Edu Capivara

Edu Capivara

Quem é o Edu Capivara?

Alto e magro, não lembrando em nada uma Capivara – mamífero que é o maior roedor do mundo, o Edu ganhou esse apelido na década de 80 quando praticava o bicicross ou BMX. como é mais conhecido. Em 1984 conheceu o Trialsin – da expressão espanhola “Trial sin motor”, esporte que passou a se chamar Biketrial em 1990.

O Edu começou a trabalhar cedo, com 14 anos, cursava o ensino fundamental e a escola de desenho, e o tempo que sobrava (a noite) e nos finais de semana, dedicava-se integralmente às magrelas. Começou frequentar as provas de Trial para motocicletas e impressionava a todos superando de bicicleta os obstáculos e pistas criadas para as motos.
Em 1986 participou do primeiro campeonato mundial de Trialsin a convite do inventor do esporte, o espanhol Pedro Pi. Pedro e Edu são amigos até hoje.

Em 1987 implantou definitivamente a modalidade no Brasil, organizando a primeira copa de Trialsin do país, a Copa Levorin de Trialsin com três etapas.

Esteve presente na chegada do bicicross (BMX) e do mountain bike (MTB) no Brasil, participou de dezenas de programas nas TVs aberta e a cabo, além de marcar presença em vários comerciais publicitários. Durante sua carreira de piloto profissional de Biketrial, o Edu reverteu milhões de Reais em mídia expontânea para seus patrocinadores.

Saiba mais sobre o Biketrial neste vídeo exclusivo da Pedaleria.

Confira abaixo algumas fotos do Edu Capivara, nos mundiais que participou, nos eventos, shows e apresentações na TV.
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CURRICULUM ESPORTIVO

1980 – Iniciou suas atividades ciclísticas no Bicicross (BMX)
1985 – Participou como juiz em prova internacional de Moto Trial
Iniciou no esporte Trialsin
1986 – Participou do primeiro campeonato mundial de Trialsin
1987 -  Organizou e competiu na primeira prova de Biketrial no Brasil – Copa Levorin de Biketrial
Inicia participação no Trial com Motocicletas na categoria JUNIOR
1988 – Grava comercial para Coca-Cola
1989 – Inicia participação no Trial com Motocicletas na categoria     MASTER
1990 – Criação do B.I.U. – Biketrial International Union, órgão máximo do
esporte com sede no Japão - Nomeação de Edu Capivara delegado internacional do B.I.U.
Inicia atividades no Mountain Bike – início deste esporte no Brasil
1992 – Abre loja de Mountain Bike, a “Capi Bike”
1993 – Grava comercial para Pneus Levorin
1994 – Fotografa para anúncio Bicicletas Caloi
Grava comercial para Guaraná Antarctica
Fecha patrocínio com JKS  e Zummi, monta aparato para shows
pelo Brasil  (carro e obstáculos)
1995 – Grava comercial para Houston Bikes
Lança bicicleta “Supera” parceria Zummi/JKS , para popularizar o esporte
1996 – Fecha patrocínio com a marca belga Scott Bicycles e isotônicos Energil C
1997 – Convidado pela Rede Globo para gravar reportagem aventura da
série Brasil Sem Limites na Chapada dos Guimarães, apresentada
no Fantástico
Participou dos Jogos Mundiais da Natureza em Belém,
onde conquistou recorde latino-americano de Drop com 5m de altura
1998 – convidado pela SPORTV para gravar reportagem aventura da série
Brasil Radical na Chapada Diamantina (programa mais reprisado da
série, ganhador de prêmios internacionais)
1999 – Lança seu site e se apresenta no programa do Ratinho no mesmo
dia, obtendo 22 mil acessos em dois dias
É convidado a participar da final do mundial de Biketrial no Japão
com tudo pago pelo B.I.U.
Inicia parceria com o programa Eliana & Alegria para gravação de
quadro semanal fazendo shows, turismo de aventura e aulas de
Biketrial (até 2002)
2000 – Grava comercial para Universidade Federal da Bahia
Inicia curso de Biketrial em escola de ensino fundamental
2001 – Grava comercial para BMW da Alemanha
Nova ida ao mundial do Japão com tudo pago
2000 à 2003 obtém marca histórica de retorno em midia publicitária, nas
TVs e Revistas, com programas de entretenimento, aulas e matérias  jornalísticas
2003 – Realiza o Biketrial Dual Lane nos Jogos Mundiais de Verão para a Rede Globo, exibido no Esporte Espetacular e Globo Esporte
Encerra suas atividade como piloto de Biketrial, dedicando-se ao Mountain Bike

Comentários (75)

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  3. Andre

    Em 1992 a Loja Capi Bike foi aberta em Caldas Novas – GO ?

    Responder
    • Fernando Campoi

      Oi Andre. É isso mesmo, alguns anos depois o Edu abriu a Capi Bike em São Paulo. Abraço

      Responder
  4. Pingback: ..: BIKE NOTICIAS :.. | VÍDEO: Pedaleria - Catraca ou cassete? Qual a diferença? - ..: BIKE NOTICIAS :..

  5. pedro

    olá! gostaria de saber qual a folga ou distância entre a parede do tubo de direção (quadro) e o canote do garfo,,,desculpe se algum termo estiver errado…antecipadamente agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Pedro, tudo certo?
      A distância entre os dois tubos é pequena, algo em torno de 3mm, medida que impede a utilização de garfo oversize no quadro standard por exemplo. Qual é seu projeto?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Joao eduardo

        Edu, comprei uma bike, mas o amortecedor dianteiro não funciona, já lubrifiquei, mas nada dá certo. O que posso fazer?

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi João, ele está travado encolhido? Existe muita suspensão ruim no mercado atualmente, tudo de ferro, sem os deslizadores necessários para as canelas correrem bem.
          Vamos fazer um vídeo sobres suspensões esta semana, em breve estará no ar!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  6. Wagner Souza

    Boa tarde Edu. Me chamo Wagner, estou me recuperando de um acidente grave de moto que tive e quase perdi meu pé direito. Passei 1 ano e dois meses internado no Hospital das Clínicas em São Paulo e os grupos de pé e mão, reconstruiram meu pé. Antes do acidente, como amador, participava de provas de triatlhon. Hoje, devido ás sequelas que fiquei e as limitações do meu pé direto, tive autorização dos médicos para poder voltar a pedalar. Tenho duas bikes speed e claro que não tenho condições de sair pedalando com elas, estou aos poucos montando uma MTB. Qual modelo você pode me indicar e quais orientações posso ter e até qual profissional devo procurar para um treinamento específico. Amo demais pedalar e ter algum tipo de orientação com alguém que tem tanta experiência como você, seria muito importante pra mim. E tbm poder participar um dia da sua Clínica de MTB. Agradeço por todo seu profissionalismo e parabéns pelo excelente trabalho. Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Wagner, tudo certo? Agora está não é?
      Lamentamos por seu acidente, mas felizmente você teve ótimo acompanhamento no HC! Não sei a extensão da sua lesão, e quais movimento você perdeu, mas conheci recentemente um personal (aqui na Zona Sul de SP), que tem recursos pra te ajudar, o nome dele é Pietro (11) 99990-8507.
      Quanto a MTB, sugiro uma de carbono “mega leve”, para você pedalar com esforço reduzido. A Bike que utilizo nas Clínicas é uma Orbea Alma M Limited (http://pedaleria.com/teste-orbea-alma-m-limited/) com tudo que há de melhor.
      A bike peas 9.1Kg com rodas 27,5″.
      Precisamos nos encontrar lá na Clínica, assim poderemos avaliar melhor seu caso.
      Bem vindo de volta ao mundo das bikes!

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Willenaldo

    Pessoal PEDALERIA altamente gabaritados ( Edu legal sua foto com cabelo cara )

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Willenaldo, obrigado por acompanhar e dar sua opinião. Você achou meu cabelo? Onde estava?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Carlos Eduardo

        Olá Edu!
        Por gentileza, onde fica sua loja de bike em sampa??
        Posso conversar pessoalmente com vc, para tirar dúvidas, sobre bike???
        Fico no aguardo!
        Grato!

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Carlos, a loja Pedaleria é virtual, só pela internet mesmo!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
    • Fernando Campoi

      Legal Will, poxa, a gente fica super feliz por isso. Grande abraço

      Responder
  8. Fabiano Veras

    Cresci vendo o Capivara nas revistas e em aventuras de Bike Trial nos programas de TV. Depois de todo esse tempo poder acompanha o Capi no Pedaleria é como reviver toda emoção, empolgação e alegria que ele sempre me deu. Capi, muito obrigado por tudo! Devo muito a você, não só em relação ao Bike Trial, mas em relação a vida, educação, honestidade, profissionalismo e força de vontade. Você é e sempre será pra mim um mestre, um exemplo de vida. Grande abraço e que Deus abençoe cada dia mais você e seus projetos! O Pedaleria é Show! Valeu!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Fabiano, você será sempre um amigo querido, venha nos visitar quando estiver em SP. Como vai sua banda, algum show programado pra cá?
      Abraços e ótimo ano!
      Edu Capivara

      Responder
      • Fabiano Veras

        Obrigado Capivara! bom demais ler isso! A Banda está indo bem, não temos viagens programadas pra sampa por enquanto mas não vamos demorar a voltar! Vamos nos encontrar sim, e estou organizando uma bike aqui pra gente andar! um sonho meu!! grande abraço!!!!

        Responder
  9. Daniel Guedes

    Boa tarde!!! Como vai Edu-capivara?sou apaixonado por ciclismo desde de criança creci vendo vc na TV!você é um grande exemplo por esporte capivara!!! Massa a pedaleria tem me ajudado muito só grato por seus vídeos.

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Daniel, obrigado por me acompanhar a tanto tempo, agradeço por acompanhar a Pedaleria!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Otávio

    Olá Edu,tudo bem ? Estou acompanhando seus vídeos do pedaleria pelo you tube e achei muito bom,adorei esse bike trial também e gostaria de saber se é possível fazer movimentos de trial com uma bike venzo raptor com rodas 29 e se é possível mesmo eu tendo 1,82 de altura e 100 kg ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Otávio, eu também adorooooooooo!
      Para saber mais, inscreva-se no Fórum do biketrial ( http://biketrialbrasil.com/loja/) no canto superior esquerdo do site, assim você fica por dentro de tudo que rola nesse esporte.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. Leandro

    boa tarde galera do pedaleria me Chamo Leandro e faz uns 8 meses que acompanho vcs poxa trabalha exelente vcs estão de parabéns eu pratico MTB faz 20 anos e nunca vi um trabalho tão interessante como esse de vcs é isso ai rapaziada.Logo mais estarei ai no clinica para fazer umas manobras blz Edu vc manda muito cara parabéns fiquem com Deus !!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Leandro, agradeço por acompanhar nosso trabalho, será muito legal te conhecer na Clínica ou em qualquer oportunidade!
      Fique com Deus!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. By Ronne

    Olá amigos blz, acompanho pedaleria desde o início, principalmente por ter na equipe este ícone e mestre do bike trial Edu Capivara! As matérias são muito educativas e funcionais nos permitindo muitas vezes fazer os reparos necessários em nossas magrelas, sou fã e praticante do bike trial desde o momento que ví pela 1ª vez uma apresentação do Edu na tv, tenho maior admiração pelo profissional e como pessoa também, pois Edu é sempre solicito quando preciso dele para sanar dúvidas em relação ao esporte! Parabéns a toda equipe do pedaleria, garrado aqui sempre acompanhando vocês! Forte abraço a todos e fiquem com DEUS amigos!

    Responder
    • Edu Capivara

      Maravilha Ronne, é muito bom te-lo na grande família do Biketrial brasileiro, e você, assim como eu, gosta e pratica todas as vertentes do esporte.
      Quando você pede vir aqui na Pedaleria pra gente trocar idéias?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. ERALDO CARVALHO

    Boa tarde, sou novo por aqui e pra variar cheio de dúvidas e curiosidades. Tenho 50 anos e gosto muito de bikes e tenho um filho também chamado Eduardo de 10 anos que acompanham vocês no canal e acabei por conhece-los. As minhas dúvidas eu poderia tira-las por qual veículo , aqui mesmo ou em algum fórum ? Abraços.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Eraldo, tudo certo? Seja bem vindo a Pedaleria!
      Temos vários canais para tirar suas dúvidas, aqui (Blog), nos vídeos postados no Facebook ou por inbox, e nos vídeos postados em nosso canal no Youtube. Se inscreva em nosso canal e configure a conta para ser informado por e-mail a cada novo vídeo.
      youtube.com/pedaleria
      facebook.com/pedaleria
      clinicademtb.com.br

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Julio silva

    Edu sou um fá seu admiro muito seu trabalho, Edu como eu compro uma dessas camisa que CVS usam de preferência de manga comprida com o nome pedalaria um abraço brother espero resposta amigo????

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Julio, obrigado por acompanhar nosso trabalho!
      Conhece nosso loja online? loja.pedaleria.com
      Tem componentes, ferramentas especializadas e as camisas e camisetas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. fábio

    qual é a espessura mínima e máxima de raio para mtb ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Existem os trefilados, com 1mm na parte central. Os mais grossos tem 2,5mm (muito pesados).

      Responder
    • Edu Capivara

      Já faz um tempinho que as MTB usam aros e cubos de 32 furos, 36 só no Downhill.

      Responder
  16. fábio

    pneu de arame ou aramida ? (mtb)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, os de aramida, conhecidos como pneus de Kevlar, são mais leves que os de arame, mas são mais caros.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Enio Lisboa

    E aí edu, td certo? Poderia fazer um vídeo explicando sobre os quadros Oem? Tenho interesse em um quadro específico, mas ele é Oem e não sei se é ou não vantajoso.. Valew

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Enio, esses quadros tem a cara de produtos originais (várias marcas) mas não são fabricados com as mesmas especificações dos originais, e é comum encontrar OEM mais leve que o modelo que ele copiou, tem menos camadas de carbono, etc.
      A gente teria que comprar os quadros pra testar, cortar, etc. Não tem como atender seu pedido!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Enio Lisboa

    Ok Edu.. Obrigado pela atenção e até as próximas dúvidas.

    Responder
  19. Diego

    Boa noite Edu!!!
    Gostaria de saber uma marca de quadros 29er confiável q aguente meus 95kg e 1,85m de altura tentando fazer essas coisas q vc faz como empinar, andar só com a roda traseira… em fim q aguente pancada kkk …
    Abraços!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diego, a gente gostou dessas Apex que tem na nosso loja online, é bem forte, canote grosso, acho que te aguenta na boa! Troquei o guidão por um tipo Riser (com elevação), ficou mais legal!
      Nesse link da loja dá pra assistir o vídeo (perto das fotos). http://loja.pedaleria.com/bicicleta-mtb-apex-ma760-aro-29
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. Alain Pozzatti

    Boa tarde Edu.
    Tenho acompanhado suas matérias, e sem dúvida são de excelente qualidade, dentre elas vi uma sobre redução de peso da bike, me interessei pelo garfo de carbono da Niner, porém não consigo encontrar nada na internet, tentei contato através do site da Niner e até o momento não tive retorno.
    Saberia me dizer se empresa não existe mais no Brasil?

    Responder
    • Edu Capivara

      Que eu saiba a Niner está viva, rsrsrs, é na Bahia. Não consegui comprar o meu garfo aqui no Brasil, era preço de suspensão boa!
      Comprei nos Estados Unidos no Black Friday por US$ 324,00
      É o melhor garfo de carbono, muito forte. Cuidado, existem muitos pirata por aí, isso tem que ser original com nota e garantia!
      Outra marca que faz garfos maravilhosos, de Cromo, alumínio e carbono é a Kinesis.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. Ailton

    Queria tirar uma dúvida com vcs
    Estou querendo montar um bike, MTB 29, um rapaz aqui na minha cidade me ofereceu uma suspensão Rockshox xc28 com trava no guidom, na verdade ele tem uma loja de bike aqui na rua q moro, essas suspensão ele disse q tem um mês de uso, nunca foi feita trilha com ela, ele tá me oferecendo por 650,00 mas facilita aqui no pagamento
    Vale a pena ? A vantagem q ele vai facilitar o pagamento pra mim e q a suspensão já tá aqui pq na internet deve achar mais barato. Eh uma suspensão boa, no meu caso vale a pena pelo preço ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ailton, nova ela custa quase 1000 Reais, se for nova, tá legal!
      Ela é uma suspensão com molas e trava, suas hastes tem 28mm de diâmetro, as mais caras tem pelo menos 32mm – mais larga é mais forte e estável.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. Vinícius Azevedo

    Ola edu,ssguinte com uma bike recentemente (la bici dirt) e ela tem o pedivela acera só que no lado direito tem uma folguinha,fui na bicicletaria da minha cidade é me recomendaram comprar um pedivela novo,mas é caro,tem algo que eu possa fazer parar eliminar a folga ja apertei ao máximo o parafuso que segura ele e contínua?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, a folga não é nos rolamentos do central ou na fixação do Octalink no quadro? Esse tipo de eixo não permite folga entre a pedivela e ele, pois é estriado!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. Vinicius azevedo

    Não é nos rolamentos e nem na fixaçao é no pedivela mesmo estou pensando em por uma arroela no parafuso que segura ele sera q ira adiantar,só estou com medo de aumentar a folga pois hoje a folga é pequena não da para sentir no pé

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vinicius, então é melhor não fazer nada por enquanto, só a manutenção preventiva (lubrificação), espera a peça folgar mais e faça a troca, deve ser desgaste.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. Bruno Pimenta

    Fala Edu!
    Parabéns pelo site e principalmente pelos vídeos no youtube… tenho assistido todos, são excelentes. Bem didáticos e bem humorados!
    Só não achei nenhum explanando sobre tipos de bagageiros. Assisti somente um no qual vc mostra uma espécie de baú q podemos acoplar. Existem várias marcas e modelos, que prendem no quadro, só no canote… gostaria da sua opinião!
    Grande abraço!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      É verdade Bruno, tem muitos tipos hoje, a maioria dos modelos são fabricados na China, para MTB com e sem freios a disco, e para urbanas com rodas 700.
      Aqueles que vão fixados no canote são para 5Kg de carga no máximo, os outros chegam até os 25Kg.
      No Google tem vários, digita “bagageiros para bicicletas”, e veja para que loja apontam. Tente também como IMAGENS.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. João

    Ou Edu tudo bem ? . Gostaria de saber qual bicicleta você me recomendaria por um preço de até R$1100 .que possua freio a disco e seja uma bike de boa qualidade .A gonew hendorphine 6.1 vale o preço imposto ? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, infelizmente a bike perfeita custa entre 1.500 e 2.000.
      As Gonew tem bom custo benefício, mas são pesadas, se tomar gosto pelo MTB na terra, terá que trocar alguns componentes.
      Agora é contigo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • João

        Obrigado.Recentemente estava estudando alguns tipos de freio aqui na pedaleria e diz que freios v-brakes são melhores que a disco mecânico .então fiquei em dúvida de qual é melhor na sua opinião qual é melhor ?

        Responder
        • Edu Capivara

          É como eu disse João, TEM marcas tão ruis de freio a disco, ue seria melhor um V-brake bom, bem regulado, que é também mais leve.
          A vantagem do freio a disco é a velocidade de recuperação após ser molhado, no V-brake demos mais tempo.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  26. Jow

    I ai Edu ….
    To querendo por um cog 42, mas minha bike é de 8 velocidades. Dá pra por ou tenho que mudar tudo mesmo … Na loja, só faltou falar que tem que trocar a bike toda … Queria sua opinião. Valeu Edu por responder ….

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jow, para fazer essa adaptação você tem a princípio 2 problemas, a peça foi projetada para relações 1×10 e 2×10, a sua é de 8 velocidades, e o espaçamento entre cada engrenagem do cassette é diferente.
      O segundo problema é que as bike de 8 velocidades podem estar equipadas com cassettes de 12×34 (a maior engrenagem 34 dentes), e o correto é a de 36 dentes, para que a diferença entre essa engrenagem e o super cog não seja muito grande, e também não encoste nos espaçadores do super cog (saliências que ele tem para apoiar no cog 36 dentes do cassette).
      Por isso o vendedor falou que tem muita coisa pra trocar.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Luiz Roberto salomao

    Edu vcs poderia lançar um vídeo com dicas de como remover o parafuso allen com a cabeça espanada do clip dá sapatilha . Acredito que vai ajudar muita gente

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, boa dica, já me aconteceu!
      Vamos providenciar!
      Obrigado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. jailton souza dos santos

    Olá Edu,é um prazer conversá cm vc,sempre acompanho seus videos no yutube que falam sobre bikes e são bem interessantes e informativos….Gostaria de saber se esse cassete da SRAM cm 12 velocidades só pode ser colocado cm corõa única na frente ou eu posso manter a minha cõroa de 3 que já está na bike ficando assim cm 36 marchas???…É que moro no interior e as vezes pego estradas cm bastantes subidas,mas nõ quero abrir mão da velocidade quando estiver na pista..ok agradesso

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jailton, esses cassettes dispensam outras coroas, eles iniciam pelo pinhão 10 e o último tem 50 dentes.
      Ao combinar isso com suas coroas do meio e pequena, a relação irá ficar extremamente reduzida, praticamente impossível, gira demais a pedivela e não avança quase nada. Seria então mais viável usar 2×12, já a coroa pequena seria dispensável.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  29. Harry

    EDU viajei demais no seus vídeo com a baike trial massa demais, tenho uma speed quero colocar uma catraca pra ela ir tanto pra frente e pra trás igual a baike trial fais, estou com dúvidas nisso qual vc me endica?, não gosto d machar na baike,minha baike é um speed simples. obrigado pela atenção

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Harry, isso que você quer é usados nas Bikes Fixas, aquelas bikes sem marcha, feitas a partir de uma Speed (Road Bike), no cubo traseiro tem um pinhão fixo, não uma catraca, assim a bike pedala para frente ou para trás.
      Estas bikes não costumam usar freios, é como nos monociclos, endurecemos as pernas para diminuir a velocidade da pedivela, freando a bike.
      Veja algumas delas nesse vídeo:http://www.pedaleria.com.br/bike-fixa-diversao-e-estilo/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. Harry

    Edu pra compra essa baike trial como o cara fais,pq eu entro no site pedaleira não estar a venda, nem essa roda Aeropoke, vc poderia dizer só o preço dessas rodas e onde compra, e essa baike trial?

    Responder
  31. roberto santana

    Tenho um cubo nexus shimano de 3 marchas e quebrou o colar, você poderia me indicar uma loja que venda?
    Assisti alguns dos seus vídeos e achei muito bacana !

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Roberto, procure essa peça nas loja credenciadas Shimano, se não for possível encomendar, escreva para nexus@shumano.com.br
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. Vanilson

    Ola Edu tenho uma dulvida
    Tenho 1.73 de altura comptrei bike 19 a nova sense ela veio com mesa de 90mm tive que trocar por uma de 70mm aparentemente ta boa mas eu observo que a vike fica meio presa vc poderia me da uma dica? Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Vanilson, ela pode estar mesmo grande para você, procure fazer Bike Fit presencial, deve ter mais coisas pra ajustar nela!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  33. Emanoel

    Olá edu… Em seu último vídeo como subir em degrau ou causadas.. vc diz que ” Olhe a calibragem do pneu para não Fura” vc poderia fazer um vídeo mostrando qual a calibragem certa para cada Peso do ciclista?? Agradeço!! OBRIGADO

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    • Edu Capivara

      Valeu Emanoel, obrigado pela sugestão!
      Na lateral dos pneus tem a indicação de calibragem mínima e máxima, e de forma geral é verificado o peso do ciclista e piso onde vai rodar. Se o ciclista pesa acima de 80Kg, pode usar a calibragem próxima do máximo no asfalto, baixando entre 5 e 10PSI para pedalar na terra.
      Abraços;
      Edu Capivara

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