Coroas Narrow Wide Ovais

Coroas Narrow Wide Ovais,

Dicas, Novidades, Videos

40

Coroas ovais são uma realidade presente em diversas modalidades, mas tem novidade por aí!

As coroas ovais surgiram na década de 80 e desapareceram no início da década de 90. Naquela época, era comum ver vários modelos de MTB equipadas com pedivelas triplas com coroas ovais Biopace, nome dado pela Shimano às suas coroas.

Comparadas aos modelos atuais, as antigas coroas ovais eram muito diferentes, com a elipse em outras posições, elas atuavam em ângulos de cobertura diferentes.

img-Pedivela_Biopece

Entre as décadas de 80 e 90 surgiram várias versões de pedivelas com coroas Biopace.

Muita coisa mudou de lá pra cá, e as coroas ovais estão de volta, e não só no MTB, mas nas Road Bikes, Triathlon e até nos velódromos. Mas o que há de novo mesmo é a entrada desse tipo de coroa nos modelos Narrow Wide, já falamos muito delas, coroa única com dentes estreitos e largos alternadamente, que ocupam por completo as cavidades das correntes, e os dentes são 25% mais altos, minimizando as quedas de corrente quando enfrentamos irregularidades no piso. Esse modelo de coroa equipa boa parte das bikes de XC e de Enduro/All-Mountain.

img_Pedaleria_Coroa_Narrow_Wide_Oval_e_Redonda

Sobrepostas, a coroa oval de 34 dentes é da mesma largura da coroa 36 dentes na posição horizontal.

img_Pedaleria_Coroa_Narrow_Wide_Oval_Dentes

Como todas as coroas Narrow Wide, a oval também tem dentes estreitos e largos alternadamente, justificando o TTT (thick thin thick) gravado na lateral da peça.

Porque oval?

A proposta das coroas ovais é ter mais dentes nas áreas onde conseguimos aplicar mais força nos pedais, conhecidos como “chute” e “puxada”, e menos dentes nas áreas conhecidas como “ponto morto”, entre a Compressão e o Retorno, onde a posição da pedivela é vertical, e não conseguimos aplicar força. Comparando as coroas, notamos que ovais estendem um pouco mais o melhor momento de aplicar a força.

img_Pedaleria_Coroa_Oval_05

Dentro de um círculo equivalente a uma coroa 36 dentes, fica fácil notar a ovalização desta coroa de 34 dentes.

img_Pedaleria_Coroa_Oval_Angulo_de_Atuacao

O ângulo de ataque para o “chute” da pedalada pode chegar a 120º, as coroas redondas alcançam 90º.

As opiniões sobre a eficácia desse tipo de coroa gera discussões acaloradas, pois existem ciclistas favoráveis e contrários ao sistema, mas colocando de lado o gosto pessoal de cada um, estudos comprovam que o leque de cobertura em graus alcançado pelas coroas ovais no momento do chute é superior aos 90º das coroas redondas, variando de 105º a 120º dependendo da ovalização, facilitando a manutenção da Cadência com melhor distribuição de força.

img_Pedaleria_Coroa_Narrow_Wide_Oval

Com visual limpo e curioso, as relações com coroa única ganharam novos membros na família.

Diferente, estratégica e funcional, essa coroa Narrow Wide Oval com 34 dentes parece valer por 3, pois ela equivale a coroa de 30 dentes na menor área (vertical), e a coroa de 36 dentes na maior área (horizontal).

Na loja Pedaleria você encontra as coroas Narrow Wide Ovais da Response para pevidivelas 4 furos BCD 104 ou no formato GXP, com 32 e 34 dentes, além da linha completa de coroas Narrow wide redondas.

Bom Pedal!

 

Tags: , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (40)

  1. wagner

    queria uma coroa oval para minha speed 700

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wagner, ainda não temo produtos para Road Bikes, mas as coroas ovais para Road são mais fáceis de achar, estão no mercado a mais tempo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Thales

    Posso usar as narrow wide ovais em um fixa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thales, tudo certo?
      Como o câmbio “aparentemente” fica imóvel ao pedalarmos, parece ser possível o uso em uma Fixa, mas é coisa pra testar, pois as Fixas trabalham com a corrente bem esticada.
      Assim que der testaremos isso!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Rodrigo Passos

    Fala Edu, parabéns pelo site e pelos videos ajuda muito….. me tira uma duvida eu tenho, uma Pedivela Shimano Deore FC-M610 – 10 Velocidades – 175 mm – 42/32/24 eu posso usar a Coroa Narrow Wide Nottable, deixando como 1×10, abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, tudo certo?
      Sua pedivela permite a instalação das coroas Narrow Wide, o BCD é 104.
      Você vai curtir, é muito legal!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. jose joel

    bom dia edu meu pe de vela e deore 24×38 eu percebi que quando fui apertar os parafusos da coroa 38 so dois parafuso apertor o outros dois nao pega aperto isso e normal ou tem coisa errada

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, esse “não pega aperto” quer dizer que espanou ou está rodando tudo, e você não consegue segurar a parte de trás enquanto aperta na frente?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Cláudio

    Oi Edu, me tira uma duvida, também existe a Coroa Narrow Wide Oval de 36t? pelo que você falou no vídeo, se a de 34t oval é equivalente a de 36t redonda na maior área, a coroa 36t oval seria equivalente a 38t redonda. Estou certo?
    Pois na minha região não tem muitas subidas, o terreno é relativamente plano, acredito que com a de 36t oval teria maior rendimento que a de 34t. Caso esteja errado, favor me corrija.
    obrigado,
    Cláudio

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cláudio, o raciocínio está correto, mas infelizmente trouxeram apenas a 32 e 34 nas duas versões, pedivelas GXP ou com BCD 104.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. João Gabriel

    Oi,Estou querendo comprar uma coroa narrow wide normal,mas meu cassete é de 8v,da pra usar normal?

    Responder
    • João Gabriel

      minha pedivela é a shimano FC-M171 Altus 3v o BCD é o correto?

      Responder
      • João Gabriel

        Estou pensando em fazer isso por que quase nunca tiro da coroa 38 (a do meio) então isso seria interessante para diminuir o peso da bike

        Responder
      • Edu Capivara

        Oi João, segundo o manual da Shimano, sua pedivela tem coroas rebitadas, sendo impossível trocar coroas.
        Abraços;
        Edu capivara

        Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, os conjuntos de 8 velocidades utilizam correntes mais largas, será preciso fazer o teste de encaixe na coroa.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Ramon Camelo

    Bom dia, cara ia ser muito massa se a Narrow Wide investisse nos outros componentes da relação, como o cassete e ate o pedivela e quem sabe num futuro ate mesmo os câmbios, imagina uma marca nacional para “sair no braço” com a Shimano e a Sram
    abrs

    Responder
    • Edu Capivara

      Entendi o que você quis dizer Ramon, mas “Narrow Wide” é o tipo de coroa, várias empresas fabricam esse componente.
      Existem câmbios e alavancas de de outras marcas, Box, Nuvinci, Hohloff, Sturmey Archer, e são muito interessantes, já falamos deles na Interbike 2014, e falemos novamente em setembro, na Interbike 2015.
      Acompanhe os posts e vídeos direto de Las Vegas!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. fernando

    amigo meu meu pédevela é 96mm deore XT o novo….voceis tem essa coroa oval para esse pedevela?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, BCD 96 só no exterior, no Brasil só BCD 104, sendo redonda ou oval.
      Vamos ver se aparece algum importador na Brasil Cycle Fair em setembro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Getulio Paulino

    Olá, meu pé de vela é Shimano Alivio, três coroas para 9 cogs, Gostaria de saber se posso trocar só as coroas do meio e a maior?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Getulio, se as coroas forem removíveis, você poderá troca-las, sem problemas, mas respeitando o BCD (medida da furação).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. joao paulo

    Edu estou curtindo muito essa onda de ovais só quero saber a sua opinião de usar um prato de 38t (dentes) já que possível se achar de até 39t com bdc de 104

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, estou usando e curtindo bastante, acho uma boa solução para MTB e ótima para Road Bike, já que ela mantém a cadência nas pedaladas mais constantes.
      Vamos receber um lote em dezembro, mas ainda não sei quais as opções de dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. José Luiz

    Boa noite Edu, queria saber qual coroa oval poderia usar para ter o mesmo desempenho de uma cota normal de 32 dentes minha relação hoje é 2/10, mas pretendo passar o cassete para 11/42 dentes

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, acredito que seja mais fácil encontrar coroa oval 32 dentes em diante, então seria esse tamanho mesmo! Eu sempre usei a 30 dentes, coloquei a 34 oval e sinto que tenho reação de 3 coroas na mesma, 30 dentes na parte com menos dentes (ponto morto) pedivela na vertical, e recuperação de coroa 32, mas é 34!
      Use Super Cog 42 apenas com coroa única. Com duas coroas use o Super Cog 40 dentes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Flávio do Bú

    Boa noite!
    Fiquei com uma dúvida em relação ao cálculo da redução / multiplicação entre os cogs e a coroa. bem, se a coroa narrow wide de 34t no momento do chute é equivalente à uma coroa de 36t normal e 30t no ponto morto.. no calculo de redução / multiplicação deve-se levar em consideração o total de dentes da coroa narrow wide (34t) ou apenas a parte que equivale ao momento do chute (36t)?

    abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim Flávio, o cálculo deve ser feito com a quantidade REAL de dentes, não o efeito que causa.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Fagner Cardoso

    Bom dia!
    Tenho num bike 27,5 e quero usar coroa oval.
    Gostaria de saber se, posso usar um coroa oval 34t x 10V (+cog 40) ou coroa oval 36t x 10V (+cog 40)???
    Ando muito em estradoes e subidas íngremes. Quero a melhor relcao para velocidade nas retas e desempw nas subidas. Qual dessas atenderia as retas e subidas???
    Obs.: Estava querendo arriscar andar de 36t oval, mas, a galera fala que vai ficar pesado. Exceto se tiver um bom preparo físico.

    Um abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fagner, já te respondi isso em outro lugar?
      Com 1×10 não dá pra ser feliz nas duas situações, ou você prepara a bike pro estradão (coroas maiores), ou prepara ela pra subidas fortes (coroa um pouco menor e Super Cog).
      O Super Cog 40 dentes é pra quem usa 2×10 (sem coroa Narrow Wide).
      O Super Cog 42 é pra 1×10.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Edilton Guache

    Como eu Faso para compra uma coroa desta oval com 34 dentes?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Emilton. Tudo bem? Não temos mais essa coroa na loja. Infelizmente não conseguimos te ajudar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Fábio Ávila

    Edu, tenho em minha MTB um Casset 40-11, você acha que se eu colocar essa coroa Norrow Wide oval 34t ficaria uma relação boa?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, para meu uso, com as características que preciso, ficou ótima a bike com com a oval 34. Antes eu usava a 30 dentes. Além de não estranhar, achei que melhorou!
      ela pode ser boa pra você, minha bike é 27,5!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. Raul

    Edu, boa tarde. Eu possuo pedivela shimano alivio m4000, eu gostaria de instalar uma coroa oval de 30T ou 32T, é possivel? Vocês teriam umas dessas coroas compatíveis com meu pedivela shimano alivio m4000? Aguardo contato, obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Raul, não trabalhamos mais com nenhum tipo de coroa, mas elas estão no mercado, existem nacionais e importadas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. Victor Mendes

    Ola, Edu eu tenho um cassete de 8 velocidades ( coisa de iniciante mesmo ) com um cambio ( traseiro ) shimano ou seja 8 velocidades 1 coroa mas no momento o cassete 11t fica pulando já perguntei a vários mecânicos ninguém nunca soube explicar então gostaria de saber se eu colocar uma coroa Narrow Wide ira encaixar em todas as velocidades do meu cassete ? e irá parar de cair a corrente da coroa ? Obrigado desde ja

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Victor, infelizmente as coroas Narrow Wide (ovais e redondas) são para bikes de 10 velocidades (cassettes de 10V), e embora os dentes desse tipo de coroa sejam 25% mais altos, ainda precisam de câmbios traseiros com molas fortes para que a corrente não caia. A falta do câmbio dianteiro ajuda na queda da corrente, ela pode se movimentar sem se apoiar em nada.
      No seu caso, é melhor colocar esticador de corrente (em cima ou em baixo).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. Marcelo Pádua

    Olá Edú,
    Recentemente montei uma 27,5 pra uso urbano. Configurei a transmissão de 9 vel com 11/36 atrás e coroa Narrow wide oval de 34 dentes e corrente HG73. Consigo passar todas as marchas com precisão e a corrente não cai. Entretanto o nível de ruído é sensivelmente maior que com coroas Hiperglide. É normal ? Devo alterar a linha de corrente, hoje 50 mm, ou substituir a corrente por uma mais flexível ? Todos os componentes são novos. Grato.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcelo, a coroa Narrow tem dentes 25% mais altos, além de sua característica principal, dentes largos e estreitos alternadamente, maior contato, maior ruído.
      Nunca usei correntes Shimano nesse tipo de adaptação, só as KMC, mas como as marchas da sua bike estão entrando, a marca/modelo da corrente não faz diferença.
      Boa sorte!
      Abraços:
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta