BMX na Pedaleria

BMX na Pedaleria,

BMX, Novidades, Videos

6

Chokito, ícone do BMX, é bike repórter na Pedaleria

O bicicross ou BMX – sigla que significa Bicycle Motocross, representa o cruzamento entre uma bicicleta e uma motocross. É um esporte praticado com bicicletas especiais com aro 20” e 24” para pistas de terra, com rampas e curvas de parede, gerando saltos e pegas espetaculares.

Existem controvérsias quanto ao nascimento do BMX, uns dizem que foi nos Estados Unidos entre as décadas de 60 e 70, outros afirmam ter nascido na Europa, mais precisamente na Holanda em 1958, mas todos concordam que o esporte é muito dinâmico e radical, e chegou ao Brasil no final da década de 70, com bicicletas simples, com quadros de aço carbono e peças de ferro, mas em pouco tempo tornou-se febre nacional, com pistas apropriadas em vários estados do país e com um grande impulso da indústria nacional, que viu ali a oportunidade de colocar um modelo mais elaborado, com peças leves e bom apelo visual.
Apesar de muitos pensarem que é coisa de criança, o BMX é muito sério em todas as idades, e se os pegas não são apenas entre os atletas mirins, são entre os pais, que se esforçam em montar bikes extremamente leves e ergonômicas para seus pequenos pilotos brilharem nas pistas e no pódio.

img_Chokito_02

O piloto e agora Bike Reporter Chokito em uma de suas disputas no BMX.

O novo Bike Reporter da Pedaleria, Marcos Chokito, possui um currículo invejável, 26 vezes campeão paulista, 24 vezes campeão brasileiro, 5 vezes campeão sul-americano, 5 vezes campeão panamericano, 8 vezes campeão da Copa do Brasil e participou de 5 campeonatos mundiais.
Falando sobre a modalidade, Chokito explicou que a competição se desenvolve com 8 atletas alinhados em uma largada inclinada, e com a queda do gate (portão que abre para baixo), a corrida inicia. Os pilotos disputam palmo a palmo em rachas alucinantes, e não é incomum as ultrapassagens aéreas, e até tombos espetaculares.

img_Chokito_01

Edu Capivara e Marcos Chokito comemoram o início das atividades na modalidade BMX.

Como nas outras modalidades, as bikes de BMX atuais são encontradas em tamanhos diferentes, “S” – small (pequena), “M” – medium (intermediária), “L” – large (grande) e “XL”- extra large (extra grande), com boa variação de tamanho no top tube (tubo superior do quadro).
Montadas com guidão alto e reforçado com uma barra horizontal, freio apenas na roda traseira e pedivelas elaborados, geralmente com coroas de 44 dentes, as BMX são facilmente reconhecidas, e delas derivaram outras modalidades como Street, Flatland, Dirt Jump, Vertical e Pump Track.

Os equipamentos de segurança mais usados são o capacete fechado, (como no Motocross) luvas com dedos cobertos, calça de nylon e tênis flexível, mas os profissionais pilotam com sapatilhas para pedal clip.
Personalidades de Motocross, Mountain Bike, Biketrial e Down Hill iniciaram no BMX, modalidade de explosão e arrojo com milhares de adeptos pelo mundo. E você, pratica BMX? Conte com a experiência do Chokito para tirar suas dúvidas e aprender com o campeão!

Bom Pedal!

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (6)

  1. alex

    Boa noite Edu, comprei um quadro TSW tamanho 15,5 para aro 29, mas não montei pois só tenho 1,50 de altura e não achei legal a altura que a bike ia ficar , gostaria de saber se posso colocar o aro 27,5 nesse quadro, desde já agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alex, isso não resolver!
      Não dá pra usar aro em quadro tão pequeno, por isso algumas marcas vão com as 29 até certo tamanho (17), e abaixo disso só as 27,5. Mas é outro projeto, não apenas a troca dos aros.
      Se usar rodas 27,5 na 29 ela abaixa apenas 19mm (menos de 2cm).
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Fabiano

    Fala Edu, tudo bem? como esta sua recuperação?
    Edu seria legal dar uma dica de como montar uma bmx de entrada, pois como ja tinha comentado em um post anterior, aqui em Itajai-SC tem uma pista de bmx e estou brincando nela com scott 640 (mtb). Adorei andar na pista, pois exige do atleta um otimo condicionamento fisico, otimo para pessoas como eu que estava a quase 20 anos sem andar de bike.

    Manda um recado pro Chokito se aposentar e deixar os outros ganhar… kkkkk

    Abraços a todos da Pedaleria.

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu a Dica Fabiano, vamos providenciar esse vídeo, obrigado.
      Darei o seu recado ao Chokito.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Fabiano Pardalzynho

    Fala Edu!!! cade o chokito???

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fabiano, estamos pra gravar novos vídeos com ele, em pistas bem legais!
      Aguarde um pouquinho!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta