem muito pneu aro 28 anunciado!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  125. ANDRE LUIS

    Tenho uma Caloi 10 2008 e uso para ir ao trabalho umas 3x por semana 16Km. Estou tendo dificuldade de encontrar o pneu 700×28 original, pela distacia e pelo uso urbano posso usar o pneu 700×23?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, entre esses dois tem o 700×25, que é um pouco maior, já amortece mais.
      No Mercado Livre você acha o 700×28 e o correio entrega pra você!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  126. Claudir Gomes

    Bom dia Edu…..tenho uma barra forte circular, gostaria de trocar os aros originais por um aro aero e usar os mesmos pneus da barra forte, qual medida do aro devo usar? Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Claudir, pode usar aro Aero de MTB mesmo, a Barra forte e a Barra Circular são aro 26.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  127. Lucas

    Edu, tudo bem?
    Onde encontro pneu slick e finos para 650b ?

    Abraço

    Responder
  128. Marcos Elias

    Bom dia eu gostaria de saber uma coisa.. tenho um pneu aro 26×1.90 e quero saber se da problema substituir por um 26×1.95, ou tem problemas? obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, problema nenhum, desde que caiba no quadro, pode colocar até maior que isso, o aro é o mesmo!
      Só um detalhe, quanto maior o pneu, mais peso e dificuldade na rolagem, terá que colocar mais força nas pedaladas, mas eles fazem mais curva e amortecem melhor.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  129. Philipe

    Opa, tenho uma 29er e uso pneus 2.10. Se eu quiser colocar uns pneus mais largos, de 2.25, vou ter que trocar de aro? Valeu

    Responder
    • Edu Capivara

      Não Philipe, mas repare sempre se há espaço no quadro, entre os stays (próximo ao central) para abrigar pneus maiores.
      Os aros podem ser os mesmos, até para pneus 2.35.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Philipe

        Olhei aqui, e tem tipo 1,4cm de espaço. Será que dá? Valeu Edu!

        Responder
        • Edu Capivara

          Dá sim Philipe, até 2.35!
          Boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Philipe

            Boa noite! Como passo saber ate qual largura posso usar no quadro?

          • Edu Capivara

            Oi Philipe, geralmente os quadros tem algum espaço entre os tubos e o pneu, mas pra não correr risco, experimente colocar uma roda “emprestada” de um amigo ou oficina pra fazer o teste.
            Vale lembrar que funciona como nos carros e motos, fica mais bonito mas anda menos, pesa e tem arrasto (gruda mais no chão).
            Abraços;
            Edu Capivara

  130. vinicius cleto

    ola edu, boa noite. tenho uma caloi 10, aro 700×28. queria colocar um pneu misto . qual vc me aconselha? sera que tenho que mudar o aro? vlw

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, hoje tem muitos pneus legais nessa medida, dá uma busca no Mercado Livre (tem anúncios de lojas e particulares), digite Pneu misto 700×28 ma busca.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  131. Mauri Aguiar

    Meu aro marca a medida 622×15 qual pneu devo usar 700×29 ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mauri, os aros comportam pneus finos e largos até um certo limite, fiquei em dúvida pois escreveu 700×29, e aro 700 comporta pneus aro 29!
      A diferença do 700 e da 29 é a largura do aro, na MTB 29 ele é mais largo.
      As Road Bikes (aro 700 bem fino) comporta pneus 700×23, 700×25, e 700×28.
      Na MTB 29 dá pra usar pneus grossos com cravos e também os mais finos, 700×28, 700×32, 700×35…
      622 é o perímetro interno do aro, 15 é a largura, se a bike for urbana use o 700×28, anda bem!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  132. Emerson Mafra

    Edu, tenho um quadro GTS avalanche (antigo), todo montado com Deore 27 marchas e freio a disco hidraulico. O quadro é 26 e os pneus são 26×2,10. Estou querendo colocar rodas 700 com pneus finos. Daria certo? Voce sabe a medida de cada um destes conjuntos (roda mais pneu)? Vou ter que colocar garfo rigido ou o meu que tem suspensão dará certo? O desempenho no asfalto é muito superior? Qual média conseguirei atingir (+- pois depende de cada um)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Emerson, já fizemos esse vídeo, com freios a disco é bem mais fácil, é só trocar os aros e raios, colocar pneus de Road Bike e voar por aí!
      As rodas 700 com pneus finos cabem no quadro e na suspensão, o desempenho aumenta muito, mas não será uma Road verdadeira, mas dá pra acompanhar um pelotão!
      https://www.youtube.com/watch?v=o3gngDwbDxk
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  133. Hilton

    Olá Edu. Estou reformando uma Peugeot Mixte 78. Tenho aros 26×1 .3/8 VZAN novos,gosto muito dessa tamanho, mesmo aro da popular Caloi CECI/Brisa. O aro da Peugeot era 26×1/2 ou 650B mas há muitas queixas da pedivela raspar no chão. Pelo tamanho interno da gancheira traseira (130 mm) e garfo (120mm) da Peugeot escolhi um cubo com comprimento adequado que é o Sansin de flange alta. Usualmente o tamanho de raio para o aros 26×1 .3/8 novos é 285mm com cubo de flange normal/baixa. Mas como estimar o raio com flange alta (não consegui com aquelas calculadoras de raios, são horríveis..). Em tempo o ERD do meu ARO VZAN AERO 260 26 x1 x 3/8 é 102mm. Mesmo se não puder me dar uma resposta exata, agradeço de antemão o espaço que dão ao principiantes como eu. Abs

    Responder
  134. Hilton

    Me expressei mal: Para a estimativa do tamanho de raio que preciso o ARO VZAN AERO 26×1 x3/8.
    O ERD que falei não é 102mm e SIM 602mm. O cubo é de flange alta SANSIM e a altura é de 35mm de diâmetro, tanto o cubo traseiro quanto o dianteiro. De comprimento o cubo dianteiro é 90 mm e o traseiro é 70mm Dizem que normalmente com ARO 26 x 1 x 3/8 não AERO e cubo de flange normal o tamanho de raio usado é 285mm. Será que com Aro Aero e cubo flange alta chega no 270 ou mesmo 265mm?!! Pondere a necessidade do texto longo mas serviu para colocar as especificações técnicas. Grato mais uma vez.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Hilton, você pode descontar a saliência Aero do aro para medir o raio, mas acho que chega nos 270mm. O 265 é raio de MTB com cubos de flange pequena.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  135. Mário Cesar

    Olá Edú bom dia ….
    Me tira uma duvida se possível comprei recentemente uma Caloi 10 antiga e acabei não gostando da tal restauração que foi feita nela resolvi dá uma modernizada e coloquei um grupo shimano tourney com sti como as rodas vieram de alumínio novas com cubos original mantive os mesmo aliás só sobrou da Caloi 10 mesmo rodas quadro e gafo os pneus que essa nela acho que é 27/1.1/8 o mais fino mas vir que tenho opção de pó 27/1.1/4
    Minha duvida é qual deste fica melhor
    Desde de já agradeço

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Mário, fez um bom trabalho!
      Quanto ao pneu, sua forma de pedalar, o tipo de piso e o conforto que espera pode te ajudar a decidir se usa pneu fino ou médio.
      Essas peças modernas combinam mais com pneus finos, mas quem usa é que sabe!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  136. Karla

    Oi Edu! Obrigada pelas informações! Ainda assim.. não consegui tirar o fantasma que me assombra hehe Estou reformando uma Caloi Ceci com aro 26 1.3/8… porém, por não encontrar de jeito algum o pneu bege ou marrom nesta medida, surgiu a ideia de comprar o conjunto todo (roda e pneu). Aí vem a dúvida: que outro aro eu poderia utilizar na Ceci? Assim quem sabe eu tenha mais chances de encontrar o pneu na cor que preciso.. Obrigada!

    Responder
  137. Angelo Ledur

    Quero primeiro te dar os parabéns pelos videos e pelo site. Super informativos e divertidos também. Eu tenho uma caloi elite 30 com pneus continental 2.2. Ocorre que tenho andado mto na rodovia, asfalto, e noto que segura bastante. Vc poderia me sugerir um pneu para rodar bem com minha bike no asfalto?? Grato

    Responder
  138. Bruno Gauer

    boa tarde Edu, comprei pneus 2.2 pra minha 26″ junto veio uma das câmaras 26×1.90/2.125, posso usar essa 2.1 sem problemas?

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode usar sim Bruno, essas câmaras vão do 26×1.90 ao 26×2.125, é quase 2.2.
      A câmara murcha pode ser até 1/3 menor que o pneu, uma câmara grande demais seria muito pesada!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  139. Lucas

    Edu, vc acredita que o aro 700 é muito superior ao 650, em se tratando de estrada?

    Tenho umas bike 27,5 e pedalo mais na estrada. Atualmente uso 650×1,50 e garfo rígido. pensei em trocar as rodas por 700, sei que cabem. Mas minha dúvida é se vale a pena o investimento?

    abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, a 700 é pouco mais de 3cm maior que a 650, e para velocidade, diâmetro maior é melhor, dá mais final.
      Mas claro, vai depender da altura do pneu, se o pneu no aro 650 for de uma altura que se equivale ao tamanho final da 700 com pneu de Road Bike, dá na mesma.
      Talvez um investimento em coroa maior possa aumentar sua velocidade final!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  140. Luiz Felipe

    Blz Edu!! O pneu traseiro da minha MTB specialized estava muito gasto e troquei por um Fast Trak 29, 2,2 e na dianteira ainda estou com o original 2.0, você acha que vai dar muita diferença em velocidade ou devo inverter os pneus?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, algumas bikes da Specialized vem com pneus mais largos na frente, assim a bike é capaz de fazer curvas em maior velocidade. Não há regra para isso, mas dependendo do modelo, pode existir diferença entre pneu traseiro e dianteiro, e não convém inverter.
      Dianteiro tem desenho direcionador;
      Traseiro tem desenho tracionador.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  141. André Castro

    Caro Edu,

    Tenho uma bike holandesa POPAL Oli4. Ela veio com pneus 700 x 38C. Mas estou muito pesado e gostaria de colocar um pneu mais grosso. Sabe qual posso colocar? Como sei pela numeração qual a grossura do pneu?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, a medida 700 vai do 700×23 ao 700×42, mas aro 700 e 29 são equivalentes, o que muda é a largura do aro. Nas MTB eles são mais largos, mas acredito que um pneu 29×2.0 possa ser usado no seu aro, desde que haja espaço no quadro e garfo.
      Se a bike é híbrida, talvez caiba apenas p 38 ou 42 mesmo!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  142. Mailson Assis

    Edu, boa tarde.
    É possivel usar um pneu 26X1.5 em um aro 26X1.9?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Mailson, essas são medidas dos pneus, não do aro! Mas dá pra usar pneu 1.5 no aro que usa pneu 1.9, pode colocar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  143. Argemiro

    Comprei uma bike nova, no aro fala 622 x 19mm e no pneu 29 x 2.10, comprei tb CICLOCOMPUTADOR ACTE SPORTS , qual seria a referência a colocar nele, pois só tem 650C x 20mm acima.

    Responder
  144. Fernando

    Bom dia, qual medida devo usar para saber se o pneu encaixa no meu aro?
    exemplo comprei um 24×1 (540mm), quando comprei pensei no diâmetro interno. mas não me atendei a largura da calha do aro, o meu pneu tem o tamanho certo, mas não encaixa na calha. como olho no pneu esse tamanho da calha, desde já obrigado.

    O pneu em questão e um shox 24×1 para cadeira de rodas , eu uso normal os de bike nela. mas nunca me atentei a olhar a largura da calha.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, sem ferramentas especiais, tirar essa medida é um chute possível, usando uma trena, meça o aro de cima a baixo, descontando “parte” da parede onde normalmente pega a sapata de freio. Seria então a área de encaixe do talão do pneu, onde ele se apoia no fundo do aro.
      A ETRTO tem tabela de praticamente todos os pneus, e dá pra encontrar similares, dá um scroll nessa página até chegar nas aro 24″.
      http://ctborracha.com/?page_id=9213

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  145. Rodrigo Queiroz

    Edu minha bike tem ato aero recentemente um dos raios estourou e acabou fazendo um grande arrombo tem salvação ? Ou vc acha melhor trocar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Sem dúvida Rodrigo, é melhor trocar esse aro!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  146. Samuel

    O Pneu Bicicleta 29 X 2.0 Pirelli Scorpion com tamanho 29 x 2.0 – 50-622 e considerado fino ou grosso ?
    Obg

    Responder
    • Edu Capivara

      Olha Samuel, tá alí, entre os dois!
      Tá mais pra fino que grosso!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  147. Rogério

    Edu, parabéns pelas informações. Muito úteis. Tenho uma bike que está com Pneu Tioga Psycho 26 x 1.95. Como um deles rasgou, pretendo fazer a troca pra um pneu sem cravos para uso na cidade. Pneu Slick Kenda Flame Aro 26 X 2.125 Original Modelo Fogo. Ambos são aro 26, mas não entendi a diferença do “1.95″ x “2.125″ e não sei se esse detalhe possa ser impeditivo para a troca.

    Responder
    • Edu Capivara

      Isso não impede Rogério, e esse Tioga é bem “relíquia”, rsrsrsrsrs, talvez não encontre no Brasil!
      Quanto as medidas, o 1,95 não chegou a 2.0, e o 2,125 já passou, e é 0,125 a mais que o 2.0.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  148. charles

    Olá Edu, tudo certo?

    Bom! minha dúvida é a seguinte, posso colocar um pneu 26X1,50 ou 26X1,25 em um aro 26X1,75 ?

    abraço!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Charles, se 1,75 for a largura do aro em Cm, tudo bem, fica perfeito!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  149. LUCIANA

    Edu, boa tarde.
    Comprei uma bicicleta caloi antiga e estou reformando, comprei camaras novas , porem verifiquei que os pneus estao com rachaduras. Os pneus são muito novos, uma pena. Voce acha que da pra usar um pouo é devo jogar fora e comprar outros? Obrigada

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luciana, pode usar um pouco, observando se as rachaduras aumentam, isso pode te deixar a pé de uma hora pra outra!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  150. Giovanni Andrade

    Boa noite,
    tenho uma bike aro 26, que atualmente usa os Pneus Praieros da Levorin, com a seguinte numeração (26X1.95 (50-559), e gostaria de trocar para um Pirelli Phamton Street, numeração 700 X 32. Gostaria de saber se serve ou se terei de trocar meu aro 26 convencional.

    Att,

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Giovanni, a medida 700 é mesma das Road Bikes (speed) e urbanas, e a altura desse aro é a mesma das MTB aro 29, o que muda é a largura do aro.
      Para a sua 26 não serve! Recomendo então pneus 26×1.0 ou 26×1.5, que são bem estreitos, a bike fica rápida e leve!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  151. Vinícius Augusto Trevisan

    Boa tarde Edu! Vi nas especificações dos aros VZan que existe uma sigla ERD (no caso do aro 29 seria 599). O que significa essa sigla e o que é essa medida (se realmente for uma medida)? Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinícius, ERD é Effective Rim Diameter (diâmetro efetivo do aro), e é usado para determinar o tamanho dos raios.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  152. Fabricio

    Edu, boa tarde!

    Sabe me dizer se existe pneu slick ou tipo, pra rodas com medidas 26 x 2,35? Pergunto isso pois investi uma quantia relativamente alta(no momento estou sem grana) pra rodas e pneu modelo downhill, porém eles estão batendo no garfo e no quadro, talvez se eu colocar um pneu mais fino resolva.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabricio, já vi pneus slick de grande dimensão, só não lembro se era 26×2.20 ou 2.30, mas a Kenda tem o Flame 26×2.125 e o Maxxis DTH 26×2.30.
      Acho que encaixa bem no seu projeto.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  153. Jorge Lucas

    Fala Edu blz,sempre acompanho seus videos,sao muito informativos e sempre me ajudam a tirar duvidas a respeito de manutenção e do mundo bike
    So tenho uma duvida,há algum problema em colocar uma camara de ar diferente da espessura do pneu?no meu caso,uso um pneu 26×2.50 e esta com uma camara de ar de 2.0.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jorge, essa é uma prática comum, pode ser feita, mas uma câmara fina muito inflada fica com a parede fina, e mais sujeita a furos e desgaste dentro do pneu.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  154. Artur Viana

    Olá, estou pensando em comprar um pneu aro 26 X 1.95 e gostaria de saber se ele se adequa aos frisos aeros aro 26 que tenho (quanto à largura dos envolvidos)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Artur, daria para usar pneu bem mais finos nesses aros, até mesmo os 26×1.5, que são bem finos e velozes (urbanos).
      Dependendo da abertura do quadro e garfo, dá para usar também pneu mais largos, como o 26×2.35, que pesam um pouco no pedalar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  155. Sandro

    Olá Edu,
    Qual seria a medida ISO do pneu aro 27,5 2,2? Pois minha bike possui pneus Continental Race king 27.5 x 2.2. Valeu

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sandro, é 53-584 (650B).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  156. Renato

    Bom dia tudo bem ?

    Tenho um MTB 29 x 2,10, queria pegar um pneu mais liso pois só ando no aslfato. Que pneu você recomenda pegar ? porque estou com uma dúvida se pego o 700×40 já que mantém a mesma câmara.

    Obrigado pela ajuda !

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Renato, esse 700×40 é uma opção, mas para a bike rodar bem livre, prefiro o 700×32 (uso na monha MTB urbana), mas tem que trocar as câmaras de ar. Dá para usar o 700×28 em diante ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  157. Rodrigo Milli

    Bom dia Edu,

    O pneu do meu triciclo de carga tem a seguinte descrição gravada ( 20 x 2 x 1.3/4 )
    Eu gostaria de saber como que eu faço pra conseguir pneu colorido (marrom, beje…) nessas medidas. Procurei no ebay e não achei. Derrepente tem alguma outra forma de pesquisa que eu não sei.
    Obrigado!

    Responder
  158. Leandro Ramos

    Obrigado pelo artigo. Acabei de descobrir que posso usar um pneu mais fino (27,5×1.35″) na minha bicicleta de aro 26×1.1/2 hehe.
    Tenho uma dúvida: Se eu usar as câmaras 26×2.1″ no pneu 27.5×1.35″, será que elas ficarão mais propensas a furar ou rasgar? Tenho medo de colocar câmaras aro 26 mais finas e ela ficar meio esticada por ser um pneu 27,5.

    Atualmente eu uso câmaras de aro 26 normalmente, mas o pneu é 27,5×2″, agora que vou colocar pneus mais finos fiquei em dúvida.

    Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, para a medida 27,5×2.0 a c6amara das 26 pode realmente ficar fina por estar mais inflada, mas acho que com os pneus mais finos dê pra usar na boa!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  159. Luiz Carlos

    Boa tarde Edu. acompanho seu canal no You Tube e acho simplesmente sensacional.
    Tenho uma MTB aro 29 com pneus cravados 2.10. Como ando só no asfalto, gostaria de trocar por pneus slik, mas tenho duvidas nas medidas. Você acha que seria uma boa troca substituir os originais 29 x 2.10 por um pneu slik 700 x 38 ou ficaria muito fino?
    Qual seria sua sugestão?

    Responder
  160. Anderson

    Olá Edu, sou seu fã cara. O que significa a letra K1010 Ex: pneu kenda aro 29 2.20 K1010. Muito obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Anderson, K1010 é só um complemento ao nome do modelo, as medidas ETRTO ficam entre 500 e 700, exemplo (50-559) é o 26×1.95.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  161. Sergio Bernoldi

    Edu, qual seria a cor e/ou medida da cinta protetora Mr. Tuff para o pneu da Caloi 10 Jet Caju 27 x 1.1/4?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sergio, a medida ideal é a AZUL, para híbridas e também 700×32 a 35.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  162. Sergio Bernoldi

    Completando a pergunta anterior sobre a cinta protetora Mr. Tuff, no pneu consta também a medida 32-630.

    Responder
  163. Sergio Bernoldi

    Edu, boa tarde!
    Qual seria a fita para aro, aquela que protege a câmara dos raios da roda, específica para caloi 10, pneu 27 x 1.1/4? Tenho conhecimento da Zéfal Algodão, seria uma boa alternativa? Desconheço a dimensão correta.
    Obrigado e um abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sergio, não precisa ser de algodão, a menos que a bike seja muito antiga e você esteja restaurando. Existem muitas fitas de borracha e também de materiais sintéticos, pode colocar de aro 27 ou 29, elas tem entre 1,5 e 2,0cm de largura.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  164. Sergio Bernoldi

    Edu, gostaria de mais alguns esclarecimentos se possível:
    A fita anti furo Tectire é boa? E qual seria a medida correta para o pneu da caloi 10 – 27 x 1.1/4?
    A câmara de ar da Pirelli (PO-27/28) é adequado para esse pneu?
    Fico mais uma vez agradecido pela atenção!
    Tudo de bom!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Carlos, obrigado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  165. Natália

    Oi.Boa tarde!Comprei uma monark tropical aro 26 e gostaria de saber se tem como trocar pro aro 24,pois sou muito baixinha e ela está um pouco alta pra mim.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Natália, ao fazer isso a bike ficará pouco mais de 5cm mais baixa, com muita chance de bater os pedais no chão nas curvas, dependendo de sua atenção nesses momentos, sem falar que a bike irá ficar sem freios, pois eles não alcançarão os novos aros.
      Existem urbanas e MTBs com quadros pequenos, ideais para sua altura.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  166. gilcicleiton

    pode usar um pneu 26×1.0 em qualquer aro 26?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gilcicleiton, o pneu é estreito, mas acho que a maioria dos aros 26 comportam esse pneu, só não fica bom se for uma aro muito largo, das modalidades Freeride e Downhill.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • gilcicleiton

        o aro é estreito mede 21 mm.será que dá certo

        Responder
        • Edu Capivara

          Pode usar nesse aro mesmo Gilcicleiton, fica certinho!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  167. César Rosati

    Edu, tudo bem?

    Estou reformando uma Caloi 12 Super Italy que usa pneus tubulares. A oficina que está arrumando pediu um pneu 700×23, mas é muito caro. Encontrei um 28″x22mm por um valor que encaixa no meu orçamento. Este pneu serve? Ou tem algum tipo de risco?

    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi César, segundo a regra, toda a família 700 serve no 28″, (700, 700A, 700B e 700C).
      Boa sorte na reforma!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  168. Pedro Henrique

    Comprei uma bike caloi aro 29 (54-622) e gostaria de saber se posso trocar o pneu por um 700x40C.

    Abraços!

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode sim Pedro, fica legal!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  169. Sergio Bernoldi

    Boa tarde Edu!
    Para instalar a fita Mr. Tuffy (azul) que adquiri da sua loja há necessidade de utilizar talco no pneu?
    Outra pergunta: o que sobrar da fita não é necessário cortar e sim sobrepor e também arredondar os cantos, certo?
    Obrigado pela atenção de sempre e um abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sergio, isso mesmo, não há necessidade de cortar a sobra, mas se fizer isso, deixe pelo menos 5cm na sobreposição, com cantos arredondados.
      Não há necessidade de colocar talco, mas ele é bom para a câmara de ar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  170. André

    Olá Edu! Primeiramente quero elogiar teu site e suas matérias. Informações que podemos confiar.
    Tenho um mtb GT aro 26 pneu 1.95. Eu faço um uso misto asfalto e trilha.
    Estou pensando em colocar um pneu 2.2, Quais são as vantagens e desvantagens em relação as marchas, velocidades e esforço físico?

    abs

    André

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, obrigado por acompanhar a gente!
      Com relação ao pneu, quanto mais largo mais amortecimento e melhora nas curvas, principalmente na terra.
      A consequência é o arrasto, maior área de contato com o solo e peso físico. Dá pra compensar com calibragem mais alta para o asfalto e até usar pneus de Kevlar (sem arame), para seu aro tem pneus de menos de 1/2 quilo.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  171. Sergio Bernoldi

    Boa Noite, Edu!
    Qual a sua avaliação da bomba de ar Tramontina?
    Obrigado pela atenção e cordialidade de sempre!
    Abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sergio, essa eu nem ví, não sabia que faziam bombas de ar, vou procurar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  172. Elder Tavares

    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho e pelo site. Edu, tenho uma MTB aro 26 e quero instalar aros 700 nela. Os pneus atuais são 26×2.1 e como só estou rodando no asfalto eles estão indo embora muito rápido. Seria possível? alteraria a geometria da bike e causaria algum prejuízo em relação a desempenho? O sistema de freios dela é á disco. Teria algum up pra me indicar?

    Responder
  173. Elliank Queiroz

    Olá mestre, tenho uma bike dobrável e estou pensando em trocar o pneu dela que é um Levorin Praieiro 44-406 (20×1.75) por outro mais “macio” pois ando com ela tanto no asfalto onde nas ruas do Brasil há muitos buracos e também ando em ruas de chão. Qual você me indicaria? Ela é elétrica e tem paralamas. Obrigado, seus vídeos são massa.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Elliank, seu caso pode ser complicado, não só pelo fato da bike usar paralamas, mas até mesmo pela abertura do quadro e garfo, geralmente as urbanas dobráveis são compactas, tudo justinho para ocuparem pouco espaço quando dobradas.
      Fora isso, pneus mais largos geram mais arrasto, e também mais peso físico, exigindo mais força do ciclista. Talvez dê pra resolver isso baixando a calibragem do pneu atual, e instalando a fita anti-furo, que ajuda também naquele tipo de furo duplo após pancada em quina (mordida de cobra).
      https://loja.pedaleria.com/fita-anti-furo-mr-tuffy-o-par
      Para você, a fita OURO, cortar no comprimento! Assista o vídeo no núncio.
      Espero que resolva!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  174. Juarez Uchoa Carrasco

    Boa noite. Tenho uma caloi 12 speed e gostaria de dar a ela um uso mais urbano. Já troquei o guidom por um de passeio e gostaria de saber que pneu mais largo o aro 700 suportaria nesse quadro. Obrigado pelas dicas.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Juarez, talvez dê pra colocar o 700×28, mas é melhor experimentar nas oficinas – antes de comprar.
      Se este não couber, só o 700×25 mesmo. pode usar fita anti-furo pra evitar problemas.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  175. Junior

    Da pra usar um pneu 2.2 nos aros extreme vzan?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Junior, a maioria dos aros de MTB aceita qualquer pneu até 2.5, os quadros e garfos é que podem ser estreitos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  176. Felipe Ramos Nakamura

    O pneu 700×28 serve no aro de MTB?

    Responder
    • Felipe Ramos Nakamura

      Não fica muito estreito em relação aos aros

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Felipe, esse está no limite, dependendo do aro, pode ficar meio forçado mesmo. O ideal é o 700×32.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  177. Jeison JFS

    Cara, estou com um aro 20×2.125 , um pneu aro menor serve nele?
    por exemplo um 20×1.95….ou cada pneu tem seu aro.
    obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Serve sim Jelson, sendo aro 20, todos servem!
      Essas medidas que vem depois do 20, são relativas a largura do pneu, e existem muitas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  178. Alex

    Bom dia. Qual medida de pneu segura para roda shimano rs 11 cuja fita interna descrita co 622 x 15-18c/15c

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alex, essas rodas são para pneus 700×23 ou 700×25, de Road Bike.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  179. edson

    Edu bom dia.
    Tenho uma MTBS Specialized Hardrock Disc Mountain Bike Size M
    gostaria de coloca la na estrada (Asfalto) qual melhor configaração
    Pneu / Roda 26
    Garfo rigido
    ou ARo 700

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Edson, isso mesmo, garfo rígido e pneus 26×1.0. Aro 700 só se for freio a disco, se for V-brake, não alcançará o aro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  180. MARCOS Henrique De Freitas

    Olá, meu amigo venho acompanhando seu vídeos e lendo seu comentário.
    Tenho dúvidas Vc poderia me ajudar, estou querendo adquirir uma bicicleta, minha dúvida são as seguintes, eu tenho 1,80mts, peso 130kg.. eu gostaria de saber qual o melhor modelo pra mim de quadro 29… Eu estou gostando de uma que o quadro 29 e do tamanho 21 é o pneus 29×1.35…
    Ela tem está especificações:
    CÂMBIO DIANTEIRO SHIMANO TZ-31
    CÂMBIO SHIMANO TRASEIRO TX-35
    ENGRENAGEM SHIMANO 28 / 38 / 48
    RODA LIVRE 8V IMP.
    TROCADOR SHIMANO RAPID FIRE 24V
    CORRENTE IG-51
    ARO DE ALUMÍNIO 29 / 36 FUROS
    RAIO ZINCADO 290 / PRETO
    PNEU 29X1.35 SLICK FINO
    CAMARA 29 IMP.
    CUBO DE ALUMÍNIO ESFERADO GTSM1 COM BLOCAGEM
    # será que vai bem pra mim?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, parece legal essa bike, mas para seu peso, a calibragem deve ser a máxima indicada nos pneus, já que são pneus finos, com pouca borracha, sem muita capacidade de absorver impactos como quando subimos um pequeno degrau.
      Se for pedalar na terra, use pneus 29×2.20, aí a calibragem pode ser mais baixa.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  181. Castor

    Bom dia!!!
    Qual a diferença entre aro 700 38 e 700 50??

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Castor, a diferença é a largura do pneu (interfere um pouco na altura deles também).
      O primeiro é o 700×23, depois 25, 28, 32, e ficando maiores.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  182. Alexandre

    É um modelo Black Flea, Fixa.

    Responder
  183. Edu Capivara

    Oi Alexandre, isso mesmo, largura 25mm.
    Abraços;
    Edu Capivara

    Responder

Deixe uma resposta