Empinando uma bike

Empinando uma bike,

Comportamento, Curiosidades, Dicas, Videos

37

Coisa de moleque, até pode parecer, mas todo mundo gostaria de saber!

Tem muito ciclista que aprendeu empinar a bike na infância, com a BMX ou bike comum, mas muitos outros gostariam de aprender e não sabem por onde começar, se esse for o seu caso, aprenda os primeiros passos com esse vídeo da Pedaleria!

No MTB, ficar empinando não tem uma utilidade prática, mas no BMX e no Biketrial sim. Nas provas de bicicross é comum ver atletas passando algumas rampas empinados, assim, eles conseguem emendar uma rampa na outra, ganhando segundos valiosos. No Biketrial, praticamente todos os obstáculos são transpostos com a bike empinada, exigindo muito controle e coordenação motora em alto nível.

img_Aprendendo_a_Empinar_Bicicleta

Reflexos rápidos, ginga, controle de freio e pedaladas, quesitos básicos para empinar e manter a bike assim por vários metros.

Para empinar uma MTB com controle, e manter assim por vários metros, ao contrário da BMX e da Biketrial, será necessário estar sentado e seguir alguns passos e dicas importantes:

1º PASSO:

Escolha o local. Procure um local tranquilo, sem trânsito, sem pedestres, respeite as pessoas nas calçadas. A situação ideal é um plano inclinado, que facilita muito a puxada inicial, pois a bike já está com a frente mais alta e seu corpo levemente deslocado para trás;

img_Aprendendo_a_Empinar_Bike

Escolha um local seguro para você e para outras pessoas, uma rua tranquila ajuda, se tiver pequena inclinação, melhor ainda, pois a bike já estará com a frente mais levantada, facilitando a puxada inicial.

2º PASSO:

Escolha a marcha. Marcha leve demais atinge logo a velocidade máxima, não te dando tempo de administrar freio e postura. Se a marcha for pesada, talvez você não consiga retomar o ritmo das pedaladas após uma freadinha de controle, usada para evitar que a bike vire para trás, sendo assim, escolha marchas intermediárias. Que tem 3 coroas, utiliza a coroa do meio, e no cassette, uma marcha mais central. Não dá pra indicar a marcha exata, o tamanho das rodas, força do ciclista e inclinação da rua é diferente para todos.

img_Aprendendo_a_Empinar_Bike_Marcha_Certa

A marcha ideal é diferente para cada pessoa, mas não pode ser muito leve e nem pesada demais, escolha as intermediárias.

img_Aprendendo_a_Empinar_03

3º PASSO:

Puxada e jogo de corpo. A puxada inicial pode ser no braço ou nos pedais, provavelmente a soma dos dois, pois puxamos o gudião colocando mais força no pedal. O equilíbrio “ginga” é muito importante, pois pequenas variações do piso mudam constantemente a direção, e a bike pende um pouco para o lado em que pedalamos (direita/esquerda), nos obrigando a compensar o movimento abrindo e fechando as pernas, de acordo com a necessidade. Essa briga pelo equilíbrio é o pêndulo, que já fez a Clínica Pedaleria de MTB sabe a importância dele em várias situações;

 4º PASSO:

Coordenação motora, pedal e freio. Você já viu alguém tentando empinar e de repente ele sai correndo a pé com a bike empinada? Isso ocorre por tentar empinar sem usar o freio. É preciso coordenar força nos pedais e controle de freio, mantendo a bike em um ponto neutro, onde ela pode cair pra frente ou pra trás com a mesma facilidade. Durante a empinada, controlamos a força nos pedais ajustando a velocidade com ajuda do freio. Quando a bike começa a virar para trás, freamos levemente, e para a frente não cair (roda dianteira volta pro chão), aplicamos novamente força nas pedaladas. O uso das pedaladas e freadas exige muita coordenação motora, por isso insista, treine, repita, até aprender. Depois que aprendemos, somos capazes de empinar qualquer tipo de bike, o processo será o mesmo, controle de freio, pedal e equilíbrio.

img_Aprendendo_a_Empinar_Bike_Usando_Freio

Para empinar com controle é necessário usar o freio, ele impede que a bike vire para trás, além de controlar a velocidade, que deve ser constante.

IMPORTANTE:

Freios a disco muito sensíveis podem atrapalhar. Os freios que pegam demais, conhecido como “alicatada” pode dificultar o aprendizado e até a habilidade de quem tem domínio da manobra. Se o freio pegar muito, não dará tempo de salvar a empinada tentando retomar as pedaladas após uma freiada, a frente desce e não dá tempo de recuperar.

No início, enquanto você está aprendendo, o pedal clip pode ser um inimigo, se você precisar se livrar da bike e até de um tombo, é melhor usar pedais comuns, pois já terá muita coisa pra assimilar com pouco tempo.

img_Aprendendo_a_Empinar_Bike_Pedal_Normal

Para aprender, não use pedal de encaixe (Pedal Clip), pode ser perigoso e dá muito trabalho “clipar e desclipar” a todo momento.

Aprender a empinar a bike é como aprender qualquer outra manobra, é preciso dedicação e concentração, pois exige uma série movimentos específicos, ajustados em uma determinada ordem, e pode levar algum tempo pra você  assimilar tanta informação, mas assim que aprendemos, fica pra vida toda.

Boas empinadas!

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (37)

  1. Mario Telam

    tenho uma dica,o banco/selin nao precisa estar tão alto,deve-se deixar na altura da mesinha,assim a bicicleta consegue atingir o seu ponto de equilibrio e nao precisar usar tanto o freio!

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Mario, obrigado!
      Essa posição baixa o centro de gravidade ciclista/bicicleta, mas trabalha com as pernas mais encolhidas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Kaike Martins

        Edu,minha bike não é recomendada para manobras,e por isso não consigo dar grau,qual peca posso colocar ou tirar?(minha bike tem amortecedor)

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Kaike, suspensões deixam a bike mais pesada, se conseguir trocar a dianteira por um garfo rígido, ajuda!
          Se a bike pesa muito para subir, use uma relação mais reduzida.
          Boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
      • Edu Capivara

        Valeu Israel!
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
        • Vinicius

          Podia me dar dixas pra controlar melhor o freio?

          Responder
          • Edu Capivara

            Oi Vinicius, só o treino constante te dará isso, segue os passos do vídeo, você vai conseguir!
            Boa sorte!
            Abraços;
            Edu Capivara

          • Matheus

            Quando eu empino com o dedo no freio n consigo muito bem pq quando vou puxar aperto o frei sem querer ai empino mas sem o freio…sou se inscrito faz 2 meses✌

          • Edu Capivara

            Oi Matheus, legal, seja bem vindo!
            Olha, essa questão de brecar já ao empinar é treino, você tem que superar essa dificuldade, e só treinando muito mesmo. O correto é usar o freio, e tem que ser apenas 1 dedo, os outro 4 devem segurar seu peso, o peso da bike e a força da maobra.
            Boa sorte!
            Abraços;
            Edu Capivara

  2. Caroline Alves

    Ótimas dicas, estou tentando, mas até agora sem sucesso… Estou tentando com uma bike pequena aro 24, será que é isso que está me atrapalhando?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Caroline, o tamanho da roda não atrapalha, mas a postura sim! Por exemplo, mesa longa, baixa, guidão muito pra frente (BMX), banco muito baixo, tudo isso atrapalha, obriga o ciclista a fazer muita força para tirar a frente do chão.
      Marcha pesada também é ruim quando está aprendendo, porque muitas vezes puxamos o guidão mas também aplicamos força nos pedais pra que a frente levante.
      Quando a bike tem freios a disco muito fortes, pegando muito rápido, é difícil fazer o controle de freio, pois assim que acionamos a manete, a frente desce com violência, e neste caso é melhor colocar o dedo mais próximo da fixação da manete no manicoto, e não na ponta da manete.
      Esse começo é difícil mesmo, a gente sabe o que tem que fazer mas não domina a coordenação e tempo exatos. Insiste, você vai conseguir!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Gabriel

    A minha bike tem amortecedor traseiro (aquele com mola em baixo do banco) tem alguma diferença na hora de empinar ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, toda bike full suspension é mais difícil de empinar, mas dá pra acostumar. Você terá que colocar mais força para começar!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  4. darlisson

    edu como eu faço pra sempre lembrar de usar o freio quando estou enpinando tipo se acostuma com o freio

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Darlisson, pedale o tempo todo com 1 dedo no freio, mesmo quando não estiver empinando, assim você não esquecerá!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Vitor wolff

    Olá Edu quando eu puxo a bike e pedalo logo ela cai vc pode me explica o que tá acontecendo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vitor, a marcha pode estar muito pesada, você não consegue manter a posição, tente uma marcha mais leve, e jogue o corpo mais para trás.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Marcos Andrade #the09

    Olá, tenho uma dúvida: eu consigo levantar a frente e controlar a bike quando ele pende para os lados, sei mais ou menos a hora que ela vai virar, porém não consigo empinar de uma maneira melhor onde a frente da bike suba mais, pois eu empino ela meio baixo, devido a isso fica difícil retomar a bike após as freiadas, oque eu devo fazer para empinar mais alto sem cair(obs chega em certa altura, por medo minhas pernas travam e não consigo pedalar mais), ou simplesmente, como posso retomar a bicicleta de uma maneira mais fácil?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, lendo seu comentário não vejo porque você não possa levantar mais a frente, mas me fale se o selim está alto ou baixo. Muito baixo pode ficar difícil manter, muito alto também, fica difícil controlar principalmente a força lateral.
      O selim então deve ficar um pouco mais baixo que a altura para pedalar longas distâncias (perna quase toda esticada).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Leonardo henrique

    Quando vou empinar, a bike começa a ir para o lado, e não consigo controlar, oque eu faço pra bike não ficar info pro lado. (Empino uma gios 26).

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, é normal ela escapar para os lados, geralmente é um desequilíbrio gerado pela perna que está aplicando força no pedal. Para compensar isso você deve fazer o jogo de joelhos, abrindo um pouco a pena no lado oposto para compensar.
      Isso é treino, a hora que você acertar, irá usar pra sempre, sem pensar!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Gabriel Ribeiro

    Oi Edu, Não Consigo Levantar A Frente Não Tenho Muita Força, Oque Você Me Diz

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gabriel, no começo é assim mesmo, depois que consegue 1 ou 2 vezes, pega o jeito e acostuma, insista, puxa com mais força, usa marcha mais leve, inicie na subida, a bike estando inclinada sobe mais facilmente!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Lucas Jacó

    Edu eu queria saber se eu consigo empinar minha Caloi aro 26 de marcha única ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Dá pra empinar sim Lucas, mas o esforço é muito maior porque a coroa é grande. Tente no plano e descidas suaves, o pior é levantar, depois vai!
      Troque a coroa por modelo menor (menos dentes).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Lucas Jacó

    É que eu não sei o tamanho da coroa que eu devo comprar, eu queria mandar uma imagem da minha bike, pois não sei se ela está adequada ou não para empinar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, só troque a coroa por uma menor se a bike foi Single – 1 coroa e 1 catraca simples. Se a bike tem marchas, é só escolher marcha mais leve!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Lucas Jacó

        Obrigado edu, resolveu minha dúvida

        Responder
  11. Lucas Jacó

    Edu será que vale a pena eu colocar marcha na minha bike ?

    Responder
  12. saimon

    valeu so nao consigo ficar muito tempo

    Responder
  13. Lucas Gomes

    Edu,vejo todos seus vídeos,gosto muito de todos,eu ganhei uma bike nova uma Gonew Endorphine 5.1,e estou querendo aprender a empinar pois meus amigos ficam falando assim :Nossa Lucas você tem uma bike zerada e não sabe nem empinar!Vi esse vídeo e depois sai treinando,coloquei minha luva e sai treinando demorou um pouco mais ou menos 1 semana, ai um dia eles passaram na rua e me viram empinando igual a um profissional mesmo !Um foi lá e perguntou onde eu tinha aprendido a empinar daquele jeito ai eu falei :eu aprendi no Canal Pedaleria do youtube!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Lucas, obrigado por acompanhar a gente, e parabéns pela bike nova e por ter aprendido empinar!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Luan

    qual bike devo comprar pra empinar a melhor e mais barata abaixo de 700R$ ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Não sei Luan, bikes desse valor dão muita manutenção, junte a grana pra comprar bike um pouco mais cara, talvez uma usada, com melhores peças.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta