Correia dentada na bike

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Correia dentada na bike,

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Correia dentada é para qualquer bike?

As transmissões por correia dentada ainda são novidade e mito para muitos ciclistas brasileiros, mas no exterior é utilizada em grande escala por fabricantes de bicicletas de todos os portes. As empresas que lideram a fabricação de correias dentadas para a indústria automobilística acreditam e investem no mercado de bicicletas, produzindo produtos de alta tecnologia e com inúmeras vantagens.

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A urbana Vanhawks com kit Gates Carbon Drive, fotografada pela Pedaleria na Interbike 2013 em Las Vegas.

Os primeiros modelos de transmissão por correia dentada utilizavam correias com dentes baixos e achatados, similares aos utilizados nos comandos de válvulas dos automóveis, e aos poucos foram se aperfeiçoando, dando lugar a produtos criados especificamente para bicicletas, utilizando tecnologia e materiais de primeira, encontrados por exemplo na linha Gates Carbon Drive, com correias em fibra de carbono e uretano, que impedem o estiramento nos momentos de tensão mas são flexível e duráveis e já rodaram em testes mais de 100 mil quilômetros em diversos ambientes e situações de estresse. Fabricantes como a Gates e Continental investem pesado nesse mercado em expansão, fabricando também as coroas, Cogs (engrenagem traseira), pedivelas e esticadores de correias.

img-Correia_Dentada_Continental

A Continental não fabrica só pneus, sua linha para bikes conta também com correias, coroas e cogs com a marca Conti Drive System Continental.

Disponíveis para modelos com e sem marchas, as correias dentadas possuem qualidades inquestionáveis se comparadas as correntes normais, duram muito mais, são silenciosas, não requerem lubrificação e são extremamente leves, o conjunto coroa, cog e correia da foto acima não pesa mais que 265 gramas.
Para bikes fixas existem várias opções de relações, com Cogs em alumínio com sistema de encaixe ou de rosca, coroas para todos os tipos de combinações, e para bikes com relação simples (Single Speed), a White Industries fornece catracas com encaixe específico para correia dentada.
Coroas com 4 ou 5 furos e diversos BCDs (espaçamento entre os furos), coroas tipo Direct Mount para pedivelas Sram, Cogs para Shimano, Sram, SureFit, NuVinci e elétricas da Bosch, já são utilizadas por grandes marcas do mercado de bicicletas.
Para bicicletas com marchas as opções atuais são para cubos de marchas internas de 8 a 14 velocidades como Sturmey Archer, Rohloff, Shimano Nexus e Alfine.

img-Kit_Gates_Carbon_Drive

Kit Carbon Drive da Gates, muitas opções de Cogs e coroas para sistemas CDC e CDX.

Hoje é possível encontrar coroas e Cogs nos formatos CDC e CDX. Para passeio é recomendado o formato CDC, que são coroas e Cogs com vãos horizontais retangulares, com chapas laterais que funcionam como guias para a correia. Bikes urbanas, infantis e tandem utilizam este formato.
Para “ação”, é recomendado o formato CDX, com travessas horizontais e aleta central, conhecida como Centertrack, mais durável e resistente a vibrações e desalinhamentos.

img-Correias_Dentadas_CDC_CDX

As coroas tipo CDX (direita), são as esportivas do segmento, com desenho mais limpo e sofisticado, podem equipar bikes de várias modalidades.

Não é para todos

Infelizmente as transmissões com correia dentada não são para todos os modelos de bikes, os quadros devem possuir abertura no Chainstay, (tubo fino do quadro que liga o central a roda traseira) para a passagem da correia. Diferente das correntes de aço, invento com 120 anos de idade, as correias dentadas não podem ser abertas, impossibilitando seu uso para quadros normais, onde as correntes de aço podem ser desmontadas e montadas para sua posição de uso. Quadros projetados para uso de correias dentadas tem aberturas desmontáveis nas gancheiras ou Chainstay, permitindo inserir a correia em seus tubos traseiros.
Somente os quadros do tipo Stay Elevado, com tubos que sobem da roda traseira até o centro do Seat Stay (tubo do canote de selim), permitem a montagem do sistema, que fica “flutuando” sem ter que passar por dentro do quadro.

Para os menos observadores e interessados em adquirir o sistema de correia dentada, além do quadro especial, existe a dificuldade em tirar a folga da correia, que deve ter praticamente o tamanho exato da distância entre a roda traseira e o central da bike, nos casos de gancharia com abertura para baixo (bikes com marcha). Na corrente convencional você pode encurtar e alongar seu comprimento, na dentada deve saber a medida em extensão para cada relação, e fazer no máximo pequenos ajustes nos dispositivos especiais de ganheira da roda traseira. Bicicletas com gancheiras abertas para trás tipo BMX ou Cruiser permitem a montagem desde que haja abertura para a correia.

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Sem o recurso de abrir a correia como faríamos com a corrente normal, fica impossível montar o sistema de transmissão com correia dentada.

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Os quadros com Stay Elevado permitem a instalação sistema de correia dentada, pois ela não passa por dentro dos tubos da traseira.

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Quadros concebidos para esse tipo de transmissão, possuem abertura e e também um dispositivo para tirar a folga do correia.

img-Gancheira_02

A constante evolução das bicicletas e componentes abrirá portas para novas idéias, processos e recursos para facilitar e popularizar as transmissões por correia dentada, permitindo que ciclistas desfrutem do conforto e comodidade que este sistema possibilita.
Bom pedal!

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Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (26)

  1. Cezar

    Edu, mto lega sua matéria. Deem uma olhada nos seus registros do interbike 2014 e veja se encontra alguma coisa de uma fabricante de bike chamada Montague, eles estavam com um lançamento para 2015 de um bike fantástica q engloba td q sonho, uma bike com correia dentada e dobrável com rodas 700c. Só to esperando eles anunciarem o lançamento da dar um jeito de trazer uma. Sei q eles vão usar o cubo de marcha interna Alfine q foi citado na matéria. Se achar alguma coisa da uma olhada q é um ótimo exemplo para quem busca uma bike urbana mto prática. Sou fã de vcs e to pra ver alguém q tem um trabalho melhor q o de vc’s. Abs!

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    • Edu Capivara

      Oi Cezar, tudo certo?
      Lembro da Montague na Interbike 2014, maravilhosas. Esse modelo que citou não vi por lá, mas este ano estará presente!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  2. Mario Shimabukuro Filho

    já tem bikes deste sistema a venda aqui no Brasil ?

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    • Edu Capivara

      Olá Mario, tudo certo?
      Atualmente não, mas dois anos atrás a marca RC Bike trouxe algumas unidades. Posteriormente a marca foi comprada pela Soul, nos interessamos em mostrar o medulo mas o pessoal da Soul tirou a bike da linha.
      Abraços;
      Edu Capivara

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  3. Gustavo

    Ta legal mas não pe acecivel para todos chaga nas lojas o preço é abisurdo

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    • Edu Capivara

      É verdade Gustavo, mas não só para kits de correia dentada, bikes e outros componentes também.
      Abraços;
      Edu Capivara

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  4. kelvin

    O único jeito de se ter isso aqui é indo na Europa e trazer, a industria da bike no Brasil nunca iria deixar isso entrar pois a manutenção desse tipo de é zero, e se entra-se seria apenas para magnata comprar.

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  5. Emmanuel Marcel Favre-Nicolin

    Meu sonho. Ter uma bike urbana com correia dentada, cubo de marcha interna e freio a disco o interno no cubo. Zero manutenção.

    Responder
    • Edu Capivara

      É mesmo Emmanuel, sonho comum pra nós dois!
      Abraços;
      Edu Capivara

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  6. Thiago

    Olá Edu!
    Venho me interessando nesse tipo de transmissão a algum tempo, mas acho impraticável trazer de fora e não encontro a venda por aqui.
    Será que poderia ser instalado no quadro da Muzzicycles?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thiago, no Mercado Livre tem uns kits para quadros Stay elevado, dá uma olhada.
      Me manda o link exato desse quadro, te respondo se é possível.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Rafael

    Bom dia Edu, como sugestão poderia fazer uma matéria com os diversos cubos de marchas internas como Rohloff, Alfine (8 e 11 velocidades) e Nuvinci, apontando seus benefícios e onde podem ser utilizados além do uso urbano. Caberia na matéria se possível a utilização deles junto com a correia dentada, pois vejo pouquíssimas coisas desse tipo por aqui. Abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, a idéia é ótima, mas é muito difícil conseguir o Rohloff e o Nuvinci, na verdade até o Alfine, pois a Shimano dá canseira até pra enviar um catálogo pra gente ajudar o pessoal nas dúvidas diárias!
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder
  8. Rafael

    Obrigado pelo contato. Que pena! Como é difícil conseguir as coisas por aqui, ainda mais com preço justo. Abraço!

    Responder
  9. matheus

    Oi ! Então eu vejo seu canal no YouTube e vocês nunca fizeram uma matérias dessas lá, bem que poderia para gente fica sabendo mais sobre o msm! E eu gostaria de saber se você conhece algum site ou alguém que esporta esse tipo de quadro e conjuntos de correias ? Obrigado agradeço dês de já é Parabéns pelo canal e a matéria no site Edu!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Matheus, vamos anotar sua sugestão em nossas pautas futuras, quem sabe na Interbike!
      Não há importadores para estes componentes atualmente, e são bem caros!
      Se você digitar “Correia dentada para Bicicleta” no Mercado Livre, irá aparecer um kit para a Caloi 100, modelo básico de alumínio para mobilidade urbana. É a única bike nacional que pode receber correia dentada, pois o quadro é Stay elevado, e a corrente ou correia ficam fora do quadro, sem ter que abrir.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. elias pereira gomes

    boa tarde, eu tenho uma bicicleta com transmissão por correia dentada. O meu pedivela quebrou e não consigo encontrar pra comprar. Vocês teriam como me informar o nome de empresa que vende.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Elias, adoro esse tema, mas é coisa rara por aqui. A Gates, empresa responsável pelas peças mais bonitas para o sistema, é também uma das maiores fabricantes de correias dentadas para a linha automotiva. Escrevi para o escritório deles aqui no Brasil tentando acesso ou parceria para fazer alguns vídeos, mas não responderam. Você terá que trazer peças de reposição dos Estados Unidos ou Europa.
      http://www.gatescarbondrive.com/
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Bem legal Ronaldo, parabéns!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. silberto jose de souza

    ola Edu
    Eu fabrico um quadro em bambu laminado (visite o meu instagram “bamboo.made”) e gostaria de usar um conjunto de correia dentada com o inter8 shimano que tenho para ver se seria um bom conjunto para esta bike. Voce acha que ficaria bom?
    PS. meu quadro tem condições de ser aberto junto a gancheira para passagem da correia.
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Ficaria bem legal Silberto!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Cleiton

    Bom dia,

    Há anos espero ver algo e nada, somente peças simples com preço absurdo comparados com ebay e já incluso os 60% do imposto, mas edu tem como fazer uma pauta indicando o passo a passo pra montar ai compro pelo ebay, inclusive o quadro. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cleiton, só dá pra fazer um vídeo desse se tivermos todo o material em mãos, mas como é difícil conseguir, requer quadro especial, essa pauta está na gaveta, rsrsrsrs.
      Achamos a idéia e a bike muito legais!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. LUIZ BARANHUK JUNIOR

    Edu, encontrei esta matéria antiga sua e é muito interessante. Comprei uma Bicicleta Marca Soul – Modelo Garopaba que vem com correia dentada e Shimano Nexus de 3 velocidades.
    Muito interessante para uso urbano.
    Alguma dica de manutenção na correia especificamente?

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Luiz, parabéns!
      Bikes com correia dentada não dão manutenção, pelo menos nas engrenagens e correia.
      Somente o cubo Nexus então, com manutenção e cada 2 anos, veja nossos vídeos sobre isso!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

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